Vous êtes sur la page 1sur 4

TTULO DOS RGOS JUDICIRIOS E DOS AUXILIARES DA JUSTIA CAPTULO DA COMPETNCIA

IV

Art. 86. As causas cveis sero processadas e decididas, ou simplesmente decididas, pelos rgos jurisdicionais, nos limites de sua competncia, ressalvada s partes a faculdade de institurem juzo arbitral.

Juzo Arbitral as partes tem a faculdade se vo escolher um juzo arbitral. rgos Jurisdicionais as causas cveis sero processadas e decididas, ou simplesmente decididas por estes rgos.

Art. 87. Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia.

COMPETNCIA est ser definida no momento da propositura da ao. Se houver qualquer modificao posterior a propositura da ao, modificaes do estado de fato ou de direito, TAIS MODIFICAES SERO IRRELEVANTES. EXCEO - ALTERAO DE COMPETNCIA somente ser aceita a modificao de competncia, quando o rgo jurisdicional for suprimido, ou seja, deixar de existir. IMPORTANTE tambm ser alterada a competncia, quando esta for alterada em razo da matria(Exemplo: foi a alterao de que toda ao que verse sobre TRABALHO, seja julgada pela JT) ou da hierarquia.

CAPTULO DA COMPETNCIA INTERNACIONAL

II

Art. 88. COMPETENTE a autoridade judiciria brasileira quando:

I - o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil;

DOMICILIO DO RU independente da nacionalidade do ru, se este estiver domiciliado no brasil, ser julgado pela autoridade judiciria brasileira.

II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao;

OBRIGAO quando a obrigao tiver que ser cumprida no Brasil, mesmo que o contato tenha sido feito em outro pas, ser a autoridade judiciria brasileira a COMPETENTE para julgar.

III - a ao se originar de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil.

FATO/ATO Quando o fato ou ato for praticado no Brasil, ser competente para julgar a ao o rgo jurisdicional brasileiro.

Pargrafo nico. Para o fim do disposto no no I, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal. (I - o ru, qualquer que
seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil;)

PESSOA JURDICA as pessoas jurdicas que tem AGENCIA, FILIAL OU SUCURSAL no Brasil, sero assim consideradas domiciliadas no pas.

Art. 89. Compete autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra: EXCLUSO DE QUALQUER OUTRA somente ser competente a autoridade brasileira julgar, os casos relativos aos incisos a seguir. No tendo competncia a autoridade de outros pases.

I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil; IMVEIS NO BRASIL somente a autoridade judiciria brasileira ser COMPETENTE para julgar as aes relativas a imveis situados no Brasil, at porque no teria lgica, outra autoridade judiciria julgar tais casos.

II - proceder a inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional. INVENTRIO E PARTILHA para os bens situados no Brasil, o inventrio e a partilha de competncia da autoridade judiciria brasileira, mesmo que o autor(de cujus) seja estrangeiro ou resida fora do pas.

Art. 90. A ao intentada perante tribunal estrangeiro no induz litispendncia, nem obsta a que a autoridade judiciria brasileira conhea da mesma causa e das que Ihe so conexas.

EXCEO - H apenas uma hiptese de tolerncia de litispendncia: quando a causa versar sobre direito Internacional privado. Em havendo duas naes que se declaram competentes para julgamento de uma

mesma ao a litispendncia ser tolerada, em virtude do princpio da no induo de litispendncia no direito internacional. LITISPENDNCIA - Ocorre a litispendncia quando se reproduz ao idntica a outra que j est em curso. As aes so idnticas quanto tm os mesmos elementos, ou seja, quando tm as mesmas partes, a mesma causa de pedir (prxima e remota) e o mesmo pedido (mediato e imediato). A citao vlida que determina o momento em que ocorre a litispendncia (CPC 219 caput). Como a primeira j fora anteriormente ajuizada, a segunda ao, onde se verificou a litispendncia, no poder prosseguir, devendo ser extinto o processo sem julgamento do mrito (CPC 267 V). (Cdigo de Processo Civil Comentado, 6 edio, RT, p. 655).

Vous aimerez peut-être aussi