Vous êtes sur la page 1sur 30

Controle Social e Monitoramento de Polticas Pblicas

Luza Helena Almeida gere Cooperao em Advocacy

Controle Social
Controle Social a capacidade que a sociedade organizada tem de atuar nas polticas pblicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execuo dessas polticas. Instrumento previsto na Constituio Federal.

Controle Social
Participao social na elaborao e fiscalizao de polticas pblicas em contextos democrticos. Articulado com a democracia representativa, a qual assegura mecanismos de participao da populao na formulao, deliberao e fiscalizao das polticas pblicas. Conferncias e Conselhos so formas de participao social e mecanismos conquistados para exercer o controle social.

O exerccio do Controle Social exige


Socializao de Informaes. Acompanhamento e Fiscalizao das Aes Governamentais. Controle do Oramento Pblico. Fiscalizao dos Fundos Pblicos. Avaliao do desempenho das Polticas Pblicas. Realizao de Reunies Abertas nos Conselhos de Controle Social. Realizao de audincias, assembleias e fruns para ampliar a participao da sociedade no controle das Polticas Pblicas.

rgos do Controle Social: Os Conselhos


So instncias deliberativas/consultivas do Sistema Descentralizado e Participativo, constitudos em cada esfera de governo com carter permanente e composio paritria (ou no), isto , igual nmero de representantes do governo e da Sociedade Civil. So rgos colegiados de carter permanente e deliberativo/consultivo com funes de formular estratgias, controlar e fiscalizar a execuo das polticas pblicas, inclusive nos aspectos econmico e financeiro.

O OBJETIVO DOS CONSELHOS O CONTROLE SOCIAL DA GESTO PBLICA PARA QUE HAJA UMA MAIOR GARANTIA DOS DIREITOS DA POPULAO.

OS CONSELHOS EXISTEM NAS TRS ESFERAS DE GOVERNO


Esfera Federal Temos Conselhos Setoriais das Polticas Pblicas (Sade, Educao, Assistncia Social, Juventude, Segurana Pblica, entre outras) e Conselhos de Direitos com seus respectivos Fundos implementados. Esfera Estadual Os Conselhos Estaduais de Polticas Pblicas (sade, educao e Assistncia Social, Juventude, Segurana Pblica, entre outras) esto funcionando em todas as 27 (vinte e sete) unidades federadas com Fundos implementados. Esfera Municipal Em muitos municpios estes Conselhos tambm esto criados

Conselhos
Frischeisen: a implementao efetiva dos direitos depende da realizao de polticas pblicas, cujas linhas gerais esto previstas na Constituio Federal, assim como a participao popular na elaborao, na formulao, dentre outras, das polticas pblicas (...) Essa Participao ocorre por meio dos conselhos respectivos, em especial dos Conselhos Municipais, aqueles que mais prximos esto dos interesses da comunidade

A proliferao dos Conselhos representa um aspecto positivo ao criar oportunidades para a participao da sociedade na gesto das polticas pblicas. Entretanto, h que se avaliar o funcionamento efetivo e a eficcia da atuao destes conselhos.

Funcionamento dos conselhos


Para que o Conselho funcione adequadamente, algumas condies so necessrias: Que o conselho tenha Legitimidade Que o Conselho seja Representativo Que sua atuao tenha Efetividade e Eficcia

Para que o Conselho tenha Legitimidade


Em geral h maior legitimidade nos conselhos cuja criao foi efetivada a partir de um processo de discusso ou de mobilizao social. A relao do Conselho com o rgo gestor depende: - da forma como foi constitudo; - do grau de representatividade dos seus membros; - de como est organizado; - da atitude do poder pblico (os conselhos so canais de participao onde o poder compartilhado) Ou seja: h uma forte relao entre o funcionamento dos Conselhos e como foi o seu processo de formao.

Para que o Conselho tenha Representatividade necessrio que:


O Conselheiro no se distancie da entidade ou movimento que o indicou. O Conselheiro represente e defenda os interesses da sociedade, ou seja, o conselheiro no deve se limitar defesa dos interesses especficos da entidade ou movimento que representa. O Conselheiro atue como interlocutor de suas bases, levando ao conselho as suas demandas e retornando com as decises de interesses das bases. Os representantes governamentais tenham poder de deciso.

Para o Conselho ter Efetividade e Eficcia preciso:


- Paridade quali-quantitativa; - Funcionamento regular - Representatividade e capacidade de mobilizao social para que a deliberao se concretize - Capacidade de articulao - Respeitabilidade: - Ser reconhecido pela sociedade como rgo de defesa do interesse pblico - No ser visto pelo poder pblico como rgo para referendar iniciativas governamentais e cumprir exigncia legal no repasse dos recursos

A Eficcia de um Conselho medida:


- pelo conhecimento da mquina administrativa. - regularidade das reunies. - participao no oramento. - formulao de propostas e deliberaes. - capacidade de articulao e de mobilizao social.

ALGUNS DESVIOS NA TRAJETRIA DOS CONSELHOS


Apesar de ser determinado em lei o carter deliberativo desses conselhos, em geral, denotam um carter eminentemente consultivo. Dificuldade e resistncia do poder pblico em permitir a publicizao das decises do Conselho. Transparncia e socializao de informaes fundamentais para que os conselhos exeram o controle social.

