Vous êtes sur la page 1sur 64

O PICO NA LITERATURA

Joice Mensato Karina Z. Stefani Ktia T. M. Kitagawa Raphaela S. Comisso

O PICO NA LITERATURA
Joice Mensato Karina Z. Stefani Ktia T. M. Kitagawa Raphaela S. Comisso
Alunas do IEL/Unicamp

Ilustrao: Bruno Massaki Sato

Campinas 2007

NDICE

CAPTULO 1: O PICO HOJE....................................................................................................... 07 Atividades............................................................................................................................13 CAPTULO 2: AS ORIGENS DA EPOPIA.................................................................................. 16 Atividades............................................................................................................................21 CAPTULO 3: A OBRA PICA NO-CANNICA..................................................................... 23 Atividades............................................................................................................................28 CAPTULO 4: OS PERSONAGENS...............................................................................................32 Atividades............................................................................................................................36 CAPTULO 5: OS VRIOS SENTIDOS DO PICO..................................................................... 39 Atividades............................................................................................................................42 MITOLOGIA................................................................................................................................... 45 GLOSSRIO.................................................................................................................................... 47 BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................................. 49

APRESENTAO:
Este trabalho foi concebido com a idia de produzir um material de linguagem acessvel e atual para os alunos de primeiro ano do Ensino Mdio. Ele foi pensado sob a forma de fascculo didtico que possui:

Um texto base com as principais informaes do captulo.

Boxes explicativos coloridos de acordo com o tipo de informao que contm. Roxo Apresenta a nossa posio perante termos de complexidade terica e que geram controvrsias entre os pesquisadores. Verde Fornece ao aluno alguns dados sobre o autor da(s) obra(s) discutida(s) no captulo. Vermelho D informaes no que diz respeito a obras cinematogrficas e literrias. Azul Fornece algumas informaes sobre personagens. Cinza Indica alguns livros extras para leitura e algumas curiosidades sobre o tema exposto.

Link Os boxes foram criados de forma a se assemelharem aos links da web.

Conjunto de atividades ao final de cada captulo.

As palavras, ou expresses que necessitavam de maiores informaes foram marcadas em negrito e coloridas de acordo com o tipo de informao que continham: Verde claro Remete ao glossrio do final do fascculo no qual existem algumas palavras que no so habitualmente usadas. Marrom Remete ao quadro sobre mitologia existente no final do fascculo.

As autoras.

CAPTULO 1: O PICO HOJE


Voc conhece a histria de Aquiles? J ouviu esse nome? E a histria do rei Lenidas e os 300 espartanos? possvel que esse ltimo nome soe mais familiar, principalmente se voc for um amante de cinema e conhecer os filmes que estavam em cartaz em 2007. Mas se no souber a resposta de nenhuma questo no se preocupe! No decorrer deste fascculo, voc descobrir as histrias desses heris. Lenidas o principal personagem da histria que foi adaptada para o filme pico 300. pico? Mas... O que o pico? Segundo um dicionrio da Lngua Portuguesa: pico: qualificativo das grandes composies em que o poeta canta uma ao herica.
Michaelis 2000: Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Readers Digest e So Paulo: Melhoramentos, 2000. 2 v.

Cultura: Existem diferentes abordagens acerca do termo cultura. Aqui, utiliza-se a palavra com o sentido defendido pelo antroplogo Clifford Geertz: cultura uma rede de construo de sentidos que se realiza na interao dos indivduos uns com os outros e destes com o ambiente.

Ficha tcnica: 300, EUA, 2007. Direo: Zack Snyder. Com Gerard Butler, Rodrigo Santoro e Lena Headey.

Apesar de o dicionrio nos fornecer uma definio fixa do que seja o termo pico, devemos ter em mente que o sentido das palavras pode variar de acordo com o tempo e a cultura. por isso que, apesar de apresentarem significados vlidos, os

dicionrios no so inquestionveis, j que apresentam diferenas na definio das palavras. Veja a Atividade 1 e comprove. O sentido da palavra pico, fornecido acima pelo Michaelis, d nfase apenas ao poeta que canta uma ao herica. No entanto, existem outros elementos no explicitados, os quais podemos observar no filme 300, como a existncia de um heri que batalha pelos ideais de um povo. Lenidas, rei dos espartanos, considerado o heri do filme, pois segue at o fim o ideal de proteger seu povo, combatendo com estratgias blicas elaboradas o exrcito persa, que estava em impressionante superioridade numrica. A histria se passou em 480 a.C., quando o imperador da Prsia, Xerxes, enviou seu exrcito para conquistar a Grcia. Contrariando a deciso do conselho da cidade de Esparta, que votou pela no entrada na guerra, o rei Lenidas convocou 300 de seus melhores guerreiros para defender a sua terra da conquista estrangeira.
Colyn, McEvedy. Atlas histrico-geogrfico mundial. Lisboa: Difel,1984.

MAPA DA GRCIA
Pgina 7

Colyn, McEvedy. Atlas histrico-geogrfico mundial. Lisboa: Difel,1984.

Herdoto: Foi um historiador grego que viveu no sculo V a.C.. Considerado por muitos como o pai da Histria uma vez que foi o primeiro no s a registrar o passado, mas tambm a encar-lo como um problema filosfico escreveu nove livros conhecidos como As histrias de Herdoto, os quais narram as guerras travadas entre persas e gregos, denominadas Guerras Mdicas.

EXPEDIO DE XERXES 480-479

MAPA DAS INVASES PERSAS DA GRCIA Ficha tcnica: Os 300 de Esparta, EUA, 1962. Direo: Rudolph Mate. Com Richard Egan e David Farrar.

A batalha dos 300 espartanos contada h sculos. Em 450 a.C., o historiador Herdoto narrou essa histria que j vinha de uma tradio oral e, em 1962, foi lanado o filme Os 300 de Esparta, estrelado por Richard Egan. A verso cinematogrfica de 2007 foi baseada na histria em quadrinhos (HQ), que leva o mesmo nome, criada por Frank Miller e Lynn Varley.

Um pouco sobre os Q U A D R I N H O S
http://www.paginadogaucho.com.br/caus/ab-1.gif

A histria acima um exemplo de gibi. Falamos em histrias em quadrinhos, mas voc sabia que essa no a melhor denominao para esse tipo de obra? Segundo os profissionais da rea, o filme 300 foi baseado em uma graphic novel. Mas o que seria isso? Graphic novel uma das diversas formas de expresso em quadrinhos, assim como o gibi e o mang. Gibi O gibi ou revista em quadrinhos o formato mais conhecido desta forma de expresso,
Pgina 8

que consiste em uma histria narrada atravs de imagens e dilogos simples. O termo gibi foi adotado porque uma revista de histrias em quadrinhos de sucesso, lanada em 1939, tinha o mesmo nome. Essa palavra, em seu sentido original, significa garoto, moleque.

Os diferentes modos de leitura: Na nossa cultura a ocidental , convencionou-se que a leitura dos textos deve ser feita sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Contudo, existem outras formas de leitura, como a rabe, por exemplo, que deve ser feita da direita para a esquerda e de baixo para cima.

Copyright 1939 - Organizaes Globo S/A

Lanada em 1939 pela editora Globo, a revista em quadrinho Gibi.

Graphic Novel Este termo comeou a ser usado na dcada de 60 por Richard Kiles para designar uma revista que tambm utiliza quadros para contar as histrias; mas, diferentemente das HQs, esses quadros variam de tamanho, alguns podem ocupar at uma pgina inteira. Alm disso, a graphic novel possui contedo mais longo e complexo e seus desenhos so mais elaborados. Por acreditarem numa qualidade superior, os desenhistas no gostam que suas revistas sejam chamadas de HQ.

Trecho da Graphic Novel 300. Mang

Originalmente, mang equivale, em japons, histria em quadrinhos. Contudo, a leitura das Hqs japonesas foi popularizada de tal forma no Brasil que fez com que esse termo se desprendesse de seu sentido original e adquirisse um prprio. Hoje, mang representa uma histria em quadrinhos cujos personagens tm uma caracterizao diferenciada, como, por exemplo, os olhos grandes, o corpo e o rosto mais alongados e finos, os cabelos repicados. Alm disso, a Conjunto das cinco Graphic Novels. distribuio dos quadrinhos no obedece a nenhuma regra, alguns no tm forma quadrangular e geralmente os desenhos so em preto e branco. Sua leitura deve comear pela ltima folha e terminar na primeira. Essa diferena acontece porque os japoneses no lem da esquerda para direita, como ns do Brasil, mas sim da direita para a esquerda. Cada cultura escreve a sua maneira, o que exige diferentes modos de leitura.
Foto de Raphaela S. Comisso

Pgina 9

http://rubino.reticencias.com.br/fotos/eva_manga1.jpg

Elementos da narrativa: Os elementos da narrativa so recursos indispensveis para se formar uma histria. So eles: Espao, Narrador, Tempo, Personagens e Enredo. O Guarani: Escrito por Jos de Alencar em 1857, considerado por alguns estudiosos como romance histrico. Apesar disso, pode ser considerado um pico, pois apresenta trs elementos que lhe do essa condio: heri, ideal e povo.

Observe as caractersticas fsicas tpicas do mang e de seus personagens.

Tsubasa Reservoir Chronicle, Editora JBC, 2006.

Em todas essas expresses de quadrinhos temos o espao apresentado de uma forma desenhada e esttica. Veremos agora como esse espao trabalhado tanto nos quadrinhos quanto em outras formas de narrativa. Atividades: 2 e 3 O espao na narrativa At aqui, apresentamos um breve comentrio sobre o que seria o pico, a sntese de uma obra atual pertencente a esse gnero e um pouco sobre quadrinhos. Trataremos agora mais especificamente de um dos elementos da narrativa: o espao, que se apresenta de forma diferenciada nas diversas maneiras de narrar.

Esta a primeira pgina do mang quando voc tenta l-lo da esquerda para a direita. Texto Narrativo

Na narrativa em forma de texto, o espao apresentado ao leitor atravs das descries. O narrador decide se ir esmiuar o ambiente, fornecendo muitos detalhes, ou se ir descrev-lo brevemente. De qualquer maneira, o texto traz um espao que necessita de ser construdo pelo leitor atravs da imaginao. O texto a seguir um trecho da obra O Guarani, em que o autor constri o cenrio utilizando muitos adjetivos, descrevendo detalhadamente:
Descendo dois ou trs dos largos degraus de pedra da escada, encontrava-se uma ponte de madeira solidamente construda sobre uma fenda larga e profunda que se abria
Pgina 10

Continuando a descer, chegava-se beira do rio, que se curvava em seio gracioso, sombreado pelas grandes gameleiras e angelins que cresciam ao longo das margens.

Dogville: Dogville, Blgica, 2003. Direo: Lars von Trier. Com Nicole Kidman, Harriet Andersson e Lauren Bacall. Em 1930, a fugitiva Grace chega a Dogville, um vilarejo dos EUA, onde acolhida pelos moradores. O cenrio no convencional, constitudo basicamente por marcaes no cho com indicaes do que existe no local, como casas e arbustos. Assim, o espectador no tem as imagens prontas, o que valoriza a imaginao, a fico e o trabalho dos atores.

A escada descrita no qualquer escada, mas sim uma de largos degraus feitos de pedra. O mesmo ocorre com a ponte de madeira solidamente construda sobre uma fenda larga e profunda que se abria na rocha. Essas descries, por mais detalhadas que sejam, no constituem o cenrio por completo. Elas so pistas fornecidas ao leitor, o qual terminar de construir este espao em sua imaginao. Histrias em Quadrinhos: Por trabalhar com imagens, a histria em quadrinhos fornece um cenrio esttico. Ao leitor cabe a tarefa de coletar as pistas visuais e imaginar a mobilidade dos personagens neste ambiente. Veja o exemplo abaixo:

O Gabinete do Dr. Caligari:


http://www.cdipr.org.br/imagens/hq12.jpg

O Gabinete do Dr. Caligari, EUA, 1920. Direo: Robert Wienne. Com Werner Klauss e Friedrich Feher. A histria desse filme, que um clssico do cinema mundial, gira em torno de um sonmbulo que capaz de prever o futuro. Todas as previses dizem que a pessoa consultada ser assassinada em breve, o que realmente ocorre. O cenrio constitudo por pinturas expressionistas essencial para a criao da atmosfera de pesadelo que permeia todo o filme.

Cinema: O cinema, diferentemente das narrativas explicitadas acima, fornece tanto o espao quanto a mobilidade dos personagens dentro do mesmo. Ento, poderamos dizer que o espao um elemento meramente ilustrativo dentro da trama? No, em alguns filmes como Dogville, de Lars von Trier ou O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wienne, o cenrio tem um

importante papel dentro da trama: ele cria o clima necessrio para o desenvolvimento da narrao. Atividades: 4, 5 e 6

Pgina 11

Veja no prximo captulo... Voc j assistiu ao filme Tria? Esse filme trata da batalha empreendida entre gregos e troianos pelo amor da bela Helena que fora tirada de seu lar grego pelo prncipe de Tria. No prximo captulo, veremos as adaptaes cinematogrficas da Ilada e de outras epopias, assim como as origens do pico na poesia. Ento, se prepare para o prximo captulo e assista ao filme Tria.

Ficha Tcnica: Tria, EUA, 2004. Direo: Wolfgang Petersen. Com Brad Pitt, Orlando Bloom, Diane Kruger e Eric Bana.

Pgina 12

ATIVIDADES CAPTULO 1
Atividade 1: Procure a palavra pico em diferentes dicionrios e compare os sentidos que voc encontrou. Note que a definio no a mesma em todos os dicionrios. Atividade 2: Procure em sites, revistas, livros, etc. outros tipos de expresses e quadrinhos diferentes dos que voc conheceu nesse captulo (gibi, graphic novel e mang). Atividade 3: Forme grupos de quatro pessoas e monte uma histria em quadrinhos de carter pico, mas no se esquea de que nela deve haver: um ou mais heris, um povo e um ideal. Atividade 4: Observe a tirinha a seguir:

Extrada do Jornal o Estado de So Paulo do dia 24 de maio de 2007.

