Vous êtes sur la page 1sur 63

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Disciplina: EMPP045 PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS


Professor: Dr. Mrcio Walber mwalber@upf.br Carga horria: 30 hs/aula Perodo: Agosto/Setembro 2012

EMENTA:
Desenvolvimento integrado do produto. Princpios do desenvolvimento de novos produtos. Estratgias para o desenvolvimento do produto. Desenvolvimento de produtos no ambiente de engenharia simultnea. Metodologias e modelos de desenvolvimento de produtos (planejamento, projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar, projeto detalhado, preparao da produo, lanamento e validao do produto). Propriedade Industrial.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

OBJETIVOS:
Desenvolver uma viso global das diversas fases que compe o desenvolvimento de um produto, tornando os alunos aptos para atuar com essa atividade, do ponto de vista da Engenharia de Produo.

PROCEDIMENTOS DIDTICOS:
Aulas expositivas com auxlio audiovisual, trabalhos e estudos de caso desenvolvidos em aula.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

CONTEDO PROGRAMTICO
1 INTRODUO 1.1 O engenheiro projetista 1.2 Os desafios no desenvolvimento de novos produtos 1.3 Procedimento metdico para o desenvolvimento de um produto 1.4 Conceitos bsicos sobre desenvolvimento de produtos 2 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO AMBIENTE DE ENGENHARIA SIMULTANEA 2.1 Princpios do desenvolvimento de novos produtos 2.2 Como surgem os novos produtos 2.3 Estratgias para o desenvolvimento de produtos 2.4 Planejamento estratgico para o desenvolvimento de produtos 3 MTODOS PARA O PLANEJAMENTO, BUSCA E AVALIAO DA SOLUO 3.1 Planejamento do produto 3.1.1 Grau de originalidade de um produto (inovao) 3.1.2 Ciclo de vida de um produto 3.1.3 Objetivos da empresa e suas consequencias 3.1.4 Execuo do planejamento do produto 3.1.5 Encontrando idias para um produto 3.2 Busca da soluo 3.2.1 Mtodos convencionais e ferramentas auxiliares 3.2.2 Mtodos com nfase intuitiva 3.2.3 Mtodos com nfase discursiva 3.3 Processos de seleo e avaliao

Ps-Graduao em Engenharia de Produo


4 O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO 4.1 Processo geral de soluo 4.2 Fluxo do trabalho no desenvolvimento 4.2.1 Planejamento do contedo 4.2.2 Planejamento do contedo e esclarecimento da tarefa 4.2.3 Cronograma do planejamento 4.3 Formas efetivas de organizao 5 DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO PROJETO DE PRODUTOS 5.1 Modelo de desenvolvimento de produtos 6 Esclarecimento e definio metdica da tarefa 6.1 Importncia do esclarecimento da tarefa 6.2 Elaborao da lista de requisitos 7 MTODOS PARA A CONCEPO 7.1 Etapas de trabalho na concepo 7.2 Abstrao para identificao dos principais problemas 7.3 Elaborao de estrutura de funes 7.3.1 Fundamentos de sistemas tcnicos 7.3.2 Funo Global 7.3.3 Desdobramento em subfunes 7.3.4 Aplicao das estruturas de funes 7.4 Desenvolvimento da estrutura de funcionamento 7.5 Desenvolvimento de conceitos 7.6 Exemplos de concepo

mwalber@upf.br

Ps-Graduao em Engenharia de Produo


8 METODOLOGIAS PARA O ANTEPROJETO 8.1 Etapas de trabalho no anteprojeto 8.2 Lista de verificao para a configurao 8.3 Regras bsicas para a configurao 8.4 Diretrizes para o anteprojeto 8.4.1 Projeto considerando a forma 8.4.1.1 Projeto para a esttica 8.4.2 Projeto considerando a produo 8.5 Projeto considerando o risco 8.6 Projeto considerando as normas 8.7 Dimensionamento da concepo 8.7.1 Projeto para a configurao 8.7.2 Projeto para a preciso 8.7.3 Projeto para a segurana 8.7.4 Projeto para a manufactura 8.7.5 Projeto para a montagem 8.7.6 Projeto para a embalagem 8.7.7 Projeto para uso amigvel 8.7.8 Projeto para mantenabilidade 8.7.9 Projeto para o meio ambiente 8.7.10 Projeto para a viabilidade econmica do produto 8.8 Avaliao de anteprojetos

mwalber@upf.br

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

9 MTODOS PARA O DETALHAMENTO 9.1 Etapas de trabalho no detalhamento 9.2 Sistemtica da documentao para a produo 9.3 Aspectos do uso do computador 9.4 Arquitetura de um produto 9.4.1 Arquitetura modular 9.4.2 Arquitetura integrada 9.5 Conceito PDM 10 CAMPOS DE SOLUO 10.1 Princpios das unies mecnicas 10.2 Funes e efeitos gerais 10.3 Diretrizes para aplicaes das unies 10.4 Estudo de caso 01 10.5 Estudo de caso 02 11 ASPECTOS LEGAIS E TICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS 11.1 A patente como fonte de informao tecnolgica 11.2 Passos para a elaborao da carta-patente 11.3 Exemplo de solicitao de patente 12 RESUMO GERAL

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

BIBLIOGRAFIA BSICA:
BACK, Nelson. Metodologia de projetos de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. BACK, Nelson. Projeto integrado de produtos. So Paulo: Manole, 2008. BARBOSA FILHO, A. N. Projeto e desenvolvimento de produtos. So Paulo: Atlas, 2009. BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prtico para o desenvolvimento de novos produtos. So Paulo: Edgard Blcher, 1998.

