Vous êtes sur la page 1sur 21

DIREITO PROCESSUAL CIVIL A 1.

NOES INTRODUTRIAS DIREITO PRIVADO E DIREITO PBLICO Esta distino se d pelo critrio da natureza dos sujeitos envolvidos nas relaes jurdicas. O Direito Privado aquele que regula os negcios jurdicos em que ambos os plos figuram agentes particulares. O Direito Pblico, por sua vez, trata do direito em que h a participao do Estado, sob qualquer de suas formas.

DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL Esta distino se d pelo critrio de aptido da norma para criar, reger ou extinguir relaes jurdicas, ou, em um segundo momento, para disciplinar os fenmenos que se passam no processo.

H uma relao de instrumentalidade entre o Direito Processual e o Material, na medida em que por meio daquele se conduz um litgio decorrente do no cumprimento deste, com o objetivo de se buscar uma soluo.

CLASSIFICAO DAS NORMAS JURDICAS Quanto ao grau de obrigatoriedade: Cogente imperativa, no admite nenhum tipo de disposio por vontade humana. Dispositiva tambm deve ser cumprida, mas admite certa maleabilidade nos limites que ela prpria impe.

Quanto posio subjetiva por ela gerada: Dever imposio de observncia de determinado comportamento. Sujeio submisso do sujeito a efeitos do direito. nus obrigao do sujeito consigo mesmo de obter vantagem ou afastar desvantagem.

Normas de Conduta x Normas de Estrutura (ou instrumentais): As primeiras regulam diretamente os comportamentos dos sujeitos de direito, impondo, proibindo ou facultando condutas. As normas de estrutura, por sua vez, regulam como as demais normas devem ser criadas e aplicadas. Relatividade da distino: o As normas estruturais no deixam de ser de conduta, pois elas regulam como se deve conduzir a criao e aplicao de normas de conduta, ao impor, proibir e facultar condutas aos legisladores. o Por outro lado, as normas de conduta tambm no deixam de ser instrumentais, pois o direito no um fim em si mesmo, e sim um instrumento para o bom convvio, ou seja, as estruturais so apenas mais instrumentais do que as de conduta, mas estas no deixam de ser.

Norma Processual Regulam a atuao da jurisdio, que soluciona conflito mediante a aplicao do ordenamento jurdico. Caractersticas: o No so de direito material o Normas de direito pblico o Normas cogentes, pois no podem ter sua incidncia afastada o Consistem majoritariamente em nus, pois no caso de uma parte do processo no contestar, no haver prejuzo para a outra parte, mas sim para a prpria r. Alguns deveres, como o de lealdade e urbanidade. Interpretao da norma processual: o Literal letra da lei o Sistemtica observar outros dispositivos de leis o Histrica observar o que pensava o legislador no ato de criao da norma o Teleolgica privilegia o objetivo que a lei pretende atingir Eficcia da Lei Processual no Tempo e no Espao o Direito Internacional: vale a norma processual do local onde haver a atuao da jurisdio (se o juiz brasileiro, as normas que conduzem o processo tambm). Isso ocorre em funo da soberania. o Direito Intertemporal: vale a norma processual vigente no momento da prtica do ato do processo, sendo irrelevante aquela do momento do acontecimento dos fatos que esto sendo discutidos no litgio.

Se a lei muda durante o processo: Unicidade Processual como comeou, termina. Dificilmente usado. Isolamento dos atos processuais nova legislao recai sobre o prximo ato do processo. o mais freqente. Fases processuais nova legislao se aplica prxima fase do processo.

2. DIREITO PROCESSUAL LIDE Os homens vivendo em sociedade se utilizam de bens para satisfazer suas necessidades. No entanto, enquanto estas necessidades so ilimitadas, os bens so limitados, gerando uma situao que precisa ser atendida. E cabe ao direito reg-la, definindo quais sujeitos tero suas necessidades supridas. Estabelece-se o que de quem, e, aps isso, se faz com que esta diviso seja aceita e respeitada por todos. Exemplo: vestibular. O direito processual civil age quando h o conflito de interesses, entre as necessidades ilimitadas de bens limitados entre duas ou mais partes. Ou seja, dois interesses podem recair sobre o mesmo bem. O conflito pode ser resolvido facilmente se as partes concordarem com uma deciso que agrade a ambos, no gerando problema social. Exemplo: taxista de aluguel. Quando algum quer que seu interesse prevalea sobre o outro, ele gera uma pretenso. Se isto for aceito pela outra parte, no h problema algum e tudo segue com normalidade. A questo surge quando o outro interessado resiste pretenso do primeiro, gerando uma nova pretenso, e, conseqentemente, um conflito social. Ento, o juiz decide qual pretenso prevalece, com base no ordenamento jurdico.

MTODOS DE RESOLUO EXTRA-JURISDICIONAL Autotutela ou autodefesa: proibida pelo ordenamento, exceto em caso de invaso de propriedade flagrada no ato.

