Vous êtes sur la page 1sur 10

Exerccios de Histria Segunda Guerra Mundial

1) (UFBA-2001) A Segunda Guerra Mundial provocou expressivas mudanas no quadro geopoltico internacional. Uma das mais importantes foi o deslocamento do poder mundial das tradicionais potncias europias Reino Unido, Frana e Alemanha para os Estados Unidos e a Unio Sovitica. Esse deslocamento foi resultado principalmente do enf raquecimento poltico e econmico dessas antigas potncias, duramente atingidas pelo conflito. (MDICE e ALMEIDA, p. 4) A partir das informaes contidas no texto e dos conhecimentos sobre a organizao geopoltica do espao brasileiro e mundial, nas ltimas dcadas, pode-se afirmar: (01) O territrio brasileiro, dentro do modelo econmico atual, um conjunto de sistemas artificiais que agrega pessoas, instituies e empresas, e todas as suas reas esto sob o controle soberano da nao. (02) A Segunda Guerra Mundial deixou marcas profundas nas pirmides etrias dos principais pases da Europa e colocou frente a frente os pases aliados Frana, Reino Unido, Estados Unidos e URSS contra os pases do Eixo Alemanha, Itlia e Japo. (04) A Amrica Latina, a sia e a frica, nas ltimas dcadas, passaram por grandes transformaes polticoeconmicas, induzidas por impulsos internos, geradores de grande equilbrio social. (08) Os pases da Europa que se encontram em reestruturao tanto espacial quanto poltico-ideolgica vm se integrando, comercialmente, face aos mercados comuns e globalizao, mas reagem perda de suas respectivas identidades nacionais. (16) O preo do petrleo est condicionado ao volume da produo e conseqente oferta do produto no mercado mundial. (32) A guerra entre o Ir e o Iraque, na dcada de 90 do sculo XX, alm da disputa territorial, visou impedir a expanso da religio muulmana nos demais pases do Oriente Mdio. (64) As sucessivas invases sofridas pela pennsula balcnica contribuiu para a diversidade tnico-religiosa que ocasiona os inmeros conflitos a existentes.

2) (UERJ-2006)

H exatos sessenta anos terminava a Segunda Guerra Mundial, fim de um perodo que, tendo se iniciado em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, foi denominado, por historiadores, como a longa guerra de 30 anos, que marcou profundamente o sculo XX. No Brasil, o trmino d o conflito foi um fator do processo de redemocratizao, com o fim do Estado Novo e a criao de partidos polticos, como o Partido Trabalhista Brasileiro -PTB. A) A relao estabelecida entre os dois conflitos mundiais do sculo XX deve-se, dentre outros motivos, instabilidade da paz ps-1918. Indique dois fatores geradores de instabilidade poltica no perodo entreguerras. B) A redemocratizao brasileira no significou o abandono de estratgias polticas institudas no Estado Novo. Explique de que forma o PTB, nas dcadas de 1940 e 1950, incorporou essas estratgias.

3) (Vunesp-2002) O jornal O Estado de S. Paulo publicou: Apesar de ser um tema recorrente no cinema, na mdia e na literatura, 89% dos brasileiros no sabem o que foi o holocausto (). Em 14 pases pesquisados na Europa e

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Amrica Latina (), os brasileiros ficaram na penltima colocao, com 11% (...). Os dados no Brasil foram coletados pelo IBOPE. (17.7.2001, p. A-8.) O holocausto foi a perseguio e o massacre de judeus ocorridos no contexto da 2 Guerra Mundial. a) Cite dois argumentos que os responsveis pelo holocausto utilizaram na poca para justificar seus atos. b) Indique outro evento de mesma natureza, registrado pela Histria aps 1945.

4) (PUC-SP-2002) s 6 da manh, do dia 7 de dezembro de 1941, avies japoneses bombardearam a base norteamericana de Pearl Harbor, no Hava. A ofensiva iniciava o avano japons que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacfico. Sobre os conflitos no Pacfico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que a) demonstram a instabilidade poltica do Pacfico e do sudeste asitico, antes dominados principalmente pela Frana e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos japoneses. b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviticos, que tentavam estabelecer na regio a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista. c) desembocam na exploso das bombas atmicas em Hiroxima e Nagasaki, responsveis pela vitria final dos pases Aliados sobre os pases do Eixo e pela rendio incondicional de Alemanha e Japo. d) iniciam uma seqncia de combates areos e navais, dos quais participaram ativamente todos os pases envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itlia, empenhadas em defender as posies japonesas. e) abrem espao para a proliferao do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revolues populares, o controle de Estados como o Paquisto, a ndia ou as Filipinas.