PAHL & BEITZ. Projeto na engenharia. Edgard Blcher, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BLACK, J. T.. O projeto da fbrica com futuro. Porto Alegre: Bookman, 1998. DESCHAMPS, Jean-Philippe. Produtos irresistveis. So Paulo: Makron Books, 1997.

KEELLING, Ralph. Gesto de projetos: uma abordagem global. So Paulo: Saraiva, 2002.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administrao de projetos: como transformar idias em resultados. So Paulo: Atlas, 1997. MASKELL, Brian H. Performance measurement for world class manufacturing: a model for american companies. Portland: Productivity, 1991.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

SISTEMA DE AVALIAO:
A avaliao da disciplina ser feita atravs da apresentao de seminrio e entrega de um relatrio em forma de artigo cientfico contendo temas centrados no programa da disciplina (0,4 para a apresentao e 0,6 para o artigo).

ESTRUTURA PARA APRESENTAO DOS SEMINRIOS:


Apresentar em forma de artigo cientfico (entre cinco e sete pginas), contendo os principais tpicos sobre o desenvolvimento de um determinado produto. O tema pode ser voltado a uma rea de atuao dos membros do grupo ou algum tipo de produto ou processo novo. Observaes: 1. O artigo e a apresentao contendo os passos a utilizar no desenvolvimento do produto proposto devero ser feitos em grupos de trs pessoas. Dever ser abordado a identificao de uma necessidade e escolha e descrio de um mtodo de desenvolvimento, apresentando um proposta vivel de desenvolvimento do produto ou processo proposto. 2. Dever ser entregue no dia 14/09/12 um resumo com a proposta do artigo com palavraschave. O resumo dever conter no mnimo 100 palavras, indicando o ttulo, resumo do assunto a ser desenvolvido, com objetivos, nome dos alunos e e-mail.

MODELO ARTIGO

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

CRONOGRAMA DE AULAS:
DATA 31/08/12 ASSUNTO
Apresentao da disciplina, introduo, desafios no desenvolvimento de produtos, procedimento metdico para o desenvolvimento de um produto, conceitos bsicos sobre desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de produtos no ambiente de engenharia simultnea. Princpios do desenvolvimento de novos produtos, estratgias para o desenvolvimento de produtos. Preparao e definio artigo cientfico. Mtodos para o planejamento, busca e avaliao da soluo, execuo do planejamento, processo de desenvolvimento de um produto (concepo, anteprojeto e detalhamento). Desenvolvimento integrado do projeto de produtos, modelo de desenvolvimento de produtos (planejamento, projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar, projeto detalhado, preparao da produo, lanamento e validao do produto). Esclarecimento e definio metdica da tarefa. Mtodos de concepo. Preparao artigo cientfico. Elaborao de estruturas de funes. Desenvolvimento de estrutura de funcionamento. Exemplos de concepo. Metodologias para anteprojeto. Dimensionamento da concepo (projeto para a configurao, preciso, segurana, manufatura, montagem, embalagem, uso amigvel, mantenabilidade, meio ambiente e viabilidade econmica do produto). Preparao artigo cientfico. Mtodos para o detalhamento, etapas de trabalho no detalhamento, sistemtica de documentao para a produo, conceito PDM, campos de soluo, princpios das unies mecnicas. Estudos de caso, exemplos de desenvolvimento. Preparao artigo cientfico. Propriedade industrial aspectos legais e ticos no desenvolvimento de produtos, passos para elaborao de carta-patente, exemplo de solicitao de patente. Apresentaes e entrega dos trabalhos. Continuao apresentaes e entrega dos trabalhos.

01/09/12

14/09/12

15/09/12

28/09/12

29/09/12

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

1 INTRODUO
1.1 O engenheiro projetista

A misso do engenheiro encontrar solues para problemas tcnicos. Para isso ele se baseia no conhecimento das cincias naturais e da engenharia e leva em conta fatores condicionantes materiais, tecnolgicos e econmicos, bem como restries legais, ambientais e outras impostas pelo ser humano.

As solues precisam atender aos objetivos prefixados e autopropostos. Aps seu esclarecimento, os problemas so convertidos em em subtarefas concretas que o engenheiro ter pela frente durante o processo de desenvolvimento do produto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo Desenvolver e projetar so atividades de interesse da engenharia que: Abrangem quase todos os campos da atividade humana; Aplicam leis e conhecimentos das cincias naturais; Adicionalmente se apiam no conhecimento prtico especializado;

mwalber@upf.br

So em grande parte exercidas por responsabilidade pessoal;


Criam os pressupostos para a concretizao de idias de soluo.

