Vous êtes sur la page 1sur 13

A BUSCA DA ARCA DE NO

2009 Baixar Verso para Impresso

Drs. Lee Spencer e Jean Luc Lienard


Sudoeste Adventist University Keene, Texas.

INTRODUO
A arca de No! O prprio nome instila vises do cuidado protetor de Deus do homem. A histria de como Deus salvou oito pessoas que seguiram seu conselho, junto com animais representativos, quase universalmente conhecido, hoje e durante todo o passado histrico. Existe uma longa tradio de avistamentos e outros relatrios que atestam a sobrevivncia da arca de No, que se estende por quase quatro anos e meio milnios . Os relatrios vo desde as tbuas de Ebla (Tel Mardik) a partir de cerca de 2500 aC para os avistamentos de George Greene em 1953. [Relatrios posteriores, tais como Fernand Navarra (1974), no so aceitos, como discutido abaixo.]

Apesar de uma longa tradio como atestando a existncia da arca, dois grandes problemas impedem de fazer uma peregrinao para v-lo, a instabilidade poltica de lado. A primeira que no h ningum vivo hoje (e conhecida do mundo ocidental ) que sabe exatamente onde reside a arca. A segunda que ainda h alguma confuso sobre qual montanha ou as montanhas contm a arca. A histria de No e da arca to bem enraizada no pensamento ocidental que

qualquer montanha encontrada para conter a arca vai ser chamado de "Monte Ararat" por definio. Existem duas principais tradies para a localizao da arca. A tradio europeia (aceite pela maioria dos cristos ocidentais hoje) coloca a arca em " Monte Ararat "no leste da Turquia, ao longo do rio Araxes perto da fronteira com a ex- URSS pas da Armnia. No entanto, essa montanha particular chamado Monte. Masis pelos armnios e Agri Dagh pelos turcos. Muitos historiadores armniosdescontar moderno "Monte. Ararat", como sendo o local de desembarque tradicional da arca.
"H muito tempo a noo entre muitos cristos que a Arca de No veio descansar como o Dilvio cedeu sobre o grande pico conhecido como Monte Ararat :. esta suposio baseada em uma leitura errada do versculo 4 do captulo VIII do Gnesis Esse versculo que no dizer que a arca pousou sobre o Monte Ararat, mas em cima das montanhas de Ararat. Agora, Ararat era a verso hebraica do nome, no da montanha, mas o pas em torno dele, a velha ptria armnia, cujo nome em outros tempos e em outras lnguas, aparece vrias vezes como Erirath, Urartu, etc O profeta Jeremias (LI, 27), escrevendo em 600 aC fala de "o reino de Ararat", que reino naquela poca se chamava Urartu . Assim, as "montanhas de Ararat" pode significar qualquer parte da massa do pas montanha emaranhados. Os armnios nunca chamou o colosso da escala, Ararat; aos que poderoso pico foi 'Masis'. " (Kurkjian, 1959, pp 1-2).

Como Kurkjian observou, a Bblia no se refere a localizao exata da arca, afirmando apenas que a arca "veio descansar nas montanhas de Ararat" (Gn 8:4). No entanto, alguns comentaristas judeus se dirigem ao ponto mais especificamente.
"Cellarius aponta um fato notvel, que a verso caldia ou Targum da Bblia, chamado assim de Onkelosius, l Monte Kardu para Ararat, e outro Targum ou Tergum, chamado assim de Jonathanis, l-se, por erro de ortografia, Kadrum Mountains". (Ainsworth, W., 1843, p. 343).

O comentrio W. Ainsworth leva ao segundo grande rea relatado para conter a arca, a rea no sudeste da Turquia, perto do lago Van e as cabeceiras do rio Tigre. Nenhuma montanha especfica desta regio relatado para conter a arca. Esta a rea descrita por alguns babilnios, muulmanos e cristos como o local da arca.
"Ararat, que a Armnia:... Um pas prximo Assria e da Mesopotmia, tambm mencionada em 2 Rei 19:37, Esay 37:38, Ier 51:27 O grego aqui chama-los como o Hebreue, Ararat, mas em Esay 37 :. 38, ele translateth ele Armnia Tambm o Caldeu aqui chama-lhes os suportes de Kardu, que muitos escritores testemunha a ser os montes da Armnia, da Sria (que a Sria) e Minni, (. wherof ver Ier 51:27) ou de Ararat e Minni agravado. " (Ainsworth, H., 1622).

Os Kadrum Mountains, ou Monte. Kardu, pode ser traduzido como "montanhas curdas" ou "Montanha dos curdos", e so equivalentes s Montanhas Gordyaean dos gregos (ver os comentrios de Venda, 1734, abaixo). Em 1622, H. Ainsworth faz o mesmo ponto. Uma vez que existe uma tradio alternativa para a localizao do local de desembarque da arca, claramente importante examinar os registros, tanto para trs na histria como atingvel. Montgomery (1972) resume as primeiras obras (antes do sculo 19), mas alguns que ele no incluiu esto includos na discusso abaixo.

