Vous êtes sur la page 1sur 10

Os 7 pilares do Facilitador de Sucesso

Posted on 01/12/2013 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-desucesso), updated on 01/12/2013 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitadorde-sucesso) by mkaplus (http://www.mkaplus.com.br/blog/author/mkaplus) Por Paulo R. Kfer (http://www.mkaplus.com.br/blog/author/mkaplus) (http://www.mkaplus.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/12/Os-7-pilares-dosFacilitadores-de-Sucesso.jpg)

dez

01
5 Comentrios
Vamos a eles:

O caminho para se tornar um Treinador Empresarial de sucesso requer muito empenho e dedicao. Desenvolver e transformar pessoas nos dias de hoje altamente desafiador. Um desses desafios conseguir despertar a ateno dos participantes e engaj-los na aprendizagem que leva mudana. Elaborei uma lista com sete pilares fundamentais que podem lhe ajudar a construir uma carreira fascinante como Multiplicador.

1 PAIXO O principal requisito para se tornar um mestre naquilo que voc faz SER COMPLETAMENTE APAIXONADO, FASCINADO, LOUCO DE AMOR pelo que voc faz. Ningum gosta de participar de um curso ou assistir uma aula morna, onde o Instrutor fala com tdio e sem paixo, de maneira protocolar. Muitos falam para a mente das pessoas. Mas os que se destacam falam para a mente e para o corao delas. Mas para voc conseguir isso, voc precisa ser apaixonado por suas ideias. S convence quem tem paixo! Coloque sua alma, emoo e entusiasmo em sua fala. No h tecnologia no mundo que supere isso. Esses dias, eu estava almoando e na frente do restaurante, uma cena inusitada ocorreu: um artista fazia seu show na calada. Deu pulos e piruetas fantsticas e demonstrou o que estar 100% presente na prtica. E o mais incrvel: vi uma pessoa feliz e que ama o que faz. Presenciar isso foi altamente inspirador e emocionante. Quando a performance elevada e regada com carisma, todos aplaudem. Assim na arte e claro Assim na vida.

2 APRENDIZAGEM O verdadeiro Instrutor nunca deixa de aprender. Portanto, ESTUDE muito mais do que mdia. Leia muito, pesquise, faa cursos, participe de feiras e congressos. Invista na sua atualizao. Nunca me arrependi de investir em conhecimento. Mas fique atento para escolher o curso certo e os livros certos. Pesquise bastante antes de se inscrever em um evento e comprar qualquer livro. Qualidade infinitamente melhor que quantidade. Alm disso, muito importante diversificar: v ao teatro, leia poemas e assista aos filmes que transmitem mensagens positivas. de suma importncia ter uma vida cultural. Aproveite tambm suas viagens a passeio ou a negcios. Como viajo bastante, principalmente para ministrar cursos, levo sempre um bloquinho para registrar as coisas que acho interessante e anotar as ideias que surgem na minha mente sem pedir licena. Voc nunca sabe quando vem uma inspirao. Se no anotarmos na hora que as ideias surgem, temos uma tendncia a esquec-las. Para voc ter uma noo, tenho ideias em cafeterias, no avio, caminhando na praia, no cinema Talvez, o escritrio nem seja o melhor lugar para ter insights!

Mas pode anotar a: o seu treinamento ficar mais interessante e mais rico se voc compartilhar suas experincias e suas impresses com as pessoas. essencial colocar sua marca em seu treinamento. E isso possvel atravs das suas experincias interessantes. Mas no fique falando apenas de voc. Se decidir contar algo sobre suas vivncias, precisa agregar valor aos participantes.

3 ACREDITAR Preste ateno: se voc no acreditar em voc, dificilmente algum acreditar. ESQUEA ESSA PRAGA: NO SOU BOM O BASTANTE! Espante o medo de no ser aceito, de esquecer a fala ou o medo de errar. Dvida sobre si mesmo no combina com desempenho de excelncia. OU VOC D UM SHOW OU VOC HESITA. No d para fazer as duas coisas. Portanto prepare-se muito bem, acredite no seu potencial e d o melhor de si. O xito do seu treinamento depender muito da sua entrega como Facilitador.

4 COERNCIA Seja coerente: se voc vai dar um treinamento sobre liderana, mostre que voc um lder. Se voc falar sobre gesto do tempo, tenha uma organizao impecvel. Se voc est falando sobre imagem pessoal, capricha no visual. Voc no est ministrando um curso somente para repassar um tema. Voc precisa viver e respirar o tema no seu dia a dia. O exemplo ainda a melhor forma de ensinar.

