Vous êtes sur la page 1sur 6

MECALOR QUICK GUIDE

Glenn Zolotar
Treinamentos

glzolotar@linear.com.br

Contedo
1- Introduo 2- Componentes
Bombas Radiador Ventilador Painel de Evaporao Reservatrios Entrada e sada Pontos de escoamento Sensores Controle Comunicao Lquido Medidor de presso Tela

pg. 03 pg. 03

3- Funcionamento Geral 4- Dados Prticos


Partida Lquido Bombas Colmeia Alarmes

pg. 04 pg. 04

5- Cuidados Peridicos
Tela Nvel de gua Painel de Evaporao Lquido de refrigerao

pg. 06

MECALOR
Os transmissores Hitachi Kokusai Linear com refrigerao lquida tem o processo de refrigerao feito por um trocador de calor (MECALOR), que fica instalado em uma rea externa prxima ao transmissor. O objetivo deste guia rpido dar algumas dicas prticas enfatizando os principais pontos relativos ao cuidado e manuteno do trocador de calor MECALOR. Este guia parte do princpio que o seu equipamento j est devidamente instalado e em funcionamento. Para informaes completas sobre os trocadores de calor consulte o manual do equipamento.

2 - Componentes
O Mecalor um sistema de refrigerao compacto que contm as bombas e o radiador (trocador de calor) em uma s unidade. Nesta unidade temos: Bombas as bombas fazem com que o lquido circule pelo sistema. Levam o lquido frio ao transmissor e trazem o lquido quente ao trocador de calor em um processo contnuo. So duas bombas neste sistema e elas trabalham em alternncia. Em caso de falha de uma das bombas, a outra assume a operao por completo. Existe tambm uma pequena bomba auxiliar que leva gua ao topo da colmeia. Radiador o radiador a parte do sistema que resfria o lquido. Funciona da mesma forma que um radiador de automvel. Ventilador o componente que fora o ar do ambiente a passar pelo radiador para ajudar no resfriamento do lquido. Funciona como exaustor devido ao seu posicionamento no sistema, puxando o ar externo para dentro. Painel de Evaporao mais conhecido como Colmeia, este componente umidifica o ar que passa por ele antes de chegar ao radiador. O ar umidificado se torna mais frio e isso ajuda o radiador a resfriar o lquido. Reservatrios onde o lquido fica armazenado. Existe um para o lquido de refrigerao e outro menor para a gua que umidifica a colmeia. Os lquidos de cada reservatrio no se misturam, pois tem funes e fazem parte de circuitos diferentes, alm de serem lquidos de composio diferente. Entrada e sada so os pontos do circuito hidrulico por onde a gua resfriada sai e por onde a gua quente retorna ao trocador de calor. Pontos de escoamento so as sadas hidrulicas usadas para se esvaziar os reservatrios. Cada reservatrio tem um ponto de escoamento distinto. Sensores o sistema possui um sensor de vazo, um de presso, um de nvel do reservatrio, e uma boia para o nvel do reservatrio da colmeia. Controle o controle feito no painel do Mecalor. onde os parmetros de funcionamento so definidos. Comunicao a informao de parmetros do Mecalor (temperatura, presso, vazo, etc) enviada ao transmissor para monitorao.

Lquido o lquido usado para fazer a refrigerao uma mistura de gua destilada (70%) com etileno glicol (30%). Medidor de presso h um medidor de presso na parte frontal direita do Mecalor. Tela h uma tela perfurada que ajuda a impedir a entrada de detritos no sistema enquanto permite a passagem de ar. Fica em frente colmeia.

3 - Funcionamento Geral
O funcionamento bsico se d da seguinte forma: O lquido bombeado pelo sistema, entra frio nas gavetas de potncia do transmissor e sai quente devido absoro do calor dos transistores pelo lquido. Volta ao trocador de calor, passa por uma serpentina no radiador. No radiador entra em contato com o ar que por sua vez absorve o calor do lquido. A partir deste ponto o ciclo recomea. Se a temperatura do lquido (medida por um sensor de temperatura dentro do reservatrio) estiver abaixo de 28C, o ventilador e o umidificador permanecem desligados. A partir do momento em que o lquido atinge os 28C o ventilador acionado para forar ar externo a passar pelo radiador aumentando assim a capacidade de resfriamento do mesmo. O umidificador entra em ao quando a temperatura do lquido atinge 34C. Neste ponto a colmeia irrigada pela gua (que vem da rede normal de abastecimento) umedecendo toda a passagem de ar e fazendo com que o ar que chega ao radiador (sendo forado pelo ventilador) perca at 10C de sua temperatura original. Isso faz com que a capacidade de resfriamento do radiador aumente ainda mais. Estes pontos de 28C e 34C podem ser reconfigurados para outras temperaturas no painel de controle do Mecalor. Estes pontos foram ajustados a partir de estudos feitos para otimizar o consumo de gua e energia do Mecalor, levando-se em conta a mdia da temperatura no Brasil.

4 - Dados Prticos
Partida - Se o Mecalor no ligar, verifique a instalao eltrica. So trs fases e um terra. Se por acaso duas das fases estiverem invertidas a proteo do Mecalor atua e ele no liga. Lquido A quantidade de lquido presente no sistema de resfriamento depende da instalao. Numa instalao em que o transmissor est localizado prximo ao Mecalor a quantidade de lquido ser menor que numa instalao em que o transmissor estiver mais distante devido ao comprimento fsico do sistema hidrulico. Normalmente se usam aproximadamente 60 litros de gua destilada e 20 litros de etileno glicol. O reservatrio tem capacidade para 30 litros. Este reservatrio no pressurizado e est sujeito evaporao. Existe um sensor de nvel que alarma o Mecalor e o Transmissor quando o nvel de lquido no reservatrio chega a este nvel mnimo. Este alarme no desliga o transmissor.