A) com a qual os EUA conseguiram a capitulao dos japoneses, ltimo ncleo de resistncia do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45. B) que funcionou como demonstrao do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra. C) cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietn, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemticas aos soldados americanos. D) que resultou de acidente areo envolvendo caas americanos e soviticos, quando realizavam operaes conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacfico. E) resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbour, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrognio.

6) (UFPR-1999) Referindo-se ao conflito que comeou com a guerra da Inglaterra e Frana contra a Alemanha em 1939, Winston Churchill afirmava em discurso no Parlamento, em 21 de agosto de 1941: "Esta guerra, de fato, uma continuao da anterior." Pode-se afirmar que esta perspectiva de anlise acertada, uma vez que: (1) os pases vencedores da Primeira Guerra Mundial tiveram um comportamento revanchista em relao Alemanha, principalmente a Frana, que sempre temeu a recuperao poltica e econmica daquele pas, seu tradicional inimigo. (2) as indenizaes exigidas pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial foram to pesadas que, somadas s outras clusulas do Tratado de Versalhes, criaram na Alemanha um clima de ressentimento que alimentou a ascenso nazista. (4) a situao interna da Alemanha, cuja recuperao aps 1919 repousava em bases frgeis, deteriorou-se acentuadamente diante das conseqncias do "crack" da Bolsa de Nova York em 1929. (8) o enfraquecimento pela derrota no impediu que a Alemanha, durante o perodo 1919-1939, reativasse sua influncia sobre a Europa Central. (16) derrotada na Primeira Grande Guerra e face instabilidade poltica durante a dcada de 1920, a Itlia adotou o fascismo aps a crise econmica de 1929. D, como resposta, a soma das afirmaes corretas.

5) (PUC-SP-2000) Leia atentamente: No caso de Hiroshima, trata-se da catstrofe mais concentrada que j se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu dirio, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparao. Sobre Hiroshima se abateu uma catstrofe que foi planejada e executada com a maior preciso por seres humanos. A natureza est fora do jogo. Canetti, Elias. A Conscincia das Palavras. SP: Companhia das Letras, 1990. O texto refere-se exploso atmica

7) (UFBA-1998) Auxiliando Franco, o nazismo pde testar suas armas na Espanha, ensaiando aes militares que seriam empregadas na Segunda Guerra. Exemplo disso foi o massacre que a aviao alem desfechou sobre a pequena cidade de Guernica. O violento episdio ficou

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

celebrizado no quadro-denncia, Guernica, do genial pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que mostra os horrores desse bombardeio. Numa exposio em Paris, o embaixador de Hitler perguntou a Picasso se Guernica era sua obra. Picasso respondeu: No, obra de vocs! (COTRIM.p.3745) Considerando o texto e os conhecimentos sobre o papel da arte como expresso da cultura e do contexto social que a produz, pode-se afirmar: (01) Historicamente, o quadro de Picasso referido no texto representa o nazismo e o franquismo como exemplos de violncia e horror produzidos pelo totalitarismo na Europa, s vsperas da Segunda Guerra Mundial. (02) Na Antigidade Ocidental, as artes plsticas distanciavam-se dos interesses polticos do Estado, expressando sobretudo sentimentos romnticos e buclicos. (04) A influncia religiosa nas artes plsticas dos hebreus e dos muulmanos estimulou o desenvolvimento da escultura e de todo o movimento tendente a reproduzir a natureza. (08) A presena do humanismo na produo artstica europia s se concretizou a partir da crtica e da desagregao do Estado Absolutista articulado com o mercantilismo. (16) A associao entre a obra de arte, o momento histrico e os interesses polticos dominantes s pode ser identificada na produo artstica ocidental ps-Revoluo Industrial. (32) A nfase aos temas regionais e populares caracterizou o movimento modernista no Brasil da dcada de 20, sobretudo na produo artstica e na literria. (64) O funcionamento dos meios de comunicao a servio dos interesses do poder poltico, durante o Estado Novo, visava construir uma imagem favorvel do governo e obter a aprovao da sociedade brasileira. Marque como resposta a soma dos itens corretos.

