Vous êtes sur la page 1sur 5

Auto de Ins Pereira (Sntese Geral) | 7 Pgs.

ESC. SEC. DE LOUSADA


ANO LETIVO 2013-2014
(ENSINO SECUNDRIO)

10ANO DE ESCOLARIDADE LITERATURA PORTUGUESA


Durao do trabalho: 90 minutos 03 de maro de 2014 Rufino Teixeira Verso nica

DOCUMENTO DE APOIO: AUTO DE INS PEREIRA

Fonte: DN, edio online de 2 de dezembro de 2013

A PREENCHER PELO ALUNO

Nome: _______________________________________________________________________________ Data: ______/________/ 2014 Explicador: Rufino Teixeira Observaes: _______________________

V.S.F.F.

O Professor da Disciplina: Rufino Teixeira rufinoteixeiralousada@gmail.com | www.rufass.hol.es

Pg. 1

Auto de Ins Pereira (Sntese Geral) | 7 Pgs.

Tendo como mote um ditado popular, mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube, Gil Vicente escreveu esta comdia de costumes retratando o comportamento amoral da degradante sociedade da poca.

A degradao dos costumes

Portugal estava no auge de seu imprio quando "Farsa de Ins Pereira" foi representada pela primeira vez, no ano de 1523. Com o desenvolvimento do capitalismo mercantil e da decadncia da nobreza feudal, o pas vivia numa grande contradio: de um lado estava o Portugal rural e campons (maior parte do pas), e de outro estava a rica cidade da corte, Lisboa. Dentro desse cenrio, tinha-se a plebe que tentava obter ascenso social, e a decadente nobreza feudal que tentava assegurar o seu alto status. Enquanto a nova classe burguesa via a expanso martima sob o ponto de vista do capitalismo mercantil, a decadente aristocracia ainda se baseava nos valores ideolgicos medievais, ou seja, as expanses martimas eram vistas com um carter heroico e religioso, como nas antigas cruzadas medievais. Isso era devido ao fato da aristocracia no conseguir manter o novo padro de riqueza exigido pelo comrcio ultramarino. Assim, para tentar manter seu status social, a aristocracia enaltecia os velhos valores cavalheirescos: origem de sangue, fineza, boas maneiras, honra e coragem. Dessa forma, todos aqueles que quisessem obter ascenso social deveriam se enquadrar nesse molde ditado pela decadente, porm ainda influente, classe aristocrtica. Esse o ncleo temtico presente nessa obra de Gil Vicente. Nela, a personagem Ins Pereira, uma tpica pequeno-burguesa que despreza a vida rstica do campo, pois sonhava em conseguir atravs do casamento a sua ascenso social. A figura de seu homem ideal (cavalheiro elegante, educado e com trato social) o tpico representante da fidalguia. A ausncia de escrpulos de Ins Pereira, que primeiro casa-se por interesse com Brs da Mata e, aps ficar viva, casa-se com Pero Marques e o trai descaradamente, emblemtica da forma de pensar disseminada na poca. O escudeiro Brs da Mata, representante de uma camada social decadente, aparece como uma personagem que procura imitar os trejeitos de seus superiores. Atravs da imagem de um degradante cavalheiro heroico e educado, Gil Vicente critica no s a classe dos escudeiros presunosos, que j no tm mais o status social de antes, mas tambm toda a aristocracia, que tambm agia como uma caricatura.

Estrutura

Estruturalmente, pea uma farsa (pea humorstica) num ato e composta por 30 cenas com comeo, meio e fim. Alm disso, um teatro potico, dividido em estrofes geralmente formadas por nove versos, sendo que estes so redondilhas maiores (sete slabas mtricas) rimados (geralmente no padro abbaccddc). No se conhece onde se passa a ao. Da mesma forma, o tempo tambm impreciso, mas pode-se deduzir que a ao passa-se na mesma poca em que foi representada (incio do sculo XVI).

O Professor da Disciplina: Rufino Teixeira rufinoteixeiralousada@gmail.com | www.rufass.hol.es

Pg. 2

Auto de Ins Pereira (Sntese Geral) | 7 Pgs.

