Vous êtes sur la page 1sur 7

Aula n 13-05-2013

Resumo dos regimes de bens


Comunho de adquiridos
Bens comuns 1724 Produto do trabalho; Todos os bens adquiridos pelos cnjuges na constncia do matrimnio, que no sejam excetuados por lei. Clusula geral - alnea b) do 1724 (frutos de bens prprios, por exemplo).

Bens prprios 1733 - Se este artigo se refere aos bens prprios na comunho geral, por maioria de razo faz sentido que os bens prprios aqui referidos tambm o sejam na comunho de adquiridos. 1722 e 1723 Bens que integravam a esfera dos cnjuges antes do casamento; Bens adquiridos por sucesso ou doao, exceto se o doador estabelecer uma clausula de comunicabilidade do bem; Bens sub-rogados no lugar de bens prprios

Regra geral, h comunho de bens adquiridos na pendncia do casamento, pelo que a alnea a) do 1724 ( produto do trabalho) seria dispensvel pois est includa nos bens adquiridos na pendncia do casamento. Esta pretende apenas deixar sem margem para dvidas que os proventos do trabalho so bens comuns.

Comunho geral
So bens comuns os bens adquiridos na pendncia do casamento, bem como os que so trazidos para o casamento. Apenas se excetuam da comunho os bens referidos no 1733.

Separao total de bens


Inexistncia de bens comuns, o que significa que os bens podem ser: Ou prprios Ou em regime geral de compropriedade.

2. Administraao de bens (2 efeito


patrimonial do casamento)
Regime totalmente imperativo (1699/1/c) Administrao de bens conceito lato onde cabem modalidades independentes: Administrao ordinria vs. Extraordinria Ordinria - prtica de atos rotineiros, frequentes e incontornveis para a administrao e manuteno dos bens em causa; Extraordinria - prtica de atos extraordinrios, certas despesas que no sejam correntes, necessrias para que o bem produza mais do que o normal. Trata-se da circunstncia de no implicar um ato comum em relao ao bem em causa; Ato de administrao vs. Ato de disposio Disposio - alienao, transmisso da propriedade; Administrao - Colheita de produtos agrcolas, venda dos mesmos (completar, ver dicionrio jurdico).

Variveis a ter em conta para chegar ao regime de administrao de bens


Natureza dos bens: Prprios/comuns; Mveis/imoveis; Essenciais ou no ao trabalho de um dos cnjuges; Integrados ou no na economia comum do casal.

a) Administrao de bens prprios 1678/1 Regra geral, a administrao de bens prprios cabe ao cnjuge titular do bem. 1678/2 Excees regra do n1 - Alguns bens prprios podem ser administrados pelo cnjuge no titular. So eles: Bens mveis prprios de um, mas exclusivamente utilizados pelo outro como instrumento de trabalho (e) Cnjuge titular dos bens encontra-se ausente ou impedido (f) Titular do bem mandata o outro cnjuge para administrar o bem (g)

b) Administrao de bens comuns

Princpio de administrao conjunta - art. 1678/3/2 parte ( os restantes atos de administrao s podem ser praticados com o consentimento de ambos os cnjuges.) Excees ao princpio da administrao conjunta: Atos de administrao ordinria ambos tm legitimidade para, individualmente (sem necessidade do consentimento de ambos) praticarem atos de administrao. (1678/3, 1 parte) Alneas previstas no n2: Rendimento do trabalho, apesar de ser um bem comum (1724/a), deve ser administrado por quem o aufere; Bens comuns levados para o casamento tambm devem ser administrados por quem o trouxe (isto porque, na comunho geral, nos bens trazidos por cada um dos cnjuges so comuns); Bens comuns, herdados ou adquiridos por doao, devem ser administrados pelo beneficirio da doao ou sucesso; Situaes de mandato, impedimento ou ausncia: tambm cabe a um dos cnjuges, independentemente da natureza prpria ou comum do bem em causa.

c) Regime especial para a prtica de atos de disposio de bens mveis (1682) Atos de disposio atos mais relevantes, com efeitos jurdicos mais duradouros. Art. 1682 refere-se a duas variveis, relativamente aos bens mveis comuns: administrao por ambos ou por um s; administrao ordinria ou extraordinria. Bens mveis comuns Administrados por ambos (n1) Atos de disposio carecem do consentimento dos dois (alienado ou onerados pelos dois); Administrados por um s (n2) Atos de disposio podem ser realizados pelo cnjuge que tenha poder de administrao do bem, exceto se o bem for usado na economia familiar (neste caso, qualquer ato de disposio carecer do consentimento de ambos n3/a)). Bem comum Ad. Ordinria Basta um dos cnjuges (n1/2 parte). Ad. Extraordinria Aplica-se o esquema acima, ou seja, preciso ver quem administra o bem.

1. Qual o regime aplicvel? 2. Como imputamos o bem na esfera de cada um dos cnjuges? Da, advm o tema da administrao.

Atos de disposio de bens prprios (pedir para explicar melhor) Tem administrao basta 1, com as excees do 1682/3, em que preciso o consentimento de ambos. No tem administrao - casos em que o titular do bem no tem poder de administrao sobre o mesmo (e, f, g 1678) Bens mveis ( preciso ver se tem ou no administrao ver esquema acima) Bens imveis separao de bens: basta 1 deles; comunho: os dois (1682A); casa de morada de famlia consentimento de ambos

Regra: poder de disposio pertence ao cnjuge que titular do bem, exceto dos casos em que o titular no tem capacidade de administrao (1682/2); Excees (1682/3 Carecem do consentimento de ambos: A) Se o bem for usado por ambos no mbito vida familiar (Ex: mquina de lavar usada frequentemente na economia familiar). B) Mveis pertencentes exclusivamente ao cnjuge que no o administra (ver 1678/2).

d) Alienao e onerao de bens imveis (atos de disposio) 1682/A Necessidade de consentimento de ambos os cnjuges, quer para bens prprios, quer para comuns, exceto se vigorar o regime de separao de bens. Neste caso, no preciso consentimento, bastando o ato de quem titular do bem (n1). Casa de morada de famlia sempre necessrio o consentimento, independentemente da titularidade do bem e do regime de bens aplicvel ao casamento (n2) Consentimento deve ser prestado, individualmente, para cada ato (no pode haver um ato genrico de consentimento).

