Vous êtes sur la page 1sur 14

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho

Prova Escrita de Biologia e Geologia


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 702/poca Especial
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
14 Pginas

2013

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item;  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 702/E. Especial Pgina 1/ 14

GRUPO I
O vulco Tambora situa-se, em contexto de subduo, na Indonsia. Em 1815, a erupo deste vulco teve um grande impacto no clima terrestre, tendo o ano de 1816 ficado conhecido como o ano sem vero. Atualmente, porm, sabe-se que as cinzas vulcnicas tm um papel negligencivel no arrefecimento da superfcie terrestre, uma vez que no permanecem na atmosfera tempo suficiente para bloquear a radiao solar. No caso do Tambora, o magma que alimentou a erupo era muito rico em enxofre, tendo sido ejetadas cerca de 85 milhes de toneladas de dixido de enxofre (SO2) para a atmosfera. Na estratosfera, o dixido de enxofre e o vapor de gua ejetados produzem cido sulfrico (H2SO4), que forma uma nuvem de partculas submicroscpicas (aerossol) que permanece na estratosfera durante alguns anos, absorvendo parte da radiao solar. A produo de dixido de enxofre de origem antropognica atinge 130 milhes de toneladas anuais, mas tanto os gases emitidos pelas fontes antropognicas, como os gases emitidos pelas pequenas erupes permanecem na troposfera. A Figura 1 ilustra a emisso de materiais para a estratosfera e para a troposfera.
Baseado em Mathez, E.A. e Webster, J.D., The Earth Machine: The Science of a Dynamic Planet, Columbia, 2004
50 Km ESTRATOSFERA

CO 2 H 2O

SO 2

H 2 SO 4 Aerossol

Cinza

10 Km TROPOSFERA SO 2 H 2 SO 4 Chuva Cinza

Cinza

Movimento relativo entre duas placas

Figura 1
Figura baseada em Hay, W.W., Tectonics and Climate, Geol. Rundsch., vol. 85, 1996

Prova 702/E. Especial Pgina 2/ 14

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 6., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Em 1815, a erupo do vulco Tambora foi essencialmente (A) efusiva, caracterstica de lavas pobres em slica. (B) efusiva, caracterstica de lavas ricas em slica. (C) explosiva, caracterstica de lavas pobres em slica. (D) explosiva, caracterstica de lavas ricas em slica.

2. A atividade vulcnica que ocorreu em Tambora foi (A) sustentada por um magma com baixa percentagem de elementos volteis. (B) consequncia da movimentao horizontal de duas placas litosfricas em limites conservativos. (C) sustentada por um magma que resultou da fuso de materiais na presena de gua. (D) consequncia da divergncia de duas placas de diferente densidade.

3. Em zonas de subduo, formam-se magmas (A) andesticos, que, ao consolidarem em profundidade, do origem a andesito. (B) riolticos, que, ao consolidarem superfcie, do origem a granito. (C) andesticos, que, ao consolidarem em profundidade, do origem a diorito. (D) riolticos, que, ao consolidarem superfcie, do origem a gabro.

4. A acumulao de CO2 na atmosfera provoca o aumento (A) da temperatura, intensificando a meteorizao qumica de minerais das rochas silicatadas. (B) da temperatura, diminuindo a meteorizao qumica de minerais das rochas silicatadas. (C) do pH das chuvas, intensificando a meteorizao qumica de minerais das rochas carbonatadas. (D) do pH das chuvas, diminuindo a meteorizao qumica de minerais das rochas carbonatadas.

5. A mobilidade da litosfera determinada pela (A) conduo de calor ao nvel da litosfera. (B) conveco de materiais na astenosfera. (C) diferena de estado fsico entre a litosfera e a astenosfera. (D) diferena de composio entre a litosfera e a astenosfera.

Prova 702/E. Especial Pgina 3/ 14

6. Ao longo da histria da Terra, ocorreram vrias extines em massa de espcies. A associao das referidas extines a episdios vulcnicos de grandes dimenses contraria o princpio do (A) uniformitarismo, que defende a existncia de mudanas geolgicas lentas e graduais. (B) uniformitarismo, que defende a existncia de mudanas geolgicas rpidas e pontuais. (C) catastrofismo, que defende a existncia de mudanas geolgicas lentas e graduais. (D) catastrofismo, que defende a existncia de mudanas geolgicas rpidas e pontuais.