PARTE 1:

DO PASSADO
As antigas tradies (2500 aC a 500 dC)
O registro escrito mais antigo conhecido de uma histria de dilvio parece ser as tbuas de Ebla (Tel Mardik) na Sria que datam de cerca de 2500 aC. Embora ainda no traduzida em grande parte, neste momento, h um relato de uma histria muito semelhante ao dilvio que em Gnesis e escrito em uma linguagem proto-hebraico (Horn, 1980). Infelizmente, temos de aguardar a sua traduo para ver exatamente o que dito sobre a arca e "Monte. Ararat". O prximo documento conhecido mencionar o dilvio ea arca, bem como um local de desembarque definitivo para a arca a Epopia de Gilgamesh. A histria agora famoso foi recuperada a partir da biblioteca de Assurbanipal em Nnive e data de cerca de 650 aC. Ele identifica o local de desembarque da arca como " Monte. Nisir ". Exatamente onde "Monte. Nisir" permanece obscuro. Uma montanha ou serra de mesmo nome relatado a partir dos anais do rei Ashurnasurpal II da Assria (833-859 aC). Os anais coloque-sul do Baixo Zab (Wallis Budge e King, 1902, fide Montgomery, 1972). Perto de 275 aC, um sacerdote caldeu chamado Beroso escreveu uma histria da Babilnia, em grego, que ele cumpriu a partir de documentos nativas. Suas obras no sobreviveram, mas so citados por diversos autores posteriores, incluindo Alexander Polyhistor (sculo passado aC), Josefo (37 acerca de 100 dC), e Moiss de Chorene (5 sculo dC). Em sua discusso sobre a Epopia de Gilgamesh, ele coloca o local de pouso da arca nas montanhas Gordyaean. Josephus cita vrios outros autores, para alm Berossus em cujo funciona a existncia da arca discutida. O nico a mencionar um local de pouso para a arca foi Nicolau de Damasco (de cerca do tempo de Cristo). Ele afirma:
"No est acima do pas de Minyas na Armnia uma grande montanha chamada Baris, onde, segundo a histria, muitos refugiados encontraram segurana na poca do dilvio, e um homem, transportado em cima de uma arca, fundamentada sobre a cpula, e relquias de da madeira foram por muito tempo preservado, o que poderia muito bem ser o mesmo homem de quem Moiss, o legislador judeu, escreveu. "

Montgomery (1972, p. 62) sugere que Minyas o mesmo que Minni do Antigo Testamento e Mannu da Assria. O Comentrio Bblico Adventista do Stimo Dia (vol. 8, p. 722) concorda que Minni e Mannu so os mesmos, e ainda que ela se encontra "a leste e sudeste de Lake Urmiah" in Iran. Vrios escritores do primeiro sculo dC, menciona a existncia da arca. Tefilo de Antioquia ( cerca de 115-185) relata que a arca pode ser visto em seu dia "nas montanhas da Arbia." Epifnio de Salamis ( cerca de 315-403), chrysostoma ( cerca de 345-407) e Isidoro de Sevilha ( cerca de 560-636) relatam a existncia da arca em suas pocas, mas no do um local onde ele pode ser encontrado. Em uma das obras mais importantes do incio da era crist, Fausto de Bizncio (sculo 4 dC) relata as experincias de um bispo que viajou para a regio do "Gortouk" para ver a arca. Ele no conseguiu concluir a subida e um anjo do Senhor trouxe-lhe um pedao da arca como um smbolo de sua f. O bispo foi relatado para ter sido da cidade de Nesbin , uma cidade que, hoje, encontra-se no nordeste da Sria. O nome desta cidade importante porque mencionado novamente em um relatrio mais tarde. Montgomery acredita Gortouk para ser equivalente regio de Cortaea de Ptolomeu em que as montanhas Gordyaean esto localizados. Fausto (no sculo 4) parece ser o primeiro autor a utilizar o termo "Monte Ararat" como uma

montanha especfica (versus regio) para o lugar de descanso da arca, que ele coloca na regio "Gortouk", que , provavelmente, equivalente s montanhas Gordyaean.

A Idade das Trevas (700 dC a 1200 dC)


Histria depois do sculo 7 dC viu a ascenso do Isl no Oriente Mdio e na Idade das Trevas na Europa. Os prximos registros na progresso histrica so todos de escritores muulmanos. Eles usam "Jebel Judi" em vez de "Ararat" para a localizao da arca porque esse o nome usado no Alcoro para descrever o local de desembarque da arca de No. Al-Mas'udi (956 dC), expondo a verso Alcoro do dilvio diz:
" El-Judi uma montanha no pas de Masur, e se estende at Jezirah Ibn 'Omar, que pertence ao territrio de el-Mausil. Esta montanha de oito farsangs [cerca de 32 milhas] do Tigre. O lugar onde o navio parou , que est no topo desta montanha, ainda est para ser visto. " (Montgomery (1972).

Ibn Haukal, na ltima metade do sculo 10, coloca Al-Judi perto da cidade de Nesbin. Lembre-se que esta a montanha nomeada por Faustus 700 anos antes, como a cidade em que o bispo comeou sua viagem para ver a arca. Ibn Haukal tambm afirma que No construiu uma aldeia no sop da montanha que ele chamou Themanin. O ltimo dos comentaristas muulmanos da Idade das Trevas foi George Elmacin (ou AlMakin ou Ibn Al-'Amid, 1223-1274 dC). Ele descreve o desejo de um imperador de Bizncio para subir Al-Judi no incio do sculo 7. Querendo ou no, ele cumpriu seu objetivo desconhecida, ele deixou da regio de Themanin.

