Vous êtes sur la page 1sur 65

FACULDADE REA 1

Centro Baiano de Ensino Superior


Grupo DeVry

Instrumentao e Automao
Aprendizagem ativa com viso gerencial em controle de processo
Engenharia Mecatrnica Turma 08 5INAE-NT1 Instrumentao e Automao Ter (18:35 as 21:20) Sala 305

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2011.2

Introduo e Conceitos Bsicos

Instrumentao - Conceitos
Instrumentao: a cincia que desenvolve e aplica tcnicas de medio,
indicao, registro e controle de processos de fabricao, visando a otimizao, eficincia e eficcia destes processos. Tem como objetivos: Obter produtos mais complexos, inviveis de serem obtidos com processos manuais. Medir e controlar as variveis fsicas em processos industriais: presso, vazo, temperatura, nvel, etc. Fazer com que a maior parte da energia cedida, seja transformada em trabalho na elaborao do produto final. Realizar a adequao de instrumentos de medio, transmisso, indicao, registro e controle. Obter e fornecer dados seguros das matrias-prima, da quantidade produzida, e oportunidades da melhoria dos processos. Centralizar informaes no sistema supervisrio operado na sala de controle.

Instrumentao - Conceitos
Automao (do latim Automatus): significa mover-se por si mesmo, ou seja,
um sistema automtico de controle que verifica o seu prprio funcionamento, efetuando medies e introduzindo correes, sem a necessidade da interferncia do homem. Automao a aplicao de tcnicas computadorizadas ou mecnicas para diminuir o uso de mo-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robs nas linhas de produo. A automao diminui os custos e aumenta a velocidade da produo. (Lacombe, 2004) Tambm pode ser definida como um conjunto de tcnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torn-lo mais eficiente, ou seja maximizando a produo com menor consumo de energia, menor emisso de resduos e melhores condies de segurana, tanto humana e material quanto das informaes inerentes ao processo.

Instrumentao - Histrico
Transformaes tecnolgicas: manual, mecnico, hidrulico, pneumtico, eltrico, eletrnico e digital. Revoluo Industrial no sculo XVIII, ocorreu o surgimento das Mquina Vapor, no incio os instrumentos eram mecnicos.

1712 - Thomas Newcomen (1663-1729) cria a mquina a vapor.

1765 - James Watt (1736-1819) cria o motor a vapor, alimentado com carvo e o regulador centrfugo.

Instrumentao - Histrico
1814 - George Stephenson (1781-1848) cria a locomotiva a vapor.

Surgem os primeiros instrumentos indicadores da presso de vapor nas caldeiras, visando diminuir os acidentes e exploses. No final dos anos 30, surgem os primeiros instrumentos pneumticos de controle e as primeiras teorias de Controle Automtico. No incio dos anos 50, com o advento da eletrnica e os semicondutores, surgem os instrumentos eletrnicos analgicos. Modernamente, os sistemas eletrnicos utilizam tcnicas digitais, tendo evoludo para sistemas SDCD (Sistema Digital de Controle Distribudo), FIELD-BUS e outros sistemas de controle.

Instrumentao - Histrico
farmacuticos, vidreiros, alimentcio, papel e celulose, hidreltrico, nuclear, etc.

Segmentos de mercado: qumicos, petroqumicos, siderrgicos, cermicos,

Instrumentao - Histrico
Indstria de processo (processamento contnuo): envolvem o controle de variveis continuamente ao longo do tempo. A produo necessita de grande aporte de capital e pouca mo-de-obra e medida em toneladas, metros cbicos, etc. As variveis contnuas podem assumir, em princpio, qualquer valor em um determinado intervalo.

Exemplos: indstrias petrolferas, qumicas, petroqumicas, papel e celulose, alimentcia, cimenteira, metalrgica, de tratamento de gua, gerao e distribuio de energia eltrica, etc.

Instrumentao - Histrico
seja, esto restritas a assumir um nmero especificado de valores.

