Vous êtes sur la page 1sur 87

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Resumo Histrico da Formao de Encruzilhada do Sul

No sculo XVIII, a estratgia adotada pela Coroa Portuguesa para garantir a posse e defesa das terras localizadas ao sul de sua colnia foi a instalao de acampamentos militares e a construo de fortes e presdios, bem como a distribuio de sesmarias, normalmente a pessoas de prestgio e/ou militares, sendo Domingos de Bithencourt o primeiro portugus a receber sesmarias do governo de Portugal nas terras que hoje formam o municpio de Encruzilhada do Sul, por volta de 1771. O povoado que originou a cidade despontou j em meados do sculo XVIII, quando se intensificava o desbravamento do Continente de So Pedro, dada sua privilegiada e estratgica posio geogrfica, incrustada nas escarpas da Serra das Encantadas, Serra do Herval ou Serra do Sudeste, como mais conhecida. J no incio do ano de 1715, instalaram-se no Capivari, homens mandados por Brito Peixoto, aps uma vanguarda de missionrios e ndios que chegaram Aldeia Velha, deixando um sino, existente at hoje, com a inscrio em espanhol: Apostole S. Pero, documento mais antigo de nossa cidade. Pelos idos de 1781, surgiram em Encruzilhada as primeiras sesmarias. No tardou que por aqui aflussem colonizadores vindos de Rio Pardo, aorianos e lagunenses, aos quais se juntaram alguns indgenas oriundos do territrio das Misses, alguns eram veteranos de campanhas militares, outros, retirantes da Colnia do Sacramento, que era a base portuguesa encravada em territrio uruguaio. No povoado que a se formou, foi levantada a Capela de Santa Brbara de Encruzilhada do Sul, seu primeiro nome, em homenagem padroeira do Destacamento Militar dos Drages de Artilharia que defendeu o local de uma invaso espanhola. Os Drages tornaram-se Batalho dos Drages da Independncia, at hoje presentes nas comemoraes oficiais do Palcio do Planalto. Santa Brbara foi elevada categoria de cidade aps um processo reivindicatrio que durou aproximadamente 130 anos, quando passou pelas categorias de freguesia a municpio. Graas aos esforos dos primeiros povoadores, o local prosperou de tal modo que em 1837 foi elevado categoria de freguesia. Em 31 de maro de 1838, passou condio de cidade e em 19 de julho de 1849 deu-se a promulgao da Lei n 178 que concedeu autonomia poltica ao Municpio,

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

emancipando-o de Rio Pardo, que formava os primeiros municpios do Estado do Rio Grande do Sul.

Situao Geogrfica O municpio de Encruzilhada do sul tem seu territrio compreendido entre os paralelos 29 45 e 30 30 de latitude sul e entre os meridianos 8 30 9 30 de longitude oeste do meridiano do Rio de Janeiro. Na sede do municpio, a posio geogrfica de latitude 30 graus 32 35 e longitude 52 graus 31 20 W. Gr. A sede do municpio localiza-se estrategicamente como divisor de guas, sendo que em direo ao sul compe a Bacia hidrogrfica do Rio Camaqu e ao norte compe a Bacia hidrogrfica do Rio Jacu. Observa-se sutilmente a influncia da formao climtica provocada pelos ventos sul e minuano, formando correntes frias vindas pelas ondulaes da serra, e ao norte pela influncia das plancies da Depresso Central, sopram ventos mais brandos e amenos.

Topografia e Pontos mais Altos O municpio est localizado na zona da Serra do Sudeste, sendo atravessado pela Serra do Herval. Banhado por muitos arroios, apresentando no seu vasto territrio lindssimos panoramas, quer vistos das serras, quer das vrzeas e pequenas ondulaes que se formam margem dos arroios mais caudalosos. So notrios os campos que margeiam o Rio Camaqu e o Arroio Piquiri. Os pontos mais altos se encontram no Cerro Partido, Tabuleiro, Grande e da Vigia, com 475 metros de altura. A sede municipal est a 420 metros de altitude.

Constituio Agrolgica Quanto s terras do municpio, desde as formaes laurencianas, cmbricas e silrica at a diluvial, ou seja, da primordial at a quaternria, o terreno considerado alto, de grande relevo e apresenta muitas diferenas de altitude e obedece mais ou menos a orientao traada de oeste para leste. Ora borda planaltos, ora forma cadeias de cerros escarpados compostos de muito granito e massas eruptivas. A composio geolgica compe-se de rochas arenticas, minerais como o cobre, wolfran, ferro, carvo, estanho, talco, mica e calcrio, entre outros minerais. Seu solo tem formao limo argiloso, limo arenoso e areia limosa.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Clima Pela sua posio geogrfica e conformao topogrfica, Encruzilhada do Sul goza de clima caracterstico das Serras; ameno e agradvel nas estaes da primavera ao vero e frio do inverno ao outono. A temperatura mdia geral de 17,5 C, as mximas podem chegar aos 36,7 C, e a mnima j se verificou -6 C. No raro, durante o inverno, serem constantes as geadas e eventualmente, h ocorrncia de neve. As precipitaes pluviomtricas atingem a mdia de 1.700 ml/ano, sendo que naturalmente, as mdias mnimas ocorrem nos meses de dezembro a fevereiro Demografia Segundo registros encontrados no ano de 1858, o municpio contava com 4.988 habitantes. J no seu centenrio em, 1945, a populao passou a contar com 40.430 habitantes, sendo 4.300 habitantes urbanos e 36.130 na rea rural. No Censo de 2007, Encruzilhada do Sul possua 24.152 habitantes, sendo 19.321 na rea urbana. Devido aos melhoramentos de infraestrutura, logstica e diversificao econmica, est havendo imigrao informal crescente, observando-se, na realidade, uma populao em torno de 27.830 habitantes com destaque para a regio urbana. A taxa de urbanizao de 62,08% significativamente mais baixa que a taxa mdia de urbanizao do Estado, que de 81,64%. A densidade populacional de 0,12 hab/Km, excepcionalmente baixa devido grande extenso territorial do Municpio. A taxa de crescimento no perodo 1991/2000 foi de 11,26%, ou 1,19%, a.a., valores que muito se aproximam das taxas mdias estaduais, no perodo que foram 11,39% e 1,21% a.a., respectivamente. A composio tnica do Municpio formada por descendentes de portugueses, aorianos, espanhis, ndios e africanos. Mais tarde, ainda recebeu levas de imigrantes franceses e poloneses que tambm contriburam para o desenvolvimento da regio. Ao analisar o crescimento populacional a partir dos dados censitrios, deve-se considerar que o Municpio um dos mais antigos do Estado, tendo se emancipado ainda no sculo XIX. Seus limites territoriais foram alterados apenas duas vezes. Uma, em 1963, quando cedeu territrio para formar parte do atual Municpio de Dom Feliciano. Outra, em 1988, quando o distrito de Amaral Ferrador

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

emancipou-se de Encruzilhada do Sul, constituindo sozinho um novo Municpio. Assim, anlises comparativas com dcadas anteriores devem considerar esses desmembramentos, muito embora o contingente populacional envolvido na poca, no tenha sido muito expressivo. Verifica-se que, nesta ltima dcada, embora o crescimento da populao total tenha sido maior do que o da dcada anterior, houve sensvel perda de populao rural, configurando uma acelerao do crescimento da populao urbana, o que confirma uma tendncia nacional. O xodo rural tambm teve seu processo acelerado devido s sucessivas frustraes das safras agrcolas, preos desalinhados, falta de infraestrutura e logstica, fomento e assistncia tcnica. Grfico 3.1 Evoluo da Populao 1940 / 2007.

45.000 40.000 35.000 30.000 25.000 20.000 15.000 10.000 5.000 0 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2007

Populao

Fonte: Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (FIBGE)

Pode-se observar que o Municpio teve seu perfil de urbanizao invertido, num perodo de 20 anos, entre 1980 e 2000, quando a populao urbana passou de cerca de 1/3 (36,35%) da total, para cerca de 2/3 (62,09%). Tambm se observa que houve sensvel perda de populao rural, principalmente ao longo da dcada de 70, quando ocorreu o pico do xodo rural, no Estado. As taxas negativas de crescimento da populao rural continuam ao longo da ltima dcada e compensado por altas taxas no crescimento da populao urbana, que, na ltima dcada, alcanou a 4,07% a.a., o que representa o dobro da taxa geomtrica estadual de 1,93% a.a.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

A contagem da populao realizada pelo IBGE, em 1996, identificou um contingente de 7% de pessoas migrantes (de quatro anos ou mais), representando um contingente de cerca de 1.437 pessoas. Esta taxa de migrantes sobre a populao total absolutamente idntica mdia do Estado, que tambm 7%. Evidentemente, a maior parte dos imigrantes - 97%, ou 1.394 pessoas - originria de outros Municpios do Rio Grande do Sul. No foram encontrados elementos que indiquem em que proporo esta migrao originria de reas rurais ou de outros ncleos urbanos, o que poderia esclarecer sobre o perfil dos novos moradores da cidade, sua cultura e suas habilidades profissionais. Estudos demogrficos recentes, porm, apontam que o fenmeno migratrio nas regies sudeste e sul do pas tem origem principalmente em ncleos urbanos de pequeno porte, dirigindo-se, escalonadamente, para os ncleos maiores. Considerando, entretanto, que Encruzilhada do Sul no possui uma economia excepcionalmente dinmica, que configure um plo de atrao de mo-deobra j com alguma vivncia urbana, , pois, razovel esperar-se que esse fluxo migratrio represente o estgio inicial de um percurso com origem em reas rurais. O fenmeno migratrio rural-urbano ainda aparece no Municpio, evidenciado pelas sucessivas taxas de crescimento negativo da populao rural, ao contrrio do crescimento sempre positivo da populao urbana. A estrutura etria da populao demonstra que a cidade ainda apresenta um padro em que os maiores percentuais esto nas faixas mais jovens (abaixo de 20 anos), resultado de um razovel ndice de natalidade, pelo menos nas duas dcadas anteriores. Apesar disso, verifica-se que os percentuais dessas faixas no so significativamente maiores que os das faixas entre os 20 e os 39 anos. Alm disso, os percentuais das faixas entre 0 e 9 anos so menores, ou muito prximos aos das faixas entre 10 e 19 anos, o que pode significar uma tendncia de menores ndices de natalidade em anos mais recentes. O Quadro 3.2 e o Grfico 3.2 mostram a distribuio etria da populao total de Encruzilhada do Sul, no ano de 1998 Quadro Distribuio Etria da Populao 1998 FAIXA ETRIA N de 0 a 4 anos de 5 a 9 anos De 10 a 14 anos De 15 a 19 anos 1.008 1.015 1.103 1.052 HOMENS % 8,49% 8,55% 9,29% 8,86% N 994 1.002 987 MULHERES % 8,97% 8,69% 8,76% 8,62% 3.2

1.026

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

De 20 a 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 34 anos De 35 a 39 anos De 40 a 44 anos De 45 a 49 anos De 50 a 54 anos De 55 a 59 anos De 60 a 64 anos De 65 a 69 anos

925 908 930 937 801 687 630 543 448 354

7,79% 7,65% 7,83% 7,89% 6,75% 5,79% 5,31% 4,57% 3,77% 2,98%

861 814 895 873 741 654 602 517 422 373

7,52% 7,11% 7,82% 7,63% 6,48% 5,71% 5,26% 4,52% 3,69% 3,26% 5,97% 100,00%

de 70 e mais anos 529 4,46% 683 Total 11.870 100,00% 11.444 Fonte: Fundao de Economia e Estatstica (FEE)