7. Faa corresponder cada uma das manifestaes de vulcanismo, expressas na coluna A, respetiva designao, que consta da coluna B. Escreva, na folha de respostas, apenas as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a)  Mistura de material piroclstico e gases, muito densa e de elevada temperatura. (b)  Gases vulcnicos ricos em enxofre, ou em dixido de carbono, emitidos atravs de fissuras no terreno. (c)  Material piroclstico muito fragmentado, de pequenas dimenses. (d)  Escoada que resulta da erupo submarina de material fluido. (e)  Escoada de material muito fluido que, ao solidificar, apresenta a superfcie encordoada ou lisa.

(1) Bomba vulcnica (2) Fumarola (3) Giser (4) Lapilli (5) Lava aa (6) Lava pahoehoe (7) Nuvem ardente (8) Pillow lava

8. Explique a razo de apenas grandes erupes vulcnicas, como a que se verificou em Tambora, poderem causar perodos de arrefecimento global.

Prova 702/E. Especial Pgina 4/ 14

Pgina em branco -

Prova 702/E. Especial Pgina 5/ 14

GRUPO II
Nas ltimas dcadas, muitas bactrias patognicas de transmisso alimentar tm mostrado resistncia aos antibiticos atualmente disponveis, relanando a necessidade de pesquisar novas molculas dotadas de atividade antimicrobiana. Nos Aores, devido sua natureza vulcnica, ocorrem numerosos habitats terrestres extremos como as grutas lvicas e as fumarolas que albergam comunidades microbianas nicas. Nas grutas lvicas, as comunidades bacterianas ssseis (ao contrrio das planctnicas, que vivem dispersas no meio aqutico) aderem a superfcies slidas, produzindo redes gelatinosas que as imobilizam e protegem os biofilmes. A investigao a seguir apresentada pretendeu pesquisar a atividade antimicrobiana de culturas bacterianas isoladas de biofilmes de grutas lvicas (GBO e GTM) e de amostras de solo de fumarolas (P) isolados , face a bactrias patognicas transmitidas pelos alimentos microrganismos indicadores , por meio de dois mtodos: o ensaio de inoculao cruzada de culturas em agar (ensaio 1, que permitiu o estudo da atividade antimicrobiana de trinta isolados em agar contra oito microrganismos indicadores) e o ensaio de difuso em agar de culturas do isolado GTM1B2 crescido em diferentes meios de cultura lquidos (ensaio 2, que permitiu o estudo da atividade antimicrobiana do isolado GTM1B2 em diferentes meios de cultura lquidos contra oito microrganismos indicadores).

EnSaIo 1

Mtodo: Aps crescimento prvio em meio nutritivo, cada um dos trinta isolados foi riscado numa camada de meio slido (agar), em cada placa de Petri. Aps crescimento considervel, adicionou-se uma segunda camada de meio slido a cada uma das placas. Os microrganismos indicadores, crescidos previamente em meio nutritivo, foram inoculados sobre a segunda camada de agar, num riscado perpendicular ao isolado em teste. Resultados:  os resultados da atividade antimicrobiana, para cada um dos isolados, encontram-se registados no Grfico 1.
8

N. de microrganismos indicadores inibidos

7 6 5 4 3 2 1 0

Prova 702/E. Especial Pgina 6/ 14

BO G 67B BO 1 G 67 BO D G 70 BO A G 69 BO B G 22 BO C G 35 BO A G 31 BO A G 31 BO H G 36 BO B G 15B B G O8 BO C G 68 B C G O6 BO 8 A G 20A BO 2 G 27 BO E G 27 BO A G 31 BO C G 15 BO F G 34 BO G G 71A T G M1 TM D G 1B TM 1 1 G B2 TM G 2A T G M5E TM G 2B TM 1 1E 1 P2 -1 P4 P1 2 -6 B

Grfico 1

EnSaIo 2

Mtodo: Foi analisado o efeito dos meios de cultura lquidos NB, TSB, BHI, R2B e NtB na atividade antimicrobiana do isolado GTM1B2. Cada um dos oito microrganismos indicadores foi inoculado em agar (cada um numa placa de Petri diferente), no qual se fizeram orifcios (poos) distribudos uniformemente. A cada poo foi adicionada uma suspenso do isolado GTM1B2 crescido nos diferentes meios de cultura lquidos. Foi ainda adicionado um controlo a cada placa. A atividade antimicrobiana manifestou-se atravs da presena de halos (crculos) de inibio ao redor dos orifcios inoculados. O dimetro dos halos foi medido com uma rgua graduada. Resultados:  os resultados da atividade antimicrobiana do isolado, para cada um dos microrganismos indicadores, encontram-se registados no Grfico 2.
GTM1B2 1,4 1,2

