Vous êtes sur la page 1sur 9

A LEI DA ANISTIA: SUA CONSTITUCIONALIDADE E SEUS EFEITOS NA CULTURA BRASILEIRA Brbara Guimares Pacheco Lisandra Moreira Martins Jos

Pricles de Oliveira RESUMO O presente artigo pretende refletir sobre a lei da anistia abordando seus aspectos legais e seus efeitos na cultura brasileira, apresentando algumas contribuies do saber psicolgico sobre o tema. Para tanto, num primeiro momento, realizado uma conceitualizao do termo anistia, com o intuito de romper com uma viso distorcida que a relaciona com esquecimento. Num segundo momento, h uma breve abordagem histrica do perodo da ditadura militar no Brasil, da Lei da Anistia e de como ela foi implementada em nosso Pas. Alm disso, tambm se fez importante tecer uma anlise desta Lei luz da Constituio Federal Brasileira de 1988. Por conseguinte, discorre-se sobre os efeitos da anistia nas individualidades e na cultura geral de um povo e, por fim, sobre os efeitos da anistia na cultura brasileira. PALAVRAS-CHAVE: psicologia, direitos humanos, lei da anistia, cultura, memria.

1. PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS


Escrever a histria dos vencidos exige a aquisio de conhecimentos que no constam nos livros da histria oficial (...). O historiador (...) pretende fazer emergir as esperanas no realizadas (no) passado e inscrever em nosso presente seu apelo por um futuro diferente (...). O esforo (...) no deixar essa memria escapar, mas zelar pela sua conservao, contribuir na reapropriao desse fragmento de histria esquecido pela historiografia dominante. (Jeanne-Marie Gagnebin)

O presente artigo pretende refletir sobre a lei da anistia abordando seus aspectos legais e seus efeitos na cultura brasileira. No entanto, ele se limita a lanar um olhar sobre o assunto, sendo necessrios estudos e pesquisas que permitam um aprofundamento do tema. O interesse pelo assunto se deve aos questionamentos suscitados na autora enquanto discente de um curso de Ps-Graduao em Direitos Humanos. Questionamentos estes promovidos atravs de estudos e debates sobre o assunto. Inicialmente, importante ressaltar que o dilogo entre Psicologia e Direitos Humanos j considerado um fato bvio e estabelecido, tendo em vista que a Psicologia em seu vasto
_____________ 1. Psicloga do Centro de Referncia da Assistncia Social CRAS (Paranaba-MS). Graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS (Paranaba-MS). Especialista em Psicologia Clnica Hospitalar pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP INCOR/HCFMUSP (So Paulo-SP). Ps-graduanda em Direitos Humanos pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul UEMS (Paranaba-MS). Mestre em Direito pelo Centro Universitrio Toledo (Araatuba-SP). Especialista em Direito Processual: Grandes Transformaes (UNISUL). Docente do curso de Direito e da Ps-Graduao da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e das Faculdades Integradas de Paranaba (FIPAR). Participante do Grupo de Pesquisa Hermenutica constitucional, argumentao jurdica e o processo judicial: a concretizao dos direitos fundamentais pelo Poder Judicirio. Advogada. Juza Leiga. Mestre em Direito pela Universidade de Ribeiro. Docente do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva, e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.

3.

campo de atuao lida com questes relacionadas aos Direitos Humanos de forma cotidiana (ROSATO, 2011). No prprio Cdigo de tica Profissional do Psiclogo (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2005, p. 07), em seus Princpios Fundamentais, estabelece que:
I. O psiclogo basear o seu trabalho no respeito e na promoo da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declarao Universal dos Direitos Humanos.

O Conselho Regional de Psicologia de So Paulo, em uma de suas publicaes sobre direitos humanos (2011, p.28), tambm explicita essa relao:
Se uma das misses da psicologia proteger a integridade psquica e emocional das pessoas. Se uma de suas misses zelar pelo respeito subjetividade e singularidade das pessoas. Se for isso, ela est completamente comprometida com a defesa, promoo e garantia dos direitos humanos.