LEIS QUE DENOMINAM PRDIOS E RUAS

Decreto-Lei n. 68 de 16/06/1944: D denominao Av. Rio Branco, o trecho da via pblica compreendido entre as Praas Jlio de Castilhos e Honrio Florisbal; Lei n 32 de 09/06/49: Denomina a atual Praa Baro do Quara; Lei n 34 de 09/06/49: Denomina rua Honrio Florisbal ao trecho da Rua Ramiro Barcelos, compreendido entre a Rua Benjamin Constant e a Praa Fronteira ao atual cemitrio; Lei n 47 de 31/12/49: A Vila Distrital de Abolio, neste municpio, passa a ter denominao de Amaral Ferrador; Lei n 57 de 07/09/43: Denomina de Avenida Rio Branco, o trecho da via pblica, compreendido entre as Praas Jlio de Castilhos e Honrio Florisbal;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 295 de 05/11/65: Bairro Cidade Nova: Rua 1 Recebe o nome de 19 de julho Rua 2 - Recebe o nome de Pomplio Xavier Rua 3 Recebe o nome de Dr. Clvis Itaqui Trindade Rua 4 Recebe o nome de Professora Selma Becker Rua 5 Recebe o nome de Mal. Rondon Rua 6 Recebe o nome de Prof. Ana Maria; Lei n 336 de 03/03/67: Denomina Coronel Honrio Carvalho a rua compreendida entre a esquina Conde de Porto Alegre, rumo norte, at a Avenida Rio Branco. Lei n 337 de 03/03/67: Denomina rua Intendente Incio Azambuja, a rua situada no bairro da Vila Popular, a partir da Cel. Honrio Carvalho e perpendicular a essa; Lei n 372 de 20/03/69: Denomina Avenida Rodolfo Taborda, a rua compreendida entre a Praa Baro do Quara e o Parque Desidrio Finamor; Lei n 377 de 01/04/69: Denomina Vila Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco a vila construda nesta cidade, em convnio com a COHAB; Lei n378 de 01/04/69: Denomina Avenida Olegrio Moreira o trecho compreendido entre a rua Felipe Noronha e a Vila Alto Alegre; Lei n 383 de 05/05/69: Denomina Nestor Moura Jardim a rua na vila Mal. Humberto Castelo Branco que inicia junto a casa n 1, da Quadra 1 e vai em direo Vila Xavier; Lei n 385 de 05/05/69: Denomina Almirante Joo Cndido a rua na Vila Mal. Humberto Castelo Branco que inicia na Rua Chico Diabo at a rua Nestor Moura Jardim, desde a casa 11 at a casa 20 da Quadra 3; Lei n 386 de 05/05/69:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Denomina rua Chico Diabo a rua Mal. Humberto Castelo Branco que inicia junto a casa 11, na Quadra 1 e vai em direo Vila Xavier; Lei n 387 de 05/05/69: Denomina General Argemiro Dorneles a rua Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco que inicia junto a casa 11, na Quadra 1 at a casa 20 na mesma quadra; Lei n 390 de 05/07/69: Denomina Capito Luis Dornelles a Praa Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco; Lei n 436 de 16/09/71: Denomina Ernesto Dornelles a Avenida que inicia na rua Quatro de Dezembro, com sada para o Passo do Elias; Lei 453 de 06/06/72: Denomina Travessa Tiradentes o trecho compreendido entre as ruas Bento Gonalves e General Osrio, situado paralelamente entre as ruas Cel. Honrio Carvalho e 19 de julho; Lei n 630 de 10/11/77: Denomina Rua Santa Barbara o trecho da via pblica que parte da rua Benjamim Constant, em direo sudoeste, localizada no Loteamento Artimini Cassepp, proximidades Hosp. Sta. Brbara; Lei n 729 de 23/06/80: Denomina Dr. Zeno Pereira Luz, a rua que inicia na esquina da Av. Rio Branco com a Praa Jlio de Castilhos e se prolonga em direo a noroeste. Lei n 729 de 23/06/80: Denomina Conselheiro Hormnio Teixeira a rua que inicia na Av. Cel. Honrio Carvalho e se prolonga em direo a noroeste; Lei n 729 de 23/06/80:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Denomina-se Alcides Campos a rua que inicia na rua Dom Feliciano e estende-se rua Hormnio Teixeira; Lei n 729 de 23/06/80: Denomina-se Intendente Armnio Silveira a rua que inicia na rua Alcides Campos e prolonga-se em direo a noroeste; Lei n 740 de 19/09/80: A Praa central da cidade denomina-se Praa Dr. Ozy Teixeira substituindo o nome da Praa Jlio de Castilhos em homenagem ao 1 Presidente eleito para o governo do nosso estado, aps a Proclamao da Repblica e que redigiu o projeto da Constituio Gacha de 1891, baseada nos princpios positivistas (Doutrina de Augusto Comte), tornando-se a nica Constituio positivista do mundo, esta praa foi idealizada por Ozy Teixeira, quando prefeito entre 1928 e 1932. Em 19 de agosto de 1980, a praa recebe o nome do eminente Dr. Ozy Teixeira como homenagem de reconhecimento por ter sido idealizador do formato da praa, Prefeito, Fundador da Associao Rural, hoje Parque de Exposies do Sindicato Rural, entre outras realizaes para a comunidade encruzilhadense. Lei n 820 de 10/05/82: Denomina Lcio Cardoso, na vila Alto Alegre, a rua que parte do incio da estrada Encruzilhada do Sul Amaral Ferrador, margem esquerda, e desce em direo vertente incio do arroio Lava-Ps; Lei n 886 de 08/09/83: Denomina Ten. Cel. Aviador Jos Roberto Spalding Corra a rua que inicia na Rua Bento Gonalves e se estende atravessando o Loteamento dos Castros at a Avenida Olegrio Moreira; Lei n 1.016 de 10/12/86: Denomina Zigomar Sperb a rua compreendida entre as ruas Rodolfo Taborda e Cel. Honrio Carvalho, mais precisamente a rua que passa em frente ao colgio Baro do Quara; Lei n 1.037 de 08/05/87: Denomina Arnildo Genz o trecho compreendido entre a Rua Silvestre Corra, perpendiculares s ruas Cel. Porto, Patrcio Carvalho, Alfredo Silvestre, Moura Jardim e Francisco Lacerda at a Sanga Funda;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 1.207 de 08/09/89: Denomina de Francisco de Paula Pereira a rua B da Vila Elisa no trecho que inicia na Avenida Cel. Honrio Carvalho indo at o seu final; Lei n 1.243 de 03/05/90: Denomina Zeferino Pereira Luz a Avenida que d acesso a esta cidade, desde o trecho de entroncamento das entradas que vo a Dom Feliciano, Pantano Grande e Corredor do Meio at o trecho de entroncamento da Avenida Rodolfo Taborda; Lei n 1.250 de 28/05/90: Denomina Dr. Cndido Jos Moreira a antiga rua que dava sada para Rio Pardo, compreendida entre a Rua Rodolfo Taborda e Avenida Dr. Zeferino Pereira Luz; Lei n 1.288 de 30/11/90: Denomina Ivo Osrio Mendes a rua frontal a Cooperativa Tritcola de Encruzilhada do Sul, primeira rua posterior, paralela, no sentido centro-bairro a rua Mal. Rondon; Lei n 1.340 de 27/09/91: Denomina de Francisco Xavier de Oliveira a rua E do Loteamento dos Castros, trecho entre as ruas Conde de Porto Alegre e Olegrio Moreira; Lei n 1.349 de 22/10/91: Denomina Eugnio Jos Beck a rua C trecho entre a rua Conde de Porto Alegre e rua H; Denomina Amaranto Pereira a rua B trecho entre a rua Conde de Porto Alegre e Rua H; Denomina Padre Jos Nicolau Hanquet a rua H trecho entre a rua Olegrio Moreira at o Presdio Municipal; Lei n 1.390 de 22/04/92: Denomina de Antnio Teixeira Baroni a rua ll, entre os loteamentos Campos Verdes l e Campos Verdes ll, nesta cidade;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 1.405 de 22/06/92: Denomina de Carlos Juventil da Silva (Vetlio) a rua D nos Loteamentos dos Castros, nesta cidade; Lei n 1.453 de 29/01/93: Denomina de Ney Pires de Macedo a rua que fica entre as ruas Dr. Zeno Pereira Luz e Baro do Amazonas, paralela com as ruas Vespasiano Freitas e Alcides Campos no Loteamento dos Job, nesta cidade; Lei n 1.477 de 21/05/93: Denomina de Paulo Carlos dos Santos a rua O que d entrada na Rua Arnildo Genz, na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.478 de 21/05/93: Denomina de Alfredo Machado Filho, a rua principal na Vila Barreiro, ao longo da estrada que vai ao Pinheiro, dentro do permetro urbano; Lei n 1482 de 31/05/93: Denomina de Joo Fossa a rua C no Distrito Industrial, entre as ruas Arnildo Genz e rua B, nesta cidade; Lei n 1.483 de 31.05.93: Denomina de So Cristvo a Vila prxima antiga barreira, nesta cidade; Lei n 1.484 de 08.06.93: Denomina de rico Verssimo a rua ll, entre a rua Ernesto Dorneles, paralela com a rua Getlio Vargas no Loteamento Campos Verdes ll, nesta cidade; Lei n 1.544 de 28.04.94: Denomina de Alberto Santos Dumont a rua J entre as ruas D e N na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.545 de 28.04.94: Denomina de Marechal do Ar Eduardo Gomes a rua D entre as ruas Paulo Carlos dos Santos e rua A, na Vila Paraso, nesta cidade;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 1.548 de 11.05.94: Denomina de Duque de Caxias a rua M, na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.549 de 11.05.94: Denomina de Dr. Juscelino Kubitschek a rua A com incio na rua Arnildo Genz, no Polo Madeireiro, nesta cidade; Lei n 1.550 de 11.05.94: Denomina de Azir Soares Rodrigues a rua B no Polo Madeireiro, que tem incio na rua A e passa em confrontao com a rua C; Lei n 1.551 de 11.05.94: Denomina de General Pinheiro Machado, a rua C, com incio na rua Paulo Carlos dos Santos, Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.552 de 11.05.94: Denomina de Cel. Afonso Emlio Massot a rua B, com incio na rua Paulo Carlos dos Santos, na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.553 de 11.05.94: Denomina de Aurino da Costa Nunes a rua A entre as ruas Rui Barbosa e Padre Nicolau Hanquet, no Loteamento dos Castros, nesta cidade; Lei n 1.554 de 11.05.94: Denomina de Volny Rassier a rua E com incio na rua Paulo Carlos dos Santos na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.555 de 11.05.94: Denomina de Geminiano Martins de Castilho a rua H com incio na rua Paulo Carlos dos Santos na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.556 de 11.05.94: Denomina de Athanagildo Florisbal a rua A com incio na rua Arnildo Genz, na Vila Paraso, nesta cidade;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 1.560 de 24.05.94: Denomina de Fernando Romagnoli a rua lll, no Loteamento Campos Verdes ll, iniciando na rua Getlio Vargas, at seu final; Lei n 1.561 de 24.05.94: Denomina de Dr. Antero Ferreira DAvila a rua C do Loteamento do Climrio de Oliveira, nesta cidade; Lei n 1.562 de 24.05.94: Denomina de Santo Antnio a rua D no Loteamento do Climrio de Oliveira, nesta cidade; Lei n 1.565 de 31.05.94: Denomina de Martiminiano Bibiano dos Santos a rua 5, na Vila Campos Verdes, nesta cidade; Lei n 1.566 de 31.05.94: Denomina de ZUMBI a rua E, no Loteamento do Climrio, atravessando a Rua Nestor de Moura Jardim no seu segmento na Vila Mariano at o seu final; Lei n 1.567 de 31.05.94: Denomina de Edu Baroni a rua l no Loteamento Campos Verdes comeando na rua Ernesto Dornelles indo at o seu final entre a rua Getlio Vargas e a rua lV; Lei n 1.568 de 31.05.94: Denomina de Tereza Noronha Carvalho a rua lV no Loteamento Campos Verdes entre as ruas l l e V l; Lei n 1.573 de 16.06.94: Denomina de Ana Neri a rua que parte da BR 471, que vai a Pantano Grande, logo antes dos galpes do Renner, a 1 rua esquerda at o seu final; Lei n 1.581 de 20.07.94:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Denomina de Nsia Floresta a rua A no Loteamento do Climrio, nesta cidade; Lei n 1.591: Denomina de Anita Garibaldi a rua G da Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.592 de 12.09.94: Denomina de Otvio Silveira a rua N na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.603 de 08.11.94: Denomina de Pompeo Machado, a Travessa Honrio Florisbal II, nesta cidade; Lei n 1.625 de 04.04.95: Denomina de Madre Quirina a rua L na Vila Paraso, nesta cidade; Lei n 1.651 de 24.08.95: Denomina de Professora Santa Jlia a rua geral que d acesso ao chamado Beco do Quilho, no Alto do Renner, nesta cidade; Lei n 1.652 de 24.08.95: Denomina de Alfredo Jacob Franois a rua D no Loteamento Mitra Diocesana, nesta cidade; Lei n 1.659 de 22.09.95: Denomina de Menino Jesus de Praga a rua situada no Alto de Renner, esquerda do armazm Alto do Renner; Lei n 1.664 de 08.11.95: Denomina de Cassiano Ferraz a 1 rua direita de quem entra na rua Ana Nery no Alto do Renner, nesta cidade; Lei n 1.667 de 14.11.95:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Denomina de Delfino Soares Carvalho a rua D situada no Loteamento Epaminondas Machado na Vila Pinheiro; Lei n 1.668 de 14.11.95: Denomina de lvaro Anlio Dam a rua A situada no Loteamento Epaminondas Machado na Vila Pinheiro; Lei n 1.710 de 04.06.96: Denomina de Araby Meirelles da Silva a rua entre as ruas M e H na Vila Paraso; Lei n 1.717 de 03.09.96: Denomina de Rosane Castilhos de Freitas a rua C - Vila Elisa, entre as ruas Zigomar Sperb e a Avenida Cel. Honrio Carvalho; Lei n 1.730 de 31.12.96: Denomina de Allan Kardec, a 1 travessa da Honrio Florisbal, partindo desta rua na direo leste; Lei n 1.731 de 31.12.96: Denomina de Saint Germain a 3 travessa direita (fronteira a Praa Baro do Quara), partindo da Rua Honrio Florisbal, em direo leste; Lei n 1.738 de 05.02.97: Denomina de Almerindo Rosa Job, a rua situada no Loteamento da Mitra Diocesana; Lei n 1.744 de 14.04.97: Denomina de Antnio Morais de Oliveira, a rua B, situada no Loteamento da Mitra Diocesana; Lei n 1.749 de 21.05.97: Denomina de Agripino Pureza, a travessa 1 da rua Ten. Cel. Pereira; Lei n 1.765 de 25.07.97: Denomina de Maria Pia Pfeifer Cruz, a rua Vl, da rua Campos Verdes ll;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 1.767 de 08.09.97: Denomina de Francelcio Freitas Lopes a rua paralela Honrio Florisbal, prximo do Sindicato Rural; Lei n 1.883 de 05.07.99: Denomina de Clemente Borowski a Travessa situada na rua Cel. Peixoto, entre as ruas XV de Novembro e Ten. Coronel Pereira; Lei n 1.884 de 05.07.99: Denomina de Professora Rosa Antnia Cardoso Carvalho, o beco que liga a Travessa Tiradentes com a Rua 19 de Julho; Lei n 1.895 de 29.09.99: Denomina de Jacinto Freitas a rua Vll da Vila Campos Verdes; Lei n 1.918 de 15.04.00: Denomina de Oscar Rodrigues dos Santos (Cabo Velho), a rua B, que liga o Bairro Alto Alegre Vila Coimbra; Lei n 1.919 de 15.04.00: Denomina de Joo dos Passos, a rua A, da Vila Coimbra. Lei n 1.938 de 27.10.00: Denomina de Alcides de Almeida a rua A, do Loteamento Vista Alegre, transversal com a rua Conde de Porto Alegre, nesta cidade; Lei n 1.984 de 24.04.01: Denomina de Miguel ngelo Grandini Franco o trecho compreendido entre a Avenida Rodolfo Taborda at a rua Baro do Amazonas; Lei n 2.055 de 02.04.02: Dispe sobre denominaes de Vias Pblicas que se constituirem prolongamento de outras j existentes;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n. 2.057, de 12.04.2002 Denomina o Ginsio de Esportes da Vila COHAB como GINSIO DE ESPORTES CLIMRIO PEREIRA DE OLIVEIRA. Lei n 2.079 de 21.08.02: Revoga a Lei n 1.984 de 24.04.01; Lei n. 2.095, de 11.12.2002 Denomina BAIRRO ALDEMAR XAVIER DOS SANTOS o permetro urbano compreendido pelas quadras situadas entre as ruas mencionadas na Lei. Lei n. 2.118, de 12/03/2003 Denomina UNIDADE DE REFERNCIA DE SADE ERNANI FONTOURA CARDOSO o posto de Pronto Atendimento Mdico localizado na rua Gal. Osrio, 375. Lei n 2.132 de 27.05.03: Denomina a rua A, do Loteamento da Mitra, que se situa entre a Travessa da Ten. Cel. Pereira e a rua So Cristvo, de rua Otaclio Arena. Lei n 2.142 de 07/07/2003: A rua Saint German, terceira travessa direita com fronteira a Praa Baro do Quara, partindo da rua Honrio Florisbal em direo leste, passa a chamar-se rua Brbara Santos, revoga a Lei n 1.731 de 31/12/1996. Lei n 2.150 de 18/07/2003: A avenida que se localiza no Distrito Industrial do Alto do Renner compreendida entre a Avenida Zeferino Pereira Luz, a partir da curva existente na Rondinha, at o Anel Rodovirio passando em frente ao Clube dos Artistas, denominar-se- Avenida das Indstrias. Lei n 2.151 de 18/07/2003: A rua que se localiza no Distrito Industrial do Alto do Renner, compreendido entre a Avenida Zeferino Pereira Luz, ao lado do prtico de entrada