Do ponto de vista da psicologia do trabalho, projetar uma atividade intelectual, criativa, que requer uma base segura de conhecimentos nas reas de matemtica, fsica, qumica, mecnica, termodinmica, mecnica dos fludos, eletrotcnica, assim como de tecnologias de produo, cincia dos materiais e cincia do projeto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Do ponto de vista metodolgico, projetar um processo de otimizao com objetivos predeterminados e condicionantes em partes conflitantes.

Do ponto de vista organizacional, o projeto participa de forma significativa do ciclo de vida de um produto. O ciclo inicia por uma demanda do mercado ou por uma vontade, comeando pelo planejamento do produto e, aps sua utilizao, terminando na reciclagem.

Projeto de engenharia o uso de princpios cientficos, informaes tcnicas e imaginao na definio de estruturas, mquinas ou sistemas para desempenhar funes pr-especificadas com mxima economia e eficincia.
O projeto uma atividade predominantemente cognitiva, fundamentada em conhecimento e experincia, dirigida busca de solues timas para produtos tcnicos, a fim de determinar a construo funcional e estrutural e criar documentos com informaes precisas e claras para a fabricao.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

O projeto do produto pode ser formulado como o ato, sujeito s restries de resoluo, de planejar uma pea ou um sistema para atender de forma tima as necessidades estabelecidas, sujeito, ainda s restries de soluo.

Por restries de resoluo, entende-se aquelas que se relacionam com o conhecimento disponvel, o tempo e as facilidades de laboratrio e de computao para resolver o problema.

Por restries de soluo, entende-se aquelas que englobam aspectos de custo, disponibilidade de materiais, equipamentos de fabricao e de uso, manuteno e descarte.
O projeto do produto um campo amplo para realizar algo, compreendendo aspectos desde a identificao de uma necessidade at o descarte ou o seu efeito sobre o meio ambiente.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Vida de um produto

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Projeto um processo iterativo. O ponto de partida uma necessidade de mercado representada por um conjunto de requisitos de projeto.

Em seguida so elaborados conceitos para um produto que satisfaa a necessidade. escolhido e avaliado o conceito mais vivel que satisfaa a necessidade.

Na fase de projeto princpios de funcionamento so selecionados, tamanho e leiaute so definidos e so feitas estimativas iniciais de desempenho e custo.

Se o resultado for bem sucedido, o projetista passa para o estgio do projeto detalhado, onde so realizados desenhos tcnicos de produo com todas as especificaes pertinentes.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

As atividades do engenheiro projetista podem ser desdobradas em:

Conceituais o esforo em busca do princpio da soluo, para o qual, alm dos mtodos de aplicao geral, tambm servem mtodos especiais.
De pr-projeto trabalhos de concretizao do princpio da soluo pela definio da configurao e do material. De detalhamento atividades referentes a preparao dos subsdios para a produo e utilizao.

Atividades de clculo desenho e busca de informaes, que incidem em todas as etapas de projeto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Dentro da empresa, o setor de desenvolvimento e projeto tem importncia capital na gerao e continuao do desenvolvimento de um produto.

Pelo projetista, de forma decisiva, so determinadas as caractersticas do produto quanto ao atendimento da finalidade, segurana, ergonomia, produo, ao transporte, ao uso, manuteno e destinao final.

Tambm o projetista tem grande influncia nos custos de produo e operao, na qualidade, bem como nos tempos consumidos na produo.

De acordo com as interligaes e os fluxos de informaes entre os departamentos da empresa, os departamentos de produo e montagem, so dependentes do departamento de projeto e vice-versa, pois os conhecimentos e experincias do setor de produo influenciam fortemente o depto. de projeto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Fluxo da informao entre os setores de produo

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

1.2 Os desafios no desenvolvimento de novos produtos


O ponto de partida de um projeto a necessidade de mercado ou uma nova idia; o ponto final a especificao completa de um produto que atende a necessidade ou corporifica a idia.

Antes de satisfazer uma necessidade preciso identific-la. essencial definr a necessidade com exatido, formular uma declarao de necessidade.

A declarao da necessidade deve ser neutra em relao soluo, no se deve deixar implcito como a tarefa ser executada, para evitar o pensamento estreito restringido por preconcepes.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Quais so os desafios que poder encontrar um projetista de produtos antes de lanar seus produtos no mercado? Para quais, dentre estes, encontrar suporte adequado para uma correta avaliao e para uma consequente deciso?

Por vezes, ter um curto prazo para lanar seus produtos antes que seus competidores o faam. Em outras oportunidades, ter que limitar ao mximo os custos de sua obteno visando obter como fator de atratividade o preo final.

Tambm crescem as exigncias ambientais. A eficincia do processo produtivo, a gerao de resduos, o consumo de energia, substituio e descarte dos componentes, embalagens, devem tomar parte das preocupaes dos projetistas.

preciso, a cada momento, estar consciente da responsabilidade civil em relao ao produto, das possveis implicaes de projetar, fabricar ou apenas colocar um produto no mercado.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

As melhores idias necessariamente sero transformadas em produtos? Atingiro o mercado? Faro sucesso entre os consumidores?

Existe uma grande distncia entre inveno, inovao e xito mercadolgico. preciso compreender os mecanismos que podem fazer com que um produto atinja distintos patamares de vendas em diferentes mercados.

Pode se ter experincia prvia com o produto ou ser testada a criatividade em busca de solues nunca imaginadas. Que planos ou metodologias devero ser seguidos para assegurar as caractersticas desejadas aos produtos?

As diretrizes para o projeto de produtos podero ser inmeras, em diversos aspectos. Projetar novos produtos pode ser ao mesmo tempo um misto de fantasia, de inteligncia, de muito suor e reflexes, de desafios quase invencveis, e de sentimentos de vitria e de realizao profissional.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

1.3 Procedimento metdico para o desenvolvimento de um produto

Para o desenvolvimento de boas solues, necessrio um procedimento que seja planejvel, flexvel, otimizvel e verificvel.

Tal procedimento s aplicvel quando, alm do necessrio conhecimento especializado, os projetistas souberem trabalhar de modo sistemtico. Essa metodologia de trabalho deve ser auxiliada por medidas organizacionais. Por metodologia de projeto, entende-se um procedimento planejado com indicaes concretas de condutas a serem observadas no desenvolvimento e no projeto de sistemas tcnicos. O objetivo da incorporao de um procedimento metodolgico intensificar a capacidade de produo e inveno do projetista.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Com os mtodos de projeto objetivado despertar as habilidades individuais do projetista por meio de diretrizes e ajuda e potencializar sua disposio com relao a criatividade.

A demanda por racionalizao tambm abrange a responsabilidade do projetista pelos custos e pela qualidade.

Uma metodologia de projeto dever:


possibilitar um procedimento orientado por problemas, ou seja, ser aplicado em princpio em qualquer atividade de projeto, independentemente da especialidade;

incentivar invenes e conhecimentos, facilitando a busca de solues timas;


ser compatvel com conceitos, mtodos e conhecimentos de outras disciplinas;

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

no gerar solues somente por acaso;

permitir uma fcil transferncia das solues de tarefas semelhantes;


ser possvel de ser ensinada e aprendida; estar em conformidade com conhecimentos da psicologia cognitiva e da ergonomia, facilitando o trabalho; facilitar o planejamento e o controle do trabalho em equipe num processo integrado e multidisciplinar de gerao de um produto; ser orientao e diretriz para os gerentes de projeto de equipes de desenvolvimento.

ppgPPF - Projeto e Desenvolvimento de Produtos

mwalber@upf.br

Exemplos de modelos e fases do DP por diferentes autores

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Procedimento geral para o desenvolvimento do projeto segundo Pahl & Beitz

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

1.4 Conceitos bsicos sobre desenvolvimento de produtos


Desenvolvimento de produto um conceito amplo. Compreende os aspectos de planejamento e projeto ao longo de todas as atividades da sequencia do processo, desde a pesquisa de mercado, o projeto do produto, projeto do processo de fabricao, plano de distribuio e de manuteno at o descarte do produto. Entende-se desenvolvimento de produto como todo o processo de transformao de informaes necessrias para a identificao da demanda, a produo e o uso do produto. O termo produto refere-se a um objeto concebido, produzido industrialmente com caractersticas e funes, comercializado e usado pelas pessoas ou organizaes, de modo a atender seus desejos ou necessidades.

Os produtos so constitudos de elementos que formam um conjunto de atributos bsicos, tais como: aparncia, forma, cor, funo, imagem, material, embalagem, marca, servios ps-vendas e garantia.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Novos produtos no significam, necessariamente serem produtos originais; novos produtos podem ser obtidos com melhorias e modificaes de produtos existentes.

Os novos produtos podem ser classificados em: variantes de produtos existentes: incluem extenses de linha, reposicionamento de produtos em termos de seu uso e mercado, formas novas, verses modificadas e, em alguns casos, a nova embalagem de produtos existentes. inovativos: so resultado de modificaes feitas em produtos existentes, gerando produtos de elevado valor agregado. Geralmente um maior grau de inovao requer um tempo mais longo ou esforo de desenvolvimento e maior custo de pesquisa.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

criativos: so produtos normalmente com existncia nova. Seu tempo de desenvolvimento longo e os custos de pesquisa e desenvolvimento so elevados. A introduo desse tipo de produto no mercado pode ser de risco elevado, mas tambm pode gerar novos paradigmas e potencializar novos campos industriais.

Conforme Ferreira (1986), a palavra projeto a idia que se forma de executar ou realizar algo no futuro, um plano, um intento, ou desgnio. Assim, projeto do produto um plano de um empreendimento a ser realizado um produto com o fim de atender a uma necessidade (traduzido do dicionrio Oxford).

Projeto de engenharia o uso de princpios cientficos, informaes tcnicas e imaginao na definio de estruturas, mquinas ou sistemas para desempenhar funes pr-especificadas com mxima economia e eficincia.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Para desenvolver um produto com eficincia e eficcia, necessrio saber o que fazer, para quem fazer, quando fazer, com que fazer e como fazer. A esta organizao (conhecimentos, mtodos e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento) chama-se de metodologia de projeto ou metodologia de desenvolvimento de produtos. Uma metodologia geral de trabalho deve ser aplicvel independentemente da especialidade e sem necessidade de pr-conhecimentos especficos por parte do usurio.

