Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo

Uma laje em engenharia civil o elemento estrutural de uma edificao responsvel por transmitir as aes que nela chegam para as vigas (ou diretamente para os pilares no caso de Lages fungiformes) que a sustentam, e destas para os pilares. As lajes tambm so elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimenses.

Vamos mostrar agora, quais so os melhores os tipos de lajes, para isso, vamos defini-las como: Lajes Pr-Moldadas As pr-moldadas ou pr-fabricadas so as lajes que j chegam prontas ou semi-prontas na obra. So compostas por placas ou painis de concreto preenchidos com materiais diversos a fim de formar um conjunto resistente. Lajes macias A laje macia, ou moldada in loco, totalmente construda na obra a partir de uma frma, normalmente de madeira, na qual despejado o concreto. Antes, montada a armadura de vergalhes metlicos que d mais resistncia ao sistema. Aps a secagem do concreto, est pronta a laje. Lajes Tipo Cogumelo So parecidas com as lajes simples, mas se apoiam diretamente sobre os pilares. Como toda a carga da laje transferida para um ponto com pequena rea (o topo do pilar), deve-se evitar o fenmeno que chamamos de "puno", isto , o risco de o pilar "furar" a laje como uma agulha pode furar uma folha de papel. Assim, a rea de contato entre laje e pilar deve ser aumentada e reforada. Em geral isso feito com o aumento da quantidade de ferro e da espessura da laje apenas nesse ponto, criando "chapus" sobre os pilares. Como vantagem, o sistema apresenta o custo acessvel e a facilidade de montagem. Alm disso, dispensam a grande quantidade de madeira usada na execuo das lajes convencionais. A desvantagem est em eventuais problemas de acabamento e na maior propenso a trincas. Lajes Nervuradas Tambm chamada por "caixo perdido" so formadas pela unio de vigas e lajes e foram mais usadas em edifcios antigos. Um conjunto de vigas concretado junto com uma laje superior e outra inferior. Esse conjunto de laje + vigas + laje forma um sistema nico chamado de laje nervurada. Por aproveitar a altura das vigas, essas lajes conseguem vencer grandes vos com relativamente pouca espessura.

Lajes treliadas com lajotas cermicas So as mais baratas para vencer pequenos vos. Pequenas vigotas de concreto com uma armadura superior em forma de trelia so colocadas lado a lado e o espao entre elas preenchido com lajotas cermicas. Aps a montagem, joga-se o concreto por cima dessa estrutura e o conjunto adquire resistncia. talvez o sistema mais usado atualmente em pequenas residncias, mas deve-se tomar cuidado com as lajotas, que so frgeis e podem quebrar durante o transporte, a montagem e a concretagem. Lajes treliadas com isopor So muito parecidas com o tipo anterior, mas o espao entre as vigotas de concreto preenchido com blocos de isopor. So muito leves, de fcil montagem e a instalao de canos e condutes muito simples. Entretanto no se pode fazer furos na parte inferior dessas lajes e para que o acabamento tradicional de chapisco e reboco possa aderir no isopor necessria a aplicao de cola especial. Lajes de painis treliados So compostas por painis de concreto (mais largos do que as vigotas usadas nos outros tipos de laje) que, na montagem, ficam encostados uns nos outros, compondo a prpria frma para o concreto. Esse sistema permite que vos maiores sejam vencidos. Alm disso, pela resistncia inicial dos painis, uma quantidade menor de madeira necessria para o escoramento. No necessrio nenhum acabamento por baixo da laje, que j pode ficar aparente pelo bom acabamento dos painis, o que costuma agradar aos arquitetos. Lajes alveolares Menos usadas em residncias, so compostas por grandes painis, geralmente protendidos (ou seja, cuja armadura constituda por cabos de ao de alta resistncia, tracionados e ancorados no prprio concreto), que vencem vos muito grandes. O transporte deve ser feito com guindastes, devido ao grande peso. Por essas razes so pouco utilizadas em residncias, que normalmente tm vos pequenos entre as vigas ou pilares

Concluso A importncia em escolher a laje mais adequada para cada construo est diretamente relacionada esttica desejada, qualidade da obra, resistncia, durabilidade da sua estrutura, economia de materiais e sade do seu bolso. Isto , a escolha da melhor laje para a sua residncia deve ser feita pelo arquiteto e pelo calculista da obra.

Bibliografia
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/ quais-sao-os-tipos-de-laje-que-se-pode-usar-naconstrucao-de-uma-residencia.htm
www.narbal.ecv.ufsc.br

Alessandro de Sousa Rodrigues Estudante de Tcnologia de Edificaes

Tipos de Concreto

Sidrolandia Dezembro de 2013

Vous aimerez peut-être aussi