Vous êtes sur la page 1sur 16

HISTRIA DA ARTE -

LINHA DE TEMPO

PR- HISTRIA: -Perodo Paleoltico e neoltico; -Primeiras manifestaes artsticas, pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas. Arte rupestre. ANTIGIDADE: -Aparecimento da escrita que sucede at a queda do imprio romano.Perodo das grandes civilizaes, como a Mesopotmia, Egito, Grcia, e Roma. Mesopotmia: Construes em adobes (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol); Tambm outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo. (Pirmides Quops, Qufren e Miquerinos) Egpcio- Grande civilizao.Povo excessivamente religioso e mstico, toda sua vida girava em torno da crena de que a alma voltaria a habitar o mesmo corpo.Monumentos funerrios, religiosos. Lei do frontalidade. Grcia: Basicamente ligada aos templos (Colunas Drica, Jnica e Corntia). -Buscavam no homem e na vida inspirao (padro de beleza). -Uso da figura geomtrica ou cenas mitolgicas. -Teatro (arena). Romanos- Construes mais tpicas so templos, baslicas, circos, teatros, anfiteatros, e aquedutos; Decorao de paredes.

ARTE NEOCLSSICA: -Tendncia artstica e literria que surgiu em contraposio as idias do Barroco e do Rococ. -Este estilo representa a restaurao ou reconstruo das formas artsticas da Antigidade Clssica e Greco Romana. ROMANTISMO: -H a valorizao do extico, do pitoresco, do fantstico e do aventuroso. -Delacroix o expoente mximo da pintura romntica. -Alto relevo, liberdade de composio,exuberncia de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres. REALISMO: -Surgiu contrapondo a idia do romantismo. -O avano tecnolgico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o cientfico, o objetivo. Comea a surgir grandes edifcios de ferro, concreto e vidro,muito ao. -desaparecem das pinturas os santos, histrias e literrios. -O pintor s pinta o que viu e o que est vendo. -Artista: Rodin ARTE MODERNA, PS- MODERNA E CONTEMPORNEA: IMPRESSIONISMO: Pintura baseada nas diversas variaes da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente. Artistas: Manet, Monet, Czanne, Degas, Renoir. EXPRESSIONISMO: Surge em oposio ao impressionismo e reflete a angstia e a instabilidade do perodo entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o dio, a misria, o medo, a solido, a prostituio e outros. Artistas: Van Gogh, Munch, FOVISMO: Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas no produzem sentimentos, mas simplesmente sensaes, impulsos vitais. uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma esto em segundo plano. Artista: Matisse CUBISMO: Simplificao e geometrizao da forma. Abandono da terceira dimenso. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros. Artistas: Paul Cezann, Pablo Picasso, Mondrian. ABSTRACIONISMO: uma pintura cuja forma no possui qualquer relao com as imagens ou aparncias da realidade exterior. Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee, Duchamp. DADASMO: Pintura irracional, sem sentido, debochada, satrica. Reflete um esprito de insatisfao e tdio, pois surgiu num perodo de saturao cultural. Desordem duvida improvisao. Artista: Duchamp SURREALISMO: Sem preocupao esttica ou moral baseia-

ARTE MEDIEVAL: -Deus centro do universo; Arte Bizantina: mosaico Romnica: uso de rosceas para facilitar a iluminao interna dos templos; Gticos: teocentrismo atingiu seu apogeu, toda a vida do homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam tornar- se amplas e mais altas.

ARTE ACADMICA OU CLSSICA -Do teocentrismo Medieval o homem avana para o humanismo e coloca- se como centro do universo. -Descobre que existem outros povos que habitam o planeta; -Surge a renovao artstica e cultural. RENASCIMENTO: -Os artistas voltam a estudar o corpo humano, procurando perfeio e harmonia das formas, buscando inspirao nos Greco-Romanos:esculturas como a Piet de Miguel ngelo Buonarotti, Giotto o precursor do renascimento, mas Leonardo da Vinci considerado um dos maiores gnios da

humanidade. BARROCO: -Foi utilizada em relao a arte porque os artistas no observam mais as rgidas regras estabelecidas no renascimento. -No Barroco predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento religioso. -Abundncia de detalhes,violentos contrastes de luz e sombra ROCOC: - graa elegncia, erotismo e inspirao mundana. -Os pintores deste estilo usam pinceladas rpidas, leves e delicadas. -O desenho decorativo. -As cores so claras e luminosas. -Nus femininos.