Alm disso, o Conselho Federal de Psicologia ao longo dos anos tem elaborado inmeras cartilhas sobre Psicologia e Direitos Humanos, veiculando a relevncia e importncia do tema e promovendo orientaes classe profissional a respeito, cito: Os Direitos Humanos na Prtica Profissional dos Psiclogos 2003; Psicologia e a Interface, a Justia e os Direitos Humanos 2011; Relatrio da 4 Inspeo Nacional de Direitos Humanos: locais para de internao para usurios de drogas 2011; entre outros. Outro exemplo da aproximao entre Psicologia e Direitos Humanos o Movimento de Luta Antimanicomial, em que aps dcadas de violaes de direitos em instituies psiquitricas, os trabalhadores dos servios, usurios e familiares se organizaram para enfrentar uma realidade cotidiana de violncia e arbitrariedade (ROSATO, 2011, p. 26). Apesar da relao entre Psicologia e Direitos Humanos ser algo claro, o campo dos Direitos Humanos sempre foi mais relacionado ao Direito. Por isso, Rosato (2011) propem uma sobreposio de reas, de modo a evidenciar aos que ainda no percebem as conexes, o quanto esse dilogo possvel, os pontos que tm em comum e a proximidade existente entre elas. Neste intuito de promover uma maior aproximao das reas, esse artigo tambm pretende trazer algumas contribuies do saber psicolgico sobre o tema. Para tanto, num primeiro momento, entende-se como relevante trazer uma conceitualizao do termo anistia, com o intuito de romper com uma viso distorcida que relaciona a anistia com esquecimento. Num segundo momento, torna-se necessrio uma breve abordagem histrica do perodo da ditadura militar no Brasil, da Lei da Anistia e como ela se deu em nosso Pas. Alm disso, tambm se fez importante tecer uma anlise desta Lei luz da Constituio Federal Brasileira de 1988. Por conseguinte, discorre-se sobre os efeitos da anistia nas individualidades e na cultura geral de um povo e, por fim, sobre os efeitos da anistia na cultura brasileira. 2. ANISTIA E ESQUECIMENTO O termo Anistia deriva do substantivo grego amnesta, que significa esquecimento. No entanto, esse significado deve ficar apenas na etimologia da palavra, pois, na cincia jurdica, sua interpretao deve considerar o contexto histrico, poltico e social em que ser aplicada (ACQUAVIVA, 1995 apud NASCIMENTO, 2011). Casesse (2003 apud NASCIMENTO, 2011, p. 198) afirma que

A anistia entendida como esquecimento acarreta uma dupla morte da vtima: primeiro, quando foram exterminadas fisicamente e, segundo, quando a memria do massacre e outras atrocidades no so realmente observadas, mantendo-se uma ferida aberta que se prolonga e, que quando no for cuidada, exacerba-se.

Filho (2010, p. 196) tambm salienta que, o esquecimento das dores e violncias s pode acontecer como resultado de um exerccio teraputico de luto e de memria, e no de forma imposta, atravs de um esquecimento artificial sem uma elaborao dos fatos ocorridos. O exerccio de memria tido por este autor (2010, p. 196) como uma condio indispensvel a reconciliao da sociedade e o esquecimento deve ser apenas do interdito das narrativas sufocadas e dos crimes acobertados. Assim, quando a anistia decretada visando apenas um pacto social que busca a reconstruo da normalidade atravs do esquecimento, ela perpetua uma (...) memria da dor na medida em que no permite que os processos jurdicos sanem, ao menos em parte, as injustias e permitam um trabalho da memria do mal. Dessa forma, o sobrevivente oscila entre a necessidade de narrar e a impossibilidade de esgotar com palavras suas vivncias (SELIGMANN-SILVA, 2009, p. 278). Ainda de acordo com o autor (2009, p. 279),
O perverso do negacionismo (...) est justamente em querer apagar o passado negando os fatos tremendos que as vtimas querem ao mesmo tempo narrar e esquecer. Mas esses ltimos querem se esquecer porque sofrem sob a sua sombra e no para apagar as atrocidades.

