Vous êtes sur la page 1sur 21

Andreas Klug e Heike Demmel

Edio de Audio com Audacity 2.0.0

Traduzido por Luiza Cilente

Contedo
1. O programa.......................................................................................................................................3 2. Baixar e instalar................................................................................................................................5 3. Gravar e reproduzir...........................................................................................................................7 4. Importar udio..................................................................................................................................9 5. Ajustar representao grfica.........................................................................................................10 6. Editar com ferramenta mltipla ....................................................................................................12 7. Configurao de volume.................................................................................................................16 8. Salvar e exportar.............................................................................................................................18 9. Atalhos do teclado..........................................................................................................................21

Baixe este documento em http://liu.indymedia.org/audacity Verses em ingls, alemo e espanhol esto disponveis em http://mediensyndikat.de

Creative Commons: Atribuo-No Comercial-Compartir Igual 3.0 Unported


Voc est livre para: compartilhar ! copiar, distri"uir e transmitir a o"ra e criar o"ras derivadas so" as seguintes condi#es: $tri"ui#o ! Voc deve atri"uir o tra"alho da %orma especi%icada pelo autor ou licenciante &so 'o!(omercial ! Voc no pode utili)ar esta o"ra para %ins comerciais. (ompartilhamento pela mesma licen#a ! *e alterar, trans%ormar este tra"alho, ou criar uma o"ra derivada, voc pode distri"uir o tra"alho apenas so" uma licen#a idntica a esta. +m caso de distri"ui#o das condi#es de licen#a de conte,do deve ser comunicada. (ada uma das restri#es podem ser levantadas com o acordo escrito do autor. $ limita#o -urdica dos direitos de propriedade intelectual no so a%etados por isso.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

1.
(/digo a"erto

programa

Audacity um software de cdigo aberto para edio de sons em vrias faixas de udio. Com o Audacity voc pode gravar, reproduzir e editar msica e vozes. Arquivos de udio em formato como wav, flac, mp3, m4a, wma e tambm ogg podem ser importados e exportados. Audacity capaz de realizar operaes comuns como cortar, copiar ou colar. Todas as etapas de trabalho podem ser desfeitas infinitamente e se pode adicionar e misturar efeitos sonoros. Voc conta com uma ferramenta para nivelar o volume facilmente. Audacity est sendo desenvolvido por uma equipe de programadores ao redor do mundo. A verso utilizada para este manual Audacity 2.0. O programa funciona em vrias plataformas, incluindo Windows (98 a Windows8), Mac OS X, bem como Linux / Unix.

Verso

*uporte

Para dvidas e problemas til o frum de Audacity em espanhol:


http://%orum.audacityteam.org/vie0%orum.php1%23 *e voc 4uer participar na tradu#o de 5ngls para 6ortugus do manual, por %avor visite a seguinte p gina: http://manual.audacityteam.org/man/7elp:8ranslating

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

:rienta#o

'os captulos seguintes, vamos nos re%erir com %re4uncia a di%erentes "arras de %erramentas. 6ara uma melhor orienta#o colocamos a4ui uma imagem com a locali)a#o dos elementos:

; Barra de menus < Barra de =erramentas de controle . Barra de =erramentas de %erramentas 9 Barra de =erramentas de medi#o > Barra de =erramentas de mistura ? Barra de =erramentas de edi#o @ Barra de =erramentas de transcri#o 3 Barra de =erramentas de dispositivos A Binha do tempo ;C 6ainel de (ontrole da %aixa ;; =aixa de audio ;< Barra de =erramentas de sele#o

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

>

2. !ai"ar e instalar
Baixar
'a p gina http://audacity.source%orge.net/1lang2es a verso atual do $udacity est disponvel para do0nload. 7 tam"Dm links para o 0iki e outras in%orma#es importantes, tais como o c/digo!%onte. $ntes de %a)er o do0nload do programa D necess rio veri%icar 4ual o sistema operacional est em uso no seu computador. $ instala#o no Eindo0s e Fac %unciona das %ormas - conhecidas. Fuitas verses de Binux vem com $udacity instalado. Gs ve)es, essas verses disponveis so mais antigas.