Num procedimento metdico basicamente precisam estar satisfeitos os seguintes pressupostos: Definir metas pela exposio da meta global, de cada uma das submetas e sua relevncia, pelo que assegurada a motivao para a soluo do problema e apoiado o prprio conhecimento.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Indicar as condicionantes, ou seja, esclarecer as condies iniciais e perifricas. Dissolver preconceitos, o que possibilita uma ampla busca de soluo com simultnea reduo de erros de raciocnio. Procurar variantes, ou seja, sempre procurar vrias solues, das quais poder ser selecionada ou combinada a mais favorvel. Avaliar com respeito aos objetivos e s condicionantes impostas. Tomar decises, o que facilitado pela avaliao prvia. S as decises com retroaes atuantes possibilitam a evoluo do conhecimento.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Com a globalizao da economia, os produtos devem apresentar alta qualidade, no mais amplo sentido do termo, ou seja, o produto deve ser competitivo.

Para alcanar essa competitividade o produto dever ser desenvolvido de uma forma integrada, com competncias em mltiplas disciplinas. Assim, no se pode falar em projetista, no singular, mas em equipe integrada de profissionais de diversas funes dentro de um ambiente de desenvolvimento de produtos de uma empresa.
A gerncia importante, para que uma equipe de profissionais das mais diversas competncias desenhistas industriais, de marketing, de custos, engenheiros mecnicos, de produo, eletricistas, eletrnicos, de informtica, de materiais, de confiabilidade, de embalagens, de assistncia tcnica, consumidores, fornecedores etc. alcance bons resultados. Essa ao de gerncia , genericamente, denominada, e encontrada na literatura tcnica sob os termos de gesto ou gerenciamento de projetos.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

2 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO AMBIENTE DE ENGENHARIA SIMULTNEA


Em termos gerais, reconhece-se, hoje, que as decises tomadas nas fases iniciais do projeto tem um efeito significativo na manufaturabilidade do produto, em sua quantidade, nos custos de produo, alm de outros fatores.

Nos procedimentos tradicionais de projeto, h mais riscos de no considerar a completeza necessria de informaes do produto do que h no desenvolvimento em um ambiente de engenharia simultnea.

Alguns exemplos tpicos de decises que podem afetar as diferentes fases do projeto:
na definio das especificaes de projeto, quando se est trabalhando com informaes qualitativas e muitas vezes insuficientes, por no considerar a amplitude dos conhecimentos necessrios.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

na definio da concepo do produto, quando as informaes so abstratas e pela possibilidade de os dados para julgamento serem insuficientes. na configurao mais apropriada para um princpio de soluo, quando o tempo disponvel insuficiente e j existem solues pr concebidas. na definio dos parmetros de componente, quando os riscos so elevados e se dispe de poucos recursos para anlise e simulao.

Esses exemplos reforam a importncia em adotar prticas adequadas ao desenvolvimento de produtos, procurando minimizar decises empricas ou por tentativa e erro.

A engenharia simultnea (ES), de modo geral, tem sido apontada como filosofia, metodologia ou prtica de desenvolvimento de produto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Definies para engenharia simultnea: Prasad, Wang e Deng (1998) A engenharia simultnea uma abordagem sistemtica que considera todos os aspectos do gerenciamento do ciclo de vida do produto, incluindo integrao do planejamento, projeto, produo e fases relacionadas. Smith (1997) A engenharia simultnea um termo aplicado para uma filosofia de cooperao multifuncional no projeto de engenharia, a fim de criar produtos que sejam melhores, mais baratos e introduzidos no mercado mais rapidamente. Sprague, Singh (1991) A engenharia simultnea uma abordagem sistemtica para o projeto simultneo e integrado de produtos e de processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Procura considerar todos os elementos do ciclo de vida do produto, desde a concepo at o descarte, incluindo qualidade, custo, programao e requisitos dos usurios.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Pahl & Beitz (2005) sob engenharia concomitante ou simultnea entende-se o trabalho objetivo, interdisciplinar (dissemindo-se por vrios departamentos), em paralelo e cooperativo, para o completo desenvolvimento do produto, da produo e da distribuio por todo o ciclo de vida do produto com rigoroso gerenciamento.

No processo de gerao de um produto sob engenharia simultnea, as atividades de cada um dos departamentos caminham em grande parte em paralelo ou ao menos se superpe de forma bastante ntida, com frequentes encontros com o cliente e com incluso dos vrios fornecedores.

Ocorre um permanente monitoramento do produto at o fim do seu ciclo de vida.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Por meio de diferentes definies para engenharia simultnea, podem-se sintetizar alguns elementos que auxiliam na compreenso inicial.