ALGUNS DESVIOS NA TRAJETRIA DOS CONSELHOS


Ausncia de esquemas prprios de divulgao e comunicao com a Sociedade - A Visibilidade e Transparncia dos Conselhos. Autonomia - Na prtica dos Conselhos, fica evidente a dependncia quanto as condies administrativas, financeiras e tcnicas.

Condies para o Fortalecimento dos Conselhos


Autonomia - infra-estrutura (espao fsico e secretaria executiva, dotao oramentria) e condies de funcionamento autnomo. Transparncia e socializao de informaes - para controlar o oramento e os gastos pblicos Visibilidade - divulgao e publicizao das aes do Conselhos. Integrao - criar estratgias de articulao e integrao do Conselho -atravs de agendas comuns e fruns mais amplosque contribuam para superar a setorizao e a fragmentao das polticas pblicas.

Condies para o Fortalecimento dos Conselhos


Articulao - dos conselhos com outras instncias de Controle Social como os Fruns e Comisses Temticas ampliando a participao da sociedade no Controle Social das Polticas Pblicas. Capacitao Continuada dos Conselhos - desenvolver um processo contnuo de formao dos Conselheiros instrumentalizando-os para o efetivo exerccio do controle social.

O que so Polticas Pblicas?


Conjunto de aes coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso pblico que visa dar conta de determinada demanda, em diversas reas. Expressa a transformao daquilo que do mbito privado em aes coletivas no espao pblico Existem diferenas entre decises polticas e polticas pblicas. Nem toda deciso poltica chega a ser uma poltica pblica. Deciso poltica uma escolha dentre um leque de alternativas, j poltica pblica, que engloba tambm a deciso poltica, pode ser entendida como sendo um nexo entre a teoria e a ao
(fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%Bablica)

O que so Polticas Pblicas?


Poltica Pblica pode ser entendida como a atividade estatal de elaborao, planejamento, execuo e financiamento de aes voltadas consolidao do Estado Democrtico de Direito e promoo e proteo dos direitos humanos (Orlando Honorato da Silva) Poltica pblica o programa de ao governamental que resulta de um processo ou conjunto de processos juridicamente regulados visando coordenar os meios disposio do Estado e as atividades privadas, para a realizao de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinados (Maria Paula Dallari)

O que so Polticas Pblicas?


Compreendem o conjunto das decises e aes relativas alocao imperativa de valores. Geralmente envolvem mais do que uma deciso e requerem diversas aes estrategicamente selecionadas para implementar as decises tomadas. Tm carter imperativo. Envolvem atividade poltica (resultam do processamento pelo sistema poltico das demandas externas e internas ao sistema poltico)
Fonte: Easton.

Deciso Poltica
Uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferncias dos atores envolvidos, expressando certa adequao entre os fins pretendidos e os meios disponveis. Nem toda deciso poltica constitui uma poltica pblica.

Polticas de Estado X Polticas de Governo


Polticas de Governo: em geral, tm curta durao. Sofrem modificaes quando muda o governo. importante fortalecer o processo de consolidao das polticas de governo em polticas de estado em favor da sociedade. A regulao estatal estabiliza a poltica pblica. Quanto mais normatizada for a poltica, maior ser a sua segurana jurdica para a sociedade. Esta estabilidade protege a poltica pblica contra os governos futuros.

Monitoramento x Avaliao
Avaliao tpica, monitoramento constante, contnuo. Avaliao fase e ferramenta da gesto o controle uma funo, pode perpassar todo o ciclo da gesto (planejamento implementao - monitoramento - avaliao). O monitoramento foca o resultado, a efetividade do que est sendo realizado.

Monitoramento
Deve ser capaz de prover informaes sobre o programa, permitindo a adoo de medidas corretivas para melhorar sua operacionalizao. realizado por meio de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que fornecem informaes sobre o desempenho dos programas, permitindo medir se os objetivos e metas esto sendo alcanados.

Monitoramento
Banco Intermericano de Desenvolvimento (BID): o monitoramento o procedimento mediante o qual verificamos a eficincia e a eficcia da execuo de um projeto, mediante a identificao dos seus xitos e debilidades e, em conseqncia, recomendamos medidas corretivas para otimizar os resultados esperados do projeto. Implica a possibilidade de interferir no curso da implementao, caso se perceba que a concepo da poltica no adequada soluo do problema, por equvoco de planejamento ou por mudana da prpria realidade.

Monitoramento
Tem o Plano de Ao ou Execuo ou Plano de Atividades como referncia, mas no deve estar preso a eles, podendo recomendar sua mudana. Baseia-se sempre na anlise dos dados (no somente no seu registro). Tem como referncia o desenho da poltica, programa ou projeto. Celeridade e tempestividade.

Participao e Institucionalizao das Polticas Pblicas de Juventude


A participao de jovens uma condio essencial para a eficcia e eficincia das polticas pblicas voltadas para a juventude. So necessrios espaos para que a juventude possa contribuir desde a formulao das polticas, identificando as demandas, passando pela implementao, at o monitoramento e avaliao.

A institucionalizao das Polticas de Juventude


Estatuto dos Direitos Plano

Obrigada!
Contato: luiza.helena@agere.org.br www.agere.org.br Publicaes sugeridas:
Formao de Conselheiros em Direitos Humanos. 2007. Reflexes sobre a Poltica Nacional de Juventude 2003-2010. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi