Vous êtes sur la page 1sur 3

Perdendo tempo no Excel? Use as teclas de atalho.

- imprimir

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=986

Imprimir

Perdendo tempo no Excel? Use as teclas de atalho.


Por Oliver Hautsch Fonte: www.tecmundo.com.br/986-Perdendo-tempo-no-Excel-Use-as-teclas-de-atalho-.htm Tera-Feira 18 de Novembro de 2008
Os atalhos do Excel ajudam que voc evite mover sua mo do teclado ao mouse e vice-versa. O conceito concreto da palavra atalho nos remete idia de chegar mais rpido ao destino pretendido. No mundo da computao, atalho tem a mesma conotao, pois se refere ao uso de teclas que executam funes mais rapidamente. Assim, quem no gosta de perder tempo tendo que alternar a mo direita entre teclado e mouse, certamente as teclas de atalho como uma ferramenta auxiliar no uso de programas em sua rotina. Atalhos do teclado sempre foram timos para aumentar a velocidade com que os usurios trabalham com os programas. No Microsoft Excel 2007, bem como em todas as verses anteriores, os atalhos representam um papel indispensvel, pois quem utiliza diariamente o Excel, geralmente no tem tempo a perder com trabalho braal. Para estes e para os curiosos de planto, compilamos uma lista dos comandos mais teis do Excel, que deixaro atividades corriqueiras muito mais rpidas de serem executadas. O controle em suas mos Como voc deve saber, a tecla CTRL (Control) no faz nada por si s. Sua utilizao combinada com outras teclas, assim como o SHIFT, por exemplo. Veja abaixo alguns comandos muito teis no Excel 2007, utilizando a tecla CONTROL, que deixaro voc seguro para dispensar o uso do mouse em certas atividades. CTRL + !: quando se est trabalhando com planilhas grandes, quando os dados precisam ser apresentados a um gerente, ou mesmo s para facilitar sua vida, a melhor maneira de destacar certas informaes formatar a clula, de modo que a fonte, a cor do texto, as bordas e vrias outras configuraes de formatao. Mas ter que usar o mouse para encontrar as opes de formatao faz voc perder muito tempo. Portanto, pressionando CTRL + !, voc far com que a janela de opes de formatao da clula seja exibida. Lembre-se que voc pode selecionar vrias clulas para aplicar a formatao de uma s vez.

CTRL + (: muitas vezes voc precisa visualizar dados que no esto prximos uns dos outros. Para isso o Excel fornece a opo de ocultar clulas e colunas. Pressionando CTRL + (, voc far com que as linhas correspondentes seleo sejam ocultadas. Se houver somente uma clula ativa, s ser ocultada a linha correspondente. Por exemplo: se voc selecionar clulas que esto nas linhas 1, 2, 3 e 4 e pressionar as teclas mencionadas, essas quatro linhas sero ocultadas.

1 de 3

24/3/2014 11:12

Perdendo tempo no Excel? Use as teclas de atalho. - imprimir

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=986

Para reexibir aquilo que voc ocultou, selecione uma clula da linha anterior e uma da prxima, depois utilize as teclas CTRL + SHIFT + (. Por exemplo: se voc ocultou a linha 14 e precisa reexibi-la, selecione uma clula da linha 13, uma da linha 15 e pressione as teclas de atalho. CTRL + ): esse atalho funciona exatamente como o anterior, porm, ele no oculta linhas, mas sim COLUNAS. Para reexibir as colunas que voc ocultou, utilize as teclas CTRL + SHIFT + ). Por exemplo: voc ocultou a coluna C e quer reexibi-la. Selecione uma clula da coluna B e uma da clula D, depois pressione as teclas mencionadas. CTRL + SHIFT + $: quando estiver trabalhando com valores monetrios, voc pode aplicar o formato de moeda utilizando esse atalho. Ele coloca o smbolo R$ no nmero e duas casas decimais. Valores negativos so colocados entre parnteses. CTRL + SHIFT + Asterisco (*): esse comando extremamente til quando voc precisa selecionar os dados que esto envolta da clula atualmente ativa. Caso existam clulas vazias no meio dos dados, elas tambm sero selecionadas. Veja na imagem abaixo um exemplo. A clula selecionada era a D6.