Sntese dos principais elementos associados engenharia simultnea

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Processo de formulao do produto e acompanhamento na engenharia simultnea com superposio mnima das atividades por reas, formulao de uma equipe de projeto e contatos estreitos com clientes e fornecedores.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Os princpios da engenharia simultnea pressupe os seguintes aspectos: tratamento simultneo de restries de projeto e manufatura;

compartilhamento de conhecimentos associados ao desenvolvimento de produtos;


nfase s preferncias dos consumidores no desenvolvimento do produto; desenvolvimento do produto considerando qualidade, custo e tempo para o mercado. As variveis associadas engenharia simultnea podem ser associadas da seguinte maneira: configurao de equipes de projeto; paralelismo das atividades de projeto; integrao dos clientes do projeto; utilizao de ferramentas de apoio.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Comparativo utilizando ES

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Modelo integrado de ES para projeto do produto

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

2.1 Princpios do desenvolvimento de novos produtos


O desenvolvimento de novos produtos uma atividade importante e arriscada. Diversos fatores determinam as diferenas entre sucesso e fracasso no lanamento de novos produtos:

Orientao para o mercado O fator mais importante, e provavelmente o mais bvio, o produto ter diferenciao em relao a seus concorrentes no mercado e apresentar aquelas caractersticas valorizadas pelos consumidores. Produtos que eram vistos pelos consumidores tendo

1) Substancialmente melhores qualidades que os dos concorrentes.


2) Mais valor, tinham 5,3 vezes mais chances de sucesso do que aqueles que eram considerados apenas diferentes.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo Duas situaes devem ser consideradas:

mwalber@upf.br

1) Se a diferena em relao aos concorrentes for grande, e se voc pretende focalizar algum aspecto particular do produto, deve orientarse pelas necessidades do mercado. 2) Se voc consegue identificar apenas pequenas diferenas no novo produto, talvez seja melhor elimin-lo durante a fase de desenvolvimento.

Outro fator que contribui antecipar o lanamento, de modo que um novo produto chegue ao mercado bem antes dos concorrentes, assim ganha-se tempo antes da chegada dos produtos concorrentes.

O produto necessita: - ter forte diferenciao em relao aos seus concorrentes; - apresentar caractersticas valorizadas pelos consumidores; - deve trazer benefcios significativos para os consumidores; - deve ter qualidade superior do seu concorrente.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Estudos de viabilidade e especificao

Os produtos que eram submetidos a cuidadosos estudos de viabilidade tcnica e econmica antes do desenvolvimento tinham 2,4 vezes mais chances de sucesso em relao aos sem estudo de viabilidade.

O estudo de viabilidade tcnica deve abranger a disponibilidade de: Materiais; Componentes;

processos produtivos e;
mo-de-obra qualificada.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo A viabilidade econmica refere-se: s necessidades de investimentos; custos e; retorno do capital.

mwalber@upf.br

Devem ser feitos estudos detalhados de viabilidade tcnica e econmica e concentrar esforos na especificao do produto desejado, antes de comear o projeto.

Qualidade do desenvolvimento Mantendo-se a alta qualidade das atividades tcnicas ligadas ao desenvolvimento de novos produtos, as chances de sucesso so 2,5 vezes maiores. Quando a equipe tcnica adequada para as necessidades de desenvolvimento do novo produto as chances so 2,8 vezes maiores.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Na atividade de desenvolvimento de novos produtos, a incerteza alta na fase inicial. No temos uma idia clara do que resultar, como vai ser feito, quanto custar e qual ser o grau de aceitao dos consumidores. Deve-se evitar investimentos pesados (em prottipos, ferramentas) at que os estgios preliminares do desenvolvimento tenham reduzido algumas das incertezas. Pede-se fazer um projeto preliminar, produzir alguns esboos ou modelos, estimar custos e conversar com consumidores.

Funil de decises O funil de decises uma forma de visualizar as variaes do risco e da incerteza, ao longo do processo de desenvolvimento do produto. um processo de tomadas de decises.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

As formas retangulares sombreadas representam as alternativas possveis, as formas arredondadas representam as decises durante a seleo de alternativas.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Estratgia de negcios. Em primeiro lugar, as empresas devem decidir se querem ou no inovar. A deciso de inovar ou no muito arriscada e com grande grau de incerteza. A deciso de inovar pode implicar em investimentos considerveis, por outro lado, a deciso de no inovar pode decretar sua excluso do mercado. Oportunidade de negcios. Se a empresa decidir a favor da inovao e coloc-la no seu plano estratgico, a prxima etapa examinar todas as possveis oportunidades de inovao. A poltica de inovao deve estender-se para um conjunto de novos produtos, estabelecendo-se metas de mdios e longo prazo. Projeto e desenvolvimento de produtos. As decises, nesta fase, envolvem menores riscos e incertezas, em relao as etapas anteriores. Os riscos e incertezas vo se reduzindo a medida que se tomam decises sobre: 1) oportunidade especfica de desenvolvimento; 2) projeto conceitual; 3) gerao de modelos e, 4) o projeto detalhado para a produo.

