Vous êtes sur la page 1sur 15

Manual do Revisor Oficial de Contas

DC14 - Demonstrao dos Fluxos de Caixa (1) Directriz Contabilstica n 14


Julho de 1993 ndice 1. Introduo 2. Objectivos 3. Definies 4. Componentes da Demonstrao dos Fluxos de Caixa 4.1. Actividades operacionais 4.2. Actividades de investimento 4.3. Actividades de financiamento 5. Mtodos Utilizados para Apresentar a Demonstrao dos Fluxos de Caixa Operacionais 5.1. Mtodo directo 5.2. Mtodo indirecto 6. Tratamento Especfico de Algumas Situaes 6.1. Recebimentos e pagamentos numa base lquida 6.2. Recebimentos e pagamentos em moeda estrangeira 6.3. Recebimentos e pagamentos relacionados com as rubricas extraordinrias 6.4. Juros e dividendos 6.5. Imposto sobre o rendimento 6.6. Investimentos em filiais, associadas e empreendimentos conjuntos ("joint ventures") 6.7. Aquisies e alienaes de filiais e outras actividades empresariais 6.8. Operaes que no envolvam movimentos de caixa 6.9. Componentes de caixa e equivalentes a caixa 6.10. Outras informaes 7. Modelos da Demonstrao dos Fluxos de Caixa 7.1. Mtodo directo 7.2. Mtodo indirecto 8. Anexo Demonstrao dos Fluxos de Caixa

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

1. Introduo
A adaptao do Plano Oficial de Contabilidade Directiva 78/660/CE (4 Directiva do Conselho, de 25 de Julho de 1978), consubstanciada no Decreto-Lei n 410/89, de 21 de Novembro, veio introduzir nas demonstraes financeiras as quantias relativas ao exerccio anterior. Este facto, associado circunstncia de a contabilidade se processar em regime de acrscimo, logo influenciada pelas polticas contabilsticas adaptadas, ter contribudo para algum esvaziamento da utilidade da demonstrao da origem e aplicao de fundos. Assim, nos ltimos anos, tem vindo a assumir relevncia para os utentes da informao financeira o conhecimento do modo como a empresa gera e utiliza o dinheiro num determinado perodo. Nesta linha de orientao se inscreve a posio assumida pelo Internacional Accounting Standards Committee (IASC) que substituiu, em Outubro de 1992, a norma internacional n 7 - Demonstrao das alteraes na posio financeira, pela norma n 7 (revista) - Demonstrao dos fluxos de caixa. No plano nacional a CNC entendeu conveniente e oportuno normalizar o campo da informao histrica, relativa s variaes nos fluxos de caixa de uma empresa, atravs de uma demonstrao financeira apropriada - demonstrao dos fluxos de caixa. De realar que a concepo que emerge da presente Directriz, em matria de fluxos de caixa, no coincidente com a que usualmente tem sido associada expresso "cash flow". Nestas condies, depender das entidades que o possam exigir a aplicao da presente Directriz.

2. Objectivos
um dado adquirido que nem sempre existe uma correlao entre os resultados apurados e os fluxos de caixa; por exemplo, o facto de uma empresa apurar lucros no significa necessariamente que disponha de dinheiro para, designadamente, pagar dividendos, emprstimos, impostos e investir. A informao cerca dos fluxos de caixa reveste grande utilidade, pois permite aos utentes das demonstraes financeiras, por um lado, conhecer as fontes de caixa a que a empresa teve acesso durante um determinado perodo de tempo e, por outro lado, verificar o destino que lhes foi dado. Em suma, d a possibilidade de saber como foi gerado e utilizado o dinheiro no perodo em anlise. A demonstrao dos fluxos de caixa, quando apresentada juntamente com as demais peas das demonstraes financeiras, permite aos utentes melhorar o conhecimento das variaes ocorridas na estrutura financeira (incluindo a liquidez e a solvabilidade) e a capacidade de gerar meios de pagamento e em que tempo, com vista, designadamente, a adaptar-se a situaes de mudana e de oportunidade de mercado (flexibilidade financeira). Na estruturao desta demonstrao financeira adoptada uma classificao por actividades, em ordem a permitir aos utentes avaliar o impacto destas na situaao financeira e conhecer as correspondentes quantias geradas e utilizadas, bem como as interligaes entre as actividades.

