Vous êtes sur la page 1sur 10

Pessoa jurdica questes

1) Prova: TRT 15R - 2007 - TRT - 15 Regio - Juiz do Trabalho - Prova 1 Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: I - A fundao, universalidade de bens personalizada pelo ordenamento jurdico, para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia, pessoa jurdica de direito pblico; II - A responsabilidade civil das pessoas jurdi-cas de direito pblico objetiva, com base no risco administrativo, admitindo pesquisa acerca da culpa da vitima para excluso de sua res-ponsabilidade; III - O juiz, no processo de execuo, pela aplicao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, atinge com os atos expropriatrios os bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica; IV - Figurando incapaz no plo passivo da ao, a demanda proposta no foro do domicilio de seu procurador; V- Inadmissvel a pluralidade domiciliar da pessoa jurdica de direito privado, devendo ser demandada na sua sede. a) Todas as assertivas esto corretas; b) Somente uma assertiva est correta; c) Somente duas assertivas esto corretas; d) Somente trs assertivas esto corretas; e) Todas as assertivas esto erradas.

2)

Prova: MPE-PR - 2013 - MPE-PR - Promotor Substituto Assinale a alternativa incorreta: a) As associaes so pessoas jurdicas de direito privado; b) As organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito privado; c) Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico; d) As empresas individuais de responsabilidade limitada so pessoas jurdicas de direito privado; e) As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico.

3)

Prova: FCC - 2013 - TRT - 12 Regio (SC) - Analista Judicirio - rea Judiciria

No tocante s pessoas jurdicas: a) comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com o incio efetivo de suas atividades ao pblico. b) de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que, nessa qualidade, causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver por parte destes culpa ou dolo. c) a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das instituies religiosas condicional, por ser laico o Estado brasileiro, que dever autorizar ou no seu reconhecimento e registro. d) os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico interno. e) as autarquias e as associaes pblicas so pessoas jurdicas de direito privado.

4) Prova: Makiyama - 2013 - Prefeitura de Jundia - SP - Procurador Municipal So pessoas jurdicas de direito pblico interno segundo o Cdigo Civil Brasileiro: a) as associaes pblicas. b) os partidos polticos. c) as fundaes. d) as empresas individuais de responsabilidade limitada. e) as organizaes religiosas

5) Prova: CESPE - 2013 - DPE-ES - Defensor Pblico - Estagirio No que concerne s pessoas jurdicas, assinale a opo correta. a) No se atribuem direitos da personalidade s pessoas jurdicas. b) Decai em dois anos o direito de anular as decises eivadas de erro, dolo ou simulao referentes administrao da pessoa jurdica, sendo de trs anos o prazo para a anulao da fraude. c) Para fins jurdicos, o esplio considerado sociedade de fato.

d) A existncia legal da pessoa jurdica de direito privado comea com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, se for o caso, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo. e) As fundaes - universitas bonorum - compem-se de trs elementos: o patrimnio, a finalidade estipulada pelo instituidor e o acordo de vontades.

6) Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Oficial Temporrio - Servios Jurdicos O Cdigo Civil regulamenta uma hiptese de desconsiderao da personalidade juridica em seu Art. 50. Sobre o tratamento que o referido cdigo d ao instituto, marque a alternativa correta. a) A desconsiderao importar na extino da personalidade jurdica da sociedade. b) O abuso da personalidade jurdica pode estar caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial. c) O juiz pode deferir a desconsiderao da personalidade jurdica a requerimento da parte, mas no do Ministrio Pblico. d) A consequncia da desconsiderao ser que os efeitos de certas e determinadas obrigaes sero estendidas aos bens da pessoa jurdica que estejam em parasos fiscais.

7) Assinale a opo correta acerca das pessoas jurdicas de direito privado. a) O patrimnio da fundao deve constituir-se apenas de bens imveis. b) A existncia de uma associao depende da efetuao do registro de seu estatuto. c) O domiclio das pessoas jurdicas de direito privado estabelecido em lei, a fim de proteger terceiros de boa-f. d) A capacidade jurdica das pessoas jurdicas de direito privado limita-se esfera patrimonial. e) A realizao de negcios destinados ao aumento do patrimnio no consiste em circunstncia que descaracterize uma associao. 8) Prova: FCC - 2013 - AL-PB - Procurador Quanto s pessoas jurdicas, correto afirmar: a) So pessoas jurdicas de direito pblico interno a Unio, os Estados, o Distrito Federal, autarquias e todas as fundaes. b) Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com o incio efetivo de suas atividades empresariais.

c) Tendo a pessoa jurdica administrao coletiva, as decises sero tomadas por unanimidade, a no ser que seu ato constitutivo disponha de modo diverso. d) Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro. e) Em razo de culpa na escolha, obrigam a pessoa jurdica quaisquer atos de seus administradores, exercidos nos limites ou no dos poderes definidos no ato constitutivo.