Aplicao do funil de decises: tomada de decises em umade pequena empresa eletrnica mwalber@upf.br ppgPPF - Projeto e Desenvolvimento Produtos
Deciso/Ao Inovar ou no? Sim, a empresa pretende desenvolver novos produtos Estratgia errada? A empresa no est preparada (tcnica, comercial e gerencialmente para desenvolver novos produtos Analise as foras e fraquezas da empresa Risco Risco gerencial

Possveis oportunidades de inovao A empresa desenvolver um produto indito, baseado no estado da arte da tecnologia Possveis produtos Um novo tipo de controle remoto para uso em TV interativa Possveis conceitos O produto deve funcionar como mouse sem fio, tendo apenas um boto de comando Possveis configuraes Comunicao IR, boto selado, caixa de plstico ABS injetada, bateria de 9V Possveis detalhes Prottipo completo produzido Problemas na fabricao? Montagem incorreta, defeitos nos componentes Repita testes no prottipo e introduza procedimentos de controle de qualidade Configurao errada? Faixa inadequada de operao, vida curta da bateria, caixa se quebra com queda Verifique as falhas no teste do prottipo Conceito errado? Depende do software que est fora do controle da empresa Verifique o valor do conceito em pesquisa de mercado. Estabelea parceria com o detentor do software Produto errado? Depende do sucesso da TV interativa Estabelea aliana com o detentor tecnologia chave da Oportunidade errada? O retorno do investimento ser muito demorado para uma pequena empresa Analise o mercado e a linha atual de produtos da empresa nesse mercado

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Etapas do funil de decises As etapas que compe o funil de decises representam uma sequencia til e sensvel no processo de desenvolvimento de novos produtos.

Deve ser compreendido que nesse processo, os riscos de fracasso do novo produto so progressivamente reduzidos, medida que se tomam decises hierarquizadas. Isso se estende desde a identificao de uma necessidade estratgica de inovao at o lanamento comercial do produto.

O funil de decises reduz, de forma progressiva e sistemtica, os riscos de fracasso do novo produto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Alocao inicial de uma pequena verba, para pesquisar a viabilidade comercial do novo produto. Se for considerado promissor, devese elaborar a especificao do produto. Se a especificao for aprovada, deve-se destinar recursos para se iniciar o projeto do produto. Isso envolve recursos maiores que os da etapa anterior. Aps o desenvolvimento completo no papel e testes com modelos e prottipos, deve-se iniciar a fabricao. Isso pode exigir recursos para a ferramentaria e a organizao da produo e montagem.
Finalmente, h o investimento para o lanamento do novo produto. Isso envolve a produo para estoque inicial, distribuio e propaganda. Se o produto fracassar nessa fase, poder provocar, alm dos prejuzos financeiros, o comprometimento da imagem da empresa.

A diviso do processo de desenvolvimento de novos produtos em diversas etapas importante para o planejamento e controle de qualidade desse processo. A definio de cada etapa pode ser alterada, adaptando de acordo com a natureza do produto ou da empresa onde ele se desenvolve.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

2.2 Como surgem os novos produtos


Como regra geral, novos produtos surgem quando h necessidades ainda no satisfeitas, seja porque os produtos atualmente disponveis no conseguem satisfaz-los ou porque, simplesmente, produtos com tal capacidade ainda no foram criados. As necessidades no satisfeitas podem ir mais alm do que a funo primria que se espera do produto. Podem estar relacionadas, entre outras, as seguintes dimenses: a) diferenciar-se dos produtos concorrentes nas mais distintas possibilidades (funes primrias e secundrias, aspectos estticos, dimenses, valor, etc.); b) modificar as caractersticas relativas logstica, tais como reduo de massa/ volume, adequao de embalagens de transporte visando aumentar a unitizao, etc.; c) questes ambientais, tais como a reduo de insumos no processo produtivo (gua, energia), reduo ou modificao da matria prima e nova conscincia dos consumidores;

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

d) criar ou reforar a idia ou identidade de famlias de produtos ou de marca corporativa; e) questes de segurana e ergonomia do produto durante a fabricao para o usurio final e em todo o perodo de ps-venda; f) imposies econmica e financeiras, variaes externas (mercado, preo) e internas a empresa (restries de desembolso, reduo de custos de produo); g) alteraes na legislao, de erros em projetos anteriores (recall) ou decorrentes de decises judiciais.

Projetistas devidamente iniciados em tcnicas de desenvolvimento de produtos sabem que meios e esforos devem ser desprendidos, principalmente porque tem em seu desfavor o tempo (pouco prazo para alcanar solues consistentes). Os novos produtos surgem quando existe uma oportunidade no mercado capaz de torn-los atrativos aos olhos do consumidor, de serem percebidos como novidades, por trazerem consigo novas utilidades, por inovao parcial ou total.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

2.3 Estratgias para o desenvolvimento de produtos


Frequentemente, as empresas dizem que vislumbraram uma oportunidade de inovao. Ao identificar essa oportunidade, tentam agarr-la e comea a corrida para lan-la primeiro no mercado.

Muitas vezes isso feito ao acaso, simplesmente para aproveitar essa oportunidade. Recursos humanos e financeiros so remanejados para esse objetivo. Fazendo isso, talvez se esteja perdendo outras oportunidades mais importantes. Entretanto, isso s ficar claro se houver uma atividade de planejamento estratgico sistemtico na empresa.