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

para o Alto do Renner, at a Rua Conde de Porto Alegre, em frente ao porto da CORSAN, denominar-se- Rua Ely Machado da Rosa. Lei n 2.168 de 01/10/2003: A rua A, do Loteamento do Hermano, nesta cidade, denominar-se- rua Maria da Conceio Machado (Tia Pretinha). Lei n 2.184 de 23/12/2003: A Travessa da rua Ernesto Dorneles, conhecida popularmente por Beco do Honorato, nesta cidade, denominar-se- rua Honorato da Silva Adolfo. Lei n 2.213 de 28/04/2004: A rua conhecida popularmente por Beco do Cici, nesta cidade denominarse- rua Protazio Soares Noronha. Lei n 2.243 de 18/08/2004: A rua que se situa entre as travessas da rua Ten. Cel. Pereira que liga as ruas Otaclio Arena e Alfredo Jacob Franois denominar-se- Graciano Jlio de Carvalho. Lei n 2.266 de 14/12/2004: A primeira rua que d acesso ao Loteamento do Etelvino, de quem chega cidade, denominar-se- rua Francisco Valdomiro Lorenz. Lei n 2.267 de 14/12/2004: A rua que se situa entre as ruas Antero Ferreira DAvila e Nsia Floresta que liga o prolongamento das ruas Pomplio Xavier dos Santos e Prof. Selma, no Loteamento do Climrio, denominar-se- Marcolino Felix de Oliveira. Lei n 2.339 de 06/09/2005: A rua B do Loteamento do Schuster denominar-se- rua Alceu dos Santos Guterres. Lei n 2.341 de 13/09/2005: A rua C do Loteamento do Schuster denominar-se- rua Raul Ribeiro Meirelles.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 2.360 de 16/11/2005: A rua A, do Loteamento dos Hopp, denominar-se- rua Malvina Silveira dos Passos. Lei n 2.366 de 22/11/2005: A Primeira rua posterior rua Intendente Incio Azambuja, no sentido centro bairro, que liga a Avenida Coronel Honrio Carvalho rua 04 de Dezembro, denominar-se- rua Anpio Rodrigues de Freitas. Lei n 2.379 de 20/12/2005: A rua A, do Loteamento do Schuster, denominar-se- rua Juarez Rodrigues de Freitas. Lei n. 2.468 de 06/06/2006: A rua C, do Loteamento da Elisabete da Rosa Couto, denominar-se- como rua Rivadvia Corra da Costa. Lei n. 2.591 de 15/05/2007: A rua B, do Loteamento Vista Alegre, denominar-se- como rua Darcy Azambuja. Lei n. 2.598, de 22 de maio de 2007: Altera a Lei n 2.184, de 23 de dezembro de 2003, que d denominao travessa da rua Ernesto Dorneles, conhecida popularmente por Beco do Honorato, nesta cidade, que se denominar de Rua Honorato Batista Adolfo. Lei n. 2.603, de 12 de junho de 2007. D a denominao de PRAA SANTA BRBARA a Praa que se situa em frente Escola Estadual de Ensino Fundamental Baro do Quara. Lei n. 2.606, de 19 de junho de 2007. D denominao rua C, do Loteamento Vista Alegre, nesta cidade, que se denominar rua Paulo Geraldo de Lima Veiga. Lei n. 2.624, de 11 de setembro de 2007. D denominao de Ginsio de Esportes Danilo Domingos Cassepp ao Ginsio de Esportes construdo pelo municpio no prdio que pertencia COTRENSUL, sito a Avenida Rodolfo Taborda. Lei n. 2.625, de 11 de setembro de 2007. A rua B do Loteamento Dona Carlota, denominar-se- Dilson Jos Prestes Ferraz.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n. 2.626, de 11 de setembro de 2007. A Travessa II, da rua Santa Jlia, na localidade denominada Alto do Renner, denominar-se- rua Colatino Fernandes do Couto Guterres. Lei n. 2.627, de 11 de setembro de 2007. A rua A do Loteamento Dona Carlota denominar-se- Osvaldo Schuster. Lei n. 2.630, de 11 de setembro de 2007. O prdio onde est localizado o PSF da Mariano da Rocha denominar-se- Posto de Sade da Famlia Dr. Gasto Gonalves Lopes. Lei n. 2.631, de 11 de setembro de 2007. O prdio onde est localizado o PSF do Bairro Campos Verdes denominarse- Posto de Sade da Famlia Dra. Maria Pia Pfeifer Cruz. Lei n. 2.638, de 02 de outubro de 2007. D denominao ao Ginsio de Esportes localizado na Praa Palermo. Lei n. 2.641, de 16 de outubro de 2007. A rua A, do desmembramento de Joo Maria dos Santos, denominar-se- rua Affonso Mattos Azambuja. Lei n. 2.648, de 30 de outubro de 2007. A rua A do desmembramento de Adauto Costa passar a denominar-se rua Ado Freitas Borba. Lei n. 2.675, de 11 de dezembro de 2007. A rua sem denominao, que inicia na Rua Azir Soares Rodrigues e vai at o limite do terreno onde se encontram as instalaes da Empresa Ouro Branco, passa a denominar-se rua Joo Arli Batista. Lei n. 2.733, de 29 de abril de 2008. A rea onde est localizada a Praa Infantil do Bairro Mariano da Rocha, que se confronta com a rua Alfredo Silveira, rua Cel. Patrcio Carvalho e com a Av. Arnildo Genz, denominar-se- Praa So Cristvo. Lei n. 2.734, de 29 de abril de 2008. A rua C do Loteamento dos Job denominar-se- de rua Fermino da Luz Silveira. Lei n. 2.735, de 29 de abril de 2008. A rua B do Loteamento Joo Carlos de Freitas, denominar-se- rua Joo Freitas.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n. 2.736, de 29 de abril de 2008. A rua A do Loteamento Joo Carlos de Freitas, denominar-se- rua Venina Marques. Lei n 2.739, de 17 de junho de 2008. A rua E da Vila Paraso II, denominar-se- rua Sizenando Fagundes de Freitas. Lei n 2.796, de 30 de dezembro de 2008. A rua F da Vila Paraso II, denominar-se- rua Radialista Beto Simas. Lei n 2.816, de 10 de maro de 2009. A rua compreendida entre as ruas Maurcio Cardoso e Eucalipto da Vila da Fonte, denominar-se- rua Aviador Tasso Azambuja. Lei n 2.827, de 25 de maro de 2009. A rua X, no loteamento do Edegar, denominar-se- de Rua Niles Taranger. Lei n 2.830, de 14 de abril de 2009. A rua A, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Ip. Lei n 2.831, de 14 de abril de 2009. A rua B, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Timbauva. Lei n 2.832, de 14 de abril de 2009. A rua C, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Guajuvira. Lei n 2.833, de 14 de abril de 2009. A rua D, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Eucalipto. Lei n 2.834, de 14 de abril de 2009. A rua E, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Ara. Lei n 2.835, de 14 de abril de 2009. A rua B, da Vila da Fonte, denominar-se- rua Paran. Lei n 2.836, de 14 de abril de 2009. A rua C, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Pernambuco. Lei n 2.837, de 14 de abril de 2009. A rua D, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Par. Lei n 2.838, de 14 de abril de 2009. A rua E, da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Paraba.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Lei n 2.839, de 15 de abril de 2009. A rua paralela rua Zumbi e localizada entre a rua Alfredo Silveira e rua Paulo Carlos dos Santos, no Loteamento Dona Lili, denominar-se- de Rua Joo Batista Nunes. Lei n 2.842, de 27 de abril de 2009. A rua A, da parte antiga da Vila da Fonte, denominar-se- rua Figueira. Lei n 2.843, de 27 de abril de 2009. A rua B, da parte antiga da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Pinheiro.

Lei n 2.844, de 27 de abril de 2009. A rua C, da parte antiga da Vila da Fonte, denominar-se- de rua Accia. Lei n 2.850, de 08 de maio de 2009. O Centro de Referncia de Assistncia Social CRAS, localizado na Praa Capito Luiz Dorneles, 70, no bairro Cohab, denominar-se- de Centro de Referncia de Assistncia Social Arthur Roberto Lau.

Lei n 2.860, de 08 de junho de 2009. A Travessa da rua Marechal Rondon, a primeira a direita aps a rua Marinheiro Joo Candido, prximo da Vila Cohab, denominar-se- rua Darwin Rodrigues da Silva. Lei n 2.890, de 03 de setembro de 2009. A Travessa 1 da rua Lcio Cardoso, denominar-se- Rua Alcides Teixeira Guterres. Lei n 2.891, de 03 de setembro de 2009. A Travessa s/n localizada entre as ruas Lcio Cardoso e Joo dos Passos, situada entre as quadras 297 e 245, denominar-se- rua Accio Pereira dos Santos.

Primeiras Ruas do sculo XVIII: Anterior Praa Municipal O Retiro Atual Praa Dr. Ozy Teixeira Praa Baro do Quarai

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Rua Direta Rua Nobre Rua da Igreja Rua da Luz Rua da Lagoa Rua do Rosrio Rua dos Alamos Rua Alegre

Avenida Rio Branco Rua Dr. Zeno Pereira Luz Rua Dom Feliciano Rua Toms Flores Rua Baro do Amazonas Rua Honrio Florisbal Rua Felipe Noronha Avenida Cel. Honrio Carvalho

Aspectos econmicos 1. Da produo primria: 1. a) Culturas anuais: A vasta extenso territorial do municpio, privilegiada pela abundncia de mananciais de gua, diversificao de solo e micro-climas, favorece uma produo primria diversificada e que representa 52% do PIB municipal. Das principais culturas anuais registradas no ano de 2008 pela Secretaria Municipal de Agropecuria, constam o seguinte: arroz irrigado 1.500 ha, arroz sequeiro 50 ha, feijo soja 2600 ha; feijo preto 500 ha, fumo de estufa 650 ha, milho 6000 ha, mandioca 300 ha. 1. b) Culturas perenes: A fruticultura encontra-se em expanso constando o cultivo da melancia com 1.200 ha, a ma com 130 ha, videira 340 ha, pssego 60 ha, amora 20 ha. A silvicultura: Ainda em expanso, consta das seguintes reas plantadas: Eucalipto: 18.000 ha, accia negra 28.000 ha, pinus ellioti 32.000 ha.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

1. Pecuria: Bovinos de corte com 136.866 cabeas, ovinos de leite com 468 cabeas, ovinos com 66.746 cabeas, sunos 8.086 cabeas, equinos com 4.811 cabeas e caprinos com 1.474 cabeas. 2003 1* Feijo Soja Arroz irrigado 2* 2004 1* 2* 2005 1* 2* 2006 1* 800 2* 900 2007 1* 500 2* 900 2008 1* 500 2* 900

250 360 1500 720 1500 720 0

400 160 5000 210 6000 2100 3000 2100 1600 2100 1600 2400 0 0 0 150 250 1500 500 1000 5000 1000 5500 1000 6000 1500 6000 0 0 0 360 0 50 400 0 50 3000 50 3000 50 3000 50 3000

Arroz sequeiro 20 Fumo Milho Mandioca

577 166 900 220 5 0

900 2200 900 2200 900 2200 650 2200

110 240 1000 240 8000 2400 6000 2400 6000 2400 6000 2400 00 0 0 0 350 100 350 100 00 00 300 1200 300 1200 300 1200 300 1200 0 0 0 0 Fruticultura 2003 1* 2* 2004 1* 2* 2005 1* 2* 2006 1* 2* 2007 1* 2* 2008 1* 2*

Ma Pssego Amora Melancia

234 400 200 110 0 00 XX XX XX XX XX XX XX XX XX XX XX XX

200 6000 220 1500 160 2000 130 2500 0 0 0 93 10 XX 2500 6000 XX 93 XX XX 1000 XX XX 60 15 XX 5000 1000 0 XX 700 60 20 6000 8000

1200 3000 0

Parreira 223 700 223 700 (videira) 0 0 1* - rea plantada. Veterinria. 2* - Quilos por hectare.

265 8000 310 7000 320

340 1200 0 Fonte: Inspetoria

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

SUMRIO

CAPTULO I (arts.01 ao 04) Das Disposies Gerais e Preliminares CAPTULO II (art.05) Da Funo Social da Propriedade Urbana CAPTULO III (arts. 06 ao 09) Das Normas Tcnicas CAPTULO IV (arts. 10 ao 13) Dos Dispositivos de Controle das Edificaes CAPTULO V (arts.14 ao 15) Do Sistema Virio CAPTULO VI (art. 16) Dos Prdios de Valor Histrico Cultural CAPTULO VII (arts. 17 ao 32) Das Normas e Procedimentos CAPTULO VIII (arts. 33 ao 41) Do Conselho Municipal do Plano Diretor CAPTULO IX (arts. 42 ao 43) Estabelece o Permetro Urbano e os Distritos do Municpio de Encruzilhada do Sul CAPTULO X (arts. 44 ao 52 ) Do Parcelamento do Solo Urbano CAPTULO XI (arts. 53 ao 95) Procedimento para Realizao do Parcelamento do Solo Urbano CAPTULO XII (arts. 96 ao 104) Das Especificaes Tcnicas CAPTULO XIII (arts. 105 ao 106) Das reas Verdes, de Recreao e de Uso Institucional CAPTULO XIV (arts. 107 ao 112) Da Outorga Onerosa do Direito de Construir e de Alterao de Uso

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

LEI N. 2.957, DE 18 DE MAIO DE 2010.

INSTITUI O PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ENCRUZILHADA DO SUL E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE SOUZA, Prefeito em exercicio do municipio de Encruzilhada do Sul, FAO SABER que a Cmara de Vereadores aprovou e Eu, nos termos do art. 79, inciso V da Lei Orgnica do Municpio, sanciono e promulgo a seguinte LEI:

CAPTULO I Das Disposies Gerais e Preliminares Art. 1 - Esta lei institui o PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ENCRUZILHADA DO SUL, define seus objetivos, princpios, diretrizes bsicas e dispe sobre normas e instrumentos para sua implementao. 1 - As normas, princpios bsicos e diretrizes para implantao do Plano Diretor so aplicveis a toda extenso territorial do municpio. 2 - O municpio de Encruzilhada do Sul promover o Desenvolvimento Integrado da rea Urbana e Rural, com a finalidade de garantir a Qualidade de Vida e a Sustentabilidade, atravs da organizao dos espaos urbanos e rurais, da proteo e preservao paisagem natural e edificada, considerando a presente Lei como Instrumento Bsico do Sistema de Gesto Territorial.

3 - O municpio primar pela adequao do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrias e do Oramento Anual, atendendo aos princpios, objetivos, diretrzes e prioridades contidas neste Plano. 4 - O Plano Diretor atender a participao popular atravs de audincias pblicas e o Conselho Municipal do Plano Diretor. 5- Somente ser modificada a presente lei, aps consulta popular e pelo voto da maioria absoluta dos vereadores, em duas sesses consecutivas e especialmente convocadas para tal fim.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

6 - O Plano Diretor poder ser reavaliado no prazo mximo de 5 (cinco) anos a partir da data de sua promulgao ou sempre que necessrio adequao legislao superior. Art. 2 - O Plano Diretor, em conformidade com sua Lei Orgnica, complementado para fins de operacionalizao do Sistema de Gesto Territorial, pelas seguintes Leis:
-

Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Oramentrias; Lei do Oramento Anual; Lei de Parcelamento do Solo; Cdigo Municipal de Obras e Edificaes; Cdigo Municipal de Posturas; Cdigo Municipal de Meio Ambiente; Cdigo Municipal Tributrio; Plano Virio Municipal.

PARGRAFO NICO - Outras leis podero vir a integrar e/ou complementar este Plano, desde que tratem de matria pertinente ao desenvolvimento Urbano e Rural, e as aes de planejamento municipal, quando de sua reviso conforme disposto anteriormente neste plano. SEO I Dos Princpios e Objetivos do Plano Diretor Art. 3 - O Plano Diretor a principal referncia normatizadora das relaes entre o cidado, as instituies e o meio fsico natural e construdo do municpio, visando assegurar a qualidade ambiental propcia vida, atendidas as peculiaridades locais em harmonia com o desenvolvimento social e econmico, observados os seguintes princpios: I. II. III. IV. Funo Social da Cidade; Funo Social da Propriedade; Prevalncia do Interesse Pblico; Sustentabilidade, assim entendida atravs da utilizao ordenada e racional dos espaos urbanos e rurais; V. Gesto Democrtica e Participativa; VI. Integrao Intersetorial na Gesto Administrativa deste Plano; VII. Multidisciplinaridade, na Gesto Administrativa deste Plano; VIII. Continuidade, no tempo e no espao, das aes bsicas de gesto territorial. 1 - A Funo Social da Cidade corresponde ao Direito Cidade, nele compreendidos os direitos terra urbanizada, moradia, ao saneamento bsico e

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

ambiental, infraestrutura e servios pblicos, transporte coletivo, mobilidade urbana e acessibilidade ao trabalho, cultura e ao lazer. 2 - A Funo Social da Propriedade definida conforme Captulo II, Artigo 5 da presente lei. Art. 4 - Constituem Objetivos do Plano Diretor: I. Ordenar e mapear o espao fsico do municpio, orientando a poltica de Desenvolvimento, a expanso dos ncleos urbanos e preservando o meio ambiente em todas as suas formas. II. Propor a ocupao do solo, visando a otimizao do aproveitamento da infraestrutura e servios existentes ou projetados, a fim de propiciar melhor qualidade de vida populao. III. Garantir condies adequadas de infraestrutura e equipamentos de uso coletivo para os terrenos destinados a receber atividades urbanas. IV. Preservar e valorizar o patrimnio cultural e natural do municpio, protegendo o meio ambiente, fiscalizando e orientando o uso do solo. V. Planejar o desenvolvimento, orientando a distribuio espacial da populao e das atividades econmicas do municpio, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente. VI. Planejar e harmonizar o desenvolvimento econmico sustentvel e ecologicamente correto, visando a gerao de emprego e renda, visando melhor qualidade de vida do cidado. VII. O aproveitamento dos vazios urbanos e dos terrenos sub-utilizados. VIII. Identificar reas urbanas onde no estejam sendo cumpridos os quesitos acima descritos, proceder a aplicao do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) progressivo no tempo, mediante a majorao da alquota pelo prazo de cinco anos consecutivos. Atendendo a funo social prevista, cessar a progresso do imposto. O Cdigo Tributrio definir a base de clculo e respectivos ajustes no que couber.

CAPTULO II Da Funo Social da Propriedade Territorial Art. 5 - A propriedade pblica ou privada cumpre sua funo social quando

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

os direitos a ela inerentes so exercidos de maneira compatvel com os interesses pblicos e coletivos, da seguinte forma: I. A sua utilizao compatvel com a capacidade de atendimento da infraestrutura dos equipamentos e dos servios pblicos, II. Uso compatvel com as condies de preservao, proteo e recuperao da qualidade do meio ambiente e do patrimnio artstico, histrico e cultural, III. A sua utilizao e aproveitamento no conflitantes com a segurana e sade dos usurios e populao vizinha. IV. A recuperao do valor predial ou territorial em caso de valorizao em virtude de investimentos pblicos na rea onde est inserida a propriedade particular.