A Renascena at o presente (1250 dC at o presente)


Sobre o mesmo tempo que George Elmacin estava escrevendo, William de Rubruck escreveu The Journey of William Rubruck para as partes orientais do Mundo (1253-1255). Ele no viu a arca a si mesmo, mas descreve uma tradio armnia colocar a arca no topo Monte. Masis perto do rio Araxes.Ele relata ainda a histria de um monge que tentou escalar a montanha, mas foi incapaz de terminar.Um anjo do Senhor trouxe-lhe um pedao da arca e lhe disse para tentar mais nada. Essa histria do monge muito semelhante histria escrita por Fausto de Bizncio no 4 sculo dC, 900 anos antes, mas que colocou o incidente mais ao sul nas montanhas Gordyaean. Esta conta AD sculo 13 parece ser o primeiro referncia para colocar a arca na montanha que hoje chamado de'' Monte. Ararat ". Todas as contas anteriores colocado a arca mais ao sul. Pouco depois de William Rubruck publicou seu trabalho, Vincent de Beausais estava escrevendo seu enorme Speculum Quadraplex (1256-1259). Nela, ele tambm descreve a tentativa de um monge para escalar o Monte. Ararat. Novamente, como na conta de Fausto, o monge no conseguiu subir a montanha e um anjo do Senhor lhe trouxe um pedao dele como um smbolo de sua f. Montgomery (1972, p. 76) afirma: "Esta narrativa parece quase certo que a depender da conta Fausto de Bizncio ..." Eu ainda sugerem que Vincent emprestado esta histria no de Fausto, mas a partir de William de Rubruck. Vincent localizado o local de pouso da arca perto do rio Araxes, assim como William, mas no Faustus. Em ambas as contas de Vicente e William, ele um monge, que faz com que a subida, enquanto em Faustus, um bispo. At o final do sculo 13, parece que a tradio do Monte. Masis sendo Mt. Ararat tornou-se firmemente enraizada. Todos os autores restantes citados por Montgomery seguir esta tradio.Incluem Jordanus (1329-1338), Odorico de Pordenone ( circa 1330), Francesco Pegolotti ( circa 1340), Sir John Mandeville ( circa 1360), Gonzlez de Clavijo (1412), Adam Olearius (1662), Jans Janszoon Struys (1,677 ), e Sir John Chardin (1684). Todos esses autores esto relatando as tradies dos povos que vivem em torno de Agri Dagh na poca. Nenhum afirmam ter visto a arca a si mesmos.

No entanto, o consenso era de nenhuma maneira unnime. Existem vrios autores no localizadas por Montgomery que no seguiram a tradio do sculo 13 AD armnio. Sebastian Munster publicou uma edio de Geographia de Ptolomeu em 1548 no qual ele adiciona a seguinte anotao s montanhas de Ptolomeu "Gordaei" (traduzido do latim),
"Estas so as montanhas da Armnia, em que dito a arca de No repousou aps o dilvio. Boccatius e Haithonus chamam as montanhas Ararat de quem esta terra de Ararat mencionado no livro de Reis." (Munster, 1548, p. 97).

Nicolas de Nicolay, por 1558, tinha completado uma viagem Turquia para o rei da Frana como o gegrafo tribunal. Em seu relato da viagem, ele menciona o seguinte da Armnia,
"Para vir agora ao pas de origem da Armenias, voc deve compreender que a Armnia uma regio na sia ... Nesta regio (como diz Isidoro) o Monte Ararat, tambm chamado Monte grdio, no cume do qual descansou e ficou a arca de No, depois do grande dilvio foi cessado. " (Nicolas de Nicolay, 1558, p. 134).

Em 1734, George Sale publicou uma traduo em Ingls do Alcoro. Em uma nota de rodap a Al-Judi (o Alcoro equivalente a Ararat), ele escreveu a seguinte declarao. Ele citado aqui em sua totalidade, uma vez que de outra forma no geralmente disponveis.
"Esta montanha um daqueles que dividem Armnia no sul, da Mesopotmia, e que parte da Assria, que habitado pelos Coalhada, de quem as montanhas tomou o nome Cardu ou Gardu, pelos gregos se transformou em Gordyae e outros nomes. (Ver Bochart. Phaleg. 1. 1, c. 3.) Monte Al-Judi (o que parece ser uma corrupo, embora seja constantemente escrito assim pelos rabes, para Jordi, ou Giordi) tambm chamado Thamanin ( Geogr. Nub. p. 202), provavelmente a partir de uma cidade ao p dele (D'Herbel. Bibl. Oriente. p. 404 e 676, e Agathiam, 14 1., p. 135), assim chamada a partir do nmero de pessoas salvas na arca, a palavra thamanin significando oitenta, e tem vista para o pas de Diyar Rab ah, perto das citles de Mawsel, Forda e Jazirat Ebn Omar, que no lugar se afirma ser apenas quatro quilmetros do lugar do arca, e diz que um templo muulmano foi construdo l com os restos da embarcao. pelo califa Omar Ebn Abd'alaziz, a quem por engano chama Omar Ebn Khattab (Benjamim itinerrios. p. 61). A tradio que afirma a arca para ter descansado nestas montanhas, deve ter sido muito antiga, uma vez que a tradio dos prprios caldeus (Berosus, apud Joseph Antiq 1 1, c 4....): O paraphrasts consentimento caldeu para sua opinio (Onkelos et Jonathan, Em Gnesis viii. 4), que obteve muito antigamente, especialmente entre os cristos orientais (Eutych. Annal. P. 41). Para confirm-la, somos informados de que os restos da arca estavam a ser visto nas montanhas Gordyaen: Berosus e Abydenus tanto declarar que havia um relatrio deste tipo em seu tempo (Berosus, apud Joseph sup ubi Abydenus, apud Euseb Prp... . Ev 1 9, c 4):... primeiro observando que vrios dos habitantes a passo raspado fora as pranchas como uma raridade, e levou-a sobre eles por um amuleto: e esta dizendo que eles usaram a madeira de o navio contra muitas doenas com maravilhoso sucesso. As relquias da arca estavam tambm a ser visto aqui na poca de Epifnio, se podemos acreditar nele (Epiph. Haeres 18.), E nos dito o imperador Herclio foi da cidade de Thamanin at a montanha AI-Judi , e viu o lugar da arca (Elmacin. 1. 1. c. 1). H tambm antigamente era um mosteiro famoso, chamado o mosteiro da arca , em cima de algumas destas montanhas, onde os nestorianos utilizados para celebrar um dia de festa no local onde supostamente a arca repousou, mas no ano de Cristo 776, naquele mosteiro foi destruda por um raio, com a igreja, e uma numerosa congregao nele (Chronic. Dionysii Patriarca, Jacobitar, apud Asseman. Blbl. Orlent. t. 2. p.ll3). Desde que o tempo parece que o crdito desta tradio vos diminuiu, e dado lugar a outro, que obtm no momento, e de acordo com que a arca repousou no Monte Masis, Na Armnia, chamada pelos turcos Agri Dagh ou a montanha pesada ou grande e situado a cerca de doze lguas a sudeste de Erivan (al Beldawi) "(venda, 1734;. p 214215)..