3. Definies
Para efeitos da presente Directriz, aos termos a seguir indicados atribudo um significado especfico, a saber: Caixa:

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

Compreende o numerrio e os depsitos bancrios imediatamente mobilizveis. Equivalentes a caixa: Compreende os outros depsitos bancrios e os investimentos de curto prazo cuja converso em numerrio possa efectuar-se sem grandes riscos de alteraes de valor no prazo mximo de trs meses a contar da data da sua constituio ou aquisio. So ainda de considerar como componentes negativos dos equivalentes a caixa os descobertos bancrios ("overdraft"). Fluxos de caixa: So as entradas em caixa (recebimentos) e as sadas de caixa (pagamentos) e seus equivalentes. Actividades operacionais: So as que constituem o objecto das actividades da empresa e outras que no sejam de considerar como actividades de investimento ou de financiamento. Actividades de investimento: Compreendem a aquisio e alienao de imobilizaes corpreas e incorpreas e aplicaes financeiras no consideradas como equivalentes a caixa. Actividades de financiamento: So as que resultam de alteraes na extenso e composio dos emprstimos obtidos e do capital prprio da empresa.

4. Componentes da Demonstrao dos Fluxos de Caixa


Os fluxos de caixa devem ser classificados de acordo com o tipo de actividade que os originou. As classes de actividades identificados numa demonstrao dos fluxos de caixa so as operacionais, as de investimento e as de financiamento. Cada uma destas classes compreende elementos especficos dos fluxos de caixa, em ordem a possibilitar um quadro completo das diferentes actividades econmicas da empresa.

4.1. Actividades operacionais


Os fluxos lquidos gerados/utilizados pelas actividades operacionais so um indicador da capacidade da empresa gerar meios de pagamento suficientes para manter a capacidade operacional, reembolsar emprstimos, pagar dividendos e fazer investimentos de substituio sem ter de recorrer a capitais alheios. A informao cerca dos componentes especficos de recebimentos e pagamentos til, juntamente com outras informaes para planear os futuros fluxos de caixa operacionais. Apresentam-se seguidamente exemplos de fluxos de caixa de actividades operacionais: a) Recebimentos provenientes de vendas e de prestaes de servios; b) Recebimentos relativos a royalties, honorrios, comisses, e outros proveitos;

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

c) Pagamentos referentes a compras de bens e servios; d) Pagamentos a empregados e por conta deles; e) Pagamentos e reembolsos de imposto sobre o rendimento, a menos que este se relacione com as outras actividades; e f) Recebimentos e pagamentos inerentes a contratos relacionados com a actividade normal da empresa.

Algumas transaces, tal como a alienao de um elemento do imobilizado, originam ganhos ou perdas que so includos na demonstrao dos resultados. Contudo, os fluxos de caixa relacionados com estas transaces so classificados como pertencentes a actividades de investimento. A aquisio de ttulos para fins de transaco tem tratamento idntico quele que dado aos bens adquiridos para venda; por conseguinte, os fluxos de caixa originados por compras ou venda destes ttulos so classificados como actividades operacionais.

4.2. Actividades de investimento


A informao relativa aos fluxos de caixa das actividades de investimento relevante, posto que representa a extenso dos dispndios feitos para obteno de recursos que tenham em vista gerar resultados e fluxos de caixa futuros. Apresentam-se seguidamente exemplos de fluxos de caixa originados por actividades de investimento: a) Pagamentos relativos aquisio de imobilizaes, corpreas e incorpreas, bem como de outros activos de longo prazo.Incluem-se nestes pagamentos os relacionados com custos capitalizados (de desenvolvimento, financeiros e outros) e com activos fixos auto-construdos; b) Recebimentos relativos alienao de imobilizaes, corpreas e incorpreas, bem como de outros activos de longo prazo; c) Pagamentos relativos aquisio de partes de capital, de obrigaes e de outras dvidas, qualquer que seja a forma como se encontrem representadas; d) Recebimentos relativos alienao de partes de capital, de obrigaes e de outras dvidas, qualquer que seja a forma como se encontrem representadas; e) Adiantamentos e emprstimos concedidos; f) Recebimentos resultantes do reembolso de adiantamentos e de emprstimos concedidos;

