Vous êtes sur la page 1sur 18

Rafael Costa n14 12M Trabalho de economia

Pagina 2 - introduo Pagina 3 o que a unio europeia? Pagina 4 atuais pases da UE Pagina 5 origem e evoluo da UE Pagina 7 tratados de grande importncia para a UE Pagina 11 o euro Pagina 12 objetivos da UE Pagina 13 os smbolos da unio europeia Pagina 14 o dia da europa Pagina 15 enquadramento institucional unico Pagina 16 - legislao Pagina 17 - concluso
1

Neste trabalho pretendo dizer o que a unio europeia, como se originou, resultados obtidos, seus objetivos, pases integrantes, como se alterou ao longo da historia, sua importncia na sociedade atual europeia e em seus pases integrantes. O porqu da construo de uma Unio Europeia? Como funciona? Quais os critrios que permitem a adeso de um determinado pas? Quais os pases que a constituem? So algumas das perguntas que tentarei responder com este trabalho de uma forma simples de ser entendida.

uma unio supranacional econmica e poltica de 27 Estadosmembros, estabelecida aps a assinatura do Tratado de Maastricht, em 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros pases da antiga Comunidade Econmica Europeia (CEE), uma das trs Comunidades Europeias.

A EU atualmente constituda dos seguintes pases e foram aderidos nos seguintes anos: Alemanha (1952), ustria (1995), Blgica (1952), Bulgria (2007), Chipre (2004),Crocia (2013), Dinamarca (1973), Eslovquia (2004), Eslovnia (2004), Espanha (1986), Estnia (2004), Finlndia (1995), Frana (1952), Grcia (1981), Hungria (2004), Irlanda (1973),Itlia (1952), Letnia (2004), Litunia (2004), Luxemburgo (1952), Malta (2004), Pases Baixos (1952), Polnia (2004), Portugal (1986), Reino Unido (1973), Repblica Checa (2004), Romnia (2007), Sucia (1995). A caminho da adeso UE Pases candidatos: Antiga Repblica jugoslava da Macednia, Islndia, Montenegro, Srvia, Turquia. Potenciais pases candidatos: Albnia, Bsnia e Herzegovina, Kosovo* * Esta designao no prejudica as posies relativas ao estatuto e est conforme com a Resoluo 1244/99 do CSNU e com o parecer do TIJ sobre a declarao de independncia do Kosovo.

Aps o final da Segunda Guerra Mundial, como forma de fuga do nacionalismo, caminhou-se para a integrao europeia. A primeira tentativa para unir os pases europeus foi a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (1951). Os membros fundadores da Comunidade foram a Blgica, Frana, Itlia, Luxemburgo, Pases Baixos e Alemanha Ocidental. O segundo passo foi a assinatura do tratado de Roma (1957), o que manteve a cooperao no mbito da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao e criou a Comunidade Econmica Europeia (CEE), com isto, instituiu-se a unio aduaneira e a Euratom. Depois fundou-se um conjunto de instituies das trs comunidades que foi chamado como Comunidades Europeias (CE). Em 1973, de forma a incluir a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido a Comunidade Europeia alargada. Realizaram-se as primeiras eleies para o Parlamento europeu em 1979. A Grcia aderiu em 1981, e a Espanha e Portugal em 1986. O facto de no termos necessidade de apresentar passaportes na maioria dos Estados-membros deve-se criao de uma Europa sem fronteiras estabelecida pelo Acordo de Schengen (1985). A bandeira europeia comeou a ser utilizada e o Acto nico Europeu foi assinado em 1986. Aps a queda do Cortina de Ferro (1990) a antiga Alemanha Oriental tornou-se parte da Comunidade. Os critrios de Copenhaga para os Estados candidatos adeso Unio Europeia foram acordados com o alargamento para a Europa Central e Oriental.