Nestes quadrinhos, o espao no qual a ao se desenvolve fundamental para produzir o humor, por qu? Atividade 5: Explique a diferena que o espao da narrativa adquire nas histrias em quadrinhos, nos filmes e nos textos. Atividade 6: Descreva a sua escola, a sua sala de aula, a sua carteira (mesa e cadeira) detalhadamente. Em seguida, pense em um personagem que passe por esses trs lugares e desenhe esse trajeto, de maneira que o desenho seja o mais fiel possvel descrio feita. Note que voc conseguir transformar um texto em apenas um nico desenho. Atividade 7: A crtica (cinematogrfica, teatral, literria e televisiva) tem como objetivo avaliar determinada produo. Divulgada em diversas mdias, a crtica capaz de influenciar positiva ou negativamente o pblico alvo. Assista ao filme 300 e tendo como base a sua opinio pessoal e os exemplos colocados abaixo, analise os principais elementos do filme e redija sua crtica.
(...)Tudo ali pensado para provocar uma resposta emocional quase primitiva no pblico. A trilha sonora casou muito bem com a ao, at o heavy metal medieval numa das batalhas, ficou bem num filme pico. (...)uma das cenas mais empolgantes foi a que, com cmeras lentas, aceleradas, pausas dramticas e edio frentica, mostra um arrasto de persas promovidos a guerreiros de frente da guarda pessoal de Lenidas.
http://mamaosubmundo.blogspot.com

Pgina 13

Lamentvel mesmo a mensagem blica embutida no filme. Pode-se dizer que a beleza de sua forma inversamente proporcional mensagem do seu contedo, que com o seu visual arrebatador procura vender ao pblico um contedo amargamente blico e rancoroso.
http://br.cinema.yahoo.com/filme/14108/critica/9533/300

As filmagens de 300 duraram 60 dias, mas a ps-produo levou quase um ano. O resultado foi um trabalho que simula as texturas pintadas por Lynn Varley na graphic novel. A histria est bem fiel tambm. Acabei relendo-a logo depois do filme para conferir algumas coisas e chega a ser assustador: a maior parte dos dilogos so reproduzidos de forma integral, os personagens esto magnificamente caracterizados e os cenrios so maravilhosos.
http://www.fabricadequadrinhos.com.br/indexo.php?conteudo=antimateria&id=8751

Atividade 8: Sabe-se que um mesmo acontecimento gera vises diferentes. Por exemplo, j aconteceu de voc contar um episdio e algum, que tambm participou, dizer que no foi bem assim? Isso o que chamamos de diferentes pontos de vista narrativos. Imagine, ento, que o filme 300 no contado por um mensageiro espartano, mas por um guerreiro persa. Conte essa histria. Atividade 9: Todos ns conhecemos ao menos um conto de fadas ou j assistimos aos desenhos da Disney. Desde pequenos e at hoje, ouvimos histrias contadas na TV, pelos nossos pais ou at mesmo em CDs e fitas de udio. Assistimos a A Branca de Neve, A Bela e a Fera, Procurando Nemo,... Na maioria das vezes, a histria tem um narrador e atravs dele que podemos conhecer essas histrias. Conte para os seus colegas um desses contos de fadas ou desenhos da Disney, mas a partir da viso de um dos personagens (por exemplo, voc pode contar a histria da Branca de Neve na viso do ano Zangado, ou contar a histria da Bela e da Fera a partir da viso do pai da Bela,...). Atividade 10: Observe a letra da msica abaixo: Legio Urbana - Eduardo e Mnica
Quem um dia ir dizer que existe razo Nas coisas feitas pelo corao? E quem ir dizer Que no existe razo? Eduardo abriu os olhos, mas no quis se levantar Ficou deitado e viu que horas eram Enquanto Mnica tomava um conhaque Noutro canto da cidade Como eles disseram Eduardo e Mnica um dia se encontraram sem querer E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer Foi um carinha do cursinho do Eduardo que disse - Tem uma festa legal e a gente quer se divertir Festa estranha, com gente esquisita - Eu no t legal, no agento mais birita E a Mnica riu e quis saber um pouco mais Sobre o boyzinho que tentava impressionar Pgina 14

Eduardo e Mnica trocaram telefone Depois telefonaram e decidiram se encontrar O Eduardo sugeriu uma lanchonete Mas a Mnica queria ver o filme do Godard Se encontraram ento no parque da cidade A Mnica de moto e o Eduardo de camelo O Eduardo achou estranho e melhor no comentar Mas a menina tinha tinta no cabelo Eduardo e Mnica eram nada parecidos Ela era de Leo e ele tinha dezesseis Ela fazia Medicina e falava alemo E ele ainda nas aulinhas de ingls Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus De Van Gogh e dos Mutantes Do Caetano e de Rimbaud E o Eduardo gostava de novela E jogava futebol-de-boto com seu av Ela falava coisas sobre o Planalto Central Tambm magia e meditao E o Eduardo ainda estava No esquema "escola, cinema, clube, televiso E, mesmo com tudo diferente Veio mesmo, de repente Uma vontade de se ver E os dois se encontravam todo dia E a vontade crescia Como tinha de ser

Eduardo e Mnica fizeram natao, fotografia Teatro e artesanato e foram viajar A Mnica explicava pro Eduardo Coisas sobre o cu, a terra, a gua e o ar Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer E decidiu trabalhar E ela se formou no mesmo ms Em que ele passou no vestibular E os dois comemoraram juntos E tambm brigaram juntos, muitas vezes depois E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa Que nem feijo com arroz Construram uma casa uns dois anos atrs Mais ou menos quando os gmeos vieram Batalharam grana e seguraram legal A barra mais pesada que tiveram Eduardo e Mnica voltaram pra Braslia E a nossa amizade d saudade no vero S que nessas frias no vo viajar Porque o filhinho do Eduardo T de recuperao E quem um dia ir dizer que existe razo Nas coisas feitas pelo corao? E quem ir dizer Que no existe razo?

Ela conta a histria de um casal que, apesar das diferenas, se apaixona. Conte essa mesma histria de duas formas diferentes, uma do ponto de vista do Eduardo e a outra, do da Mnica.

Pgina 15

CAPTULO 2: AS ORIGENS DA EPOPIA


Voc gostou da histria do filme Tria? E o livro Ilada, voc conhece? Essas duas obras tm algo em comum. O filme, que uma adaptao do livro atribudo a Homero, conta a histria de uma guerra que devastou uma civilizao. Pris, prncipe de Tria, envolveu-se com Helena, mulher do rei de Esparta, e a retirou de seu lar. Iniciou-se, ento, uma disputa. Todas as tribos da Grcia foram unidas para trazer Helena de volta, a fim de recuperar a honra da famlia real. Aquiles, considerado o maior guerreiro da histria, lutou ao lado dos gregos, mas no seguiu os interesses deles, foi fiel somente manuteno de sua glria pessoal. H ainda outro personagem importante: Ulisses, o idealizador do gigantesco cavalo de madeira dentro do qual os soldados gregos se esconderam e puderam entrar nas fortificaes troianas. Hoje esse objeto conhecido como Cavalo de Tria. Veja as Atividades 1, 2, 3, 4 e 5.
http://usuarios.lycos.es/superjulio/ IMPERIOS%20BALCANICOS/IMPERIOS%20BALCANICOS.htm

Homero: Poeta grego comumente considerado o autor da Ilada e da Odissia. Mas como so poucos os registros desse perodo, h divergncias de opinio. Alguns tericos no acreditam que ele seja o criador original, mas que transcreveu as histrias contadas oralmente h muitos anos. Outros afirmam que Homero no existiu, foi uma figura criada para dar autoria aos textos. De qualquer forma, a Ilada foi composta no sculo 8 a.C., ou seja, 300 a 400 anos aps a queda de Tria.

Esparta

MAPA DA PENNSULA BALCNICA

http://www.primeroscristianos.com/images/ expansion/asia_menor.jpg

MAPA DA LENDRIA TRIA

Pgina 16

Saiba Mais!

Ulisses:

Seu nome grego Odisseu, Apesar de a Ilada tratar da Guerra de Tria, durante por isso, suas aventuras esto muito tempo no se soube com certeza se Tria existiu. Mas, reunidas no livro Odissia. em 1870, o arquelogo alemo Heinrich Schliemann descobriu em Hisarlik, na Turquia, um conjunto de runas: vrias cidades sobrepostas umas s outras. A stima delas apresentou traos evidentes de ter sido destruda pelo fogo, aproximadamente no final do sculo 12 a.C, assim, ela pode ser o local descrito pelo livro. Hoje em dia, portanto, sabe-se que realmente existiram edificaes na regio descrita pela Ilada. Contudo, no se sabe se essa cidade tivera o nome de Tria, ou se a nomeao, bem como a histria da guerra, foi inveno de Homero. Observe a foto das runas:

http://greciantiga.org/img/pre/fa-troiavi.jpg

Alm do filme Tria, Ulisses personagem de outra produo cinematogrfica que foi baseada no livro de mesmo nome: a Odissia. Ela conta a saga de Ulisses que, aps a guerra de Tria, queria retornar a taca, sua terra natal, para reencontrar sua amada esposa e seu filho Telmaco (que no via desde beb). Porm, a viagem dificultada por Posseidon, que est com raiva porque Ulisses cegou o seu filho, o gigante Polifemo, num embate. Assim, a viagem dura 10 anos e alguns dos diversos perigos enfrentados foram: ir morada de Hades o mundo dos mortos e ouvir o canto hipntico das sereias. Atividade 6 Os filmes foram adaptaes de livros e eles, por sua vez, basearam-se em histrias que eram transmitidas por meio da oralidade. Funcionava assim: as pessoas se reuniam em torno dos aedos para ouvir as aventuras hericas de seu povo narradas por esses profissionais. Os aedos eram portavozes da cultura e inspirados pelas musas. Dentre as histrias preferidas da Grcia Antiga estavam a de Aquiles e a de Ulisses. Os poemas orais tm algumas particularidades que so perdidas na transposio para a forma escrita. Uma delas a flexibilidade da histria, pois normal e esperado que as histrias se modifiquem conforme so transmitidas, uma vez que cada pessoa d nfase s partes que mais lhe atraem. Outra particularidade a repetio de frases que facilitam a memorizao e trazem um certo descanso ao aedo enquanto ele cantava as aventuras de seus heris, pois ele no precisava adaptar a rima, uma vez que as frases j estavam feitas. Essas frases caracterizam o heri e so ditas toda vez que seu nome aparece no poema. Exemplos disso, extrados da Ilada e da Odissia, so: Aquiles
Pgina 17

que lutava como um leo, O astucioso Ulisses ou Atena de olhos glaucos. A repetio nos poemas orais tambm servia para fazer com que os ouvintes entendessem direito a histria. Voc conhece a brincadeira chamada telefone sem fio? Se sim, sabe que a diverso desse jogo consiste na dificuldade de transmitir as informaes por meio da fala, para que elas cheguem idnticas ao seu destino final. Contudo, se essa mesma brincadeira for feita usando a escrita, perder a graa, pois mais fcil transmitir uma palavra sem que ela mude. Para evitar o efeito do telefone sem fio, os cantadores repetiam certas falas. Tanto a Ilada quanto a Odissia foram escritas sob a forma de verso. Mantiveram-se o ritmo, as rimas e as repeties de frases comuns na tradio oral. Contudo, hoje mais fcil encontrarmos essas obras sob a forma de prosa e no mais de poesia. Qual ser a razo dessa mudana? A forma potica era utilizada anteriormente porque sua musicalidade ajudava o declamador a apresentar a histria. Hoje, so escassos os grupos que se renem para ouvir e recitar poesias, por isso, existe uma forte tendncia para a escritura e leitura da prosa. Atividades 7 e 8 Da Literatura para o Cinema

Stima Arte: Na Idade Mdia, as sete artes eram chamadas de liberais, que so decompostas em Trvio (Gramtica, Retrica e Dialtica) e Quatrvio (Aritmtica, Geometria, Astronomia e Msica). No sculo XX, isso mudou e as sete expresses artsticas so: a Msica, a Dana, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema. No existe uma hierarquia formada, apenas o Cinema ocupa uma posio conhecida, que a stima, pois surgiu por ltimo. Edio:

As filmagens raramente so O cinema, assim como os escritos em prosa, est mais feitas de uma vez s. As prximo do gosto do pblico atual. A stima arte, como ficaram cenas so filmadas conhecidos os filmes, tornou-se um meio de entretenimento separadamente e conectadas consumido em larga escala, em oposio aos livros que tm por uma equipe. tambm perdido um nmero considervel de leitores. Entretanto, em por meio dessas edies que alguns momentos, essas duas linguagens (escrita e so feitas aquelas cenas de cinematogrfica) se fundem e, a partir de ento, chegam a ns as filmes de ao, nas quais chamadas adaptaes. existe uma sobreposio Os dois filmes descritos no incio deste captulo, so rpida de imagens e luzes adaptaes cinematogrficas das duas obras de Homero, mas o flash. que muda na transio de uma linguagem a outra? As adaptaes cinematogrficas so sempre piores do que os livros que as originaram, como diz o senso comum? No podemos desconsiderar que estamos tratando de dois tipos de linguagens diferentes e que cada uma delas tem sua prpria particularidade. No caso da escrita, o autor deve ter a preocupao de orientar o leitor, quanto descrio de personagens, de espao, etc. J no cinema, as preocupaes tm um carter mais tecnolgico, como o posicionamento da cmera ou a edio. Tendo claras essas diferenas, no podemos esperar que o filme seja idntico ao livro, pois o que existe apenas uma semelhana entre os contedos das obras, ou seja, dos enredos. O enredo na narrativa O enredo, assim como o espao, um elemento da narrativa e caracterizado por uma sucesso de fatos, que formaro a ao da histria. Ele tambm conhecido como trama. Nos filmes e nos livros, o enredo semelhante, mas no idntico porque o livro pode detalhar mais as cenas e descrever os fatos utilizando, s vezes, muitas pginas para um nico acontecimento. J no filme, o tempo mais limitado, por isso, as cenas so mostradas mais rapidamente, algumas so apenas flashes.
Pgina 18

Quando um livro adaptado para filme, h uma seleo do que ser contado. Isso feito por uma equipe formada, principalmente, pelo diretor e pelos roteiristas. Algumas passagens continuam e outras so excludas. Alguns exemplos disso so as adaptaes dos livros do Harry Potter e d O Senhor dos Anis, escritos respectivamente por J.K. Rowling e J.R.R. Tolkien, em que os filmes, apesar de longos, no conseguem mostrar tudo o que foi dito nos livros, por isso, comum que as pessoas que j leram os livros no gostem tanto dos filmes e os considerem maladaptados. O narrador na narrativa Nas histrias, quem conta o enredo o narrador. Ele pode ser apresentado de diversas maneiras nos filmes, nos livros e nos trs gneros de acordo com Aristteles. importante saber que o narrador no o escritor de um livro ou o diretor de um filme, ele uma estrutura criada dentro da narrativa. Nos livros: Nos livros, o narrador pode aparecer observando a ao de longe sem participar dela, como em O Cortio. Pode ser um narrador-personagem que participa ativamente, como em Angstia. Ou ainda pode ser aquele que sabe o que se passa externa ou internamente nos personagens, como em Odissia. Nos filmes: O narrador pode ser apresentado nos filmes com uma voz em off, como em 300. H tambm o que representado por um texto escrito, geralmente no comeo do filme, como em Tria. Um terceiro tipo seria um narrador-personagem que conta e participa da histria, como em Memrias Pstumas. Existem filmes que no possuem um narrador, apenas h o desenvolvimento da ao pelos prprios personagens, como nos filmes do Harry Potter. Em alguns filmes pode existir uma mistura de formas de narrar incluindo um ou mais dos exemplos citados. Nos trs gneros: Como no filme em que no h um narrador, o gnero dramtico, segundo Aristteles em sua obra A Potica, caracterizado pela atuao dos personagens. Existem mais dois gneros literrios: o lrico e o pico. O lrico marcado pelo narrador chamado eu-lrico e o pico, pela presena de narrador e de personagens. Atividade 9

O Cortio: Escrito por Alusio Azevedo em 1890, O Cortio no uma obra pica, mas est nesse fascculo para exemplificar o narrador que no participa da ao, s observa e descreve. A histria se passa em um cortio minusciosamente descrito pelo narrador. Os personagens executam aes cotidiana e no tm densidade psicolgica no sabemos o que os personagens sentem ou esto pensando como tpico desse tipo de narrador. Angstia: Escrito em 1936 por Graciliano Ramos, Angstia no uma obra pica, mas um bom exemplo de obra construda com um narrador que conta sua prpria histria. Lus da Silva um funcionrio pblico que se apaixona por sua vizinha Marina. Durante a narrao, conhecemos todos os sentimentos dele e suas impresses dos outros personagens. Costuma-se dizer que esse tipo de narrador pouco confivel, pois conhecemos a histria apenas do ponto de vista dele.