g) Pagamentos inerentes a contratos de "futures", "forward", "options", e llswaps", excepto quando tais contratos constituam actividade operacional ou os pagamentos sejam classificados como actividade de financiamento; h) Recebimentos inerentes a contratos de "futures", "forward", "options", e "swaps", excepto quando tais contratos constituam actividade operacional ou os recebimentos sejam classificados como actividade de financiamento.

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

Quando um contrato for contabilizado como cobertura (proteco) de uma posio identificvel, o fluxo de caixa originado por esse contrato deve ser classificado de modo idntico ao efectuado aquando da posio que est a ser coberta (protegida).

4.3. Actividades de financiamento


A informao dos fluxos de caixa gerados/utilizados por actividades de financiamento permite estimar as necessidades de meios de pagamento e de novas entradas de capital, bem como proporcionar aos financiadores informao sobre a capacidade de serem reembolsados. Apresentam-se seguidamente exemplos defluxos de caixa originados por actividades de financiamento: a) Recebimentos provenientes da realizao de aces (quotas), prmios de emisso e prestaes suplementares; b) Pagamentos por aquisio de aces (quotas) prprias, reduo do capital ou amortizao aces (quotas); c) Recebimentos provenientes de emprstimos obtidos, qualquer que seja o prazo e a forma como se encontrem representados; d) Reembolso dos emprstimos obtidos; e e) Pagamento das amortizaes relativas a contratos de locao financeira.

5. Mtodos Utilizados para Apresentar a Demonstrao dos Fluxos de Caixa Operacionais


A apresentao dos fluxos de caixa operacionais pode ser efectuada utilizando um dos dois seguintes mtodos: a) Mtodo directo b) Mtodo indirecto

5.1. Mtodo directo


aquele em que so divulgados os principais componentes, dos recebimentos de caixa e dos pagamentos de caixa, em termos brutos, permitindo aos utentes compreender o modo como a empresa gera e utiliza os meios de pagamento. Os principais componentes dos recebimentos e dos pagamentos, em termos brutos, podem ser obtidos por uma de duas vias: i) directamente dos registos contabilsticos da empresa, mediante a adopo de rubricas apropriadas (2);

ii) pelo ajustamento das vendas, custo das vendas e outras rubricas da demonstrao dos resultados que respeitem a: variaes ocorridas, durante o perodo contabilstico, nas existncias e nas dvidas operacionais de e a terceiros;

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

outras rubricas no relacionadas com caixa; outras rubricas cujos efeitos de caixa respeitem a fluxos de caixa de investimento ou de financiamento.

5.2. Mtodo indirecto


aquele em que o resultado lquido do exerccio ajustado por forma a excluirem-se os efeitos de transaces que no sejam a dinheiro, acrscimos ou diferimentos relacionados com recebimentos ou pagamentos passados ou futuros e contas de proveitos ou custos relacionados com fluxos de caixa respeitantes s actividades de investimento ou de financiamento. A determinao do fluxo lquido de caixa das actividades operacionais feita a partir do resultado lquido do exerccio ajustando-o pelos efeitos de: i) variaes ocorridas, durante o perodo contabilstico, nas existncias e nas dvidas operacionais de e a terceiros;

ii) rubricas no relacionadas com caixa tais como amortizaes, provises, impostos diferidos, diferenas de cmbio no realizadas, resultados no distribudos de associadas e interesses minoritrios; iii) todas as outras rubricas cujos efeitos de caixa respeitem a fluxos de caixa de investimento ou de financiamento. O fluxo lquido de caixa das actividades operacionais pode tambm ser apresentado pelo mtodo indirecto, seriando os custos e proveitos relacionados com caixa includos na demonstrao dos resultados e as variaes ocorridas, durante o perodo contabilstico, nas existncias e nas dvidas operacionais de e a terceiros. desejvel que as empresas utilizem o mtodo directo na elaborao dos fluxos de caixa das actividades operacionais, dado que este proporciona informaes mais detalhadas e completas. Alm disso, facilita a preparao de estimativas sobre futuros fluxos de caixa que no so possveis pela mera utilizao do mtodo indirecto.

