Vous êtes sur la page 1sur 9

Instruo I

Dicas de navegao no AVA MOODLE

TUTORIAL

(...) o trabalho docente competente um trabalho que faz bem. a q u e l e em que o

docente mobiliza todas as dimenses de sua ao com o objetivo de proporcionar algo bom para si

mesmo, para os alunos e para sociedade. Ele utiliza todos os recursos de que dispe e o faz de maneira crtica, consciente e comprometida c o m a s n e c e s s i d a d e s concretas do contexto social em que vive e desenvolve seu ofcio.

Terezinha Azerdo Rios.

SMEC/UAB ITAPEVI 2014

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com

TUTORIAL: Dicas de navegao no AVA MOODLE


1. Ao acessar o endereo http://187.11.130.135:9090/uab/ abre-se a pgina do MOODLE para voc fazer o Login. Na figura abaixo esto indicados os campos para digitar seu nome de usurio e senha que voc recebeu no 1 encontro presencial

FIGURA 1 Pgina inicial para fazer login (inserir nome do usurio e senha)

Ao inserir seus dados (nome e senha) e clicar em Abre-se a pgina mostrada abaixo:

Acesso

FIGURA 2 Pgina de acesso ao seu curso

A RELAO ENTRE A GESTO PEDAGGICA E O SUCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: COORDENAO PEDAGGICA E FORMAO CONTINUADA EM HTPC.
Este o seu curso! Clique para entrar e seja bem vinda (o)!

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com Ao clicar no ttulo do seu curso (figura 2, acima), voc acessa o CURSO (figura 3, abaixo), com todas as ferramentas de interao e demais recursos como: CONTEDO; PARTICIPANTES; ATIVIDADES; CALENDRIO; SEU PERFIL e etc.
3

FIGURA 3 Pgina do CURSO

natural que para alguns iniciantes em EaD, haja certa dose de receio em clicar nos links da pgina. A plataforma, contudo, foi desenvolvida para ser explorada e dispe de segurana para autopreservao, portanto, com perfil de cursista no h risco em navegar pelos links. O Mximo que pode acontecer antes que se esteja familiarizado com o Ambiente Virtual, voc se perder, ou seja, encontrar dificuldade para retornar pgina Inicial do curso. Nada como um pouco de aventura no ? Navegue sem medo!

FIGURA 4 Retornando s pginas iniciais do curso

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com ALTERANDO O SEU PERFIL NO AMBIENTE Voc deve acessar o seu perfil para acrescentar sua foto e algumas informaes pessoais. muito importante ter uma foto sua em seu perfil alm de algumas informaes sobre voc, afinal, nas interaes de fruns e bate papo com colegas, todos precisam saber com quem est trocando ideias, no ? Vamos l: Na pgina inicial do curso, aps o login, clique em Participantes. Veja na figura 5 (abaixo)
4

FIGURA 5 Alterando seu perfil

Abre-se ento a lista de participantes do curso e, entre eles, voc!

Figura 6 Lista de participantes do curso.

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com Ao clicar em seu nome, abre-se a pgina abaixo (figura 7). Clique ento em: Modificar perfil. Repare que nesta pgina voc pode tambm Mudar a sua senha.
5

Figura 7 Modificando o seu perfil

Pronto! Agora voc pode modificar o seu perfil.

FIGURA 8 Campos com dados do seu perfil para serem alterados ou acrescentados

Confira seus dados, seu email, escreva algo sobre voc (escola que atua; formao e etc.) Anexe uma fotografia (veja instruo abaixo) e terminado, clique em Atualizar perfil.

Importante: deve ser uma foto adequada ao ambiente de estudo e que esteja salva em seu computador.

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com

PARTICIPANDO DO FRUM COMPARTILHANDO IDEIAS


O frum uma ferramenta do Ambiente virtual que permite a exposio de ideias, de pontos de vista, experincias e debates. Algumas regras bsicas devem ser observadas para que o recurso seja bem explorado e com isso, permitir a reviso de conceitos ou de pr-conceitos, ampliao de conhecimentos ou a construo de conhecimentos novos. Observe sempre: As regras da lngua; As regras bsicas da Netqueta1 Leia as contribuies de seus colegas para se inteirar da discusso; Concordo com fulano deve ser evitado, pois sempre mal avaliado por todos; MANTENHA o foco da discusso lendo e relendo a comanda que orienta o debate; NO USE Ctrl C e Ctrl V. NO copie e cole textos externos nos fruns;

No repita a mesma mensagem; Use o link RESPONDER que aparece em cada participao dos colegas, se quiser responder ou complementar o texto dele (a). ISSO muito bem avaliado! Um frum sempre est relacionado a um contedo estudado anteriormente. As participaes, portanto devem ter este contedo como referncia bsica.

Figura ao lado mostra o menu de atalho para Fruns, Recursos e Tarefas. Todas estas ferramentas esto tambm distribudas pelas unidades do curso

Tratar os colegas com respeito e apreo; no usar termos ofensivos ou chulos; no escrever textos com letras maisculas (que significa gritar);

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com


Figura 9 Menu de atalhos para ferramentas 7

USANDO A FERRAMENTA DE MENSAGENS


Voc receber e poder enviar mensagens a colegas e tutores do curso usando a ferramenta de mensagens do Ambiente MOODLE. Para isso, clique em Participantes na pgina inicial do curso (veja a figuras 3, 5 e 10, abaixo) para abrir a pgina come todos os seus colegas. Veja a figura 11. Escolha qual deles deseja enviar mensagem e clique no nome correspondente.

FIGURA 10 Acessando a ferramenta de Mensagens do AVA MOODLE

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com Figura 11 Lista de todos os colegas do curso, incluindo seus professores e tutores. Ao clicar no nome do (a) colega para quem deseja escrever, abre-se a pgina abaixo com o perfil dele (a) e um boto: Enviar mensagem. Ao clicar neste boto, abre se uma janela (veja na figura abaixo) onde voc escreve e envia a mensagem.
8

Figura 12 Escrevendo e enviando uma mensagem Repare que para cada colega, quando voc enviar uma mensagem pela primeira vez, preciso acrescent-lo clicando em Acrescentar contato para inclu-lo e receber notificao toda vez que ele (a) escrever para voc. Ao clicar em ENVIAR MENSAGENS (figura 12, acima), sua mensagem enviada e seu colega recebe uma notificao na plataforma (por isso deve-se fazer o procedimento de Acrescentar contato) e ele (a) recebe tambm a mensagem no email que est registrado no perfil.

DVIDAS? Escreva para: uabformaispro@gmail.com

POR DENTRO DAS NOTCIAS


A administrao da plataforma (AVA) ou a coordenao do curso ou ainda seus tutores podero colocar algum aviso, notificao, dica ou orientao usando a ferramenta: NOVIDADES, QUE FICA NA PGINA MSMEC, LOGO QUE VOC FAZ O LOGIN. Sempre que entrar na plataforma, olhe se no h novidade! (figura 13 ABAIXO)

Figura 13 Acesso s novidades: notcias e avisos e dicas sobre o curso

Nesta pgina est o link para o CAF VIRTUAL. Este frum destina-se a conversas e comentrios fora das pautas das unidades. Use para colocar as conversas externas em dia com seus colegas, contar uma experincia que no esteja relacionada com os temas dos fruns especficos das unidades, dar sugestes, fazer crtica e etc.

Para outras ferramentas como WIKI, as dicas acompanharo a comanda da atividade.

Bom estudo! Grande abr@o Adalberto Ribeiro

Vous aimerez peut-être aussi