Pgina 19

Veja no prximo captulo... Voc conhece o Harry Potter e seus amigos? Sabe o que um hobbit? Se nunca ouviu falar deles, voc sabe o porqu? No prximo captulo, voc conhecer esses personagens e suas histrias, alm de descobrir como so classificadas essas obras e por que so consideradas diferentes da Ilada e da Odissia.

Voz em off: Uma das tradues da palavra off fora, que justamente o lugar ocupado por esse tipo de narrador. Em alguns filmes o diretor opta por inserir um narrador neutro que no participa fisicamente da ao para contar a histria. O espectador apenas ouve uma voz que conta alguns acontecimentos, estejam eles sendo representados ou apenas narrados. Ficha tcnica: Memrias Pstumas, Brasil, 2001. Direo: Andr Klotzel. Com Reginaldo Farias, Marcos Caruso e Petrnio Gontijo. Filme adaptado do livro Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. Dica: Se voc quiser conhecer a histria de Ulisses, h tambm a seguinte verso: ROCHA, Ruth. Odissia. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

Pgina 20

ATIVIDADES CAPTULO 2
Atividade 1: A expresso presente de grego comum de ser ouvida sempre que algum ganha algo que lhe trar algum tipo de transtorno ou constrangimento. Pesquise e descubra qual a origem dessa expresso. Atividade 2: H um vrus de computador chamado cavalo de Tria (ou em ingls: Trojan Horse). Voc j ouviu falar dele? Em caso afirmativo ou negativo, procure se informar como esse vrus atua em um computador e faa a associao com a histria do cavalo de Tria criado por Ulisses. Atividade 3: Helena, mulher do rei Agamenon, descrita como sendo uma mulher de beleza deslumbrante. Contudo, pode-se dizer que essa beleza foi a responsvel pela guerra de Tria. Explique por que a Helena seria a responsvel pela guerra entre gregos e troianos. Atividade 4: Os gregos venceram os troianos na ento chamada guerra de Tria graas idia de um de seus soldados. Assinale a alternativa que corresponda idia e ao nome desse soldado, respectivamente. a) Presentear a cidade com um cavalo de madeira, dentro do qual haveria soldados troianos. Aquiles. b) Invadir as fortificaes troianas com o auxlio de canhes de longa distncia. Telmaco. c) Raptar a rainha troiana e oferec-la a Posseidon para diminuir a ira desse deus. Ulisses. d) Presentear a cidade com um cavalo de madeira, dentro do qual haveria soldados gregos. Ulisses. e) Invadir as fortificaes troianas com o auxlio de canhes de longa distncia. Aquiles. Atividade 5: O filme Tria foi inspirado na epopia Ilada, cuja autoria atribuda a: a) Virglio. b) Homero. c) Cames. d) Ulisses. e) Aquiles. Atividade 6: Ulisses, aps a guerra de Tria, tinha o grande desejo de voltar a sua terra natal e rever sua esposa Penlope e seu filho Telmaco. Entretanto, esse reencontro s se deu 10 anos aps o fim da guerra. Assinale a alternativa que corresponde ao motivo pelo qual Ulisses demorou tanto para regressar. a) Porque Atena quis castig-lo por ter inventado o cavalo de madeira que possibilitou aos gregos obter a vitria contra Tria. b) Porque Posseidon quis vingar o seu filho Polifemo cegado por Ulisses. c) Porque Ulisses desrespeitou a ordem da vida e entrou no mundo dos mortos estando vivo. d) Porque Ulisses mostrou aos troianos qual era o ponto fraco de Aquiles. e) Porque Ulisses quis ficar festejando a vitria dos gregos em Tria.
Pgina 21

Atividade 7: comum, hoje, encontrarmos expresses como as musas pop ou as musas do esporte brasileiro nos meios de comunicao. Contudo, na tradio grega, a palavra musa tem outro significado. Qual ? Qual a relao das musas gregas com os aedos? Formule uma hiptese e escreva em seu caderno qual a relao da palavra musa nos dois contextos: no atual e no grego. Atividade 8: Tanto a Ilada quanto a Odissia so consideradas poemas orais. Explique por que essa afirmao verdadeira e diga o que este tipo de composio perde ao ser transposto para a forma escrita. Atividade 9:
Eu devia estar ridculo. Baixei a cara, com vergonha, e pus-me a esfregar as plpebras, a agitar a cabea para espalhar as ruindades que havia dentro dela. Quando terminei a esfregao, Marina continuava no mesmo lugar, exibindo os dentinhos, com tanta malcia no rosto que fiquei besta, acuado. Felizmente podia v-la da barriga para cima. Cara de mal-assombrado, pilheriou Marina. Sonhou com alma do outro mundo? A viso obscena e os desejos lbricos esmoreceram. Sonhei nada!
RAMOS, Graciliano. Angstia.

No trecho acima, Lus da Silva o narrador. Responda: a) Que tipo de narrador ele ? Explique o porqu. b) Reescreva o trecho do livro Angstia como se voc fosse o narrador e estivesse observando a cena, sem participar dela. Atividade 10: Complete os bales da histria abaixo e compare com a de seus amigos.

Atividade 11: O tendo um tecido fibroso existente no corpo humano e que o responsvel por conectar o msculo ao osso, possibilitando a articulao. O tendo de Aquiles o mais resistente do corpo e que cruza duas articulaes: a do tornozelo e a do joelho. Considerando os conhecimentos que voc adquiriu neste captulo, responda: a) Por que a parte mais resistente do corpo humano recebeu o nome de tendo de Aquiles? b) O calcanhar de Aquiles era a parte mais vulnervel de seu corpo. Pesquise o porqu.
Pgina 22

www.palet.com.br/html/hq.html

CAPTULO 3: A OBRA PICA NO-CANNICA


Voc j assistiu a algum dos filmes do Harry Potter ou dO Senhor dos Anis? J leu os livros e os estudou nas aulas de literatura? Provavelmente voc j teve contato com essas obras, contudo, dificilmente elas foram cobradas em avaliaes escolares. Isso ocorre porque, geralmente, trabalha-se na escola a chamada literatura cannica. O termo literatura cannica gera grandes discusses entre os intelectuais da academia, pois a linha que separa o cannico do no-cannico muito instvel. Um texto pode ser rejeitado pelos acadmicos em um determinado momento e aceito algum tempo depois. Um exemplo, dentre muitos, que sofreram essa alterao de valor com o passar dos anos a obra Memrias de um Sargento de Milcias, escrita por Manuel Antnio de Almeida no ano de 1852. Ela foi inicialmente publicada em forma de folhetim, mdia mal vista pelos acadmicos da poca devido a sua grande vendagem e apelo popular, e posteriormente transformada em livro. Porm, nos dias de hoje, Memrias de um Sargento de Milcias faz parte do cnone e sua leitura cobrada nas escolas. Vale lembrar que essa obra no pica, mas est no fascculo para mostrar como uma obra pode alterar o seu valor com o passar do tempo. Assim como o folhetim era mal visto pelos intelectuais do sculo XIX, hoje essa posio ocupada pelo chamado bestseller que, como o prprio nome diz, tem uma grande vendagem. No Brasil, temos como exemplo os livros do escritor Paulo Coelho, os quais vendem muito tanto aqui no pas quanto no exterior. Atividade 1
http://i.s8.com.br/images/books /cover/img9/1673209.jpg

Harry Potter (filmografia) Harry Potter e a Pedra Filosofal, Reino Unido, 2001. Direo: Chris Columbus. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson. Harry Potter e a Cmara Secreta, Reino Unido, 2002. Direo: Chris Columbus. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Reino Unido, 2004. Direo: Alfonso Cuarn. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson. Harry Potter e o Clice de Fogo, Reino Unido, 2005. Direo: Mike Newell. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson. Harry Potter e a Ordem da Fnix, Reino Unido, 2007. Direo: David Yates. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson. Harry Potter e o Enigma do Prncipe, Previso para 2008. Harry Potter e as Relquias da Morte, Previso para 2010. O Senhor dos Anis (filmografia) O Senhor dos Anis: A Sociedade do Anel, EUA e Nova Zelndia, 2001. Direo: Peter Jackson. Com Viggo Mortensen, Elijah Wood, Sean Astin. O Senhor dos Anis: As Duas Torres, EUA e Nova Zelndia, 2002. Direo: Peter Jackson. Com Viggo Mortensen, Elijah Wood, Sean Astin. O Senhor dos Anis: O Retorno do Rei, EUA e Nova Zelndia, 2003. Direo: Peter Jackson. Com Viggo Mortensen, Elijah Wood, Sean Astin.
Pgina 23

O livro O Alquismista um exemplo de bestseller

Longe de serem considerados cannicos, os bestsellers Harry Potter e O Senhor dos Anis tm despertado a ateno da crtica pelo grande nmero de exemplares vendidos. A heptologia escrita por J. K. Rowling chegou a vender 8 milhes de livros em um s dia, segundo Suzana Herculano-Houzel em seu artigo Uma noite em claro com Harry Potter, publicado no jornal Folha de So Paulo do dia 2 de agosto de 2007. Os livros narram a histria de um menino que descobre aos 11 anos de idade que um bruxo. Harry passou a infncia com seus tios trouxas que mentiram dizendo que seus pais morreram em um acidente de carro do qual ele havia sido o nico sobrevivente. Contudo, a verdadeira causa da morte de seus pais foi o feitio da morte (Avada Kedavra) lanado por Lord Voldemort, um bruxo das trevas. Harry, ainda beb, sobreviveu ao ataque que lhe deixou apenas uma cicatriz em forma de raio. Todo o mundo

www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/ detalhe?pro_id=1984085&ID=C90D59197D70B121239230859

Academia: Intelectuais da academia so pessoas que estudam determinado assunto com profundidade e carter cientfico. Professores das universidades, por exemplo, so considerados intelectuais. Estamos acostumados a sempre ouvir a palavra academia para designar o local onde as pessoas vo para malhar, fazer ginstica e outras atividades esportivas. Porm, alm dessa, tambm existem as academias formadas por intelectuais e so congregaes oficiais ou particulares de carter cientfico, literrio ou artstico. Por exemplo, a Academia Brasileira de Letras que, dentre outras funes, realiza as reformas ortogrficas da nossa lngua. Tambm se usa o termo academia para fazer referncia s universidades e seus professores. Eles tm um papel muito importante na avaliao das obras, contribuindo para torn-las cannicas ou no.

Capa do ltimo livro da heptologia Harry Potter.

bruxo ouve falar da histria e, por ele ter sido o nico que conseguiu resistir a essa feitiaria, passa a ser considerado a esperana de seu povo para destruir o mal. Apesar de a grande maioria dos trouxas desconhecer o mundo bruxo, eles tambm so prejudicados com as maldades de Voldemort, por isso, Harry alm de lutar pelo seu povo, luta tambm pelo povo nobruxo. A trilogia O Senhor dos Anis, segundo a sinopse Os nmeros de O senhor do anis, do site terra.com.br, a mais vendida do mundo s sendo superada pela vendagem da Bblia. O enredo escrito por J. R. R. Tolkien conta a trajetria do hobbit Frodo que herdou de seu tio o Um anel que precisava
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/ produto.dll/detalhe?pro_id=101872&ID=C90D 59197D70B121239230859

Capas da trilogia O Senhor dos Anis.

ser destrudo devido ao seu alto poder de corromper quem o usa. formada uma comitiva para ajudar o Frodo, que a esperana de salvao de todos os povos (humanos, hobbits, anes, elfos). A Sociedade do Anel formada pelos humanos Aragorn e Boromir, o elfo

Legolas, o ano Gimli, o mago Gandalf e os hobbits: Merry, Pippin e Sam. Durante a jornada para a destruio do anel, a sociedade se separa e passa a enfrentar diversos obstculos que Saruman (um mago do mal) coloca em seus caminhos. Tanto O Senhor dos Anis quanto Harry Potter podem ser considerados picos, pois possuem um heri que luta pelo ideal do povo bruxo, no caso de Harry Potter; e de todos os povos, no caso de O Senhor dos Anis. Contudo, eles diferem da Ilada e da Odissia vistas no captulo anterior em alguns aspectos. O primeiro deles quanto temporalidade, por terem sido escritas em pocas diferentes. O segundo quanto aos seus heris; na Ilada e na Odissia, o heri luta apenas em favor do seu povo em detrimento dos demais, enquanto no Harry Potter e nO Senhor dos Anis eles lutam para defender todos
Pgina 24

os povos. O terceiro pelo valor que os intelectuais atribuem a essas obras, pois as mais antigasso mais valorizadas do que as modernas. Outro pela forma, j que as primeiras foram escritas em prosa e as outras duas, em verso. E um ltimo aspecto quanto estruturao; uma vez que, por serem escritas em verso, a Ilada e a Odissia possuem certos versos que se repetem (as frmulas) e isso ajudava o aedo a memorizar e a contar a histria. J O Senhor dos Anis e Harry Potter, por terem sido escritos em prosa, no precisam de muitas repeties, pois o leitor pode voltar s pginas e reler o que no lembra mais. Atividade 2, 3, 4 e 5 Vale ressaltar que essas quatro obras no foram produzidas no Brasil, elas so tradues, sendo as duas primeiras do ingls e as duas ltimas do grego. Traduo Traduzir transmitir contedos de uma lngua para outra. Isso pode ser feito de duas maneiras: palavra por palavra ou pela recriao. A primeira traduo, alm de ser mais simples, no garante um bom resultado na maioria das vezes, pois impossvel fazer traduo literal (termo a termo) de uma lngua para outra, uma vez que h diferenas estruturais e culturais. J a segunda, praticamente consiste em escrever uma nova obra, pois o processo de criao, feito pelo tradutor, intenso. Em ambas existe uma grande preocupao com o contedo e em manter-se fiel histria original. Lia Wyler, tradutora da srie de livros Harry Potter, faz a traduo do ingls para o portugus no Brasil. Abaixo segue um trecho de entrevista no qual podemos conhecer seu processo de recriao:
http://www.omundodeharrypotter.com.br/img/lia.jpg

Quantas palavras voc criou para a srie at o momento? No sei. Talvez o nmero dado pelo Guardian [Guardian Unlimited jornal britnico] 440 recriaes esteja correto. No meu glossrio tenho mil e tantas, mas na realidade a grande maioria so tradues exatas ou aproximadas, bem achadas, verdade, mas no so palavras inexistentes em nossa lngua.
www.omelete.com.br/Conteudo.aspx?id=100004072&secao=game

Lia Wyler, tradutora da heptologia Harry Potter.

