Vous êtes sur la page 1sur 3

Untitled Document

Page 1 of 3

DISCIPLINA: Direito Constitucional I

Semana 7 8.1- FORMAO DOS ESTADOS Atualmente o Brasil possui 26 Estados e o Distrito Federal, esse nmero pode ser reduzido ou ampliado, conforme disposio supra. Os critrios de modificao encontram-se no citado 3o, do art. 18 da Constituio, que prev os fenmenos da incorporao entre si, subdiviso e o desmembramento. O art. 18, 3o disciplina a formao dos Estados: 3. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. a) Incorporao. Embora a expresso entre si parea insignificante, provocou uma enorme discusso na doutrina. Essa expresso no combina com o significado de incorporao, nesta um determinado ente, o incorporador absorve o outro, o incorporado, que deixa, ento, de existir, foi o que aconteceu com o Estado da Guanabara que foi incorporado pelo Estado do Rio de Janeiro. A expresso entre si prpria de um outro fenmeno conhecido como fuso, isto , quando dois ou mais entes se integram. O resultado desta unio o desaparecimento dos entes originrios e o aparecimento de um elemento distinto. Como reconhece Jos Afonso da Silva e Alexandre de Morais, no momento em que a Constituio Federal fala em incorporao entre si est definindo o fenmeno da fuso. necessrio aqui fazer uma observao. O art. 48, VI, da CF, diz: Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre:..VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; Percebe-se que o artigo acima fala apenas em incorporao, assim, temos, portanto, o reconhecimento da incorporao tambm. Este artigo trata do assunto de passagem, pois o objetivo definir as atividades realizadas pelo Congresso Nacional. b) Subdiviso. Um determinado Estado se desintegra por completo. Suas partes tero destinos variados. O que configura a subdiviso o desaparecimento total do Estado subdividido. c) Desmembramento. Um determinado Estado perde uma parcela de sua rea territorial, mas continua existindo. Juridicamente o mesmo Estado, fisicamente menor. 8.3- REQUISITOS DA INCORPORAO, SUBDIVISO E DESMEMBRAMENTO Os requisitos so os seguintes: realizao de plebiscito, oitiva das Assemblias Legislativas dos Estados envolvidos, e lei complementar.

http://www.tutorweb.com.br/fmu/disciplinas/biblioteca/DP/DIREITO_003/003036001_D... 18/02/2013

Untitled Document

Page 2 of 3

a) Realizao de Plebiscito. De acordo com os termos do 3o, do art. 18, para que a populao diretamente interessada se manifeste. Embora a Constituio Federal utilize o termo populao apenas o eleitorado que deve participar do plebiscito. No termo tcnico seria o povo. De acordo com a Lei 9.709/98, que regula o plebiscito, se o resultado do plebiscito for desfavorvel formao do Estado, a tentativa de formao do Estado encerrar-se-. Se o resultado for favorvel formao do Estado, deve-se realizar os demais requisitos. b) Oitiva das Assemblias Legislativas dos Estados envolvidos. Tendo uma atuao meramente opinativa, no decisria, claro que haver manifestao dos Estados envolvidos, atravs do seu Poder Legislativo. c) Lei Complementar. Deve ser aprovada pelo Congresso Nacional Lei Complementar determinando a formao do Estado. A funo decisiva do Congresso nacional. Tambm pode rejeitar, afinal, no se deve esquecer que participa do plebiscito apenas uma parcela do eleitorado, sendo que no pode uma parcela do eleitorado vincular o rgo que representa os eleitores de todos os Estados. Os dois primeiros requisitos servem para instruir, dar elementos ao Congresso Nacional. As manifestaes das Assemblias Legislativas esto previstas no art. 48, VI, da Constituio Federal. 8.4- FORMAO DOS MUNICPIOS O 4o, do art. 18, da Constituio Federal, prev a criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpio. Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. ... 4. A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. No foi prevista a subdiviso para os Municpios, somente para os Estados. Percebe-se que a redao do dispositivo constitucional mais clara, no fala de incorporao entre si, e autoriza tanto a fuso como a incorporao. E coloca o termo criao independente dos demais, dando um significado prprio, que no se confunde com os demais fenmenos. Assim, o citado dispositivo constitucional prev quatro fenmenos modificativos dos Municpios: criao, incorporao, fuso e desmembramento. a) Incorporao. Um determinado municpio, o incorporador, absorve, incorpora, engloba um outro municpio, chamado de incorporado, esse municpio incorporado deixa, ento de existir, e o incorporador continua existindo, s que maior. b) Fuso. Dois ou mais municpios se integram e o resultado desta unio o surgimento de um municpio distinto dos originrios. c) Desmembramento. Os municpios que sofre o desmembramento perdem parcela de territrio, porm, continuam existindo. d) Criao. a hiptese de surgimento de municpio em rea no pertencente a outro municpio. 8.4.1- REQUISITOS PARA FORMAO DOS MUNICPIOS

http://www.tutorweb.com.br/fmu/disciplinas/biblioteca/DP/DIREITO_003/003036001_D... 18/02/2013

Untitled Document

Page 3 of 3

Os requisitos so os seguintes: Realizao de Plebiscito, Lei Complementar, Estudos De Viabilidade E Aprovao de Lei Estadual. 1 a) Plebiscito. A Constituio Federal faz referncia para manifestaes das populaes diretamente interessadas. b) Lei Complementar. Deve ser aprovada pelo Congresso Nacional, fixando o perodo m que poderia ocorrer em todo o pas a formao de municpios. o papel da Unio por meio do Congresso. Esta lei complementar at hoje no foi aprovada. c) Estudos de Viabilidade. Diz a Constituio brasileira da apresentao de viabilidade municipal na forma da lei, entende-se que essa lei federal. Se a Constituio Federal no especifica lei federal ordinria, que at hoje no foi aprovada. No h, portanto, definio desses estudos, e do rgo que teria competncia para sua elaborao. d) Aprovao de Lei Estadual. Esta lei determina a formao do municpio, o ente que determina o Estado, por lei estadual. Como a Constituio Federal diz apenas lei estadual, entende-se que lei ordinria. A Constituio de So Paulo diz lei complementar, deve ser dada primazia Constituio Federal, portanto, lei estadual ordinria. Dos quatro requisitos, dois dependem de regulamentao, a lei complementar e os estudos de viabilidade. O Supremo Tribunal Federal tem entendido que o 4o uma norma constitucional de eficcia limitada, ou seja, uma norma incompleta, cuja aplicao prtica depende de uma regulamentao, de uma providncia posterior. Enquanto no surge a regulamentao da norma, esta no ter aplicabilidade prtica, por isso chamada por Maria Helena Diniz como norma de eficcia relativa dependente de complementao, assim, no seria possvel a formao de Municpio, sob pena de inconstitucionalidade enquanto no surgisse a regulamentao. A partir de 1996 o Supremo Tribunal Federal vem julgando inconstitucional o desmembramento de municpio. PARA RESPONDER, PESQUISAR E REFLETIR. 1) O que uma federao? 2) O que significa uma federao por agregao? E por segregao? 3) Quais so os entes polticos que perfazem a federao brasileira? 4) O que caracteriza a autonomia? Autonomia e soberania significam a mesma coisa? Os entes polticos so autnomos ou soberanos? 5) O desmembramento de um estado da federao implica em violao de clusula ptrea que protege a forma federativa de estado?

http://www.tutorweb.com.br/fmu/disciplinas/biblioteca/DP/DIREITO_003/003036001_D... 18/02/2013

Vous aimerez peut-être aussi