CAPTULO III Das Normas Tcnicas SEO I Da Diviso do Territrio em Zonas

Art. 6 - O territrio do municpio fica dividido em Zonas: Urbana, Rural e de Interesse Scio-ambiental. 1 - o zoneamento proposto neste plano fixa as regras de ordenamento do territrio e tem como objetivo definir diretrizes para a utilizao dos instrumentos de ordenao territorial e de zoneamento de uso e ocupao do solo. 2 - A delimitao e localizao das respectivas zonas constam em mapas georreferenciados em anexo, bem como as tabelas com os coeficientes mximos de aproveitamento para as respectivas zonas. Art. 7 - A zona urbana a parcela do territrio municipal definida por este Plano Diretor, cuja delimitao est contida em mapa anexo que parte integrante deste instrumento, com pontos georreferenciados distinguindo as reas de expanso para ocupao habitacional urbana em loteamentos de iniciativa privada de uso popular e especial. A Zona Urbana subdivide-se em: Zona residencial: Caracteriza-se pelas condies fsicas favorveis ocupao com disponibilidade de infraestrutura adequada integrao das atividades urbanas. As zonas residenciais consolidadas, em expanso e de novas instalaes,

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

esto definidas em mapas de acordo o uso adequado do solo priorizando o interesse de expanso coletiva, respeitando as caractersticas do estatus local, tendo como base o que dispe o estatuto das cidades. Zona comercial: Caracteriza-se pelas condies de infraestrutura favorveis ocupao intensiva, predominando as atividades comerciais, de servios e da administrao municipal. Zona Industrial: Caracteriza-se por apresentar condies favorveis para instalao de empreendimentos industriais, tais como: estrutura de acesso virio, redes de comunicao, abastecimento de gua e energia, no impactando negativamente nas demais zonas. Art. 8 A Zona de Interesse Ambiental corresponde a parcelas urbanas e/ou rurais do territrio municipal protegidas por legislao e destinao especfica, sendo vedada a habitao e ou atividade econmica quando no atender o disposto pelo Cdigo Municipal de Meio Ambiente do Municpio, institudo pela Lei 2.741 de 02 de julho de 2008, sua alteraes e a Lei 931, (29 de dezembro de 1984) que declara rea de preservao a Bacia Hidrogrfica do Arroio Rondinha e suas alteraes. Art. 9 Constitui Zona Rural a parcela do territrio municipal que abriga recursos naturais relevantes, no caracterizados nas demais Zonas, destinada preferencialmente s atividades de agropecuria de subsistncia e comercial, a silvicultura e a minerao, alm das atividades de turismo e lazer. 1 - A aptido e a capacidade do uso do solo orientar a atividade econmica prioritria, considerando-se como parmetro inicial o relevo topogrfico do solo. 2 - O municpio apresenta dois tipos de economia rural: a familiar e a empresarial. Ambas devem obedecer a classificao de uso e aptido do solo para desenvolver as atividades econmicas conforme o mapa de uso das terras EMBRAPA clima temperado 2005. 3 - O empreendedor no ter acesso ao sistema de crdito e incentivos pblicos de qualquer natureza, quando no cumprir com o que dispe as normas ambientais vigentes. Captulo IV Dos dispositivos de controle das edificaes Art. 10 Nenhuma edificao, reforma, demolio ou obra de qualquer espcie poder ser feita sem prvio licenciamento dos Setores de Projeto, Meio Ambiente, Trnsito e Vigilncia Sanitria.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

1 - Os projetos devero ser elaborados de acordo com este Plano Diretor, com as normas estabelecidas no Cdigo de Obras e demais legislaes pertinentes. 2 - As edificaes, reformas ou obras de qualquer espcie, em execuo ou executadas em desacordo com a legislao pertinente, ficaro sujeitas a embargo administrativo e posterior demolio. 3 - Na rea central da cidade, o limite de andares das edificaes ser de at 4 (quatro), sendo que as demais regies tero definio pelo Cdigo Municipal de Obras, tendo por base os parmetros de movimento aparente do sol conforme esquema de insolao s 12:00 h em Encruzilhada do Sul, com referncia do mesmo esquema adotado para a cidade de Porto Alegre e ainda em conformidade com a largura do arruamento. Entende-se por rea central da cidade, o entorno das praaa Dr. Ozy Teixeira e Silvestre Corra. 4 - Quando tratar-se de reformas de prdios residenciais unifamiliares, ter anlise somente pelo setor de projeto. 5 - A taxa de ocupao ser limitada em no mximo 75% referente rea do terreno. 6 - Antes de ser requerida a aprovao do projeto, dever ser solicitada a consulta prvia declarao municipal (DM), na qual os Departamentos de Meio Ambiente, Trnsito e Vigilncia Sanitria devero emitir seus respectivos pareceres. Art. 11 Solicitada a autorizao para edificao em faixa ao longo de rodovias ou de linhas de transmisso de energia eltrica, existentes ou projetadas, sero previamente ouvidos os rgos Municipais de Trnsito, Projetos e Meio Ambiente. Quando necessrio, por questo de circunscrio, ser encaminhado aos rgos estaduais ou federais competentes. Art. 12 obrigatrio a construo de garagem ou previso equivalente de vagas para estacionamento nos edifcios destinados a habitao coletiva, nos prdios comerciais e industriais, igrejas, supermercados e congneres, hospitais, cemitrios, funerrias/capelas morturias, instituio de ensino com rea superior a 900 m, estdios esportivos e ginsios. A rea de garagem no ser computada para clculo dos ndices de ocupao. I Edificaes habitacionais: uma vaga de estacionamento para cada unidade habitacional; II Hotis, pousadas e similares devem disponibilizar, no mnimo, uma vaga de estacionamento para cada trs unidades de alojamento;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

III- Prdios Comerciais, como supermercados, clnicas mdicas, bancos, restaurantes, sales de bailes, boates, escolas, prdios pblicos e igrejas, devero disponibilizar, no mnimo, uma vaga de estacionamento para cada 90 m de reas construdas. IV Quadras e Ginsios de Esportes devem disponibilizar, no mnimo, uma vaga de estacionamento para cada 250 m de rea esportiva construda e/ou uma vaga de estacionamento para cada 10 m de arquibancada; V Prdios Industriais devem disponibilizar, no mnimo, uma vaga de estacionamento para cada 100 m; VI Servios de oficina em geral, borracharias, lavagem de veculos e postos de combustveis devem disponibilizar, no mnimo, uma vaga de estacionamento para cada 50 m de rea construda. Art. 13 Fica institudo o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), com o objetivo de estabelecer previamente os efeitos positivos e negativos resultantes do empreendimento, quanto qualidade de vida da populao residente na rea e suas proximidades, de acordo com os artigos 36 a 38 da Lei Federal n 10.257 de 10/07/2001 (Estatuto da Cidade). PARGRAFO NICO - O EIV pr-requisito obrigatrio para o empreendedor obter as licenas ou autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento nos casos previstos em lei.

Captulo V Do Sistema Virio Art. 14 A abertura de qualquer via urbana, prolongamento ou adequao de rua j existente, depender de prvia autorizao da Prefeitura Municipal atravs dos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito, devendo obedecer ao Plano Virio, estabelecido em lei municipal e ao que dispe a Lei de Parcelamento do Solo Urbano. Art. 15 O Plano Virio: I estabelecer a hierarquizao do sistema virio, definindo os perfis transversais das vias urbanas principais e secundrias, incluindo as vias rurais; II propor os traados das vias urbanas e rurais principais e secundrias a serem implantadas;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

III fixar os recuos virios que se fizerem necessrios para os alargamentos eventualmente previstos. PARGRAFO NICO Fica estabelecido o Sistema Virio Rodoanel que ter a funo de interligar as principais vias de circulao entre bairros e zona central da cidade. O Rodoanel est georreferenciado com 25 vrtices, de um a vinte e cinco conforme mapa n 1 e anexo 1.

Captulo VI Dos prdios de valor Histrico e Cultural Art. 16 - So considerados de valor histrico, cultural e de expressiva tradio para a cidade de Encruzilhada do Sul, os seguinte imveis: 1 Prdio da rua Conde de Porto Alegre, n 137, construdo em alvenaria, arquitetura neoclssica em estilo portugus, registrado no cadastro geral de imveis da prefeitura, em data anterior ao ano 1947, (antigo Frum). 2 Prdio na rua Conde de Porto Alegre, n 154, construdo em alvenaria, arquitetura clssica em estilo portugus, registrado no cadastro geral de imveis da prefeitura em data anterior ao ano de 1947, (prdio principal da Escola Estadual Borges de Medeiros); 3 Prdio da Rua Ramiro Barcelos, n 709, construdo em alvenaria, arquitetura clssica e anobrezada do estilo portugus, ricamente detalhado no sobreado azulejado, registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947 (Prdio onde funcionou a antiga Farmcia Baroni); 4 Prdio da rua Ramiro Barcelos, n 670, construdo em alvenaria, arquitetura renascentista; no estilo portugus, as janelas amplas e decoradas, a luminosidade, enfeites, escadarias de mrmore enriquecem o destacado prdio, registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947 (Residncia do Dr. Sonino Baroni in memorian); 5 Prdio da Avenida Rodolfo Taborda, n 130, construdo em alvenaria, arquitetura colonial tipicamente brasileira, com uma srie de janelas pequenas na fachada; divididas por uma porta central, as telhas de canoas, os tijolos crus, exemplificam a obra - registrado no cadastro geral de imveis da prefeitura em data anterior ao ano de 1947 (antiga casa da famlia Pompeo de Machado); 6 - Prdio da Fazenda da Lapa, localizado a 10 km da sede do municipal, construdo em alvenaria, arquitetura colonial estilo portugus: elementos decorativos no existem na peculiar simplicidade do estilo; a cor branca e os detalhes em azul enriquecem o cenrio campestre, registrado no cadastro geral de imveis da

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Prefeitura em data anterior ao ano de 1947 (residncia do 1 bispo do Rio Grande do Sul, Dom Feliciano Prates); 7 Prdio da rua Conde de Porto Alegre, n 100, construda em alvenaria, arquitetura neoclssica, estilo portugus; acentuada quebra da linha reta pela curva , os detalhes e relevos na fachada glorificam a majestosa construo - registrado no cadastro geral de imveis em data anterior ao ano de 1947 (onde funcionou o Banco da Provncia, Banco Nacional do Comrcio, Banco Sulbrasileiro e por ltimo, o Banco Meridional); 8 Prdio da Rua XV de Novembro, n 173, construdo em alvenaria, arquitetura neoclssica; estilo portugus; a obra majestosa representa o legado vivo do projeto e a sua conservao perpetucidade. Os elementos caracterizantes se expressam pela riqueza de detalhes na platibanda, volutas e relevos na fachada, a simetria combina harmoniosamente com as inovaes, registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura em data anterior ao ano de 1947 (Residncia da famlia Dr. Jaime Von Diemen); 9 Prdio da Praa Silvestre Corra, n 77, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus, construdo em 1887, registrada no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (antigo prdio da Farmcia Silveira, situado atrs da feira do Produtor e que pertenceu ao 1 Intendente Municipal, Silvestre Sabino Corra da Silveira). 10 - Prdio da rua Ramiro Barcelos, n 559, construdo em alvenaria, arquitetura neoclssica, se mistura ao eclitismo numa filosofia de universalidade; as antigas tendncias acopladas s recentes propostas: mouriscas, renascentistas e fachada com as janelas e balces, ganham a resoluo arquitetnica, registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (prdio da casa de Cultura Humberto Fossa, antiga residncia do Gasto Gonalves Lopes), (Solar Gasto Gonalves Lopes.) 11 Prdio da rua Bento Gonalves, n 906, construdo em alvenaria, arquitetura barroca, estilo portugus; a fachada deixa a simplicidade anterior e ganha a riqueza dos rendilhados, os anjos alados decorando as janelas com prticos de entrada, inclinando-se filosofia positivista, registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, Residncia do Sr. Artigas Silveira. 12 - Prdio da rua Ramiro Barcelos, n 427, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus; o frontispcio retangular com detalhes em colunas , lembrando a filosofia positivista. O sobrado est conjugado com uma torre de observao ou olheiro - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (prdio do antigo Presdio Municipal, atualmente Casa de Passagem e ASAFAMEC); 13 Prdio da Praa Dr. Ozy Teixeira, n 79, construdo em alvenaria,

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

arquitetura clssica, recebe a influncia de estilo ecltico, janelas com balces e do arte - nouveau, ostentando elementos decorativos sinuosos e floridos de ferro e vidro e escadarias com referendado mrmore - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (residncia da famlia de Ozy Teixeira). 14 Prdio da Praa Dr. Ozy Teixeira, n 132, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus, com detalhes em sua fachada, lembrando a filosofia positivista e manica registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (prdio da antiga Intendncia Municipal, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cidadania e Incluso Social). 15 Prdio da Praa Dr. Ozy Teixeira, n 118, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus, lembrando a filosofia positivista e manica registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (Prdio da Cmara Municipal de Vereadores). 16 Prdio da Praa Silvestre Corra, construdo em alvenaria, arquitetura barroca, reflete o estilo portugus. Os elementos presentes em destaque: na parte frontal, est um retngulo, um fronto triangular (herana helnica), lembrando a filosofia positivista, encimado pelo sineiro e uma cruz, as trs janelas no coro e uma grande porta de entrada ladeada por duas portas de fachada. Bem mais tarde, a nossa Igreja ganha elementos novos como as janelas com vitrais enriquecendo mais ainda o majestoso orculo de f - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (Igreja Matriz Santa Brbara). 17 Antiga Usina do Moinho do Corvo, construda em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus, registrada no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947. 18 Prdio da rua General Osrio, 940, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus; a ampla fachada e a srie de janelas envidraadas, porta principal e o trio com azulejos portugueses, reflete o poderio da belle poque - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (antiga residncia da famlia Gomercinda Fontoura). 19 Prdio da Rua Genaral Osrio, 1000, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo portugus, ampla fachada e srie de janelas envidraadas, reflete o poderio da belle poque - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (atual residncia do Sr. Naldo Peixoto). 20 Prdio da Avenida Rodolfo Taborda, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo colonial portugus, (residncia da famlia Joo Jacob Guns). 21 Prdio da Rua XVII de dezembro, 311, construdo em alvenaria,

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

arquitetura clssica de valor histrico por ser a segunda unidade de gerao e distribuio de energia eltrica produzida a motor diesel. A primeira unidade de gerao e distribuio operava no final da rua Benjamin Constant com a rua Incio Azambuja (hoje servindo de residncia a moradores da Vila Lava-Ps), - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947, (antiga Usina da CEEE). 22 Parque de Exposies Desidrio Finamor, Avenida Rodolfo Taborda, construdo em alvenaria, arquitetura clssica estilo colonial portugus, lembrando a filosofia positivista - registrado no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947. 23 Prdios e Prtico da Antiga fbrica do Renner, Avenida Dr. Zeferino Pereira Luz, construdos em alvenaria, arquitetura clssica estilo alemo, registrados no cadastro geral de imveis da Prefeitura, em data anterior ao ano de 1947. 24 Fachada dos prdios frontais e no entorno das praas Dr. Ozy Teixeira e Silvestre Corra, entre as ruas Dr. Zeno Pereira Luz e rua General Osrio, construda em estilo arquitetnico clssico portugus, do sculo XVIII. 25 Prdio em alvenaria/pedras, estilo colonial portugus, construdo no incio do sculo XVIII, antiga sede da Fazenda Branca, onde hoje est instalada a Escola Municipal de Ensino Fundamental So Luiz. 26 Consideram - se de valor histrico, cultural e de expressiva tradio, tambm as fachadas de prdios com arquitetura clssica colonial estilo portugus. 1 - A toda alterao original das edificaes de valor histrico, cultural e de expressiva tradio, deve o proprietrio encaminhar pedido ao setor tcnico da Prefeitura, que dever encaminhar ao Conselho Municipal do Plano Diretor para avaliao e parecer. 2 - Aps a realizao do Inventrio dos Bens Culturais do Municpio, novos bens de valor histrico e cultural podero ser includos na relao acima. 3 - Ser definido em Lei complementar a forma de preservao dos referidos imveis com a participao da Prefeitura Municipal, objetivando o processo de tombamento histrico cultural de interesse tradicional.