(/digos de $udio

6ara exportar para mp. diretamente do $udacity voc tem 4ue instalar o lame mp.!encoder 4ue por ra)es de licenciamento no %a) parte do $udacity. +m http://manual.audacityteam.org/man/=$H:5nstallationIandI6lug!5ns/es Jlame h uma explica#o de como instalar o Bame, mas voc pode %a)er do0nload e instalar diretamente do $udacity Bame KEditar !re"er#ncias $ibliotecasL. 8am"Dm no Binux se pode instalar o Bame de uma maneira % cil: Khttp://packman.links<linux.de/L 'este link esto disponveis as condi#es de licenciamento e re%erncias da verso apropriada para cada verso do Binux. 6ara o &"untu Binux h um pacote Bame no reposit/rio multiverso.

$p/s a instala#o da "i"liotecas ==mpeg KEditar !re"er#ncias $ibliotecasL $udacity D capa) de tra"alhar com v rios codecs propriet rios, tais como: ac., 0ma e m9a KMmp9ML.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

$dapta#es

6ara tra"alhar de uma maneira mais con%ort vel com $udacity, recomendamos con%igurar as seguintes pre%erncias K Editar !re"er#ncias%: +m $iblioteca D recomend vel primeiro integrar lame!mp.!encoder com o "oto locali)ar. 'o Binux o ar4uivo normalmente se chama li"mp.lame.so, no Eindo0s lameIenc.dll. $ntes de come#ar a tra"alhar D recomend vel veri%icar se a op#o Importar& E'portar est ativada da seguinte maneira: =a)er uma c/pia do ar4uivo de udio sem compresso antes de editar. Nesta %orma, os ar4uivos 4ue esto arma)enados em locais di%erentes, por exemplo, em um disco externo ou na rede local, sero gravados no pro-eto. Huando esta op#o est ativada se evita a perda de dados. *emelhante D a situa#o 4uando gravamos um pro-eto. Nesta ve), cli4ue so"re o pro-eto e selecione a op#o (empre copiar todo o )udio do pro*eto. +m +ai'as, ative a op#o A*ustar automaticamente as "ai'as pr-'imas verticalmente, assim voc sempre pode ver a rea onde est o cursor. +m Inter"ace, voc pode escolher o idioma do programa. &ma das grandes vantagens do $udacity D estar disponvel em >C idiomas e esto sempre sendo agregados novos. +m .eclado voc pode de%inir novos atalhos, como como por exemplo usar as teclas / e - para aumentar o )oom. V rias %un#es - tem um atalho de%inido de teclado. +m +ai'as a op#o !ermitir lin0as de corte deve ser ativada Kver captulo ?L.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

Orava#o e modula#o

$udacity D iniciado sem %aixas. Huando voc come#a a gravar ou importar um programa de udio, as %aixas so criadas automaticamente. *e o sistema de udio do computador est con%igurado corretamente, voc pode iniciar uma grava#o, pressionando o "oto vermelho na Barra de =erramentas de Peprodu#o. : nvel do micro%one D %ixado na "arra de %erramentas de mixagem. : dispositivo de entrada de som Kmicro%one, line!in, etc.L pode ser escolhido na Barra de =erramentas de Nispositivos. +4uipamentos como FN!6layer deveriam sempre estar conectados com o line!in. *e estiver conectado com o micro%one, se pode criar uma distor#o. $ 4ualidade da grava#o pode ser veri%icada na modula#o da Barra de =erramentas de medi#o, 4ue no deve su"ir mais de -1 db. 8am"Dm D possvel Mouvir previamenteM, clicando na indica#o de modula#o, de %orma 4ue se mostra o nvel de entrada sem 4ue um som este-a sendo gravado. (om o "oto de 6ausa se pode parar a grava#o e no "oto 6arar a grava#o D encerrada. K$ten#o: se a tecla 6ausa estiver ativada, o $udacity D completamente "lo4ueadoL. *empre 4ue voc iniciar uma nova grava#o D criada uma %aixa adicional. Nessa %orma se evita gravar em uma grava#o prD!existente. 6ara gravar um novo udio na mesma pista pressione (0i"t / boto de gravao ou (0i"t/r. $ nova grava#o come#ar no %inal da pista a partir do lugar onde se encontre o cursor.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

Peprodu#o

(om os sm"olos da Barra de Peprodu#o se pode iniciar, pausar e parar a reprodu#o de udio. Fas isso pode ser %eito mais rapidamente usando a "arra de espa#o do teclado. 8am"Dm se pode pausar pressionando a tecla p. K$ten#o: com tecla 6ause ligada, $udacity ser completamente "lo4ueadoQL. Huem 4uer ouvir todo o material de udio pode clicar com o cursor na linha do tempo acima da rDgua, assim $udacity reprodu) diretamente a partir da posi#o do cursor. (om (0i"t/a a reprodu#o pode ser interrompida Ke lan#adaL retomando a reprodu#o de udio no ponto onde %oi interrompida ao pressionar a tecla.