Autocomposio: Quando os prprios sujeitos em litgio procuram uma soluo. Estes casos ocorrem pela existncia da conscincia de que o Estado no capaz de tutelar tudo o que deveria, sendo ento a autocomposio uma soluo mais rpida e prtica. A autocomposio tem sido estimulada, com o juiz procurando uma conciliao entre as partes. A conciliao pode ser muito adequada, pois, a princpio, deixa todos satisfeitos.

Arbitragem: rbitro (terceiro imparcial) que d uma soluo heterocompositiva. Tem fora jurisdicional, mesmo sendo agente privado.

Mediao: Mediador (terceiro imparcial) procura mostrar as vantagens de se fazer um acordo e as desvantagens de continuar litigando. Pretende fazer com que as partes se entendam, encaminhando-as autocomposio. Obs: Mediao x Abritragem: a primeira um mero modo de sugesto e persuaso, enquanto a segunda um modo de deciso imperativa pelo terceiro.

Ao Jurisdicional: Teoricamente, um dos ltimos modos de resoluo de conflitos, quando no h mais alternativas se no recorrer ao poder do Estado. Ser extensamente explicado a seguir.

JURISDIO Funo do Estado de solucionar conflitos mediante a atuao do ordenamento. Agentes jurisdicionais: so os juzes e os tribunais, que no agem por conta prpria, ou seja, eles devem ser acionador por algum motivo. No podem agir de ofcio, como um policial, por exemplo. Isso ocorre pelo fato de se buscar total imparcialidade do agente na resoluo do conflito.

AO justamente este acionamento do agente jurisdicional que d o pontap inicial resoluo da lide. A partir da o agente pode trabalhar. o modo pelo qual o cidado tem o direito de participar de todas as etapas do procedimento. Um conflito intersubjetivo, ou seja, entre, no mnimo, duas partes.

DIREITO DE DEFESA Direito da contraparte que lhe d a possibilidade de tambm participar do procedimento ao qual ele foi chamado. A designao como ru no um termo pejorativo, como parece, sendo somente o nome da parte contrria que moveu a ao.

PROCEDIMENTO No imediato. Conjunto encadeado de atos no qual seu resultado funciona como pressuposto para a prtica de atos seguintes, sucessivamente. Envolve sempre alguma demora, a chamada tramitao.

3. DIREITO PROCESSUAL EM RELAO A OUTROS RAMOS DIREITO PROCESSUAL E O DIREITO EM GERAL Direito processual claramente distinto de direito material, pois ele envolve a atuao jurisdicional do Estado, enquanto o material se refere a casos particulares. Por isso no se pode confundir processo civil com direito civil. O Direito processual autnomo em relao aos outros ramos, mas mesmo assim est intimamente ligado a todos eles. O processo, apesar de funcionar de maneira autnoma, depende dos outros pelo fato de que justamente instrumento de resoluo de conflitos advindos do direito material, sendo este a razo de ser daquele. Quando nos referimos ao Processo Civil, todo caso fora do Processo Penal, ou seja, que no envolva algum crime ou pena. Processo Civil pode ser usado no sentido de no-penal. O direito, no entanto, um todo. Os recortes que fazemos so somente para melhor compreende-lo. Fato demonstrado pela dificuldade que aparece s vezes de se classificar suas variantes.

DIREITO PROCESSUAL E DIREITO ADMINISTRATIVO A jurisdio executada por agentes pblicos. O modo de seleo dos agentes jurisdicionais cabe esfera administrativa, assim como a regulao dos rgos pblicos. O direito processual trata de conflitos que envolvam partes de natureza pblica. Em alguns pases da Europa, h o chamado contencioso administrativo, que uma jurisdio dplice, em que h a diviso da jurisdio para tratar de casos particulares e pblicos. Isso no se v no Brasil, portanto aqui o juiz aplica tambm o dito processo administrativo, sendo este aquele que no est na esfera jurisdicional, e sim na administrao pblica.

DIREITO PROCESSUAL E DIREITO PENAL Existem crimes que trazem conseqncias na esfera processual civil, como, por exemplo, as condutas lesivas ao andamento do processo. Exemplo: testemunha falsa, ausncia de verdade perante o juiz, etc. Portanto, o Direito Penal protege de danos o funcionamento do processo. Quando algum condenado a um crime, automaticamente se autoriza uma execuo civil para reparao de danos vtima, ou, no caso de morte, famlia dela. Isso impreterivelmente aciona a esfera processual civil.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DIREITO PROCESSUAL PENAL Categorias gerais so as mesmas, pois envolvem a jurisdio; h a idia de ao, defesa, processo, etc. Porm o valor de cada um nos dois mbitos no o mesmo: no processo civil o acionamento da ao de algum pedindo por proteo estatal de sua liberdade,

enquanto no processo penal quem aciona a jurisdio o prprio Estado, atravs do Ministrio Pblico. Mesmo os enfoques sendo diferentes, normas de um podem ser subsidiariamente aplicadas no outro por afinidade.

DIREITO PROCESSUAL E DIREITO CONSTITUCIONAL A Constituio protege o Processo, para este, em um movimento recproco, proteger a Constituio. Ela estabelece como ele deve ser, e sua aplicao preserva a autoridade e eficcia da norma mxima.