Captulo VII Das Normas e Procedimentos Seo 1

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Da Aprovao de Projetos Art. 17 - Todos os planos e projetos de iniciativa pblica ou privada ficam sujeitos s diretrizes deste plano. 1 - A implantao de obras e servios, parcelamento e desmembramento do solo, edificaes pblicas ou privadas, situadas na Zona Urbana ou em Ncleos Rurais Urbanizados ficam sujeitas s normas estabelecidas no Plano Diretor e Cdigo de Obras, prvia aprovao dos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito, sem prejuzo das demais exigncias legais ou regulamentos aplicveis. Art. 18 - O processo administrativo referente aprovao de projetos, licenciamentos e execuo de obras, ser regulado pelo Cdigo Municipal de Obras, observando as seguintes regras bsicas: I Realizao de Consulta Prvia Municipal das condies urbansticas e da viabilidade de ocupao do solo, vigorantes na data de sua expedio, por parte do requerente; II Abertura de processo administrativo nico para o procedimento, expedio e registro dos seguintes atos: a) Anlise, aprovao e licenciamento dos Projetos Tcnico e Executivo, com as respectivas Anotaes de Responsabilidade Tcnica; b) Vistoria da edificao construda e concesso da Carta da Habitao; III - Estabelecimento de prazos mximos de validade para os atos referidos no inciso II - alneas a e b e do nmero mximo admitido de prorrogaes de sua validade, quando for o caso, bem como dos efeitos de caducidade dos mesmos atos; IV - Aprovao de documentos grficos padronizados, adequados instruo do expediente referindo no inciso II, e o registro de informaes junto ao Setor de Projetos; V No sero aprovados projetos de Edificao de Prdios Pblicos ou destinados Habitao que no contemplem condies de acessibilidade, conforme as disposies da Lei Federal 10.098/00 e Decreto 5.296/2004, imprescindvel at o acesso portaria da edificao, exceto para as edificaes de economia unifamiliar. Art. 19 - O processo administrativo para aprovao de parcelamento do solo ser regulado por este Plano, conforme disposto no Captulo X. Art. 20 - O processo administrativo referente ao licenciamento de atividades industriais ou agroindustriais, bem como empreendimentos agrosilvopastoris, compreender, alm do disposto no Art. 53, a anuncia do rgo

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

municipal competente e licenciamento ambiental do rgo estadual ou municipal responsvel. 1 - As atividades agrosilvopastoris e agroindustriais sero licenciadas de acordo com o resultado do estudo publicado em mapa da EMBRAPA - Clima Temperado 2005 e circular EMBRAPA n.: 45/2005, que caracterizam a aptido de uso das terras, levando em conta a efetiva atividade de proteo s nascentes, conservao do solo e o respeito a toda a legislao federal e estadual. 2 - Toda atividade que for modificar o perfil original de qualquer terreno ou rea, urbana ou rural, descaracterizando o meio ambiente natural (bitico ou abitico), bem como reformas de prdios com carter histrico-cultural do municpio, deve apresentar projeto assinado por responsvel tcnico, custeado pelo empreendedor, para que o mesmo seja analisado pelos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito do municpio. Art. 21- As obras cujo licenciamento de construo haja sido concedido anteriormente data de vigncia desta Lei, devero ser iniciadas no prazo de validade do licenciamento, sob pena de caducidade, vedada a revalidao do licenciamento de construo e aprovao do projeto nos moldes adotados anteriormente a esta Lei; Art. 22 - Os projetos em anlise protocolados em data anterior vigncia desta Lei, sero examinados de acordo com as diretrizes vigentes na data de seu Protocolo; tais como: I - aprovao do projeto e licenciamento de construo ou de suas modificaes, ainda no concedida, desde que no prazo de 12 (doze) meses seja iniciada a obra; II - aprovao do projeto e licenciamento de construo de conjuntos residenciais ou de suas modificaes, desde que no prazo de validade dos projetos e do licenciamento sejam iniciadas obras respectivas; 1 - Os prazos referidos neste artigo sero contados: a) Na hiptese do inciso I, a partir da data de concesso da aprovao de projeto de que se trata ou de modificao. b) As obras referidas no inciso II devero estar concludas no prazo de 5 (cinco) anos, contados de seu incio. 2 No caso da no concluso da obra no prazo acima estabelcido, no ser concedida revalidao da aprovao do projeto e do licenciamento de construo referidos neste artigo. Para isso, o empreendimento dever adaptar-se s diretrizes desta Lei.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

SEO II Dos Usos e dos Imveis no conformes Art. 23 - So considerados no conformes os usos, lotes e edificaes autorizadas em datas anteriores promulgao da presente Lei e que no atendam ao disposto nesta. Art. 24 - As edificaes de usos no conformes s podero sofrer reformas que no agravem sua desconformidade em relao presente Lei. 1 - Os usos no conformes podero permanecer na zona em que se encontram, mediante parecer criterioso dos rgos Municipais de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito; 2 - Nas edificaes de usos no conformes na zona que se localizam no sero autorizadas ampliaes, admitindo-se apenas reparos essenciais segurana das edificaes, instalaes e equipamentos. Art. 25 - As mudanas de uso em lotes ou edificaes no conformes podero ser permitidas, desde que o novo uso seja previsto por Lei na zona proposta para instalao.

SEO III Da Responsabilidade Tcnica Art. 26 - Somente profissionais habilitados e devidamente cadastrados na Prefeitura podero ser responsveis tcnicos por projetos e execues de edificaes, implantao de projetos silvopastoris e respectivas especificaes, os quais devem ser submetidos a exame dos rgos competentes do Municpio. 1 - Os projetos silvoagropastoris financiados pelo sistema de crdito que constem responsvel tcnico, devem ambos cadastrarem-se nas Secretarias Municipal Agropecuria e Abastecimento e Setor Tributrio da Prefeitura. 2 - S podero ser inscritos na Prefeitura Municipal profissionais habilitados e registrados nos seus respectivos rgos de classe, conforme previsto em suas atribuies profissionais. Art. 27 - A responsabilidade civil por todos os Projetos e ou Execuo de Servios de Engenharia e Arquitetura e demais reas que necessitem aprovao de projetos, cabe aos autores responsveis tcnicos. PARGRAFO NICO - S podero ser inscritos na prefeitura municipal

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

profissionais que apresentarem a certido de registro profissional dos respectivos conselhos regionais pertinentes a sua qualificao profissional. SEO IV Das Infraes e Penalidades Art. 28 - A infrao a qualquer dispositivo desta Lei poder acarretar, sem prejuzo das medidas previstas do Cdigo Civil, a aplicao das seguintes penalidades: multa, embargo interdio de atividade, de canteiro de obras ou de construo, e demolio de imvel ou de partes do imvel em desacordo com disposies desta Lei. Art. 29 - A infrao a qualquer dispositivo desta Lei que implique perigo de carter pblico, ambiental ou pessoa que o execute, ensejar embargo imediato da atividade da obra ou interdio do imvel, sendo o infrator notificado para que regularize a situao no prazo que lhe for determinado, conforme a situao peculiar. PARGRAFO NICO - O desrespeito ao embargo ou interdio, independentemente de outras penalidades cabveis, sujeitar o infrator multa de 7,00 URM = (Unidade Referncia Municipal), constante no cdigo tributrio por dia de prosseguimento da atividade revelia do embargo e, cumulativamente, sujeitar o infrator demolio das partes do imvel em desacordo com as normas tcnicas desta Lei. Art. 30 - A infrao aos dispositivos desta Lei que no implique perigo, ensejar notificao do infrator, para que regularize a situao no prazo que lhe for determinado. 1 - O decurso do prazo da notificao sem que tenha sido regularizada a situao que lhe deu causa sujeitar o infrator a: I - Multa conforme valores especificados no pargrafo segundo deste artigo; II - Embargo da obra ou do uso do imvel, at sua regularizao. 2 - So os seguintes os valores das multas aplicveis, conforme o tipo de infrao referentes s atividades reguladas por este Plano Diretor, com base na URM, constante no cdigo tributrio. I - Apresentar projeto para exame da Prefeitura com indicaes falsas sobre a atividade a ser desenvolvida: 10,50 URM (Unidade Referncia Municipal), constante no cdigo tributrio. II - Executar obras em desacordo com o projeto, embora em conformidade

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

com as normas tcnicas desta lei: 2% do valor do oramento do projeto, mas no menos de 10,50 UR,(Unidade Referncia Municipal), constante no cdigo tributrio. III - executar atividade sem o respectivo licenciamento : 4% do oramento do projeto, mas no menos de 10,50 URM, constante no cdigo tributrio. IV - exercer atividade em desacordo com as normas desta lei: 2% do oramento do projeto, mas no menos de 10.50 URM, constante no cdigo tributrio. V - executar obras em desacordo com as normas tcnicas desta Lei: 0,03 URM/m, constante no cdigo tributrio. VI - utilizar imvel para exerccio de atividade de comrcio, servios ou indstria sem licena para funcionamento e localizao, ou em desacordo com as normas tcnicas desta Lei: 0,03 URM/m, constante no cdigo tributrio. VII - utilizar imvel para residncia sem Carta de Habitao ou em desacordo com as normas tcnicas desta Lei: 0,03 URM/m, constante no cdigo tributrio. 3 - Os casos omissos no pargrafo acima sero regulados pelo Cdigo Tributrio Municipal. Art. 31 - Nas reincidncias, a multa ser aplicada em dobro, no eximindo o infrator, do pagamento da 1 multa. Art. 32 - A aplicao das penalidades previstas neste captulo no dispensa o atendimento s disposies desta Lei e de suas normas regulamentares, bem como no desobriga o infrator de ressarcir eventuais danos resultantes da infrao, na forma da legislao vigente. PARGRAFO NICO Entende-se por URM (Unidade de Referncia Municipal com valor monetrio unitrio igual a R$ 30,40) na data de publicao desta Lei. (ver jurdico)

CAPTULO VIII Do Conselho Municipal do Plano Diretor Art. 33 - O Conselho Municipal do Plano Diretor o rgo responsvel pelo acompanhamento, controle e implantao deste Plano e da legislao de uso e ocupao do solo. Auxilia e assessora o Poder Executivo no planejamento e desenvolvimento ordenado do municpio, bem como atualizao deste instrumento nos prazos previstos em Lei.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

1 - Compete ao Conselho Municipal do Plano Diretor: I - Estabelecer interpretao uniforme para a legislao municipal pertinente ao desenvolvimento urbano e rural do Municpio, ao parcelamento do solo e s edificaes urbanas e rurais (ncleos urbanizados) e ao controle do meio ambiente. II Opinar, quando da reformulao de Projetos de Lei e Decretos pertinentes a este Plano, e Leis complementares, tais como Cdigo de Obras, Postura, Tributrio e Meio Ambiente, alm do Mapa de Zoneamento do Uso do Solo Rural de Encruzilhada do Sul. III - Sugerir, quando necessrio, atualizaes e complementaes da legislao urbanstica municipal e de zoneamento do uso do solo rural do municpio. IV Opinar, quando necessrio, sobre a programao de investimentos anual e plurianual no mbito do planejamento do municpio. V Encaminhar parecer, quando solicitado, sobre os casos omissos na legislao; VI - Outras atribuies que lhe venham a ser conferidas em lei; 2 - Qualquer alterao do Plano Diretor dever ser revisada previamente pelo Conselho Municipal do Plano Diretor. Art. 34 - O Conselho Municipal do Plano Diretor compe-se de 11 (onze) representaes e respectivos suplentes, nomeados por portaria do Prefeito Municipal para desempenhar as funes de conselheiros, observada a seguinte composio: I- Um servidor municipal arquiteto ou engenheiro; II- Um servidor municipal da Assessoria Jurdica; III - Um representante do Departamento Municipal de Trnsito; IV - Um representante da Secretaria de Planejamento e Projetos; V - Um representante do Departamento Municipal de Meio Ambiente; VI - Um representante da Associao Comercial e Industrial de Encruzilhada do Sul indicado por sua diretoria; VII - Dois representantes de Associao de Tcnicos, Engenheiros e Arquitetos de Encruzilhada do Sul, sendo um representante do meio rural e outro do meio urbano, indicados por sua diretoria; VIII - Um representante da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB; IX - Dois representantes das Associaes de Moradores de Encruzilhada do Sul, sendo um da regio urbana e outro da regio rural, escolhidos em Assembleia Geral da Unio das Associaes de Moradores ou, na inexistncia destas, um representante da comunidade. X - Um representante do Sindicato dos Empregadores Rurais, preferencialmente

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

ligado rea tcnica rural. XI - Um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, preferencialmente ligado rea tcnica rural. 1 - As indicaes devero ser feitas formalmente e por escrito ao Prefeito Municipal, que ter o prazo de 10 dias para editar portarias de nomeaes pertinentes. 2 - Editadas as portarias a que se refere o pargrafo anterior, os designados devero ser cientificados, por escrito, da respectiva nomeao e de que tero o prazo mximo de 30 (trinta) dias a contar da mesma data para reunirem-se e instalarem devidamente o Conselho. 3 - No procedidas indicaes de conselheiros pelas entidades previstas neste artigo, o Prefeito Municipal designar um servidor ou um integrante da comunidade para suprir a falta. Art. 35 - O Presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor ser eleito na reunio de instalao do Conselho, pelo prazo de 2 anos, podendo ser reconduzido por igual perodo. Art. 36 - O Conselho Municipal do Plano Diretor ser secretariado por um servidor municipal, designado pelo Prefeito. Art. 37 - O Conselho Municipal do Plano Diretor competente para elaborar seu Regimento Interno e Calendrio de Reunies no prazo de 60 (sessenta) dias aps sua formao. Art. 38 - Ser exonerado pelo Prefeito Municipal, a pedido do Presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor, o conselheiro que deixar de comparecer a 3 (trs) reunies consecutivas, ou a 5 (cinco) reunies intercaladas no curso do binio para o qual foi designado, sem convocar o seu suplente. PARGRAFO NICO - Exonerado o Conselheiro, na forma prevista no Caput, ser devidamente cientificada a entidade que a designou para proceder substituio do representante. Art. 39 - facultado ao Conselho Municipal do Plano Diretor, solicitar ao Executivo Municipal tudo o que entender necessrio ao atendimento dos objetivos para os quais foi constitudo. PARGRAFO NICO - Sempre que qualquer solicitao do Conselho Municipal do Plano Diretor implicar dispndio para o errio pblico, o atendimento ser feito pelo Executivo Municipal. Art. 40 - O Conselho ter o prazo mximo de 30 dias para manifestar-se sobre qualquer assunto que lhe seja submetido, salve quando o expediente exigir

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

complementao ou no caso de fora maior, quando o prazo ser prorrogado at a junta da complementao necessria ou, na segunda hiptese, por igual perodo. Art. 41 O Conselho Municipal do Plano Diretor poder apresentar anualmente ao executivo municipal relatrio sucinto das atividades desenvolvidas, manifestaes feitas a pareceres fornecidos, e igualmente apresentar sugestes sobre alteraes, atualizaes complementares com referncia ao desenvolvimento urbano e rural, eventuais alteraes no territrio municipal quanto ao uso e capacidade do solo, alm de eventuais alteraes desta Lei.

CAPTULO IX Estabelece o Permetro Urbano e os Distritos do Municpio de Encruzilhada do Sul Art. 42 - O permetro urbano do territrio do Municpio de Encruzilhada do Sul, que compreende a sede, tem seus limites definidos no mapa n 01 do anexo. PARGRAFO NICO - A descrio da rea urbana dada pela identificao dos vrtices georreferenciados, listados ponto a ponto na tabela n.: 01 do anexo. Contendo os vrtices descrevendo 24 pontos georreferenciados, em Projeo UTM DATUM: SIRGAS 2000. Art. 43 - O Municpio de Encruzilhada do Sul dividido em seis (06) distritos, numerados e delimitados como segue: 1 - O municpio tem prazo de 18 meses para revisar e reorganizar a delimitao de seus distritos, devendo neste estudo apresentar delimitao georreferenciada dos mesmos, a exemplo do permetro urbano acima. 2 - No estudo de georreferenciamentos dos distritos como disposto acima, deve o municpio apresentar mapa contendo a delimitao dos Ncleos Rurais Urbanizados presentes em cada distrito, para fins de incluso como parte integrante deste plano diretor.

1 Distrito NOME: Santa Brbara

Ponta Inicial e Final: Confluncia do Arroio Ibicuara com o Arroio Brao do Capivari (divisa com municpio de Dom Feliciano). Permetro: Da ponta inicial segue pelo Arroio Uruu do Capivari, guas acima at o Arroio Marmeleiro segue por estas guas acima, at o Arroio Ladro.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Segue por este: guas abaixo (limite com o Municpio de Dom Feliciano) at uma ponte da Estrada Fazenda da Cordilheira. Segue pela estrada at uma ponta 300 metros antes de seu entroncamento com o anel rodovirio. Desta ponta segue por linha seca, paralela ao anel rodovirio e a Rodovia RSC 471, no sentido geral Oeste, sempre mantendo um afastamento de 300 metros das mesmas, at uma ponta de 700 metros alm do trevo de acesso cidade de Encruzilhada do Sul. Desta ponta segue por linha seca e reta em direo Sul at a Rodovia RST 471. Segue por esta at a estrada Dom Marcos. Segue por esta at a estrada do Teco. Segue por esta at a estrada do lru. Segue por esta at o Arroio Iru, desta ponta segue pelas divisas com os Municpios de Rio Pardo e Pntano Grande at o ponto inicial. 20 Distrito NOME: Coronel Prestes

Ponto Inicial e Final: Entroncamento da estrada Ado Carvalho com a estrada Cordilheira - Passo da Guarda. Permetro: Do ponto inicial segue pela estrada Cordilheira -Passo da Guarda at a Sanga Virador; segue por esta at o Arroio Maria Santa, segue por este guas abaixo, at o Rio Camaqu, segue por este, guas acima, at a confluncia com o Arroio da Caneleira; segue pelo Arroio da Caneleira at a estrada Passo da Cria; segue por esta at a estrada Passo do Marinheiro; segue por esta at a estrada da II. Costa; segue por esta at a estrada Passo dos Rosa; segue por esta at a estrada Vau dos Prestes, segue por esta at a antiga estrada Baslicio Luz; segue por esta at a estrada Rinco dos Pereira; segue por esta at a estrada Passo do Pessegueiro; segue por esta at a estrada Ado Carvalho; segue por esta at o ponto inicial.