Se este alarme de nvel baixo no reservatrio ocorrer, complete o reservatrio at ao ponto chanfrado do metal na parte superior do reservatrio com gua destilada. No necessrio o complemento com etileno glicol, pois este no evapora. Bombas So duas bombas. Bomba 1 a que fica localizada mais perto da parede externa, e Bomba 2 a que fica mais perto do centro. Elas se alternam constantemente. Se h um alarme de falta de vazo e/ou falta de presso, a bomba que est ativa automaticamente transfere a ao para a outra bomba, se o alarme persiste a ao volta para a primeira bomba, e se houver a persistncia do sintoma a proteo atua e o Mecalor se desliga. possvel haver um alarme de falta de vazo sem que haja falta de presso, mas sempre que houver falta de presso tambm haver falta de vazo. Os alarmes de falta de vazo sem que haja falta de presso podem ocorrer quando houver o fechamento de uma vlvula ou pela obstruo de uma linha hidrulica. Em outros casos os dois alarmes aparecero em conjunto. Colmeia A colmeia dividida em duas partes e seu lado interno diferente do externo. A parte externa mais escura por ter um tratamento especial para suportar melhor as condies climticas. Por fazer parte da passagem de ar e estar normalmente mida a colmeia acumula detritos com facilidade. muito importante que se faa a sua limpeza peridica (veja mais detalhes na seo abaixo). Alarmes Alm dos j mencionados alarmes de presso e vazo, temos tambm o alarme de temperatura do lquido, alarme de falha de bombas, de falha do ventilador, de reposio de nvel do reservatrio e de falha de comunicao. Se aps a ativao de todos os mecanismos de resfriamento o lquido se mantm mais quente que os limites aceitveis, o alarme de temperatura do lquido se acionar. Verifique se todos os componentes de refrigerao funcionam corretamente e se necessitam de manuteno e limpeza (descrita na seo abaixo). Os alarmes de falhas indicam o no funcionamento de algum componente do sistema. Em casso de ocorrncia de alarmes de falha, verifique o componente em questo. Existe tambm o alarme de reposio de nvel do reservatrio, que avisa se o nvel de gua do reservatrio atingir um limite mnimo, indicando a necessidade de reposio de gua destilada. O Mecalor se auto desligar somente com alarmes combinados de presso e vazo. O transmissor no se desliga se houver algum alarme relacionado ao Mecalor. A proteo do Transmissor est relacionada temperatura dos transistores. Se houver um problema com o Mecalor os transistores se aquecero e a partir de um certo limite a proteo do transmissor atuar. Para maiores detalhes sobre os alarmes, verifique o manual do equipamento.

5 - Cuidados Peridicos
OBS: Para os procedimentos a seguir, o sistema no precisa ser desligado. Tela Uma vez por semana retirar a tela que protege a colmeia e limpar usando gua com presso ou ar-comprimido. Cuidado para que a sujeira que sai da tela no v direto para dentro do trocador de calor. Nvel de gua - A cada 15 dias preencher o reservatrio com gua. Para isso retire a tampa (fixada com dois parafusos na parte superior), e coloque gua at atingir a parte chanfrada no alto do reservatrio.

Painel de Evaporao No intervalo de 15 a 30 dias (dependendo da limpeza do local onde estiver instalado o Mecalor) o sistema evaporativo deve ser limpo. 1- Feche a vlvula de entrada de gua do sistema evaporativo. 2- Esgotar a gua do sistema evaporativo pelo dreno lateral. Colmeia: Retire a tela de proteo. (Aproveite para limp-la tambm). Retire a chapa de metal superior que mantm as colmeias presas. Retire as colmeias. Para isso necessrio empurrar para cima uma chapa de metal que faz presso na colmeia de modo a evitar que a borda da mesma se danifique no processo. Limpar com gua (pouca presso) no sentido interno para o externo, ou seja, de dentro pra fora (o lado externo da colmeia o mais escuro).

1234-

Reservatrio: 1- Retire a tela do piso onde a parte de baixo da colmeia apoiada. Limpe esta tela. (Se for utilizar mangueira mantenha gua com baixa presso em todo o sistema). 2- Limpe bem todo o reservatrio inclusive a rea onde se encontra a pequena bomba que leva gua ao topo da colmeia (lado esquerdo do reservatrio). Limpe tambm a bomba e principalmente a sua entrada de gua. 3- Limpe com uma escova os orifcios de sada de gua do sistema (cano que passa pela parte superior e serve para distribuir a gua pela colmeia). Depois monte todo o sistema novamente, feche o dreno e religue a gua.

Para o procedimento a seguir o sistema deve ser desligado. Lquido de refrigerao A cada dois anos todo o lquido de refrigerao deve ser substitudo. Cuidado com o descarte do lquido, pois o etileno glicol um produto qumico que deve ser descartado de acordo com as regras ambientais. OBS: Para informaes mais completas sobre estes procedimentos consulte o manual do Mecalor.

Vous aimerez peut-être aussi