Indstria de manufatura: envolvem o controle de variveis discretas, ou

Variveis mais usuais: temperatura, presso, vazo e nvel, densidade, tenso, corrente eltrica, potncia, tempo, umidade, radiao, velocidade ou freqncia, vibrao, peso ou fora, e posio, dimenso, pH,

condutividade, etc. Exemplos: indstria automobilstica e fbricas de produto ao consumidor.

Engenharia Normas e Projetos

11

Engenharia - Reviso
Objetivos: Entender como implementar solues em sistemas de engenharia e manuteno. Investigar e propor solues de problemas.

Unidade industrial:

o local (Site) onde se realiza um conjunto de atividades e operaes que tem como objetivo a transformao de matrias primas em produtos.

Engenharia - Reviso
Segurana Tcnica:

12

Tem como objetivo garantir a produo com integridade dos equipamentos minimizando os riscos operacionais. NR 13 Caldeiras e vasos de presso Norma regulamentadora 13 do Ministrio do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo condicionar inspeo de segurana e operao de vasos de presso e caldeiras. Exemplo: todo vaso de presso deve ter afixado em seu corpo em local de fcil acesso e bem visvel placa de identificao indelvel com no mnimo as seguintes informaes: a) fabricante; b) nmero de identificao; c) ano de fabricao; d) presso mxima de trabalho admissvel; e) presso de teste hidrosttico; f) cdigo de projeto e ano de edio.

Engenharia - Reviso
Realizado atravs de um estudo de engenharia, analisando pontos que possam oferecer riscos ao processo, propondo solues tcnicas que garantam a operao com confiabilidade nos equipamentos. Exemplo: NR-10 Segurana em instalaes e servios em eletricidade. Certificados de treinamento em segurana com Eletricidade - vlido 2 anos.
Treinamento realizado por profissional com registro no CREA. Registro no CREA-BA dos empregados habilitados e sua anuidade paga. Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) no CREA-BA. Registro no CREA-BA das empresas. Anlise de Risco para o servio de Eletricidade. Registro de Inspeo e Testes de Luvas Isolantes. Registro de Inspeo e Testes de Ferramentas Isoladas. Registro de Inspeo e Testes de Ferramentas Eltricas e Hidrulicas. Registro de Inspeo e Calibrao de Instrumentos e Equipamentos de Testes. O ASO do funcionrio deve constar a validade do treinamento de NR-10

13

14

15

Validao: So sistemas de verificao capazes de garantir a operacionalidade do processo com qualidade assegurada. Qualificao de instalao: so os testes estticos (fixao, alinhamento, nivelamento), desenhos, peas sobressalentes, abertura de livros (NR-10, NR-13), etc. Qualificao de operao: so os testes dinmicos (injeo de corrente, sentido de rotao, hidrosttico), etc. Qualificao de desempenho: so os teste de linha de produo, avaliando as condies operacionais.

Manuteno anuteno. .

So aes necessrias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condio especificada.
Glossrio Panamericano de Manuteno

a manuteno efetuada aps a ocorrncia de uma pane, destinada a colocar um item em condies de executar uma funo requerida. NBR 5462 - 1994 Pane um estado de um item em falha.

NBR 5462 1994

Falha o trmino da capacidade de um item de desempenhar a funo requerida. Depois da falha o item tem uma pane.
NBR 5462 1994

POR QUE A MANUTENO CORRETIVA VAI FICANDO MAIS CARA?

$
Reduo da vida til dos equipamentos (depreciao dos ativos); Perda de produo e/ou qualidade dos servios; Pagamento de horas extras ao pessoal de manuteno; Aumento do estoque de matria prima improdutiva; Aumento de aquisio de sobressalentes; Ociosidade de mo de obra operativa; Aumento de riscos de acidentes; Risco de contaminao; Perda de mercado; Perda de prazos; Processos jurdicos.