Lia tem um grande obstculo quando est traduzindo as obras, pois J. K. Rowling cria muitos neologismos. A tradutora tenta evitar a criao de novas palavras, por isso, faz uma pesquisa para tentar encontrar um correspondente em portugus. Um exemplo o gato Crooshanks. O equivalente dessa palavra em portugus pernas tortas, ento, Lia

encontrou no vocabulrio nordestino a palavra Bichento que significa justamente bicho de pernas tortas. Um assunto que gera polmica a traduo de nomes prprios. Lia Wyler alterou muitos nomes do ingls para o portugus. Exemplo disso o pai de Harry que na histria original se chama James e na traduo para o portugus passa a se chamar Thiago. Atividades 6 e 7 O trabalho do tradutor sempre rduo e requer cuidado. Por isso, vrias tradues feitas por fs na Internet geram muitas falhas, problemas de compreenso e, s vezes, irregularidades relacionadas aos direitos autorais. Saiba Mais! Em agosto de 2007, um jovem de 16 anos foi preso na Frana por ter traduzido e postado na internet trs captulos do stimo e ltimo livro de J. K. Rowling. Esse estudante foi acusado de pirataria e logo liberado aps receber
Pgina 25

uma advertncia da polcia. No Brasil, apenas algumas horas depois do lanamento mundial do livro em ingls, j era possvel encontrar tradues amadoras em sites e blogs. O lanamento da verso oficial no Brasil ocorreu em novembro do mesmo ano.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/08082007-2.shl

O tempo na narrativa O tempo da narrativa tem papel fundamental na construo da histria. Ele o responsvel pela velocidade com que o leitor obtm as informaes do enredo. Quando os acontecimentos ocorrem de acordo com o tempo do relgio cronolgico temos uma narrativa fluida.
O correio-coruja chegou, as aves mergulharam pelas janelas salpicadas de chuva, espalhando pingos de gua em todo o mundo. A maioria dos alunos estava recebendo mais correspondncias que o normal; pais ansiosos queriam saber notcias dos filhos e, por sua vez, tranqiliza-los de que tudo corria bem em casa.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Enigma do Prncipe. Trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. P. 174.

No exemplo acima, vemos que existe uma sucesso de aes O correio-coruja chegou, depois as aves mergulharam pelas janelas, etc., que faz com que o leitor tenha agilidade na obteno das informaes. Temos outro tipo de tempo, no qual as aes surgem desordenadamente. Podemos ter narraes que comeam pelo final ou mesmo que se alternem entre presente e passado. Essa alternncia, muitas vezes, pode servir para reforar uma possvel insanidade do personagemnarrador, ou apenas como um recurso estilstico. Esse tempo chamado psicolgico, pois obedece a ordem dos sentimentos, emoes ou pensamentos do narrador, no se importando em respeitar uma ordem lgica.
Gostaria de no ser o ltimo gemeu Sam. Gostaria que o velho Gandalf estivesse aqui, ou algum. Por que fui deixado sozinho para tomar uma deciso? Com certeza fracassarei. E no devo pegar o Anel, tomando a dianteira. Mas no foi voc quem tomou a dianteira, voc foi colocado nessa posio. E quanto a ser a pessoa certa e adequada, bem, o Sr. Frodo no era, como se pode dizer, nem o Sr. Bilbo. Eles no se elegeram.
TOLKIEN, J.R.R. O Senhor dos Anis: As Duas Torres. So Paulo: Martins Fontes, 2001. P. 353.

A fala de Sam construda de acordo com os seus pensamentos, por isso, no h uma ordem lgica. Temos tambm o tempo que se denomina do discurso. Ele elaborado pelo narrador que pode escolher contar a histria de uma forma linear, recuar a acontecimentos que j ocorreram, adiantar ou omitir episdios, resumir ou prolongar o que aconteceu num certo perodo de tempo e fazer pausa para divagaes. Veja um exemplo de flashback (ou volta no tempo):
Mulher, as palavras que proferiste torturam-me o corao. Quem que deslocou o meu leito? No teria sido possvel faz-lo ao mais hbil dos homens, a no ser auxiliado por um deus. S um deus o teria deslocado sem dificuldade; mas nenhum mortal, estivesse embora na pujana da juventude, o teria transportado sem custo. H, na estrutura do leito, algo singular. Eu o constru, sem ajuda de ningum. No recinto do ptio crescera o rebento de uma oliveira de folhas compridas, que medrou e frondesceu at engrossar como uma coluna. Constru, em redor, nossa cmara com blocos de pedra estreitamente unidos, cobri-a com
Pgina 26

um teto e muini-a com portas de madeira macia, fortemente ajustadas. (...) Assim falou; e Penlope sentiu desfalecerem-lhe os joelhos e o corao, pois reconhecera os sinais evidentes na descrio que Ulisses lhe fizera.
HOMERO, Odissia, p.p. 297-298.

Nessa passagem, Ulisses relembra como ele prprio construiu o seu leito nupcial, o que serve como prova para sua esposa Penlope de que quem est a sua frente no um impostor. Por fim, temos o tempo que marcado por ocorrer em uma poca anterior a que escrita. Esse tempo, chamado histrico, pode ser visto em obras como O Uraguai e Caramuru, as quais voc conhecer no prximo captulo. Atividades 8 e 9 Veja no prximo captulo... Voc sabe a diferena entre o Homem-Aranha e o Aquiles? Sabia que o anti-heri no um vilo? No prximo captulo, voc saber as diferenas entre eles, alm de aprender sobre as caractersticas dos personagens e seus papis na histria.

Pgina 27

ATIVIDADES CAPTULO 3
Atividade 1:
Escritor Paulo Coelho entra para o livro dos recordes O escritor Paulo Coelho acaba de ingressar para o Guinness Book, o livro dos recordes. Ele aparecer na edio de 2008 do livro, que ser lanada no Brasil em outubro, como o autor que autografou mais tradues de uma obra em uma nica sesso. A faanha aconteceu em 2003, quando Paulo Coelho assinou 53 edies de O Alquimista, cada uma delas traduzida para uma lngua diferente. O autor de Onze Minutos, Brida, Dirio de um Mago e outros bestsellers j vendeu 85 milhes de livros pelo mundo.
http://www.clicabrasilia.com.br/viva/principal/ noticia.php?IdNoticia=36552

Paulo Coelho um escritor contemporneo, assim como Rodrigo Lacerda. Pesquise na Internet crticas literrias positivas e negativas, feitas no Brasil, para as obras: O Alquimista, de Paulo Coelho e Vista do Rio, de Rodrigo Lacerda. a) Compare o que voc encontrou e veja qual obra recebeu mais crticas literrias positivas. b) Pesquise qual o tipo de pblico dos dois livros. Tente explicar qual a relao entre o tipo de livro e o leitor que o l. c) Explique, tendo como base as crticas literrias que voc encontrou na alternativa a, as diferenas entre O Alquimista e Vista do Rio pensando na sua aceitao junto aos leitores e aos crticos literrios. Atividade 2: Por que tanto os livros da heptologia Harry Potter quanto os da trilogia O senhor dos Anis podem ser considerados picos? Por que esses livros tm despertado a ateno da crtica? Atividade 3: Voc viu que utilizamos a palavra hepta-, um prefixo que vem do grego e significa sete, e o termo tri-, prefixo proveniente do latim e do grego que significa trs. Pesquise outros prefixos em latim ou em grego que correspondam a nmeros. (Vale lembrar que so muito utilizados para classificar prmios ganhos por times de futebol. Exemplo: tricampeo.). Atividade 4: Revistas de grande circulao, como Veja ou poca, costumam trazer listas com os livros mais vendidos na semana. Pesquise em uma dessas revistas quais so os livros mais vendidos no momento. Em seguida, converse com a bibliotecria da sua escola ou cidade e veja quais so os livros mais emprestados. Os livros de grande vendagem correspondem aos mais emprestados nas bibliotecas? Se no encontrar nenhum desses livros mais vendidos na biblioteca, pense: por que isso acontece? Por fim, redija um texto contando os resultados da pesquisa e suas reflexes a respeito deles. Atividade 5: Faa uma pesquisa entre os seus amigos e veja quantos e quais livros eles leram no ltimo ano (sem contar com os livros que vocs leram para a escola). Compare os ttulos das obras dessa pesquisa com os da anterior e proponha ao seu professor de matemtica a construo, junto com a turma, de grficos que demonstrem quais so os livros mais lidos pela turma e se esses equivalem com os mais vendidos.
Pgina 28

Atividade 6: O nome dos feitios utilizados pelos personagens do livro Harry Potter so, muitas vezes, derivaes de outras lnguas, como o latim e o grego. Procure na internet quais so os possveis significados dos feitios: Avada Kedavra Lumus Accio Atividade 7: Em 2006, foi publicado no Brasil o livro Catrmbias!, de Evandro Affonso Ferreira. O que marca a narrativa do autor a explorao da Lngua Portuguesa e sua revitalizao, uma vez que ele trabalha a linguagem de forma inovadora. Apesar de parecer, Evandro no cria nenhuma palavra, mas se baseia em longas e difceis pesquisas em dicionrios para trazer tona palavras esquecidas e em desuso da nossa lngua. Veja um trecho do livro:
Doutor-cientfico-enfatuado h desde sempre fazendo dum argueiro um cavaleiro eh-eh veja belfudo champrudo fogol ali ah ele mesmo h mdico aquele falou que sua me-zuru aqui vai ficar ainda muito tempo nesta cacimba anmola eh-eh doutorcientfico-enfatuado diz a flux: Ca-cim-ba a-n-ma-la eh-eh (...).

Note que mesmo que falemos o portugus, no conhecemos muitas dessas palavras. Procure em dicionrios as palavras que voc desconhece para poder entender o trecho acima. Voc acha que seria difcil traduzi-lo para outra lngua? Explique o porqu de sua resposta. Atividade 8: Leia o poema abaixo:
Notcia de Jornal Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Esse poema foi construdo sob a forma de narrativa. De posse dessa informao e das que voc aprendeu nesse captulo, assinale a alternativa que corresponda ao tempo utilizado na construo do poema e justifique a sua resposta. a) Cronolgico. b) Psicolgico. c) Do Discurso. d) Histrico. Atividade 9: Escolha cinco verbos abaixo e, a partir deles, monte uma narrativa cronolgica. Em seguida, escolha mais cinco e monte uma psicolgica. No se esquea de adequar o tempo verbal. Fec Esquecer Coch r r har e r a c B i r Agradecer e l r g n a a i r n a s r r car n P Ve e Co P Beb r er ula Dormir Lembrar P Contradizer Acordar Saber Adequar
Pgina 29

Atividade 10: A carta argumentativa um tipo de texto que utiliza uma linguagem formal, deve ser endereada a algum (utilizando-se o tratamento adequado) e defende um ponto de vista. Leia os textos abaixo e, em seguida, escreva uma carta ao atual Ministro da Cultura. Voc pode ser a favor ou contra a Lei de Direito Autoral brasileira. Texto 1:
Trecho da Lei n 9.610, de fevereiro de 1998. Captulo II Dos Direitos Morais do Autor Art. 24. So direitos morais do autor: I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; II - o de ter seu nome, pseudnimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilizao de sua obra; III - o de conservar a obra indita; IV - o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificaes ou prtica de atos que, de qualquer forma, possam prejudicla ou atingi-lo, como autor, em sua reputao ou honra; V - o de modificar a obra, antes ou depois de utilizada; VI - o de retirar de circulao a obra ou de suspender qualquer forma de utilizao j autorizada, quando a circulao ou utilizao implicarem afronta sua reputao e imagem; VII - o de ter acesso a exemplar nico e raro da obra, quando se encontre legitimamente em poder de outrem, para o fim de, por meio de processo fotogrfico ou assemelhado, ou audiovisual, preservar sua memria, de forma que cause o menor inconveniente possvel a seu detentor, que, em todo caso, ser indenizado de qualquer dano ou prejuzo que lhe seja causado. 1 Por morte do autor, transmitem-se a seus sucessores os direitos a que se referem os incisos I a IV. 2 Compete ao Estado a defesa da integridade e autoria da obra cada em domnio pblico. 3 Nos casos dos incisos V e VI, ressalvam-se as prvias indenizaes a terceiros, quando couberem. (...) Art. 27. Os direitos morais do autor so inalienveis e irrenunciveis.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

Texto 2:
Lei de direito autoral brasileira uma das mais restritivas do mundo, critica Gil Irene Lbo Reprter da Agncia Brasil Braslia - A cpia de trechos de livros - ou mesmo livros inteiros -, as msicas trocadas pela internet, autores que abrem mo de direitos comerciais e obras feitas a partir de partes j existentes de outras obras so parte de uma discusso que poder ser afetada pelo Seminrio Nacional sobre Direitos Autorais e o Papel do Estado, aberto hoje (12) pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. Segundo Gil, a Lei de Direito Autoral brasileira uma das mais restritivas do mundo, do ponto de vista do consumidor, e em desacordo com a realidade social e econmica do pas. No possumos, por exemplo, excees para bibliotecas, arquivos e museus, nem tampouco para a totalidade dos portadores de necessidades especiais, existindo exceo apenas para os portadores de Pgina 30

deficincias visuais. O ministro falou da importncia de se debater as relaes entre o Estado e as associaes autorais, e do papel do Estado na questo dos direitos autorais. um papel importantssimo. Atravs das leis, dos processos de regulao, se mantenha o equilbrio, o mais justo possvel, entre o direito dos autores, dos criadores, enfim, artistas, criadores intelectuais de um modo geral, e do outro lado o interesse pblico O presidente do Conselho Nacional de Combate Pirataria, Luiz Paulo Barreto, afirmou que preciso atualizar a legislao de direito autoral do pas. Segundo ele, o seminrio pode contribuir com esse intuito. E quem sabe daqui ns conseguimos atualizar o nosso ordenamento jurdico, extremamente defasado, uma lei to abrangente que no est mais atualizada e que ainda tem um acesso muito restrito questo da regulao do direito autoral. O ministro do Superior Tribunal de Justia (STJ) Carlos Alberto Direito, afirmou que Um pas que preserva a sua cultura no pode esquecer, em nenhum momento, que necessrio balancear adequadamente os direitos do criador com os direitos coletivos da sociedade. Mas necessrio tambm que tenhamos presente que no possvel, nas sociedades democrticas, abandonarmos o direito individual daquele que produz. Nos dois dias de encontro vo ocorrer painis sobre Domnio Pblico, Limitaes e Excees, Novas Formas de Licenciamento, Medidas Tecnolgicas de Proteo, Gesto Coletiva de Direitos, Modelos de Cesso e Transferncia de Direitos Patrimoniais, Registro de Obras Intelectuais Protegidas e Direitos Autorais Coletivos de Grupos tnicos e Populaes Tradicionais. Promovido pelo Ministrio da Cultura (MinC), o objetivo do seminrio, de acordo com Gil, debater a atuao do Estado na rea autoral brasileira para garantir o devido equilbrio ao sistema de direitos autorais e levantar subsdios para a elaborao da poltica de direitos autorais do MinC. Tambm participaram da abertura do seminrio o Coordenador-Geral de Direito Autoral do Ministrio da Cultura, Otvio Afonso e o advogado autoralista, Jos Carlos Costa Netto.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/12/12/materia.2006-12-12.4257978309/view