+scutar r pido

$lDm disso, voc pode ouvir mais r pido: en4uanto o udio est tocando se pode avan#ar, pressionando no teclado, a seta 4ue aponta para a direita. Voc pode de%inir o intervalo de tempo de avan#o, pressionando a seta em Editar !re"er#ncias 2eproduo. :utra possi"ilidade D ouvir o udio mais r pido ou mais lento D com a %erramenta de transcri#o Kpode ser ativada em 3ostrar $arra de +erramentas $arra de transcrioL. $ velocidade dese-ada pode ser con%igurada pela "arra lateral. $ reprodu#o tam"Dm pode ser iniciada com o "oto de seta verde.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

#. $mportar udio
5mportar
$udacity tra"alha com os seguintes %ormatos de udio: 0av, mp<, mp., ai%%, %lac e ogg. 6ara come#ar com 4ual4uer um deles D necess rio importar o ar4uivo em: +ic0eiro Importar Audio. *e incluir outros udios sempre ser gerada uma nova %aixa. Ora#as a "i"lioteca ==mpeg a partir da verso ;...? do $udacity, outros %ormatos tam"Dm podem ser importados Kve-a o captulo <L. +m +ic0eiro Abrir D a"erto um novo pro-eto $udacity em uma nova -anela. +ntre as di%erentes -anelas se pode copiar o material de um lado para o outro. $ssim, o material "ruto pode ser editado em uma -anela separada para depois ser copiado ap/s a verso %inal 4uando estiver pronto. $lDm disso, voc pode importar o udio, arrastando!os a partir do gerenciador de ar4uivos para o $udacity.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;C

%. A&ustar representao gr'ica


$-uste hori)ontal
$ntes de tra"alhar com o material de udio D sugerido 4ue se a-uste a representa#o gr %ica, por exemplo, com a tecla =;; D possvel mudar para tela cheia. 6ara a cali"ra#o de resolu#o hori)ontal K)oomL parece mais con%ort vel usando o / e - no teclado numDrico. 'o (aptulo < se explica como con%igurar os atalhos do teclado para poupar tempo na hora de tra"alhar. $lDm disso, existem os "otes de%inidos para o )oom em uma das "arras de %erramentas. 8am"Dm h um "oto 4ue mostra o pro-eto por inteiro e outro 4ue mostra o 4ue 4ueremos selecionar em uma %aixa. 6ara dar )oom mais r pido na rea 4ue se dese-a selecionar, pressione o "oto direito do mouse en4uanto arrasta para %a)er a sele#o. Veri%i4ue as %un#es de todos os "otes $udacity colocando o mouse so"re eles, sem mover ou clicar. $o pressionar Ctrl/" se mostra o pro-eto inteiro na dimenso hori)ontal.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;;

$-uste vertical

'a dimenso vertical, o tamanho das %aixas pode ser a-ustada livremente com o mouse: para %a)er isso voc tem 4ue mover o mouse %ora de uma %aixa onde ele se trans%orma em uma seta. Ctrl/(0i"/" de%ine todo o pro-eto R dimenso da tela.

(ada %aixa tem tam"Dm um triSngulo na parte de "aixo do painel da %aixa de controle T um cli4ue no triSngulo minimi)a / maximi)a a %aixa.