6. Tratamento Especfico de Algumas Situaes


6.1. Recebimentos e pagamentos numa base lquida
Podem ser considerados em termos de fluxo de caixa, numa base lquida, a ttulo exemplificativo, os seguintes movimentos: a) os recebimentos e os pagamentos relacionados com impostos e taxas em que a entidade actua como responsvel pela liquidao, reteno e entrega das respectivas importncias; b) os recebimentos e os pagamentos feitos por intermedirios de conta de outrm; c) os recebimentos e os pagamentos relativos reforma e amortizao sistemtica de letras sacadas sobre clientes; d) os recebimentos e os pagamentos relativos renovao sistemtica de emprstimos obtidos e concedidos que no sejam de considerar como equivalentes a caixa.

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

6.2. Recebimentos e pagamentos em moeda estrangeira


Os fluxos de caixa provenientes de operaes em moeda estrangeira devem ser registados em escudos, pela aplicao da taxa de cmbio data dos respectivos recebimentos ou pagamentos.

6.3. Recebimentos e pagamentos relacionados com as rubricas extraordinrias


Os fluxos de caixa relacionados com as rubricas extraordinrias so classificados e divulgados separadamente no mbito de cada uma das actividades (operacionais, de investimento, e de financiamento), a fim de habilitar os utentes a compreender a natureza e o efeito, actual e futuro, nos fluxos de caixa.

6.4. Juros e dividendos


Os juros pagos e os juros e dividendos recebidos devem ser classificados como um componente dos fluxos de caixa das actividades de financiamento e de investimento, respectivamente, uma vez que so custos da obteno de recursos financeiros ou retorno dos investimentos.
Os dividendos pagos devem ser considerados como fluxo de caixa das actividades de financiamento, porque constituem o custo da obteno de recursos financeiros.

6.5. Imposto sobre o rendimento


Os fluxos de caixa relativos a imposto sobre o rendimento devem ser divulgados separadamente e considerados como fluxos de caixa das actividades operacionais, salvo os que puderem ser especificamente identificados como actividades de financiamento e de investimento.

6.6. Investimentos em filiais, associadas e empreendimentos conjuntos ("joint ventures")


Quando a contabilizao de um investimento financeiro numa filial ou numa associada for efectuada pelo mtodo de equivalncia patrimonial ou do custo, a empresa participante deve restringir a sua divulgao na demonstrao dos fluxos de caixa aos fluxos entre ela e a participada, como o caso dos dividendos e adiantamentos. Uma empresa que utilize o mtodo da equivalncia patrimonial deve incluir na demonstrao dos fluxos de caixa os fluxos relativos aos investimentos na participada, bem como as entregas e outros pagamentos ou recebimentos que a esta se destinem. Quando seja utilizado o mtodo da equivalncia patrimonial na contabilizao de "joint ventures" deve-se incluir na demonstrao dos fluxos de caixa os fluxos relativos aos investimentos na participada, bem como as entregas e outros pagamentos ou recebimentos que a esta se destinem.

6.7. Aquisies e alienaes de filiais e outras actividades empresariais


Os fluxos de caixa agregados relativos a aquisies e a alienaes de filiais e outras actividades empresariais devem ser apresentados separadamente e classificados como actividades de investimento. A empresa-me deve divulgar, de forma agregada, relativamente s compras e alienao de filiais e outras actividades empresariais, durante cada perodo, o seguinte:

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

i)

Preo total da aquisio ou da alienao;

ii) Parcela do preo indicado em i) que foi pago/recebido por meio de caixa e seus equivalentes; iii) A quantia de caixa e equivalentes a caixa existente na filial ou na actividade empresarial adquirida ou alienada; e iv) As quantias dos activos e passivos adquiridos (alienados) que no sejam caixa e seus equivalentes, classificados nomeadamente por trespasse, imobilizaes, existncias, dvidas a receber e dvidas a pagar. O montante total das importncias pagas ou recebidas pela compra ou alienao de filiais ou outras actividades empresariais divulgado na demonstrao dos fluxos de caixa pelo montante lquido de caixa e seus equivalentes adquiridos ou alienados.

