Vous êtes sur la page 1sur 7

Manual PIM V

Gesto Financeira

Sumrio
Manual PIM V - Gesto Financeira
1. INTRODUO.................................................................................................................................3 2. OBJETIVOS GERAIS.......................................................................................................................3 3. OBJETIVOS ESPECFICOS............................................................................................................3 4. OPERACIONALIZAO DO TRABALHO ................................................................................4 5. A EMPRESA......................................................................................................................................4 6. ESTRUTURA DO PROJETO..........................................................................................................4 7. O PIM V ABRANGE AS DISCIPLINAS........................................................................................6 8. ENVIO DO PROJETO.....................................................................................................................7 9. PRAZOS E VALIDAO DO RECEBIMENTO DO PROJETO................................................7 10. DVIDAS SOBRE O PROJETO..................................................................................................7

Servio Social Gesto Financeira

Manual do Projeto Integrado Multidisciplinar V PIM V


Cursos Superiores de Tecnologia em: Gesto Financeira

1. INTRODUO

Os Projetos Integrados Multidisciplinares PIM tm como sua principal caracterstica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propsito consiste em propiciar condies para que o alunado possa desenvolver, de maneira prtica, seus conhecimentos tericos, baseados na integrao multidisciplinar e na organizao escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepes e suas concluses atravs da metodologia cientca para produo acadmica.
2. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM faz parte do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia a Distncia, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos devero realizar o levantamento das caractersticas e das prticas existentes em uma empresa qualquer. Atualmente, desempenhar bem a funo de gestor pode garantir no somente a eccia na produtividade de uma empresa, como tambm a transferncia dos conhecimentos acadmicos adquiridos. O PIM busca inserir o aluno nas prticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos tericos adquiridos no curso, com carter prtico complementar do processo de ensino-aprendizagem. O prossional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratgias organizacionais. Para os futuros prossionais, entretanto, essa habilidade somente ser vivel se houver uma conscientizao do real papel do gestor, atravs da viso bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.
3. OBJETIVOS ESPECFICOS

So objetivos especcos do PIM: Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das caractersticas e das prticas organizacionais de uma empresa em suas aplicaes organizacionais, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratria; Proporcionar condies para que o aluno desenvolva, de maneira prtica, os conhecimentos tericos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem; Proporcionar a experincia das diculdades e das vantagens existentes na implantao, na execuo e na avaliao dos modelos administrativos e observar a integrao multidisciplinar, fortalecendo a viso.

de Estgio Manual PIM V

4. OPERACIONALIZAO DO TRABALHO

As atividades do PIM so desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas, sero realizadas pesquisas de observao de itens especcos apontados para cada disciplina.
5. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo (composto de at seis pessoas), sendo alunos matriculados no mesmo curso, podendo ser de formatos diferentes (SEI/SEPI), dever escolher uma empresa real para realizao do trabalho. Devero ser privilegiadas empresas que estejam abertas atitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informaes necessrias para o trabalho proposto, no havendo restrio quanto ao ramo de negcios. fundamental observar que tal escolha determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poder terminar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto car sob a orientao de um professor orientador de projeto via chat, frum de discusso e telefone, tutoria presencial do polo e tutoria a distncia. Obs.: imprescindvel, para desenvolver um bom trabalho, que os alunos participem dos chats propostos, dos fruns e, sempre que necessrio, ligar para o professor orientador.
6. ESTRUTURA DO PROJETO

A base do trabalho ser a disciplina Fontes de Financiamento, em que o aluno e/ou grupo dever descrever como que a empresa administra capital de giro, como equilibra o uso de capital prprio e capital de terceiro, informaes que podem ser extradas dos demonstrativos contbeis. Como que a empresa avalia os investimentos e o custo do capital investido? Depois de realizada a pesquisa, o aluno ou grupo dever organizar os dados, anotar as informaes relevantes e escrever o projeto, com suas palavras. Isso signica que de fundamental importncia uma correta apresentao dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justicativa e concluso pertinentes. A base do PIM a disciplina: Fontes de Financiamentos. Esses fundamentos devero ser aplicados realidade da empresa, utilizando como ferramentas os conceitos de Planejamento Tributrio e Matemtica Financeira. O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar demonstrar a sua capacidade de anlise de processos e como solucionar os grandes desaos empresariais. Para isso, necessrio seguir certos padres para facilitar a compreenso do leitor. Escopo geral: 1. Capa nome(s) do(s) autor(es), ttulo e subttulo, local e ano de depsito. 2. Resumo - elemento obrigatrio, que consiste na apresentao concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. Constitui-se de uma sequncia corrente de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho,