Comentrio Final

Na minha opinio, eu acho importante frisar que Gil Vicente era um dramaturgo da corte. Portanto, ele nunca iria atacar frontalmente a monarquia e o clero. Gil Vicente possua um papel ecolgico, fazendo o equilbrio entre a moralidade e a corrupo dos valores no seu tempo. Na "Farsa de Ins Pereira", ele no ir fazer um ataque s instituies formais, mas sim tratar da decadncia dos valores na formao da famlia. Nesta obra, entra em cena o casamento por interesse e no o casamento como unio de duas pessoas que se amam. Ins, personagem principal da obra, casa-se porque deseja livrar-se das obrigaes domsticas e fugir do jogo da famlia. Porm, como o prprio mote da obra diz, ela cai do cavalo e acaba casando -se com um homem que no era nada do que ela esperava e s sofre por conta disso. Aps o marido morrer, ela casa-se novamente com um homem rico, porm, simples e com um linguajar inculto.

O Professor da Disciplina: Rufino Teixeira rufinoteixeiralousada@gmail.com | www.rufass.hol.es

Pg. 3

Auto de Ins Pereira (Sntese Geral) | 7 Pgs.

APLICAO DE CONHECIMENTOS (FICHA DE TRABALHO)


1. Delimite as vrias partes deste auto fazendo um breve resumo de cada uma delas. 2. De que se queixa Ins Pereira? Justifique. 3. H um conflito de geraes entre Ins e a Me. Explicite-o. 4. Explique o conflito no primeiro dilogo de Ins Pereira com a Me. 5. Caracterize a personagem Ins Pereira tendo em conta as trs fases diferentes da sua vida amorosa. 6. Que papel desempenha a Lianor Vaz? 7. Lianor Vaz conta um caso que teve com um clrigo. Resuma-o. 8. Que dizia a carta remetida por Pro Marques? 9. Comente os conselhos que a Me d Ins. 10. Explique o significado da seguinte fala da Me: toucar-te, se c vier. 11. Compare o discurso de apresentao de Pro Marques com o do Escudeiro. 12. Que pensou Ins Pereira de Pro Marques? 13. D exemplos de cmico de situao nas cenas em que entra o Pro Marques. 14. Que tipos sociais so criticados no Escudeiro, na Lianor Vaz e nos Judeus casamenteiros? Justifique. 15. Por que razo que Ins Pereira preferiu inicialmente o Escudeiro a Pro Marques? 16. H uma antinomia entre o comportamento inicial do Escudeiro e o comportamento posterior ao casamento. Refira-a. 17. Comente a situao econmica do Escudeiro. 18. Que funo desempenha o Moo no auto? 19. Que acontecimento leva Ins Pereira a libertar-se do compromisso assumido com o Escudeiro? 20. Explicite as concesses de Pro Marques da cena final face s exigncias de Ins Pereira. 21. Explique o significado das seguintes expresses: panela sem asa e sam coruja ou corujo.

O Professor da Disciplina: Rufino Teixeira rufinoteixeiralousada@gmail.com | www.rufass.hol.es

Pg. 4

Auto de Ins Pereira (Sntese Geral) | 7 Pgs.

22. Explique o significado da seguinte expresso: A Madanela quando achou a alelua. 23. Explique as seguintes palavras da Me, tendo em conta as razes que esto na gnese desta farsa:Mata o cavalo de sela e bom o asno que me leva.24. Que relao tinha o Ermito com Ins Pereira? 25. Como reage Ins s palavras do Ermito? 26. O que que se prev que suceda depois que Ins Pereira aceitou Pro Marques? 27. Ser Ins Pereira fiel ao novo marido? Justifique a sua resposta com expresses do texto. 28. Desenvolva, numa composio cuidada, o tema da mulher e do casamento na poca dos Descobrimentos, tendo em conta a dicotomia idealismo / realidade. MINHA SENHORA DE QU dona de qu se na paisagem onde se projecto pequenas asas deslumbrantes folhas nem eu me projetei se os versos apressados me nascem sempre urgentes: trabalhos de permeio refeies doendo a conscincia inusitada dona de mim nem sou se sintaxes trocada so mais das vezes nem minha inteno se sentidos diversos ocultados nem do oculto nascem(potica do Hades quem me dera!) Dona de nada senhora nem de mim: imitaes de medo os meus infernos (Ana Lusa Amaral) O poema de Ana Lusa Amaral questiona o papel da mulher na actualidade- aquela a quemdi a conscincia por no se conseguir dar resposta s vrias solicitaes (tarefas domsticas, profisso e o seu prprio prazer). Este poema dista cerca de 500 anos da Farsa de Ins Pereira,contudo, o desejo de ser dona de si e do seu tempo mantm-se. A partir dos dados fornecidos, elabora, um comentrio ao poema. (extenso entre cento e cinquenta a duzentas palavras).

O Professor da Disciplina: Rufino Teixeira rufinoteixeiralousada@gmail.com | www.rufass.hol.es

Pg. 5

Vous aimerez peut-être aussi