Vous êtes sur la page 1sur 7

Modelo Ao de investigao de paternidade cumulada com alimentos

4 AGO Resolvi postar tambm alguns modelos de peas processuais. Vamos comear por algo bem trivial

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CVEL DA COMARCA DE ___________/SP

(espao)

NOME DA CRIANA, brasileira, menor, neste ato representada por sua genitora NOME DA ME, portadora do R.G. n ________ e CPF n __________, brasileira, estado civil, profisso, residente e domiciliada nesta cidade e comarca de _________, na Rua _________, n ___, Bairro, por sua advogada e procuradora que esta subscreve, com escritrio profissional nesta cidade e comarca na Rua ______, n ____, Bairro, onde recebe intimaes, e valendo-se dos benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita (proviso anexa), vem respeitosamente presena de V. Ex, com base nas Leis 8.560/92 e 5.478/68, para propor a presente

AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE c.c. ALIMENTOS

contra NOME DO SUPOSTO PAI, brasileiro, estado civil, profisso, residente e domiciliado nesta cidade e comarca de ________, na Rua _______, n _____, Bairro, podendo tambm ser encontrado em seu endereo profissional, na Rua _______, n ______, Bairro, pelos fatos e motivos que a seguir passa a expor:

A genitora da requerente e o requerido foram namorados durante um perodo de aproximadamente ________, sendo correto afirmar que desde que iniciaram o relacionamento amoroso comearam a relacionar-se sexualmente, o que resultou na gravidez e, consequentemente, no nascimento da requerente em data de _____, conforme se verifica pela inclusa certido de nascimento;

To logo percebeu que estava grvida revelou tal fato ao requerido, (continuar contando a histria do cliente). Vale ressaltar que o requerido no prestou qualquer tipo de auxilio financeiro genitora da requerente durante toda a gravidez;

Quando a requerente nasceu, o requerido foi avisado e mencionou que no pretendia reconhecer a paternidade espontaneamente, argumentando que pretendia fazer o exame de DNA;

Desse modo, alternativa no restou a no ser a propositura da presente ao, pois alm de ser um direito da requerente ter a paternidade reconhecida, tambm necessita que seja estipulada em seu favor uma penso alimentcia, compatvel com as suas necessidades e com as possibilidades do requerido, sendo que isso s ser possvel aps o efetivo reconhecimento da paternidade pelo requerido, salientando ainda que este tem plenas condies de contribuir para a criao e manuteno da requerente, pois tem rendimentos que o permitem auxiliar financeiramente sua filha com a quantia equivalente a um salrio mnimo mensal.

Tambm oportuno mencionar que a genitora da requerente, no perodo que manteve relacionamento amoroso com o requerido foi sua companheira exclusiva, honesta e recatada, conforme se provar pelo depoimento de testemunhas, arroladas nesta oportunidade.

Ainda, se o requerido oferecer recusa em realizar o exame de DNA, que desde j se requer, dever recair sobre ele a presuno da paternidade alegada, nos termos do Pargrafo nico do Art. 2-A da Lei 8.560/92. Em outras palavras, em caso de negativa do requerido em realizar os exames que lhe sero solicitados, sua culpa estar presumida.

Por fim, em se tratando de pedidos cumulados de Investigao de Paternidade e de Alimentos, predomina entendimento jurisprudencial no sentido de que o termo inicial do pensionamento retroage data da citao, seno vejamos:

Os alimentos devidos em ao de investigao de paternidade, decorrentes de sentena declaratria de paternidade e condenatria de alimentos, retroagem data da citao e no da publicao da sentena (STJ, 2a Seo, Embargos de Divergncia no REsp 186.298/SP, Nancy Andrighi, relatora, j. 28.03.01).

O termo inicial da penso alimentcia, em ao de investigao de paternidade cumulada com alimentos, apesar de haver alguma divergncia jurisprudencial, deve se dar a partir da data da citao do ru. A adoo da tese de que os alimentos s so devidos a partir do trnsito em julgado ou da comprovao da paternidade pela prova pericial serve de estmulo ao no reconhecimento voluntrio da paternidade e criao pelo ru de expedientes processuais para retardar a prestao jurisdicional. (TJMG AC 000.283.473-7/00 5 C.Cv. Rel Des Maria Elza J. 17.10.2002).

Assim sendo, diante de todo o exposto, requer a V. Ex. se digne determinar a citao do requerido no endereo constante nos autos para responder aos termos da presente ao no prazo legal, e que finalmente seja julgada totalmente PROCEDENTE, com o consequente reconhecimento da paternidade por sentena, expedindose o competente mandado a Cartrio de Registro Civil desta cidade e comarca de _______, e que ainda lhe sejam concedidos alimentos, retroativos data da citao do requerido, independentemente de eventual interposio de qualquer recurso.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, depoimento pessoal do requerido sob pena de confesso, oitiva de testemunhas, prova pericial atravs de exame de DNA, eventual juntada de documentos e demais medidas que se tornem necessrias para o regular andamento do feito.

D-se causa o valor de R$ 1.000,00, para efeitos fiscais, com inclusos documentos,

Termos em que,

Pede deferimento.

Cidade, 04 de agosto de 2.010.

NOME DO ADVOGADO

OAB/SP n ______

Rol de testemunhas:

Nome, residente e domiciliada nesta cidade e comarca de ______, na Rua _______, n ___, Bairro. Nome, residente e domiciliada nesta cidade e comarca de ______, na Rua _______, n ___, Bairro.

