Vous êtes sur la page 1sur 3

Captulo 2 Teoria Crtica No Direito

2.1 NOES, CONCEITO E OBJETIVOS Na dcada de 60, tem os primrdios do movimento de crtica no Direito por inspiraes do juridicismo sovitica de reinterpretao do marxismo a partir de Gramsci. O movimento neomarxista e de contra-cultura questionar o pensamento juspositivista e investigar o mito da legalidade dogmtica. Nos anos 80, o movimento alcana a Amrica Latina, principalmente na Argentina. Por inspirao francesa e italiano, chega no Brasil na metado dos anos 80. So discursos crticos diversos com origem epistemolgica diversificado, diagnosticando os efeitos normatividade legalista. Mostrar como doutrinas idealistas e formalistas colocam o Direito em funo da sociedade capitalista. Possibilidades conceituais da Teoria Crtica no Direito Atribuio de relevncia sociopoltica ao Direito, buscando contesta um tipo de justia do ordenamento jurdico, que se mostra distorcido das relaes sociais. Miaile mostra que o termo crtico se tornou muito comum, renovando-se com na concordncia com movimentos sociais contestatrios. Critica se torna um modo de desenvolvimento do pensamento que nunca pode ser absoluto, mas no Direito, nunca distanciada. Crtica em Direito um instrumento que busca esclarecer, despertar e emancipar o sujeito histrico submerso pela normatividade opressora. A Teoria Crtica Jurdica a formulao terica-pratica atravs de uma reflexo buscando questionar o que est disciplinado e oficialmente consagrado, buscando uma forma emancipatria de prtica jurdica. Warat assinala objetivos dessa Teoria Jurdica Crtica: Expor os mecanismos discursos no qual a cultura jurdica converte-se a um conjunto feitichado de discursos. Mostrar como funes polticas e ideolgica da normatividade apoiam a falaciosa separao entre Direito e Poltica Denncia das bases epistemolgicas da produo tradicional jurdica, mostrando como como a uma desvirtuao dos conflitos sociais. Superao dos bizantinos debates do Direito como abstrao, saber tcnico destinado a conciliao. Recolocao do Direito como prtica social Conscincia participativa que os juristas de ofcio engajarem-se nos mltiplos processos decisrios, como agentes sociais. Modificar prticas tradicionais da pesquisa jurdica a partir de crtica as teorias dominantes. Nas escolas de Direito, um instrumento pedaggico deve ser proporcionado para os estudantes adquirir uma nova forma de ao, pensamento e sentimento em relao a vinculao do Direito e as relaes de poder.

.2. POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA TEORIA JURDICA CRTICA

1.Crise da racionalidade tradicional (idealismo/postivismo) 2.Novos paradigmos sociopolticos 3. Avanos na filosofia das cincias

Investigao da essncia, a natureza e a cientificidade do mundo jurdico

Essa tarefa de mudana de paradigmas leva ao rompimento do discurso e conhecimento jurdico tradicional, buscando bases epistemolgicas para a construo de um novo paradigma do Direito. As preocupaes deixadas por esse pluralismo descortinam o horizonte do discurso terico crtico e a prtica pluralista jurdica. A discusso da existncia ou no de uma Teoria Crtica: Possibilidade da construo de uma Teoria Crtica: Michel Miaille e Ricardo Entelmen. Discurso de deslocamento ou movimento fragmentado por diferentes perspectivas metodolgicas: Leonel S. Rocha e Warat. Miaille: Crtica vigorosa e radical ao sistema jurdico capitalista e na consequente afirmao de nova proposta de epistemologia normativa fundada no materialismo histrico, buscando desmitificar as ideologia presentes no ordenamento jurdico de carter burgus dominante ( Dinmica Infraestrutura e Estrutura). Formaliza-se numa racionalidade cientfica que critica os fundamentos da normatividade dominante. Uma teoria marxista renovada do Direito. Entelman: Superao da racionalidade idealista em que se apoiam as escolas de pensamento jurdico radicional, avanando o materialismo jurdico e o Direito concebido como prtica social especfica no quais se expressam os conflitos sociais em uma formao determinada. Coma superao da tradicionalidade e os obstculos epistemolgicos desse conhecimento, possvel investigar a prpria eficcia do Poder Jurdico e a funcionalidade da teoria das ideologias na prtica cientifica e material dos juristas. Tambm visvel a problematizao do discurso jurdico assentado no caminhos do ecletismo e da interdisciplinaridade, algo que ultrapassa o materialismo jurdico, indo encontrar a referncia em Foucault e na psicanlise. Entelman tambm busca ver a totalidade do Direito numa perspectiva multidisciplinar. Rocha: Posturas excludentes so a dogmtica normativista e a teoria crtica do Direito. Existem duas proposta de teoria crtica: Uma que pode ser chamada de ingnua que termina mesmo postulando uma epistemologia crtica por obter objetivos opostos e outra com cunho poltico-social e histrico. A Teoria Crtica acaba se impondo como fundamento cintifico substitutivo com as mesmas insuficincias da dogmtica positivista por que acaba retomando o positivismo, pelo seu objetivo de tomar o controle poltico, as duas acabando por revestir-se de um saber dogmtica com objetivos tanto conservadores quanto contestadores. A Teoria Crtica acaba incidindo na inutilidade do mais profundo conceitualismo e tambm inserir-se uma oposio cincia/ideologia. No existe oposio a no ser terica entre o Saber Dogmtico Positivista e o Saber Terico Crtico. Existem interpretaes do Direito, necessitando uma teoria que leve em considerao a materialidade poltico-ideolgica.

Warat: Ele aponta as significaes fetichadas que sustentam o discurso crtico, avanando na complexa intertextualidade de um imaginrio projetado, tambm marcado pelo mtico dualismo do racionalismo burgus (cotidiano/cientifico) pela prtica de um discurso de poder que projeta a iluso de total objetividade com uma pseudointerdisciplinaridade. O espao terico, para Warat est acentuadamente fragmentado e cheio de promessas e no pode ser denominado uma escola ou corrente. Um complexo de discursos com relaes flexveis e problemticas, produzindo diferenas perspectivas epistemolgicas que buscam o diagnostico de efeitos sociais da normatividade. Formase um conglomerado de significaes e esboos em ordem de produzir um conhecimento jurdico, entendido como elementos constituintes e constitudos pelas relaes sociais e um discurso com muitas similitudes e cumplicidades com crenas que mantem a elaborao do saber jurdico tradicional. A questo que provoca enunciaes negativas tenta substituir um saber cientfico por um saber proclamado crtico, se impondo como verdade. Warat assinala que a teoria crtica no erradica certos pressupostos autoritrios. Tendncias autodenominadas crticas no tem uma base metodolgica racionalista, mas tambm consolida-se como discurso incompetente acabando por consagrar um saber jurdico incompetente. Para no marginalizao, os discursos crticos acabam se ocultando e autodesarticulando-se, recuperando a ideologia hegemnica. Modo de realizao da crtica institucional, impe restries burocrticas a concorrncia conceitual dos discursos crticos. Wolkmer defende que deve se reconhecido a existncia um extenso movimento do pensamento crtica na filosofia jurdica recente, que busca denncia da normatividade. Ele no ver como questo essencial o debate da existncia ou no deste, j que est claro reconhecido os mltiplos enforques. Resta para ele aludir um projeto jurdico para as condies latino-americano, que coloque uma crtica dessacralizadora, com prxis buscando emancipao e esclarecimento, revelando a ineficincia do formalismo normativista, buscando a construo de uma aplicao jurdica de justia.

Vous aimerez peut-être aussi