Manuteno Corretiva

Custo de implantao muito baixo Tempo


Adaptao por Lourival da matria do livro Management guide for preventive maintenance Bernard T. Lewis and William W. Pearson - Rider publication - 1960

a manuteno efetuada em intervalos pr determinados ou de acordo com critrios prescritos, destinado a reduzir a probabilidade de falha ou a degradao de um item.
NBR 5462 - 1994

todo servio de manuteno realizado em mquinas que no estejam em falha, estando com isto em condies operacionais, ou no mximo em estado de defeito.
Fonte: Filho, Gil Branco, Dicionrio de termos de manuteno, e Confiabilidade. Rio de Janeiro, Editora Cincia Moderna Ltda., 2000.

COMPARAO DOS CUSTOS DE PREVENTIVA COM CORRETIVA

Manuteno Corretiva

Manuteno Preventiva (1+2) Manuteno Planejada (1) Ocorrncias Aleatrias (2)

Tempo
Adaptao por Lourival da matria do livro Management guide for preventive maintenance Bernard T. Lewis and William W. Pearson - Rider publication - 1960

So tarefas de manuteno preventiva que visam acompanhar a mquina ou as peas, pr monitoramento, pr medies ou pr controle estatstico para tentar prever ou predizer a proximidade da ocorrncia de uma falha.
NBR 5462 - 1994

um conjunto de atividades de acompanhamento das variveis ou parmetros que indicam a performance ou desempenho dos equipamentos, de modo sistemtico, visando definir a necessidade ou no de interveno.
Fonte: NARMNT NORMAS ADMINISTRATIVAS RELATIVAS A MANUTENO.

Manuteno - Reviso

23

Manuteno Corretiva: aquela efetuada somente aps a ocorrncia de uma pane ou falha, ou seja, com intervenes a partir do momento da quebra. Manuteno Preventiva: manuteno que atua preventivamente e deve ocorrer conforme calendrio estipulado atravs do planejamento das intervenes. necessrio a parada programada do equipamento. Manuteno Preditiva: tem como objetivo monitorar o equipamento verificando atravs de Rotas de Inspeo, Check Lists, Anlise de Variveis (Temperatura, Presso, Amperagem, Lubrificao, Vibrao, etc.) o funcionamento adequado, predizendo e detectando possveis falhas e desvios, programando uma interveno antes que acontea danos considerveis mquina e/ou ocasionando paradas de produo. Manuteno Autnoma: realizada pelos operadores, integrada ao TPM (Total Productive Maintenance). Consiste em rotas de inspeo, limpeza e intervenes geralmente diria, utilizando os sentidos (tato, olfato, viso, audio e paladar) quando aplicveis.

Termografia (termoviso):

24

Cdigo de Prioridade das Intervenes:


P1 Prioridade 1 (Recomendamos intervir imediatamente) Anomalia com grau de risco alto. Pode causar falha ou danos a outros componentes. (T >100C e/ou QT >3,0) P2 Prioridade 2 (Recomendamos intervir em at 15 dias) Anomalia com grau de risco mdio / alto. Requer ateno especial. (T >50C e/ou QT >2,0) P3 Prioridade 3 (Recomendamos intervir em at 30 dias) Anomalia com grau de risco mdio. Requer ateno. (T >20C e/ou QT >1,5) P4 Prioridade 4 (Recomendamos intervir em Parada Programada) Anomalia com grau de risco baixo. Requer ateno sem urgncia. (T >10C e/ou QT >1,2) P5 Prioridade 5 (Recomendamos intensificar o monitoramento) Anomalia com grau de risco muito baixo. Na prxima inspeo o inspetor termografista dever verificar se a temperatura est evoluindo. (T >5C e/ou QT >1,1) P6 Prioridade 6 (Recomendamos realizar anlise adicional) Necessita de recursos tcnicos adicionais para um diagnstico mais preciso. P7 Prioridade 7 (Manter Acompanhamento) Equipamento em condies normais de operao (acompanhamento mnimo desejvel: trimestral).