Pgina 31

CAPTULO 4: OS PERSONAGENS
Voc j ouviu falar que o Super-Homem, o Batman, a Mulher Maravilha e o He-Man so heris? Essa informao est correta, mas sabia que eles no so idnticos aos heris picos? Ento... Qual a diferena? Os primeiros seriam melhor definidos como superheris, pois a maioria possui poderes que as pessoas comuns no tm por exemplo: voar, viso de raio-x, uma fora extraordinria, armas especiais, fantasias, dupla identidade, etc. Eles protegem as pessoas que vivem em suas cidades, buscando justia e combatendo o mal. J os heris picos podem ter poderes, porm so iguais s demais pessoas do seu povo, diferenciando-se somente por algumas caractersticas como esperteza, coragem e a vontade de defender os ideais da sua gente em oposio aos demais povos. Por exemplo, Harry Potter tem poderes por ser um bruxo, porm, todo o seu povo tambm tem poderes iguais aos dele.
http://cowabanga.files.wordpress.com/2007/08/superman.jpg

Super-heris: Os super-heris nem sempre existiram. Eles surgiram nos Estados Unidos em 1930 perodo ps-crise de 1929, quando houve a quebra da bolsa de valores de Nova York, trazendo desesperana e apreenso ao mundo inteiro. Inicialmente, esses personagens nasceram na literatura de fico cientfica e posteriormente passaram para o seu formato mais difundido: as histrias em quadrinhos.

O Super-homem um exemplo de super-heri.

Assim como todos os seres humanos, o heri pico pode possuir defeitos e vcios. Vale lembrar que, na Antigidade, os heris eram semi-deuses, filhos de deuses com pessoas mortais. Por essa razo, eles tinham vcios (herdados dos humanos) e virtudes (herdadas dos deuses). J os super-heris so sempre criados como defensores da boa conduta. Os super-heris surgiram na dcada de 30, quando os Estados Unidos estavam comeando a se recuperar da crise de 1929. Nessa poca, o pas estava vivendo a desesperana e muita apreenso, por isso, era comum autores americanos de graphic novel elegerem um heri para salvar o universo. O primeiro super-heri que surgiu foi o Super-Homem. Os super-heris, no geral, eram salvadores do mundo e quase no tinham defeitos. Porm, hoje em dia, eles tm a conduta menos impecvel e, por esse motivo, muitas vezes so confundidos com os anti-heris.

Em oposio aos super-heris existem os viles, que fazem tudo para concretizar os seus objetivos pessoais sem se importar com as conseqncias de seus atos e, geralmente, querem dificultar a ao dos super-heris, seja por inveja, rivalidade, etc. No que diz respeito aos heris picos, no podemos dizer que eles enfrentam viles, mas sim antagonistas que, por sua vez, defendem o ideal do seu prprio povo. Existem ainda alguns personagens que no se caracterizam por bondade ou maldade, eles se aproveitam da malandragem e do
Pgina 32

Coringa um dos viles combatidos pelo super-heri Batman.

http://thadeu.files.wordpress.com /2006/07/joker_batman.jpg

carisma para conquistar o leitor ou espectador. Alm disso, alguns acreditam que os fins justificam os meios, ou seja, persistem at conseguir seus objetivos mesmo que de uma forma um pouco reprovvel. Esses personagens so chamados de anti-heris e, s vezes, difcil separ-los dos viles. Vale ressaltar que os anti-heris no fazem parte de uma obra pica, mas esto neste fascculo para esclarecer as diferenas entre eles e os viles. Alguns exemplos estrangeiros de anti-heris so o Wolverine e o Justiceiro, ambos personagens de graphic novel. J no Brasil, temos como representantes Macunama e Leonardinho. Os anti-heris brasileiros Leonardinho, personagem do livro Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antnio Almeida, era filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortalias. Eles se conheceram no navio que vinha de Portugal e se casaram no Brasil, onde Leonardinho nasceu. Sete anos mais tarde, Leonardinho rasga as folhas dos autos que seu pai trouxera do trabalho e colocado para fora de casa com um chute no traseiro. A partir de ento, Leonardinho passa a morar com o seu padrinho de batismo: o barbeiro. O garoto cresce e vira um vagabundo, sem perspectivas na vida, at conhecer Luisinha, por quem se apaixona. Ele vive vrias aventuras, inclusive acaba preso pelo major Vidigal. Devido aos contatos de sua madrinha, Leonardinho consegue um cargo militar e tenta conquistar o seu amor. Leonardinho um tpico anti-heri, pois est imerso num cotidiano comum, oscilando entre o permitido e o no-permitido. Alm dele, temos tambm o Macunama, o heri sem nenhum carter, do livro homnimo de Mrio de Andrade. A histria transcorre em vrias partes do Brasil, por onde Macunama passa procurando a sua muiraquit, que desapareceu durante uma luta travada entre ele e a boina
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq0 00/esp101.asp

Wolverine: um personagem concebido inicialmente em HQ e posteriormente adaptado para a televiso e para o cinema. Ele um dos X-men, um grupo de pessoas com mutaes genticas e que, por isso, possuem poderes especiais. Wolverine, ou Logan como chamado por seus companheiros, pode ser considerado um anti-heri pelo seu carter rebelde e por sua agressividade exagerada durante as lutas com seus inimigos. Justiceiro: Assim como Wolverine, o Justiceiro um personagem criado pela editora de histrias em quadrinhos Marvel Comics. Ele um exfuzileiro naval que teve a famlia assassinada e que, por isso, luta contra o crime. Pode ser considerado um anti-heri, pois ele elimina os seus oponentes ao invs de prend-los e, em seguida, pega para si o dinheiro que suas vtimas possuam. Homnimo: Dentre vrias definies, entende-se aqui o termo homnimo como a referncia a pessoas, obras ou personagens que tm o mesmo nome. Quando duas pessoas tm o mesmo nome, usa-se tambm a gria xar.

Capei. Essa era uma pedra dada pela ndia Ci, com quem Macunama teve um filho que posteriormente foi morto por veneno de cobra. Nessa obra no h uma preocupao em justificar os defeitos de MacunaBatizado de Macunama. Tarsila do Amaral, 1956.

ma, o que existe uma imparcialidade sem uma valorizao positiva ou negativa. Esse personagem considerado o heri do povo brasileiro, porm ele
Pgina 33

um anti-heri. No decorrer da histria, ele se mostra muito preguioso, tanto que a primeira frase que falou aos seis anos de idade foi Ai, que preguia!. Alm disso, rouba dinheiro dos irmos, tem relaes com as suas cunhadas e engana vrias vezes o gigante Piaim. Atividades 1, 2, 3, 4 e 5 Os heris brasileiros No Brasil, alm dos anti-heris, tambm temos heris picos. Dentre as obras brasileiras, destacam-se Caramuru e O Uraguai. A primeira, de Jos de Santa Rita Duro, um poema pico que conta a aventura de Diogo lvares Correia. O navio no qual ele e mais seis companheiros estavam naufraga na costa da Bahia. L, eles encontram com a tribo Tupinamb que tenta mat-los. Nesse momento, a tribo atacada por Sergipe. H uma sangrenta luta da qual os companheiros de Diogo conseguem fugir, mas ele, muito esperto, percebe que os indgenas desconhecem a arma de fogo e vestindo uma armadura atira para o alto com uma espingarda. Ele acaba ganhando a confiana do ndio Gupeva. Este avisa sua tribo que Diogo era enviado de Tup e que iria ajud-los. Durante a caa, os inimigos chamam lvares Correia de Caramuru (Filho do Trovo). Ele acaba se apaixonando pela prometida de Gupeva, a Paraguau. H uma outra guerra, dessa vez com os ndios Caet liderados por Jararaca, que tambm desejava Paraguau. Mais uma vez, o herico Caramuru defende os Tupinamb e sua amada. No Brasil, existe tambm outro poema pico O Uruguai, escrito por Baslio da Gama, que conta a histria da batalha empreendida entre portugueses e espanhis contra o domnio jesuta na regio dos Sete Povos das Misses. Gomes Freire de Andrade, o heri da histria, lutou bravamente contra os jesutas e ndios para defender os ideais de Portugal. Uma histria paralela tambm contada: a do povo indgena. Cacambo, cacique da tribo, morto por ordem do jesuta Balda que desejava ver o seu filho Baldeta como cacique do lugar. Acontece a cena dos preparativos do casamento de Baldeta com a ndia Lindia, contudo, ela no desejava um esposo que no fosse Cacambo, por isso, se deixa picar por uma cobra venenosa e morre. Atividade 6. Os personagens na narrativa No existe narrativa sem personagens, portanto, eles so um dos elementos fundamentais para se contar uma histria e podem ser classificados quanto a sua relevncia dentro dela. Alguns personagens possuem maior destaque e so os chamados protagonistas ou personagens principais. Um exemplo seria o Gomes Freire de Andrade que se mostrou valente ao conduzir as tropas luso-espanholas e solidrio ao proteger os indgenas sobreviventes. Em oposio a Andrade, tnhamos os jesutas que, A rea em verde representa o estado do desrespeitando o Tratado de Madri, queriam ficar Rio Grande do Sul, onde se localizava a com as terras usando os povos que ali viviam como regio dos Sete Povos das Misses. A escudo. Os que se opem ao personagem principal rea em rosa representa o estado da so os antagonistas. Bahia, onde se desenvolveu a histria do Certos personagens tm papis menores livro Caramuru. que os protagonistas, mas tm importncia para o desenrolar da ao. No caso de Caramuru, um personagem secundrio seria Gupeva Existem personagens que no tm papis relevantes para a realizao da ao, mas lhes cabe o papel de ilustrar um ambiente ou espao social do qual so representantes, eles so chamados de figurantes. Atividades 7, 8 e 9
Pgina 34

Veja no prximo captulo... Voc j ouviu a palavra pico sendo empregada num sentido diferente do que vem sendo estudado neste fascculo? Reparou que, geralmente, quando h um heri na histria, ela passa a ser classificada como obra pica? No prximo captulo, voc aprender que com o passar do tempo, a palavra pico ganhou diversos significados.

Pgina 35

ATIVIDADES CAPTULO 4
Atividade 1: Crie um personagem que possua caractersticas de anti-heri. Depois, invente e escreva uma narrativa curta contando as aventuras vividas por ele. Atividade 2: Baseando-se nas caractersticas de heri que foram vistas no captulo, responda: a) Voc conhece algum que seria um bom heri pico? Pode ser uma pessoa do seu convvio, uma celebridade ou um dolo. Explique os motivos da sua escolha. b) Qual o mais prximo das pessoas reais: o heri pico, o super-heri ou o anti-heri? Comprove com seus argumentos. Atividade 3: Observe a tirinha abaixo e responda:
http://www.malvados.com.br/tirinha1001.gif

a) Explique a concepo de heri presente na tirinha. b) O que diferencia o heri pico dos outros heris? Atividade 4: Monte uma tirinha na qual haja pelo menos um heri e um vilo. Em seguida, redija um texto explicando por que os seus personagens podem ser caracterizados como tais.

Atividade 5: Qual dos heris a seguir pode ser considerado um heri pico? a) Wolverine. b) Harry Potter.
Pgina 36

c) Super-Homem. d) He-man. e) Leonardinho. Atividade 6: Leia com ateno dois trechos da obra O Uraguai. O primeiro a viso do ndio Cacambo em relao aos portugueses que vieram tomar as terras. O segundo o ponto de vista dos portugueses a respeito dos jesutas e da catequizao dos ndios. Agora responda: quem o vilo e o heri da histria? Explique usando seus conhecimentos adquiridos no captulo. Trecho 1:
E os ps, e os braos e o pescoo. Entrara Sem mostras nem sinal de cortesia Sep no pavilho. Porm Cacambo Fez, ao seu modo, cortesia estranha, E comeou: General famoso, Tu tens vista quanta gente bebe Do soberbo Uraguai a esquerda margem. Bem que os nossos avs fossem despojo Da perfdia de Europa, e daqui mesmo Cos no vingados ossos dos parentes Se vejam branquejar ao longe os vales, Eu, desarmado e s, buscar-te venho.

Trecho 2:
Temos perto o inimigo: aos seus dizia O esperto General: Sei que costumam Trazer os ndios um volvel lao, Com o qual tomam no espaoso campo Os cavalos que encontram; e rendidos Aqui e ali com o continuado Galopear, a quem primeiro os segue
GAMA, Baslio. O Uraguai.

Atividade 7: Neste captulo, para explicar os tipos de personagens que existem na narrativa, usamos exemplos d O Uraguai e do Caramuru. Faa um texto semelhante ao do captulo explicando os tipos de personagens usando como exemplo alguma das histrias estudadas neste fascculo (300, Odissia, Ilada, O Senhor dos Anis, Harry Potter, etc). Atividade 8: Voc j conheceu os cinco elementos da narrativa. Tendo esses conhecimentos, leia o texto abaixo e responda s questes a seguir.
Um certo Miguilim morava com sua me, seu pai e seus irmos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-dgua e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covo em trecho de matas, terra preta, p de serra. Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia sado dali, pela primeira vez: o Tio Terz levou-o a cavalo frente da sela, para ser Crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranas, embaraadas em sua cabecinha. De uma, nunca pde se esquecer: algum que j estivera no Mutum, tinha dito: - um lugar bonito, entre morro e morro, com muita Pgina 37

pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e l chove sempre...


ROSA, Joo Guimares. Manuelzo e Miguilim.

a) Que tipo de narrador conta a histria? b) Em que espao a ao se desenvolve? Como ele caracterizado? c) Quais so os personagens que aparecem no trecho acima? Qual deles o principal? Atividade 9: Observe o trecho abaixo e identifique os trs personagens. Depois diga qual o principal e quais so os secundrios.
Confusa a infame gente do sucesso, Do gro Caramuru temia a vista. Foge Gupeva, de terror oppresso, Nem sabe, em que maneira ao mal resista; Mas o novo pavor na gente impresso Mitiga Paraguass, que o damno avista, Se, como teme, o povo de espantado, O terreno deixasse abandonado.
DURO, J. de Santa Rita. Caramuru.