Em 1842, Ainsworth, relatando suas viagens para a Prsia, faz a seguinte afirmao em referncia a Jebal Judi,
"Isso dificilmente seria adequado para deixar Zakhu, com os picos elevados de Jebel Judi ... sem dizer uma palavra sobre a questo agitada entre os viajantes orientais, a respeito da autenticidade

comparativa das tradies que tm referncia ao local da montanha chamada . Ararat no Antigo Testamento Fatos i11ustrative de to remoto uma antiguidade no so naturalmente numerosos, e dificuldade tangvel Monte Ararat tem, no entanto, foi autorizado pela maioria da antiga-profano ou escritores inspirados, pertencer a Armnia;. mas assim como o Gordyene montanhas, dos quais o Jebel Judi constituem uma parte, e para que a tradio atribui a sua Thenanin, ou Montanha da Arca, bem como o armnio Masis, - (. no Monte dolorosa *) O maometano Aghri Tagh
" [* Sr. Cnsul Brant comenta que em Bayazid no h tradies a respeito da arca, e os nativos conhecem a montanha por nenhum outro nome que Aghri Tagh.]

"A nica historiador caldeu adota a atual tradio entre os caldeus e srios, assim como os rabes e outros muulmanos dos dias atuais que Ararat est na cadeia de Gordyaean, ea memria desta foi preservada at AD 776, por um mosteiro caldeu, agora suplantado por um mesjid muulmano, que um monumento consagrado por outro culto para registrar o mesmo evento ". (Ainsworth, 1842; Vol. .. II, p 340-341.).

A tradio islmica que a arca repousa sobre Jebal Judi ainda existe hoje. Fraya Stark, ao descrever suas viagens no Curdisto, diz,
"Estvamos atravessando o divisor de guas do Tigre e, agora, a terra quebrou o oeste, eo longo promontrio de Judi Dagh, que paira sobre a Mesopotmia do Norte, apareceu nossa esquerda, dividida em trs partes mais ou menos iguais por ravinas que eram inaparente na noite . Na ponta ocidental ou o barranco mais oriental - a um, isto , ligado ao planalto central -. a capela que comemora a intensificao de No da arca Gertrude Bell In Amurath para Amurath , que excelente livro, descreve, pois estvamos a aproximar-se terras visitadas pela maioria dos viajantes da Mesopotmia durante os ltimos cem anos. Wigram, tambm, refere-se lenda como um conto de antiguidade desconhecido, no ano de 300 dC, e acrescenta que "no pessoas aqui salvar os armnios, olhe ... Ararat ... como o local onde a Arca descansado "(pg. 335), e eu me lembro de ter visto a linha de neve em p de Judi das tendas shammar e sendo dito como Nuh o profeta aterrou l, depois de bater primeiro Jebel Sinjar com seu casco ... O tmulo real de No e sua vinha, so "mais abaixo na encosta duramente pela aldeia nestoriano de Hasana '. . . "(Stark, 1959; pg 90-91.).

PARTE 2:

RECLAMAES MODERNOS ter visto o ARK


OBSERVADORES nativa do sudeste da Turquia
Os relatrios anteriores apresentados acima de tudo representar vrias tradies ou folclore.Existem tambm vrios relatrios que pretendem vir a partir da observao de primeira mo sobre a arca, em vez de relatos de tradies locais. Para o nosso conhecimento, no entanto, apenas dois desses relatrios (Hagopian e Reshit, abaixo) so a partir de entrevistas diretas com a pessoa que afirma ter visto a arca, e nenhum daqueles que afirmam ter visto a arca ainda est vivo. Portanto, no temos sido capazes de entrevistar qualquer uma dessas fontes de ns mesmos. Suas histrias so citadas aqui em maior detalhe do que aqueles da seo anterior, uma vez que temos a inteno de compar-los em detalhe para a consistncia interna, bem como para obter informaes para ajudar a localizar a arca. Salvo indicao em contrrio, estas histrias so de Cummings, 1987. A histria de Haji Yearam o primeiro conhecido por ns quando uma pessoa afirma ter visto a arca a si mesmo. Ele nasceu em 1832 na Armnia, mudou-se em algum momento a Oakland, Califrnia, onde viveu at sua morte, em 1920. Ele relatou a seguinte histria para as pessoas que estavam a tomar conta dele pouco antes de morrer. Esta histria foi relatada a partir da memria do povo cuidando de Haji, ao Sr. Cummings, 32 anos mais tarde.

