Vous êtes sur la page 1sur 4

Lentes e defeitos de viso

As lentes
A refrao da luz, em meios transparentes, aplica-se nas lentes. So meios ticos limitados por duas superfcies curvas ou por uma superfcie curva e outra plana. As lentes esfricas (pelo menos uma das superfcies esfrica) so as mais utilizadas. Podem classificar-se em dois grupos: Lentes de bordos delgados ou convexas Estas lentes so mais grossas na parte central do que nos bordos.

Lentes de bordos espessos ou concavas Estas lentes so mais grossas nos bordos do que na parte central.

O olho humano pode apresentar quatro tipos de problemas de viso: -A Hipermetropia a dificuldade em conseguir ver com clareza objetos que se encontram prximos de ns. Costuma-se dizer que essa pessoa tem "falta de vista ao perto". Quem sofre de hipermetropia v os objetos prximos desfocados pois a imagem forma-se depois da retina.

Em qualquer dos casos, o problema corrigido com lentes convergentes (ou convexas).

A Miopia a dificuldade em conseguir ver nitidamente os objetos que se encontram longe de ns. Usualmente as pessoas costumam chamar a este problema "falta de vista ao longe". Quem sofre de Miopia v os objetos que se encontram afastados muito desfocados pois a imagem forma-se antes da retina. A Miopia resulta da incapacidade do cristalino de se tornar menos convergente (menos curvo). O problema corrigido com lentes divergentes (ou cncavas).

Presbitia Habitualmente designada de vista cansada, deve-se ao facto de o cristalino, com o avanar da idade, perder a capacidade de se tornar mais convergente (mais curvo) resultando na dificuldade em ver focados os objetos que estejam prximos de ns. Tal como a Hipermetropia pode ser corrigida utilizando lentes convergentes (ou convexas).

O astigmatismo Deve-se a uma forma irregular da crnea. Os raios de luz so focados em diferentes pontos e a imagem formada no ntida. Este problema corrigido com lentes cilndricas. Quem apresenta este defeito de viso tambm pode apresentar conjuntamente miopia e/ou hipermetropia. Na imagem seguinte podemos observar o efeito deste problema sobre a nossa viso:

Os Espelhos
Os espelhos so objetos nos quais ocorre a reflexo regular da luz, pois estes so superfcies lisas e polidas. Estes podem ser divididos em dois grupos: Espelhos planos Espelhos curvos

Espelhos planos - produzem imagens virtuais, direitas, simtricas em relao ao objeto e do mesmo tamanho deste. As imagens dos objetos so formadas atrs do espelho a partir dos prolongamentos dos raios luminosos. Os espelhos curvos alteram a dimenso dos objetos neles se observam, tendo as imagens obtidas, caractersticas que dependem, essencialmente, do tipo de espelho e da distncia a que os objetos se encontram. As imagens nem sempre so formadas atrs do espelho; no so sem simtricas nem do mesmo tamanho dos objetos (com uma nica exeo muito particular em que o tamanho pode ser o mesmo). Espelhos convexos produzem imagens virtuais, direitas e menores do que o objeto. Os espelhos convexos fazem divergir os raios luminosos que neles incidem; se prolongarmos os raios, eles cruzam-se num ponto imaginrio designado foco virtual.

Espelhos cncavos tanto produzem imagens virtuais, direitas e maiores do que o objeto, como imagens reais, invertidas e maiores ou menores do que o objeto. Os espelhos cncavos permitem uma maior convergncia dos raios luminosos que neles incidem; os raios refletidos cruzam-se num foco, designado por foco real.

Considere-se um feixe proveniente do cabelo; o olho do observador recebe o feixe vindo do espelho depois de se refletir.

Em ambos os casos a imagem forma-se para trs do espelho: - em A, a imagem menor que o objeto; - em B, a imagem maior do que o objeto. As imagens formam-se sempre atrs dos espelhos, nos prolongamentos dos raios refletidos. Isto acontece sempre nos espelhos planos e nos espelhos convexos, mas no acontece sempre nos espelhos cncavos.

Vous aimerez peut-être aussi