Foi formalmente criada a Unio Europeia quando o tratado de Maastricht entrou em vigor (1 de Novembro de 1993), a ustria, Sucia e Finlndia juntaram-se em 1995. Malta, Chipre, Eslovnia, Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Repblica Checa, Eslovquia e Hungria aderiram Unio Europeia em 2004. Em 2007 foi a vez da Romnia e da Bulgria. Para substituir a Constituio Europeia foi assinado o Tratado de Lisboa (Dezembro de 2007). Mas em Junho de 2008 foi rejeitado pelos eleitores irlandeses, e s depois, com a aprovao pela Repblica Checa (3 de Novembro de 2009) foi concluda a ratificao do Tratado de Lisboa e entrou em vigor a 1 de Dezembro de 2009. Em 22 Dezembro de 2009 a Srvia apresentou a candidatura oficial de adeso Unio Europeia.

Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao Assinatura: 18 de abril de 1951 Entrada em vigor: 23 de julho de 1952 Termo de vigncia:: 23 de julho de 2002 Objetivo: tornar interdependentes os setores do carvo e do ao para que um pas deixasse de poder mobilizar as suas foras armadas sem que os restantes tivessem conhecimento, dissipando assim a desconfiana e a tenso existentes entre os pases europeus depois da Segunda Guerra Mundial. Caducou em 2002.

Tratados de Roma - Tratados CEE e EURATOM Assinatura: 25 de maro de 1957 Entrada em vigor: 1 de janeiro de 1958 Objetivos: instituir a Comunidade Econmica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atmica (Euratom). Principais mudanas: aprofundamento da integrao europeia, que passou a abranger a cooperao econmica.

Tratado de Fuso - Tratado de Bruxelas Assinatura: 8 de abril de 1965 Entrada em vigor: 1 de julho de 1967 Objetivos: simplificar o funcionamento das instituies europeias Principais mudanas: criao de uma Comisso nica e de um Conselho nico para as trs Comunidades Europeias (CEE, Euratom, CECA). Revogado pelo Tratado de Amesterdo.
8

Ato nico Europeu Assinatura: 17 de fevereiro de 1986 (Luxemburgo)/28 de fevereiro de 1986 (Haia) Entrada em vigor: 1 de julho de 1987. Objetivos: proceder reforma das instituies para preparar a adeso de Portugal e de Espanha e simplificar a tomada de decises na perspetiva do mercado nico. Principais mudanas: extenso da votao por maioria qualificada no Conselho (tornando assim mais difcil que um nico pas possa vetar uma proposta legislativa), introduo de processos de cooperao e de comum acordo que conferiram maior peso ao Parlamento.

Tratado da Unio Europeia - Tratado de Maastricht Assinatura: 7 de fevereiro de 1992 Entrada em vigor: 1 de novembro de 1993 Objetivos: preparar a unio monetria europeia e introduzir elementos para uma unio poltica (cidadania, poltica comum em matria de poltica externa e assuntos internos) Principais mudanas: criao da Unio Europeia e introduo do procedimento de co-deciso, que confere mais peso ao Parlamento no processo de tomada de deciso, novas formas de cooperao entre os governos da UE, nomeadamente no quadro da defesa, da justia e dos assuntos internos
9

Tratado de Amesterdo Assinatura: 2 de outubro de 1997 Entrada em vigor: 1 de maio de 1999 Objetivos: proceder reforma das instituies para preparar a adeso de mais pases UE Principais mudanas: alterao, renumerao dos artigos e consolidao dos tratados UE e CEE; reforo da transparncia do processo de tomada de decises (maior utilizao do processo de votao por co-deciso).

Tratado de Nice Assinatura: 26 de fevereiro de 2001 Entrada em vigor: 1 de fevereiro de 2003 Objetivos: proceder reforma das instituies por forma a que UE pudesse funcionar eficazmente com 25 pases Principais mudanas: mtodos para alterar a composio da Comisso e redefinio do sistema de votao do Conselho.
10

Tratado de Lisboa Assinatura: 13 de dezembro de 2007 Entrada em vigor: 1 de dezembro de 2009 Objetivos: tornar a UE mais democrtica e eficaz e mais apta a resolver problemas a nvel mundial, como as alteraes climticas, permitindo-lhe falar a uma s voz. Principais mudanas: reforo dos poderes do Parlamento Europeu, alterao dos procedimentos de votao no Conselho, introduo da iniciativa de cidadania, criao dos cargos de Presidente permanente do Conselho Europeu e de Alto Representante para os Negcios Estrangeiros e de um novo servio diplomtico da UE. O Tratado de Lisboa clarifica a repartio de competncias: competncias da UE competncias dos pases da UE competncias partilhadas.