Tutela Constitucional do Processo (modo pelo qual a Constituio garante o Processo): H normas da Constituio que se prezam a garantir tudo o que envolve o processo, principalmente seus princpios e garantias fundamentais, para que ele seja eficaz. A Constituio quem estabelece todas as funes do Estado, inclusive a formatao do Poder Judicirio, altamente ligado ao Direito Processual, assegurando a liberdade aos magistrados para que eles possam exercer livremente seu trabalho. Alm disso, a Constituio define quem legisla sobre o Processo, em mbito federal.

Jurisdio Constitucional (medidas pelas quais a jurisdio resguarda a Constituio): Assegura os direitos fundamentais da Constituio atravs de medidas como o Habeas Corpus, Mandado de Segurana, etc. O Processo garante a plenitude da Constituio e faz com que se cumpra a ordem constitucional, atravs dos mecanismos de controle de constitucionalidade, de modo a tornar ineficazes os atos pblicos que confrontem a Constituio. Este controle se d das seguintes formas: o Controle Incidental e Difuso (Origem nos EUA): Qualquer juiz pode faz-lo, e no vinculante. Ocorre durante um processo no qual o objetivo no , em tese, discutir a constitucionalidade de algo, porm torna-se necessrio fazer este controle para se atingir os fins buscados. Casos especficos. o Controle Concentrado e Direto (Origem na ustria): No Brasil, cabe a um rgo, o STF, nestes casos, analisar a constitucionalidade. O seu processo tem como objetivo nica e exclusivamente examinar se a lei constitucional ou no. Ele implementado para isso. Tem carter abstrato, pois no envolve necessariamente um caso concreto, e sim uma lei que abrangeria todos os casos vindouros. Neste caso, a eficcia de deciso geral (erga omnes) e vinculante, ou seja, todos os rgos hierarquicamente inferiores devem respeit-la e pratic-la.

4. PERFIL HISTRICO DO DIREITO PROCESSUAL DIREITO ROMANO PERODO LEGIS ACTIONES (at 149 a.C..) Duas fases do processo: o IN IURE (pretor) Litiscontestatio o IN IUDICIUM (iudex) Sententia Na fase In Iure, as partes recorriam ao pretor. Este no tinha poder de julgar, cabendo a ele somente organizar o Litiscontestatio, um contrato que deveria resolver o problema entre as partes, estabelecendo como o processo se desenvolveria, qual seria seu objeto e quem seria o julgador. Era altamente formal e religioso. No era arbitragem, esta existia paralelamente. Na fase In Iudicium, o iudex (no era figura pblica) julgava o caso e era previamente escolhido pelas partes. Ele deveria decidir o caso pela sua intuio, pelo seu sentimento, ou seja, no era preso a regras. Alm disso, ele no era obrigado a decidir o caso se no estivesse seguro de suas convices (non liquet). Sua deciso era definitiva e no existia a figura do recurso. Os conflitantes, aps a sentena, eram obrigados a cumpri-la nos moldes que haviam feito no contrato do Litiscontestatio.

PERODO FORMULRIO OU PER FORMULAS (149 a.C. at III d.C.) Instaurado pela Lex Aebutia Similar com o modo de processo anterior, porm, em funo da grande expanso do Imprio Romano, foram necessrias algumas novidades. Mudanas: o Pretor com mais liberdade, criou alguns institutos (enriquecimento sem causa, coisa julgada, etc.) o Menos formal o Processo de provas similar ao dos dias atuais.

PERODO DA COGNIO EXTRAORDINRIA OU COGNITIO EXTRA-ORDINE (aps III d.C.) No existe mais o acordo de vontades para se definir como se desenrolaria o processo. O Imperador (Estado) passa a definir os julgadores, estes que agora devem seguir algumas regras. Era para ser algo extraordinrio, mas acabou se fixando. Deixa de ter duas fases. As duas partes j no so mais indispensveis para o processo comear. Citao se algum era indiciado, era citado a comparecer, mas no obrigado. Se uma das partes no comparecesse, o processo seguiria revelia. Juiz exerce funo pblica, e se torna obrigado a dar sua sentena aos casos. Parte perdedora passa a recorrer ao Imperador, cobrando mais eficincia de seu funcionrio pblico, no caso o juiz. Da que nasce a figura do recurso, com o Imperador nomeando novos funcionrios para desempenhar esta funo. Litisdenuntiatio - modo pelo qual o autor da ao dava inicio a ela.

Litiscontestatio - apesar do mesmo nome do instituto do modo anterior, no era a mesma coisa. Aqui era o modo de defesa do ru. Partes ficam vinculadas sentena final por causa do seu respeito ao poder estatal.

DIREITO DOS POVOS BRBAROS Processo assemblear essencialmente oral, exposto ao pblico. Juiz somente presidia, a deciso era mesmo da coletividade. Por esta razo, no se admitia recurso. Permeado por carga religiosa, principalmente no campo das provas. Juiz Divino a verdade sobre algo se daria de maneira mstica.

