Vous êtes sur la page 1sur 3

A propaganda e a persuaso Voc j dever ter ouvido falar de persuaso, no mesmo? Vamos relembrar o significado desse termo?

? Persuaso vem do verbo persuadir: levar a crer ou a acreditar (Aurlio). Ou seja, o ato de voc tentar convencer o outro a acreditar em voc. A propaganda, como j deve ter percebido, tem por objetivo justamente o que foi exposto na definio acima: tentar convencer o pblico de alguma coisa. Por isso, sempre quando vir ou ouvir um anncio, lembre-se que os publicitrios esto usando a linguagem persuasiva para conquistar voc, seja atravs de palavras, de cores, de imagens, etc. E, principalmente, faz-lo comprar mais e mais! A Fabricao de uma propaganda. Para se construir uma propaganda, necessrio conhecer: a) o produto: utilidade, caractersticas, qualidades, desvantagens e vantagens. b) o pblico: qual o pblico-alvo: jovens, adolescentes, adultos, crianas. importante determin-lo para saber o tipo de linguagem que dever ser utilizada. c) Objetivo: vender sempre a principal meta. Contudo, pode ser apresentar algo novo, causar impacto, despertar a curiosidade, aumentar a venda ou audincia, etc. d) Estilo: cores, tamanhos, tipos de objetos, tipo de letra, pano de fundo, etc. A propaganda de Publicidade A propaganda pode ser poltica, social, institucional, comercial, ideolgica, etc. A publicidade a rea que atua na veiculao e divulgao de uma propaganda, ligada elaborao de uma forma adequada divulgao de determinada propaganda, de acordo com as variantes, construindo suas estratgias de atuao; suas campanhas. O marketing est relacionado a todo o planejamento que uma empresa prepara para se promover e/ou promover seus produtos, e pode se desdobrar em diversos tipos de propaganda, ligados ou no s campanhas publicitrias. A linguagem publicitria Na mensagem publicitria ocorre a confluncia de dois tipos de linguagem: a verbal e a no verbal que se mesclam, interagem-se e se completam. Os modos de organizao do discurso predominantes so dois: a argumentao e a injuno. Embora a propaganda se utilize de recursos estticos, existe uma diferena fundamental entre a arte e ela. Os artistas ampliam o universo esttico de seus receptores, suas produes pressupem uma multiplicidade de leituras, pois os textos so polivalentes. J o texto publicitrio oferece ao consumidor um mundo fechado, levando-o a uma nica atitude/leitura: consumir. O publicitrio tem como meta a frmula AIDA (ateno, interesse, desejo, ao): se seu anncio conseguir levar o consumidor a esses estados de conscincia, haver concretizao da venda. Mas como atingir esses estados? Atravs de um texto que no ser fruto simplesmente da inspirao, mas, antes de tudo, de um detalhado estudo do mercado, do consumidor e dos produtos concorrentes.

Hoje em dia cada vez mais frequente a ocorrncia de textos publicitrios que se apoiam somente na imagem (linguagem no verbal) e, quando muito, tm com texto somente o slogan. Slogan uma frase curta e concisa, com explorao de figuras de linguagem fonticas que identifique o produto: Mil e uma utilidades (Bombril), por exemplo. Estrutura do texto publicitrio Normalmente o texto publicitrio apresenta os seguintes componentes: 1. Ttulo: manifesta o reconhecimento de uma necessidade ou desejo do consumidor. Funes do ttulo num anncio publicitrio. a) Selecionar seu pblico: o ttulo isola, numa grande massa de consumidores, aqueles que quer atingir: donas-de-casa, crianas, empresrios, etc. b) Provocar curiosidade: procura de frmulas que rompam a apatia do consumidor e estimulem a prosseguir lendo o anncio. c) Informar: os ttulos devem ser capazes de deter o consumidor e lev-lo leitura do texto e devem tambm, relacionar a experincia do leitor com as vantagens oferecidas pelo produto anunciado. 2. Corpo do texto: alm de inspirao, talento literrio e preocupao esttica, o redator deve ter conscincia clara dos objetivos do anncio e dos recursos que tem sua disposio, enquanto tcnica. Devem orientar seu raciocnio estes princpios: a) O texto deve reconhecer um desejo ou uma necessidade do leitor; b) O texto deve conter a satisfao desse desejo ou necessidade; c) O texto deve oferecer a comprovao de que essa satisfao ser real; d) O texto deve justificar a ao que o leitor tomar (e todo texto publicitrio, pelo seu carter conotativo, espera que o leitor passe ao). Fazem parte, portanto, do corpo do texto: *apresentao dos argumentos: como o produto anunciado pode satisfazer a necessidade ou desejo do consumidor. * comprovao e desenvolvimento dos argumentos: reforo da ideia atravs de provas ou maiores detalhes dos argumentos apresentados. o momento de quebrar qualquer objeo ou resistncia do consumidor. As formas mais comuns de comprovao so: especificao de qualidade, testemunhos, reputao do fabricante, reconhecimento oficial, desempenho do produto, opinio de especialistas, garantia, ndice de vendas. Os requisitos do texto publicitrio so os mesmos de qualquer texto em prosa ou verso: clareza, conciso, preciso e vigor: * clareza: o texto deve exigir um esforo mnimo de leitura; * conciso: o texto deve ser breve e denso; * preciso: deve dar-se preferncia a elementos objetivos e concretos que conduzam ao e evitar-se elementos vagos e generalizados; *vigor: o texto deve comunicar-se com entusiasmo os benefcios e vantagens que o produto oferece Tipos de propaganda publicitria

difcil definir um tipo de propaganda publicitria. Essa dificuldade deve-se aos distintos fatores que concorrem para sua definio: veculos/suporte, formatos, sequncias lingusticas, etc. alguns tipos mais conhecidos so: Classificados anncio direto de produto ou servio em segmentos de jornais ou revistas exclusivos para esse fim; Anncio comercial aquele que veiculado pela grande mdia. o oferecedor do contedo da imprensa e mdia e entretenimento burguesa; Merchandising o que a publicidade chama de teste de contexto, a testagem de um produto no seu ponto de venda. Com o significado do termo foi se alargando, essa testagem passou a incluir a interveno direta da propaganda comercial/ publicidade em outros universos, como interveno direta em programas e telefices; Outdoors grandes anncios espalhados pelo espao pblico; Padro de qualidade uma forma de criar modelos exclusivos de construo de servios ou produtos, que do a ideia de originalidade, singularidade (peas quase artesanais), durabilidade, etc., agregados ao valor do produto.

Vous aimerez peut-être aussi