Vous êtes sur la page 1sur 4

Acetileno

(Reviso 4 20/12/2007) Descrio temperatura ambiente e presso atmosfrica, o acetileno puro um gs altamente inflamvel, no txico, incolor, menos denso do que o ar atmosfrico e com um odor agradvel que lembra o ter. O acetileno industrial, devido suas impure as caracter!sticas, tem odor desagradvel, semel"ante ao do al"o. #or ra $es de seguran%a, o acetileno arma enado e transportado em cilindros de a%o, dissolvido em acetona que por sua ve encontra&se adsorvida em uma massa porosa incombust!vel. A presso de um cilindro c"eio varia muito com a temperatura e porosidade da massa, porm, cerca de '(,) bar )'*+.

Propriedades Fsicas +alor de combusto, gs a ),*+ e presso constante para formar -)O .liquido/ 0 +O) .gs/. +alor de combusto, gs a ),*+ e presso constante para formar -)O .gs/ 0 +O) .gs/ +alor latente de fuso a &9,,(,*+, ')9 3#a +alor molar espec!fico, gs a '8',7), 3#a e )2,9*+ presso constante. +alor molar espec!fico, gs a '8',7), 3#a a )2,9*+ volume constante. +ondutividade trmica, gs a '8',7), 3#a e ',,2*+. =ensidade absoluta, gs a '8',7), 3#a e 8,8*+. =ensidade cr!tica. =ensidade relativa, gs a '8',7), 3pa a 8,8*+ .ar >'/. =ensidade, estado l!quido a &98,(,*+. @ator cr!tico de compressibilidade. @rmula ?imite de inflamabilidade no ar. Cassa Colecular #onto de ebuli%o a '(8 3#a. #onto de sublima%o a '8',7), 3#a. #resso cr!tica #resso de vapor a )','*+ #resso no ponto triplo Ea o do calor espec!fico, gs a '8',7), 3#a e )2,9*+, +p5+v Folubilidade em gua a '8',7), 3#a e ),*+ Gemperatura cr!tica Gemperatura de auto&igni%o Gemperatura no ponto triplo Hiscosidade, gs a '8',7), ;#a e )8*+. Hiscosidade, liquido a &98*+. '))1,2 345mol6 7'8,2) 3cal5mol. '),,,2 345mol6 788,' 3cal5mol. 12,: 345;g6 )7,8: 3cal5;g. ::,789 45 .mol x 3/6 '8,,18 cal5 .mol x *+/. 7,,1', 45 .mol x 3/6 9,,9: cal5 .mol x *+/. 8,8)882 <5.m x 3/6 :(,1: x '8&2 cal5.s x cm x *+/ ','(:( 3g5m7 8,)78: ;g5dm7 8,189 8,2'8 3g5? 8,)(: +)-) ou -+ +),, A 9'B .por volume/ )2,87(7 '19,', 36 &(,,8*+6 &'87,8*@ '91,', 36 &9:*+6 &''1,)*@ 2'18 3#a6 2',18 barD 91(,9 psia6 2',' atm ::(1 ;#a6 ::,(1 bar6 2:1,2 psia6 ::,) atm. ')9 3#a6 ',)9 bar6 ',)2 atm. ',)7: 8,1: cm75 'cm7 de gua 789,7, 36 7,,)*+6 1,,72*@ 2(1&('7 36 :82&::8*+6 (27&9):*@ '1),28 36 &98,,,*+6 &''7,8*@ 8,8'88 m#a x s6 8,8'88 c# 8,'1, m#a x s6 8,'1, c#.

Holume cr!tico Holume espec!fico a ',,2*+ e '8',7), ;#a

:,7:8 dm753g6 188,9 dm76 ':,:7 ft75Ib

Aplicaes #or causa de alta reatividade, o acetileno um produto qu!mico extremamente verstil em processos de s!ntese orgJnica. A maior parte do acetileno produ ido usada em s!ntese deD cloreto de vinila, #H+, acetato de vinila, acrilonitrila, vinil teres, vinil acetileno, tricloroetileno, percloroetileno, etc. =evido alta temperatura de combusto, grandes quantidades de acetileno so usadas, em conKunto com oxigLnio, para corte de metais principalmente a%o em processos c"amados de oxi&corte. Ma rea de soldagem, o processo de soldagem oxi&acetilLnico tambm muito popular. Nm laboratrios, utili ado em conKunto com o xido nitroso para gerar a c"ama dos equipamentos de absor%o atOmica.