6.8. Operaes que no envolvam movimentos de caixa


As operaes de investimento e financiamento que no exijam a utilizao de caixa e seus equivalentes devem ser excludas da demonstrao dos fluxos de caixa. Tais operaes devem ser divulgados no anexo a esta demonstrao de modo a proporcionar todas as informaes relevantes acerca das actividades de investimento e de financiamento. Muitas actividades de investimento e de financiamento no tm impacto directo nos fluxos de caixa embora afectem a estrutura do capital e do activo da empresa. A excluso da demonstrao dos fluxos de caixa das operaes que no sejam por caixa consistente com o objectivo desta demonstrao financeira, dado que esses elementos no envolvem fluxos de caixa no perodo corrente. Constituem exemplos destas operaes: i) A compra de activos, quer pela assuno de passivos directamente relacionados com aqueles, quer atravs de operaes de locao financeira;

ii) A compra de uma empresa atravs da emisso de aces; iii) A converso de dvidas em capital.

6.9. Componentes de caixa e equivalentes a caixa


Devem ser divulgados no anexo a esta demonstrao os componentes de caixa e equivalente a caixa e apresentada uma reconciliao dos montantes evidenciados na demonstrao dos fluxos de caixa com as correspondentes rubricas do balano.

6.10. Outras informaes


Deve ser divulgado, juntamente com o relatrio de gesto e as demonstraes financeiras, o montante dos saldos significativos de caixa e seus equivalentes que no estejam disponveis para utilizao pelo grupo. o caso, por exemplo, de uma filial que opera num pas onde os controlas cambiais ou outras restries legais impeam transferncias de capitais para a empresa-me ou outras filiais. As informaes adicionais podem ser relevantes para compreenso da posio financeira e liquidez

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

da empresa.Constituem exemplos de informaes adicionais: i) O montante dos crditos bancrios concedidos e no sacados que possa ser utilizado para futuras actividades operacionais e para satisfazer compromissos financeiros, indicando quaisquer restries na utilizao destas facilidades;

ii) A divulgao dos montantes agregados dos fluxos de caixa das actividades operacionais, de investimento e de financiamento relacionados com os interesses em "joint ventures", caso seja utilizado o mtodo da consolidao proporcional; iii) O montante agregado dos fluxos de caixa que representam acrscimo da capacidade operacional, em separado dos fluxos que sejam exigidos para manter a capacidade operacional; iv) O montante dos fluxos de caixa originados pelas actividades operacionais, de investimento e de financiamento, separado por ramos de actividade e por zonas geogrficas. A divulgao, em separado, dos fluxos de caixa que representem acrscimo da capacidade operacional e dos fluxos de caixa que sejam necessrios manuteno daquela, til aos utentes para determinar se a empresa est a investir adequadamente na manteno da capacidade operacional; a empresa que no invista adequadamente na manuteno da actividade operacional, pode prejudicar a rendibilidade futura favorecendo a actual liquidez e a distribuio de dividendos. A divulgao dos fluxos de caixa por segmentos auxilia os utentes a obter uma melhor compreenso das relaes entre os fluxos de caixa da actividade empresarial como um todo e dos seus componentes, bem como ainda a disponibilidade e a variabilidade dos fluxos de caixa por segmentos.

7. Modelos da Demonstrao dos Fluxos de Caixa


Por ser desejvel assegurar a uniformidade da demonstrao dos fluxos de caixa, apresenta-se de seguida o modelo mnimo a que dever subordinar-se a sua divulgao. Admite-se, assim, a criao de rubricas, nos casos evidenciados por reticncias. ainda aplicvel o disposto no n 2.11 do Plano Oficial de Contabilidade.