DIREITO CANNICO Conseqncia da obrigatoriedade da religio em Roma. Persistiu mesmo com a queda do Imprio. Manteve muitos traos do Direito Romano tradicional. Processo cannico sempre tratou os seres humanos como indivduos, e no como coisas, como aconteceu em um tempo anterior. Havia a valorizao da dignidade humana. Buscava a conciliao entre as partes, mesmo podendo-se decidir. Desta forma, influenciou o processo como vemos hoje, que tambm age desta maneira. Reconveno ru pode, alm de se defender, contra-atacar.

PROCESSO COMUM (DIREITO EUROPEU) Fruto da mistura de diversas tradies (brbaro, cannico e romano) Formalista, solene, moroso e escrito. Surgiu a partir de uma reconstruo acadmica (releitura, resgate do dto romano) Processos Sumrios: o Saepe Contingit o Dispendiosam

DIREITO PORTUGUS Ordenaes Afonsinas (1446) o Cinco volumes, cada um com mais de mil artigos, e cada um com 10 ou 15 disposies. o Compilao de todas as leis, com interveno do Rei. Ordenaes Manoelinas (1521) o Similar ao anterior; livro 3 se dedicava ao que na poca era o Processo Civil. o Processo cheio de fases e recursos. Ordenaes Filipinas (1603) o Bem mais sofisticadas o Vigorou tambm no Brasil, at o sc XIX. As 3 ordenaes contemplavam os processos sumrios

DIREITO BRASILEIRO 1832 - Cdigo Criminal: reservava em seu final um espao que cuidava de causas cveis. 1841 revoga tudo o que havia, voltando a vigorar as Ordenaes Filipinas. 1850 Cdigo Comercial: Legislao moderna; motivou a criao do Regulamento 737, que pretendia regular conflitos das causas comerciais. 1876 Consolidao Ribas: compilao de todas as leis de processos existentes. 1890 Decreto 763: determinou que o 737 regulasse toda a rea cvel. At aqui as Ordenaes Filipinas ainda serviam para preencher lacunas. 1891 Constituio Republicana: forte influncia do direito dos EUA, principalmente no formato de Federao, dando total liberdade aos estados federados para organizarem seus poderes judicirios. Cada um podia fazer seu prprio Cdigo de Processo Civil (1915 na Bahia houve o primeiro). Quem no fazia, aplicava o Regulamento 737 e as Ord. Filipinas. 1934 Constituio nova: retorno da competncia legislativa para a Unio. 1939 Cdigo de Processo Civil altamente moderno. Nazismo fez com que muitos estudiosos viessem ao Brasil, dentre eles juristas. Deve-se destacar Liebman, que criou a escola paulista de Processo Civil. 1973 Novo Cdigo de Processo Civil: enorme influncia desta escola da USP. 1988 Constituio: estabeleceu diversas garantias que envolveram o Processo Civil, como o princpio do contraditrio, que passou a ser de matria constitucional. Com mais direitos explicitados s pessoas, houve maior nmero de litgios, inflacionando o judicirio. Para se consertar isto, foram criadas diversas leis como remendos.

5. JURISDIO Diviso dos poderes expressa as diferentes funes/atividades de um poder s: o poder soberano do Estado. Esta diviso jamais pode ser absoluta, pois existem casos em que h a necessidade de um poder exercer funes que, teoricamente, seriam de incumbncia de outro.

CARACTERSTICAS: Aderncia ao territrio subordinada soberania Investidura s exerce a funo jurisdicional aquele investido do cargo Inafastabilidade funo jurisdicional exercida nica e exclusivamente pelo Poder Judicirio. Esta caracterstica tambm se refere ao fato de que no podem haver barreiras aos cidados para que recorram ao Poder Judicirio. Inevitabilidade se houver ao contra um sujeito, este no pode recusar ou evitar o processo e seus efeitos. Indeclinabilidade ao contrrio do instituto do non liquet (em Roma), a jurisdio aqui obrigada a dar uma soluo ao conflito, visto que o Estado probe a soluo por autotutela.

Indelegabilidade no se pode transferir a tarefa jurisdicional a outros, pois h o monoplio estatal da jurisdio. No caso da arbitragem, no h a delegao, pois quem optou por isso foram as prprias partes, ou seja, no foi o Estado quem delegou. Inrcia inicial a jurisdio no atua por conta prpria, principalmente pelo fato de que se deve manter a imparcialidade. H a necessidade de ser acionada pelas partes conflitantes. Imperatividade as decises proferidas pelo juiz so de carter autoritrio, ou seja, so impostas s partes, independentemente da sua concordncia. Imutabilidade decises proferidas no exerccio do Poder Jurisdicional no podero ser revistas pelos outros Poderes estatais. Muitas vezes, nem mesmo pelo prprio Poder Judicirio, nos casos em que h coisa julgada.