25

DEFINIES:
Temperatura Encontrada: a temperatura mensurada do componente com defeito; Temperatura de Referncia: a temperatura mensurada de componente similar sem defeito; T Delta de Temperatura: o diferencial entre a Temperatura Encontrada e a Temperatura de Referncia; QT Razo de Temperatura: o valor racional entre a Temperatura Encontrada dividido pela Temperatura de Referncia; Grandezas Eltricas: Somente ser medido corrente e tenso nos casos que apresentarem dvidas quanto ao aquecimento ser proveniente de sobrecarga.

Exemplo de Relatrio de Termografia


Defeito: Sobreaquecimento da base do fusvel. Recomendao: Substituir Fusvel Diazed; Verificar estado de degradao do parafuso base e da tampa e substitu los se necessrio; efetuar limpeza das reas de contato e reapertar todas as conexes.
PRIORIDADE: P3 (intervir em at 30 dias)

26

Fusvel F3 - IR000760.IS2

Imagem de luz visvel - DSC03944.JPG

24/8/2010 16:02:11

Marcadores da imagem principal


Nome Quente Temperatura 106,4C Emissividade 0,85 Plano de fundo 21,0C

Informaes da imagem
Temperatura de plano de fundo Emissividade Temperatura mdia Faixa da imagem Horrio da imagem IR000760.IS2 21,0C 0,85 47,6C 35,7C at 106,4C 24/8/2010 16:02:11

TEMPERATURAS MEDIDAS Temperatura encontrada(A0): 106.4C Temperatura de referncia: 60.0C Temperatura ambiente 31.0C t: 46.4C Qt: 1.77C

Defeito: Sobreaquecimento do cabo Recomendao: Substituir o cabo completo.


PRIORIDADE: P2 (intervir em at 15 dias)

27

Cabo de Entrada - IR000773.IS2

Imagem de luz visvel - DSC03992.J

25/8/2010 10:26:20

Marcadores da imagem principal


Nome Quente Temperatura 152,2C Emissividade 0,85 Plano de fundo 21,0C

Informaes da imagem
Temperatura de plano de fundo Emissividade Temperatura mdia Faixa da imagem Horrio da imagem IR000773.IS2 21,0C 0,85 43,9C 32,8C at ~133,2C 25/8/2010 10:26:20

TEMPERATURAS MEDIDAS Temperatura encontrada(A0): Temperatura de referncia: Temperatura ambiente t: Qt: 133.2C 50.0C 31.0C 83.2C 2.66C

28

Defeito: Sobreaquecimento na conexo da emenda do cabo de potncia. Recomendao: Substituir o cabo degradado e seu conector; verificar as conexes restantes e avaliar possibilidade da troca completa do cabo e dos conectores por bornes instalados em rgua.
PRIORIDADE: P2 (intervir em at 15 dias)

Cabos de Potncia - IR000764.IS2

Imagem de luz visvel - DSC03949.JPG

24/8/2010 16:18:35

Marcadores da imagem principal


Nome Quente Temperatura 152,2C Emissividade 0,85 Plano de fundo 21,0C

Informaes da imagem
Temperatura de plano de fundo Emissividade Temperatura mdia Faixa da imagem Horrio da imagem IR000764.IS2 21,0C 0,85 41,9C 31,1C at 152,2C 24/8/2010 16:18:35

TEMPERATURAS MEDIDAS Temperatura encontrada(A0): Temperatura de referncia: Temperatura ambiente t: Qt: 152.2C 60.0C 31.0C 92.2C 2.53C

Manuteno Autnoma

Manuteno Planejada

Melhorias Especficas

Educao & Treinamento

TPM

Total Productive Maintenance

Manuteno da Qualidade

Controle Inicial

PROGRAMA TPM - 8 PILARES

TPM Administrativo

TPM - Seg., Hig. e MA


29

30

MANUTEO AUTNOMA

TPM
Melhoria da eficincia dos equipamentos, desenvolvendo a capacidade dos operadores para a execuo de pequenos reparos e inspees, mantendo o processo de acordo com padres estabelecidos, antecipando-se aos problemas potenciais.
Manuteno Autnoma

