Vous êtes sur la page 1sur 9

Histria das Redes Sociais l Guia Completo

natanaeloliveira.com.br /a-historia-das-redes-sociais/
natanael santos

Conhea a Histria das Redes Sociais


Nesse artigo voc vai conhecer com detalhes a Hist ria das Redes Sociais. Leia esse artigo at o final e voc ir conferir os seguintes tpicos:

As redes sociais antecedem a internet As redes sociais como canal de comunicao O histria das redes sociais A utiliz ao das redes sociais pelas empresas Como os prof issionais podem utiliz ar as redes sociais ao seu f avor

O Surgiment o das Redes Sociais


A internet faz parte do dia- a- dia da grande maioria da populao mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicao que ganhou bastante destaque nos ltimos anos, so elas as redes sociais na internet.

Para compreender como se deu a evoluo das redes sociais na internet, necessrio um breve relato histrico sobre o seu surgimento. Iremos mapear as redes de maior relevncia e observar as caractersticas de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traar toda a trajetria das primeiras redes sociais at chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade. Para complementar sua leitura veja o artigo sobre as Caractersticas das Redes Sociais.

As Redes Sociais ant ecedem a int ernet Ao contrrio do que muitos pensam falar de Redes Sociais no necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interao social, troca social. Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao incio da civiliz ao onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses. As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laos sociais que so norteados por afinidades entre eles. Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interao social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digit ais , estas tem passado constantemente por uma srie de evolues.

A Evoluo das Redes Sociais


Aps o surgimento da internet, logo em seguida na dcada de 90 a web seria idealiz ada por Tim Berners- Lee, que tinha como propsito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e- mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na int ernet . A troca de mensagens por e- mail era a nica forma de comunicao e troca de arquivos disponveis para os usurios. Tambm conhecida como correio eletrnico (traduo da palavra e- mail para portugus) essa forma de interao entre os usurios mantida at os dias de hoje. Com o passar dos anos e o aumento considervel no nmero de internautas, foi sentida a necessidade da criao de uma ferramenta de comunicao mais abrangente e que permitisse uma ampliao nas redes de contatos. Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usurios dos quais se tinha o endereo eletrnico, por esse motivo as mensagens recebidas no poderiam ser repassadas com facilidade.

ClassMat es.com (1995)


Com o prposito de realiz ar um

reencontro entre os amigos de faculdade, escola, etc, o ClassMates surgiu em meados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na internet, isto , levou para o online os laos sociais que haviam sido criadas no ambiente offline. Com um enorme sucesso no Canad e Estados unidos o site possua um modelo de servio pago, ao contrrio das redes que chegariam pouco tempo depois.

AOL Inst ant Messenger (1997)


Um dos primeiros provedores de internet, a Amrica Online tambm foi uma das pioneiras na categoria batepapo, com o AOL Instant Messenger. As primeiras mensagens instantneas comeavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997, mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na populariz ao das mensagens instantneas.

Sixdegress (1997)
Tambm em 1997 surgiu a Sixdegress, primeira rede social que permitiu a criao de um perfil virtual, bem como a publicao e listagem de contatos. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualiz ao de perfis de terceiros. O nome Sixdegress faz referncia aos seis graus de amiz ade, um conhecido conceito que fala que a cada 6 pessoas que conhecemos, temos um amigo em comum. O prposito da rede social era exatamente de amplificar a rede de contatos, atravs das amiz ades que os usurios possuam. Aps esse modelo de rede social, vrias outras semelhantes foram criadas.

Friendst er (2002)

Durante esse perodo entre 1997 e 2002 vrias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa poca que mais se aproxima dos formatos atuais a rede chamada Friendst er. Essa rede social conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na poca revelaram que 1 em cada 126 usurios utiliz avam essa rede social . Com o conceit o de circulo de amiz ades a Friendster encorajava laos de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela tambm permitia a criao e divulgao de perfis e listas de contatos. A Friendster registrou mais de trs milhes de usurios

cadastrados. O crescimento no nmero de usurios da Friendster, porm, foi acompanhado de vrios problemas tcnicos enfrentados pela rede social . Atualmente ele ainda possui usurios na sia.