Atividade 10: Crie uma histria na qual o personagem viva duas situaes diversas, uma alegre e uma triste. Para se inspirar, assista ao filme Melinda e Melinda. O enredo dessa histria inicia-se com uma conversa entre Max e Sy, dois escritores, que passam a discutir a dualidade do drama humano atravs das mscaras da comdia e da tragdia. Os dois escritores passam ento a desenvolver duas histrias, uma engraada e uma triste, protagonizadas por uma mulher chamada Melinda.

Pgina 38

CAPTULO 5: OS VRIOS SENTIDOS DO PICO

Reformas Ortogrficas So mudanas realizadas nas normas de escrita. No ano de 2007, foi feita uma proposta: unificar a escrita do Portugus e aproximar os pases que o utilizam, isto , Brasil, Portugal e alguns pases da frica e sia. Essa proposta gerou muita discusso, pois as opinies divergem muito.

Hoje, a palavra pico usada com sentidos distintos dos que observamos at essa parte do fascculo. Voc sabia disso? J ouviu falar em pico rock? Neste captulo, voc ver como a lngua se transforma no decorrer do tempo e que a palavra pico um exemplo disso. A Lngua Portuguesa nem sempre foi como hoje a conhecemos. Ela se originou do Latim Arcaico e sofreu inmeras modificaes ao longo dos sculos. Veja abaixo a rvore genealgica da nossa lngua.

Variantes Regionais:
Portugus

Romance Galego-Portugus

Ibero-Romance Ocidental

No Brasil, por exemplo, temos o falar caipira, o nordestino e o gacho, que so variantes regionais da Lngua Portuguesa. Essas variantes possuem diferenas lingsticas em relao lngua a que pertencem, mas esse aspecto no impede a comunicao

Ibero-Romance Central

Ibero-Romance Setentrional

Ibero-Romance

Latim Continental

Latim da Romnia Ocidental e Central

Latima da Romnia Ocidental

Latim vulgar

Latim Republicano

Latim Arcaico

A figura acima mostra o desdobramento das lnguas que culminaram no surgimento do Portugus. Contudo, existem mudanas mais sutis, como: a variao de uma mesma lngua em pases diferentes, as reformas ortogrficas empreendidas dentro de uma mesma nao, as variantes regionais e os mltiplos significados que uma mesma palavra pode assumir. Atividades 1, 2, 3 e 4 pico um exemplo de palavra que assumiu diversos significados com o passar dos anos. Vimos neste fascculo o sentido literrio atribudo a ela; porm, se observarmos seus usos atuais,
Pgina 39

veremos que existem muitas variaes. No Rock Progressivo, por exemplo, pico uma composio longa que, muitas vezes, tem mais de vinte minutos e cuja temtica inspirada em batalhas medievais. Blind Guardian uma banda que, apesar da origem alem, compe suas letras em ingls e utiliza a cultura medieval, as mitologias nrdica e grega e as obras de J.R.R. Tolkien para comp-las. Veja abaixo o trecho da msica The Curse of Fanor / A Maldio de Fanor:
Don't fear the eyes of the dark lord Morgoth I cried All hope is gone but I swear revenge Hear my oath I will take part in your damned fate No tema os olhos do senhor das trevas Morgoth eu chorei Toda a esperana se foi mas eu prometo vingana Oua meu juramento Eu tomarei parte em seu destino maldito
Traduo por Karina Z. Stefani

Blind Guardian um exemplo de banda de pico rock

Neste trecho, podemos observar trs referncias ao apndice da obra pica O Senhor dos Anis, que so: Senhor das trevas, Fanor e Morgoth. Durante a histria, houve inmeros senhores das trevas, sendo Morgoth o primeiro deles. Fanor um elfo conhecido por criar trs gemas de grande poder mgico: as Silmarilli. Morgoth disputa com Fanor pela obteno das gemas. Ainda no campo musical, podemos encontrar bandas cujos nomes so pica e Epopia, alm de muitas msicas que contm em seus ttulos a palavra pico. Outro sentido que hoje se atribui palavra pico o de marco temporal. Por exemplo, uma festa que marcou poca chamada festa pica, um jogo esportivo geralmente de futebol
http://www.portaldarte.com.br/ 0Futebol/mexico1986e.jpg

caracterizado por jogadas inesquecveis, tenso e grande rivalidade denominado jogo pico. Alm de jogos de futebol, existem tambm os jogos de videogame picos. Esses jogos podem se passar na Idade Mdia, ser baseados em filmes considerados picos, possuir guerras ou ainda fazer referncia a algum elemento de mitologia. Dentro dos Um exemplo de jogo pico foi o que jogos, existe tambm o chamado nvel pico, decidiu a copa de 86. Ele ficou marcado que seria um nvel longo ou bem difcil e na memria dos brasileiros pois a trabalhoso de se vencer. H outro significado Argentina, maior rival do Brasil no para essa expresso, que seria um poder no futebol, venceu com um gol de mo do comparvel aos parmetros normais, feitos atacante argentino Diego Maradona. fantsticos, magias que abalam o mundo, o impossvel se tornando possvel. Atualmente, costuma-se considerar um filme pico quando se tem um heri, mesmo que esse no tenha as caractersticas tpicas do heri pico. Outro motivo que faz um filme ser chamado de pico quando a histria se passa em algum perodo do passado histrico distante - como a
Pgina 40

http://metalarchives.musicblog.com.br/images/mn/1170183772.jpg

Antiguidade Clssica (gregos, romanos, macednios, etc) e a Idade Mdia - ou ento em uma poca antiga inventada (como em O Senhor dos Anis). Existem tambm pessoas que se consideram picas, isto , que se importam com a honra, a persistncia, a fora de vontade e que se lembram dos antepassados. Podemos encontrar ainda algumas empresas, editoras, produtoras, lojas de decorao, alguns restaurantes, entre outros, que tm seus nomes relacionados palavra pico. Na maioria das vezes, no explcito o porqu da escolha do nome pelos tais estabelecimentos e nem possvel fazer grandes ligaes com o sentido original da palavra. Dentre as empresas, existem algumas geralmente de turismo que remetem ao nome da obra pica Odissia, para fazer uma ligao com a viagem de Ulisses. Outra empresa, de expedio espacial, usou o nome de Ulisses em uma sonda de explorao. Talvez isso tenha se dado porque a viagem de Ulisses, alm de ser para longe, foi de longa durao. Uma outra palavra que assume significados variados clssico. Quando ouvimos que uma obra literria clssica, podemos entender que ela foi canonizada pela academia. Porm, no podemos atribuir o mesmo sentido a essa palavra quando ouvimos que no domingo haver o clssico paulista Corinthians e Palmeiras. Para essa ltima situao, devemos entender essa palavra como um jogo no qual os dois times tm uma rivalidade historicamente determinada, tradicional. Clssico ainda pode assumir o sentido de filme j consagrado. Temos tambm o ballet clssico, o violo clssico e o clssico ch das cinco, Um jogo denominado clssico no tradicional entre os ingleses, entre outros estado de So Paulo : Corinthians x exemplos. Palmeiras A partir dos exemplos citados, percebemos que, assim como as variantes da palavra pico acabam trazendo consigo algum elemento do seu sentido literrio, a palavra clssico remete histria daquele evento, tradio. Com o passar do tempo, elas foram sendo usadas somente por alguns traos dos seus sentidos originais e, em alguns casos, sem nenhuma ligao com os sentidos originrios. Um exemplo de expresso que existe hoje em dia, mas que no tem relao com heri pico e nem com ideal de um povo, cabelo pico. Procurando no site de relacionamentos orkut.com, descobrimos que o significado de pico, nessa expresso, refere-se ao comprimento do cabelo; se uma pessoa possui um cabelo grande, possui um cabelo pico. Duas relaes que podemos estabelecer para compreendermos o uso da expresso so: a primeira, atravs do Rock Progressivo, pois esse tipo de msica, como j vimos, tem ligao com elementos picos e quem ouve, geralmente, possui o cabelo comprido; a segunda, atravs da caracterstica de longa durao que tanto as narrativas picas quanto as composies musicais picas possuem. Alm dos significados vistos neste captulo, se voc procurar em sites de busca, como o google.com.br, ou de vdeos, como o youtube.com, ainda poder encontrar outros sentidos diferentes.

Pgina 41

ATIVIDADES CAPTULO 5
Atividade 1: Voc viu neste captulo que o latim deu origem nossa Lngua Portuguesa. Encontre outros idiomas que foram formados a partir do latim. Atividade 2: Vimos que a escrita se modifica com o passar do tempo. Um fenmeno bastante discutido em torno desse assunto o grande uso de abreviaes na Internet. Elas visam agilizar o processo de leitura e escritura dos textos e so conhecidas como internets. a) Pesquise algumas abreviaes usadas no internets e tambm alguns smbolos que ilustram a situao emocional do internauta: os emoticons. b) O uso do internets gera diversas discusses entre os intelectuais, uma vez que uns defendem que o uso dessa linguagem uma agresso Lngua Portuguesa e outros, que uma forma de se comunicar adaptada ao ambiente virtual. Discuta com a sua classe essa questo e faa uma tabela de argumentos favorveis e desfavorveis. Em seguida, escreva uma redao com base no que foi discutido. Atividade 3: Forme um grupo de cinco pessoas. Imaginem que vocs fazem parte da Academia Brasileira de Letras e que faro a nova Reforma Ortogrfica no Portugus brasileiro. a) O que vocs acham que precisa de mudana? b) Para a Reforma Ortogrfica que a Academia Brasileira de Letras estava programando fazer em 2007 era pensado colocar os acentos ortogrficos e o trema em desuso. O que vocs acham disso? Na Reforma Ortogrfica que o seu grupo faria, vocs tambm pensariam nessa possibilidade? Por qu? c) Vocs viram que as normas de escrita so modificadas por Reformas Ortogrficas. Elaborem uma proposta de mudana na escrita que adote o internets na escrita cotidiana. Atividade 4: Pesquise algumas palavras que, com o passar do tempo, mudaram sua ortografia devido Reforma Ortogrfica. Atividade 5: Caetano Veloso tem uma msica que se chama pico. De acordo com o que foi discutido ao longo do fascculo, discuta com seus colegas e professor o porqu do nome pico.

pico - Caetano Veloso


, saudade Todo mundo protestando contra a poluio At as revistas de Walt Disney Contra a poluio , Hermeto Smetak, Smetak & Musak & Smetak Pgina 42

& Musak & Smetak & Musak & Razo , cidade Sinto calor, sinto frio Nor-destino no Brasil? Vivo entre So Paulo e Rio Porque no posso chorar , comeo Destino eu fao no peo Tenho direito ao avesso Botei todos os fracassos Nas paradas de sucessos , Joo
Caetano Veloso. pico. A arte de Caetano Veloso. 1990.

Atividade 6: Procure em sites como Youtube e Google as palavras pico, pica e epopia. Veja se voc encontra significados diferentes dos explorados neste captulo. Atividade 7: Veja a msica a seguir: Complexo de pico - Tom Z
Todo compositor brasileiro um complexado. Por que ento esta mania danada, esta preocupao de falar to srio, de parecer to srio de ser to srio de sorrir to srio de chorar to srio de brincar to srio de amar to srio? Ai, meu Deus do cu, vai ser srio assim no inferno! Por que ento esta metfora-coringa chamada "vlida", que no lhe sai da boca, como se algum pesadelo estivesse ameaando os nossos compassos com cadeiras de roda, roda, roda, roda? E por que ento esta vontade de parecer heri ou professor universitrio (aquela tal classe que, ou passa a aprender com os alunos - quer dizer, com a rua ou no vai sobreviver)? Porque a cobra j comeou a comer a si mesma pela cauda, sendo ao mesmo tempo a fome e a comida.
Tom Z. Complexo de pico. Todos os Olhos. 1973.

Agora responda: a) Qual o sentido da palavra pico nesta msica? b) Com quem o heri comparado? Por qu? c) O nome dessa msica lembra o Complexo de dipo. Pesquise sobre esse assunto.
Pgina 43

Atividade 8: Escreva uma narrativa de forma criativa utilizando algum dos sentidos diferentes que a palavra pico pode assumir. Se quiser, aproveite o que voc viu neste captulo ou ainda o que encontrou na Internet. Atividade 9: Alm das palavras pico e clssico, voc conhece outras palavras que mudaram de sentido com o passar o tempo? Quais significados elas passaram a ter? Se no conhece, pesquise algumas e seus significados. Atividade 10: Voc conhece alguma gria de outro estado do Brasil? Sabe o que ela significa? Caso no conhea, faa uma lista de grias do seu estado que voc acha que os alunos de outros estados no saberiam o significado e as explique.

Pgina 44

Mitologia
http://www.arikah.net/encyclopedie-francaise/ Pos%C3%A9idon

Posseidon: Posseidon na mitologia grega e Netuno na romana o deus supremo dos mares. Comandante das ondas, correntes, mars e das tempestades marinhas, ele geralmente as usava para se vingar. Na Odissia, Posseidon o responsvel pela demora do retorno de Ulisses a taca. O deus dos mares se vinga de Ulisses, uma vez que esse feriu o olho de Polifemo (filho de Posseidon com a ninfa Thoosa) com uma lana.

http://rsta.pucmm.edu.do/biblioteca/pinacoteca/arte%2 0antiguo/grecia%20sub%20web/imagenes/persefone%20 y%20hades.gif

Esttua de Posseidon localizada no porto de Copenhagen, na Dinamarca.

Hades: Hades era o deus dos mortos e das riquezas. Ele era temido por toda a Terra por ser insensvel e intimidativo. Todas as suas possesses levavam o seu nome, assim como a terra dos mortos, na qual Ulisses desembarca para tentar falar com um falecido adivinho sobre o seu futuro.

Hades e sua compaheira Persfone representados em um vaso grego.

Musas: Filhas de Mnemosine, deusa da memria, com Zeus, o deus supremo, foram concebidas para cantar e perpetuar a glria dos deuses moradores do monte Olimpo. Inicialmente, eram consideradas apenas como deusas da msica; mas, posteriormente, adquiriram atributos prprios. Elas so nove musas: Calope, a de bela voz; Clio, a proclamadora; Erato, a amvel; Euterpe, a doadora de prazeres; Melpmene, a poetisa; Polmnia, a de muitos hinos; Tlia, a que faz brotar flores; Terpscore, a rodopiante e Urnia, a celestial.
http://gradus.parnassum.org/wp-content/ uploads/2007/02/musas.jpg

Representao das nove musas gregas.

Pgina 45

http://www.paraty.com.br/ymaguare/images/roque.jpg

Tup: Faz parte da mitologia tupi-guarani e, na lngua tupi, significa Trovo . Tup mensageiro de Nhanderuvuu, sendo a manifestao de um deus. Para os indgenas, antes dos jesutas os catequizarem, Tup representava um ato divino, era o sopro, a vida e o homem era uma flauta em p, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.

Tup, deus da chuva e do trovo.