3. A ANISTIA NO BRASIL Durante os anos de 1964 a 1985 o Brasil esteve submetido a uma ditadura militar, em um perodo marcado por supresso de liberdades e graves violaes aos direitos humanos praticados pelo Estado por meio de prises, desaparecimentos forados, torturas, exlios, homicdios, banimentos, estupros, dentre outras violncias (SOARES e QUINALHA, 2011, p. 75-76). A justificativa para a tomada do poder atravs do golpe militar, em 1964, e a destituio do presidente Joo Goulart, era o receio de que as polticas de reforma social do ento presidente fossem o incio de uma transformao que levaria a uma ditadura comunista no Brasil (FILHO, 2011). Mesmo aps 27 anos do fim do regime militar no Brasil, este perodo ainda representa uma ferida aberta para a histria nacional (NASCIMENTO, 2011, p. 199). Primeiro porque, no cenrio de transio democrtica brasileira a id ia de reconciliao do Pas se aliou a uma poltica de esquecimento (FILHO, 2011, p. 292). E, posteriormente, pela forma em que se deu a anistia em nosso Pas. Assim, a Lei n 6.683, de 28 de agosto de 1979 concedeu a anistia a todos os envolvidos com crimes polticos de 1961 a 1979 (NASCIMENTO, 2011), ou seja, anistiou-se os agentes do Estado que cometeram crimes durante a ditadura civil-militar brasileira, do mesmo modo que os que resistiram ao poder (SOARES e QUINALHA, 2011). A justificativa dada por alguns juzes da Suprema Corte no julgamento da ADPF 153 foi de que haveria uma proporcionalidade entre os lados, ou seja, a de que houve crime de ambos os lados (do lado do Estado-Ditador e do lado da resistncia), e, assim, ambos deveriam receber um tratamento igual. No entanto, Filho (2011, p. 290) nos propem um questionamento: crime resistir, ainda que seja pelas armas, a um Estado ilegtimo, arbitrrio, censor e que elimina do cenrio jurdico as garantias mais bsicas da pessoa

humana?. O autor supracitado (2011, p. 290) ainda ressalva: tal ato merece outro nome: direito de resistncia. Esse pensamento compartilhado por Abro e Torelly (2010, p. 46), que afirmam que as vtimas da ditadura (...) estavam exercendo direito legitimo de resistncia a uma ordem legal ilegtima e que por isso, antes de serem vtimas, so resistentes. A lei da anistia, ainda nos tempos atuais, suscita inmeros debates entre juristas, estudiosos do assunto e polticos em geral, por ter sido implementada ainda na vigncia da ditadura militar (FILHO, 2010) e, tambm questionando a legalidade da lei. Sobre este ltimo ponto, Nascimento nos afirma que
a Lei de Anistia no poltica nem juridicamente vlida atualmente, uma vez que no respeita os princpios democrticos da Constituio Federal vigente segundo a qual todo ato legislativo deve advir da vontade popular (NASCIMENTO, 2011, p. 199).

Quando se analisa a Lei da Anistia luz da Constituio Federal, o autor supracitado (p. 199) acredita que so possveis duas interpretaes, sendo:
a Lei no foi recepcionada pela Carta Magna de 1988 e, assim sendo, est revogada assim como as demais leis remanescentes do perodo 1964-1985, que sejam contrrias garantia dos Direitos Humanos ou tenham dado sustentao a graves violaes -, ou, caso entenda-se que tenha acontecido o fenmeno da recepo, deve ser lida em consonncia com a Constituio de 1988 que no permite que crimes contra a humanidade sejam anistiados.

A Corte Interamericana tem se posicionado de forma favorvel anistia no Direito Internacional, em diversos contextos, at mesmo a encorajando ao final de um conflito armado. No entanto, essas anistias encorajadas pela Corte Interamericana devem ser analisadas de forma distinta daquelas em que houve uma violao dos direitos humanos e crimes contra a humanidade (SOARES; LCIA, 2010). Existem diversos autores que consideram os crimes ocorridos durante a vigncia da ditadura militar no Brasil como crimes contra a humanidade, no passiveis de serem anistiados. Se nos guiarmos por essa interpretao, precisamos definir o que seria um crime contra a humanidade. Pelo Acordo de Londres de 1945, em seu artigo 6, este seria considerado
o assassnio, extermnio, sujeio escravatura, deportao ou qualquer outro ato desumano cometido contra quaisquer populaes civis, ou as perseguies por motivos polticos, raciais ou religiosos, quando esses atos ou perseguies forem cometidos na sequncia de um crime contra a paz ou de um crime de guerra ou em ligao com esses crimes (GARAPON, 2004, p. 24-25 apud FILHO, 2011, p. 286).