8) (UNICAMP-1997)

A charge a seguir (extrada Antonio Pedro, A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, So Paulo, Editora Atual/Campinas, Editora Unicamp (co-edio), 1986, p. 14) retrata de forma crtica a assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de no-agresso a)Identifique os personagens do desenho e os pases que respectivamente representam. b) Relacione esse pacto defragao da Segunda Guerra Mundial.

9) (UFES-1997) "A partir de 1927, a guerra civil ope uma ideologia ao nacionalismo chins. Ela terminar com a vitria do comunismo. Durante muito tempo, Chiang Kaichek ser o mais forte: acuar os comunistas, obrigando-os longa marcha, xodo que dura o ano inteiro, estende-se por 5.000 quilmetros e acaba fazendo o comunismo chins deitar razes nas provncias mais setentrionais." (RMOND, Ren. O Sculo XX. De 1914 aos nossos dias. So Paulo: Cultrix, 1993, p. 180). A Revoluo Chinesa foi um longo processo revolucionrio que culminou com a instaurao da Repblica Popular da China (1949). Considerando o texto acima, explique por que a Longa Marcha (1934/35), liderada por Mao Ts-tung, considerada um marco muito importante nesse processo revolucionrio.

10) (Mack-1996) Sobre fatos antecedentes Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta. a) Os E.U.A. cortaram o envio de ferro, ao, petrleo e borracha e bloquearam capitais japoneses na Amrica do Norte por causa da invaso da Manchria pelo Japo. b) Passando por cima das disposies dos tratados do psguerra, em 1938, Hitler, com o apoio de fascistas austracos, ordenou a ocupao da ustria. e) Em 1936, um grupo de generais, chefiados por Franco, iniciou uma revolta contra o governo de esquerda, legalmente constitudo, na Espanha.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

d) A euforia econmica decorrente da valorizao da Bolsa de Nova Iorque em 1929 favoreceu a recuperao econmica e a consolidao das democracias na Europa. e) Em 1939, Stlin conseguiu-se aproximar da Alemanha atravs do Pacto Germano-Sovitico, negociado por Ribbentrop e Molotov.

11) (Fatec-1997) A ocupao da Polnia marca o incio da Segunda Guerra Mundial. Alternativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossvel. Hitler no se dava por satisfeito com a reconquista do "espao vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, correto afirmar: a) A Itlia, aliada da Alemanha desde assinatura do Pacto de Ao, declarou guerra Inglaterra e Frana em junho de 1940. Em setembro do mesmo ano, a Itlia atacou o Egito e a Turquia. b) Em 1941 tropas alems invadiram o territrio Sovitico dominaram definitivamente Leningrado e Moscou. c) A partir dos sucessos na frente ocidental, da invaso e conquista da Blgica, Holanda e Frana e do recuo ingls para o outro lado do canal, Hitler voltou sua ateno para a Polnia. d) O sucesso definitivo alemo deveu-se sua ttica militar, conhecida como "guerra relmpago"; essa consistia no uso de foras motorizadas, tanques e aviao, conjugados e combinados entre si, em uma ao defensiva. e) A partir da declarao de guerra, feita por Inglaterra e Frana contra a Alemanha, outros pases foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relao de foras se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra europia, estendeu-se paulatinamente sia e a frica.