*e pode aplicar )oom em uma parte espec%ica do udio 4uando voc clica so"re a rDgua vertical marcando o espectro de onda. *e tiver pressionado o "oto (0i"t ou simplesmente clicando no "oto direito do mouse, o zoom out D alcan#ado. *e pode escolher outras %ormas de visuali)a#o de udio 4uando voc a"rir o menu de !ainel de Controle da %aixa.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;<

=aixa de 8tulo

6ara o"ter orienta#o em pro-etos mais complexos se pode adicionar uma %aixa de ttulo. 'esta %aixa se pode colocar notas e descri#es so"re os pe4uenos peda#os de udio. 6ara criar uma %aixa de texto v em +ai'as Adicionar Nova +ai'a de .4tulo ou pressione Ctrl/b. Huando se cria um ttulo com uma %aixa de udio selecionada se pode escrever logo ap/s a cria#o para comentar a pe#a selecionada. 6ara escrever para um local espec%ico o cursor deve estar na %aixa de ttulo. 8am"Dm D possvel copiar e colar textos de outros ar4uivos so"re %aixa. :s coment rios podem sempre ser movidos com o mouse. $ excluso de um coment rio D %eito com a remo#o completa do texto. 8am"Dm durante a grava#o Kou reprodu#oL se pode escrever nas %aixas de ttulo. (om essa %erramenta grava#es como palestras ou con%erncias de imprensa podem ser estruturadas e comentadas. Fas tenha cuidado: para %a)er isso voc deve sempre estar na %aixa de ttulo! caso contr rio, se pode parar a grava#o por acidente Kcom espa#adorL.

Barras de =erramentas

: aspecto geral do $udacity tam"Dm pode ser adaptado. 'a margem es4uerda de cada "arra de %errametas h uma pe4uena coluna: se o mouse permanece acima mostra a sua %un#o. 8am"Dm se pode mover a "arra para outro local, D s/ selecionar, clicar e arrast !la.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;.

(. Editar com a )erramenta *ltipla


Fodo de %un#o m,ltiplo
6ara a edi#o r pida e % cil, a %erramenta de edi#o m,ltipla D imprescindvel. Huando ativada, todas as %un#es das di%erentes %erramentas esto ativas, sem a necessidade de clicar novamente so"re uma espec%ica. :u se-a, com a %erramenta de edi#o m,ltipla podemos usar trs %un#es ao mesmo tempo, dependendo da locali)a#o do mouse na %aixa. (om as outras %erramentas selcionadas, usamos apenas uma %erramenta espec%ica Ka 4ue estiver ativadaL. 'as explica#es seguintes sempre partiremos a partir da ativa#o da %erramenta m,ltipla.

=un#o ;: criar uma sele#o Kcorrespondente R %erramenta de sele#oL

*e o mouse D mostrado como um 5 Kno modo de m,ltiplas %un#es dentro da %aixaL ser pode selecionar e, em seguida, editar as reas do pro-eto ! tam"Dm em v rias %aixas. Fuitas ve)es D preciso editar o incio e o %inal da sele#o. 5sso pode ser %eito ao mover o mouse atD o %im ou atD o incio da sele#o. $, o sm"olo do mouse muda para uma seta e, em seguida, podemos modi%icar os limites da sele#o. 5sso tam"Dm pode ser %eito com a tecla *hi%t pressionada e tam"Dm as teclas com seta. (om (0i"t/In4cio ou (0i"t/+im se vai para o incio ou para o %im do pro-eto. Voc pode ler os detalhes da in%orma#o do udio selecionado Kem 4uantos segundos come#a e termina a sele#oL na "arra de %erramentas de sele#o locali)ado a"aixo das %aixas na -anela do $udacity. *e voc iniciar a reprodu#o com o "oto "arra de espa#o ou o "oto play, s/ se vai ouvir a parte selecionada.

*imula#o de corte

*e trata de uma %un#o muito pr tica - 4ue permite a prD!visuali)a#o do corte. $ parte 4ue se 4uer apagar deve estar selecionada. 6ressionando a tecla c ou Ctrl e clicando no "oto de reprodu#o, se pode ouvir como %icaria o udio sem a parte selecionada. Nessa maneira, se escuta a parte anterior e posterior da sele#o. $

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;9

4uantidade de segundos dessa escuta pode ser de%inida em: Editar !re"er#ncias 2eproduo.

Peprodu)ir atD ou a partir das margens da sele#o

$ pressionar tecla b D possivel ouvir uma parte espec%ica do udio: a rea entre o cursor e a margem mais pr/xima da selec#o. *e pode escutar o 4ue vai atD ou a partir das margens da sele#o e do cursor. +sta op#o pode ser usada para uma edi#o muito detalhada no incio ou no %im do udio.

