Vous êtes sur la page 1sur 11

1

1.1

INTRODUO
APRESENTAO DO LABORATRIO E DOS TCNICOS. O laboratrio onde foi ministrada a primeira aula pratica do curso de soldagem est

localizada no bloco de experimentos prticos da faculdade UniEvanglica. O laboratrio atualmente possui apenas uma mquina de solda com eletrodo revestido e no est propriamente seguro de acordo com as normas pois o mesmo est em processo de montagem. Juntamente com o Professor Matheus Tabata participaram da aula pratica os tcnicos Responsveis pelos laboratrios mecnicos e seu respectivos equipamentos didticos os Srs. Incio, Edinaldo e Paulo.

1.2

DEMONSTRAO DOS EPIS UTILIZADOS NOS PROCEDIMENTOS DE

SOLDAGEM. Os instrutores e alunos que exercero as atividades prticas como norma de segurana usaram os seguintes EPIs: Luva de raspa; Mangote; Perneira; Bota de segurana com biqueira de ao; culos de proteo; Avental; Mscara de solda com escurecimento automtico.

1.3

ANLISE DOS ITENS DE SEGURANA DO LABORATRIO.

1.3.1 Identifique quais os itens de segurana e sade obrigatrios no processos de soldagem que no esto contemplados no laboratrio; Aps uma inspeo visual dentro do laboratrio foi identificado alguns itens faltantes para a segurana do operador do equipamento e do loo de trabalho tais como: Ausncia do sistema de exausto para retirada dos gases gerados pelo equipamento; Teto inapropriado para o local fabricado com material inflamvel; rea delimitada para entrada apenas de pessoas autorizadas na area de soldagem; Acento apropriado para executar a tarefa;

Alunos sem o uso do culos de segurana; Instrutor sem com culos inadequado e sem o uso do protetor auricular; Devido falta de exausto nenhum integrante da aula pratica utilizava mscaras contra gases.

1.3.2 Explique qual sua funo e sua obrigatoriedade; Dentre os itens faltantes para a segurana do grupo abordados no interior da sala, justifica-se que: Devido a gerao de gases no processo da soldagem e necessrio um sistema de exausto para eliminar os gases em suspenso; O material do teto da sala eh inflamvel gerando risco de exploso devido a alta caloria na hora da soldagem; A sala necessita-se de protees para impedir a entrada de pessoas no autorizadas pois pode comprometer a segurana de pessoas que adentrarem o recinto sem EPI.; O operador na hora da soldagem torna sua ergonomia um pouco comprometida devido a posio para efetuar a solda, com isso seria vivel acentos para o operador; O culos de segurana e uma proteo para os olhos, com isso torna-se obrigatrio o uso do mesmo para todo indivduo que esteja participando do processo diretamente ou indiretamente pois o processo gera respingos; A mquina de solda em funcionamento gera bastante rudos ocasionando a perda de audio, por isso e obrigatrio o uso de protetores auriculares.

1.3.3 Demonstre tambm atravs de fotos ou desenhos os componentes faltantes nos locais apropriados.

Figura 1: Sistema de Exausto

Figura 2: Exaustor

Figura 3: culos de Proteo

Figura 4: Protetor auricular

Figura 5: Mscara para gases

1.4

APRESENTAO DOS EQUIPAMENTOS DE SOLDAGEM SMAW No processo de soldagem executado pelos alunos e instrutores na aula pratica foi

utilizado os seguintes equipamentos: Mquina de solda com eletrodo revestido que constituda por um cabo de alimentao que utiliza uma fonte 220 Vac, uma chave ON/OFF para desligar e ligar o equipamento, uma chave rotacional para ajustagem da corrente, uma chave duas posies para seleo de soldagem com eletrodo e soldagem TIG (), uma cabo para aterramento e outro cabo que possui o alicate de fixao do eletrodo para efetuar a soldagem; Picola para retirada de escorias geradas durante a soldagem; Escova de ao para acabamento final aps execuo da solda.

