Vous êtes sur la page 1sur 26

MANA 11(1):41-66, 2005

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI*


Oiara Bonilla

Quelle drision, quel humour, quelle rvolte invincible, quel triomphe se cachent sous un moi qui se dclare si faible? (Gilles Deleuze 1967)

Os Paumari habitam os lagos e as margens do mdio rio Purus, no sul do estado do Amazonas. Falam uma lngua arau e so hoje aproximadamente mil pessoas, que vivem em trs grandes reas do mdio Purus. Cerca de 700 pessoas habitam a regio do Lago Marah, uma centena vive nas margens do Rio Ituxi (afluente direito do Purus) e 200 pessoas aproximadamente vivem nos lagos do rio Tapau, afluente esquerdo do Purus (a jusante de Lbrea). Os Paumari dessas trs regies falam variaes da mesma lngua. A lngua paumari vem sendo estudada desde o final do anos 1960 pelas missionrias da Sociedade Internacional de Lingstica (ex-Summer Institute of Linguistics). No cotidiano, os Paumari usam freqentemente o portugus (jara athini) para se comunicar entre si, associando geralmente estruturas frasais em portugus e vocabulrio paumari formando uma sorte de pidgin, ininteligvel para aqueles que no tm domnio da lngua paumari (ariathi)1. Os Paumari vivem principalmente da pesca e da colheita, plantam roados pequenos onde cultivam vrias espcies vegetais, mas principalmente mandioca, car e bananas. Tambm costumam plantar nas praias, durante o vero amaznico, e procuram comercializar boa parte dessa colheita com os regates ou patres em Lbrea. Este texto um ensaio etnogrfico no qual duas observaes feitas no campo servem como base para uma reflexo sobre a sociologia relacional Paumari. A primeira observao a da insistncia dos Paumari em transformar as relaes com Outros em relao comercial (entre patro e fregus, ou patro e empregado), sejam eles outros ndios (joima), vizinhos apurin (viporina), regionais (jara), estrangeiros (americano) ou at parentes provenientes

42

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

de algum grupo local mais distante. A segunda observao a ser explorada a da descrio que os Paumari fazem de si mesmos, sempre como presas ou vtimas nas relaes com Outros, sejam estes ndios vindos de longe para devor-los ou brancos vindos para mat-los ou escraviz-los. Conhecendo a histria da regio e sabendo que os Paumari estiveram envolvidos (e at certo ponto ainda esto) na economia do aviamento instaurada no Purus no final do sculo XIX, com o surto da borracha, nenhuma das duas observaes surpreendente. Recm-chegada no campo pensei, em um primeiro momento, estar simplesmente frente quela situao com a qual todo antroplogo pode se deparar hoje em dia: a de ser considerado imediatamente como mais um agente de contato que se torna rapidamente um provedor de bens manufaturados. Isso, sem dvida, aconteceu e teve seu papel em tudo o que ser exposto aqui. Excetuando o fato de que tudo absolutamente era negociado e tinha de slo (seja em troca de dinheiro, seja em troca de mercadorias), o que tambm me chamou a ateno foi o desinteresse que, na maioria das vezes, os Paumari manifestavam pelos bens obtidos em troca de um favor, de uma informao, de um peixe etc. Tudo se passava como se fosse mais interessante cobrar algo do que obt-lo realmente. Alm de barganhar absolutamente tudo, os Paumari insistiam em se oferecer para me servir, colocando-se sistematicamente a meu servio e transformando, s vezes, simples perguntas em ordens ou pedidos que deveriam ser devidamente remunerados ou compensados. Por outro lado, eles se queixavam constantemente de suas condies de sade e de vida atuais, opondo-as muitas vezes ao tempo dos patres ou das missionrias do SIL2. Eu tinha, ento, a impresso de estar diante de uma realidade que correspondia em tudo s idias das teorias do contato e da aculturao. Mas a descrio de si mesmos como vtimas e a comercializao das relaes eram temas to recorrentes no dia-a-dia, que se reencontravam em todas as minhas observaes, sob vrias formas. Pareceu-me, ento, interessante ver isso de mais perto e ouvir o que os Paumari tinham a dizer sobre a sua condio histrica de vtimas, assim como tentar entender melhor essa obsesso pela negociao e pela troca comercial associada ao servialismo que at ento eu relacionava ao contato e insero histrica dos Paumari na economia da regio.