*alvar a posi#o de uma sele#o (opiar, colar, cortar e apagar

$ posi#o de uma sele#o no eixo do tempo pode ser salva em Editar (alvar (eleo. 6ara restaur !la depois: 2estaurar (eleo

: conte,do da %aixa pode ser editado com mDtodos convencionais, tais como: Ctrl/C para copiar, Ctrl/5 para colar, Ctrl/6 para recortar e copiar. 8am"Dm est disponvel a tecla 7el para excluir, assim como os "otes correspondentes na "arra de %erramentas de edi#o. 'o entanto, apagar o material udio com 7elete ou $ac8space no cria linhas de corte. *e voc tem um pro-eto com v rias %aixas, voc tam"Dm pode excluir o udio selecionado em v rias %aixas. Nigamos 4ue voc tenha trs %aixas. *e 4uiser excluir uns segundos espec%icos na pr/pria %aixa e o mesmo intervalo na terceira %aixa recomendamos o seguinte: *elecione a rea na primeira pista e aperte (0i"t/cli9ue no !ainel de Controle. Nepois com Ctrl/' apague as reas selecionadas. 8odo o material 4ue %or cortado ou copiado na mem/ria temporal se pode ser colar na %aixa dese-ada, como explicado acima, e tam"Dm em outras -anelas no $udacity. 'o entanto, D importante 4ue todos os materiais tenham a mesma %re4uncia de amostragem de udio Knormalmente 99,; k7UL.

Vuntar %aixas

6articularmente em produ#es mais complexas D aconselh vel %a)er a montagem em v rias etapas. 6ara no tra"alhar sempre em v rias %aixas pode a-udar misturar di%erentes udios em uma %aixa. +m +ai'as 3isturar e e'portar se -untam duas %aixas em um uma s/.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;>

Binhas de corte

8ra"alhando com linhas de corte se garante 4ue exista uma marca ap/s um corte. (licando so"re esta marca pode des%a)er o corte a 4ual4uer momento. +sta %un#o deve ser ativada por4ue normalmente no est . V em Editar !re"er#ncias +ai'as

=un#o <: Fover um clipe K(orresponde R %erramenta 8ime *hi%tL

(om a tecla Ctrl se pode mover clipes de udio durante o pro-eto. 8am"Dm se pode arrastar -untos v rios clipes di%erente sempre e 4uando eles estiverem selecionados simultaneamente. : material de udio da %aixa inteira pode ser movida com as teclas Ctrl/(0i"t apertadas. *e se pretende mover o material para o incio da %aixa, por ve)es se move demais e parte de udio pode %icar %ora do incio da %aixa. 5sto pode ser corrigido em +ai'as Alin0ar +ai'as Alin0ar a :ero. 6ara separar clipes existem duas %un#es : Editar 7ividir ou pressionando Ctrl/i. : clipe D separado em duas partes, e a diviso D %eita na marca 4ue est na linha de tempo. 5sso tam"Dm %unciona de maneira reversa: -unte dois clipes separados e, ento, cli4ue na linha de %ronteira a %im de 4ue eles %i4uem unidos.

$marrar %aixas

$ %un#o de liga#o conecta %aixas na linha do tempo e permite 4ue voc arraste v rios clipes em %aixas di%erentes ao mesmo tempo. 6or exemplo, se colarmos um clipe em uma das %aixas, os clipes 4ue continuam no pro-eto se movem atr s em grupo, de modo 4ue no se descon%igura a rela#o entre as %aixas %eita antes da altera#o. $s %aixas 4ue esto agrupadas tm um sm"olo de um rel/gio visvel no 6ainel de (ontrole da %aixa.

=un#o .: 6ontos de volume

(om pontos de volume se pode alterar o volume do udio de uma %orma intuitiva. :s detalhes esto no pr/ximo captulo: (on%igura#es de volume.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;?

+. Con'igurao de ,olume
(inco maneiras ;. 6anel de (ontrole da %aixa <. 6ontos de volume
:s a-ustes de volume podem ser %eitos para uma %aixa inteiraW dentro de uma %aixa com a visuali)a#o das ondasW ou automaticamente. 'o 6ainel de (ontrole da pista h um controle de volume. $4ui voc pode alterar o volume em toda a %aixa em passos de . dB. 6ressionando a tecla (0i"t se pode ser mudar em passos de ; dB.