O comentrio de Pablo Picasso, em relao sua obra Guernica, refere-se a) separao entre manifestaes artsticas e realidade histrica. b) ao bombardeio alemo da cidade basca em apoio ao general Franco. c) aos massacres cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. d) denncia da anexao do territrio espanhol pelas tropas nazistas. e) aliana dos nazistas com os comunistas no incio da Segunda Guerra Mundial. 13) (FUVEST-2009) As bombas atmicas, lanadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vtimas imediatas das exploses ou de doenas causadas pela exposio radiao. Esses eventos marcaram o incio de uma nova etapa histrica na corrida armamentista entre as naes, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades blicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atmicas, analise as afirmaes abaixo. I. As bombas atmicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lanadas pelos Estados Unidos, nico pas que possua esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial. II. As radiaes liberadas numa exploso atmica podem produzir mutaes no material gentico humano, que causam doenas como o cncer ou so transmitidas para a gerao seguinte, caso tenham ocorrido nas clulas germinativas. III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, vrias naes desenvolveram armas atmicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, tm-se China, Estados Unidos, Frana, ndia, Israel, Paquisto, Reino Unido e Rssia. Est correto o que se afirma em a) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III. 14) (VUNESP-2008) Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

12) (VUNESP-2010) Observe a figura

Pablo Picasso, Guernica, 1937.


(Carol Strickland. Arte comentada, 1999.)

A Europa j no a liberdade e a paz, mas a violncia e a guerra. Durante a ocupao alem de Paris, a alguns crticos alemes que viro lhe falar de Guernica, Picasso responder com amargura: No fui eu que a fiz, fizeram-na vocs. (Giulio Carlo Argan. Arte moderna, 1992.)

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

16) (FATEC-2008)
Cena da histria em quadrinhos Z Carioca, Rei do Carnaval. Foi a primeira histria do Z publicada pela Editora Abril.

A imagem representa a) a nacionalizao de empresas estrangeiras pelo governo japons. b) a propaganda norte-americana contra o Japo nos anos anteriores a Pearl Harbour. c) a superioridade do guerreiro samurai japons diante das foras dos aliados. d) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviao norte-americana. e) a aliana entre o Japo e a Unio Sovitica contra o imperialismo capitalista. 15) (VUNESP-2008) Meu av francs foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemo foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francs, fui feito prisioneiro pelos alemes em junho de 1940, e depois, recrutado fora pela Wehrmacht [exrcito alemo] em 1943, fui feito prisioneiro pelos russos em 1945. (Memrias de um mineiro loreno.) O texto configura a situao poltica de regies europias marcadas a) por disputas iniciadas no processo de unificao poltica da Frana. b) pelo projeto do Estado francs de revidar a derrota imposta pela Rssia. c) por lutas entre naes pelo domnio de regies ricas em petrleo. d) pela instabilidade e redefinies de fronteiras dos pases europeus. e) pela vitria francesa na guerra franco-prussiana no sculo XIX.

Em 1942, os Estdios Disney lanaram o lme Al, Amigos, no qual duas aves domsticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Z Carioca. Este, afvel e hospitaleiro leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaa e o Po de Acar. A criao de um personagem brasileiro por um estdio americano fazia parte, naquele momento, a) da poltica de boa vizinhana praticada pelos EUA, que viam a Amrica do Sul como parte do crculo de segurana de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial. b) do claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma de desqualicar o povo brasileiro. c) do medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potncia dentro da Amrica do Sul e comeava a suplantar o poderio econmico americano. d) do projeto de expanso territorial norte-americana sobre o Mxico, projeto esse que necessita-va de apoio de outros pases da Amrica Latina, entre eles o Brasil. e) da preocupao norte-americana com a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado da Alemanha nazista, e com a implantao de bases navais alems no porto de Santos. 17) (PUC - RJ-2007) A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou de todas as guerras ocorridas em tempos passados, configurando um novo tipo de conflito: uma guerra total. Corroboram tal afirmativa o fato de aquele conflito ter I. envolvido um nmero nunca visto de pases e continentes. II. promovido uma mobilizao total de recursos humanos e materiais. III. aumentado o apelo ao trabalho feminino nos pases aliados.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

IV acelerado o crescimento tecnolgico que vinha se desenvolvendo desde o final da Primeira Guerra Mundial. Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas I e II esto corretas. c) Somente as afirmativas II e III esto corretas. d) Somente as afirmativas I , II e IV esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

20) (UFRJ-2003)

18) (PUC - RJ-2005) Em 2005, completam-se 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Entre 1939 e 1945, em conseqncia do conflito que mobilizou o maior poderio blico j utilizado pela humanidade, morreram mais de 40 milhes de pessoas e diversas cidades ficaram arrasadas. Devido s propores catastrficas desse episdio, ele representou um divisor de guas na Histria do sculo XX. a) Cite DUAS caractersticas do cenrio internacional da dcada de 1930 cujos desdobramentos se relacionam ecloso da Segunda Guerra Mundial. b) Caracterize DUAS instituies criadas aps a Segunda Guerra Mundial cujos objetivos eram a instaurao de uma nova ordem internacional.

