Vous êtes sur la page 1sur 3

Suspenso, cancelamento e custdia de aes

Suspeno de aes: Doutrina segundo Fbio Ulhoa Coelho O cancelamento de negociaes das aes se d por determinao do CVM. Afetam S/As abertas e tem validade para todo o sistema. Companhias, bolsas de valores, mercados de balco, instituies financeiras, corretoras e distribuidoras de valores mobilirios. Dessa forma o mercado de capitais no consegue operar essas aes. Isso um instrumento que serve primariamente para sanar prticas irregulares e prevenir distores de artificiais e para especulaes. Essa medida para os mercados de ao, as negociaes privadas das aes podem continuar sendo regidas normalmente. Existe tambm a suspenso dos servios de certificados, isso uma medida feita pela prpria S/A de capital aberto, numa deliberao interna. Est limitada a 15 dias por perodo ou 90 dias totais num ano. Esse instrumento no impede a comercializao de aes, e sim que ela seja registrada no nome de seu novo dono nos livros da sociedade (ato de transferncia de titularidade). Assim o adquirente das aes no pode exercer nenhuma das aes tpicas de acionistas. Isso tem com funo organizar o quadro dos acionistas, principalmente em S/As com aes muito pulverizadas. Antes de assembleias gerais e de pagar dividendos, poderia se tornar preocupante para a sociedade uma movimentao larga de seu montante de aes, podendo principalmente atingir a aes com capacidade de voto. As S/As fechadas tambm podem praticar a suspenso de servios de certificado se assim estiver regido em seu estatuto. Entendido Existem dois tipos de suspeno. A suspeno de venda das aes e feita pela CVM e serve para resguardar o mercado de oscilaes artificiais e fraudulentas como um todo. A suspeno de servios de registro um ato da prpria S/A aberta e serve para organizar seu quadro de acionistas antes de assembleias por conta do nmero de votantes.

Cancelamento da ao: Doutrina segundo Fbio Ulhoa Coelho O cancelamento de ao tem duas formas de ocorrer: Como um Objetivo ou como um efeito colateral da Reduo de capital societrio. Cancelamento como objetivo A S/A pode querer cancelar alguma aes para minimiza a quantidade de aes dispersas ou reduzir o nmeros de acionistas. Basicamente a S/A deve pagar ao

acionista uma determinada importncia pela sua ao Desse modo a S/A pode utilizar-se de 2 mtodos distintos: Resgate uma compra e venda compulsria da ao. uma deciso aprovada em assembleia geral, a qual o acionista se submete. feito por classes de aes e a lei regula que precisa da votao de mais da metade dos acionistas donos das aes a serem resgatadas reunidos em assembleia. O valor, ou seu critrio de avaliao, a ser pago por cada ao dado pelo estatuto, se no houver nenhuma previso, estabelece-se o valor por assembleia geral. O resgate e Compra para fins de cancelamento uma compra padro, definida por todas as regras naturais de mercado. O acionista livre para faz-la ou no, e se o fizer o valor puramente negocial. Se o valor no for de agrado mtuo a negociao no ocorre. Cancelamento como efeito Se ocorre uma reduo do capito social a S/A retira permanentemente do mercado um determinado nmero de aes. Tambm tem duas hipteses: Excessividade de capital O capital social , depois de integralizado, superior ao que a necessidade perante o que a sociedade explora. Para resolver isso a S/A faz a restituio. Isso um pagamento da sociedade para o acionista pela perda de valor de um ao (diminuio de valor; de R$ 1,00 para R$ 0,75) ou da diminuio do numero de aes totais (cada acionista cede uma quantidade equivalente de aes para a sociedade mantendo a mesma proporo total). para parcial ou total. Caducidade das aes por mora do subscritor Um dos responsveis pela integralizao do capital social no integraliza sua parte do capital social. Assim depois dos tramites legais a caducidade da ao leva ao titular daquelas aes a perda delas. A sociedade se apropria dela e tenta integraliza-las ou vende-las no prazo de 1 ano, se no ocorrer nenhum dos 2 casos as aes so canceladas fazendo a S/A ter seu capital social reduzido. Entendido O cancelamento ocorre quando a ao sai de modo permanente de circulao. Sempre de um modo ou outro significa uma diminuio do capital social total. Pode ser facultativo (almejado pela S/A) ou obrigatrio por conta de lei (caso de no integralizao). No geral os cancelamento so regulados pelo Estatuto da S/A e pela lei.

Deposito ou Custdia de Aes Doutrina segundo Fbio Ulhoa Coelho Existem trs casos onde bancos fazem depsitos de aes: Operadores de aes escriturais A instituio financeira se torna a responsvel pelo registro das negociaes escriturais. Creditando e debitando na mesma conta. Agente emissor de certificado Faz o servio de escriturao e a transferncia de aes nominativas. Custodiante de ao fungvel um deposito propriamente dito, envolve apenas o banco e o acionista. O banco passa a representa-lo frente a empresa emissora das aes. um deposito irregular e para que a instituio financeira possa exercer todas as atividades societrias em nome do acionista depositante. Entendido Guarda ou transferncia de algumas ou todas as responsabilidades societrias para uma instituio financeira por parte do acionista. O Banco passa a ter capacidades sobre o governo dessas aes enquanto o acionista a mantiver as aes depositada nele.

Vous aimerez peut-être aussi