:s a-ustes de volume podem ser %eitos para uma %aixa inteira, dentro de uma %aixa com a visuali)a#o das ondas ou automaticamente. Huando, como sugerido no (aptulo ?, a %erramenta m,ltipla D ativada, voc pode modi%icar o volume com os pontos de volume. 'a rea de transi#o entre a parte mais clara da %aixa e a mais escura o mouse est se trans%orma em dois triSngulos. Huando se aperta o mouse neste momento deve!se mover o ponto, alterando o volume. +stes pontos podem ser movidos mais tarde. 6ara apag !los D necess rio mov!los para %ora da pista.

.. Nesaparecer/ aparecer

Fuitas ve)es D necess rio 4ue o udio inicie progressivamente e v desaparecendo atD terminar. $ maneira mais % cil de %a)er isso D atravDs dos e%eitos encontrados no menu de E"eito +ade in&out . $ten#o: D necess rio selecionar a rea 4ue se dese-a modi%icar antes de escolher o e%eito. &ma desvantagem deste e%eito, em compara#o com o ponto de volume D 4ue no pode ser alterado posteriormente.

9. $uto!Nuck

Huando se tra"alha muito com a tradu#o ou du"lagem D necess rio o uso do e%eito $uto Nuck KE"eitos Auto 7uc8L. : volume na parte selecionada da

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;@

%aixa D alterado em rela#o ao conte,do da %aixa vi)inha Kparte in%eriorL. $ssim, D possvel diminuir o volume do idioma original, desde 4ue ha-a uma tradu#o na %aixa a"aixo.

>. 'ormali)ar

'o menu E"eitos Ampli"icar existe uma maneira de ampli%icar a sele#o inteira, toda %aixa ou todo o pro-eto no mesmo nvel. : mais % cil de %a)er todo o pro-eto D a com"ina#o de teclas Ctrl/a. (omo amplitude m xima se deve escolher algo como ; dB em pro-etos de ,nica %aixa, por4ue alguns programas so mais sensveis a udios em C d". &ma alternativa D o E"eito Normali:ar 6ara evitar 4ue um udio exportado %inal se-a muito alto, em um pro-eto com muitas %aixas se recomenda manter %aixas individuais a um nvel in%erior a !; dB. Nesta %orma, evitaremos a soma de di%erentes volumes das %aixas, - 4ue os dois e%eitos desse captulo se aplicam apenas R %aixas individuais.

8odos a-ustes de volume %eitos no udio sero gravados no momento da exporta#o do pro-eto, mas D importante ter cuidado ao silenciar uma %aixa, por4ue esta no vai ser exportada.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;3

-. .al,ar e e"portar
Nuas maneiras
Voc pode criar e salvar pro-etos Kde m,ltiplas %aixasL com $udacity. +sses pro-etos sempre podem ser rea"ertos e reeditados. $lDm disso, $udacity D capa) de exportar pro-etos Kno total ou em partes selecionadasL em %ormatos mais populares para reprodu#o.

*alvar pro-eto

$travDs +ic0eiro (alvar !ro*eto voc salva um pro-eto no %ormato de $udacity. 'a pasta de destino se encontra um ar4uivo 4ue termina com X. aup e uma pasta com o mesmo nome do ar4uivo seguido por Idata. Huando voc rea"re o ar4uivo em uma nova sesso K+ic0eiro AbrirL, o pro-eto est disponvel para edi#o. $ pasta antes selecionada contDm todas as in%orma#es do pro-eto em pe4uenos ar4uivos e o %ormato D X. au K *un!$udio%ormatL. Nesde a verso ;...< do $udacity, o programa salva automaticamente. Huando $udacity %echa inesperadamente o pro-eto, este pode ser recuperado 4uando o programa D reiniciado. *e existirem in%orma#es e4uivocadas de ar4uivos, o $udacity ir reparar depois de uma con%irma#o.

*alvar pro-eto comprimido

$ partir de $udacity ;...@. os pro-etos podem ser salvos de %orma de comprimida. 'este caso, o material de udio D arma)enado no %ormato X. ogg na velocidade "in ria escolhida. Vantagem: os ar4uivos do pro-eto s/ precisam de ;CY do espa#o em um disco rgido. Nesvantagem: o e%eito cascata agora tam"Dm se aplica ao pro-eto Kver pr/ximo captuloL.