11

A Moeda nica: o euro

Com o propsito de unificao monetria e facilitao do comrcio entre os pases membros, a Unio Europeia adotou uma nica moeda. A partir de janeiro de 2002, os pases membros (exceo da Gr-Bretanha) adotaram o euro para livre circulao na chamada Zona do Euro, que envolve 17 pases. Os pases que fazem parte da Zona do Euro so: Alemanha, ustria, Blgica, Chipre, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Repblica da Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Malta, Pases Baixos e Portugal.

- Promover a unidade poltica e econmica da Europa; - Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados europeus; - Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; - Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies; - Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de crescimento; - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na Europa.

12

13

Os principais smbolos da UE so: - a bandeira; - o hino; - a moeda. Na bandeira da UE figuram 12 estrelas douradas, dispostas em forma de crculo, sobre um fundo azul, representando a unio dos povos da Europa. As 12 estrelas que aparecem na bandeira simbolizam a perfeio, a plenitude e a unidade (os doze apstolos, as doze Tbuas da Lei de Roma), no representando, ao contrrio do que muitos pensam, os Estados-Membros e, por isso o seu nmero invarivel.

14

No Dia da Europa (9 de maio) comemora-se a paz e a unidade na Europa. Esta data assinala o aniversrio da histrica Declarao Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negcios Estrangeiros francs, exps a sua viso de uma nova forma de cooperao poltica para a Europa, que tornaria impensvel uma guerra entre os pases europeus. Sendo que a sua viso passava pela criao de uma instituio europeia encarregada de gerir em comum a produo do carvo e do ao. Um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funes. Considera-se que a Unio Europeia atual teve incio com a proposta de Schuman.

15

As grandes prioridades da UE so definidas pelo Conselho Europeu, que rene dirigentes nacionais e da UE; Os eurodeputados representam os cidados europeus no Parlamento Europeu e so por eles diretamente eleitos; Os interesses da UE no seu conjunto so defendidos pela Comisso Europeia, cujos membros so designados pelos governos nacionais; Os pases defendem os seus prprios interesses nacionais no Conselho da Unio Europeia.

O Conselho Europeu define as orientaes polticas gerais da UE, mas no tem poder para adoptar legislao. Dirigido pelo seu Presidente actualmente Herman Van Rompuy e composto pelos Chefes de Estado ou de Governo e pelo Presidente da Comisso, rene-se durante um ou dois dias, pelo menos, de seis em seis meses.

H trs grandes instituies da UE envolvidas no processo legislativo: o Parlamento Europeu, directamente eleito, que representa os cidados da UE; o Conselho da Unio Europeia, que representa os governos nacionais e cuja presidncia assumida rotativamente pelos Estados-Membros; a Comisso Europeia, que vela pela defesa dos interesses da UE no seu todo.

16

Em conjunto, estas trs instituies adoptam, atravs do processo legislativo ordinrio (a antiga co-deciso), as polticas e a legislao que se aplicam em toda a UE. Em princpio, a Comisso prope nova legislao e o Parlamento e o Conselho adoptam-na. A Comisso e os Estados-Membros so os responsveis pela sua execuo. A Comisso vela tambm pela correcta transposio da legislao da UE para as ordens jurdicas nacionais.

A UE (Unio Europeia) um bloco econmico, poltico e social de 27 pases europeus que participam de um projeto de integrao poltica e econmica. Os pases integrantes so: Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria. Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Pases Baixos (Holanda), Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Tcheca, Romnia e Sucia. Macednia, Crocia e Turquia encontram-se em fase de negociao. Estes pases so politicamente democrticos, com um Estado de direito em vigor.

17

Vous aimerez peut-être aussi