19) (Mack-2005) A respeito do perodo anterior ao incio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), correto afirmar que: a) o fracasso do pacto de no-agresso, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germnica, que invadiu a Polnia, dando incio guerra. b) a poltica de apaziguamento, adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de protelar o comeo do conflito e aumentar o arsenal blico daqueles pases. c) com a interveno militar da Itlia e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as naes europias romperam relaes diplomticas com esses pases. d) o Anschluss, ocorrido em 1938, sob a alegao de necessidade de formao de uma nica nao ariana, acarretou a expulso da Alemanha da Liga das Naes. e) diante da poltica expansionista alem, Inglaterra e Frana acreditavam que a poltica de apaziguamento seria a nica sada para impedir o avano do socialismo.

Quase todos os espanhis pensavam na sua guerra civil em termos nacionais, enquanto quase todos ns, por nosso lado, pensvamos em termos internacionais. Tnhamos ambos razo. Herbert L. Matthews, correspondente do The New York Times na Guerra Civil Espanhola. In MATHEWS, Herbert L. Metade da Espanha morreu: uma reavaliao da Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1975, p. XIV. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) resultou do acirramento de tenses internas, mas acabou por transformar-se em um conflito internacional de grandes propores, a ponto de ser por muitos considerado como a primeira etapa da Segunda Guerra Mundial. Apresente um argumento que permita afirmar ter sido a Guerra Civil Espanhola uma espcie de antecipao da Segunda Guerra Mundial.

21) (FGV-2002) Asa Heshel lia o jornal; campos de concentrao, cmaras de tortura, prises, execues. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etipia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchria, os japoneses matavam os chineses. Na Rssia sovitica, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses comeavam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alem fazia campanha de dio declarado contra a Polnia. Mas no Sejm (parlamento) polons os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as mincias dos rituais judaicos para o abate do gado.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

SINGER, Isaac Bashevis, A famlia Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475. O trecho do romance de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situao do mundo s vsperas da Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, correto afirmar: A. O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguio a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo-os em campos de concentrao onde eram submetidos a torturas, trabalhos forados e experincias mdico-cientficas, culminando na chamada Soluo Final, ou seja, no extermnio da populao aprisionada. B. A posio da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da expanso comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarizao da Alemanha e com a anexao da Astria, em 1938. C. O temor com relao aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da dcada de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um trao especfico da cultura alem, habilmente explorado por Hitler. D. Os expurgos que se processavam na Unio Sovitica dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, crticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de no-agresso entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revoluo permanente e de uma renovao contnua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguio a suspeitos e opositores, lanando mo de processos e julgamentos viciados, torturas e execues sumrias. E. O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritrias ocorreu como uma resposta crise da democracia aps a Primeira Guerra Mundial, num contexto de expanso econmica que garantia pleno emprego, estabilidade monetria e investimentos de capitais privados.

23) (Fuvest-1998) O regime franquista espanhol (19391975) pode ser caracterizado como: a) uma ditadura de tipo misto, que se baseou tanto no poder do general Franco quanto na figura carismtica do rei. b) uma ditadura fascista, semelhante de Mussolini, procurando converter a regio do Mediterrneo em rea sob sua influncia. c) uma ditadura pessoal, baseada exclusivamente na figura do general Franco, que recusou a formao de instituies coletivas. d) uma ditadura fascista, idntica de Mussolini e de Hitler, a ponto de o general Franco enviar tropas para combater a Unio Sovitica. e) uma ditadura fascista, que evitou amplas mobilizaes de massa, com forte influncia catlica.