O planejamento estratgico deve estabelecer as metas ou misses que uma empresa deve alcanar e define as estratgias ou aes que deve realizar, para que essas metas ou misses sejam alcanadas.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Estratgias ofensivas
As estratgias ofensivas so adotadas pelas empresas que querem manter liderana no mercado, colocando-se sempre a frente dos concorrentes.

Elas dependem de investimentos pesados em pesquisa e desenvolvimento para introduzir inovaes radicais ou incrementais em seus produtos.

As estratgias ofensivas so pr-ativas e trabalham com perspectiva a longo prazo para o retorno dos investimentos. Ela consequencia de uma forte cultura inovadora dentro da empresa, onde devem existir vrias equipes dedicadas pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Empresas desse tipo costumam dar grande importncia s patentes, que garantem um monoplio durante um certo tempo. Esse perodo de tempo essencial para obter lucro e recuperar os investimentos dos desenvolvimentos e tambm os custos das falhas.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Estratgias defensivas
As estratgias defensivas so usadas pelas empresas que querem seguir as empresas lderes. Contudo, deliberadamente, deixam que outras empresas arquem com custos maiores de desenvolvimentos e corram o risco para abrir novos mercados. Esse tipo de estratgia chamada de segunda melhor. Depende da rapidez com que as empresas conseguem absorver as inovaes lanadas por outras e introduzir melhorias naqueles produtos pioneiros.

Isso pode ser feito com menores custos e menos riscos, em relao as empresas lderes, mas tambm ter menor lucratividade.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Estratgias tradicionais
Estratgias tradicionais so adotadas por empresas que atuam em mercados estticos, com uma linha de produtos estticos, onde existe pouca ou nenhuma demanda de mercado para mudanas.

As inovaes so pouco relevantes, limitando-se a mudanas mnimas no produto para reduzir custos, facilitar a produo ou aumentar a confiabilidade do produto.

As empresas tradicionais so pouco equipadas para introduzir inovaes mesmo que sejam foradas a isso por presses competitivas. Se essa presso for muito forte, possvel que no a suportem, acabando por sucumbir.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Estratgias dependentes
As estratgias dependentes so adotadas por empresas que no tenham autonomia para lanar os seus prprios produtos, pois dependem de suas matrizes ou de seus clientes para a introduo de inovaes.

Isso ocorre com empresas que so subsidirias de outras ou aquelas que trabalham sob encomenda. So representadas tipicamente por fabricantes de peas ou componentes, em que o projeto definido pela grande empresa montadora, como acontece no caso da indstria de autopeas.

As inovaes geralmente se limitam s melhorias de processo.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Importncia das diversas atividades relacionadas com a inovao, de acordo com a estratgia empresarial:
Atividades ligadas ao desenvolvimento Tipo de estratgia Pesquisa e desenvolvimento Projeto inovador Prazo para entrar no mercado Engenharia de produo Marketing tcnico Patentes

Ofensiva
Defensiva Tradicional Dependente

ooo
o

ooo
ooo

oo
ooo

oo
oo ooo ooo

ooo

ooo
o

As empresas tradicionais precisam de uma forte engenharia de produo, por diferentes razes. As empresas que adotam estratgias tradicionais s so capazes de sobreviver quando seus produtos alcanam o estgio de maturidade no mercado, pois para manter os preos baixos a empresa precisa reduzir os custos de produo.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

As empresas que usam estratgias ofensivas, precisam de um grande nmero de especialistas. Elas precisam de uma equipe forte em pesquisa e desenvolvimento capazes de acompanhar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico.

As empresas do tipo defensivo devem concentrar o seu esforo no design, combinado com procedimentos muito rpidos de desenvolvimento de produtos. A rapidez de chegada ao mercado o fator mais importante para o sucesso das empresas defensivas.

Todas as etapas de definio do plano estratgico devem ser cuidadosamente analisadas e comercialmente justificadas.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

2.4 Planejamento estratgico para o desenvolvimento de produtos


Se a empresa considerar que o desenvolvimento de produtos uma parte importante de sua misso ou de seus objetivos, deve elaborar estratgias corretas para isso. O planejamento estratgico do desenvolvimento do produto deve indicar quais so os produtos a serem desenvolvidos para atender aos objetivos da empresa.

O planejamento do produto uma atividade que precede e prepara o desenvolvimento de um produto especfico. Envolve pesquisa de mercado, anlise dos concorrentes e elaborao das especificaes de projeto. O planejamento estratgico do desenvolvimento de produtos um conceito mais amplo, relacionado com a poltica de produtos da empresa. ele que leva escolha do produto especfico a ser desenvolvido.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

A estratgia do desenvolvimento de produtos segue um caminho semelhante ao do planejamento corporativo, respondendo as mesmas perguntas, mas em relao ao produto.

Ps-Graduao em Engenharia de Produo

mwalber@upf.br

Exemplo de planejamento estratgico de desenvolvimento de produtos de uma empresa naval

Vous aimerez peut-être aussi