30 Distrito NOME: Pompeu Machado

Ponto Inicial e Final: Estrada Cerro do Alemo, junto nascente do Arroio dos Vargas (na divisa com Cachoeira do Sul). Permetro - Da ponta Inicial segue pela estrada Cerro do Alemo at a estrada do Pinheiro; segue por esta estrada Cerro da rvore, segue por esta at a estrada Passo do Marinheiro segue por esta at a estrada Passo da Cria segue par esta at o Arroio Caneleira; segue por esta at o Rio Camaqu; segue por este, guas acima, at sua confluncia com o Arroio dos Vargas; segue por este at sua nascente, junto estrada Cerro do Alemo, na ponta inicial. 4 Distrito

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

NOME: Capito Noronha Ponto Inicial e Final: Ponto da estrada da Palma, sobre o Arroio das Palmas. Permetro: Do ponto inicial segue pela estrada das Palmas at a estrada do Chan: segue por esta at a estrada do Felicianinho, segue por esta at a estrada do Pinheiro (ou estrada para Cachoeira do Sul); segue por esta at a estrada do Quero-quero. Segue por esta at a estrada Cerro da rvore; segue por esta at a estrada do Pinheiro; segue por esta at a estrada do Cerro do Alemo; segue por esta at a divisa com Cachoeira do Sul; desta ponta seguindo pelas divisas com Cachoeira do Sul at o ponto inicial.

5 Distrito Nome: Cerro Partido Ponta Inicial e Final: Confluncia com o Arroio Iru com a Sanga Quiro (limite com o Municpio de Rio Pardo). Permetro: Do ponto Inicial segue pela Arroio Iru at a estrada do Iru. Segue por esta at a estrada do Teco. Segue por esta at a estrada Dom Marcos. Segue por esta at a Rodovia RST 471. Segue por esta at um ponto 701 metros antes do trevo de acesso cidade de Encruzilhada do Sul. Deste ponto segue por linha seca e reta, rumo Sudoeste at o Passo do Moinho. Deste ponto segue pelo Arroio Rondinha at sua confluncia com o Arroio do Silva. Segue por este at sua confluncia com a Sanga Funda. Segue por esta at uma ponta 500 metros antes da estrada para Cachoeira do Sul. Deste ponto por linha seca, paralela estrada para Cachoeira do Sul, em direo geral Oeste, sempre mantendo um afastamento de 500 metros da mesma at Uiti ponto na divisa oeste dos lotes da Vila Barreira. Deste ponto segue por linha seca pela divisa dos referidos lotes em direo Sudeste atravessando a estrada para Cachoeira do Sul e prosseguindo por uma distncia de 300 metros. Deste ponto segue em linha seca, paralela estrada para Cachoeira do Sul e anel rodovirio, sempre mantendo um afastamento de 300 metros das mesmas, at a entrada Passo da Estefnia. Segue por esta estrada do rinco dos Pereira. Segue por esta at a entrada Passo das Pedras. Segue por esta at a estrada Passo do Pessegueiro. Segue por esta at a estrada Basilcio Luz. Segue por esta at a estrada Vau dos Prestes. Segue por esta at a estrada Passo dos Rosa. Segue por esta at a estrada H. Costa. Segue por esta at a estrada Quero-quero. Segue por esta at a estrada para Cachoeira do Sul (ou estrada do Pinheiro). Segue por esta at a estrada do Felicianinho. Segue por esta at a estrada do Chan. Segue por esta estrada da Palma Segue por esta at o Arroio das Palmas. Segue por este at o Arroio Iru. Segue por este at o ponto inicial.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

60 Distrito Nome: Maria Santa Ponto inicial e Final: Ponte da estrada da Cordilheira sobre o Arroio Ladro. Permetro: Do ponto inicial segue pelo Arroio Ladro, guas abaixo, at a confluncia com o Arroio Vicente. Deste ponto, segue pelo Arroio Vicente, guas acima, at sua nascente; da nascente do Arroio Vicente segue por linha seca e reta, rumo sudoeste, at a nascente do Arroio dos Foles; segue pelo Arroio dos Foles, guas abaixo, at sua confluncia com o Arroio das Pedras; segue pelo Arroio das Pedras at sua confluncia com o rio Camaqu, guas acima, at sua confluncia com o Arroio Maria Santa; segue pelo Arroio Maria Santa, guas acima at sua confluncia com a sanga do Virador; segue pela sanga do Virador, guas acima, at a estrada Cordilheira, Passo da Guarda; segue por esta estrada at a estrada Ado Carvalho, segue por esta at a estrada Rinco dos Pereira; segue por esta at a estrada Passo da Estefnia. Segue por esta at uma ponta 300 metros antes de seu desentroncamento com o anel rodovirio. Desta ponta segue por linha seca, paralela ao anel rodovirio, sempre mantendo um afastamento de 300 metros da mesma, at a estrada Fazenda da Cordilheira, segue por esta at o ponto inicial. PARGRAFO NICO: Ser remetida para Lei complementar a alterao dos permetros dos referidos distritos, devendo voltar aos 4 distritos originais.

CAPTULO X Do Parcelamento do Solo Urbano Disposies Preliminares

Art. 44 - O parcelamento do solo para fins urbanos ser regido pela presente Lei. Art. 45 - O parcelamento do solo urbano ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposies desta Lei e da legislao municipal, estadual e federal pertinente. 1 - Considera-se Loteamento a subdiviso de gleba em lotes destinados edificao, com abertura de novas vias de circulao, de logradouros pblicos ou prolongamentos, modificao ou ampliao das vias existentes; 2- Considera-se Desmembramento a subdiviso de gleba em lotes

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

destinados edificao, bem como de lotes para a formao de novos lotes, desde que mantenham as dimenses mnimas estabelecidas nesta Lei, com aproveitamento do sistema virio existente e registrado, desde que no implique na abertura de novas vias e logradouros pblicos, nem prolongamento ou modificao dos j existentes. Art. 46 - Todo o parcelamento do solo para fins urbanos dentro do territrio municipal deve ser submetido aprovao da Equipe de Projeto, Meio Ambiente e Trnsito, obedecidas as diretrizes desta Lei; PARGRAFO NICO Os projetos de Condomnio por Unidades Autnomas e os loteamentos para formao de Stios de Recreio obedecero o caput do Art. 45; Art. 47 - Para efeito desta Lei considera-se: I - rea Urbana - O espao territorial destinado implantao de atividades, usos e funes urbanas assim declaradas em Lei Municipal e subdivididas em zonas definidas no Plano Diretor; II - rea Rural - O espao territorial do municpio no includo na rea urbana e destinado essencialmente s atividades agrossilvopastoris e minerao, alm do turismo e lazer; III - rea Especial de Interesse Ambiental - Espao territorial assim declarado por Lei Municipal, devidamente registrado, de acordo com normas federais, estaduais ou municipais, com os objetivos de manter o equilbrio ecolgico atravs da preservao e recuperao da fauna, da flora e dos monumentos naturais, paisagsticos e do Patrimnio histrico cultural. IV - rea Verde de Lazer e Recreao so espaos destinados s atividades sociais, cvicas, esportivas, culturais e contemplativas da populao, tais como: praas, parques, bosques e jardins; V - reas Institucionais so reas de uso pblico especial regulamentadas em lei e devidamente registradas, destinadas instalao de equipamentos comunitrios; VI - Equipamentos Comunitrios - Os destinados s atividades de educao e cultura, lazer, administrao e similares; VII - Equipamentos Urbanos so os componentes de infraestrutura, tais como: equipamentos pblicos de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, energia eltrica, iluminao pblica e pavimentao. Art. 48 - O parcelamento do solo para fins urbanos s ser permitido em zonas urbanas ou em ncleos rurais urbanizados cujo permetro esteja pr-definido

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

por lei especfica e delimitados em mapas. PARGRAFO NICO - Na Zona Rural, s ser admitido o desmembramento para a implantao de Ncleos Rurais Urbanizados se as condies de instalao de equipamentos pblicos forem compatveis com o local, sendo prevista a aprovao pelas Equipes de Projeto, Meio Ambiente e Trnsito, alm da anuncia do INCRA, observadas as Leis Federais pertinentes. Art. 49 - No ser permitido o parcelamento do solo: I - Em terrenos alagadios, localizados em rea urbana consolidada assim entendido na forma da lei, sem sistema de drenagem, antes de tomadas as providncias para assegurar o escoamento das guas; II - Em terrenos sujeitos inundaes; III - Em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados; IV - Em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas as exigncias especficas do departamento tcnico competente; V - Em terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao, comprovado atravs de sondagem e laudo tcnico; VI - Em terrenos situados em reas de preservao ambiental (APP); VII - Em terrenos onde a poluio impea condies sanitrias suportveis, at sua correo.

Art. 50 - Ao longo das faixas de domnio pblico das rodovias, ferrovias, dutos e estradas municipais, ser obrigatria a reserva de uma faixa de recuo no edificvel de 5 m (cinco metros) de cada lado, dentro da propriedade. 1 - Ao longo das guas correntes e ao redor de guas dormentes, tais como lagoas, reservatrios de guas naturais ou artificiais, dever ser observado o Cdigo Florestal e a legislao vigente correlata. 2 - Os casos omissos sero regulados pelos Cdigos Municipais de Obras, Meio Ambiente e pelo Plano Virio. Art: 51 - Somente ser admitido o parcelamento do solo para fins urbanos, quando a rea situar-se em Zona Urbana e no mximo a 1.000m (mil metros) dos seguintes melhoramentos construdos ou mantidos pelo Poder Pblico: a) via pavimentada;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

b) sistema de abastecimento dgua; e) rede de energia eltrica; d) atendimento por escola de 1 grau; e) ponto de atendimento por transporte coletivo; f) Coleta seletiva do lixo. Art. 52 - Para impedir o excessivo nmero de lotes e consequente aumento de investimento pblico em obras de infraestrutura urbana e custeio de servio, poder ser indeferida a aprovao de parcelamento do solo. PARGRAFO NICO - Quando a gleba a ser parcelada exigir a execuo de extenso das obras de infraestrutura urbana, a aprovao do parcelamento ser condicionada execuo das mesmas pelo loteador com a aprovao dos Setores Municipais de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito, constantes na consulta prvia da declarao municipal (DM).

CAPTULO XI Procedimento para a Realizao de Parcelamento do Solo Urbano SEO I Dos Loteamentos Art. 53 - Os loteamentos devero atender aos requisitos estabelecidos no Captulo III - Das Normas Tcnicas estabelecidas no Plano Diretor Municipal e nos demais regulamentos aplicveis aos empreendimentos propostos. PARGRAFO NICO Alm da documentao mencionada nesta Lei, os setores pertinentes podero solicitar documentao necessria complementar para atender especificidades do empreendimento. Art. 54 - Para a realizao de loteamento devero ser requeridas, previamente (DM Declarao Municipal) aos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito, as diretrizes municipais para a urbanizao da gleba. 1 - Devero ser apresentados os seguintes documentos: I - Requerimento indicando o nome por extenso, nacionalidade, estado civil, profisso e domiclio do interessado; II - Cpia da matrcula atualizada do imvel, no superior a 6 meses; III - Comprovao de quitao de tributos municipais;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

IV - Duas vias de cpia de mapas, constando, no mnimo: a) Planta de situao e localizao da gleba a ser loteada indicando suas divisas; b) Localizao dos cursos dgua, bosques, matas, culturas, rochas e construes existentes devidamente caracterizados; c) A indicao empreendimento; dos arruamentos contguos ao permetro do

d) O tipo de uso predominante a que o loteamento se destina; e) Referncia cartogrfica. V - Apresentao do(s) reponsvel(is) tcnico(s) do(s) Projeto(s) e execuo(s) do(s) mesmo(s), com as devidas anotaes de responsabilidade tcnica (ART). 2 Quando da existncia de casos de ruas consolidadas, o projeto urbanstico obedecer os critrios aplicveis aos loteamentos, preservando a condio da destinao de rea verde. Art. 55 - O Setor de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito indicaro nas plantas apresentadas, as diretrizes a serem consideradas de acordo com a legislao especfica pertinente: I - As ruas ou estradas existentes ou projetadas que compem o sistema virio da cidade e do municpio, relacionadas com o loteamento pretendido; II - A localizao aproximada dos terrenos destinados a equipamentos urbanos e comunitrios e das reas livres de uso pblico; III - As faixas no edificveis, reas de preservao e demais limitaes incidentes na gleba; IV - A zona ou zonas de uso de rea, com indicao dos usos compatveis. Art. 56 - As informaes constantes da consulta preliminar tero validade pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos, aps a emisso da mesma. Findo o prazo sem que o interessado apresente o anteprojeto relativo consulta, esta caducar ficando a critrio dos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito, a exigncia de nova consulta para o enquadramento na legislao em vigor. Art. 57 - Ao devolver a planta com indicaes do Art. 52, os Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito fornecero, tambm, a relao dos equipamentos

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

de infraestrutura, que devero ser projetados e executados pelo loteador, bem como informaes sobre os gabaritos das ruas e lotes e previso de prazo para a implantao da arborizao das vias de circulao. Art. 58 - de responsabilidade exclusiva do loteador, sob a orientao dos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito, a instalao de redes e equipamentos para o abastecimento de gua potvel com capacidade para abastecer os respectivos lotes, bem como de energia eltrica e de iluminao at cada lote, de sistemas de drenagem pluvial e esgotamento sanitrio, a execuo das obras de abertura das vias de circulao, demarcao de rea verde compatvel, a arborizao das ruas e a identificao das necessidades de pontes, bueiros e dos muros de arrimo necessrios. PARGRAFO NICO - A urbanizao inclui, obrigatoriamente: I - A pavimentao com saibro, pedras irregulares de basalto, paraleleppedo ou pavimentao asfltica conforme carctersticas e necessidades do local: a) As vias devero receber pavimentao adequada ao tipo de uso, declividade e conforme as condies de solo; b) Os meios fios devero ser demarcados de acordo com as exigncias do municpio; II - As reas verdes sero arborizadas e equipadas, quando solicitado; III - A rede de iluminao pblica nos termos das especificaes fornecidas pelo municpio. Art. 59 - O anteprojeto do loteamento dever atender as diretrizes fornecidas e ser encaminhado aos Setores de Planejamento, Meio Ambiente e Trnsito, acompanhando os seguintes documentos: I - Memorial justificativo elaborado por responsvel tcnico, contendo: a) Nome completo e endereo do proprietrio e do profissional legalmente habilitado com as respectivas assinaturas; b) Descrio sucinta do loteamento com suas caractersticas, denominao, destinao, situao da rea e a fixao de zona ou zonas de uso predominante conforme este plano; II - Planta de situao e localizao; III - Levantamento planiatimtrico na escala 1:1000, acompanhado da respectiva ART, contendo:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

a) Limites e confrontaes; b) Localizao das vias pblicas limtrofes com sua denominao oficial; c) Indicao dos pontos geodsicos da poligonal, auxiliares e de referncias de nivelamento; d) Identificao dos dados relativos demarcao de reas destinadas preservao permanente conforme legislao pertinente, sujeita fiscalizao do rgo competente municipal; e) Construes existentes. IV - Anteprojeto urbanstico na escala 1: 1 000, contendo: a) Subdiviso das quadras em lotes com as respectivas dimenses e numerao; b) O sistema interno das vias com sua hierarquia e gabaritos; c) Identificao e dados relativos demarcao de reas verdes e institucionais que passaro ao domnio do Municpio; d) Quadro demonstrativo das reas, contendo os respectivos percentuais destinados como lotes, sistema virio, reas verdes e institucionais. V - Perfis longitudinais das vias de comunicao, projetadas na escala horizontal 1: 1000 e vertical 1:100, registrando as declividades previstas em trechos no superiores a 20 metros. VI - Gabarito das sees transversais da comunicao entre as ruas; VII - Laudo geolgico do terreno, com a avaliao de sua capacidade de suporte e testes de permeabilidade, quando necessrios; VIII - Declarao das distribuidoras de energia eltrica de que vivel o abastecimento de energia eltrica no local, para empreendimentos com mais de 30 lotes. IX - Declarao do rgo competente sobre a viabilidade do abastecimento de gua potvel com plenas condies (quantificar a presso existente) no local, para empreendimentos com mais de 30 lotes. PARGRAFO NICO - Toda a documentao tcnica dever ser entregue em trs vias.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Art. 60 - Ao requerente ser informado, num prazo mximo de 30 (trinta) dias, as modificaes e projetos complementares que se fizerem necessrios a fim de que seja feito o projeto definitivo. PARGRAFO NICO - O requerente dever apresentar as complementaes e modificaes exigidas pelo setor competente dentro do prazo mximo de 120 (cento e vinte) dias, findos os quais, sem o atendimento das exigncias, ser o processo indeferido e arquivado. Art. 61 - Para a aprovao do projeto definitivo, o requerente dever apresentar os seguintes documentos: I - Matrcula atualizada (mximo 60 dias) negativa de nus reais, em uma via original. II - Em uma via original, acompanhada de ART. Aprovao ou anuncia da Secretaria da Sade e Meio Ambiente, Trnsito e do Instituto Nacional da Colonizao e Reforma Agrria INCRA, conforme legislao especifica; acompanhada de laudo conclusivo, de forma clara e objetiva. III - Em 3 (trs) vias: Projeto urbanstico acompanhado da respectiva ART, contendo planta cotada na escala de 1:1000 ou 1:500: IV - Memorial descritivo em 3 (trs) vias, contendo no mnimo: a) Denominao do loteamento; b) A descrio sucinta do loteamento, incluindo as modificaes da topografia existente, se houver; c) As determinaes do Plano de Zoneamento para uso dos lotes e as exigncias constantes na legislao especfica; d) A indicao das reas pblicas que passaro ao domnio do municpio no ato de registro do loteamento; e) A enumerao dos equipamentos urbanos, comunitrios e dos servios pblicos e de utilidade, j existentes no loteamento; f) Quadro de reas com a descriminao do percentual das reas destinadas a cada uso da gleba.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