My Space 2003

Logo aps o sucesso da Friendster surgia rede social conhecida como My Space , ela por sua vez era concebida como o clone da Friendster, uma espcie de nova verso. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira verso feita apressadamente, segundo relatos rede social foi codificada em apenas dez dias. Com o seu aperfeioamento, o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaos para msicas, fotos e um blog que poderia ser personaliz ado por cada usurio. O My Space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

LinkedIn A rede social dos empresrios (2003)

Lanada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela poca. Ao contrrio das demais, essa rede social no tinha como foco a integrao de grupos de amiz ades com interesses em comum. O assunto era totalmente profissional. Conhecida como uma recurso para os empresrios que queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligao entre os usurios com o termo conexes e no contatos como nas demais redes.

Web 2.0
O grande Boom das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda gerao de comunidades, uma espcie de evoluo da web aps a bolha da internet. Essa evoluo no estava ligada a atualiz aes tcnicas, mas, a uma nova forma de utiliz ar e encarar a internet, tanto pelos seus usurios como tambm pelos prprios desenvolvedores. Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratgia de marketing, o fato que exatamente no ano de 2004 seria lanada a rede social que surgiria como um grande fenmeno de popularidade no Brasil e no mundo.

A Chegada do Orkut (2004)

O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionrio do Google chamado Orkut Bykkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usurios a criao de novas amiz ades. Em seu lanamento, o pblico alvo seria os internautas americanos. No entanto, a rede social faria sucesso mundial, em dois pases em especial o Brasil e a ndia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessrio o envio de um convite por parte de algum amigo que j estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interao por parte dos usurios que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut .

Existem comentrios que alguns usurios vendiam convite para o Orkut no site mercado livre. (Essa informao no possui fontes oficiais).

Fundao do Facebook (2004)

No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes de Harvard. Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usurio com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook. Atualmente o Facebook lidera o ranking de redes sociais no Brasil, onde em julho de 2012, ele aparece com 54,99% da preferncia nacional em visitas. O Facebook tem utiliz ado diversas estratgias com o claro objetivo de manter os usurios o maior tempo possvel conectado a sua rede. Existem planos do lanamento de um navegador prprio, sendo esse navegador resultado da compra do navegador Opera, que atualmente possui cerca de 200 milhes de usurios. O Facebook tem crescido a medida que a rede social evolui como uma espcie de habitat completo, onde os aplicativos, jogos e recursos tem proporcionado aos usurios um leque cada vez maior de atividades possveis dentro da rede social.

Chegada do Twit t er (2006)


No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lanada a rede social Twitter, at ento considerada a mais inovadora no que se refere velocidade da informao. O termo Twitter foi inspirado no som de um pssaro que emite sons para comunicar os demais pssaros sua atual localiz ao e atividade. Com caractersticas bem diferentes das demais redes sociais, e com apenas 140 caracteres para publicao de algum contedo o Twitter passou alguns anos no anonimato. O Orkut at meados de 2008 era grande preferncia da maioria dos brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espao se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo. O Twitter conseguiu se manter como uma das redes sociais mais acessadas do mundo, e mesmo com o crescimento vertiginoso do Facebook, conseguiu manter o seu pblico fiel. Outro destaque para a rede social do pssaro az ul, est relacionado aos ganhos da rede social com publicidade. Dados recentes apontam que o Twitter pode gerar at U$$ 1 bilho de vendas at 2014, o que representa um crescimento duas vez es maior do que era previsto pelos especialista da rea. Esse nmeros so levantados de acordo com a demanda publicitria relacionada ao total de usurios da companhia. Atualmente o Twitter possui cerca de 140 milhes de usurios.

Pint erest (2010)

Poucos sabem dessa histria, mas, o desenvolvimento do Pinterest comeou ainda em 2009, e seria lanado em verso beta em maro de 2010. O Pinterest foi desenvolvida por Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann, com o foco de ser uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos, o Pinterest ganhou fama por permitir aos usurios uma personaliz ao, conhecida como quadro de inspiraes, onde o usurio possui a gesto de suas imagens, bem como a possibilidade de diviso entre temas e categorias.

A rede social Pinterest caracteriz ada pelo layout simples, que vem crescendo como uma opo fcil e eficiente de compartilhar imagens na internet. O criador da rede social Ben Silbermann, se diz o responsvel pelos primeiros 5.000 usurios da rede social. Desenvolvido em um pequeno apartamento, a rede social foi alcanando novos usurios, at que em 2011 foi classificada pela revista Time como um dos 50 melhores sites de 2011. No ano de 2012 a rede social comeou a se tornar popular no Brasil, porm, longe do sucesso alcanado do Facebook.