Garapon (2002, p. 109 apud ABRO e TORELLY, 2010, p. 49-59) tambm nos traz uma definio interessante sobre o que seriam os crimes contra a humanidade. Para ele, este (...) constitui-se mais pelas suas modalidades do que pelo seu resultado. Contrariamente ao crime ordinrio, no se alimenta da morte fsica, mas da <<morte antes da morte>>. De acordo com o International Center for Transitional Justice ICTJ (2009, p. 356357 apud FILHO, 2011, p. 287), existem trs elementos que caracterizam o crime contra a humanidade, a saber:
a) o carter inumano e hediondo do ato criminoso; b) a enunciao taxativa da enumerao desses atos; e c) o fato de que sejam praticados em meio a uma poltica de perseguio geral e sistemtica a uma parcela da populao civil.

Esses crimes atacam a pluralidade humana visando a completa eliminao de uma parcela inerente diversidade humana (FILHO, 2011, p. 287). E trata-se justamente do Estado, que deveria proteger seus cidados contra violaes de seus direitos fundamentais, quem mais viola esses direitos e que, na maioria dos casos tem sido o protagonista de crimes contra a humanidade (FILHO, 2011). Isso foi o que ocorreu na vigncia da ditadura militar no Brasil: atos criminosos cometidos pelo Estado em meio a uma poltica delinquente, disfarada de lei (GARAPON, 2004, p. 121 apud FILHO, 2011, p. 287). A Constituio Federal de 1988, em seus princpios fundamentais proclama que as relaes internacionais do Brasil devem guiar-se na prevalncia dos direitos humanos (art. 4, inc. II) e tem como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana (art. 1, inc. III). Assim, ao se falar de anistia devemos sempre preservar os princpios da dignidade humana, e sendo o Brasil signatrio de vrios tratados internacionais de proteo aos direitos humanos, inadmissvel que anistie os crimes cometidos por agentes do Estado (NASCIMENTO, 2011). Trazer a tona discusses como essas so importantes na medida em que os direitos humanos no tem nenhuma validade prtica se no se tornarem reais garantias que possam assegurar a sua proteo (NASCIMENTO, 2011).

4. EFEITOS DA ANISTIA NAS INDIVIDUALIDADES

J tratamos sobre os efeitos malficos da anistia quando entendida como esquecido. Assim, neste momento, pretendemos discorrer sobre os benefcios, no da anistia da forma como se deu no Brasil, mas seus efeitos sobre a parcela da populao que teve seus direitos violados enquanto exercia seus direitos de resistncia e de liberdade de expresso. As vtimas da ditadura no se envergonham da anistia que receberam, pois para elas representa sua contribuio histrica para a derrubada do regime autoritrio e opressor, e a conquista da democracia. Assim, para essas pessoas anistia um ato de reconhecimento, uma ao reparatria moral (ABRO e TORELLY, 2010). Antoine Garapon (2002, p. 135 apud ABRAO e TORELLY, 2010, p. 48) expressa esse pensamento de forma brilhante quando nos diz que (...) uma identidade negada exige ser reconstruda, reiterada por um acto de justia, indito aos olhos de muitos: o reconhecimento. Essa ao reparatria moral seria uma forma de diminuio do sofrimento vivenciado pela vtima atravs do fenmeno que Garapon (2002, p. 109 apud ABRAO e TORELLY, 2010, p. 49-50) descreve como solido moral:
A vtima est s no mundo, mesmo quando, na verdade, partilha essa experincia com milhares de outras. A solido moral que sente nasce com a desintegrao da organizao poltica, entendida no como dominao, mas como conjunto de juzos partilhados, como filiao numa histria comum. A vtima absoluta tem o sentimento de j no pertencer a nenhum mundo poltico: a nenhum Estado, a nenhuma terra, nem mesmo a nenhuma famlia.