1.

Regime de dvidas
Princpio de livre contrao de dvidas no h o princpio de que uma dvida s pode ser contrada com o consentimento do outro (art.1690).

Respondem ambos ou apenas um dos cnjuges?

relativamente divida contrada isoladamente que o problema da responsabilidade se pe. Nas dvidas contradas pelos dois, so obviamente os dois responsveis (responsabilidade solidria). Nas dvidas contradas isoladamente, a responsabilidade deve ser apenas do devedor ou de ambos? Artigos 1691 e 1692, respetivamente. Dvidas comuns da responsabilidade de ambos (1691) Contradas por ambos; Contradas antes ou depois do casamento para os encargos normais da vida familiar; Dvidas contradas em proveito comum (conceito geral) avaliao do fim da dvida em causa, de modo a saber se ela visa ou no o benefcio de ambos os cnjuges (sociedade conjugal). Este benefcio no avaliado do ponto de vista puramente subjetivo (o devedor contraiu a dvida convencido de que ela geraria benefcio para ambos); para que se gere a comunicabilidade da dvida, h que fazer um teste objetivo de razoabilidade entre o fim da dvida e o benefcio do casal (ponderao casustica). O proveito comum no se presume, exceto em dvidas no exerccio do comrcio (dvida comercial). Nesse caso, presume-se que a dvida comum, exceto se (art.1691/1/d)): - houver regime de separao de bens; - se provar que no houve proveito comum ( uma presuno ilidvel).

I.

Imputao do patrimnio nas dvidas comuns - 1695 Pelas dvidas comuns respondem os bens comuns e, subsidiariamente, os bens prprios de cada um (responsabilidade solidria, exceto se vigorar regime de separao de bens) Credor tem, em primeiro plano, acesso aos bens comuns; se estes no chegarem, pode atacar os bens prprios: em comunho de adquiridos, pode atacar os bens prprios de qualquer um dos cnjuges; na separao de bens, a responsabilidade j no solidria, sendo primeiro atacados os bens do cnjuge que contraiu a divida e s depois os do outro.

Imputao do patrimnio em dvidas prprias Respondem, em 1 lugar, os bens prprios do cnjuge em causa. Em segundo lugar, responde a sua meao dos bens comuns, isto , a metade que lhe cabe. O Credor tem, primeiro, de atacar os bens prprios; s depois tem acesso aos comuns, embora limitado meao. Regras processuais que regulam a execuo das dvidas, de modo a proteger o cnjuge no devedor.

Caso pratico 25
Regime supletivo (art.1717): se Joo e Maria nada estipularam sobre o regime de bens a que sujeitariam o seu casamento, este tem-se celebrado por comunho de adquiridos.

a) Qual a natureza das fraes? Sendo o produto do negcio de Maria e, ao abrigo do art. 1724/a), as fraes so bens comuns. Quem tem legitimidade para a prtica de atos de disposio sobre os imveis? Aplica-se o art.1682/A nos termos da alnea a), qualquer a alienao ou onerao das fraes carece do consentimento de ambos. Logo, as exigncias feitas a Maria tm sentido, pelo que a compra e venda de fraes carece do consentimento de Joo. b) A quem pertencem os bens? Livros so bens comuns. A quem cabe a administrao? Ao Joo, porque so bens mveis utilizados no seu trabalho (exceo regra de que a administrao acompanha titularidade) A quem cabe atos de disposio? 1682/2 Cabe ao Joo. Exigncias feitas a Joo no so justificveis. c) Separao de bens 1698

A quem pertencem as fraes dos prdios? Neste regime, no h bens comuns. Logo os imveis pertencem Maria (1/3 da quota que divide com os irmos bem prprio); como no casa de famlia, ela pode onerar o bem (1682/2) sem necessidade do consentimento do Joo; Quanto aos livros so prprios ou comuns? So prprios, pois na comunho geral no h bens comuns. Nos termos do art.1678/1, Joo tem direito a administrar os seus bens prprios. Nos termos do 1682/2, tem tambm legitimidade para alienar ou onerar os livros, visto ter capacidade de os administrar, como j referi antes.

Comunho total Os imveis so bens comuns, caindo no regime geral da comunho (1732). O Consentimento de Joo necessrio, como bvio, nos termos do art.1682A/a).

Os livros: so comuns, como todos os outros bens, exceo dos referidos no art.1733. mesmo assim, independentemente de serem prprios ou comuns, a administrao cabe ao cnjuge que os utilizar como instrumento de trabalho (1678/2/e)); assim sendo, tem tambm poder de disposio (1682/2).

d) Regime de bens podem alter-lo? No, nos termos do 1714. S podiam faze-lo alegando a m administrao dos bens, solicitando a separao judicial de pessoas e bens. e) Acrescentar.

Vous aimerez peut-être aussi