se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associaes. Artistas:Dali, Miro, Picasso. FUTURISMO: Pintura dinmica, vertiginosa, compatvel com a velocidade da era da maquina. Usam formas geomtricas para dar movimento. Artista: Duchamp OP ART: Prope participao ativa do contemplador na obra. Criao em srie, simboliza o mundo precrio. Artista Vassarely. POP ART: Evidencia o cotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar ateno. Expresso do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa. Artista: Warhol

1 4 6 8 9 5 10 3 13 12 14 11 152 16 7

H I S T O R I A D A A R T E

1- As primeiras manifestaes artsticas aconteceram na _____________________ 2-A pintura nas paredes das cavernas chamada de______________________ 3- A construo de pirmide estao foi manifestao artstica da_____________________ 4- Povo que tinha a crena de que a alma voltaria a habitar o mesmo corpo. Criaram monumentos funerrios___________ 5- Povo que buscava no homem e na vida inspirao, cultuavam a beleza como fora artstica _________ 6- Construes como templos, baslicas, circos, teatros, anfiteatros, e aquedutos so manifestaes artsticas dos_______ 7- Os mosaicos so manifestaes artsticas da poca_____________________ 8- Durante o _______________________ as artes eram voltadas para o aspecto religioso 9- Durante o _______________________ o homem coloca-se como centro do universo. 10- Durante o _______________________ Os artistas voltam a estudar o corpo humano e procuram inspirao nos Greco-Romanos 11- A arte ___________________ caracterizada por graa elegncia, erotismo e inspirao mundana 12- Foi o principal representante do renascimento________________ 13- No ________________________predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento religioso. 14- No _____________________ h a valorizao do extico, do pitoresco, do fantstico e do aventuroso. 15- O ___________________ Surgiu contrapondo a idia do romantismo, representa o real, concreto, o cientfico, o objetivo. 16- O _______________________ uma pintura cuja forma no possui qualquer relao com as imagens ou aparncias da realidade exterior

Complete: 1-Durante o ________________ desaparecem das pinturas os santos. Comea a surgir grandes edifcios de ferro, concreto e vidro,muito ao. 2- Monet, Czanne, Renoir foram seus representantes_________________________ Pintavam ao ar livre. 3- Reflete a angstia e a instabilidade do perodo entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Utiliza temas como o amor, o dio, a misria, o medo, a solido, a prostituio ___________________ 4- Van Gogh, foi seu principal representante______________________ 5- Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros. 6- Pablo Picasso foi seu principal representante_________________ 7- O__________________________ uma pintura irracional, sem sentido, debochada, satrica. Reflete insatisfao e tdio. 8- O___________________________ uma pintura sem preocupao esttica ou moral baseia-se no comando do subconsciente e sonhos. 9- O maior representante do Surrealismo foi_______________. 10- O _______________________ uma pintura que reflete a era das mquinas. 11- O ________________propoe participao ativa do observador. 12- O ____________________evidencia o cotidiano, o comum, o vulgarismo americano

"TODAS AS ARTES CONTRIBUEM PARA A MAIOR DE TODAS AS ARTES, A ARTE DE VIVER." (BERTOLD BRECHT) 1 ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

O estilo gtico foi na realidade oposto ao estilo romnico. O estilo gtico tem como caracterstica: construes altas. A temtica principal do estilo gtico era religiosa. Suas construes reuniam tamanho e qualidade prtica. 2 Sobre os vitrais marque a alternativa correta:

Vitrais so os vidros utilizados para construir janelas. Nos vitrais no ocorria geralmente variao de cor. Os vitrais continham figuras bblicas. Da Vinci foi um grande produtor de vitrais. 3 Sobre a pintura gtica marque a alternativa correta:

A pintura o elemento mais caracterstico da arte gtica Temas cristos eram trabalhados na pintura gtica. A pintura gtica no tinha nenhuma noo de perspectiva. Os gticos no produziram pinturas murais. 4 Sobre a arquitetura gtica assinale a alternativa correta:

uma arquitetura que no tem preocupao com a proporo. Tem prdios dedicados aos deuses gregos. Costumas ser altas e largas as colunas. As colunas parecem querer chegar ao cu. 5 Em que perodo a arte gtica pertenceu:

Perodo antigo Idade mdia. Idade moderna.

