Vous êtes sur la page 1sur 3

Tratado de Responsabilidade Pblica Srgio Severo Ttulo III Elementos da Responsabilidade Pblica

5 DANO: leso a um interesse juridicamente protegido.

Condies do Dano: Deve ser DIRETO e CERTO. Dano por Ricochete: leso impingida a terceiro. Repercusso de dano sofrido por outra pessoa. Patrimonial: perda de alimentos ou prestaes. Extrapatrimonial: prejuzo de afeio. O dano eventual no indenizvel, porque uma possibilidade, hipottico. O dano abrange tudo o que se perdeu e o que se deixou de lucrar. Dano Atual: se efetivou no momento da fixao da deciso. Dano Futuro: efetivao previsvel, potencial.

Especialidade e Normalidade: Condies do dano na esfera pblica. facilmente compreensvel que os atos lcitos do Estado, quando no causem perturbaes ou alteraes de monta no patrimnio ou na vida das pessoas, mantendo-se, portanto dentro dos lindes da normalidade, no deem lugar a indenizao.

Interesse Prprio: O dano a leso de interesse legtimo com carter pessoal. O interesse pode ser Individual, coletivo ou difuso. Individual: 1 pessoa. Coletvo: + de 1 pessoa. Difuso: no pertence a uma pessoa, carter genrico e contingente. A pessoa jurdica pode ser vitima de danos extrapatrimoniais.

O grupo pode ficar sujeito tanto ao dever de indenizar quanto ter direito indenizao.

Transmissibilidade: Inter vivos ou causa mortis, pois o direito a indenizao integra o patrimnio da vtima. O direito a indenizao se transmite como qualquer outro direito.

Perda de uma chance na responsabilidade pblica: Origem: indenizao a autor que por meio de ato de funcionrio pblico teve sua expectativa de ganhar uma ao frustrada. Constitui dano certo, desde que a chance seja sria, ex: ser bem sucedido em concurso pblico, obter promoo ou emprego pblico ou privado. 3 Hipteses: Chance de obteno de vantagem: Cavalo impossibilitado de correr por culpa do transportador ou pintor impossibilitado de vender sua obra por culpa do transportador => Perda de uma chance de premiao. Chance de evitar uma perda: No contratao de seguro por culpa de terceiro, culminando na perda do bem ou condutas omissivas do servio pblico. Situaes decorrentes de obrigaes de meio: Responsabilidade de advogado ou mdico. _ Tipos de Dano Patrimoniais: Afeta o patrimnio da vtima material ou economicamente. definido pelo resultado danoso e no pela sua causa natural. Extrapatrimoniais: Leso de interesse sem expresso econmica. O valor da indenizao ento cabe ao juiz. Possui vrios tipos: Danos pessoais extrapatrimoniais: Direitos morais da personalidade: Direito geral da personalidade => proteo do nome e da honra. CF Art. 5 II XX e XXVII a XXIX. Nome, vida privada, intimidade, honra, direitos autorais. Ofensa a integridade psicofsica em aspecto no econmico: Dano Moral: sofrimento fsico ou psicolgico. No se confunde com a identificao genrica com a dor.

Dano Corporal: Incapacidade parcial, total, temporria ou permanente. Categorias: Dano vida de relao, prejuzo de lazer, prejuzo juvenil, prejuzo sexual. Dano Morte: Transmisso do direito indenizao para os herdeiros da vtima. Ofensas aos demais interesses de carter no econmico: Dano Ambiental => Caso Exxon Valdz (navio que vaza petrleo no Alaska). Os danos morais extrapatrimoniais no se restringem esfera de proteo da pessoa, em seus aspectos moral e psicofsico, pois tambm so divisadas leses de carter no econmico em relao a determinados interesses tutelados no plano da responsabilidade pblica. Aplicao no plano da responsabilidade pblica: Vitimizao de um particular que foi baleado pela polcia em tentativa de captura de terceiro (danos patrimoniais, presentes e futuros, danos extrapatrimoniais, possvel dano de morte por ricochete, dano moral em sentido estrito, dano corporal, prejuzo esttico, prejuzo de lazer, prejuzo sexual (se ficasse impossibilitado de levar uma vida normal) prejuzo juvenil (se tivesse sofrido sequela que dificultasse sua sociabilidade e formao da personalidade)). => WTF IS THIS SHIT?

Vous aimerez peut-être aussi