TEORIAS SOBRE A JURISDIO: Critrio Orgnico jurisdio o que o Poder Judicirio faz. Teoria insuficiente. Critrio das Garantias jurisdio a funo de agentes pblicos, normalmente do Poder Judicirio, que possuem diversas garantias (independncia, autonomia, segurana, etc.). Teoria insuficiente. Critrio das Sanes o que torna a jurisdio peculiar a aplicao de sanes. Teoria falha, pois nem toda atividade jurisdicional envolve uma sano a algum, podendo ser meramente declaratria. Alm disso, outros poderes tambm aplicam sanes, como as multas de trnsito, advindas do Poder Executivo. Coisa Julgada A jurisdio o que produz a coisa julgada. Teoria falha, pois nem sempre a atividade jurisdicional produz coisa julgada. Isso definido previamente pela lei. Ela ocorre quando no h mais recursos possveis. Porm, o lado plausvel desta teoria que s a atividade jurisdicional do Poder Judicirio pode fazer a coisa julgada, nem a administrao pblica e nem o legislativo a fazem. Fato que demonstra isso que o Judicirio pode, inclusive, rever atos administrativos e legislativos. Justa Composio da Lide funo da jurisdio a justa soluo de conflitos. A jurisdio seria a interveno do juiz ao fazer incidir a norma naquele determinado litgio. A norma s se concretiza no litgio quando h a sentena. Trs crticas teoria: A) h quem no concorde que a lei s incida com a sentena, e sim no comeo do conflito. B) dizem tambm que o conflito pode ser solucionado fora da jurisdio tambm, no sendo ela a nica que o faz. C) Por fim, h quem diga que o processo jurisdicional no tem sempre um conflito interesses, visto que, em casos de processo penal, o que se discute no o interesse e sim a pena aplicvel ao criminoso. Substitutividade o juiz apenas averigua o que j ocorreu, quando a norma automaticamente j atuou. O rgo jurisdicional se coloca no lugar das partes interessadas para solucionar a causa, ou seja, para garantir que a incidncia seja efetiva. O Poder Executivo executa seus objetivos atravs das normas, enquanto na Jurisdio as normas so a razo de ser. O juiz um terceiro imparcial que somente garante o efeito da lei na causa discutida, ou melhor, ele faz o que as partes poderiam ter feito, mas no entraram em um acordo. Termos em Italiano traduzem melhor o que Chiovenda quis dizer, como a de terceiridade do juiz, colocando a Jurisdio fora do caso, no lhe interessando seu resultado. Duas crticas: A) existem casos em

que no h esta substituio das partes pelo juiz, porque no havia a possibilidade das partes resolverem sozinhas determinado conflito, como, por exemplo, uma anulao de casamento. B) No h a substituio tambm quando se questiona a sua imparcialidade ou se est julgando no Tribunal competente. SNTESE DAS TEORIAS (REUNINDO OS PONTOS POSITIVOS DE CADA UMA): A JURISDIO A ATIVIDADE ESTATAL, REVESTIDA DE IMPERATIVIDADE, QUE TEM POR ESCOPO PRPRIO A ATUAO DO ORDENAMENTO (O DIREITO, COMPREENDIDO EM SUA INTEGRALIDADE), POR AGENTE IMPARCIAL (NO SENTIDO DE NO-PARTE, DE ALHEIO S POSIES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS), INVESTIDOS DE GARANTIAS INSTITUCIONAIS E PESSOAIS QUE LHE GARANTAM ESSA POSIO ATIVIDADE ESSA IMPASSVEL DE REVISO PELAS DEMAIS FUNES ESTATAIS.

JURISDIO VOLUNTRIA No h conflito entre as partes, apenas algo de interesse de ambos a ser tutelado, porm que necessita de a interveno de um juiz (inventrio, divrcio consensual, etc.).

Doutrina Tradicional: Aqui se enfatiza o carter de solucionador de conflitos da atividade jurisdicional. Ao intermediar um inventrio, por exemplo, o juiz estar exercendo funo administrativa e no jurisdicional. Ele somente ir chancelar, por fora de lei, aquilo que os interessados entre si j resolveram, mas cuja eficcia depende dessa manifestao do Poder Judicirio. As caractersticas que comprovam que, de acordo com esta teoria, a Jurisdio Voluntria no verdadeiramente funo jurisdicional so: o No h lide (no h partes conflitantes) o Interesse de todos o No gera sano o No produz coisa julgada

Doutrina Atual: o o o Foca no fato de que essencial Jurisdio a existncia de um terceiro imparcial. Ela defende que a Jurisdio Voluntria sim funo jurisdicional Lembra que o fato de no haver conflito no exclu a Jurisdio Voluntria da funo jurisdicional, visto que existem casos em que no h realmente um conflito de interesses, como, por exemplo, quando um criminoso assume um crime. A jurisdio voluntria serve, portanto, para prevenir conflitos. uma falcia afirmar que no h conflito de interesses na jurisdio Voluntria, j dizia Rosenberg, citando o exemplo da interdio de um indivduo, por questes de sade mental, que so casos em que pode haver conflitos. Mesmo se no houver lide, ainda assim pode-se dizer que a jurisdio voluntria jurisdicional porque o juiz um terceiro imparcial que decide diversas questes, verifica os pressupostos e d a sentena.