Servio Social Gesto Financeira

isto , palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT. 3. Sumrio - a relao das principais sees do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicao da pgina inicial. As sees do trabalho devem ser numeradas em algarismos arbicos. Elementos como listas de guras, tabelas, abreviaturas, smbolos, resumos e apndices no devem constar do sumrio, mas sim das listas. A apresentao tipogrca das divises e das subdivises no sumrio deve ser idntica a do texto. Para maiores informaes, consultar as normas da ABNT. 4. Introduo - a introduo do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no Projeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentao da empresa selecionada para a investigao (no conte a histria da empresa). Ela deve permitir ao leitor um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto. 5. Desenvolvimento esta a maior parte do trabalho, deve descrever cada proposta apresentada, fundamentando cada uma delas nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no mdulo e identicando as oportunidades de aplic-los na empresa estudada, lembrando-se de vericar a proposta do PIM. O seu principal objetivo comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lgica, clara e progressivamente ordenada. Obs. Nessa etapa deve seguir os tpicos apresentados em cada uma das disciplinas, fazendo sempre enlace da teoria com prtica, ao utilizar citao de autores que conrmem o que diz, criar base para as referncias bibliogrcas ao nal do trabalho. 6. Concluso descrever sua anlise nal e os pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a sua pesquisa ao xito. Retome a proposta inicial (apresentada na introduo) e rearme, de maneira concisa, a ideia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho. 7. Referncias citar as fontes de pesquisa (bibliograa nos moldes da ABNT). Observao: Todos esses itens devem ser contemplados (so obrigatrios). Para o melhor desenvolvimento, primordial a leitura cuidadosa do Manual Geral, que explica em detalhes qual contedo e formato pertinente a cada assunto. As possveis dvidas podero ser solucionadas atravs da orientao via frum, chat ou com o tutor presencial e/ou tutor a distncia. A ausncia de qualquer um dos itens resultar em perda de nota. Para entender o que e como inserir as disciplinas do bimestre no seu trabalho, veja a seguir e siga os tpicos apontados.
7. O PIM V ABRANGE AS DISCIPLINAS:

Fontes de Financiamento. Planejamento Tributrio. Matemtica Financeira. 7.1 FONTES DE FINANCIAMENTO Esta ser a base do PIM V, deve realizar o levantamento do valor do capital de giro para opera-

de Estgio Manual PIM V

cionalizar a empresa e vericao da necessidade de captao de nanciamento para compor o capital de giro. Identicar os custos das fontes de nanciamento. Denir as despesas nanceiras. Anlise da viabilidade de nanciamento para o capital de giro. Obs.: Deve ter antes um resumo apresentando a empresa. 7.2 PLANEJAMENTO TRIBUTRIO Elaborar um Planejamento Tributrio para a empresa ganhar melhores condies de competitividade, sem riscos de se utilizar uma economia informal; Escolher uma classicao scal para a empresa, analisando as vantagens e desvantagens; Analisar os crditos e os dbitos de ICMS e IPI; Quando vantagem comprar, vender ou transferir de um estado para outro; Tratamento de ICMS de substituio tributria; Para empresas com liais em outros estados, como escolher o melhor estado em termos de tributos; Empresas prestadoras de servios, uma melhor localizao. 7.3 MATEMTICA FINANCEIRA Utilizar os clculos aprendidos na disciplina para contribuir para o desenvolvimento do planejamento planejamento tributrio, o qual um fator essencial na tomada de deciso e anlise de risco, atividade tpica da funo de administrador nanceiro. Atravs dos clculos da matemtica nanceira, o administrador pode acompanhar as diversas formas de pagamentos e recebimentos de emprstimos, depreciao de bens patrimoniais, nanciamentos, juros, aplicaes nanceiras etc. Utilizar os clculos e os conhecimentos adquiridos na disciplina (ex.: porcentagem, juros simples e composto, amortizao etc.), para contribuir com o planejamento e o controle nanceiro/administrativo da organizao, o qual um fator essencial na tomada de deciso e anlise de risco, atividade tpica da funo de gestor. Atravs da interpretao dos clculos da matemtica nanceira, o gestor pode acompanhar: a contabilidade da organizao; a administrao de recursos humanos; a administrao e o controle de materiais; pesquisas de marketing etc. Obs.: Reforo que a ausncia de uma das disciplinas resultar em perda de nota. Reforo ainda que o trabalho passar pela ferramenta SafeAssign (detector de plgio).
8. ENVIO DO PROJETO

Vericar informaes sobre o envio do trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard. As datas de entrega encontram-se publicadas no calendrio acadmico.

Servio Social Gesto Financeira

* Os alunos reprovados em qualquer uma das disciplinas PIM s podero enviar seus projetos caso estejam matriculados em regime de dependncia (vericar prazos na Secretaria Virtual).
9. PRAZOS E VALIDAO DO RECEBIMENTO DO PROJETO

No sero aceitos, em hiptese alguma, trabalhos aps as datas publicadas, ou por outros meios que no sejam os denidos pela UNIP Interativa. Portanto, no haver possibilidade de entrega do Projeto PIM via e-mail, correio, Digital Dropbox, FAX ou qualquer outro meio que no esteja ligado ao campo de envio destinado ao projeto. O PIM um projeto que consta do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde computao de 50 horas (para cada PIM), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo ao controle de frequncia e nota do aluno, desde que apresente conceito igual ou maior que 6,0 (seis). Caso o aluno obtenha o conceito nal menor que 6,0 (seis) ou no envie o projeto dentro do semestre, car em situao de reprovado na disciplina PIM e s poder reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependncia* (via secretaria virtual) e seguir as informaes sobre o projeto, contidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard, no semestre que estiver cursando. * Ateno aos prazos estipulados pela Secretaria Virtual na realizao das matrculas de disciplinas em que foi reprovado.
10. DVIDAS SOBRE O PROJETO

Caso o aluno tenha dvidas sobre o desenvolvimento do projeto PIM, poder contatar seu orientador por telefone nos dias de orientao (informaes contidas no quadro de aviso da disciplina) e/ou via frum e/ ou chat conforme calendrio de chat, ou contatar seu tutor a distncia, que estar disposio por email e telefone 0800 010 9000 (utilize esse mesmo nmero para contatar o orientador). Bons estudos! Atenciosamente, CST Gesto

Vous aimerez peut-être aussi