A ao reparatria moral permitiria ainda aos perseguidos, o desenvolvimento de sentimentos de reintegrao ao pas que lhes deu as costas promovendo uma recomposio de sua personalidade (ABRAO e TORELLY, 2010, p. 45).

Um exemplo da importncia dessa reparao moral s vtimas expresso na declarao de Ana Maria Arajo Freire, viva do educador Paulo Freire, ao receber em seu nome a anistia post mortem: Hoje Paulo Freire tem, depois de tantos anos, sua cidadania plenamente restabelecida (ABRAO e TORELLY, 2010, p. 55). 5. OS EFEITOS DA ANISTIA NA CULTURA Para falarmos de cultura, precisamos primeiramente nos remeter a alguns conceitos de memria. O motivo disso ficar claro adiante. No dicionrio de lngua portuguesa (AURLIO, 2004), memria definida como a capacidade de reter as ideias, impresses e conhecimentos adquiridos; lembranas, reminiscncias. sabido que uma das caractersticas da memria a reapresentao do ausente, como uma busca do passado e luta contra o esquecimento (RICOEUR, 2007 apud FILHO, 2010, p. 198). Em seu importante estudo sobre memria, Ricoeur (2007 apud FILHO, 2010) afirma que a memria pode ser exercitada, o que ele nomeia de rememorao. Isto singularmente importante quando se tratam de lembranas traumticas, o que veremos adiante. O que muitos desconhecem que a memria no apenas experienciada de forma individual, mas tambm coletiva. Assim podemos dizer que ela tanto privada como pblica (RICOEUR, 2007 apud FILHO, 2010). Assim, estudiosos da atualidade j tem considerado as dimenses polticas e coletivas da memria, procurando demonstrar sua relao com a qualidade democrtica de sociedades em momentos ps-transicionais ou ps-conflitivos (SOARES e QUINALHA, 2011). A memria coletiva remete-se a fatos histricos, porm com o atributo de transcender intimidades individuais, influenciando-as. Diz respeito a uma herana transmitida por geraes e seu alcance depender de sua intensidade e a profundidade das feridas abertas em um acontecimento histrico (SOARES E QUINALHA, 2011). Na psicanlise, as memrias especialmente as traumticas - adquirem um lugar de destaque. Ela se utiliza da evocao de lembranas com propsitos teraputicos. Freud em sua Teoria do Trauma postulou o mtodo catrtico, que seria a verbalizao dos fatos traumticos e dos sentimentos represados nas lembranas (ZIMERMAN, 1999). Para ele, os neurticos sofrem de reminiscncias, e a cura consistia em lembrar o que estava esquecido. Assim, a melhor forma de esquecer lembrar (ZIMERMAN, 1999, p. 23). Posteriormente, concluiu que apenas a recordao dos fatos no garantia a permanncia da mudana trazida pelo tratamento (DUNKER e PERON, 2002). Atualmente, os psicanalistas acreditam em uma rememorao dos fatos passados com o intuito de uma ressignificao da vivncia traumtica (ZIMERMAN, 1999). Um dos obstculos a essa rememorao proposta pela psicanlise seria a compulso repetio. Este conceito psicanaltico diz respeito a reproduo da situao traumtica no atravs de uma elaborao do ocorrido pela recordao, verbalizao e ressignificao, mas sim, atravs de uma ao que se repete de forma contnua, obsessiva e compulsiva, inconscientemente (FILHO, 2010). Dessa forma, a compulso repetio um quadro psicopatolgico em que os sujeitos esto condenados a repetir suas vivncias dolorosas (KUSNETZOFF, 1982). Para se livrar dessa ao repetitiva, necessrio um resgate da lembrana, atravs de um exerccio de rememorao, com a finalidade de se fazer o luto (FILHO, 2010). Este, de acordo com Sullivan (1956 apud SADOCK e SADOCK, 2007), a oportunidade do sobrevivente se deslindar dos laos de vinculao. O luto diz respeito a elaborao dos vnculos perdidos, e sem ele os afetos (energia psquica) ficam presos e a perda no processada. Atravs da vivncia adequada do luto, ocorre a liberao dessa energia para que