Pr-histria. 6 Descreva o Vitral. 1Representaes fiis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. Esse estilo se enquadra na pintura romana no:

a) 1 estilo b) 2 estilo b) 3 estilo b) 4 estilo b) 5 estilo 2 - A tcnica de pintura utilizada pelos romanos recebia seu nome em relao ao processo que era usado na sua composio. Que tcnica era esta?

a) Pintura a leo b) Tcnica em gesso c) Encustica d) Afresco e) Tcnica do ocre 3 - Como se chama o recurso arquitetnico desconhecido pelos gregos e egpcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos:

a) arco e abbora b) abbora e arcu c) habbada e arco d) arco e abbada e) bbada e arcco 4 - Na estatuaria romana, a caracterstica d-se pela:

a) representao idealizada e bela das pessoas; b) representao fiel da realidade e das pessoas; c) representao detalhada das imagens e seres; d) representao de motivos tribais com preciso; e) representao distorcida da realidade.

5 - Fazem parte das inovaes romanas:


a) arco, flecha, cimento e colunas dricas; b) arco, abbora, cimento e colunas decorativas; c) arco, abbada, concreto e colunas jnicas; d) arco, abbada, concreto e colunas decorativas; e) arco, abbora, concreto e colunas decorativas.

6 - A arte romana rene duas ideias importantes, embora diversas, herdadas dos etruscos e dos gregos. Quais so elas?

Arte Romana
FOI ASSIM... O processo de desenvolvimento da arte romana iniciou-se no sculo II a.C. e expandiu-se pelos territrios do Mediterrneo, Norte da Europa e sia. Ao conquistar a Grcia, Roma absorveu a herana cultural grega e etrusca. Dessa maneira, podemos dizer que tudo o que se produzia em Roma ou era copiado ou importado da Grcia. A populao da cidade de Roma era muito grande e, conseqentemente, havia a necessidade de se construir prdios pblicos de grandes propores para abrigar o maior nmero de pessoas. Desse modo, o romanos, que admiravam as colunas gregas (que serviam de sustentao para a cobertura), desenvolveram uma forma de construo em que as colunas passam a ser apenas decorativas. Utilizaram o arco e a abbada, recursos arquitetnicos desconhecidos pelos gregos e egpcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos. A utilizao de arcos e abbadas proporcionou s construes amplos espaos internos. Abbada de Nervura

Abbada de Arco

Aqueduto Pont du Gard

Vista interna da abbada do Panteo

A arte romana veio a ser a pedra fundamental da arte de todos os perodos anteriores. Dando uma reviravolta em sua arte, os romanos, fundadores do maior imprio de todos os tempos, acrescentaram talentos gerenciais: organizao e eficincia menos idealizada e intelectual que a arte clssica grega; mais secular e funcional. Enquanto os gregos brilhavam na inovao, o forte romano era a administrao. Por onde quer que marchassem seus generais, traziam a influncia civilizadora da lei e os benefcios prticos de estradas, instalaes sanitrias e aquedutos. ARQUITETURA Os construtores romanos no s desenvolveram o arco e a abbada, como foram pioneiros no uso do concreto. O material utilizado era geralmente uma massa obtida da mistura de cinza vulcnica, gua e cal (semelhante ao atual concreto). Essas inovaes provaram ser revolucionarias e permitiram, pela primeira vez, cobrir enormes espaos fechados sem a necessidade de suportes internos, sendo utilizadas ao longo dos sculos, sobretudo em edifcios pblicos, igrejas e catedrais. Como exemplo de arquitetura romana, podemos citar o Coliseu e o Panteo. No coliseu, aconteciam jogos e batalhas entre gladiadores. Coliseu