Meios de cultura
+ + + + + + + + + + + + +

halo (cm)

1 0,8 0,6 0,4 0,2 0

NB TSB BHI R2B

Pr

ote al

p ss

. h yp at im

ur

ium Es ch

n mo

ell

ic er eu

hia

li co on a e sa o

ru

gin

a os re u e s(

sti

rp

) e1 au re u e s(

sti

rp

) e2 Lis ia ter

inn

a cu ia m o on

cy

tog

e en

NtB

Ps

m do S

tap

hy

loc

cc

us

au

tap

hy

loc

cc

us

t Lis

er

Microrganismos indicadores

Grfico 2
Baseado em Coelho, M.C.M., Estudo da atividade antimicrobiana de isolados provenientes de ambientes vulcnicos da Ilha Terceira Aores contra microrganismos indicadores relacionados com ambientes alimentares, Universidade dos Aores, 2011

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 6., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Relativamente atividade antimicrobiana das amostras testadas no ensaio 1 (Grfico 1), a anlise dos resultados da investigao permite afirmar que (A) os isolados das fumarolas inibiram, pelo menos, sete dos indicadores. (B) os isolados GTM inibiram, pelo menos, um dos indicadores. (C) os isolados das grutas lvicas inibiram, pelo menos, cinco dos indicadores. (D) os isolados GBO inibiram, pelo menos, um dos indicadores.

Prova 702/E. Especial Pgina 7/ 14

2. Como controlo do ensaio 2, colocou-se em cada um dos poos (A) um dos meios de cultura lquidos, inoculado com o isolado em estudo. (B) apenas o microrganismo indicador em estudo. (C) um dos meios de cultura lquidos, sem o isolado em estudo. (D) apenas o isolado em estudo.

3. Relativamente atividade antimicrobiana do isolado GTM1B2 e de acordo com os dados obtidos no ensaio 2 (Grfico 2), correto afirmar que (A) os meios de cultura lquidos utilizados limitam a atividade antimicrobiana do isolado contra microrganismos do gnero Listeria. (B) o meio R2B limitante para a atividade antimicrobiana do isolado contra Proteus sp. (C) o meio NtB limitante para a atividade antimicrobiana do isolado contra Escherichia coli. (D) os meios de cultura lquidos utilizados limitam a atividade antimicrobiana do isolado contra ambas as estirpes de Staphylococcus aureus.

4. Quanto fonte de carbono e ao modo de obteno de energia, as bactrias patognicas que contaminam os alimentos classificam-se, respetivamente, como seres (A) autotrficos e fotossintticos. (B) heterotrficos e quimiossintticos. (C) fotossintticos e autotrficos. (D) quimiossintticos e heterotrficos.

5. Relativamente taxonomia de Pseudomonas fluorescens, de Pseudomonas teessidea e de Enterococcus faecalis bactrias identificadas nos isolados das grutas lvicas , deve afirmar-se que (A) Enterococcus faecalis e Pseudomonas teessidea pertencem ao mesmo gnero. (B) Pseudomonas fluorescens e Pseudomonas teessidea tm menor nmero de taxa em comum do que Enterococcus faecalis e Pseudomonas fluorescens. (C) Pseudomonas fluorescens e Pseudomonas teessidea pertencem mesma famlia. (D) Enterococcus faecalis e Pseudomonas fluorescens partilham maior nmero de caractersticas do que Pseudomonas fluorescens e Pseudomonas teessidea.

6. A comparao de sequncias de genes de seres vivos pode contribuir para a reconstruo de relaes filogenticas, que se constituem como argumentos (A) bioqumicos, de acordo com o darwinismo. (B) bioqumicos, de acordo com o neodarwinismo. (C) citolgicos, de acordo com o darwinismo. (D) citolgicos, de acordo com o neodarwinismo.

Prova 702/E. Especial Pgina 8/ 14

7. Explique, com base nos dados e tendo em conta a finalidade da investigao, a vantagem de isolar e caracterizar as substncias com atividade antimicrobiana do isolado GTM1B2 em detrimento dos outros isolados GTM.