possa ser investida em novos objetos, desembocando na liberao de um fardo. Ricoeur (2007 apud GENRO e ABRO, 2010) afirma em seu estudo que, a experincia traumtica s superada atravs do exerccio do luto. Assim como postula-se a existncia de uma memria coletiva, o luto e a compulso repetio tambm o so (RICOEUR, 2007 apud FILHO, 2010). Com base nesse pensamento, Filho (2010, p. 202) acredita que existem perdas coletivas traumticas a pesarem sobre a histria de um povo ou nao, e que sem um esforo de rememorao atravs do exerccio do luto, essa situao traumtica pode se repetir. Nesse intuito que se propem um exerccio da memria social, reconhecendo a sua importncia na significao do momento presente, individual e coletivamente (TORELLY, 2010).
Lembrar ou esquecer, individual e/ou coletivamente, implica, portanto, em alterar os elementos que do significado e sentido ao futuro, uma vez que o que lembramos do passado fundamental para que possamos refletir sobre quem somos no mundo e onde nos encontramos no tempo (TORELLY, 2010, p. 107).

Esse exerccio de memria social tambm nos d referncia, na medida em que orienta nossa ao (TORELLY, 2010). A perda de referncias um sintoma do que Filho (2010) chama de sociedade amnsica. Essa perda foi assim descrita por Melman (2003 apud FILHO, 2010, p. 192): o cu est vazio, tanto de Deus quanto de ideologias, de promessas, de referncias, de prescries, e que os indivduos tm que se determinar por eles mesmos, singular e coletivamente. 6. CONSIDERAES FINAIS Para Ricoeur (2007 apud BAGGIO, 2010, p. 272) a anistia pretende fazer calar o no-esquecimento da memria. Esse no-esquecimento que, como vimos, to importante do ponto de vista individual e coletivo. O Brasil, em seu Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDH 3) salienta o compromisso do governo com o Direito memria e a verdade como uma das formas de fortalecer os direitos humanos no pas. O Ministro da Justia Tarso Genro (2009 apud NASCIMENTO, 2011) em um evento aos 30 anos da anistia no Brasil, declarou: Anistia no esquecimento, a revelao da historia da verdade e promoo da justia. Assim, anistia pode ser entendida como: um pedido de desculpas; o reconhecimento do direito de resistir; a preservao da memria; e uma reconciliao com a sociedade (ABRO ET AL, 2010; FILHO, 2010). Para concluir, utilizamo-nos de uma frase de Jurandir Freire, que expressa o sentimento despertado durante as leituras para realizao deste trabalho:
Para que queremos riqueza e desenvolvimento se o preo pago por isso a dureza empedernida do rancor, do desdm e do desespero mtuos com o que estamos nos acostumando, com enorme rapidez e facilidade? Onde esto os quilos de sabedoria e cincia estocados em livros, teses e paredes universitrios? O que fizemos de tudo isso? Onde est a nossa memria do passado, da violncia da escravido, das perseguies assassinas do movimento militar e de tantos sonhos de um mundo melhor? (Tarde demais para perdoar?)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABRO, P; TORELLY, M.D. Justia de transio no Brasil: a dimenso da reparao. In: SANTOS, B.S.; ABRO, P.; SANTOS, C.M.; TORELLY, M.D. (Org). Represso e Memria Poltica no Contexto Ibero-Brasileiro: estudos sobre Brasil, Guatemala, Moambique, Peru e Portugal. Braslia: Ministrio da Justia, Comisso de Anistia; Portugal: Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2010, p. 26-59. AURLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Miniaurlio Eletrnico verso 5.12. Positivo Informtica Ltda, 2004. BAGGIO, R.C. Justia de Transio como Reconhecimento: limites e possibilidades do processo brasileiro. In: SANTOS, B.S.; ABRO, P.; SANTOS, C.M.; TORELLY, M.D. (Org). Represso e Memria Poltica no Contexto Ibero-Brasileiro: estudos sobre Brasil, Guatemala, Moambique, Peru e Portugal. Braslia: Ministrio da Justia, Comisso de Anistia; Portugal: Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2010, p. 260-285. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - SP. O tecido e o tear. So Paulo: CRP-SP, 2011. (Srie Comunicao Popular CRP SP. IV. A Psicologia e sua Interface com os direitos humanos) CORREIA, L.C. O movimento antimanicomial: movimento social de luta pela garantia e defesa dos direitos humanos. In: Prim@ Facie (UFPB). V. 01, 2006, p. 83-97. DUNKER, C.I.L.; PERON, P.R. Usos e sentidos da cura na psicanlise de Freud. In: Percurso. N. 28, 2002. FILHO, J. C. M. S. Dever de memria e construo da histria viva: a atuao da Comisso de Anistia no Brasil na concretizao do direito memria e verdade. In: SANTOS, B.S.; ABRO, P.; SANTOS, C.M.; TORELLY, M.D. (Org). Represso e Memria Poltica no Contexto Ibero-Brasileiro: estudos sobre Brasil, Guatemala, Moambique, Peru e Portugal. Braslia: Ministrio da Justia, Comisso de Anistia; Portugal: Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2010, p. 186-227. FILHO, J. C. M. S. Memria e reconciliao nacional: o impasse da anistia na inacabada transio democrtica brasileira. In: In: PAYNE, L. A.; ABRO, P.; TORELLY, M.D. (Org). A Anistia na Era da Responsabilizao: o Brasil em perspectiva internacional e comparada. Braslia: Ministrio da Justia, Comisso de Anistia; Oxford: Oxford University, Latin American Centre, 2011, p. 278-307. GENRO, T.; ABRO, P. Memria Histrica, Justia de Transio e Democracia sem Fim. In: SANTOS, B.S.; ABRO, P.; SANTOS, C.M.; TORELLY, M.D. (Org). Represso e Memria Poltica no Contexto Ibero-Brasileiro: estudos sobre Brasil, Guatemala, Moambique, Peru e Portugal. Braslia: Ministrio da Justia, Comisso de Anistia; Portugal: Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2010, p. 16-24. KUSNETZOFF, J. C. Introduo psicopatologia psicanaltica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. (Coleo Logos)