ESCULTURA Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, suas esculturas so uma representao fiel das pessoas e no de um ideal de beleza

humana, como fizeram os gregos. Ou seja, em lugar de mostrar a beleza ideal, como os gregos, eles retrataram a realidade, feia ou bonita. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Mais realista que idealista, a estaturia romana teve seu maior xito nos retratos. Na escultura de relevos, com que decoravam seus arcos triunfais os romanos superaram em muito os gregos. Eles retratavam as pessoas com muita fidelidade (mostrando sempre os seus sentimentos). A produo em serie de bustos, semelhantes a deuses, de imperadores, polticos e lideres militares, dispostos nos prdios pblicos de toda a Europa, era uma forma de reafirmar uma presena poltica a milhares de quilmetros de Roma. Outra corrente importante da escultura romana foi o relevo narrativo. Painis de figuras esculpidas representando feitos militares decoravam arcos de triunfo, sob os quais desfilavam os exrcitos vitoriosos conduzindo longas filas de prisioneiros acorrentados. A coluna Trajano o mais ambicioso desses monumentos. Mostra um relevo envolvendo a coluna em mais de duzentos metros de espiral ininterrupta, comemorando massacres em mais de 150 cenas. Escultura Coluna de Trajano Escultura Romana - Bigas - Discbolo

PINTURA A arte romana tambm se fez presente na decorao. Em Pompia, veremos o luxo das casas com suas paredes decoradas, mosaicos diversos e utenslios domsticos. O Mosaico foi muito utilizado na decorao dos muros e pisos da arquitetura em geral. A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provm das cidades de Pompia e Herculano,que foram soterradas pela erupo do Vesvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompia classificam a decorao das paredes internas dos edifcios em vrios estilos: Primeiro estilo: recobrir as paredes de urna sala com uma camada de gesso pintado; que dava impresso de placas de mrmore. Segundo estilo: Os artistas comearam ento a pintar painis que criavam a iluso de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural. Terceiro estilo: representaes fiis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes.

Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cpia de obra grega, imitando um cenrio teatral.

Pintura Afresco
A maioria das pinturas romanas da poca encontra-se nas cidades de Pompia e Herculano, soterradas pela erupo do vulco Vesvio em 79 d.C. As pinturas de Pompia foram descobertas no sc. XVIII fazem parte da decorao das paredes internas dos edifcios. Nessa poca os pintores decoravam as paredes com uma camada de gesso pintado imitando placas de mrmore. Mais adiante os pintores descobriram uma nova tcnica na pintura que dava a impresso de um bloco saliente de mrmore, apenas coma pintura, sem a necessidade do uso do gesso. Essa descoberta levou a outra tcnica que dava a impresso de profundidade. Foi ento, o inicio de pintar grandes painis que davam a ideia de janelas abertas onde se apreciava a paisagem com pessoas e animais. Outras pintavam enormes painis com barrados, pessoas formando a pintura de um enorme mural. Os artistas romanos dedicaram boa parte da sua arte a arte do mosaico em mrmore. Os mosaicos mais famosos esto na cidade de Pompia. Os artistas romanos possuam uma frtil criatividade, misturavam realismo e imaginao, suas obras ocupavam grandes espaos nas construes, proporcionando um acabamento de beleza a construo.

A Arte de Mosaico
A Arte romana Mosaico (ou pedras coloridas no lugar da pintura) O mosaico foi muito utilizado na decorao de muros e pisos da arquitetura em geral. O mosaico consiste na colocao lado a lado, de pequenos pedaos de pedras de diferentes cores, colocadas sobre uma superfcie de gesso ou argamassa, de acordo com um desenho previamente escolhido. A seguir a superfcie recebe uma soluo de cal, areia e leo que preenche os espaos vazios, fixando melhor os pedacinhos de pedras coloridas. Como resultado, obtm-se, uma obra semelhante pintura. Os gregos usavam mosaicos nos pisos. J os romanos o usavam na decorao, demonstrando grande habilidade na composio de figuras e no uso da cor.