o o

EQUIVALENTES JURISDICIONAIS Mtodos fora da jurisdio, mas que, no entanto, exercem a mesma funo. Solues Autocompositivas: Transao: o Negcio Jurdico pelo qual as partes, mediante concesses recprocas, previnem ou encerram um conflito. Vem do Cdigo Civil e de direito material. usado quando prefervel ceder um pouco a gerar uma lide. O caso de apenas uma das partes ceder totalmente tambm transao, mas pode ser chamado de renncia. o Em perspectiva ampla, sim equivalente. Mas, estritamente, a transao tem apenas fora contratual, no sendo to rgida como uma sentena jurisdicional, pelo fato de que pode ser levada homologao jurisdicional. Mediao: o Mtodo que, com a presena de terceiro, facilita o dilogo entre as partes, procurando mostrar para cada uma das partes as vantagens de realizar uma composio. o O mediador elemento privado elegido pelas partes. Resulta na transao. Conciliao: o Funo que o prprio juiz tem de tentar conciliar as partes, antes e em meio ao processo. O conciliador cumpre o papel de mediador no curso de um processo, buscando uma conciliao que, se no der certo, trar uma lide. o A conciliao no o objetivo principal do juiz. Resulta tambm na transao.

Solues Heterocompositivas: Arbitragem: o Deciso das partes de convocar um rbitro que possa resolver o conflito de maneira extrajudicial. o O rbitro tem o dever de, no incio, buscar uma conciliao a uma transao. No entanto, sua funo principal de ditar a soluo, ou seja, substituir as partes aps ouvir todos os argumentos e decidir o conflito por elas. o A deciso arbitral tem a mesma fora da deciso jurisdicional do Estado. Portanto, um perfeito equivalente jurisdicional, pois no h a necessidade de ser homologada. Sentena Estrangeira: o No valem automaticamente no Brasil, devem ser homologadas pelo STJ, Aps isso, passam a valer como ato jurisdicional brasileiro. o Antes de haver a homologao, analisado se esta sentena estrangeira no afetaria a ordem pblica nacional, e se ela poderia ser julgada pela legislao brasileira. Exemplo: decises de origem islmica a respeito da poligamia. o No perfeito equivalente jurisdicional.

6. NEOCONSTITUCIONALISMO E A JURISDIO NO MODERNO ESTADO CONSTITUCIONAL CONSTITUIO RGIDA - No pode ser pura e simplesmente alterada. Leis contrrias a estas so invlidas, ou melhor, inconstitucionais. A Emenda Constitucional o veculo para se alterar algo. Processo altamente burocrtico. Clusulas ptreas nem as emendas as alteram. POSITIVAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS - Valores ticos se tornam normas jurdicas vinculantes. So de aplicabilidade imediata. OMNIPRESENA DE REGRAS E PRINCPIOS - Valores so muito amplos, portanto devem ser analisados de acordo com o caso concreto a que eles se aplicam. NORMAS DIRECIONADAS TAMBM S RELAES ENTRE PARTICULARES No se tem mais a viso de que a Constituio s regula a atuao do Estado. MXIMA INTERPRETAO DA CONSTITUIO deve-se extrair o mximo possvel das normas constitucionais. PECULIARIDADES NA INTERPRETAO E APLICAO DAS NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS Interpretao mxima tambm recai sobre as outras leis. As leis infraconstitucionais devem ser lidas luz da Constituio. GARANTIA JURISDICIONAL DA CONSTITUIO rgos jurisdicionais garantem a eficincia das normas constitucionais.

7. PODER JUDICIRIO JUSTIA ESPECIAL Os tribunais superiores, das trs espcies da justia especial, servem para uniformizar a interpretao da lei federal. MILITAR Age somente no mbito penal.

ELEITORAL De matria Cvel e Penal.

Peculiaridade: os juzes nestes trs graus de jurisdio eleitoral no so apenas juzes eleitorais. So juzes estaduais e federais chamados para exercer a funo eleitoral em determinados casos.

TRABALHO

Pode haver mais de um TRT por estado.

JUSTIA COMUM JUSTIA ESTADUAL

Em primeira instncia, na Justia Estadual, tambm pode haver o Tribunal do Jri, em caso de crime contra a vida.

JUSTIA FEDERAL

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Trata somente de questes de matria Constitucional Recurso Extraordinrio cabe em qualquer ao promovida, em qualquer ramo do Direito, desde que tenha a ver com a Constituio. Sua funo interpretar a lei Constitucional, uniformizando-a. a alta cpula da jurisdio. Neste meu esquema das setas, seria a ltima seta em todos os casos, porm com o filtro que s deixa passar questes de matria Constitucional.

GARANTIAS DO JUDICIRIO: Garantias do Poder Judicirio: Toda atividade administrativa atinente ao Poder Judicirio realizada pelos prprios membros dele. O presidente do Tribunal de Justia de cada estado o administrador ltimo do Judicirio da regio subordinada jurisdio estadual. Pode-se dizer que h um autogoverno, auto-administrao e uma auto-organizao (esta ltima sendo relativa, pois dependem de lei elaborada pelo Legislativo).