8. Nos ecossistemas das grandes profundidades ligados a fontes hidrotermais, a produo primria assegurada por bactrias que obtm a energia necessria para a sntese de matria orgnica a partir da oxidao de sulfuretos, tais como o H2S ou o HS , provenientes, na sua maioria, dos gases vulcnicos que emanam das fontes hidrotermais. Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos relacionados com a obteno de matria orgnica pelas bactrias a partir da captao de sulfuretos. Escreva, na folha de respostas, apenas a sequncia de letras. A. Produo de biomassa. B. Sntese de ATP. C. Reduo do dixido de carbono. D. Oxidao dos sulfuretos. E. Fixao do dixido de carbono.

Prova 702/E. Especial Pgina 9/ 14

GRUPO III
As rochas da orla martima da cidade do Porto so das mais antigas em Portugal e constituem um patrimnio geolgico de elevado interesse cientfico e pedaggico, o Complexo Metamrfico da Foz do Douro, classificado como Patrimnio Natural Municipal. A Figura 2 traduz um esboo geolgico da praia do Castelo do Queijo, na orla martima da cidade do Porto. O macio, onde assenta o forte vulgarmente conhecido por Castelo do Queijo (FCQ), data do final do Paleozoico e constitudo por um granito biottico, por vezes porfiroide, de gro mdio a grosseiro, que apresenta diclases. O granito do Castelo do Queijo exibe frequentemente encraves microgranulares de rochas melanocrticas. Os encraves podem ter surgido a partir de uma cristalizao, mais ou menos simultnea, de dois magmas imiscveis e com diferentes viscosidades. A sul do forte, d-se o contacto do granito do Castelo do Queijo com o Complexo Metamrfico da Foz do Douro. Trata-se de uma formao gnaissica, anterior ao Paleozoico. O gnaisse leucocrtico apresenta aglomeraes esferoidais de cristais de quartzo e de feldspato potssico, bem desenvolvidos (ocelos).
N
+ + +

Granito do Castelo do Queijo Metassedimentos

Oceano Atlntico
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

+ +

+ + + +

+ + + + +

+ + + + +
----

+ + + + + +

+ + + + +
---

+ + + + + + +

+ + + + + + +

~
0

+ + + + + +

+ + + + + +

+ + + + + +

+ + + + +

+ + + + + +
~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

Gnaisse leucocrtico ocelado

Praia do Castelo do Queijo

---

Filo de gnaisse leucocrtico Filo de microgranito

+
FC

---

---

---

Pr

onalves Z aG a a

~ - - - -~ -~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

--

Falhas FCQ 0 m Forte do Castelo do Queijo 100

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 5., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. A falha presente nos metassedimentos (A) tem direo N-S e anterior ao filo de gnaisse. (B) uma falha de desligamento posterior ao filo de gnaisse. (C) tem direo E-W e anterior ao filo de gnaisse. (D) uma falha inversa posterior ao filo de gnaisse.

Prova 702/E. Especial Pgina 10/ 14

o rc

Figura 2
Baseado em Vieira da Silva, J.C. e Flores, D., Viagem ao Patrimnio Geolgico da Faixa Litoral da Cidade do Porto, Faculdade de Cincias, Universidade do Porto, 2002

2. Os encraves microgranulares, em comparao com o granito onde esto inseridos, (A) resultaram de um magma mais cido. (B) tm maior quantidade de minerais ferromagnesianos. (C) cristalizaram a temperaturas mais baixas. (D) so mais ricos em minerais flsicos.

3. O gnaisse ocelado presente no Complexo Metamrfico da Foz do Douro ter-se- formado por (A) metamorfismo de contacto, a partir de rochas granitoides. (B) metamorfismo de contacto, a partir de rochas baslticas. (C) metamorfismo regional, a partir de rochas granitoides. (D) metamorfismo regional, a partir de rochas baslticas.

4. O gnaisse uma rocha que apresenta (A) um grau de metamorfismo elevado e uma textura foliada. (B) um grau de metamorfismo baixo e uma textura foliada. (C) um grau de metamorfismo elevado e uma textura no foliada. (D) um grau de metamorfismo baixo e uma textura no foliada.

5. Por definio, os minerais ndice so aqueles que (A) apresentam a mesma composio qumica e estrutura idntica. (B) apresentam diferente composio qumica e estrutura diferente. (C) permitem inferir as condies de formao de uma rocha magmtica. (D) permitem inferir as condies de formao de uma rocha metamrfica.

6. Na faixa litoral do Castelo do Queijo, h uma clara tendncia para a formao de blocos arredondados, de tamanhos variados, designados caos de blocos. Explique, tendo em conta as condies da dinmica litoral, a formao de caos de blocos na zona do forte do Castelo do Queijo.

7. Ao longo do seu curso, o rio Douro apresenta um elevado nmero de barragens. Relacione os efeitos da existncia de barragens num rio com o recuo da linha de costa.