g) Termo Condicionante de Garantia, especificando o abastecimento de gua, energia eltrica e esgoto pluvial e cloacal. Art. 62 - Mediante Termo Condicionante de Garantia, o proprietrio se obrigar: I - A executar as suas expensas, e de acordo com o cronograma de execuo de obras, no prazo fixado pelo municpio, todas as obras constantes dos projetos aprovados; II - A executar e colocar os marcos de alinhamento e nivelamento, os quais devero ser de pedra ou concreto, segundo padro estabelecido pelo municpio. 1 - O prazo a que se refere o inciso 1 deste artigo no poder ser superior a 4 (quatro) anos, podendo o municpio, a juzo do rgo competente, permitir a execuo das obras por etapas, no prazo mximo de 2 anos por etapa, desde que se obedea ao disposto a seguir. 2 - A execuo por etapa s poder ser autorizada quando: I - O Termo de Compromisso fixar prazo total para execuo completa das obras de loteamento; II - Forem executadas nas reas, em cada etapa, todas as obras previstas, assegurando-se aos compradores dos lotes, o pleno uso e gozo dos equipamentos implantados. Art. 63 - A execuo das obras de urbanizao ser fiscalizada pelos rgos tcnicos do Municpio. Art. 64 - A correta execuo das obras a que se refere o artigo anterior dever ser objeto de termo Condicionante de garantia por parte do loteador. Segundo uma das seguintes modalidades: 1. Garantia de hipotecria; 2. Cauo em dinheiro, ttulos da dvida pblica ou carta de fiana bancria. 1 - No caso de hipoteca, a mesma ser equivalente ao valor do oramento das obras de infraestrura, nunca inferior a 30% (trinta por cento) do nmero total de lotes, em localizao escolha do Municpio. Em quaisquer das demais modalidades de garantia, o valor ser equivalente a 50% (cinquenta por cento) do custo oramentado das obras a serem executadas, aceito pelo rgo tcnico competente do Municpio. 2 - O valor das obras a serem realizadas para fim da assinatura do

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Termo de Compromisso ser determinado, segundo os ndices de custo estabelecidos no mercado da construo civil, data da assinatura do mesmo. 3 - No ato da garantia, devero constar , especificamente, as obras de responsabilidade do loteador e o prazo de sua execuo. PARGRAFO NICO: Caso no cumpridas as determinaes impostas pelo Municpio, o projeto ser embargado. Art. 65 - O Termo Condicionante de Garantia ser celebrado por escritura pblica. 1 - O prazo para execuo das obras de infraestrutura dever estar contido no referido Termo; 2 - A identificao das reas dadas em garantia por termo de compromisso ou condicionante, no caso de hipoteca, ser pela individualizao correspondente a lotes do projeto aprovado. Art. 66 - Assinado o Termo Condicionante de Garantia, devidamente formalizado, o interessado receber uma cpia do projeto com o respectivo despacho de aprovao. IV - Em 1 (uma) via: a) Projeto completo da rede domiciliar de iluminao pblica, de energia eltrica, com os respectivos memoriais, aprovados pela Distribuidora de Energia; b) Projeto completo das instalaes, obras e canalizaes pluviais com as respectivas especificaes tcnicas, aprovados pela CORSAN, quando necessrio, contendo a indicao em plantas e perfis de todas as linhas de escoamento das guas pluviais; c) Projeto das obras de arte; d) Projeto da pavimentao das vias de circulao; e) Projeto de arborizao das vias de circulao e de urbanizao das praas com especificaes tcnicas, quando solicitado; f) Cronograma de execuo das obras. g) Projeto completo da rede de distribuio de gua potvel com as especificaes tcnicas compatveis, aprovado pela CORSAN, localizando os hidrantes com a aprovao do corpo de bombeiros. No caso da rede de abastecimento no ser de competncia da CORSAN, ou a qualquer outra rede em funcionamento, o projeto dever ser acompanhado de:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

1 - Indicao da fonte de abastecimento; 2 - Comprovao de suficincia do abastecimento; 3 - Resultado da anlise biofisicoqumica da gua; 4 -Sistema de tratamento; 5 -Projeto de captao e recalque; 6 -Projeto de reservatrio e distribuio. PARGRAFO NICO - Quaisquer outras obras e servios que venham a ser realizados, devem ter seus projetos submetidos aprovao do Municpio. V - Em 3 vias, atendida a solicitao da DM: PARGRAFO NICO: Quaisquer outras obras e servios que venham a ser realizados, devem ter seus projetos submetidos aprovao dos rgos competentes do Municpio. Art. 67 - A aprovao dada pelo rgo competente do Municpio aos projetos de loteamento ficar condicionada assinatura do Termo de Compromisso de execuo das obras de urbanizao. Art. 68 - Depois da aprovao do projeto, bem como das assinaturas do Termo Condicionante de Garantia, dever o interessado requerer licena para execuo das obras exigidas, anexando o comprovante do pagamento dos emolumentos municipais relativos ao pedido de licena. 1 - A licena para execuo do projeto ser concedida mediante Alvar, entregue ao interessado, acompanhado de uma cpia do projeto devidamente autenticada. 2 - O Alvar de Licena para execuo referente a todas as obras de infraestrutura do loteamento ter validade de seis (6) meses. Vencido esse prazo sem que tenham sido iniciadas as obras, deve ser requerido novo Alvar de Licena para sua execuo. Art. 69 - O registro do loteamento no Registro de Imveis se far no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias aps a aprovao do projeto, sob pena de caducidade de aprovao, na forma da Legislao Federal pertinente. Art. 70 - Decorrido o prazo estabelecido atravs do Termo Condicionante de Garantia ou Termo de Compromisso, para execuo das obras do loteamento e tendo havido paralisao ou inexecuo das mesmas, a loteador ser notificado para

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

regularizar as obras e, tendo ocorrido caducidade da aprovao e da licena, dever o projeto ser submetido nova aprovao e licenciamento, sob pena prevista no Artigo 64, Pargrafo nico desta Lei. PARGRAFO NICO - O disposto neste artigo no impedir o Municpio de usar da faculdade de promover ao judicial com vista execuo das obras de infraestrutura de loteamento. Art. 71 - Realizadas todas as obras e servios exigidos referentes ao loteamento, o Municpio, a requerimento do loteador aps vistoria de seu rgo competente, exonerar a garantia prestada, no ato de expedio do Auto de Vistoria. PARGRAFO NICO A critrio da autoridade competente, poder haver exonerao parcial do Termo Condicionante de Garantia na medida em que forem sendo executadas as obras segundo o cronograma aprovado e estabelecido no referido Termo, desde que no desfigure a efetiva garantia para o restante das obras. Art. 72 - Desde a data do registro de loteamento, passam a integrar o domnio do Municpio as vias e logradouros pblicos, as reas verdes, de recitao e de uso institucional constantes do projeto e memorial descritivo. Art. 73 - A Prefeitura s expedir Alvar de Licena para construir, demolir, reconstruir ou ampliar edificaes nos lotes, aps terem sido por ela vistoriadas e aprovadas as respectivas obras de infraestrutura urbana.

SEO II Dos Desmembramentos Art. 74 - Para a realizao de desmembramento, dever ser requerido, previamente, Equipe de Planejamento Urbano, as diretrizes para a urbanizao da gleba, na forma do Artigo 44, 2. Art. 75 - A municipalidade indicar, na planta apresentada, as diretrizes a serem observadas no projeto, na forma dos Artigos 16 e 17. Art. 76 - O projeto de desmembramento dever ser submetido aos Setores de Projeto, Meio Ambiente e Trnsito, acompanhado de ttulo de propriedade do imvel e respectiva planta, contendo as seguintes indicaes: I. Vias locais e acessos aos loteamentos do entorno; II. Tipo de uso proposto para a rea; III. Diviso dos lotes pretendidos na gleba, com as respectivas dimenses e testada para via pblica.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Art. 77 - A aprovao do desmembramento a que se refere o artigo anterior s poder ser concedida se forem satisfeitos os requisitos previstos nesta Lei, Captulo XII - Das Especificaes Tcnicas, e das Disposies do Plano Diretor, especialmente no que se refere ao tamanho mnimo dos lotes, comprimento e largura mxima de quarteires.

SEO III Do Loteamento para a Formao de Stios de Recreio Art. 78 - Considera-se loteamento para a formao de stios de recreio a subdiviso de imvel situado em rea urbana e rural com destinao a lazer e recreao, podendo estar includo em reas de ocupao extensiva de proteo ambiental, de interesse paisagstico e de lazer, assim declaradas pelo poder pblico. PARGRAFO NICO: no ser permitido desmembramento em loteamentos aprovados para este fm, sem que os mesmos apresentem projeto tcnico apontando medidas especficas de controle e manuteno compatveis com a manuteno das caractersticas bsicas que evidenciem a formao de Stios de Recreio. Art. 79 - Os loteamentos para a formao de stios de recreio esto sujeitos, alm das exigncias urbansticas descritas no Captulo XII - Das Especificaes Tcnicas, e Captulo XIII Das res Verdes, de Recreao e Uso Institucional, aos seguintes requisitos: I - Os lotes tero rea mnima de 3.000 m2 e largura mnima de 30 metros. II Os quarteires tero dimenso de permetro mximo de 420 metros.

SEO IV Dos loteamentos com Construo de Unidades Habitacionais Art. 80 - O loteamento executado pela iniciativa privada que incluir a construo de unidades habitacionais, dever obedecer as seguintes modalidades, conforme determinaes a seguir:

1 - Loteamento Habitacional de Iniciativa Privada: Os lotes tero rea mnima de 360 m (trezentos e sessenta metros quadrados 12m de frente x 30m), sendo que os terrenos de esquina tero 450 m2 (quatrocentos e cinquenta metros quadrados ), com largura mnima de 15m (quinze metros de frente) e comprimento de

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

30 m, obedecendo os quesitos a seguir: I. Os projetos das reas verdes, edificaes e demais equipamentos pblicos devero ser apresentados juntamente com o projeto de loteamento; II. As reas verdes devero ser entregues urbanizadas e equipadas a critrio do Municpio. Considera-se urbanizada a rea dotada de arborizao, jardins arbustivos, relvados, lagos, passeios, com preparo do solo, como: nivelamento, escavao pavimentao, plantio e modulagem com taludes e plats, bem como o projeto e execuo de drenagem e iluminao; a) Considera-se rea verde equipada, aquela dotada de equipamentos destinados recreao e lazer. b) Fica a critrio dos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito a determinao do equipamento a ser construdo na rea de uso institucional, tais como: escola, creche, posto de sade ou posto policial. 2 - Loteamento Habitacional de Iniciativa Privada de Uso Popular: Os lotes tero rea mnima de 225 m (duzentos e vinte e cinco metros quadrados 9 m de frente x 25), sendo que os terrenos de esquina tero 300 m2 (trezentos metros quadrados) com largura mnima de 12 m (doze metros) de frente, cuja implantao obedecer a critrios de Zoneamento estabelecidos neste Plano, devidamente identificados em mapa como rea de interesse popular, odedecendo ainda os quesitos a seguir: I. Os projetos das reas verdes, edificaes e demais equipamentos pblicos devero ser apresentados juntamente com o projeto de loteamento ; II. As reas verdes devero ser entregues urbanizadas e equipadas a critrio do Municpio. Considera-se urbanizada a rea dotada de arborizao, jardins arbustivos, relvados, lagos, passeios, com preparo do solo, tais como: nivelamento, escavao pavimentao, plantio e modulagem com taludes e plats, bem como o projeto e execuo de drenagem e iluminao. Considera-se rea verde equipada, aquela dotada de equipamentos destinados recreao e lazer. III. Fica a critrio dos Setores de Projetos, Meio Ambiente e Trnsito a determinao do equipamento a ser construdo na rea de uso institucional, tais como: escola, creche, posto de sade ou posto policial. IV. Nos projetos de Loteamento Habitacional de Iniciativa Privada de Uso Popular, as reas verdes sero acrescidas de 5 % (cinco por cento) para uso especfico institucional.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

SEO V Dos Loteamentos e ou Desmembramentos para Construo de Unidades Habitacionais Populares de Interesse Social Art. 81 - Considera-se loteamento e/ou desmembramento popular aquele destinado especificamente para a populao de baixo poder aquisitivo, de iniciativa nica do Poder Pblico. Art. 82 - O Municpio implantar loteamento popular ou celebrar convnio para esse fim, obedecendo critrios de zoneamento previstos neste Plano, devidamente identificados em mapa como rea de interesse popular. Art. 83 - O loteamento e/ou desmembramento popular de interesse social ter destinao residencial, podendo o Municpio autorizar o exerccio de pequeno comrcio varejista e de produo artesanal. Art. 84 - Os loteamentos e/ou desmembramentos populares de interesse social tero os lotes com rea mnima de 189 m2 (cento e oitenta e nove metros quadrados) e largura de 9 m (nove metros) de frente e 2 m (dois metros) para passeio pblico. 1 - Nos casos excepcionais com necessidade pblica devidamente comprovada, poder ser alterada a metragem mnima do lote. 2 - Nos demais aspectos, aplica-se o disposto na presente lei. 3 - O poder Executivo Municipal poder optar por sistemas menos onerosos de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio e iluminao pblica, ouvido o Conselho do Plano Diretor, no caso de loteamento de interesse social, promovido e executado pela municipalidade ou, ainda, no caso de programas para recuperao e/ou regularizao de vilas irregulares. Art. 85 - O loteamento popular que incluir a construo de unidades habitacionais unifamiliares dever tambm incluir a edificao de equipamentos a critrio do setor competente, tais como: Escola, Creche, Posto de Sade, Centro Comunitrio ou Posto Policial. SEO VI

Dos Condomnios por Unidades Autnomas que se Constiturem em Casas Trreas ou Assobradadas Art. 86 - A instituio de condomnio na forma do artigo 83, alnea a da lei Federal n 4.591, de 16 de dezembro de 1964, obedecer ao disposto nesta Seo.
0

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Art. 87 - No ser admitida a constituio de condomnio de que trata esta Seo, abrangendo mais do que a rea correspondente a um quarteiro definido nesta Lei. Art. 88 - Os condomnios por unidades autnomas de que trata esta seo esto sujeitos s exigncias do Captulo III - Das Especificaes Tcnicas, observados os ndices urbansticos previstos pela lei do Plano Diretor. Art. 89 - obrigatria a instalao de redes e equipamentos para o abastecimento de gua potvel, energia eltrica, iluminao das vias condominiais, redes de drenagem pluvial, esgotos sanitrios e obras de pavimentao e tratamento das reas de uso comum, ficando sob exclusiva responsabilidade dos condminos, a manuteno das redes e equipamentos que estiverem no interior da rea condominial. Art. 90 - Dever ser obedecida a mesma tramitao cabvel a loteamentos urbanos, conforme o disposto na presente lei. Art. 91 - As obras relativas a edificaes e instalaes comuns devero ser executadas simultaneamente com as obras de utilizao exclusiva de cada unidade autnoma e devero ser objeto de prestao de garantia na forma do artigo 25 da presente Lei. Art. 92 - Exclui-se do dispositivo nesta seo, os condomnios por unidades autnomas constitudos por apenas dois prdios da habitao unifamiliar.