Pgina 46

Glossrio

Glaucos: Verdes, brilhantes. Folhetim: No sculo XIX, o folhetim era publicado diariamente como parte de jornais. Inicialmente, o folhetim era um espao na primeira pgina dos jornais no qual eram publicados todos os tipos de texto, mas depois de um tempo, esse espao passou a conter somente textos ficcionais. Pelo fato de existir um limite para a escrita, o texto tinha de ter uma forma fixa e obedecer a certos critrios como, por exemplo, terminar com suspense para que o pblico comprasse o jornal do dia seguinte. O romance-folhetim divertia e prendia o leitor, desempenhando, assim, um grande papel, sobretudo na imprensa popular. Heptologia: A histria de Harry Potter dividida em 7 livros (heptologia): Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Cmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Clice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fnix, Harry Potter e o Enigma do Prncipe, Harry Potter e as Relquias da Morte. Todos eles foram escritos por Joanne Rowling, respectivamente, em 1997, 1998, 1999, 2000, 2003, 2005 e 2007. Trouxa: o termo designado para chamar os que no nascem bruxos. Quem filho de bruxos e no tem nenhum trouxa na famlia chamado de sangue puro. Quem no tem nenhum parente bruxo, mas nasce um, chamado de sangue ruim. Trilogia: A histria dO Senhor dos Anis dividida em 3 livros (trilogia): O Senhor dos Anis: A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anis: As Duas Torres, O Senhor dos Anis: O Retorno do Rei. Todos eles escritos por John Ronald Reuel Tolkien entre 1954 e 1955. Hobbit: o nome de um povo e das criaturas que o compem. Elas so pequenas e andam descalas, pois a sola de seus ps muito grossa, no sendo necessrio o uso de sapatos. Moram em tocas grandes e confortveis em uma terra ao oeste da Terra Mdia, chamada Condado. Elas vivem da agricultura, gostam muito de onde vivem, so um povo simples e famoso pela sua Erva-de-fumo. Um Anel: O Anel de Sauron ou o Anel do Poder um dos 20 anis descritos na trilogia O Senhor dos Anis. Trs anis foram dados aos elfos, sete aos anes e nove aos homens. O Senhor do Escuro (Sauron) criou o seu Anel no calor da Montanha da Perdio, em Mordor, para controlar o poder dos demais anis. Esse anel era indestrutvel, exceto se fosse jogado no local onde fora criado. Porm, todos os que usavam o anel, se sentiam seduzidos por ele, ento, mesmo que tivessem a misso de destru-lo, no o conseguiam. Elfo: Na mitologia de Tolkien, elfo tanto o nome do povo quanto o nome de seus componentes. So imortais, no ficam doentes nem envelhecem. Se forem feridos mortalmente ou sofrerem grande desgosto, reencarnam nas Manses de Mandos, em Valinor. Possuem um idioma prprio. Algumas de suas caractersticas fsicas marcantes so suas orelhas pontudas e seus cabelos compridos e lisos. Ano: Os anes, na mitologia de Tolkien, fazem parte de um povo que possui uma baixa estatura, com barbas (inclusive as mulheres), so amigos dos hobbits, mas no gostam dos elfos. Geralmente, so ferreiros ou mineradores.

Pgina 47

Neologismos: So palavras que no existiam num idioma, mas foram inventadas e passam a existir, pois fazem sentido no contexto em que esto presentes. Crise de 29: A economia norte-americana vivia um perodo de pleno desenvolvimento na dcada de 1920. Entretanto, devido ao aumento dos produtos no mercado superproduo e crise econmica na qual estavam mergulhados os pases europeus aps a Primeira Guerra, a economia americana entrou em crise. Essa atingiu o mercado de aes, o que acarretou o crash (quebra) da bolsa de valores de Nova York em 1929. Autos: So documentos jurdicos, ou seja, da Lei. Sete Povos das Misses: Regio localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. De acordo com o Tratado de Madrid (1756), Portugal e Espanha fariam uma troca de terras, sendo que os Sete Povos das Misses ficariam para os espanhis e Sacramento, para os portugueses. Porm, os jesutas, que tinham misses nessas regies, no queriam ceder as terras e utilizaram os moradores locais, os indgenas, para defender a sua causa. Ocorreu, ento, uma guerra, vitimando muitas pessoas. Latim: Por volta do sculo VII a.C., foram encontrados indcios da lngua chamada Latim, mas apenas no sculo III a.C ela adquiriu formas literrias e estrutura gramatical. Havia duas modalidades lingsticas que conviviam paralelamente: a clssica e a vulgar. Enquanto a primeira era reservada linguagem escrita e utilizada pela elite, a segunda pertencia linguagem falada e era utilizada por todas as camadas sociais. Do Latim Vulgar derivaram as lnguas neolatinas, dentre elas o Portugus. Hoje, o Latim considerado uma lngua extinta e seu uso restringe-se apenas tradio da Igreja Catlica. Rock Progressivo: Msica de longa durao que se apropria de estilos como o jazz e o blues, alm da msica clssica, medieval e folclrica. Esse estilo de msica preza pela complexidade de composies e por sons diferenciados. Apndice: Ao final do terceiro volume de O senhor dos Anis, existe um apndice em que o autor coloca muitas histrias que ocorreram paralelamente trama principal. So acrescentados tambm diversos detalhes a respeito dos personagens, como a rvore genealgica de Sam, que mostra todos os seus parentes e seus filhos. Gemas: So pedras preciosas utilizadas como enfeites de uso pessoal. Podem ser de origem mineral, orgnica ou sinttica (artificial).

Pgina 48

BIBLIOGRAFIA

ALENCAR, Jos. O Guarani. Cotia: Ateli Editorial, 2000. ALMEIDA, Manuel Antnio. Memrias de um Sargento de Milcias. So Paulo: tica, 1992. ANDRADE, Mrio de. Macunama, o heri sem nenhum carter. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993. ARISTTELES. Potica. So Paulo: Martin Claret, 2003. AZEVEDO, Alusio. O Cortio. So Paulo: tica, 1997. BANDEIRA, Manuel. Libertinagem / Estrela da Manh. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. COELHO, Paulo. O Alquimista. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. COLYN, McEvedy. Atlas histrico-geogrfico mundial. Lisboa: Difel, 1984. Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa. Editora Objetiva, Instituto Antonio Houaiss. Verso 1, dezembro de 2001. DURO, J. de Santa Rita. Caramuru. Rio de Janeiro: H. Garnier. 1903. FERREIRA, Evando Affonso. Catrmbias!. So Paulo: Ed. 34, 2006. GAMA, Baslio da. O Uraguai. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1941. HARTOG, Franois. "O retorno de Ulisses". In____ Memria de Ulisses: narrativas sobre a fronteira na Grcia Antiga. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. HERCULANO-HOUZEL, Suzana. "Uma noite em claro com Harry Potter". Extrado da Folha de So Paulo, 2 de agosto de 2007. HOMERO. Ilada. So Paulo: Martin Claret, 2004. _____ Odissia. So Paulo: Martin Claret, 2006. LACERDA, Rodrigo. Vista do Rio. So Paulo: Cosac & Naify, 2004. Michaelis 2000: Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Reader's Digest e So Paulo: Melhoramentos, 2000. 2 v. Os 300 de Esparta, Editora Abril, 1999. RAMOS, Graciliano. Angstia. Rio de Janeiro: Record, 1998. ROCHA, Ruth. Odissia. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. ROSA, Joo Guimares. Manuelzo e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
Pgina 49

ROWLING, J.K. Harry Potter e a Cmara Secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. ROWLING, J.K. Harry Potter e a Ordem da Fnix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. ROWLING, J.K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. ROWLING, J.K. Harry Potter e as Insgnias da Morte. Rio de Janeiro: Rocco, 2007 ROWLING, J.K. Harry Potter e o Clice de Fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ROWLING, J.K. Harry Potter e o Enigma do Prncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. ROWLING, J.K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. TEIXEIRA, Ivan. Mecenato Pombalino e poesia neoclssica: Baslio da Gama e a Potica do Encmio. So Paulo: Edusp, 1999. TOLKIEN, J.R.R. O Senhor dos Anis: A Sociedade do Anel . So Paulo: Martins Fontes, 2002. TOLKIEN, J.R.R. O Senhor dos Anis: As Duas Torres . So Paulo: Martins Fontes, 2002. TOLKIEN, J.R.R. O Senhor dos Anis: O Retorno do Rei . So Paulo: Martins Fontes, 2002. Tsubasa Reservoir Chronicle, Editora JBC, 2006. WALKER, Mort. "Recruta Zero". Extrado de O Estado de So Paulo, 24 de maio de 2007. SITES Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/12/12/materia.2006-1212.4257978309/view ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.agricoma.com.br/rev2artigoCrhisBenjamimNatal.htm ltimo acesso em 15/09/2007 Fonte: http://www.arikah.net/encyclopedie-francaise/Pos%C3%A9idon ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://www.cdipr.org.br/imagens/hq12.jpg ltimo acesso em 20/09/2007 Fonte: http://br.cinema.yahoo.com/filme/14108/critica/9533/300 ltimo acesso em 20/09/2007

Pgina 50

Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/viva/principal/noticia.php?IdNoticia=36552 ltimo acesso em 22/08/2007 Fonte: http://cowabanga.files.wordpress.com/2007/08/superman.jpg ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2007/01/31/001.htm ltimo acesso em 18/11/2007 Fonte: http://www.fabricadequadrinhos.com.br/indexo.php?conteudo=antimateria&id=8751 ltimo acesso em 20/09/2007 Fonte: http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/mitos/posseidon.htm ltimo acesso em 18/11/2007 Fonte: http://gradus.parnassum.org/wp-content/uploads/2007/02/musas.jpg ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://greciantiga.org/img/pre/fa-troiavi.jpg ltimo acesso: 18/11/2007 Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/08082007-2.shl ltimo acesso em 22/08/2007 Fonte: http://www.malvados.com.br/tirinha1001.gif ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://mamaosubmundo.blogspot.com/2007/04/300-resenha-do-filme.html ltimo acesso em 20/09/2007 Fonte: http://members.tripod.com/~lfilipe/epico.htm#fnB0 ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://metalarchives.musicblog.com.br/images/mn/1170183772.jpg ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://www.molimpo2.sites.uol.com.br/hades.htm ltimo acesso em 18/11/2007

Pgina 51

Fonte: http://www.nomismatike.hpg.com.br/Mitologia/Musas.html ltimo acesso em 18/11/2007 Fonte: www.omelete.com.br/Conteudo.aspx?id=100004072&secao=game ltimo acesso em 22/08/2007 Fonte: http://www.omundodeharrypotter.com.br/img/lia.jpg ltimo acesso em 13/11/2007 Fonte: http://www.orkut.com ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1282400 (Comunidade: Eu adoro filme pico) ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2014807 (Comunidade: Restaurante pico) ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28245648 (Comunidade: Epic hair/ Tenho cabelo pico) ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6754102 (Comunidade: Nvel pico/ epic level) ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.paginadogaucho.com.br/caus/ab-1.gif ltimo acesso em 06/11/2007 Fonte: www.palet.com.br/html/hq.html ltimo acesso em 22/08/2007 Fonte: http://www.paraty.com.br/ymaguare/images/roque.jpg ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://www.portaldarte.com.br/0Futebol/mexico1986e.jpg ltimo acesso em 08/11/2007
Pgina 52

Fonte: http://www.primeroscristianos.com/images/expansion/asia_menor.jpg ltimo acesso: 18/11/2007 Fonte: http://www.rosanevolpatto.trd.br/Tupa.html ltimo acesso em 18/11/2007 Fonte: http://rsta.pucmm.edu.do/biblioteca/pinacoteca/arte%20antiguo/grecia%20sub%20web/imagenes/p ersefone%20y%20hades.gif ltimo acesso em 18/11/2007 Fonte: http://rubino.reticencias.com.br/fotos/eva_manga1.jpg ltimo acesso em 28/08/2007 Fonte: http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/latim.htm ltimo acesso em 27/09/07 Fonte: http://www.terra.com.br/cinema/senhordosaneis/ ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://thadeu.files.wordpress.com/2006/07/joker_batman.jpg ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v2n1/ArtigoMarcos.pdf ltimo acesso em 18/11/2007 Fonte: http://www.urutagua.uem.br/009/09santana.pdf ltimo acesso em 14/11/2007 Fonte: http://usuarios.lycos.es/superjulio/IMPERIOS%20BALCANICOS/IMPERIOS%20BALCANICOS.htm ltimo acesso: 18/11/2007 Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp101.asp ltimo acesso em 08/11/2007 Fonte: http://www.wikipedia.org Fonte: http://www.youtube.com

Pgina 53

MSICAS Complexo de pico. Tom Z. Todos os Olhos. 1973 pico. Caetano Veloso. A Arte de Caetano Veloso. 1990 Eduardo e Mnica. Renato Russo. Dois. 1986. The Curse of Fanor (A Maldio de Fanor). Blind Guardian. Nightfall In Middle-earth. 1998. FILMES 300. Dir. Zack Snyder. EUA, 2006. Dogville. Dir. Lars von Trier. Blgica, 2003. Gabinete do Dr. Caligari. Dir. Robert Wiene. Alemanha, 1920. Harry Potter e a Cmara Secreta. Dir. Chris Columbus. Reino Unido, 2002. Harry Potter e a Ordem da Fnix. Dir. David Yates. Reino Unido, 2007. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Dir. Chris Columbus. Reino Unido, 2001. Harry Potter e as Relquias da Morte. Previso para 2010. Harry Potter e o Clice de Fogo. Dir. Mike Newell. Reino Unido, 2005. Harry Potter e o Enigma do Prncipe. Previso para 2008. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Dir. Alfonso Cuarn. Reino Unido, 2004. Melinda e Melinda. Dir. Woody Allen. EUA, 2004. Memrias Pstumas. Dir. Andr Klotzel. Brasil, 2001. O Senhor dos Anis: A Sociedade do Anel. Dir. Peter Jackson. EUA e Nova Zelndia, 2001. O Senhor dos Anis: As Duas Torres. Dir. Peter Jackson. EUA e Nova Zelndia, 2002. O Senhor dos Anis: O Retorno do Rei. Dir. Peter Jackson. EUA e Nova Zelndia, 2003. Os 300 de Esparta. Dir. Rudolph Mat. EUA, 1962. Tria. Dir. Wolfgang Petersen. EUA, 2004.

Pgina 54

RESPOSTAS PROPOSTAS CAPTULO 1 QUESTES PRINCIPAIS


Questo 1: Resposta: Dependendo dos dicionrios consultados, os resultados podero variar. Contudo, importante que perceba que o dicionrio um instrumento para consulta imediata e que as definies nele contidas no so nicas. pico: adj. (grego epiks) 1. Que se refere epopia. 2. Qualificativo das grandes composies em que o poeta canta uma ao herica. sm autor de epopias.
Michaelis 2000: moderno dicionrio da lngua portuguesa. Vol 1. Rio de Janeiro: Readers Digest, So Paulo: Melhoramentos.

pico: adj. 1. Referente epopia e aos heris. 2. Digno de epopia.