Efeitos sobre o homem e toxicidade O acetileno no txico, porm, atua como simples asfixiante e tem efeito ligeiramente anestsico. Mo existem evidLncias de que exposi%$es regulares a n!veis tolerveis de acetileno causem mal a saPde. Mos Nstados Qnidos, o limite Caximo permitido no ambiente de trabal"o de ,888 ppm .8,,B/. Mo Rrasil o anexo nPmero '' da Morma Eegulamentadora ', .ME ',/, considera o produto como asfixiante simples e no imp$e limites de exposi%o, entretanto, no ambiente de trabal"o, deve&se garantir que a concentra%o de oxigLnio seKa de '9B em volume. As situa%$es, nas quais a concentra%o de oxigLnio estiver abaixo deste valor sero consideradas de risco grave e iminente. Obviamente, devido alta inflamabilidade do produto, deve&se garantir que o limite inferior de inflamabilidade do acetileno, ),,B no ar atmosfrico, Kamais seKa atingido, por isso, recomendvel que o limite de 8,,B de imposto nos Nstados Qnidos seKa obedecido.

Primeiros Socorros Qma pessoa que seKa v!tima de asfixia por acetileno, deve imediatamente ser removida para uma rea descontaminada, de preferLncia ao ar livre. +aso a pessoa esteKa apresentando dificuldade respiratria pode ser administrado oxigLnio. +aso a pessoa apresente perda de consciLncia e parada respiratria, necessrio fa er respira%o artificial .boca a boca/ seguida de administra%o de oxigLnio. +aso "aKa parada card!aca, ser necessrio administrar massagem card!aca simultaneamente respira%o artificial, fa endo&se , massagens card!acas e ' respira%o artificial alternadamente. Nm qualquer caso c"ame imediatamente um medico ou socorro especiali ado.

Precaues no manuseio e na estocagem Os maiores perigos atribu!dos ao manuseio de acetileno soD sua extrema inflamabilidade e o risco de decomposi%o explosiva .mesmo na ausLncia de oxigLnio/. O acetileno sobre presso, caso no esteKa dissolvido em acetona ou outro solvente apropriado, pode se decompor violentamente. Suanto mais alta a presso, menor a energia inicial requerida para uma exploso. Munca utili e o gs em press$es maiores que ',8 bar .':,, psig/. Aps utili ar o acetileno, fec"e a vlvula do cilindro antes de desligar o regulador, para permitir a sa!da do gs. Os cilindros de acetileno devem ser transportados, estocados e usados na posi%o vertical para evitar arraste excessivo de acetona. T prefer!vel que o cilindro de acetileno seKa estocado na vertical, mas quando isso

for imposs!vel recomendvel que o cilindro seKa posto na vertical pelo menos meia "ora antes do uso. Os cilindros de acetileno devem ser estocados em rea bem ventilada, longe do calor e de todos os tipos de c"amas abertas e fa!scas. Mo use acetileno perto de motores, instala%$es eltricas abertas ou de quaisquer outros equipamentos que possam produ ir fa!scas. Mo estoque cilindros de acetileno com cilindros contendo oxigLnio, cloro, quaisquer outros oxidantes ou Kuntamente a outros materiais inflamveis. #renda adequadamente os cilindros para evitar queda. +aso seKa necessrio ter instala%$es eltricas, como por exemploD ilumina%o, esta deve ser prova de exploso, somente um especialista pode mont&las de forma segura. =evido ao alto n!vel de inflamabilidade do produto, todas as tubula%$es e equipamentos devem ser aterrados.