"Os pais e familiares Haji Yearam 's morava ao p da Grande Monte Ararat, na Armnia. Acordo com suas tradies, eles descendiam diretamente daqueles que tinham sado da arca, mas que nunca haviam migrado daquele pas. Os descendentes de Ham e seus simpatizantes tinham migrado para a terra de Sinar, e construiu a torre de Babel, e outros haviam migrado para outros pases, mas antepassados de Haji sempre tinha permanecido perto do monte onde a arca tinha chegado ao descanso em um pequeno vale rodeado por algumas pequenos picos cerca de trs quartos ou mais em cima da montanha. "Por vrias centenas de anos depois do dilvio seus antepassados tinham feito peregrinaes anuais at a arca de fazer sacrifcios e adorar l. Eles tinham um bom caminho e os passos nos lugares ngremes. Finalmente os inimigos de Deus se comprometeu a ir ao Ararat e destruir a arca, mas quando se aproximaram do local, veio uma tempestade terrvel que lavou a pista, e relmpagos criticou as rochas. Daquele momento em diante, at as peregrinaes cessaram, porque temiam a trair o caminho para os mpios e temente a Deus ' s ira. Eles levaram aquela terrvel tempestade de ser um sinal de que Deus no queria que a arca perturbada at perto do fim do mundo, quando se acreditava que a sua presena seria revelado ao mundo inteiro. No entanto, os homens da tribo l proferiu a lendas de gerao em gerao, e de vez em quando pastores solitrios ou caadores Em veres muito quentes voltou com histrias que tinham atingido o pequeno vale e tinha realmente visto uma extremidade da arca onde tinha sido tornada visvel pelo derretimento da neve e gelo. "Quando Haji era um grande menino, mas ainda no um homem adulto, chegou sua casa alguns estranhos. Se bem me lembro, havia trs homens vis que no acreditam na Bblia e no acreditar na existncia de um Deus pessoal . Eles eram os cientistas e evolucionistas. Estavam nesta expedio especificamente para provar a lenda da Arca de No para ser uma fraude e uma farsa. Eles contrataram o pai da jovem Haji Yearam como seu guia oficial. (Haji naquele tempo ainda no havia se tornado um Haji, e era apenas um grande garoto). Eles contrataram o menino para ajudar seu pai como guia. "Foi um vero excepcionalmente quente, ento a neve e as geleiras derreteram mais do que o habitual. Os armnios eram muito reticentes a empreender qualquer expedio arca porque temiam desagrado de Deus, mas o pai de Haji pensou que possivelmente tinha chegado o momento em que Deus queria que o mundo soubesse a arca ainda estava l e ele queria provar aos ateus que a histria bblica do dilvio e da Arca verdade. "Depois de extrema dificuldade e perigo o partido veio para o pequeno vale-se em maior Ararat, no no topo, mas um pouco abaixo do topo. Este pequeno vale cercado por uma srie de pequenos picos. H a arca veio descansar em um pequeno lago, e os picos protegeu a partir das ondas de mar que se apressaram e para trs como a enchente diminuiu. Em um lado do vale a gua das neves de fuso e geleira transborda em um pequeno rio que desce a montanha como chegaram a este ponto, l encontraram a proa de um navio poderoso salientes para fora do gelo. Eles entraram na arca e fez explorao considervel. Foi dividido em muitos andares e estgios e compartimentos e teve bares como gaiolas dos animais de hoje. A estrutura inteira foi coberta com um verniz ou laca que era muito grosso e forte, dentro e fora do navio. O navio foi construdo mais como uma grande e poderosa casa no casco de um navio, mas sem janelas. Havia uma grande porta do imenso tamanho, mas a porta estava faltando. Os cientistas foram chocado e pasmo e entrou em uma raiva satnica em encontrar o que eles esperavam para provar que no existe. Eles eram to irritado e furioso que eles disseram que iriam destruir o navio, mas a madeira era mais como pedra do que qualquer madeira que temos agora. Eles no tinham ferramentas ou meios para destruir to poderoso um navio e teve que desistir. Eles fizeram arrancar algumas madeiras e tentou queimar a madeira, mas era to forte que era quase impossvel para queim-lo. "Eles realizaram um conselho e, em seguida, fez um juramento solene e terrvel morte. Qualquer homem presente que jamais iria respirar uma palavra sobre o que tinham encontrado seria torturado e assassinado." (Cummings, 1972; pg.190-192; grifo nosso).

Prncipe Nouri, o arcebispo caldeu da Babilnia, o prximo a relatar ter visto a arca a si mesmo.Prncipe Nouri estava viajando de Malabar, na ndia, para Kochanis, Turquia (ver fig. 4). Ele estava fazendo a viagem a ser consagrado como bispo. Aps a partida de Kochanis, ele foi para Urmiah na Prsia, cinco dias a partir Kochanis, onde se encontrou com o Dr. Frederick B. Coan. Ele relatou o Dr. Coan como, durante essa viagem, ele conseguiu, aps trs tentativas,

ao fazer o seu caminho para a arca, em 25 de abril de 1887. Mais tarde, ele foi para a Blgica para recrutar uma empresa para trazer a arca para a Feira Mundial que ser realizada em Chicago em 1893. Ele no conseguia encontrar apoio financeiro suficiente para remover a arca para Chicago, mas ele entregar um endereo para o Parlamento Mundial das Religies na Feira de Chicago sobre a existncia da arca. Nenhuma declarao sobreviver, embora, indicando a localizao das montanhas, onde ele viu. O ltimo dos povos do Oriente Mdio para alcanar a arca, e cujos relatrios chegaram ao Ocidente, George Hagopian. Como um menino pequeno, ele e seu tio chegou a arca em 1902. Ele visitou novamente a arca dois anos depois. Ele a nica pessoa que acredita ter visto a arca que tem sido extensivamente entrevistados antes de sua morte. Estas entrevistas foram gravadas e so mantidas pelo Sr. Lee, Sr. Cummings e Dr. Montgomery. O partido de esquerda de Van, e viajou sete dias para chegar arca. A arca foi longo, e feito de madeira como pedra. Era perto de um penhasco muito alto, sentado em uma pedra grande, cercado por neve. Elfred Lee fez uma pintura da arca de acordo com a descrio de Hagopian e sob sua superviso. (Veja figura 5.)

