Vous êtes sur la page 1sur 5

1

Aspectos tericos para o clculo e traado do diagrama v-n de manobra e de rajada para uma aeronave destinada a participar da competio SAE-Aerodesign.
Luiz Eduardo Miranda Jos Rodrigues Professor MSc. Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo luizeduardo@cefetsp.br Fernanda Figueir de Queiroz Estudante de Graduao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo fer_fqueiroz@hotmail.com

Resumo O presente artigo possui como objetivo apresentar um modelo analtico para se estimar os fatores de carga e traar o diagrama v-n de manobra e de rajada de uma aeronave leve operando em regime subsnico de vo. O equacionamento proposto fundamentado em normas aeronuticas e sua modelagem determinada a partir das caractersticas de peso e distribuio de sustentao sobre a envergadura das asas. Palavras-chave Desempenho de Avies, Diagrama v-n, Manobras, Rajadas, AeroDesign. 1 O Diagrama v-n de Manobra O diagrama v-n representa uma maneira grfica para se verificar as limitaes estruturais de uma aeronave em funo da velocidade de vo e do fator de carga n a qual o avio est submetido. O fator de carga uma varivel representada pela acelerao da gravidade, ou seja, avaliado em gs. Basicamente um fator de carga n = 2 significa que para uma determinada condio de vo a estrutura da aeronave estar sujeita a uma fora de sustentao dada pelo dobro do peso, e o clculo de n pode ser realizado preliminarmente pela aplicao da Equao (1) mostrada a seguir.

n=

L W

(1)

Uma forma mais simples para se entender o fator de carga realizar uma analogia com um percurso de montanha-russa em um parque de diverses, onde em determinados momentos do trajeto, uma pessoa possui a sensao de estar mais pesada ou mais leve dependendo do fator de carga ao qual o seu corpo est submetido. Comparando-se com uma aeronave, em determinadas condies de vo, geralmente em curvas ou movimentos acelerados, a estrutura da aeronave tambm ser submetida a maiores ou menores fatores de carga. 2 Limitaes Estruturais Existem duas categorias de limitaes estruturais que devem ser consideradas durante o projeto estrutural de uma aeronave. a) Fator de carga limite: Este associado com a deformao permanente em uma ou mais partes da estrutura do avio. Caso durante um vo o fator de carga n seja menor que o fator de carga limite, a estrutura da aeronave ir se deformar durante a manobra, porm retornar ao seu estado original quando n = 1. Para situaes onde n maior que o fator de carga limite a estrutura ir se deformar permanentemente ocorrendo

Revista Eletrnica AeroDesign Magazine Volume 1 n 1 2009 Seo Artigos Tcnicos

assim uma danificao estrutural, porm sem que corra a ruptura do componente. b) Fator de carga ltimo: Este representa o limite de carga para que ocorra uma falha estrutural, caso o valor de n ultrapasse o fator de carga ltimo, componentes da aeronave com certeza sofrero ruptura. Nesta seo do presente artigo apresentada a metodologia analtica para se determinar os principais pontos e traar o diagrama v-n de manobra para uma aeronave seguindo a metodologia sugerida na norma FAR Part-23 [2] considerando uma categoria de aeronaves leves subsnicas. O fator de carga limite depende do modelo e da funo a qual a aeronave destinada. Para as aeronaves em operao atualmente, Rodrigues [3] sugere a seguinte tabela para a determinao de n. Tabela 1 Fatores de carga. Modelo e aplicao Pequeno porte Acrobtico Transporte civil Caas militares npos nneg

2,5 n 3,8 -1 n -1,5 6 -3 3 n 4 -1 n -2 6,5 n 9 -3 n -6

Para o propsito do projeto AeroDesign, o regulamento da competio bonifica as equipes que conseguirem obter a maior eficincia estrutural, ou seja, a aeronave mais leve que carregar em seu compartimento a maior carga til possvel, dessa forma, interessante que o fator de carga seja o menor possvel respeitando obviamente uma condio segura de vo, portanto, considerando que uma aeronave destinada a participar do AeroDesign um avio no tripulado, perfeitamente aceitvel um fator de carga positivo mximo nmx = 2,5, pois dessa forma garante-se um vo seguro com uma estrutura leve e que suporte todas as cargas atuantes durante o vo. Porm muito importante ressaltar que como o fator de carga adotado baixo, o projeto estrutural deve ser muito bem calculado como forma de se garantir que a estrutura da aeronave suportar todos os esforos atuantes durante o vo. Tambm se recomenda que o fator de carga ltimo seja 50% maior que o fator de carga limite, portanto: nult = 1,5 n lim (2)