24) (UFRJ-2003)

22) (FGV-1998) Sobre a Guerra Civil Espanhola correto afirmar: A) foi fruto da reao da direita espanhola s medidas do governo da Frente Popular, que subiu ao poder em 1936; B) representou a repulsa de faces do exrcito espanhol poltica do governo republicano em se aliar a Itlia fascista; C) foi a resposta dos partidos de esquerda e dos sindicatos tentativa do governo espanhol em restaurar a monarquia constitucional; D) ocorreu por conta da tentativa das provncias castelhanas de se tornarem independentes; E) representou, ao seu final, a consolidao do primeiro pas de orientao marxista na Europa Ocidental.

Quase todos os espanhis pensavam na sua guerra civil em termos nacionais, enquanto quase todos ns, por nosso lado, pensvamos em termos internacionais. Tnhamos ambos razo. Herbert L. Matthews, correspondente do The New York Times na Guerra Civil Espanhola. In MATHEWS, Herbert L. Metade da Espanha morreu: uma reavaliao da Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1975, p. XIV. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) resultou do acirramento de tenses internas, mas acabou por transformar-se em um conflito internacional de grandes propores, a ponto de ser por muitos considerado como a primeira etapa da Segunda Guerra Mundial. Explique um dos conflitos sociais presentes na Espanha que se manifestaram na Guerra Civil.

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

25) (FEI-1996) No pode ser considerado um fator que propiciou a ecloso da Segunda Guerra Mundial: a) A ascenso de regimes totalitrios na Itlia e na Alemanha nos anos 20 e 30. b) Os efeitos da crise de 29 na economia europia. c) As clusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial. d) A vitria dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avano do fascismo na Espanha. e) A unio entre a ustria e a Alemanha empreendida por Hitler.

28) (FaZU-2001) O rompimento do pacto Nazi-sovitico, na Segunda Guerra Mundial, quando Hitler decidiu invadir a Unio Sovitica, foi provocado: a) Pela ao das tropas do General Rommel na frica b) Pela formao do bloco das Potncias Aliadas c) Pela recusa alem em ceder a Bulgria e os Estreitos no Mar Negro d) Pela entrada dos Estados Unidos no conflito e) Pela agresso dos Japoneses em Pearl Harbour

26) (Faap-1996) "Na guerra eterna a humanidade se torna grande - na paz eterna, a humanidade se arruinaria." Este discurso, pelas idias que defende, s pode ter sido proferido por: a) o atual Rei da Espanha b) Hitler c) O Primeiro Ministro atual de Portugal d) Getlio Vargas e) Malthus

27) (Mack-2003) Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh! no se esqueam Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor, sem perfume Sem rosa, sem nada (Rosa de Hiroshima Gerson Conrad e Vincius de Moraes) O texto se relaciona com: a) a questo dos vazamentos de resduos nucleares na usina de Chernobyl. b) a poluio causada, nos oceanos e na atmosfera, por resduos txicos. c) a bomba lanada, pelos tripulantes do avio Enola Gay, na cidade de Hiroshima. d) a Conferncia Mundial da Organizao das Naes Unidas Rio + 10. e) o projeto de pesquisa, desenvolvido por cientistas japoneses, sobre o genoma humano.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabaritos
1) Resposta: 02+08+64 = 74 2) a) Dois dentre os fatores: ineficcia dos instrumentos polticos do liberalismo incapacidade poltico-econmica da Liga das Naes ressurgimento de movimentos nacionalistas e xenfobos isolamento assumido pelos EUA nas relaes internacionais crescimento de partidos polticos defensores de solues extremistas insatisfaes e ressentimentos provocados pelos Tratados de Paris manuteno das disputas imperialistas entre as naes capitalistas centrais temor das potncias capitalistas europias em relao expanso do bolchevismo na Europa b) O PTB, partido criado por Getlio Vargas, congregou grande parte das lideranas que haviam sido institudas a partir da poltica sindical oficial, montada durante o Estado Novo e sob influncia de seu Ministrio do Trabalho.