7.1. Mtodo directo


ACTIVIDADES OPERACIONAIS: Recebimentos de clientes (a) Pagamentos a fornecedores (b) Pagamentos ao pessoal Fluxo gerado pelas operaes Pagamento/recebimento do imposto sobre o rendimento (c) Outros recebimentos/pagamentos relativos actividade operacional (d) Fluxos gerados antes das rubricas extraordinrias Recebimentos relacionados com rubricas extraordinrias Pagamentos relacionados com rubricas extraordinrias + + x x x x x x x x x

Pg.

Manual do Revisor Oficial de Contas

Pagamentos relacionados com rubricas extraordinrias Fluxo das actividades operacionais [1] ACTIVIDADES DE INVESTIMENTO: Recebimentos provenientes de: Investimentos financeiros (e) Imobilizaes corpreas Imobilizaes incorpreas Subsdios de investimento Juros e proveitos similares Dividendos ... ... ... Pagamentos respeitantes a: Investimentos financeiros Imobilizaes corpreas Imobilizaes incorpreas ... ... ... Fluxos das actividades de investimento [2] ACTIVIDADES DE FINANCIAMENTO: Recebimentos provenientes de: Emprstimos obtidos Aumentos de capital, prestaes suplementares e prmios de emisso Subsdios e doaes Venda de aces (quotas) prprias Cobertura de prejuzos ... ... ...

x x

x x x x x x x

x x x x x

x x x x x x

Pagamentos respeitantes a: Emprstimos obtidos Amortizaes de contratos de locao financeira Juros e custos similares Dividendos Reduo de capital e prestaes suplementares Aquisio de aces (quotas) prprias ... ... ... Fluxos das actividades de financiamento [3]

x x x x x x x

x x

Variaes de caixa e seus equivalentes [4] = [1] + [2] + [3] Efeito das diferenas de cmbio Caixa e seus equivalentes no incio do perodo Caixa e seus equivalentes no fim do perodo

x x x x

Pg.

10

Manual do Revisor Oficial de Contas

______________
Legendas: (a) Compreende as importncias recebidas de clientes e respeitantes venda de mercadorias, de produtos e de servios, com excepo do recebimento de juros e preveitos similares, que so de incluir nas actividades de investimento. (b) Compreende as importncias pagas a fornecedores e respeitantes compra de bens e servios, com excepo do pagamento de juros e custos similares, que so de incluir nas actividades de financiamento. (c) Compreende as importncias pagas e recebidas relativas a imposto sobre o rendimento, salvo as que puderem ser especificamente identificadas como actividades de investimento e de financiamento. (d) Compreende as importncias recebidas e pagas que sejam de considerar no mbito das actividades operacionais e que no tenham sido relevadas sob as denominaes anteriores. (e) Compreende as importncias recebidas pela venda de partes de capital e pelo reembolso de emprstimos concedidos.

Pg.

11

Manual do Revisor Oficial de Contas

7.2. Mtodo indirecto


ACTIVIDADES OPERACIONAIS: Resultado lquido do exerccio Ajustamentos: Amortizaes (a) Provises (b) Resultados financeiros (c) Aumento das dvidas de terceiros (d) Diminuio das dvidas de terceiros (d) Aumento das existncias Diminuio das existncias Aumento das dvidas a terceiros (d) Diminuio das dvidas a terceiros (d) Diminuio dos proveitos diferidos Aumento dos acrscimos de proveitos Diminuio dos custos diferidos Aumento dos acrscimos de custos Ganhos na alienao de imobilizaes Perdas na alienao de imobilizaes ... ... ... Fluxo das actividades operacionais [1] ACTIVIDADES DE INVESTIMENTO: Recebimentos provenientes de: Investimentos financeiros (e) Imobilizaes corpreas Imobilizaes incorpreas Subsdios de investimento Juros e proveitos similares Dividendos ... ... ... Pagamentos respeitantes a: Investimentos financeiros Imobilizaes corpreas Imobilizaes incorpreas ... ... ... Fluxos das actividades de investimento [2] ACTIVIDADES DE FINANCIAMENTO: + + + + + + + x x x x x x x x x x x x x x x x x x

x x x x x x x

x x x x

x x

Pg.