ARTE ROMANA - 6 ANO ARTE ROMANA 1 C 2 D 3 D 4 B 5 D

ATIVIDADES 1 - Representaes fiis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. Esse estilo se enquadra na pintura romana no: a) 1 estilo b) 2 estilo c) 3 estilo d) 4 estilo e) 5 estilo 2 - A tcnica de pintura utilizada pelos romanos recebia seu nome em relao ao processo que era usado na sua composio. Que tcnica era esta? a) Pintura a leo b) Tcnica em gesso c) Encustica d) Afresco e) Tcnica do ocre 3 - Como se chama o recurso arquitetnico desconhecido pelos gregos e egpcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos: a) arco e abbora b) abbora e arcu c) habbada e arco d) arco e abbada e) bbada e arcco 4 - Na estatuaria romana, a caracterstica d-se pela: a) representao idealizada e bela das pessoas; b) representao fiel da realidade e das pessoas; c) representao detalhada das imagens e seres; d) representao de motivos tribais com preciso; e) representao distorcida da realidade observada. 5 - Fazem parte das inovaes romanas: a) arco, flecha, cimento e colunas dricas;

b) arco, abbora, cimento e colunas decorativas; c) arco, abbada, concreto e colunas jnicas; d) arco, abbada, concreto e colunas decorativas; e) arco, abbora, concreto e colunas decorativas. 6 - A arte romana rene duas ideias importantes, embora diversas, herdadas dos etruscos e dos gregos. Quais so elas? 7 - Os gregos construram seus templos no para receber pessoas, mas para abrigar as estatuas das divindades e serem admirados de fora. J os romanos procuraram criar grandes espaos interiores. Lembrando que os templos gregos eram construdos com colunas: a) Explique porque o arco, herdado dos etruscos foi fundamental para a arquitetura romana. b) Alm do arco, que outro elemento arquitetnico foi fundamental para que osromanos pudessem criar grandes espaos interiores? c) D um exemplo de templo grego e um templo romano: 8 - Que caractersticas do povo romano nos so reveladas por suas obras como oaqueduto de Le Pont Du Gard? 9 Descreva a tcnica do mosaico: 10 Descreva a tcnica do afresco:

QUESTES PARA PROVA DE ARTE - DANA

PROVA DE ARTE Ensino MDIO


1. A dana contempornea surgida no final da dcada de 1950, traz como proposies tcnicas e estticas:

a) um dilogo com vrias prticas corporais e linguagens artsticas diversas, potencializando a improvisao criativa. b) um rigor tcnico igual ao do bal clssico. c) o afastamento dos temas da dana em relao ao cotidiano. d) Nenhuma das alternativas. 2. Na organizao de um evento como uma Mostra de Dana, diversos critrios devem ser levados em considerao. Dentre eles, constitui um critrio importante: a) a definio da ordem de apresentao dos grupos meia hora antes do incio do evento. b) a cobrana de uma taxa de R$ 15,00 (quinze reais) por grupo participante para pagar as despesas com o material de divulgao do evento. c) a viabilidade de um local ideal e das condies de infra-estrutura necessrias para sua realizao. d) a escolha apenas de grupos profissionais para participao no evento. 3. Rudolf Laban e Martha Grahan deixaram uma grande contribuio na dana moderna, sobre esse estilo da dana no correto afirmar: a) No incio do sculo XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lana as bases de uma nova dana, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espao, tempo, peso e fluncia. b) Anterior ao surgimento da dana moderna, o bal clssico era a maior expresso artstica do movimento corporal nos palcos do mundo. c) A dana moderna sempre existiu, mas somente ficou conhecida depois que Rudolf Laban e Matha Grahan comearam a coreografar. d) A dana moderna um estilo de dana que utiliza deslocamento; nvel e direo. 4. De acordo com os gneros de dana correto afirmar: a) definido de acordo com a classe social do bailarino; b) Cada gnero reflete somente um estilo de dana;

c) composto de deslocamento e salto, no possui rotao; d) Representa diferentes estilos de dana e abrange diversas camadas sociais e culturais.