Ferreira, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio Aurlio da lngua portuguesa. So Paulo: Nova Fronteira, 1993.

Questo 2: Resposta: Alm do gibi, da graphic novel e do mang, existem ainda as charges, as tirinhas e os cartoons, por exemplo. Questo 3: Resposta: O uso do espao nos quadrinhos apresentado essencial para produzir o efeito humorstico, porque o vazio sob os ps do sargento e a indicao de movimento dos mesmos tpicos de desenhos animados mostram a maior capacidade que este possui de andar na ausncia de qualquer apoio, ao contrrio do recruta que capaz de andar sob a gua por um curto espao de tempo. Questo 4: Resposta: Nas histrias em quadrinhos, o espao da narrativa constitudo por imagens estticas cabendo ao leitor a tarefa de decifrar as pistas visuais e imaginar a movimentao dos personagens naquele contexto. Processo parecido ocorre nos filmes, com o diferencial de que os personagens se movimentam no cenrio e do igual mobilidade a ele. Contudo, nos textos narrativos, o espao construdo sob a forma de descries, deixando que o leitor, de posse das informaes apresentadas, imagine-o a seu prprio modo. Questo 5: Resposta: Essa atividade visa mostrar como uma mesma histria, contada de pontos de vista distintos, pode ficar totalmente diferente.

Questo 6: Resposta: O objetivo recriar a mesma histria contada na letra da msica, mas sob dois pontos de vista diferentes. Eduardo um adolescente e Mnica uma mulher universitria, por isso apresentam vises diversas a respeito de seu relacionamento. 55

QUESTES RELACIONADAS
Questo 1: Resposta: Estimule seus alunos a trabalhar, principalmente, o espao na narrativa visto neste captulo atravs dos desenhos. Seria interessante fazer uma exposio com as histrias em quadrinhos criadas pelos alunos. Questo 2: Resposta: A inteno dessa atividade fazer o aluno perceber como um mesmo espao pode se transformar de acordo com a viso do autor. Por exemplo, quando ele descrever a sala de aula, provavelmente no atentar para o parafuso que prende o tampo da cadeira. Esse s ser percebido quando for afunilada a descrio para o objeto carteira. Outra pretenso dessa atividade fazer com que o aluno veja como as linguagens da escrita e do desenho funcionam de formas diferentes, sendo a primeira de percepo mais lenta e a segunda mais imediata. Questo 3: Resposta: Seria interessante que todos os alunos fizessem suas respectivas crticas e, em seguida, discutissem em sala defendendo seus pontos de vista. Poderiam tambm reescrever o texto inicial tentando desenvolver e encaixar alguns argumentos expostos por colegas. Questo 4: Resposta: Nessa atividade importante que os alunos escrevam a histria de uma forma diferente e at mesmo inversa do filme, pois os persas eram adversrios dos espartanos e, provavelmente, iriam defender seu ponto de vista em detrimento daquele do outro povo.

56

RESPOSTAS PROPOSTAS CAPTULO 2 QUESTES PRINCIPAIS


Questo 1: Resposta: D Questo 2: Resposta: A expresso presente de grego surgiu graas histria da guerra de Tria. Aps anos de batalha tentando invadir as fortificaes troianas, o guerreiro grego Ulisses teve a idia de construir um gigantesco cavalo de madeira que seria dado de presente aos troianos como sinal de trgua, desistncia. Os habitantes de Tria acreditaram nos gregos e abriram seus portes para receber o presente. Contudo, no meio da noite, saram centenas de guerreiros gregos de dentro do cavalo que, pegando os troianos desprevenidos, venceram a guerra. Questo 3: Resposta: O vrus de computador em questo funciona da seguinte forma: o indivduo recebe um arquivo executvel via internet que na maioria das vezes possui um ttulo bastante atrativo e quando tenta abri-lo parece no acontecer nada. Contudo, esse arquivo permite que a pessoa que o enviou tenha total domnio sobre o computador infectado. O nome Trojan Horse remete ao cavalo de Tria, uma vez que a pessoa tem a impresso de ter recebido um arquivo interessante, quando o que acontece realmente o contrrio, isto , seu computador infectado por um vrus. Questo 4: Resposta: Pris, prncipe de Tria, seqestrou Helena, mulher do rei grego Agamenon. Esse, desejoso de ter sua mulher de volta, convocou seu exrcito para pressionar Pris a entregar Helena. Como no houve acordo, foi declarada a guerra. Questo 5: Resposta: B Questo 6: Resposta: Hoje, a palavra musa virou sinnimo de mulher bonita. Quando ouvimos, ento, expresses como musas do esporte ou musas da msica, entendemos que o assunto gira em torno das mulheres que se destacam pela beleza nas referidas atividades. Contudo, o sentido grego da palavra musa refere-se s nove filhas da deusa da memria, Mnemosina. Nos poemas picos, a musa que mais aparece Calope a de bela voz que auxilia os aedos durante suas apresentaes. Questo 7: Resposta: Acredita-se que Homero tenha transcrito histrias que ouvia oralmente, como era tradio na Grcia antiga. Esse tipo de poema oral modificava-se conforme era

57

transmitido atravs das geraes e justamente essa mobilidade que desaparece quando h transposio para a forma escrita. Questo 8: Resposta: a) Lus da Silva o narrador-personagem, pois participa ativamente da narrativa. b) importante que se conserve a histria contada no trecho e que o narrador no participe da ao, apenas a observe. Questo 9: Resposta: a) Baseada na histria de Aquiles homem forte e valente , a Medicina batizou o tendo mais resistente do corpo humano, localizado na mesma regio do calcanhar, de Tendo de Aquiles. b) Segundo a mitologia, Aquiles foi mergulhado por sua me em um rio de guas mgicas, que conferiam fora e impenetrabilidade para a parte do corpo que fora banhada. Contudo, a me de Aquiles o segurou pelo tornozelo, o que fez com que essa parte no fosse banhada e se tornasse o nico ponto fraco do heri.

QUESTES RELACIONADAS
Questo 1: Resposta: B Questo 2: Resposta: Essa atividade serve para o aluno perceber como um mesmo espao comporta enredos diferentes.

58

RESPOSTAS PROPOSTAS CAPTULO 3 QUESTES PRINCIPAIS


Questo 1: Resposta: Provavelmente voc encontrar muitas crticas negativas ao livro de Paulo Coelho, ao lado de algumas positivas. J as resenhas a respeito da obra de Rodrigo Lacerda estaro em menor quantidade, mas todas so positivas. Assim, O Alquimista um best-seller enquanto que Vista do Rio feito para uma elite intelectual. Essa atividade tem como proposta mostrar a diferena entre os best-sellers e a literatura aceita pela Academia e que uma grande vendagem, geralmente, no bem vista pelos crticos. Questo 2: Resposta: Tanto Harry Potter quanto O Senhor dos Anis podem ser considerados picos por possurem heris que lutam por ideais de seus respectivos povos. Essas obras tm despertado a ateno da crtica devido s grandes vendagens. Harry Potter, por exemplo, chegou a vender 8 milhes de livros em um dia e O Senhor dos Anis o segundo livro mais vendido do mundo, s sendo ultrapassado pela Bblia. Questo 3: Resposta: Avadra Kedavra inspirada na frase abhadda kedhabra do aramaico, que pode significar desaparea com essa palavra, mas tambm traduzida por eu destruo enquanto falo. Lumus luz em latim e Accio, palavra que tambm latina, significa eu chamo, eu invoco. Questo 4: Resposta: Catrmbias! um bom exemplo para explicitar a dificuldade que o tradutor pode encontrar em sua tarefa. So 78 pginas que seguem o mesmo estilo do trecho citado. Acredita-se que o tradutor ter muito trabalho quando se comprometer a traduzir esta obra, pois alm da dificuldade de entender as palavras, ele ter de encontrar termos no idioma de traduo que causem estranhamento e sejam pouco usuais, ou seja, ter de no somente traduzir as palavras, mas tambm criar o efeito de sentido que elas causam: dificuldade de entendimento e a sensao de que foram criadas. Questo 5: Resposta: Um exemplo de resposta : Cronolgica: Ontem noite bebi muito pra esquecer problemas sentimentais. Pensei que fosse possvel. Voltei pra casa tarde da noite, fechei a porta e a cara para mundo. Acordei hoje com dor de cabea e ningum do meu lado. Psicolgica: Venci o medo que tinha quando era pequena. No me lembro exatamente qual era aquele ano, mas sei que passei noites sem dormir, correndo dos fantasmas que apareciam no meu quarto. Questo 6: 59

Resposta: A proposta dessa atividade mostrar um pouco sobre os direitos autorais no Brasil e tambm estimular a escritura de uma carta argumentativa, que defende um ponto de vista.

QUESTES RELACIONADAS
Questo 1: Resposta: Algumas respostas possveis so: bi = dois, tetra = quatro, penta = cinco e hexa = seis. Questo 2: Resposta: A proposta da atividade fazer com que os alunos trabalhem com pesquisa e compare dados. Alm disso, pretende-se que os alunos percebam quais so os livros mais vendidos, isto , os best-sellers. Questo 3: Resposta: Prope-se que os alunos trabalhem em grupo, comparem dados e construam grficos. O essencial desta atividade interagir com a questo anterior e mostrar que os livros mais lidos pelos alunos, geralmente, so os mais vendidos. Questo 4: Resposta: A

60

RESPOSTAS PROPOSTAS CAPTULO 4 QUESTES PRINCIPAIS


Questo 1: Resposta: a) Resposta individual. b) A inteno que se diferencie o heri pico, o anti-heri e o super-heri. Pode-se dizer que o heri pico e o anti-heri so mais semelhantes s pessoas comuns, pois tm defeitos e qualidades, alm de no possurem poderes extra-humanos. Questo 2: Resposta: a) A concepo de heri presente na tirinha aquele que defende seu povo, mesmo que tenha de abater outros povos. O heri de um povo pode ser o monstro de outro. b)O super-heri possui dupla identidade, super poderes, armas especiais, fantasias e luta pela justia. J o heri pico pode ou no possuir poderes, mas igual s pessoas de seu povo, diferenciando-se somente quanto esperteza, coragem, vontade de lutar pelos ideais de sua gente em oposio aos demais povos. Questo 3: Resposta: Em uma guerra h diversos pontos de vista, depende de quem est contando a histria. O heri de um povo pode ser o vilo do outro e vice-versa. Na obra O Uraguai, por exemplo, os indgenas acreditam que os portugueses so os viles, pois esto invadindo as terras. J os portugueses defendem que os jesutas so os viles, pois se aproveitaram da catequizao dos indgenas para ficar nas reas que no so deles. Questo 4: Resposta: Essa questo pretende explorar a questo do ponto de vista: uma mesma situao pode ser tratada tanto pela comdia quanto pelo drama. importante investir na criao do personagem e seguir as caractersticas da narrativa.

QUESTES RELACIONADAS
Questo 1: Resposta: A proposta verificar se o aluno compreendeu o que um anti-heri e fazer com que use a criatividade para escrever uma narrativa. Questo 2: Resposta: Prope-se que o aluno utilize seus conhecimentos a respeito do heri e do vilo e consiga criar uma histria em quadrinhos. Questo 3: Resposta: B. 61

Questo 4: Resposta: A proposta que o aluno recapitule o que aprendeu e relacione com as obras citadas nos textos dos captulos. Na Odissia, por exemplo, o personagem principal Ulisses, Penlope e o filho Telmaco so personagens secundrios e Antnoo o principal antagonista de Ulisses. Em Harry Potter, Harry, Hermione e Rony so os principais, j Gina, Luna e Neville so alguns dos secundrios e Lord Voldemort o antagonista. Questo 5: Resposta: a) O narrador em terceira pessoa e onisciente, pois no participa da histria e sabe tudo o que acontece com os personagens, inclusive conhece seus pensamentos. b) A ao se desenvolve nos Campos Gerais, que abrangem o Mutum e o Sucuriju, locais da rea rural e distantes dos grandes centros. O espao descrito como um lugar bonito, no qual chove bastante e que possui muitas matas, terra preta, pedras e morros. c)Os personagens so o Tio Terz e Miguilim, sendo que o ltimo o principal. Questo 6: Resposta: Caramuru o protagonista, tanto que d nome ao livro. O Gupeva e a Paraguass so os personagens secundrio

62

RESPOSTAS PROPOSTAS CAPTULO 5 QUESTES PRINCIPAIS


Questo 1: Resposta: As lnguas que derivaram do latim so: o portugus, o espanhol, o galego, o catalo, o francs, o provenal, o italiano e o romeno. Questo 2: Resposta: Algumas abreviaes do internets so: tb (tambm), fds (final de semana), pq (porque) e dps (depois). Alguns emoticons so: =) feliz =( triste XD rindo muito Questo 3: Resposta: importante perceber que a lngua muda com o passar do tempo e a reforma ortogrfica uma maneira institucional de fixar as mudanas. Alguns exemplos so: grammatica (gramtica), doiro (de ouro), Vossamerc Vosmec (voc), etc. Questo 4: Resposta: Uma resposta possvel que existe a luta por um ideal (impedir a poluio). Questo 5: Resposta: a) De acordo com a msica, ser pico ser srio em tudo: para chorar, para amar, etc. b) O heri comparado ao professor universitrio, pois este tem que aprender com os alunos e com a vida, para que possa continuar exercendo bem sua profisso. c) Complexo de dipo um termo da psicanlise utilizado para determinar uma fase da evoluo infantil quando a criana do sexo masculino tem dificuldade de dividir a me com o pai. No caso femininino, a menina compete com a me pelo amor do pai. A psicanlise utilizou-se da mitologia grega para criar esse termo, pois existe um conto em que dipo se apaixona por sua me e mata seu pai, isso sem saber dos laos parentescos. Questo 6: Resposta: Algumas opes possveis so: transar (antigamente significava falar mal de algo), broto (sinnimo de garota nos anos 60), etc.

QUESTES RELACIONADAS
Questo 1: Resposta: A proposta que os alunos discutam a respeito dessa variedade escrita, que o internets, pensando sobre a sua finalidade e funo. 63

Questo 2: Resposta: A proposta incentivar o aluno a pensar sobre a sua lngua e as variantes que ela possui, discutindo qual variedade aceita e quais so consideradas de menor valor. Tambm pretende-se que o aluno entenda o que uma Reforma Ortogrfica e como ela funciona. Questo 3: Resposta: Opes possveis so: encontro pico, gol pico no futebol, Inferno pico (banda de Heavy Metal), duelo pico no jogo de RPG, tombo pico de um skatista e epopia sertaneja (no sentido de saga ou viagem). Questo 4: Resposta: A proposta criar uma narrativa, utilizando para isso os conhecimentos adquiridos sobre as mudanas de significado da palavra pico. Questo 5: Resposta: A proposta que os alunos percebam as variantes regionais do portugus do Brasil, analisando-as pelo vis das grias.

64

Vous aimerez peut-être aussi