5 FOCO Vivemos em um mundo recheado de informaes e distraes de todo tipo. a que precisamos ficar atentos. Fuja das pseudo-diverses e ponha FOCO EM SER O MELHOR NA SUA REA! Decida ser o mais efetivo Treinador Empresarial no seu campo de atuao. E por favor, nunca arranje desculpas e justificativas para no ser o melhor profissional que voc pode ser.

6 INTENO GENUNA Esse pilar realmente fundamental. A inteno genuna brota da sua conscincia. Tenha um propsito claro e consciente, uma misso que transcende o contedo do treinamento. Reflita: O que voc transmite/ensina agrega valor para os participantes? bom para voc? bom para o planeta? Um dos maiores prmios que um Facilitador pode receber a gratido das pessoas, os aplausos em p quando o curso chega ao seu final e as lgrimas de algumas pessoas em resposta a uma transformao que o curso promoveu. Essa uma sensao de realizao indescritvel. E isso tudo provm da sua dedicao somada s suas intenes de realmente contribuir para a evoluo das pessoas.

7 NATURALIDADE Jamais tente ser um personagem ou copiar algum Instrutor que voc admira. Voc melhor que qualquer personagem, desde que seja voc mesmo. Se formos espontneos em nossa maneira de ser e originais em nossas aes, tudo flui to naturalmente que nossos movimentos se tornam leves como um passo de dana. Afinal de contas, no uma delcia estar com pessoas autnticas? Fuja das artificialidades e seja a melhor verso de voc mesmo. Disse o sbio Lao-Tzu: quando voc est satisfeito por ser simplesmente voc mesmo e no se compara ou compete, todo mundo te respeitar.

Desejo sucesso para voc e ponha foco no melhor que voc pode ser.

Grande abrao. * Paulo R. Kfer (http://www.mkaplus.com.br/blog/sobreservicos) Diretor e Facilitador Coach na MKaPlus.

Todos os direitos reservados. Cpia proibida. (http://www.hupso.com/share/)


Tw eetar 4 Curtir Com partilhar 114 7 Com partilhar 49

(mailto:? Subject=Os 7 pilares do Facilitador de Sucesso&Body=http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadore efacilitadoresdetreinamento/os7-pilaresdofacilitadordesucesso) This entry was posted in Multiplicadores e Facilitadores de Treinamento (http://www.mkaplus.com.br/blog/category/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento) and tagged Carreira de Facilitador (http://www.mkaplus.com.br/blog/tag/carreira-de-facilitador), Facilitador de Treinamento (http://www.mkaplus.com.br/blog/tag/facilitador-de-treinamento), Instrutor de Treinamentos (http://www.mkaplus.com.br/blog/tag/instrutor-de-treinamentos), Multiplicador de Treinamentos (http://www.mkaplus.com.br/blog/tag/multiplicador-de-treinamentos), Pilares do Facilitador (http://www.mkaplus.com.br/blog/tag/pilares-do-facilitador), Treinador Empresarial (http://www.mkaplus.com.br/blog/tag/treinador-empresarial). Bookmark the permalink (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-desucesso).

Como engajar os colaboradores nos Treinamentos Empresariais (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-efacilitadores-de-treinamento/como-engajar-oscolaboradores-nos-treinamentos-empresariais-2)

Turma 25 da Formao em Facilitador Coach (http://www.mkaplus.com.br/blog/cursos/turma-25-daformacao-em-facilitador-coach)

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


Nome *

E-mail *

Enviar
Os seus dados no sero transmitidos a terceiros

Comentar... Publicar tambm no Facebook

Publicando como Ahlex Van der All (Trocar)

Comentar

Cida Garcia Sociedade Brasileira de Psicanlise Integrativa tima materia! Quando fazemos de corao, com a alma, ja demos os passos principais! Abrao e sucesso! Cida Responder Curtir Rivail Mattos Independente 1 Seguir publicao 27 de maro s 15:35

Seguir Monitor de Treinamentos com Coach na empresa Consultor

Ol Paulo e Jaqueline, Parabns pelos novos investimentos na comunicao e interao com o pblico. A evoluo visvel e o formato escolhido ficou com um nvel de agressividade na medida certa, ou seja, moderado e bem confortvel para ns - aqui do outro lado. Bom senso sempre, muito bom! Responder Curtir Seguir publicao h 10 horas Bianca Murta Universidade Estcio de S Os artigos so sempre inspiradores. Os sete pilares so relevantes, mas Paixo, Coerncia e Naturalidade devem ser desenvolvido e exercitados todos os dias. Certa vez participei de uma palestra onde o palestrante parecia uma mistura de vrios palestrantes de sucesso. O resultado foi terrvel. Cada um tem muito a oferecer, tem uma personalidade que pode inspirar outras pessoas... Responder Curtir 1 Seguir publicao 17 de fevereiro s 09:52 Seguir