31

IMPLANTAO DA MANUTEO AUTNOMA

ETAPA 0 Preparao ETAPA 6 Padronizao ETAPA 5 Inspeo autnoma ETAPA 3 Padres provisrios de limpeza / Lubrificao e inspeo ETAPA 4 Inspeo geral

ETAPA 7 Efetivao do controle autnomo

ETAPA 2 Medidas contra fontes de sujeiras e locais de dificl acesso

ETAPA 1 Limpeza e inspeo

32

ETAPA 1 - LIMPEZA E INSPEO


As pessoas devem sentir os equipamentos, envolver-se com eles. Estimular a capacidade de detectar pequenos problemas com o olhar, aprender sobre as funes e componentes e conhecer seus pontos fracos, usar os 5 sentidos Tato para diagnosticar aquecimento vibrao Viso crtica os olhos que enxergam Falar comunicar Olfato para desenvolver a sensibilidade Ouvir e comparar rudos

Manuteno - Reviso
Coleta de dados: elaborao da folha de dados (data sheet).

33

Identificar os equipamentos: rea; tipo (instrumentos, equipamentos eltricos, equipamentos mecnicos rotativos, equipamentos estticos, etc.); TAG; nome do equipamento; marca; modelo; idade ; etc. Ranquear os equipamentos: identificando o grau de utilizao do equipamento, sua importncia e nvel de impacto no processo produtivo. Os critrios mais usuais so a Qualidade, Segurana, Parada Operacional, Tempo de Reparo. Detalhamento de informaes: exploso das peas, definio da criticidade, desenhos, elaborao dos ndices (MTBF, MTTR, PR), etc. Condio de obsolescncia tecnolgica: se o equipamento satisfaz as atuais necessidades dos usurios. Planejamento estratgico: realizar diagnstico da situao atual, estabelecer metas, definir metodologias e procedimentos, medir os indicadores, investigar as falhas, elaborar planos de ao, diligenciar (PDCA).

34

Medidor de vazo ultrassnico


Data Sheet
MEDIDOR DE VAZO ULTRASSNICO
IDENTIFICAO SERVIO LINHA DIMETRO NOMINAL DA LINHA FUNO CLASSIFICAO DA REA FLUXOGRAMA P&ID TIPO DE MEDIO TIPO DO EFEITO MATERIAL DO TUBO DE MEDIO DIMETRO DO TUDO DE INT / EXT FT - 20101 CARREGAMENTO DE NAVIOS SEMI-PRESSURIZADOS 12" - GL - 6300 - 2064 - Cb 12" TRANSMISSOR / INDICADOR ZONA 2 DE-4100.03-6300-944-PTA-006 PULSO ULTRA-SNICO TEMPO DE TRNSITO AISI 304 4.026" / 4.5"

Medidor de vazo ultrassnico


Data Sheet
MEDIDOR DE VAZO ULTRASSNICO
CANAIS DE MEDIO MATERIAIS DOS SENSORES MONTAGEM DOS SENSORES TIPO DE FIXAO MATERIAL DO INVLUCRO CLASSIFICAO DO INVLUCRO CONEXES E CLASSE ALIMENTAO SINAL DE SADA ALCANCE MONTAGEM INTEGRAL ANSI B 16.5, FR, 300# 120 VAC 60Hz 4 a 20 mA CC DUPLO AISI 316 INTEGRAL AO TUBO DE MEDIO N/A AO INOX

35

36

Medidor de vazo ultrassnico


Data Sheet
MEDIDOR DE VAZO ULTRASSNICO
CONEXO ELTRICA PRECISO FLUIDO VAZONORMAL PRESSO NORMAL TEMPERATURA NORMAL VISCOSIDADE DENSIDADE PRESENA SLIDOS / GASES FABRICANTE MODELO CONAUT/KROHNE UFM500 - KD 1/2" NPTF 0,5% VM GLP PRESSURIZADO 50 9 25C

37

Como definir a importncia de um equipamento?