Chegada do Google+(2011)

Aps algumas tentativas frustradas de lanar uma rede social que realmente fiz esse sucesso, o Google lanou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos crculos e a Social Search. A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interao dos usurio de maneira seletiva, dividindo em crculos cada grupo de amiz ade. Utiliz ando ferramentas como o Hangout onde possvel faz er uma conferncia em tempo real com vrios usurios, o Google trouxe a presena de grandes artistas para representar a rede social.

O sucesso de cadast ros no Google+

A rede social t eve um pico de 90milhes de cadast ros , um verdadeiro sucesso. No entanto, isso no se converte em usurios ativos na rede social, principalmente no Brasil onde a grande favorita ainda o Facebook. O Google recentemente criou a Search your world onde relaciona diretamente o Google+ com os resultados de buscas. Para entender mais sobre os mecanismos de busca leia o artigo: Como funcionam os mecanismos de busca. Dados divulgados pela Experian Hitwise em agosto de 2012, apontam o Google Plus com um crescimento de nada menos que 5.750% em visitas. Porm, apesar do exponencial crescimento, o Google ainda tem um vasto mercado para conquistar. Segundo o levantamento, o G+ possui apenas cerca de 1,17% de participao no mercado, atrs do Youtube com 17,92% e o Orkut com 12,42%.

Cont ext o At ual das Redes Sociais


Hoje as redes sociais so utiliz adas por internautas de todas as idades, e em todo mundo. Alm dos milhares de internautas presentes nas redes, vrias empresas esto participando desse ambiente digital. Hoje o planejamento estratgico para as redes sociais fundamental. Para entender um pouco mais sobre esse assunto leia o artigo sobre Como utiliz ar as Redes Sociais

Boom das mdias Sociais


Aps o grande Boom das redes sociais em 2010/2011 entramos no ano de 2012 com um novo cenrio onde as redes sociais deixaram de ser vistas como algo passageiro, para desempenhar um papel fundamental como ferramenta de comunicao em tempo real. Empresas, usurios, profissionais ou no eles esto na internet e acessando as redes sociais. Para ent ender melhor esse t pico, leia o art igo sobre o poder das redes sociais

Cuide da sua imagem nas redes sociais


Vez ou outra, os jornais online e offline esto falando sobre o poder das redes sociais e como elas tem desenvolvido esse papel no novo cenrio da comunicao digital. Muitos sabem usar essas ferramentas ao seu favor, porm, tantos outros tem se prejudicado bastante com o mal uso dessas ferramentas. Para complementar sua leitura, sugiro o post: O perigo das Redes Sociais e os ataques online.

Empresas que se prejudicam em seu mercado por no ter um planejamento estratgico no momento da utiliz ao dessa ferramenta, profissionais perdendo os seus empregos pela falta de bom senso no momento de tweetar ou postar no face. Abaixo uma pequena discusso sobre os cuidados com o que voc fala na internet, e como isso pode prejudicar seu trabalho e uma possvel contratao. Fiquem espertos! Para complementar sua leitura sugiro

a leitura do artigo: 3 dicas para prejudicar sua carreira com o Facebook.

Market ing nas redes sociais


Nos ltimos anos milhares de empresas decidiram conhecer o fantstico mundo das redes sociais. Seja por acreditar que elas podem resolver todos os problemas de venda da empresa, ou simplesmente porque o concorrente j criou um perfil. Trabalhar estrategicamente com marketing no ambiente digital, um misso no to simples quanto muitos empresrios pensam. Para entender mais sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo: Marketing nas redes sociais e as empresas Para quem est procurando uma agncia para faz er o gerenciamento de mdias sociais, basta preencher esse formulrio.

Monograf ia | Redes Sociais


Abaixo apresento para vocs o resultado da monografia, apesar de falar em especfico do Twitter, apresento caractersticas das redes social de uma maneira geral. Muitas pessoas me perguntam a referncia para esse post, na monografia tambm apresento algumas referncias. Lembrando que o resultado desse artigo foi o recorte de uma srie de pesquisas em sites estrangeiros, infogrficos, etc. O Twit t er como f errament a de market ing para gerar relacionament o e promover venda Se esse artigo lhe ajudou, no esquea de comentar logo abaixo, compartilhar, tweetar, etc. Grande abrao! Referncia: OnlineSchools

Faa o Download GRATUITO do meu E-book!

Vous aimerez peut-être aussi