5. Constituem elementos integrantes da dana moderna: a) o uso de sapatilhas e de tutus, bem como o predomnio dos cabelos soltos nas coreografias. b) o uso de recursos miditicos, como projeo de vdeos, no decorrer das apresentaes. c) o uso exclusivo do nvel espacial alto e deslocamentos em apenas duas direes. d) Os bailarinos danam descalos, trabalham deslocamentos; direes; nveis e seus movimentos so mais livres do que no bal, embora respeitem uma tcnica fechada, diferente da dana contempornea onde qualquer movimento pode ser considerado dana.

6. No que se refere s danas folclricas, correto afirmar que: a) so danas que representam as tradies e a cultura de uma determinada regio. Esto ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos histricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Estas danas so realizadas, geralmente, em espaos pblicos: praas, ruas e largos. b) o termo dana folclrica est vinculado diretamente s manifestaes vivenciadas apenas por determinados grupos tnicos. c) a vivncia dessas danas est relacionada e restrita apenas s classes sociais menos favorecidas e desse fato advm determinados preconceitos. d) as danas folclricas so expresses tpicas das comunidades locais e perifricas mas podem ser ensinadas por representantes de outras regies possibilitando uma troca de culturas e costumes.

07. Selecione dois gneros de dana e disserte sobre eles estabelecendo um paralelo que aponte suas semelhanas e diferenas: ________________________________________________________________ Gabarito: 1-a; 2-c; 3-c; 4-d; 5-d;6-a;

PROVA DE ARTES Aluno: _________________________________________________________Turma:PAV 1 Data: __________ Valor:16 pontos Nota: ________ 1.Qual das cores abaixo no considerada uma cor fria? ( a ) l a r a n j a ( b ) a z u l ( c ) violeta ( d ) v e r d e a m a r e l a d o 2.Para que serve o esfuminho? ( a )Para apagar borres nos desenhos feitos a grafite. ( b )Para desenhar os tons mais claros de sombreamento. ( c )Para colorir reas escuras. ( d )Para suavizar as mudanas de tons em desenhos a grafite. 3.Usando apenas CORES PRIMRIAS, colora a mandala abaixo, preenchendo todasas formas geomtricas:

1- Quais so as cores primrias:__________________,_________________,_______ _________ Quais so as cores secundrias:__________________,________________,___________ ____ 3-A mistura do azul ciano com o amarelo resulta na cor?_______________________ 4-A cor laranja o resultado da mistura de que cores?____________________________ 5-Cite o nome da festa popular, que festejada no entre os meses de fevereiro e maro ________________________________________________________________ _______ 6-Cite um exemplo de como podemos registrar acontecimentos do cotidiano, atravs da arte. _________________________________________________________________ _________ 7-Podemos dizer que o verde uma cor:..................................... 8-Podemos dizer que o vermelho magenta uma cor:......................................

9-O circo pode ser considerado como arte? Cite dois exemplos desta arte. _________________________________________________________________ _________ 10-O desenho animado pode ser considerado arte? Cite dois exemplos ? _____________________________________________________________________ _____ 11-Falando de desenho animado cite o nome dos criadores do desenho animado Ton E Jerry. ________________________________________________________________ __________ 12-Pinte os espaos conforme solicitado.

Laranja

Azul Ciano

Roxo

Verde

1.Para voc, o que arte? ___________________________________________________________________ ___________ ________________________________________________. 2 . C o m p l e t e : a.A arte nos possibilita______________________________________. b.A arte se divide em mundo_____________e mundo____________.

3.Ligue a 2 coluna de acordo 1: a.Funo individual da arte; ( ) ser sensvel, crativo;

b.Funo social da arte; c.Funo ambiental.

( ) idias, sentimentos; ( ) transformao da sociedade e de voc.