9) Prova: CESPE - 2013 - TRT - 5 Regio (BA) - Juiz do Trabalho A respeito das fundaes de direito privado, sob a tica do direito civil ptrio, assinale a opo correta. a) Podero ser criadas fundaes por pessoas fsicas por si ou por seu representante legal, no caso de incapacidade relativa, por ato entre vivos ou por testamento. b) Poder a fundao ser instituda sem a destinao inicial de patrimnio a um fim especfico e determinado, desde que isso conste formalmente no ato de sua instituio, por meio de escritura pblica ou testamento. c) Se a fundao for instituda mediante testamento, a declarao unilateral de vontade criativa dessa no poder ser revogada, quer pelo testador, em vida, quer pelo credor quirografrio do instituidor. d) Se for judicialmente autorizada e com a participao do rgo do MP, a alienao dos bens das fundaes poder ser feita, ainda que o instituidor tenha estabelecido proibio de alienar. Nesse caso, o produto da venda dever ser aplicado em outros bens, destinados consecuo dos mesmos fins. e) Se a fundao for instituda por pessoa jurdica, a instituidora atua na administrao da entidade, especifica a sua finalidade e estabelece dotao patrimonial ou repasses financeiros para propiciar o seu pleno funcionamento.

10) Prova: CESPE - 2013 - TRF - 5 REGIO - Juiz Federal Considerando a teoria geral do direito civil, assinale a opo correta. a) Possuem domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o preso, o martimo e o empresrio. b) Para efeitos do direito sucesso aberta, considera-se bem mvel ou imvel, conforme o caso concreto. c) Em relao desconsiderao da personalidade jurdica, o encerramento irregular das atividades da pessoa jurdica, por si s, basta para caracterizar o abuso de personalidade.

d) Quando determinada pessoa, sob premente necessidade ou por inexperincia, obriga-se a prestao manifestamente desproporcional ao valor da contraprestao, ocorre leso. e) A qualidade de associado intransmissvel, no podendo o estatuto dispor o contrrio.

11) Prova: FMP-RS - 2013 - MPE-AC - Analista - Processual - Direito Tendo em conta a regulamentao instituda pelo Cdigo Civil acerca das pessoas jurdicas, assinale a alternativa correta. a) Por expressa disposio legal, os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico interno. b) A existncia legal da pessoa jurdica de direito privado comea com a firmatura do respectivo ato constitutivo, tendo o seu registro natureza jurdica meramente declaratria. c) Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro. d) As fundaes podem ser institudas por contrato particular, escritura pblica, testamento ou codicilo, desde que devidamente averbados no Registro Civil das Pessoas Jurdicas. e) Velar pelas fundaes o Ministrio Pblico do Estado onde situadas, cabendo-lhe, em ltima instncia, deliberar sobre a aprovao da alterao dos seus estatutos. 12) Prova: FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz So pessoas jurdicas de direito privado, segundo o Cdigo Civil, a) as associaes, inclusive as associaes pblicas, em razo da atividade que exercerem. b) as organizaes religiosas e as autarquias. c) os partidos polticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada. d) as fundaes e os condomnios em edificao. e) as pessoas jurdicas que forem regidas pelo direito internacional pblico, quando as respectivas sedes se acharem em pases estrangeiros. 13) Prova: TRT 8R - 2008 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Juiz Marque a alternativa CORRETA: a) A sentena que determinar a abertura da sucesso provisria do ausente s produzir efeito cento e vinte dias depois de publicada pela imprensa; mas, logo que passe em julgado, proceder-se- abertura do testamento, se houver, e ao inventrio e partilha dos bens, como se fosse falecido.

b) Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia, se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at trs anos aps o trmino da guerra. c) Prescreve em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro prprio. d) Constituda a fundao por negcio jurdico entre vivos, o instituidor obrigado a transferir-lhe a propriedade, ou outro direito real, sobre os bens dotados, e, se no o fizer, sero registrados, em nome dela, por mandado judicial. e) So livres a criao, a organizao e a estruturao interna das organizaes religiosas, dependendo seu funcionamento de autorizao pelo poder pblico, com o posterior registro dos atos constitutivos.

14) Prova: ND - 2006 - OAB-DF - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase Assinale a alternativa INCORRETA: a) o nome da pessoa pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, quando no haja inteno difamatria; b) so pessoas jurdicas de direito privado: as associaes, as sociedades, as fundaes, as organizaes religiosas e os partidos polticos; c) salvo estipulao em contrrio no pacto antenupcial, ambos os cnjuges, no regime da separao de bens, so obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporo dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens; d) prescreve em 3 (trs) anos a pretenso de reparao civil, salvo disposio especial expressa.

15) Prova: TRT 2R (SP) - 2012 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz do Trabalho luz do Cdigo Civil, sobre as pessoas jurdicas, correto afirmar que: a) Nas pessoas jurdicas constitudas sob a forma de associaes, no h entre os associados direitos e obrigaes recprocas. b) Decai em cinco anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do respectivo ato, contado o prazo da data da sua inscrio no registro. c) A desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica implica na sua despersonalizao para todo e qualquer fim.

d) A desconsiderao da personalidade jurdica da pessoa jurdica gera responsabilizao patrimonial dos administradores, jamais estendendo os efeitos das obrigaes da pessoa jurdica ao patrimnio dos scios no administradores. e) As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvando direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte deles, apenas dolo.