+xportar em mp., ogg, m9a, 0ma ...

'o ar4uivo voc vai encontrar v rias %un#es para exportar. (om a %un#o de exporta#o voc pode exportar o pro-eto inteiro em um ar4uivo no %ormato selecionado. +m E'portar (eleo se exporta a sele#o de pro-etos Ktam"Dm com v rias %aixasL. (om os %ormatos 0av e %lac no se perde 4ualidade. V os %ormatos 4ue so utili)ados em compresso, como ogg!vor"is, a 4ualidade D redu)ida. $ 4ualidade do udio pode ser con%igurada em di logos de exporta#o em ;p<es . 6ara gerar um ar4uivo mp. D necess rio instalar o Bame!+ncoder Kve-a o captulo 5nstala#oL. : c/digo %onte a"erto ogg D integrado ao

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

;A

$udacity e de um ponto de vista tDcnico, D melhor 4ue o mp., mas h %alta de compati"ilidade em muitos reprodutores de udio. :utros codecs e %ormatos so integrados com as "i"liotecas %%mpeg Kve-a o captulo 5nstala#oL. Huando se tra"alha com material comprimido, os e%eitos em cascata aparecem. Huando se comprime o udio v rias ve)es se perde muita 4ualidade. +ste e%eito D ainda mais grave 4uando se utili)a "aixa taxa de "its K"aixa velocidade "in riaL.

+xportar em v rios ar4uiivos

Fuitas ve)es se dese-a salvar um programa completo, no s/ no computador, mas tam"Dm em (N. 'o (N deveriam existir di%erentes %aixas ou pistas para %acilitar o uso do (N. :utro caso pode ocorrer 4uando, por exemplo, voc 4uer um concerto gravado e 4ue exportar as di%erentes m,sicas em v rios mp.. 6ara isso, existe a %un#o E'portar m=ltiplos em +ic0eiro. Z recomend vel criar ttulos para acompanhar e nomear as m,sicas nos lugares certos, e essas marcas vo corresponder Rs di%erentes %aixas do (N. (om a %un#o +xporta#o m,ltiplas D possvel gerar v rios ar4uivos 4ue sempre come#am no incio da marca e incluem a descri#o escrita na %aixa de ttulo. +sta %un#o D muito ,til em programas muito longos, 4ue podem ser divididos por temas.

$udio de canais m,ltiplos

'o $udacity, pro-etos com v rias %aixas podem ser salvos como udio com v rios canais. (om sistemas de M*urround *oundM e%eitos interessantes podem ser gerados, por exemplo, em uma produ#o de uma radionovela. 6ara %a)er isso, a seguinte %un#o deve ser ativada em Editar !re"er#ncias Importar & E'portar Usar mistura personali:ada. *e deve escolher um %ormato 4ue pode

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

<C

gerenciar v rios canais, como por exemplo, 0av.

F6.!8ags

Fuitas ve)es, se usa %ormato de compresso para su"ir as produ#es na internet. 6ara isso, as "i"liotecas %%mpeg mencionadas no captulo < so muito ,teis. Huando voc exporta um pro-eto, $udacity o%erece metadados detalhados. *e trata de in%orma#es 4ue descrevem o ar4uivo de udio e so tocadas em reprodutores de F6. ou smartphones e tam"Dm nos computadores e r dios da 5nternet. +les geralmente contm um ttulo e in%orma#es so"re os autores, Rs ve)es tam"Dm uma imagem. (om o editor de metadados K+ic0eiro Abrir editor de 3etadados% D possvel criar modelos e tam"Dm adicionar dados manualmente. $ssim, os ar4uivos exportados passam a conter estas in%orma#es.

Andreas Klug e Heike Demmel: Edio de Audio com Audacity 2.0.0

<;

/. Atal0os do teclado
$tri"ui#es e atalhos
Fuitos atalhos de teclado so con%igurados ap/s a instala#o e proporcionam um tra"alho mais e%ica). $lDm disso, voc pode alterar essas atri"ui#es e adicionar novos. 6or isso, D aconselh vel ir em Editar !re"er#ncias .eclado.

Vous aimerez peut-être aussi