Garantidas dos Juzes: Vitaliciedade: S deciso judicial pode exoner-lo do cargo. Mxima penalidade: aposentadoria compulsria. Inamovabilidade: no vai ser movido de comarca ou vara sem seu consentimento. Art 93 XVIII CF: exceo diz que ele pode ser removido por deliberao de dois teros do rgo em que ele est ou do CNJ, assegurando sempre sua ampla defesa. Irredutibilidade: Salrio no pode ser reduzido.

8. PRINCPIOS DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL NOO DE PRINCPIO Busca harmonizar elementos para formar um sistema So vetores que organizam o sistema para que esse possa atingir seu objetivo Alexy: princpios so mandados de otimizao, para o ordenamento produzir seus melhores resultados. No Direito, os princpios so obrigatrios, impem deveres, so vinculantes no ordenamento jurdico e tm fora normativa.

NORMA REGRA X NORMA PRINCPIO INCIDNCIA: o Regras incidem nelas mesmas, ou seja, contm em si mesmas as hipteses de incidncia. No princpio, o mbito de incidncia muito maior, incidindo sempre que seja necessria a harmonizao do sistema. o O mbito de incidncia do princpio no previsto em lei, como acontece com a regra. o Exemplo: princpio do contraditrio, mesmo no dito expressamente, deve ser acatado em meio a um processo quando h a apresentao de uma prova que possa influenciar na sentena final. CONTEDO: o Princpios tm contedo axiolgico, envolvendo uma valorao prvia, pois eles contm em si um valor. Diz-se que os princpios so valores em forma de norma.

J a regra no necessariamente assim, pois se aplicam diretamente aos fatos, e, geralmente, so criadas aps a ocorrncia de um fato que necessite de tutela. APLICAO: o H uma maior maleabilidade na aplicao dos princpios. Isso faz com que, no conflito de princpios, possa haver ponderao, ou seja, considerar um pouco de um e um pouco de outro, segundo o critrio da proporcionalidade. o As regras, por sua vez, ou incidem ou no, ou so vlidas, ou invlidas. O conflito de regras previsto por lei, tomando critrios como hierarquia (pirmide Kelseniana), temporalidade (a mais nova prepondera) e especialidade (qual lei competente).

PRINCPIOS PROCESSUAIS CONSTITUCIONAIS Os princpios a seguir esto previstos na CF, em grande parte no artigo 5. Os que no esto, esto na Constituio de forma implcita, em outros artigos ou princpios. AO (OU ACESSO JUSTIA) Nenhuma leso ou ameaa a direito ser ignorada pelo Poder Judicirio. Todos tem o direito de pedir proteo jurisdicional. Ele garante que o detentor da razo receba proteo adequada e tempestiva. Adequada, pelo fato de dever dar nada mais e nada menos do que deve ser dado (CHIOVENDA), e tempestiva quer dizer que no se pode demorar muito para fornecer esta proteo para que ela no perca seu efeito prtico. Requisitos: o Boa estrutura judiciria no mbito pessoal e material o Dispositivos na lei que garantam isso o Garantia judicial de assistncia jurdica gratuita aos desfavorecidos.

IMPARCIALIDADE Condio do juiz de terceiro alheio. Princpio Constitucional implcito, retirado da separao dos poderes, que j presume esta imparcialidade. Alm disso, pode-se presumir pelo princpio da isonomia tambm. Juiz no pode se utilizar se suas convices prprias para decidir algo ao invs de usar a lei. Modo de comprovar isso que o juiz deve embasar a argumentar a sua sentena.

JUIZ NATURAL Ningum ser sentenciado por juiz no competente. Autoridade judiciria julgadora deve existir antes da ocorrncia do fato que ser julgado.

CONTRADITRIO (E AMPLA DEFESA) Idia de Contraditrio: o Embate entre as partes o Informao dos atos do processo o Possibilidade de reagir a tais atos Advm da bilateralidade dos direitos Legitima o modelo processual. Sem ele, a sentena invivel. O contraditrio exige, alm do dilogo entre as partes, o dilogo destas com o juiz. A partir do contraditrio, juiz pode conhecer defeitos do processo e decidi-lo por mrito.

DEVIDO PROCESSO LEGAL Provm da Common Law. Duas dimenses: o Processo como direito material o Processo como forma de isonomia (tratar autor e ru de forma igual durante todo o processo) Deciso s pode ser resultado de processo que tenha tramitado conforme antecedente previso legal, e de acordo com as garantias constitucionais fundamentais. Hoje funciona como parmetro de razoabilidade, para no gerar resultados absurdos e desarrazoados.

ECONOMIA PROCESSUAL Tempo razovel de durao do processo, nem mais nem menos do que o necessrio. Mximo rendimento com o mnimo de dispndio

DUPLO GRAU DE JURISDIO Direito de uma deciso desfavorvel poder ser revista por outro rgo julgador. No sinnimo de recurso, pois nos juizados especiais os recursos ocorrem l dentro mesmo. Fala-se em duplo exame quando os rgos jurisdicionais examinam o mesmo objeto sob os mesmo aspectos. Portanto, nem o STJ e nem o STF podem ser considerados terceiro e quarto grau da jurisdio, pois eles apenas analisam um aspecto do objeto que foi analisado anteriormente pelo primeiro e segundo grau. O STJ analisa a legalidade, e o STF, a constitucionalidade. No previsto expressamente na CF, ou seja, implcito. O Pacto de San Jose da Costa Rica, o qual o Brasil signatrio, por sua vez, explicita este duplo grau de jurisdio em seu artigo 8 (direito de recorrer da sentena a juiz ou tribunal superior).