NASCIMENTO, F. Constitucionalismo e democracia no estudo da lei de (auto) anistia brasileira. In: Revista Direito & Sensibilidade. 1 ed. 2011. ROSATO, C.M. Psicologia e Direitos Humanos: cursos e percursos comuns. In: Psic. Rev. V. 20, n. 1, 2011, p. 11-27. SADOCK, B.J; SADOCK, A.V. Desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital. In: ___. Compndio de Psiquiatria: cincias do comportamento e psiquiatria clnica. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007, cap. 2, p. 31-86. SELIGMANN-SILVA, M. Esttica e poltica, memria e esquecimento: novos desafios na era do Mal de Arquivo. In: Remate de Males. N. 29, 2009, p. 271-281. SOARES, I.V.P. BASTOS, L.E.A.F. Direito verdade na Corte Interamericana de Direitos Humanos: as perspectivas no julgamento do Brasil (Caso Araguaia). In: Revista Anistia Poltica e Justia de Transio. N. 03, 2010, p. 288-306. SOARES, I.V.P.; QUINALHA, R.H. Lugares de Memria no Cenrio Brasileiro da Justia de Transio. In: Revista Internacional de Direito e Cidadania. N. 10, 2011, p. 75-86. TORELLY, M.D. Memria Social e Senso Comum Democrtico: notas conceituais e contextualizao do caso brasileiro. In: SANTOS, B.S.; ABRO, P.; SANTOS, C.M.; TORELLY, M.D. (Org). Represso e Memria Poltica no Contexto Ibero-Brasileiro: estudos sobre Brasil, Guatemala, Moambique, Peru e Portugal. Braslia: Ministrio da Justia, Comisso de Anistia; Portugal: Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, p. 104-123. ZIMERMAN, D.E. Evoluo Histrica da Psicanlise. In: ___. Fundamentos Psicanalticos: teoria, tcnica e clnica. Rio Grande do Sul: Artmed, 1999, cap. 01, p. 21-29.

Vous aimerez peut-être aussi