38

Perfil dos Trabalhos de Manuteno

39

Fonte: The Reliability-based Maintenance Strategy: A Vision for Improving Industrial

Productivity, R. Moore, F. Pardue, A. Pride, J. Wilson, September 1993, CSI Industry Report.

Preveno de Falha

40

A falha potencial basicamente a identificao de fatores fsicos, os quais, existindo em um processo de falha, indicam que uma falha funcional est ocorrendo ou em vias de iniciar seu acontecimento.

A manuteno atual muito cara


28% manuteno reativa. 36% manuteno preventiva p/tempo (metade no necessria). 19% manuteno preditiva. 17% outras atividades (normalmente sem anlise).
PROATIVO
50 40 30 20 10 0
Reativa Preventiva Preditiva Outras

28

36 19 17

Proposta de otimizao em fins dos anos 90


5% em manuteno reativa. 15% em manuteno preventiva p/tempo - todas necessrias (lubrificao, inspeo, medio, limpeza e pequenos ajustes) - parte pelo operador. 50% em manuteno baseada na condio. 30% anlise (re-engenharia de mquinas, CMMS, estoque, capacitao, mtodos, redundncias).
50 50 40 30 20 10 0
Reativa Preventiva Preditiva Outras

50 28 36 19 17 40 30 20 10 0 5
Reativa Preventiva Preditiva Anlise

30 15

A NOVA PROPOSTA
20 % em manuteno reativa. 20 % em manuteno preventiva p/tempo - todas necessrias (lubrificao, inspeo, medio, limpeza e pequenos ajustes) - parte pelo operador. 30% em manuteno baseada na condio. 30% anlise (re-engenharia de mquinas, CMMS, estoque, capacitao, mtodos, redundncias).
50 40 30 20 10 0 5
Reativa Preventiva Preditiva Anlise

50 30 15

50 40 30 20 10 0
Reativa Preventiva Preditiva Anlise

30 20 20

30

A EVOLUO DA NOVA PROPOSTA


30 % em manuteno reativa.
20 % em manuteno preventiva p/tempo - todas necessrias (lubrificao, inspeo, medio, limpeza e pequenos ajustes) - parte pelo operador.

30% em manuteno baseada na condio.


30% anlise (re-engenharia de mquinas, CMMS, estoque, capacitao, mtodos, redundncias).
50 40 30 20 10 0
Reativa Preventiva Preditiva Anlise

50 30 20 20 30 40 30 20 10 0
Reativa Preventiva Preditiva Anlise

30 20 20

30

46

Plano de trabalho ferramentas


Aplicao do PDCA Metas, anlise das principais falhas e plano de ao. Implementao de Gesto Vista quadros, divulgao resultados, etc. Rota de Inspeo diria e semanal pelo mecnico, eletricista e operador. Elaborao de Fato Causa Ao (FCA) pelo analista e donos baixa criticidade. Realizao das Anlises de Falhas (gatilho: maior que 1h parada/diria, 3 falhas/semanal, 5 falhas mensal) pelos donos, analista e coordenador. Planejamento & programao semanal planejador, donos e operador. Elaborao dos Planos de Manuteno Preventiva. Elaborao da lista de sobressalentes crticos (estoque, mnimo/mximo) Organizao da documentao tcnica. Estabelecimento da Lio de um Ponto para tarefas crticas

Mtodo PDCA
O PDCA um mtodo de gesto

47

Meta Situao atual

48

Engenharia - Reviso
Rota de inspeo: definida pelo programa de manuteno autnoma. Ranqueamento dos equipamentos: a definio de criticidade dos equipamentos devido a sua utilizao e necessidade (qualidade, segurana, interferncia no processo, uso (24hs), etc. MTBF (Mean Time Between Failures): uma abreviatura que representa o perodo mdio entre falhas. um valor medido para descrever a eficcia de um sistema. MTTR (Mean Time To Recovery): uma abreviatura de tempo mdio de reparo de um equipamento ou sistema. Representa o tempo mdio necessrio para colocar um componente ou sistema defeituoso de volta em funcionamento. PR (Performance, Reliability): uma abreviatura que representa o desempenho e confiabilidade de um determinado sistema ou do processo.