Informaes para transporte =ados os riscos envolvidos e a complexidade das exigLncias de seguran%a legais e normativas para o transporte terrestre de produtos perigosos em geral, e especificamente do acetileno, sugerimos que os clientes no transportem gases a granel ou em cilindros, a menos que esteKam altamente familiari ados com as exigLncias mencionadas e possuam os equipamentos e recursos necessrios. As informa%$es que seguem tLm carter puramente ilustrativo e no esto completas. Eecomendamos enfaticamente que quando o transporte seKa indispensvel para a opera%o de um determinado cliente, este, adquira a verso mais atuali ada do UCanual de Autoprote%o A #rodutos #erigosos A Canuseio e transporte rodovirioV publicado pela Indax Advertising +omunica%o ?tda., ou ento da coletJnea de decretos lei e normas pertinentes da ARMG. O transporte do acetileno em cilindros deve ser feito em camin"o equipado com carro%aria metlica aberta, que possua condi%$es de transport&los em posi%o vertical e que esteKa devidamente sinali ado e equipado com o ;it de emergLncia apropriado ao produto ou produtos que esteKa transportando. O motorista deve possuir "abilita%o compat!vel com o tipo de veiculo utili ado e ter participado com aproveitamento de curso de Wtransporte de produtos perigososW ministrado por estabelecimento de ensino recon"ecido. Nm toda opera%o de transporte os seguintes documentos so de porte obrigatrioD "abilita%o do motorista, certificado de concluso do curso de transporte de produtos perigosos, envelope de transporte contendoD notas fiscais dos produtos transportados e suas fic"as de emergLncia. Mormalmente o ;it de emergLncia para o transporte de gases constitu!do deD '8 cones de sinali a%o, : placas auto portantes com inscri%o W#erigo Afaste&seW com dimens$es m!nimas de 7:8 x :(8 mm, '88 metros de fita ebrada com largura m!nima de (8 mm, 82 suportes para sustenta%o da fita ebrada, 8) cal%os de madeira de ',8 x ',8 x )88 mm, 8' caixa com Kogo de ferramentas, 8' lanterna grande com pil"as novas carregadas, isto alm de N#IXs como culos de seguran%a, pares de luvas de raspa de couro, capacete, etc., em perfeitas condi%$es e em quantidade suficiente para o motorista e demais ocupantes do ve!culo de transporte. Isto sem falar em extintores de incLndio e demais itens de seguran%a do ve!culo. Mo caso especifico do acetileno as leis e normas vigentes devem ser consultadas para verificar se existem requisitos adicionais. Alm das sinali a%$es regulares como faixas refletivas na carro%aria e pra& c"oques, as unidades de transporte devem estar sinali adas com rtulos de risco, alem de painis de seguran%a. +omo os regulamentos normativos para a sinali a%o do ve!culo so muito complexos nos limitamos a informar abaixo somente os dados principais que devem definir a sinali a%o do acetileno e recomendamos que seKa consultada a coletJnea de normas ARMG para o transporte terrestre perigosos. #rodutoD Acetileno, dissolvido. MPmero da OMQD '88'

+lasse de riscoD ).' A gases inflamveis Eisco subsidirioD 7 A substJncia altamente inflamvel MPmero de riscoD )77

Deteco de !a"amentos Godos os equipamentosD vlvulas, reguladores de presso, conex$es, tubula%$es, etc. que se destinem a serem utili ados com acetileno, devem ser devidamente testados e condicionados antes do uso. =ois mtodos de teste que podem ser utili ados esto listados abaixo em ordem de preferLnciaD '. #ressuri ar o sistema com uma mistura de no mximo ,B de -idrogLnio em MitrogLnio e testar todas as conex$es com um detector de condutividade trmica. Ao final do teste o sistema deve ser purgado com o prprio acetileno que ser utili ado para remover os res!duos da mistura de gases utili ada. Nste teste necessita ser reali ado por uma pessoa adequadamente treinada, d resultados muito satisfatrios e o sistema se torna altamente confivel. Nste procedimento especialmente recomendado para processos de alta responsabilidade. ). #ressuri ar o sistema com o prprio acetileno e testar todas as conex$es e pontos suspeitos com uma mistura de gua e detergente. Mos locais onde "aKa va amento "aver forma%o de bol"as. Nste teste pode ser feito por quase qualquer pessoa, porm os resultados podem no ser os mais seguros e pequenos va amentos podem no ser detectados. Nste mtodo especialmente recomendado para acetileno de elevada pure a desde que aps a detec%o e corre%o dos va amentos, seKa feita a secagem interna dos equipamentos atravs da passagem do prprio acetileno puro por seu interior, at "aver plena certe a que toda a umidade residual ten"a sido eliminada.

Vous aimerez peut-être aussi