4. Complete: Com relao Arte: a.o mundo natural formado de: ___________________________________ b.o mundo cultural formado de:____________________________________

5. Escreva nos parnteses, as palavras que completam o sentido das frases que seguem: (Mundo Natural/ Mundo Cultural). a. Paisagens, cores, formas, sons, espaos, movimentos, sombras.R._______________________ b . I d i a s , s a b e r e s , s e n t i m e n t o s . R_______________________________________________

6. Colorir e colar o desenho, criando uma POLICROMIA( vrias cores) ou umaISOCROMIA ( uma cor mais seus matizes).

1)- Colocar (V) verdadeiro ou (F) falso: ( ) A mistura de cores envolve dois fenmenos diferentes: a mistura da luz projetada e a mistura de pigmentos. ( ) Voc aprendeu na escola que com as cores primrias (vermelho, amarelo e azul),produzimos qualquer cor imaginvel, mas isso est errado. ( ) Reflexo o fenmeno no qual a luz (onda) no passa para outro meio de propagao ao atingir a superfcie e nem refletida pela superfcie. Nesse caso a luz absorvida. ( ) Os comprimentos de onda primrios da luz so vermelho, verde e azul.

2)- Quando precisamos imprimir uma foto toda colorida, que est computador,utilizamos quais cores? ______________________________________________________________________________ 3)- Identificar e assinalar as combinaes de cores: ( A ) Aditivo - ( S ) Subtrativo ( ) O quadro da Monalisa ( ) Televisor de Led 3D ( ) Desenho com lpis de cor ( ) Display do celular ( ) Pintura abstrata com aquarela ( ) A capa de uma revista. 4)- Ao apontar essas trs lanternas com luzes de cores diferentes para um mesmo lugar,a luz que refletiu da superfcie era o branco.Colorir as lanternas com as cores que produziram o branco.

GABARITO DA AVALIAO BIMESTRAL --- 2 ANO


1. A ARTE ROMANA TEVE GRANDES INFLUNCIAS DE OUTROS POVOS. CITE DOIS PRINCIPAIS INFLUENTES DA ARTE ROMANA. RESPOSTA: GREGOS E ETRUSCOS

2. A PINTURA ROMANA ORGANIZOU-SE EM ESTILOS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NO CORRESPONDE AO ESTILO ROMANO: RESPOSTA: LETRA "C" PINTAVAM REPRESENTAES ABSTRATAS DA REALIDADE E VALORIZAVAM DETALHES 3. A ARQUITETURA FOI A PRINCIPAL ARTE NO IMPRIO ROMANO. CITE DUAS(02) PRINCIPAIS CARACTERSTICAS PRESENTES NA ARQUITETURA ROMANA: RESPOSTA: ARCOS E COLUNAS

4. A ARQUITETURA ROMANA DESENVOLVEU-SE EM VRIOS TIPOS DE CONSTRUES, DISTRIBUDAS EM 05 ESPCIES. ASSINALE AALTERNATIVA CORRETA DESSAS ESPCIES: RESPOSTA: LETRA "C" RELIGIO,COMRCIO E CIVISMO,HIGIENE,MONUMENTOS DECORATIVOS E DIVERTIMENTOS 5. OS ROMANOS E OS GREGOS ERAM ADMIRADORES DA ARTE E VALORIZAVAM A ESCULTURAS. FAA UMA COMPARAO ENTRE O PENSAMENTO GREGO E O ROMANO A RESPEITO DAS ESCULTURAS: RESPOSTA: GREGOS VALORIZAVAM A ESTTICA, A BELEZA DA FORMA ARTSTICA ROMANOS: VALORIZAM A UTILIDADE DA BELEZA DA ESULTURA, PARA PROMOO DO IMPRIO

6. A MAIOR PARTE DAS PINTURAS ROMANAS QUE CONHECEMOS HOJE PROVM DE DUAS CIDADES QUE
FORAM SOTERRADAS POR ERUPO VULCNICA EM 79 A.C. RESPOSTA: POMPIA E HERCULANO

OBJETIVOS GERAIS Reconhecer a Arte como rea de conhecimento. Experimentar e explorar as possibilidades de cada expresso artstica Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo uma relao autoconfiana com a produo artstica.

Conhecimento e expresso em artes visuais. Introduzir teoria da forma. Elaborar obras bidimensionais. Construir um conhecimento sobre dana. Compreender plano e peso dos gestos em dana. Entender conceito de espao, tempo, ritmo e movimento em musica. Identificar conceito de estilos teatrais e ao dramtica. Ser capaz de comear a analisar obras e expresses artrticas.

Vous aimerez peut-être aussi