importante perceber que os valores dos fatores de carga negativos em mdulo so inferiores aos positivos. A determinao dos fatores de carga negativos representam uma deciso de projeto, que est refletida no fato que raramente uma aeronave voa em condies de sustentao negativa, e, como ser apresentado no decorrer dessa seo, a norma utilizada recomenda que nneg 0,4 npos. O fator de carga uma varivel que reflete diretamente no dimensionamento estrutural da aeronave, dessa forma, percebese que quanto maior for o seu valor mais rgida deve ser a estrutura da aeronave e conseqentemente maior ser o peso estrutural.

A Figura 1 mostra um diagrama v-n de manobra tpico de uma aeronave com a indicao dos principais pontos.

Figura 1 Diagrama v-n de Manobra.

Revista Eletrnica AeroDesign Magazine Volume 1 n 1 2009 Seo Artigos Tcnicos

3 Anlise do Diagrama de Manobra e Modelagem Matemtica A curva AB apresentada na figura representa o limite aerodinmico do fator de carga determinado pelo CLmx, esta curva pode ser obtida pela soluo da Equao (3) considerando o peso mximo da aeronave e o CLmx de projeto, portanto:
n mx =

v 2 S C Lmx
2 W

(3)

A velocidade de manobra intercepta a curva AB exatamente sobre o ponto B, e define assim o fator de carga limite da aeronave. Acima da velocidade v* a aeronave pode voar, porm com valores de CL abaixo do CLmx, ou seja com menores ngulos de ataque, de forma que o fator de carga limite no seja ultrapassado, lembrando-se que o valor de nmx est limitado pela linha BC. A velocidade de cruzeiro vcru segundo a norma no deve exceder 90% da velocidade mxima da aeronave, ou seja: v cru = 0,9 v mx (4)

Na Equao (3) percebe-se que uma vez conhecidos os valores de peso, rea da asa, densidade do ar e o mximo coeficiente de sustentao possvel a partir da variao da velocidade encontrar o fator de carga mximo permissvel para cada velocidade de vo, onde acima do qual a aeronave estar em uma condio de estol. importante notar que para um vo realizado com a velocidade de estol, o fator de carga n ser igual a 1, pois como a velocidade de estol representa a mnima velocidade com a qual possvel manter o vo reto e nivelado de uma aeronave, tem-se nesta situao que L = W, e, portanto, o resultado da Equao (3) n = 1, e assim, a velocidade na qual o fator de carga igual a 1 pode ser obtida pela velocidade de estol da aeronave. Um ponto muito importante a determinao da velocidade de manobra da aeronave representada na Figura 1 por v*. Um vo realizado nesta velocidade com alto ngulo de ataque e CL = CLmx, corresponde a um vo realizado com o fator de carga limite da aeronave em uma regio limtrofe entre o vo reto e nivelado e o estol da aeronave. Esta velocidade pode ser determinada segundo a norma utilizada para o desenvolvimento deste artigo da seguinte forma:
v * = v estol n mx

A velocidade mxima presente na Equao (4) obtida na leitura das curvas de trao ou potncia da aeronave. J a velocidade de mergulho da aeronave representada por vd limitada pela linha CD do diagrama considerada a velocidade mais critica para a estrutura da aeronave devendo ser evitada e jamais excedida, pois caso a aeronave ultrapasse essa velocidade, drsticas conseqncias podem ocorrer na estrutura, como por exemplo: elevadas cargas de rajada, comando reverso dos ailerons, flutter (instabilidade dinmica) e ruptura de componentes. O valor de vd geralmente cerca de 25% maior que a velocidade mxima, portanto: v d = 1,25 v mx (5)

Com relao linha AE do diagrama v-n que delimita o fator de carga mximo negativo tambm vlida a aplicao da Equao (3), porm importante citar que o fator de carga mximo negativo obtido segundo a norma FAR Part-23 da seguinte forma:

nlim neg 0,4 nlim pos

(6)