Modelo Ao de investigao de paternidade cumulada com alimentos

AGO

Resolvi postar tambm alguns modelos de peas processuais. Vamos comear por algo bem trivial EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CVEL DA COMARCA DE ___________/SP (espao) NOME DA CRIANA, brasileira, menor, neste ato representada por sua genitora NOME DA ME, portadora do R.G. n ________ e CPF n __________, brasileira, estado civil, profisso, residente e domiciliada nesta cidade e comarca de _________, na Rua _________, n ___, Bairro, por sua advogada e procuradora que esta subscreve, com escritrio profissional nesta cidade e comarca na Rua ______, n ____, Bairro, onde recebe intimaes, e valendo-se dos benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita (proviso anexa), vem respeitosamente presena de V. Ex, com base nas Leis 8.560/92 e 5.478/68, para propor a presente AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE c.c. ALIMENTOS contra NOME DO SUPOSTO PAI, brasileiro, estado civil, profisso, residente e domiciliado nesta cidade e comarca de ________, na Rua _______, n _____, Bairro, podendo tambm ser encontrado em seu endereo profissional, na Rua _______, n ______, Bairro, pelos fatos e motivos que a seguir passa a expor: A genitora da requerente e o requerido foram namorados durante um perodo de aproximadamente ________, sendo correto afirmar que desde que iniciaram o relacionamento amoroso comearam a relacionar-se sexualmente, o que resultou na gravidez e, consequentemente, no nascimento da requerente em data de _____, conforme se verifica pela inclusa certido de nascimento; To logo percebeu que estava grvida revelou tal fato ao requerido, (continuar contando a histria do cliente). Vale ressaltar que o requerido no prestou qualquer tipo de auxilio financeiro genitora da requerente durante toda a gravidez; Quando a requerente nasceu, o requerido foi avisado e mencionou que no pretendia reconhecer a paternidade espontaneamente, argumentando que pretendia fazer o exame de DNA;

Desse modo, alternativa no restou a no ser a propositura da presente ao, pois alm de ser um direito da requerente ter a paternidade reconhecida, tambm necessita que seja estipulada em seu favor uma penso alimentcia, compatvel com as suas necessidades e com as possibilidades do requerido, sendo que isso s ser possvel aps o efetivo reconhecimento da paternidade pelo requerido, salientando ainda que este tem plenas condies de contribuir para a criao e manuteno da requerente, pois tem rendimentos que o permitem auxiliar financeiramente sua filha com a quantia equivalente a um salrio mnimo mensal. Tambm oportuno mencionar que a genitora da requerente, no perodo que manteve relacionamento amoroso com o requerido foi sua companheira exclusiva, honesta e recatada, conforme se provar pelo depoimento de testemunhas, arroladas nesta oportunidade. Ainda, se o requerido oferecer recusa em realizar o exame de DNA, que desde j se requer, dever recair sobre ele a presuno da paternidade alegada, nos termos do Pargrafo nico do Art. 2-A da Lei 8.560/92. Em outras palavras, em caso de negativa do requerido em realizar os exames que lhe sero solicitados, sua culpa estar presumida. Por fim, em se tratando de pedidos cumulados de Investigao de Paternidade e de Alimentos, predomina entendimento jurisprudencial no sentido de que o termo inicial do pensionamento retroage data da citao, seno vejamos: Os alimentos devidos em ao de investigao de paternidade, decorrentes de sentena declaratria de paternidade e condenatria de alimentos, retroagem data da citao e no da publicao da sentena (STJ, 2a Seo, Embargos de Divergncia no REsp 186.298/SP, Nancy Andrighi, relatora, j. 28.03.01). O termo inicial da penso alimentcia, em ao de investigao de paternidade cumulada com alimentos, apesar de haver alguma divergncia jurisprudencial, deve se dar a partir da data da citao do ru. A adoo da tese de que os alimentos s so devidos a partir do trnsito em julgado ou da comprovao da paternidade pela prova pericial serve de estmulo ao no reconhecimento voluntrio da paternidade e criao pelo ru de expedientes processuais para retardar a prestao jurisdicional. (TJMG AC 000.283.473-7/00 5 C.Cv. Rel Des Maria Elza J. 17.10.2002). Assim sendo, diante de todo o exposto, requer a V. Ex. se digne determinar a citao do requerido no endereo constante nos autos para responder aos termos da presente ao no prazo legal, e que finalmente seja julgada totalmente PROCEDENTE, com o consequente reconhecimento da paternidade por sentena, expedindo-se o competente mandado a Cartrio de Registro Civil desta cidade e comarca de _______, e que ainda lhe sejam concedidos alimentos, retroativos data da citao do requerido, independentemente de eventual interposio de qualquer recurso. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, depoimento pessoal do requerido sob pena de confesso, oitiva de testemunhas,

prova pericial atravs de exame de DNA, eventual juntada de documentos e demais medidas que se tornem necessrias para o regular andamento do feito. D-se causa o valor de R$ 1.000,00, para efeitos fiscais, com inclusos documentos, Termos em que, Pede deferimento. Cidade, 04 de agosto de 2.010. NOME DO ADVOGADO OAB/SP n ______
o o

Rol de testemunhas: Nome, residente e domiciliada nesta cidade e comarca de ______, na Rua _______, n ___, Bairro. Nome, residente e domiciliada nesta cidade e comarca de ______, na Rua _______, n ___, Bairro.

Vous aimerez peut-être aussi