SEGURANA JURDICA No relevante s para o processo, e sim para todo o direito. Art. 5 XXXVI CF. Apesar de ser implcito, este o que melhor relata o princpio. Coisa Julgada: Comando judicial emitido no pode ser mais alterado. Assegura que a proteo jurisdicional recebida por algum no seja mais desconstituda. Precluso: assegura a efetividade da deciso, ou seja, para que o processo no sofra retrocessos. A deciso tem prazo para ser recorrida, e, passado o prazo, iniciam-se os efeitos dela. Previsibilidade do Processo: partes necessitam saber como seu processo ir comear e acabar, para poderem se planejar. Estritamente ligado ao devido processo legal. A segurana jurdica repudia a surpresa. Concepo vinda de um princpio do direito Alemo, da no-surpresa. Jurisprudncia algo que, se gerar precedentes, tambm resguarda a segurana jurdica.

PUBLICIDADE Sesses colegiadas sero pblicas. Amplo acesso a todos os atos e sesses a todo cidado. Excees (segredos de justia ou publicidade restrita): o Preservao da intimidade questes de famlia, por exemplo. o Interesses coletivos maiores segredos industriais, por exemplo. Mesmo nas excees, h ampla e total publicidade dos atos e sesses aos advogados do processo e s partes.

PRINCPIOS PROCESSUAIS NO-CONSTITUCIONAIS Estes princpios a seguir no esto nem implicitamente e nem expressamente ditos na CF. Esto, majoritariamente, no CPC. PRINCPIO DISPOSITIVO Inrcia Inicial da Jurisdio: o Art. 2 CPC o Jurisdio no inicia sua atuao de ofcio. Deve ser provocada. Atuao do juiz limitada ao tamanho da provocao recebida (Art. 128 CPC) Exemplos contrrios ao princpio dispositivo: o Sentena extra-petita: sentena equivocada do juiz que decide algo diferente do que lhe foi pedido. Peo pela resoluo contratual por inadimplemento, e o juiz opta pela condenao da outra parte a pagar, no concedendo a resoluo (resoluo a extino da obrigao). o Sentena supra-petita: juiz decide a mais do que o autor pediu. o Sentena infra-petita: juiz decide a menos do que o autor pediu. Este princpio resguarda o princpio da imparcialidade, pois se presume que juzes que atuam inicialmente de oficio tm algum interesse no caso. Ministrio Pblico o que toma esta atitude equivalente.

Exceo: Habeas Corpus juiz pode dar de oficio por ser o bem tutelado (liberdade de locomoo) muito importante. Distino: dispositivo x disponibilidade pendncia do processo no retira os direitos materiais disponveis que j existiam antes das partes.

PRINCPIO DO IMPULSO OFICIAL Art. 262 CPC Aps instaurada a ao jurisdicional, dever do juiz conduzir o processo at o final. Se as partes no levarem o processo em diante, juiz deve despertar esta continuidade. Se no houver jeito e as partes abandonarem o processo, o juiz deve extingui-lo. Exceo: pagamento de custas do processo pelas partes. Se no ocorrer, no adianta o juiz querer continuar, pois deve haver o pagamento para que se d continuidade.

PRINCIPIO DA LIVRE CONVICO DO JUIZ Juiz livre para tomar a deciso que bem entender, desde que fundamente e justifique como ele chegou a esta concepo. Livre convencimento motivado. Pedir provas de ofcio um modo de o juiz fundamentar sua deciso. O que no est nos autos, no est no mundo. Assegura o princpio do contraditrio, por que, a partir deste, que o juiz tem forte base para tomar sua deciso. Tarifao de provas sopesar as provas para ver qual prevalece; uma exceo ao livre conhecimento.

PRINCPIO DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS O estabelecimento de regras formas do processo sempre tem como objetivo cumprir com o bom andamento do processo e resguardar os outros princpios. A infrao de regras formais no algo ruim somente por no respeitar a forma, mas sim porque trazem algum prejuzo ao processo. A forma est a servio de algo mais. Exemplo: falta da fundamentao na sentena infringe uma regra formal e traz grande prejuzo ao processo.

PRINCPIO DA ORALIDADE Juiz ter contato com todos os elementos que o ajudem a chegar deciso mais correta. Imediao: contato direito e imediato com estes elementos instrutrios. Concentrao de Atos: deciso deve ser tomada o to logo quanto possvel. Identidade Fsica do Juiz: juiz que tem contato com elementos instrutrios (provas) deve ser o mesmo que profere a deciso. Tem muitas excees, por causa de frias, licena, etc.

PRINCIPIO DA LEALDADE PROCESSUAL

Deve ser resguardada a boa-f no processo. Os atos imorais no sero vlidos.

Vous aimerez peut-être aussi