16) Prova: TRT 2R (SP) - 2012 - TRT - 2 REGIO (SP) - Juiz do Trabalho Em se tratando de pessoa jurdica, assinale a alternativa correta: a) A decretao da desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica pressupe a existncia de fraudes a credores. b) A pessoa jurdica tem direito a pleitear reparao por danos morais. c) Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico. d) A pessoa jurdica de direito privado adquire a sua personalidade jurdica mediante a assinatura do contrato social. e) Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis somente por determinao da lei.

17) Prova: IESES - 2012 - TJ-RO - Titular de Servios de Notas e de Registros - Provimento por remoo Assinale a assertiva correta, segundo o que expressamente estabelece o Cdigo Civil para as situaes mencionadas: a) Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmico e, sob pena de nulidade, seus estatutos contero: denominao, os fins e a sede da associao; os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados; os direitos e deveres dos associados; as fontes de recursos para sua manuteno; o modo de constituio e de funcionamento dos rgos deliberativos e administrativos; e as condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. b) Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, de ofcio ou a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. c) Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado, com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou

aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo, sendo que o registro declarar a denominao, os fins, a sede, o tempo de durao e o fundo social, quando houver; o nome e a individualizao dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente; se o ato constitutivo reformvel no tocante administrao, e de que modo; se os membros respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais; as condies de extino da pessoa jurdica e o destino do seu patrimnio, nesse caso. d) Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo, decaindo em dois anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.

18) Prova: IESES - 2012 - TJ-RO - Titular de Servios de Notas e de Registros - Provimento por ingresso So reconhecidas como dotadas de personalidade jurdica pessoas naturais e pessoas jurdicas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta: I. As fundaes so institudas por escritura pblica ou testamento, com a dotao de bens livres, declarando a sua finalidade, que somente pode ser religiosa, moral, cultural ou de assistncia. II. As associaes so constitudas por uma unio de pessoas que se organizam para fins econmicos ou no econmicos, atravs de um estatuto social. III. As sociedades individuais de responsabilidade limitada tambm so pessoas jurdicas de direito privado. Assinale a correta: a) Apenas a assertiva I verdadeira. b) Todas as assertivas so verdadeiras. c) Apenas as assertivas I e III so verdadeiras. d) Apenas as assertivas I e II so verdadeiras.

19) Prova: FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Administrativa Sobre as associaes, de acordo com o Cdigo Civil brasileiro, correto afirmar:

a) Compete privativamente assembleia geral especialmente convocada alterar o estatuto de uma associao, cujo qurum para aprovao ser sempre de, no mnimo, dois teros dos associados. b) Se o associado for titular de quota ou frao ideal do patrimnio da associao, a transferncia daquela no importar, de per si, na atribuio da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo disposio diversa do estatuto. c) A convocao dos rgos deliberativos far-se- na forma do estatuto, garantido a um sexto dos associados o direito de promov-la. d) Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos, havendo entre os associados direitos e obrigaes recprocas. e) O estatuto da associao no ser nulo se no contiver a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas, que ser decidida em assembleia geral especialmente convocada para este fim. 20) Prova: FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Judiciria A empresa Y, que atua no ramo de cosmticos, situada na cidade do Rio de Janeiro, tem administrao coletiva exercida pelos seus dez scios, nos termos preconizados pelo seu Estatuto Social. Em uma reunio de diretoria, a maioria dos presentes decide tomar uma deciso para o futuro da empresa que contraria o estatuto social e a lei. Neste caso, para Manoel, um dos scios, inconformado com a deciso tomada pela diretoria da empresa, o direito de anular esta deciso decair, de acordo com o CC, em a) trs anos. b) um ano. c) dois anos. d) quatro anos. e) cinco anos.

21) Prova: CESPE - 2012 - TJ-BA - Juiz A respeito das pessoas jurdicas, assinale a opo correta. a) A quebra de affectio societatis mostra-se causa suficiente excluso de scio minoritrio. b) As novas disposies sobre a desconsiderao da personalidade jurdica constantes no Cdigo Civil implicaram mudana nas disposies relativas a essa matria constantes no CDC. c) A fundao constituda inter vivos ser extinta se o instituidor no lhe transferir a propriedade do bem dotado.

d) Na transformao, extinta a personalidade anterior alterao para o novo modelo societrio. e) Na interpretao das normas relativas empresa, deve-se considerar o princpio da funo social.

22) Prova: VUNESP - 2012 - SPTrans - Advogado Pleno - Cvel Analise as seguintes assertivas acerca das pessoas jurdicas: I. o incio da existncia legal da pessoa jurdica de direito privado se d com a inequvoca inteno de constitu-la; II. a lei no prev prazo decadencial para o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado; III. o registro das pessoas jurdicas deve declarar as condies de sua extino e, assim ocorrendo, a destinao do patrimnio; IV. a lei prev prazo decadencial para a anulao de decises tomadas pelos administradores, quando violadoras da lei ou do estatuto. correto apenas o que se afirma em a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

Vous aimerez peut-être aussi