49

50

Engenharia - Reviso
FMEA ou FMECA (Failure Mode, Effect and Criticality Analysis):

51

O Crculo Vicioso das Falhas

52

53

Engenharia - Reviso
Espinha de Peixe: 5Ms (Diagrama de Ishikawa)

Lista de Verificao para Investigar as Causas Fundamentais das Falhas

54

Engenharia - Reviso
Por que- por que + Plano de ao

55

Estabelecendo Contramedidas para bloquear as Causas Fundamentais


Estabelecer contramedidas eficazes (prticas, rpidas e com boa relao custo / benefcio). Acompanhar a execuo das contramedidas. Introduzir melhorias no projeto original do equipamento.

56

Anlise de Pareto para Identificar Falhas Crnicas

57

Planejamento Cronograma

58

Planos de Ao 5W2H
What: o que ser feito? Define os objetivos; Who: quem far o qu? Determina os responsveis pelo planejamento, avaliao e realizao dos objetivos; When: quando ser feito o qu? Estabelece os prazos para o planejamento, avaliao e realizao dos objetivos; Where: onde ser feito o qu? Determina o local ou espao fsico para a realizao dos diversos objetivos propostos; Why: por que ser feito o qu? Mostra a necessidade e a importncia de se cumprir cada objetivo; How: como ser feito o qu? Define os meios para avaliao e realizao dos objetivos; How much: quanto custar o que? Determina os custos para a realizao dos objetivos..

59

Planos de Ao 5W2H

60

61

Anlise de Falha 5W2H


Elaborao de Anlise de Falha e Planos de Ao.
Elabore e simule um problema (de preferncia em instrumentao e/ou automao). Realize uma investigao das causas possveis. Por que - por que. Espinha de peixe (Diagrama de Ishikawa). Identifique uma causa bsica e causa raiz. Proponha uma soluo atravs de um Plano de ao (5W2H).

Estudo Dirigido II

Prof Geraldo Natanael

62

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BALBINOT, Alexandre & BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas. Vol.1. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BANNISTER, B.R.; WHITEHEAD, transducers_and_interfacing. Chapman & Hall, 1991. D.G. Instrumentation:

BEGA, Egdio Alberto. Instrumentao Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G. Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais. So Paulo: Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. So Paulo: rica, 2006. FIALHO, Arivelto Bustamante. Instrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises. Erica, 2004.

Referncias Bibliogrficas
GONALVES, Marcelo Giglio. Monitoramento e Controle de Processos. Braslia, 2003. MIYAGI, P. E. Controle Programvel: Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. NATALE, Ferdinando. Automao Industrial. So Paulo: rica, 2005. OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. So Paulo: Prentice Hall, 2003. PHILIPPSBORN, Henry E. Dicionrio de Tecnologia Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Medio de Vazo: Fundamentos e Aplicaes. Salvador: Tek Treinamento & Consultoria, 2004. _____________________. Instrumentao. Salvador: Tek, 1999. (e-book). SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais: Instrumentao So Paulo: Edgard Blcher, 1996.

63

Referncias Bibliogrficas
http://www.instrumentacao.net http://www.fem.unicamp.br http://www.instrumentacao.com http://www.levelcontrol.com.br http://www.fcf.usp.br http://www.banasmetrologia.com.br http://www.sia.ind.br/man.html http://olamundo.org/posts/voce-conhece-os-5w2h INDG

64

65

Instrumentao e Automao PE 5INAE


Copyright , voc pode: Copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob as seguintes condies: Atribuio: voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada pelo autor. Uso no-comercial: voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Vedada a criao de obras derivadas: voc no pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta. Qualquer uma destas condies pode ser renunciada, desde que voc obtenha permisso do autor.
Prof Geraldo Natanael

Vous aimerez peut-être aussi