SEO VII Dos Loteamentos Industriais Art. 93 - Aplica-se ao loteamento industrial o disposto na legislao Federal, especialmente o disposto na lei n0 6.803, de 02 de julho de 1980, na legislao Estadual pertinente e disposies deste Plano Diretor. Art. 94 - O Municpio, conforme a localizao do empreendimento, o nmero de lotes industriais e o nmero de empregados previstos, poder exigir a construo de creche e escola, bem como o tratamento das reas verdes, fornecendo ao proprietrio do loteamento, o programa de necessidades. Art. 95 - Os lotes e quarteires tero como dimenses mnimas: I. Lotes com largura mnima de 20m (vinte metros) e rea mnima de 1000 m (mil metros quadrados);

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

II. O quarteiro industrial poder apresentar comprimento mximo de 200 m (duzentos metros).

CAPTULO XII Das Especificaes Tcnicas SEO I Do Arruamento Art. 96 - O Sistema Virio o conjunto das vias hierarquizadas que constituem o suporte fsico e estrutural da circulao no territrio municipal. PARGRAFO NICO: sem prejuzo deste Plano, sua sistematizao darse- atravs do Plano Virio Municipal. Art. 97 - Os parmetros que nortearo os Acessos Principais, Terminais Rodovirios e Vias de Circulao sero definidos pelo Plano Virio Municipal. 1 O Plano Virio Municipal estabalecer com base em estudo tcnico a criao de 02 Terminais Rodovirios, no Permetro Urbano, sendo destinados respectivamente a atender linhas de transporte coletivo de passageiros no mbito municipal e outro intermunicipal. 2 Os Gabaritos das Vias de Circulao classificam-se em: I. Rodovias com gabarito varivel, implantada sob o controle direto de outros rgos governamentais (BRs e RSCs), em vias urbanas ou rurais; II. Vias Principais (Avenidas Centrais, Acessos de grande fluxo e Vias Rurais Principais) com gabarito mnimo de 22m (vinte e dois metros) em rea Rural e 26 m (vinte e seis metros) na rea Urbana (considerando o mnimo de 3m de passeio pblico em cada lado da via e canteiro central de 2m), ambas destinadas circulao geral; III. Vias Coletoras (Ruas Centrais) ou Estradas Vicinais (interior) com gabarito mnimo de 11m (onze metros) em rea Rural e 13m (treze metros) na rea Urbana (considerando o mnimo 2m (dois metros) de passeio pblico em cada lado), destinadas ao fluxo de circulao de forma geral. IV. Vias de Circulao Interna, os gabaritos sero assim estabelecidos para os Loteamentos ou Desmembramentos, como segue: gabarito mnimo de 11m (onze metros), de lote a lote, respeitando o mnimo de 2m (dois metros) de passeio pblico em cada lado;

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

V. Vias pertencentes aos Distritos Industriais: Vias Principais com gabarito mnimo de 20m (vinte metros), de lote a lote, sendo obedecidos 2m (dois metros) de passeio pblico para cada lado; Vias Secundrias com gabarito mnimo de 11m (onze metros), com passeio pblico de 2m (dois metros) para cada lado. VI. Para condomnios por Unidades Autnomas que se constiturem em casas trreas ou assobradadas, as vias devero obedecer ao gabarito mnimo de 11 metros (onze metros), obedecendo 2m (dois metros) de passeio pblico para cada lado. Art. 98 - As dimenses do leito e passeio das vias pblicas devero ajustar-se topografia, natureza dos usos e densidade populacional prevista para as reas servidas, e s diretrizes do Plano Diretor e o que dispe no Plano Virio do Municpio. PARGRAFO NICO - O ngulo horizontal de interseco das vias no ser inferior a 60 (sessenta graus). Art. 99 - A pavimentao, arborizao e iluminao sero feitas de acordo com as exigncias dos Setores de Projeto, Meio Ambiente e Trnsito, seguindo as disposies deste Plano. PARGRAFO NICO O tipo de pavimentao das vias de circulao ser indicado pelo rgo competente do Municpio e de acordo com a necessidade de circulao e capacidade de suporte das vias. SEO II Dos Quarteires Art. 100 - Os quarteires situados em zonas residenciais ou comerciais obedecero ao comprimento mximo de 200 m (duzentos metros) e largura mxima de 100 m (cem metros). PARGRAFO NICO - Sero admitidos quarteires com dimenses superiores somente em reas especiais previstas pelo Plano Diretor, em loteamentos industriais e para a formao de stios de recreio. Art. 101 - Os quarteires devero ser demarcados com marcos de pedra ou concreto, segundo o padro recomendado pelo Municpio at a venda total dos lotes, quando o empreendedor atingir a comercializao de 70% dos lotes por quarteiro, poder ser exigida a colocao do meio fio a critrio do setor de projetos da prefeitura na respectiva quadra, em conformidade com o artigo 57 deste plano. - A colocao dos marcos e de sua manuteno at fase mnima dos 70%

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

(conforme caput do artigo) o loteador fica obrigado colocao definitiva do meio fio nos quarteires, ambos de sua inteira responsabilidade. - No caso de empreendimentos com mais de um quarteiro, ser facultado ao empreendedor a colocao do meio fio conforme regramento acima, devendo estar previsto na data de aprovao do projeto.

SEO III Dos Lotes Art. 102 - Considera-se lote cada uma das pores fundirias resultantes de loteamento ou de desmembramento com pelo menos uma divisa lindeira com via pblica. Art. 103 - Os Lotes tero largura mnima de 9 m (nove metros) de frente e a rea mnima de 189 m2 (cento e oitenta e nove metros quadrados) para Loteamentos Populares de Interesse Social, excetuando-se o disposto no Pargrafo Primeiro do Artigo 83 desta Lei. Nas demais modalidades, a regulamentao foi dada pelo Artigo 79. 1 - Os lotes de esquina tambm obedecero o recuo para edificao previsto neste plano e pelo Cdigo Municipal de Obras. 2 - Nos lotes em que incidirem restries ocupao e/ou edificao, as mesmas no podero exceder a 35% da rea total do lote. Art. 104 - Os cursos dgua (sangas, arroios, etc) no podero ficar no interior ou nos limites dos lotes. 1 - Em casos especiais devidamente justificados e somente com aprovao dos rgos competentes, ser admitida a canalizao dos cursos dgua. 2 - No caso de canalizaes de cursos d'gua, no ser admitida edificao de qualquer natureza sobre estes locais, bem como aprovao de projetos de parcelamento de solo. 3 Inexistindo alternativa tcnica, ficar a aprovao a critrio dos rgos competentes, atendendo o interesse pblico.

Captulo VIII Das reas Verdes, de Recreao e de Uso institucional

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Art. 105 - Nos loteamentos, inclusive os destinados a stios de recreio, condomnios, devero ser previstas reas para uso institucional que corresponda a, no mnimo, 5% (cinco por cento) da gleba total; rea verde e de recreao correspondendo a, no mnimo, 10% (dez por cento) da gleba total e rea de utilidade pblica que corresponda a, no mnimo, 5% (cinco por cento) da gleba total, em rea nunca inferior a 300 m2 (trezentos metros quadrados). 1 - Nos desmembramentos de gleba com rea igual ou superior a 3.000 m2 (trs mil metros quadrados), dever ser prevista rea de uso pblico especial de, no mnimo, 10% da gleba total. 2 - Nos desmembramentos de reas de loteamentos em que j ocorreu a destinao de rea pblica, no ser necessria nova previso. Art. 106 - Nos loteamentos, a porcentagem da rea pblica no poder ser inferior a 35% (trinta e cinco por cento) da rea total a ser loteada. PARGRAFO NICO - O Municpio no poder alienar as reas de que trata este artigo, nem destin-las a outros fins que no os previstos em lei, salve venda ou permuta para aquisio de rea equivalente a fim de melhor relocalizar a atividade pblica prevista.

CAPTULO IX Da Outorga Onerosa do Direito de Construir e de Alterao de Uso Art. 107 - O Poder Executivo Municipal tem a faculdade de outorgar onerosamente o exerccio do direito de construir, mediante contrapartida financeira a ser prestada pelo beneficirio, conforme disposies dos artigos 28, 29, 30 e 31 da Lei Federal n. 10.257/01, do Estatuto da Cidade e de acordo com os critrios e procedimentos definidos neste Plano Diretor. 1 A concesso da Outorga Onerosa do direito de construir e de alterao de uso poder ser negada pelo Poder Pblico Municipal, caso se verifique possibilidade de impacto no suportvel pela infraestrutura ou o risco de comprometimento da paisagem urbana. 2 Entende-se como outorga onerosa do direito de construir a faculdade concedida ao proprietrio de imvel, para que este, mediante contrapartida ao Poder Pblico Municipal, possa construir acima do coeficiente de aproveitamento bsico at o limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento mximo permitido para zona e dentro dos parmetros determinados na Lei de Zoneamento do Uso e Ocupao do Solo.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Art. 108 - A outorga onerosa do direito de construir e de alterao de uso s poder ser utilizada no Permetro Urbano da Sede Municipal, autorizada em lei especfica. PARGRAFO NICO: Os coeficientes mximos de aproveitamento para as zonas esto definidos em anexo a presente Lei. Art. 109 - Quando da utilizao da outorga onerosa, a expedio da licea de construo estar subordinada ao total pagamento dessa outorga, que dever ocorrer no prazo mximo de at trs meses aprovao do projeto de construo. Art. 110 - Os recursos obtidos com a adoo da Outorga Onerosa do direito de construir e de alterao de uso sero destinados ao Fundo Municipal de Habitao Popular, e devero ser aplicados prioritariamente em infraestrutura, equipamentos pblicos, na criao de habitaes de interesse social, saneamento e recuperao ambiental. Art. 111 - O valor do metro quadrado de construo correspondente ao solo criado ser definido em Lei Municipal especfica, considerado o valor venal do terreno para efeito do lanamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Art. 112 - Os impactos decorrentes da utilizao da Outorga Onerosa do direito de construir e de alterao de uso devero ser monitorados, permanentemente, pelo Executivo, que tornar pblicos, semestralmente, os relatrios de monitoramento. PARGRAFO NICO - Lei Municipal especfica estabelecer as condies a serem observadas para outorga onerosa do direito de construir e de alterao de uso, determinado: 1. A frmula de clculo de cobrana ; 2. Os casos passveis de iseno do pagamento da outorga; 3. A contrapartida do beneficirio; 4. Os procedimentos administrativos e taxas de servios necessrios. Art. 113 Os casos omissos neste Plano de Desenvolvimento Municipal sero remetidos aos Cdigos Pertinentes que so parte integrante desta Lei.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Art. 114 - Esta lei entra em vigor na data da sua publicao, revogada a Lei n 2.269 (21/12/2004) e disposies transitrias. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, em Encruzilhada do Sul, 18 de maio de 2010.

ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE SOUZA, Prefeito em exerccio.

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE RAFAEL BARONI DE BARROS, Secretrio Municipal da Administrao.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Comisso para Elaborao do Plano Diretor do Municpio de Encruzilhada do Sul conforme portarias n.: 7.539 de 02 de maro de 2009 e 7.730 de 25 de agosto de 2009, constituda dos seguintes servidores municipais: Danilo Rodrigues Cardoso Fabiano Soares de Freitas Jos Airan Cardoso Alves Jos Dick Jos Renato Coimbra Margarida de Jesus Dam de Almeida Nazar Cristina da Silva Baroni Nielis Nunes Robert Svendsen Pedro Florisbal Machado Rachel Rodrigues Viegas Rodrigo Blumberg Azambuja Vereador Fbio Luiz Teixeira Campos Vereadora Sirlei Madelena Stasinski Lopes Agentes Voluntrios: Bel. Leandro da Silveira e Souza, Eng. Agr. Srgio Schroeder, Bilogo Rodrigo Blumberg Azambuja, Adv. Claudio Walter Viegas, Est. Adm. Cristiano Escouto dos Santos, Adm. Emp. Danilo Rodrigues Cardoso, Adm. Emp. Rachel Rodrigues Viegas, Agr. Galdino Lima de Souza, Jorcei Teixeira Marchandt e Joo Artur Correa da Silva, Celani Erica Haeser e Belisrio Francisco da Silva Filho, Geo-proc. Miguel Griguc Neto, Prof. Artes Maria Luci Ferreira. Agradecimento especial: Bel. Adm. De Empresas Danilo Rodrigues Cardoso; Bel. Adm. De Empresas Rachel Rodrigues Viegas; Bilogo Rodrigo Blumberg Azambuja. Coordenador Geral e Presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor: Professor Jos Renato Coimbra ASSESSORIA TCNICA RESPONSVEL PELA ELABORAO DO PLANO DIRETOR Engenheira Civil Nielis Nunes Robert Svendsen, pela Prefeitura Municipal. Arquiteta Elizabeth Aguiar, pela METROPLAN metodologia de trabalho. MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DO PLANO DIRETOR, (conforme portaria n.: 7.681 de 16.06.2009): 1- Ana Emlia Merten Cruz e Jos Antnio Borges Baroni representantes da Associao de Engenheiros e Arquitetos de Encruzilhada do Sul.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

2- Ivo Catulino Vicente da Costa, representante da Cmara de Dirigentes Lojistas CDL. 3- Jos Igor Rutkoski, Nielis Nunes Robert Svendsen e Jos Dick representantes do executivo municipal e Secretaria Municipal de Planejamento. 4- Jos Renato Coimbra e Geni Coelho, representantes da Associao Comercial e Industrial de Encruzilhada do Sul ACI. 5- Leandro da Silveira Souza representante da OAB Encruzilhada do Sul. 6- Marco Aurlio Rassier, representante das Associaes de produtores rurais do municpio. 7- Maria Teresa Dam Teixeira, representante do Departamento Municipal de Cultura e Patrimnio Histrico de Encruzilhada do Sul. 8- Neuza Terezinha da Fonseca e Danilo Rodrigues Cardoso, representantes das Associaes de Moradores de Encruzilhada do Sul. 9- Rachel Rodrigues Viegas, representante da Secretaria Municipal da Educao e Cultura. 10- Srgio S. Duarte, representante dos profissionais ligados a rea agrossilvopastoril e agroindstria. 11- Srgio Schroeder e Adelaide Langassner de Freitas, representante da Associao de Tcnicos, Veterinrios e Agrnomos de Encruzilhada do Sul.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Anexos 01 Taxa de ocupao e ndice de aproveitamento

Zonas

Usos Permitido s 1,2,3,4,5. 5,6,7,9. 1,2,3. 1,2,8,10,1 1. 11

T.O.

I.A. I.A. Residencia Com./Ind. l 2,50 2,50 2,50 0,60 0,5 2,50 2,50 1,40 0,60 0

Altura

Recuo

Zona Comercial Zona Industrial Zona Residencial 1 Zona Rural Zona de interesse ambiental

75% 80% 70% 50% 40%

6,00m 6,00m 3,00m 3,00m 3,00m

3,00m 6,00m 4,00m 4,00m 5,00m

Altura mxima permitida nas divisas laterais, alinhamentos e fundos do lote.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Anexos 02 TABELA Classificao das Atividades

ATIVIDADE HABITAO

CDIGO 01 02

DESCRIO Residncias unifamiliares, condomnios horizontais e verticais. Comrcio varejista e servios. rea inferior a 240 m.

03 COMRCIO, SERVIOS 04 04 Comrcio varejista e servio. rea superior a 650m. Comrcio atacadista com rea inferior a 960 m. 05 06 INDSTRIA 07 08 Baixo potencial poluidor. Mdio e baixo potencial poluidor. Mdio e alto potencial poluidor. Agroindstria, cooperativas e produtores rurais, indstria de extrativismo, etc. Deposio de resduos slidos e centrais de reciclagem. Extrativismo mineral como agropecuria e agrossilvopastoris. Atividades ligadas ao lazer e turismo, educao, ecologia, hpicas, haras, balnerios stios de lazer. Comrcio varejista e servios. rea entre 240 m e 650m.

09 ESPECIAIS 10 PRIMRIA 11

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 do Sistema Virio 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 do Uso do solo atual 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 da rea Urbana 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 do Aterro Sanitrio 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 da Clandestina Invadida 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 do Abastecimento de gua 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 da Defesa Civil rea Rural 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 da Linha Transmisso Eltrica de Alta Tenso rea Rural 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 da Iluminao Pblica rea Rural 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 Ponto Rodoanel 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 Pontos 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 Terminal Rodovirio 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Mapa 1 rea Urbana 2009:

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ENCRUZILHADA DO SUL

Vous aimerez peut-être aussi