CTRL + Sinal de adio (+): quando voc precisar inserir clulas, linhas ou colunas no meio dos dados, ao invs de clicar com o mouse no nmero da linha ou na letra da coluna, basta pressionar esse comando. *Utilize o sinal de adio do teclado numrico ou a combinao CTRL + SHIFT + Sinal de adio que fica esquerda da tecla backspace, pois ela tem o mesmo efeito. CTRL + Sinal de subtrao (-): para excluir clulas, linhas ou colunas inteiras, pressione essas teclas. Esse comando funciona tanto no teclado normal quanto no teclado numrico. CTRL + D: voc pode precisar que todas as clulas de determinada coluna tenham o mesmo valor. Apertando CTRL + D, voc far com que a clula ativa seja preenchida com o mesmo valor da clula que est acima dela. Por exemplo: voc digitou o nmero 5432 na clula A1 e quer que ele se repita at a linha 30. Selecione da clula A1 at a A30 e pressione o comando. Veja que todas as clulas sero preenchidas com o valor 5432. CTRL + R: funciona da mesma forma que o comando acima, mas para preenchimento de colunas. Exemplo: selecione da clula A1 at a E1 e pressione CTRL + R. Todas as clulas selecionadas tero o mesmo valor da A1. CTRL + ALT + V: voc j deve ter cometido o erro de copiar uma clula e colar em outro local, acabando com a formatao que tinha definido anteriormente, pois as clulas de origem eram azuis e as de destino eram

2 de 3

24/3/2014 11:12

Perdendo tempo no Excel? Use as teclas de atalho. - imprimir

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=986

verdes. Ou seja, voc agora tem clulas azuis onde tudo deveria ser verde. Para que isso no acontea, voc pode utilizar o comando colar valores, que far com que somente os valores das clulas copiadas apaream, sem qualquer formatao. Para no precisar usar o mouse, copie as clulas desejadas e na hora de colar utilize as teclas CTRL + ALT + V. CTRL + PAGE DOWN: no h como ser rpido utilizando o mouse para alternar entre as planilhas de um mesmo arquivo. Utilize esse comando para mudar para a prxima planilha da sua pasta de trabalho. CTRL + PAGE UP: similar ao comando anterior. Porm, executando-o voc muda para a planilha anterior. * possvel selecionar as planilhas que esto antes ou depois da atual, pressionando tambm o SHIFT nos dois comando acima. Teclas de funo Poucas pessoas conhecem todo o potencial das teclas que ficam na mesma linha do Esc. Assim como o CTRL, as teclas de funo podem ser utilizadas em combinao com outras, para produzir comandos diferentes do padro atribudo a elas. Veja alguns deles abaixo. F2: se voc cometer algum erro enquanto est inserindo frmulas em uma clula, pressione o F2 para poder mover o cursor do teclado dentro da clula, usando as setas para a direita e esquerda. Caso voc pressione uma da setas sem usar o F2, o cursor ser movido para outra clula. ALT + SHIFT + F1: inserir novas planilhas dentro de um arquivo do Excel tambm exige vrios cliques com o mouse, mas voc pode usar o comando ALT + SHIFT + F1 para ganhar algum tempo. As teclas SHIFT + F11 produzem o mesmo efeito. F8: use essa tecla para ligar ou desligar o modo de seleo estendida. Esse pode ser usado da mesma forma que o SHIFT. Porm, ele s ser desativado quando for pressionado novamente, diferente do SHIFT, que precisa ser mantido pressionado para que voc possa selecionar vrias clulas da planilha. Veja abaixo outros comandos teis CTRL + Setas de direo: move o cursor para a ltima clula preenchida. Se houve alguma clula vazia no meio, o cursor ser movido para a ltima clula preenchida que estiver antes da vazia. END: pressione essa tecla uma vez para ativar ou desativar o Modo de Trmino. Sua funo parecida com o comando anterior. Pressiona uma vez para ativar e depois pressione uma tecla de direo para mover o cursor para a ltima clula preenchida. *Se a tecla Scroll Lock estiver ativada, pressionar END far com que o cursor seja movido para a clula que estiver visvel no canto inferior direito da janela. CTRL + BARRA DE ESPAO: utilize essa atalho se voc quiser selecionar a coluna inteira onde est o cursor. SHIFT + BARRA DE ESPAOS: semelhante ao comando acima, porm, seleciona a linha inteira onde est o cursor. Esperamos que voc tenha achado teis as teclas de atalho que mostramos aqui. Caso voc conhea algum comando que no mencionamos aqui, fique vontade para dar sua dica, utilizando os comentrios.

Imprimir

3 de 3

24/3/2014 11:12

Vous aimerez peut-être aussi