Prova 702/E. Especial Pgina 11/ 14

GRUPO IV
A produo de biocombustveis com recurso a culturas como a soja depende, em termos de produtividade, da ocupao exclusiva de grandes extenses de solo. As microalgas afiguram-se como uma alternativa para a produo de combustveis, uma vez que tm a capacidade de duplicar a sua biomassa vrias vezes por dia e de produzir, pelo menos, quinze vezes mais leo por hectare do que as culturas alimentares concorrentes. Para otimizar os processos de produo e extrao dos leos, recorre-se ao aumento do teor lipdico, bloqueando as vias metablicas responsveis pela acumulao de compostos energticos, como o amido, e diminuio do catabolismo dos lpidos. O silenciamento por mutao de genes das vias metablicas referidas ou a reduo significativa da quantidade de mRNA desses mesmos genes tambm podem conduzir a um aumento do teor lipdico celular. Aps a extrao dos leos para a produo de biodiesel, os glcidos (hidratos de carbono) existentes no bolo vegetal remanescente podem ser utilizados como substrato para a produo de etanol. O dixido de carbono, resultante do processo de fermentao, pode, por sua vez, ser utilizado na produo de mais biomassa (microalgas), o que permite o funcionamento em sistema fechado e uma otimizao de todo o processo bioenergtico.
Baseado em Tavares, J.E.B., Cultivo de microalgas do gnero Botryococcus visando a produo de biodiesel, Faculdade de Cincias, Universidade de Lisboa, 2009

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 5., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. Os leos de reserva existentes nas microalgas so biomolculas constitudas por (A) aminocidos. (B) monossacardeos. (C) cidos gordos e glicerol. (D) nucletidos.

2. Na fase no dependente diretamente da luz, as molculas necessrias para a produo de glcidos e de leos so (A) O2, NADPH, ATP. (B) CO2, H2O, ADP. (C) O2, H2O, ADP. (D) CO2, NADPH, ATP. 3. A elevada taxa de reproduo das microalgas exige uma grande produo de (A) protenas, o que implica o desenvolvimento do retculo endoplasmtico rugoso. (B) glicoprotenas, o que implica o desenvolvimento da mitocndria. (C) fosfolpidos, o que implica o desenvolvimento do retculo endoplasmtico rugoso. (D) lpidos, o que implica o desenvolvimento da mitocndria.

Prova 702/E. Especial Pgina 12/ 14

4. A reduo da quantidade do mRNA leva diminuio da (A) transcrio da informao contida nos exes. (B) traduo da informao contida nos exes. (C) transcrio da informao contida nos intres. (D) traduo da informao contida nos intres.

5. O aumento do teor lipdico nas microalgas pode ser conseguido atravs da reduo da (A) sntese dos lpidos e do bloqueio das vias anablicas dos glcidos. (B) degradao dos lpidos e do bloqueio das vias catablicas dos glcidos. (C) sntese dos lpidos e do bloqueio das vias catablicas dos glcidos. (D) degradao dos lpidos e do bloqueio das vias anablicas dos glcidos.

6. Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos que, num sistema fechado, permitem a produo de etanol, a partir de glcidos, e permitem a produo de mais biomassa. A. Formao de molculas de cido pirvico. B. Produo de etanol e CO2. C. Hidrlise de polissacardeos. D. Reduo do CO2 para formar compostos orgnicos. E. Fosforilao da glucose.

7. Considere os dados seguintes:  a concentrao dos micronutrientes existentes nas clulas da raiz das plantas , na maior parte dos casos, mais elevada nas clulas da raiz do que no solo;  a sobreirrigao dos solos pode conduzir ao seu encharcamento, reduzindo as trocas gasosas entre as clulas da raiz das plantas e o solo. Explique de que modo o encharcamento dos solos pode afetar a acumulao de micronutrientes na raiz das plantas.

FIM

Prova 702/E. Especial Pgina 13/ 14

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 5 pontos 7. ............................................................................................................ 10 pontos 8. ............................................................................................................ 10 pontos 50 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 5 pontos 7. ............................................................................................................ 10 pontos 8. ............................................................................................................ 10 pontos 50 pontos

GRUPO III
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 15 pontos 7. ............................................................................................................ 10 pontos 50 pontos

GRUPO IV
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 10 pontos 7. ............................................................................................................ 15 pontos 50 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

Prova 702/E. Especial Pgina 14/ 14

Vous aimerez peut-être aussi