12

Manual do Revisor Oficial de Contas

ACTIVIDADES DE FINANCIAMENTO: Recebimentos provenientes de: Emprstimos obtidos Aumentos de capital, prestaes suplementares e prmios de emisso Subsdios e doaes Venda de aces (quotas) prprias Cobertura de prejuzos ... ... ...

x x x x x x

Pagamentos respeitantes a: Emprstimos obtidos Amortizaes de contratos de locao financeira Juros e custos similares Dividendos Reduo de capital e prestaes suplementares Aquisio de aces (quotas) prprias ... ... ... Fluxos das actividades de financiamento [3]

x x x x x x x

x x

Variaes de caixa e seus equivalentes [4] = [1] + [2] + [3] Efeito das diferenas de cmbio Caixa e seus equivalentes no incio do perodo Caixa e seus equivalentes no fim do perodo

x x x x

__________
Legendas (a) Com excluso das amortizaes includas nos Resultados financeiros. (b) Com excluso das provises includas nos Resultados financeiros. (c) Com excluso das operaes relacionadas com as actividades operacionais. (d) Inclui smente as dvidas relacionadas com as actividades operacionais. (e) Compreende as importncias recebidas pela venda de partes de capital e pelo reembolso de emprstimos concedidos.

8. Anexo Demonstrao dos Fluxos de Caixa


Em anexo a esta demonstrao devem ser feitas as seguintes divulgaes: 1. Relativamente aquisio ou alienao de filiais e outras actividades empresariais, quando se tratar de operao materialmente relevante, deve ser divulgado, para cada caso, o seguinte: a) Preo total da aquisio ou da alienao; b) Parcela do preo indicado na alnea a) que foi pago/recebido por meio de caixa e seus

Pg.

13

Manual do Revisor Oficial de Contas

equivalentes; c) A quantia de caixa e equivalentes a caixa existente na filial ou na actividade empresarial adquirida ou alienada; d) As quantias dos outros activos e passivos adquiridos (alienados), classificados por trespasse, imobilizaes, existncias, dvidas a receber e dvidas a pagar. 2. Discriminao dos componentes de caixa e seus equivalentes, reconciliando os montantes evidenciados na demonstrao dos fluxos de caixa com as rubricas do balano: ano n Numerrio Depsitos mobilizveis ano n - 1

bancrios

imediatamente

Equivalentes a caixa Caixa e seus equivalentes . . Outras disponibilidades (a) Disponibilidades constantes do balano
(a) A desenvolver segundo as rubricas do balano

3. Divulgao de informaes respeitantes designadamente, as relativas a:

actividades

financeiras

no

monetrias,

a) montante dos crditos bancrios concedidos e no sacados que possa ser utilizado para futuras actividades operacionais e para satisfazer compromissos financeiros, indicando quaisquer restries na utilizao destas facilidades; b) compra de uma empresa atravs da emisso de aces; c) converso de dvidas em capital. 4. Repartio do fluxo de caixa por ramos de actividade e zonas geogrficas, caso tenha sido adoptada a mesma diviso segmentada nas demais peas das demonstraes financeiras. 5. Outras informaes necessrias compreenso da demonstrao dos fluxos de caixa, designadamente as relativas s situaes constantes no ponto 6.10. e a rubricas que sejam criadas por iniciativa da prpria empresa.

Aprovada pelo Conselho Geral da Comisso de Normalizao Contabilstica de 7 de Julho de 1993. O PRESIDENTE DA COMISSO EXECUTIVA, (Antnio Domingos Henrique Coelho Garcia)

Pg.

14

Manual do Revisor Oficial de Contas

Notas de Fim 1 (Janela-flutuante - Notas)


Publicada no Dirio da Repblica n. 79, II Srie, de 5 de Abril de 1994.

2 (Janela-flutuante - Notas)
Por exemplo atravs da criao de um subsistema informativo integrado no sistema de contas previsto no POC, utilizando nomeadamente a classe 0 para a relevao dos movimentos dos fluxos de caixa.

Pg.

15

Vous aimerez peut-être aussi