OBSERVADORES OCIDENTAIS
Primeira Guerra Mundial viu um grande afluxo de "outsiders" na Turquia oriental. Os turcos lutavam tropas russas czaristas, e 1914-1923, a frente foi mudando constantemente (vide fig. 4). a partir deste momento que temos vrios relatos da arca que est sendo visto. Aparentemente, um aviador russo avistado pela primeira vez a arca, e de seu relatrio uma expedio foi montada para investigar.O seguinte o relatrio do genro-de um soldado da expedio russa.
"Enquanto no exrcito russo, eles foram obrigados a embalar para uma longa caminhada at montanha de Ararat. Um aviador russo tinha avistado o que parecia a ele como uma enorme estrutura de madeira em um pequeno lago. Cerca de dois teros do caminho para cima , provavelmente, um pouco mais adiante, eles pararam em um penhasco alto, e em um pequeno vale abaixo deles era um pntano denso em que o objeto poderia ser visto. Ele apareceu como um grande navio ou barca com uma extremidade sob a gua, e apenas um canto podia ser visto de onde estes homens estavam. Alguns foram mais de perto, especialmente o capito. Eles no podiam sair a ele por causa da gua e as muitas cobras venenosas e insetos. The Captain disse-lhes os detalhes. " (Cummings, 1972; pg 114-115;. Grifo nosso.)

Aps a Primeira Guerra Mundial, seis ou sete soldados turcos estavam retornando para casa do servio no Iraque e passou por "Ararat". Poucos detalhes de seu avistamento permanecer, eo que existe em uma carta a quem interessar possa oferecer os seus servios como guias (veja Cummings, 1972; pg 259-261;. Ver tambm fig 4 acima.). II Guerra Mundial novamente trouxe muitas "outsiders" para o leste da Turquia. Desta vez, eles foram os aviadores americanos e australianos que estavam voando suprimentos para Erivan, no sudoeste da Rssia da Tunsia no norte da frica. H rumores de vrios avistamentos independentes e das fotografias que esto sendo tomadas da arca, mas nenhum ainda foi autenticado. No entanto, vrias pessoas se lembram de uma fotografia da arca, que foi publicado no jornal semanal militar, Starsand Stripes . Infelizmente, nenhuma cpia dessa edio foram localizados. Como pode ser visto na figura 4, Erivan apenas cerca de 30 km de Agri Dagh. Sugerimos que, se a arca estava naquela montanha, os pilotos que efetuam passagens dirias sobre e em torno Agri Dagh teria visto com muito mais frequncia. Pouco depois da guerra, um mdico sueco estava conversando com um aviador russo em Hamburgo, Alemanha. O aviador mostrou-lhe vrias fotos recentemente tiradas do ar e marcado como tendo sido tomada em "4500 metros", cerca de 13.000 a 14.000 metros de altitude.
"Uma das fotos mostrava o navio saindo para fora do gelo de aproximadamente 80 a 90 ps e foi ligeiramente inclinado para baixo. Na parte inferior do que a rea era um pequeno lago derretido ou

lago. A geleira foi mostrado no cume da montanha, no canto superior direito da imagem e as outras fotos foram tiradas em um ngulo similar. Para mim, parecia que elas foram tiradas no lado norte ".(Cummings, 1972; pg 330;. nfase nossa). Em 1948, houve um outro avistamento da arca de No por um nativo local. Desta vez, o relatrio chegou ao mundo ocidental atravs da Associated Press a partir de Istambul. "Os restos petrificados de um objeto insistem camponeses se assemelha a um navio foi encontrado no alto Monte Ararat, local de desembarque bblica da Arca de No. Esta a histria:. No incio de setembro, um fazendeiro curdo chamado Reshit era cerca de dois teros do caminho para cima o pico de 16.000 ps, quando ele veio em um objeto que ele nunca tinha visto antes. Reshit desceu a ele e com seu punhal tentou quebrar um pedao da proa. Foi to difcil que no iria quebrar. Foi escurecida com a idade. .. "(Cummings, 1972;. pg 163, nfase nossa).

No vero de 1952 ou 1953, George Greene, um engenheiro de petrleo gasoduto, descobriu a arca e fotografou-o, enquanto trabalhava para uma empresa de oleoduto no leste da Turquia. Em 1954, ele mostrou as imagens para Fred Drake, que ele havia conhecido em Kanab, Utah. Greene foi mais tarde a Guiana Inglesa, se ele foi posteriormente assassinado. Suas fotos, mapas, etc todos desapareceram. Mr. Drake relatou o que se sabe sobre a arca. Alegadamente, Greene estava voando quando ele avistou a arca e levou meia dzia de fotos. De acordo com Drake, a arca estava no flanco nordeste da montanha, com a proa apontando para o norte e um pouco a oeste. Apenas um lado da arca era visvel, uma vez que se sentou em um pntano de escova e gelo. Ele estava descansando em um sistema de "culpa imbricada", perto da borda de um grande penhasco (vide fig. 6). O que exatamente o tipo de aeronave Greene estava, bem como exatamente onde ele estava, continua a ser um assunto de controvrsia. Mr. E. Cummings (com. pess., 1983) afirma que Greene estava voando em um helicptero mvel 0il Companhia e tinha permisso oficial para voar ao redor Agri Dagh, mas os registros, incluindo o Boletim AAPG mostram que Mobil no estava presente na Turquia, durante o anos 1952-1953. Outras contas (P. Watson, pers. Comm., 1976) permitem a possibilidade de que ele era, na verdade, em uma aeronave de asa fixa. H tambm o problema de que na Turquia Greene estava a trabalhar. Como pode ser visto na figura 4, os campos de petrleo do leste da Turquia esto longe ao sul de Agri Dagh, mais perto da rea das Montanhas Gordyaean e Al-Judi. difcil imaginar, durante os anos da Guerra Fria do incio de 1950, o governo turco patrocinar um projeto de oleoduto de sua regio sul em direo Unio Sovitica! Independentemente de onde Greene estava realmente trabalhando, no contexto de um engenheiro de prospeco gasoduto perto sul da Turquia se encaixa bem com o desenvolvimento histrico de campos de petrleo na regio (ver Boletins AAPG para 1951-1955).