1.5

MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS DE SOLDAGEM SMAW Foi executado os seguintes passos para preparao do equipamento antes do incio do

processo: Passo 01: utilizao dos EPIs necessrios para soldagem; Passo 02: aterramento do cabo terra na bancada pois o material de base estava aterrado na bancada; Passo 03: alimentao do cabo na rede eltrica 220vac e manobra da chave para on; Passo 04: seleo do tipo de soldagem (soldagem com eletrodo revestido); Passo 05: ajustagem da corrente de trabalho na chave rotacional; Passo 06: fixao no eletrodo no alicate colocando-o no ngulo correto de acordo com a necessidade de solda (utilizado eletrodo ok 6013 2,5mm); Passo 07: teste da mquina em uma pea base de teste para ajustar a corrente final que ser utilizada no trabalho.

2 METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Realizar a unio de duas chapas de ao carbono com e sem chanfro atravs do processo SMAW (Shield Metal Arc Welding) Soldagem a Arco Eltrico com Eletrodo revestido, utilizando as seguintes variveis: UTILIZANDO CORRENTE CONTINUA DE POLARIDADE DIRETA

2.1 DCEN (CC-)

Acontece quando o cabo que fixa o eletrodo est conectado no negativo forando a corrente circular no sentido do negativo para o positivo;

Figura 6: Soldagem com corrente continua de polaridade direta

2.2 (CC+)

UTILIZANDO CORRENTE CONTINUA DE POLARIDADE INVERSA DCEN

Acontece quando o cabo do positivo esta fixando o eletrodo forando a corrente circular na hora da soldagem no sentido positivo para o negativo;

Figura 7: Soldagem por corrente continua de polaridade inversa

2.3

SEM CHANFRO Quando a unio de duas peas no possui nenhuma cavidade torna-se o material de

adio aplicado apenas da parte externa da pea;

Figura 8: Soldagem sem chanfro

2.4

COM CHANFRO E feito uma cavidade na duas peas que sero unidas para que o material de adio

adentre nas peas tornando a unio mais resistente.

Figura 9: Soldagem com chanfro

2.5

EXPLIQUE QUAIS AS DIFERENAS ENCONTRADAS EM CADA VARIAO

E O QUE OCASIONOU TAIS MUDANAS.

Nas duas etapas efetuadas com chanfro foi constatado uma melhor qualidade da solda pois o material de adio adentrou-se na pea. Nas etapas utilizando polaridade direta a gerou bastante respingo. Nas etapas utilizando polaridade inversa gerou pouco respingo em volta do cordo de solda e sua escoria soltou-se livremente sem o uso da picola.

2.6

DISCUTA OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO PROCESSO. No incio da aula pratica observou-se vrios equipamentos faltantes para a segurana

da turma. A turma por completo no utilizou culos de segurana, protetor auricular e mscara para gases.

Como as vestimentas foram poucas, no foi possvel toda turma efetuar a soldagem na pratica impossibilitando o conhecimento e a pratica do processo. O eletrodo fixou vrias vezes na pea base devido o mal ajuste da corrente de circulao. O alunos que no participaram da pratica estava muito perto da rea de soldagem correndo o risco de contato do respingo podendo ocasionar a queimadura.

3 RESULDADOS EXPERIMENTAIS
Aps a realizao de todos os procedimentos de soldagem, foi obtida uma juno entre as chapas por um cordo de solda feito atravs de um eletrodo, eletrodo esse especfico para soldas em peas de ao. Alm da juno obtida, a cada cordo de solda realizado, aps o resfriamento, observou-se a formao de uma casca, denominada escria. Essa escria tinha que ser limpa logo aps cada cordo feito, evitando assim os defeitos de solda.

4 DISCUSSO RESULTADOS EXPERIMENTAIS


Atravs dos resultados obtidos possvel observar que durante a solda formado um resduo, onde preciso retirar para que no final do trabalho a pea no apresente um defeito futuramente. Aps a retirada dos resduos a pea j est pronta.

5 CONCLUSO
Durante a prtica, foi apresentado o equipamento de soldagem com eletrodo revestido e questes de armazenamento de eletrodo. Quanto ao material a ser soldado, ele j estava pronto para a soldagem, no mostrando questes de preparao como a abertura dos chanfros e a limpeza da pea.
As questes de segurana foram seguidas, com a utilizao de mascaras para todos que estavam observando e luvas e avental para quem soldava.

Vous aimerez peut-être aussi