(3)

Como geralmente as aeronaves que participam da competio AeroDesign so projetadas para no voarem em condies de

Revista Eletrnica AeroDesign Magazine Volume 1 n 1 2009 Seo Artigos Tcnicos

sustentao negativa, perfeitamente aceitvel utilizar para a soluo da Equao (3) no intuito de se determinar a curva AE, um valor de CLmxneg=-1 e assim, a linha DE representar o fator de carga negativo acima do qual deformaes permanentes podem ocorrer. Esta seo do presente artigo apresentou de forma sucinta como estimar o diagrama v-n de manobra para uma aeronave leve subsnica a partir dos fundamentos apresentados na norma FAR Part-23 [2]. 4 Anlise do Diagrama de Rajada, Modelagem Matemtica O diagrama v-n de rajadas possui como finalidade principal assegurar que a estrutura da aeronave resistir a rajadas de vento inesperadas durante o vo. Nesta seo do presente artigo so apresentadas as equaes fundamentais para se determinar os fatores de carga de rajadas. Para a competio Aerodesign, rajadas variando entre 2m/s e 8m/s podem ser aplicadas resultando na maioria dos casos em resultados satisfatrios para o projeto. O fator de carga para rajadas pode ser obtido com a aplicao da Equao (7).

Para que a estrutura da aeronave suporte as cargas provocadas por uma rajada, todos os pontos obtidos devem estar dentro do envelope de vo do diagrama de manobra, assegurando assim a integridade da estrutura. 5 Aplicaes e Resultados Para aplicao numrica do modelo proposto, o presente artigo utiliza uma aeronave modelo com os seguintes parmetros operacionais: Wmx = 152N, = 1,225kg/m, nmx = 2,5, vmx = 28m/s, S = 1,045m, CLmx = 1,6 e a = 0,075 grau-1, rajadas de 2m/s, 4m/s e 6m/s. Os clculos foram realizados seguindo as equaes propostas no presente artigo com o auxlio de uma planilha de excel. A Figura 2 mostra os resultados obtidos para a aeronave em estudo.

n = 1

SL v a K g U g
2 (W / S )

(7)

Figura 2 Diagrama v-n de manobra e de rajada para o modelo em estudo. Na anlise do grfico possvel observar o diagrama v-n de manobra e rajada completo, onde se verifica uma velocidade de manobra prxima de 20m/s, uma velocidade de mergulho de 32,5m/s, um fator de carga limite positivo de 3,75 e o envelope de rajadas com seus pontos dentro do envelope de manobra, assegurando a integridade da estrutura. 6 Concluses O presente artigo mostrou o modelo analtico para o clculo e traado do diagrama v-n de manobra e de rajada de uma aeronave leve operando em condies

Na Equao (7), Kg representa o fator de alvio de rajadas e para um vo em regime subsnico pode ser obtido com a aplicao da Equao (8).
Kg = 0,88 5,3 +

(8)

Sendo a relao de massa determinada pela aplicao da Equao (9).

2 (W / S ) = g c a

(9)

Revista Eletrnica AeroDesign Magazine Volume 1 n 1 2009 Seo Artigos Tcnicos

subsnicas de vo, como concluso do trabalho pode-se citar que o diagrama v-n representa um elemento de fundamental importncia a fim de se verificar o verdadeiro potencial de vo de uma aeronave e sua respectiva resistncia estrutural. 7 Referncias Bibliogrficas [1] ANDERSON, JOHN, D. Aircraft performance and design, McGraw-Hill, New York, 1999. [2] FEDERAL AVIATION REGULATIONS, Part 23 Airwothiness standarts: normal, utility, acrobatic, and commuter category airplanes, USA. [3] RODRIGUES. LEMJ, Fundamentos de Engenharia Aeronutica, Instituto Federal de Educao, Cincia e tecnologia de So Paulo, E-Book, So Paulo, 2009. [4] ROSKAM. JAN, Airplane aerodynamics and performance, DARcorporation, University of Kansas, 1997.

Revista Eletrnica AeroDesign Magazine Volume 1 n 1 2009 Seo Artigos Tcnicos

Vous aimerez peut-être aussi