PARTE 3:

DISCUSSO
AS TRADIES
Como pode ser visto na Tabela I , h uma tendncia clara na histria de tradies que rodeiam o local de destino da arca. Mt. Nizer o primeiro, mas a sua localizao exata permanece incerta. As montanhas Gordyaean aparecem muito cedo na tradio, continuando at o sculo 19. O nome "Gordyaean" um aportuguesamento da palavra grega "gordyae", que significa curdos, as pessoas ainda habitam a rea (Sale, 1734). Curdo variadamente escrito Cardu, Gardu, Qardu, Cortae, etc, dependendo da linguagem do autor em particular. As

montanhas Gordyaean so literalmente "as montanhas dos curdos". A sugesto de venda (1734) de que a Al-Judi uma corrupo de Jordi ou Giordi e iguala as montanhas Gordyaean interessante. Conclui-se que os autores posteriores, como Ainsworth (1842) dizem. A localizao das Montanhas Gordyaean difcil de determinar. Mapas iniciais, como encontrado em Schott (1513) e Munster (1548), so de difcil interpretao; diferentes fontes discordam sobre exatamente onde colocar os Gordyaeans. A informao foi obviamente incompleta, como a relao de Thospitis Lago (moderna lago Van) para as montanhas Gordyaean nas duas verses de trabalho Ptolomy 's como ilustrado na figura 7, so diferentes. Isso no deveria ser surpreendente, j que o termo provavelmente nunca quis um determinado intervalo, mas uma rea. O mesmo verdadeiro para Ararat na Bblia, e ambos provavelmente se referem mesma rea. Exemplos modernos desta prtica incluem as Montanhas Rochosas, Alpes, Himalaia, etc Estes so realmente amplas reas tectnicas compostas de muitas escalas individuais, tais como a gama de Wind River, o Range Bighorn, etc, dentro das montanhas rochosas de Wyoming. A tradio para Agri Dagh a ser o local de desembarque para a arca relativamente jovem. A primeira referncia que encontramos para que era William de Rubruck no sculo 13, embora a partir desse momento ele parece estar bem enraizada no mundo cristo. Tanto ela como as tradies Al-Judi so os mais populares hoje.

OBSERVAES
Que a arca foi visto neste sculo, no pode haver dvida. Caracteres essenciais relacionadas com a arca que foram listados por sete dos muitos relatos so ilustrados na Tabela II, onde os personagens foram agrupados de acordo com o nmero de fontes que eles compartilham. Deve ser facilmente perceptvel que h estreita harmonia entre eles. A maioria das fontes descrevem a arca como sendo entre dois teros e trs quartos do caminho at o lado do norte / nordeste da montanha, em um pequeno vale arborizado cercado por pequenos picos, perto de um penhasco alto, com uma parte da arca submersa em um pequeno lago ou pntano e parcialmente coberto com neve e gelo. A maioria tambm descrevem a arca como sendo feito de uma madeira marrom escuro to duro como pedra, mas com o gro ainda visvel - como madeira petrificada. A importncia desta concordncia geral que esses relatrios so completamente independentes e span mais de cem anos. A maioria dos relatrios mencionam Monte Ararat como o lugar onde a arca foi visto. Isso no deveria ser surpreendente, pois, como observado anteriormente, para as mentes ocidentais, qualquer montanha encontrada para segurar a arca seria, por definio, ser chamado Monte Ararat.

PARTE 4:

CONCLUSES
Ns derivamos as seguintes concluses deste estudo:
1. A arca de No ainda existe e tem sido visto muitas vezes neste sculo. Parece muito pouco provvel que os relatrios de to ampla diversidade cultural e abrangendo to grande um intervalo, poderia ser totalmente ficcional e ainda compartilhar tantos detalhes. 2. Ns no acreditamos que a arca repousa sobre Agri Dagh, pelas seguintes razes:
a. Os detalhes associados de onde a arca est localizado no pode ser conciliada com a topografia de Agri Dagh. A montanha tem sido amplamente explorado, e no pequeno lago em um vale arborizado, especialmente rodeado por vrios pequenos picos, pode ser associado com a topografia conhecida dos dois cones vulcnicos de Agri Dagh.

b. A tradio que Agri Dagh detm a arca relativamente recente, a mais recente conhecido por ns. c. Na poca Moiss escreveu Gnesis, Agri Dagh no estava dentro do reino de Ararat (Urartu), mas a rea que contm Jebel Judi era (ver fig. 2). Embora a arqueologia trouxe luz alguns restos do 3 e 2 milnio aC a partir da rea que chamamos de Reino de Urartu (Plotrovsky de 1969), "no existe actualmente nenhuma evidncia slida que comprove a existncia do reino [de Urartu] antes BC nono sculo "(Burney e Lang, 1971;. pg 127). Mesmo se aceitarmos que Urartu equivalente com Uruatri mencionado nos anais da Salmanasar I (. 1.280 para 1261B.C), Uruatri designa um grupo de "oito pases ... situado em uma rea montanhosa ao sudeste de LakeVan - talvez no vale superior do Grande Zaab. " (Plotrovsky, 1969; pg 43 nfase nossa.). Essa rea no inclui Agri Dagh. d. A topografia da Agrl Dagh tambm inconsistente com a descrio do local de pouso da arca dada pela Yearam e branco, onde a arca foi abrigada por um conjunto de montanhas, descansando primeiro de um a outro, e eram montanhas Deus tinha preservado atravs da inundao. Dois cones vulcnicos no se qualificam.