Jaqueline Mikulski

verdade Bianca. fundamental investirmos em ns mesmos e todos os dias exercitarmos, buscando a melhor forma de transmitir a nossa essncia! Um grande abrao! Responder Curtir 17 de fevereiro s 16:29
Plug-in social do Facebook

5 thoughts on Os 7 pilares do Facilitador de Sucesso


Graa A Ga says: 13/12/2013 at 10:53 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-dofacilitador-de-sucesso#comment-24)

Parabns pelo excelente texto. o que acredito e vai agregar muito. Abraos, Graa

Responder (/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-de-sucesso?replytocom=24#respond)

Patrcia Maggi says: 03/02/2014 at 08:58 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-dofacilitador-de-sucesso#comment-42) Texto muito interessante. Nos faz refletir sobre nossa atuao como profissionais em geral. Parabns!!!

Responder (/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-de-sucesso?replytocom=42#respond)

Bianca says: 17/02/2014 at 10:53 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-dofacilitador-de-sucesso#comment-49) Os artigos so sempre inspiradores. Os sete pilares so relevantes, mas Paixo, Coerncia e Naturalidade devem ser desenvolvido e exercitados todos os dias. Certa vez participei de uma palestra onde o palestrante parecia uma mistura de vrios palestrantes de sucesso. O resultado foi terrvel. Cada um tem muito a oferecer, tem uma personalidade que pode inspirar outras pessoas

Responder (/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-de-sucesso?replytocom=49#respond)

Marisa Carboni says: 16/03/2014 at 20:21 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-dofacilitador-de-sucesso#comment-57) Gostei muito do texto Os 7 Pilares do Facilitador do Sucesso. Os pilares foco, inteno e naturalidade so essenciais na transmisso de uma mensagem, para que voc atinja o seu pblico. E acredito que a maior recompensa dos 7 Pilares ocorre ao verificamos que no dia a dia as pessoas esto procurando aplicar aquilo que foi transmitido como processo de transformao. Abraos, Obrigada!

Responder (/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-de-sucesso?replytocom=57#respond)

Cristina Moraes says: 18/03/2014 at 15:25 (http://www.mkaplus.com.br/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-dofacilitador-de-sucesso#comment-59) Excelente artigo, com uma linguagem tima e de fcil entendimento.

Responder (/blog/multiplicadores-e-facilitadores-de-treinamento/os-7-pilares-do-facilitador-de-sucesso?replytocom=59#respo

Deixe um comentrio

O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados * Nome * Email * Site

seis = 3 Comece a digitar ...

Voc pode usar estas tags HTML (HyperText Markup Language) e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Postar

Pesquisar

Siga-nos...
Receba novidades em seu email Nome *

E-mail *

Enviar
Os seus dados no sero fornecidos a terceiros

(http://www.mkaplus.com.br/blog/as-50-melhores-atividades-para-treinamentos)

(http://www.formacaodemultiplicadores.com.br)

Quem escreve
Treinadores Seniores e Diretores da MkaPlus, Paulo e Jaqueline so experts e referncia Nacional em Formao de Multiplicadores e Facilitadores. Acumulam vasta experincia em Treinamentos e Palestras tendo realizado centenas em 10 anos pela MKaPlus.

Atualmente, so Instrutores exclusivos da Formao em Facilitador Coach e do Programa de Formao em Coaching na Liderana PFCL.

Paulo R. Kfer
Sou completamente apaixonado, fascinado e louco de amor por Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo e Liderana. Acredito que podemos mudar o mundo com Educao Empresarial.

Jaqueline C. Mikulski
Sou apaixonada por treinamento e desenvolvimento, empreendedorismo e gesto. Acredito que podemos mudar o mundo atravs de treinamentos empresariais.

(http://www.mkaplus.com.br/component/content/article/64)

Curta no Facebook
MKaPlus
Curtir

1.630 pessoas curtiram MKaPlus.

Plug-in social do Facebook

Tambm estamos no G+

MKaPlus
MkaPlus - Formao de Multiplicadores de Treinamento Facilitador Coach
Seguir +1

+ 95

(http://www.mkaplus.com.br/downloadgratuito)

(http://www.mkaplus.com.br/blog/ferramentatreinamento)

Tweets

Seguir

MKaPlus @cursos_mkaplus 28 mar 29 Turma da Formao de Multiplicadores - Facilitador Coach, conduzida por Paulo R. Kfer e Jaqueline C.... fb.me/11R8pFyJN

MKaPlus @cursos_mkaplus 22 mar Material para treinadores, instrutores e


Tweetar para @cursos_mkaplus

Siga-nos no Linkedin
Seguir

Proudly powered by WordPress (http://wordpress.org/) | Theme: rootstrap por Crayonux (http://crayonux.com/).

Vous aimerez peut-être aussi