Comunista Chins, ento Mao reune mais de 100.000 homens para resistir aos nacionalistas. 10) Resposta: B 11) Resposta: E 12) Alternativa: B 13) Alternativa: E 14) Alternativa: C 15) Alternativa: D 16) Alternativa: A 17) Alternativa: E 18) O candidato dever citar duas entre as caractersticas abaixo: a ascenso dos regimes nazi-fascistas, de cunho nacionalista, expansionista e militarista. a adoo por parte de diversos pases de medidas de protecionismo econmico associadas aos desdobramentos da crise de 1929. os efeitos devastadores da crise de 1929, no que diz respeito estagnao econmica e pauperizao da populao. a falncia das estratgias diplomticas criadas aps a I Guerra Mundial, atravs da Liga das Naes. b) O candidato dever caracterizar duas entre as instituies abaixo: a criao da Organizao das Naes Unidas (ONU), em 1945, como a instituio capaz de intermediar as relaes diplomticas internacionais. a criao da UNESCO, da OIT, da FAO e de outras agncias relacionadas ONU, que atuaram em setores especficos (educao, trabalho, alimentao e outros) na proposio de medidas de cooperao internacional. a criao do FMI e do Banco Mundial, que deveriam atuar no planejamento e regulao do sistema econmico internacional.

3) A limpeza tnica da Alemanha levando a perseguio de judeus, ciganos, homossexuais, alm dos perseguidos polticos, como os comunistas. A limpeza tnica nas guerras balcnicas dos anos 1990, na Bsnia e em Kosovo e o massacre de minorias curdas, principalmente no Iraque.

4) Resposta: A 5) Resposta: A 6) Soma: 1+2+4+16= 23 7) Soma: 01+32+64=97 8) Hitler da Alemanha e Stlin da URSS. Com este pacto Hitler garantia a neutralidade sovitica na possibilidade de um conflito internacional, possibilitando a continuidade de sua poltica expansionista prximo as fronteira da URSS. 9) A Longa Marcha liderada por Mao Tse-tung contra o General Chiang Kai-shek, lder nacionalista que tinha apoio financeiro da burguesia e que se opunha ao Partido

19) Resposta: E 20) O candidato poder considerar que da Guerra Civil Espanhola, analisada do ponto de vista das relaes internacionais, participou grande nmero de estrangeiros nos dois lados em conflito. Do lado dos chamados nacionais, Franco recebeu ajuda militar (tropas e armas) e financeira dos governos nazi-fascistas da Itlia e da Alemanha. Os republicanos receberam ajuda da URSS (assessores militares e armamentos) e das Brigadas Internacionais (voluntrios de cerca de e 50 naes).

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Ocorre, assim, um primeiro confronto internacional entre as foras fascistas e as chamadas foras democrticas, como ocorreria, em maior escala, na 2a. Guerra Mundial. O candidato poder ainda mencionar que a Guerra na Espanha serviu como teste para novos armamentos e estratgias de luta que viriam a ser usadas na 2a. Guerra Mundial.

21) Resposta: A 22) Resposta: A 23) Resposta: E 24) A Guerra Civil Espanhola confrontou os nacionalistas franquistas, apoiados por grande parte das Foras Armadas, pelos catlicos tradicionalistas e pelos grandes proprietrios de terra, de um lado, e os republicanos, apoiados pelos camponeses, operrios, setores da classe mdia, estudantes e intelectuais, de outro. Do ponto de vista ideolgico, ops fascistas contra socialistas, comunistas e anarquistas. Assim, o candidato dever explicar que na Guerra Civil Espanhola manifestaram-se alguns dos conflitos sociais que h muito existiam na Espanha, dentre os quais: a oposio entre os defensores da primazia da Igreja Catlica e de seus agentes e as foras que defendiam a laicizao do Estado; os conflitos gerados pela distribuio das terras, opondo os grandes proprietrios de terras (tierratenientes), notadamente da regio da Extremadura, e o grande nmero de trabalhadores rurais sem terras.Tudo isso tendia a se expressar por meio de conflitos entre monarquistas e republicanos, fascistas e esquerdistas.

25) Resposta: D 26) Resposta: B 27) Resposta: C A referncia a Hiroshima do poema de Vincius de Moraes (posteriormente musicado por Gerson Conrad, do grupo Secos e Molhados) obviamente remete alternativa que cita a bomba atmica lanada pelos norte-americanos no final da Segunda Guerra Mundial.

28) Resposta: C

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Vous aimerez peut-être aussi