3. Sugerimos que as mais antigas tradies das montanhas Gordyaean e rea de Jebel Judi ser mais pesquisado. 4. Fernand Navarra (1974) no encontrou qualquer parte da arca, como ele alegou. Acreditamos que este porque:
a. Suas descobertas foram em Agri Dagh, que foram excludos por outros motivos. b. A madeira que encontrou tem uma data de radiocarbono muito jovem (ver Noorbergen, 1974; pp. 142-161) e sua composio no "duro como pedra". Uma vez que a madeira encontrada no registro fssil tem uma idade radiocarbono infinito, e ns acreditamos que a maior parte do registro fssil foi depositadodurante o dilvio de No, que seria de esperar a madeira da arca de No que tambm tm uma idade radiocarbono infinito. c. Navarra "esqueceu" onde encontrou a madeira, e apesar de vrias tentativas posteriores, no foi capaz de re localizar a arca.

Parece improvvel que a montanha referida pela maioria dos testemunhas como o Monte Ararat (Agri Dagh) o Ararat bblico. Se um retorna figura 1, pode observar-se de que no h pequenos lagos observados, especialmente perto de um penhasco e em um pequeno vale, arborizadas rodeada por pequenos picos. Agri Dagh consiste gmeo, cones vulcnicos gigantes geralmente anular da vegetao. Outras razes para duvidar Agri Dagh como o local de pouso incluem a conta dos soldados turcos que voltavam para casa do Iraque aps a Primeira Guerra Mundial, ea conta de George Greene. Os soldados turcos estavam retornando de Bagd para sua casa em Adana (Benzatyan, pers. Comm., 1983). Como pode ser visto na figura 4, os viajantes para Adana iria atravessar a rea das Montanhas Gordyaen, mas no seria susceptvel de passar atravs da rea de combate recente ao longo da fronteira da Rssia. Isso seria muito fora do caminho, bem como ser uma boa desculpa para ser convocado para a guerra novamente .. Isto especialmente verdadeiro desde que encontraram a arca "por acaso". A ltima razo para duvidar Agri Dagh envolve o relato de George Greene. Como mencionado anteriormente, parece muito improvvel que algum estaria voando perto da fronteira sovitica durante a Guerra Fria. Alm disso, parece mais provvel que um engenheiro oleoduto estaria trabalhando perto dos campos de petrleo, que so mais para o sul, perto das Montanhas Gordyaean e Al-Judi.

Referncias
Ainsworth, H. 1622. Anotaes VPON os cinco livros de Moiss, ea Booke da Psalmes ... (comparando Hebreue palavras wlth verses gregas e Chaldeen ...) - anotaes VPON Gen. VIII: 4. Iohn Harlland para Iohn Bellanie, em Londres. pp 292. Ainsworth, W. 1842. Viagens e pesquisas na sia Menor Mesopotmia, Caldia e Armnia. JW Parker. Londres. Vol. II., PP. l-xll, 1-399. Burney, C. e D. Lang. 1971. Os povos das colinas: Ararat antiga e Cucaso. Weldenfield e Nocolsen. Londres. PP. l-xv, 1-324. Cummings, V. 1972. Arca de No: fato da fbula. Creation-Science Research Center, San Diego. PP.1-352. Horn, S. 1960. Adventista do Stimo Herald. Washington, DC PP. l-xxxli, I-II99. Dia da Bblia Dicionrio. Review and

..... 1980. A p confirma o Livro , 2 ed. Review and Herald. Washington, DC PP. 1-320. Kurkjian, V. 1959. Uma histria da Armnia. armnio Gereral Benevolente Union. Nova Iorque. PP. 1-526. Montgomery, J. 1972. A busca pela Arca de No. Bethany Fellowship. Minneapolis. PP. 1-335. Munster, S. 1540. Cludio Ptolomeu Geographia. Basileia. Reproduo fac-smile pelo Theatrum Orbis Terrarum, Amsterdam, 1966. Navarra, F. 1974. Arca de No: Eu toquei. Logos International. Plainfield, NJ PP. l-xv, 1-137. de Nicolay, N. 1558. NAU I gat ons em Turkie. Londres. Reproduo fac-smile pelo Theatrum Orbis Terrarum , Amsterdam, 1968. PP. I-17, I Noorbergen, R. 1974. O arquivo Ark. Pacific Press. Mountain View, CA. PP. 1-207. Plotrovsky, B. 1969. A antiga civilizao de Urartu. Cowles Book Co. em Nova York. PP. 1224.Traduzido do russo por James Hogarth. Venda, G. 1734. O Coro , traduzido para o Ingls, com notas explicativas dos comentaristas mais aprovados. Frederick Warne, Londres, data desconhecida, PP. lx I V, 1-608.

Schott, J. 1513. Cludio Ptolomeu Geographia. Strassburg. Reproduo fac-smile pelo Theatrum Orbis Terrarum, Amsterdam, 1966. Stark, F. 1959. Montada ao Tigre. Harcourt, Brace, and Co. em Nova York. PP. lx I, II I 4. Branco, E. 1864. Dons Espirituais. vapor Press, Battle Creek, MI. Reproduo fac-smile pela Review and Herald, Washington, DC, 1945. Vol. III, PP. lv I, 1-304.

Vous aimerez peut-être aussi