Os ndios malhados

A primeira observao mencionada no incio deste ensaio diz respeito comercializao das relaes e mais especificamente ao interesse manifestado

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

43

pelos Paumari em colocar-se na posio de empregados em toda relao com um Outro. O interesse dos Paumari pelo comrcio j havia sido descrito pelos primeiros viajantes que exploraram o Purus, a partir da segunda metade do sculo XIX. Essa facilidade para comerciar tambm coincide em grande medida com a descrio destes ndios como pacficos ou medrosos e como grandes apreciadores do canto. Naquela poca, os Paumari, ou Pammarys, assim como os Juberi, eram ainda conhecidos como os Puru-Puru, os ndios malhados, pois sofriam de uma doena de pele endmica: a pinta3. Viviam em casas flutuantes nas margens e lagos do Baixo e Mdio Purus e j eram descritos ento como seres pacficos, inofensivos, que gostavam de cantar e eram hbeis comerciantes. No rio Jacar comeava:
[] o territrio dos ndios Paumarys, que, com os Juberys, so meras subdivises da antiga tribu dos Pur-Purs, nome este que se acha extinto. Fallam a mesma lnguagem; tm os mesmo hbitos e a mesma apparencia, e so igualmente affectados de uma doena de pelle muito desagradvel [...]. Os Paumarys so muito pacficos, sendo quasi desconhecidas entre elles as mortes por violencia, e mesmo ferimentos e pancadas graves. So alegres, folgazes e amigos de cantar []. Alguns negociantes que tm empregado uma aldeia inteira deles, tiraram 200 a 300 tartarugas em um s dia de trabalho. [] Eles recusam hoje os machados portugueses e querem os americanos; comerciam com outras tribus, vendendo-lhes facas usadas, machados, e so muito imitadores em seu gosto (Chandless 1949:26).

Labre, por sua vez, descreve-os como verdadeiros canoeiros que fazem trabalhos de extraco de productos naturaes, que trocam por mercadorias e bebidas [] (Labre 1872:27). J Silva Coutinho, em 1863, afirma que a doena de pele deve estar ligada ao tipo de alimentao dos Paumari, que ele descreve como basicamente constituda pelo tecido adiposo dos peixes (principalmente pirarara) e tartarugas assim como pelo caxiri do piraruc (bebida de peixe fermentado) (Silva Coutinho 1863:70). Ele tambm afirma que, na provncia, a gordura da pirarara era administrada aos papagaios, tendo a propriedade de fazer mudar a cr das pennas, e assim consegue-se embellezar o pssaro. O autor sugere, ento, sem afirm-lo porm, que a gordura do peixe teria um efeito semelhante na pele dos Paumari4. Mais adiante, ele evoca o desinteresse destes em guerrear e suas relaes com os regates:
Antigamente, ero estes perseguidos pelos Muras, logo que descio do Paran-pixuna, levados pelos regates. Algumas vezes tambm os Muras io atac-los em

44

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

suas malocas, com o fim de lhes roubarem as ubs, e outros utenslios de pesca. Alguns regates aproveitaro-se do temor dos Pammarys para fazerem melhor negocio. Dizio que os Muras vinho batel-os, e isso bastava para que toda a maloca os acompanhasse com medo dos inimigos. [] Naturalmente medrosos, fogem ao menor sinal de aggresso, no s dos Muras como doutra qualquer tribu, e encontro recursos pelos meios que dispe para a navegao (Silva Coutinho 1863:71).

preciso lembrar que, nessa poca, a regio j comeava a ser sistematicamente explorada e desmantelados os modos de ocupao territorial tradicionais, em decorrncia da explorao econmica crescente da borracha e da chegada em massa de mo-de-obra nos seringais (Kroemer 1985:78). Os Paumari contam que, antigamente, antes da chegada dos Jara (regionais) e mais especificamente dos kariva (patres), viviam como as gaivotas (tihi) que se instalam no incio do vero amaznico nas praias do Purus. Eram, portanto, muito mais numerosos do que hoje, e nessa poca do ano ocupavam as praias que iam do Tapau (rio abaixo) ao Sepatini (rio acima), mas desse modo ficavam expostos aos ataques de outros ndios, os Joima, como veremos mais adiante. Depois do aparecimento da figura do kariva (patro) e do Jara (regional), os Paumari deixaram de freqentar as praias, demasiadamente expostas, e entraram na floresta ocupando de preferncia a terra firme, mas sempre proximidade dos lagos e igaraps, onde circulavam sazonalmente entre vrias moradias5. No tempo da borracha e at a chegada da misso, os Paumari podiam trabalhar sazonalmente para um ou outro patro (seringalistas mas tambm madeireiros), transformando-se assim em seus empregados (honai abono) ou preferindo tornar-se seus fregueses (pamoari). Como fregueses costumavam endividar-se com vrios patres (fossem eles seringalistas, comerciantes ou regates) para obter uma s coisa e ficavam, assim, inseridos numa complexa rede de relaes de endividamento. Essa situao se v confirmada pela observao de Kroemer:
At hoje, os ciganos do Purus so considerados imundos e preguiosos. Quando sua mentalidade lhes sugere abandonar uma empreitada, desistem, indo mariscar ou contratar outros trabalhos. Assumem muitos compromissos com vrios patres, de sorte que a dependncia econmica se torna mais leve. Devem tudo a todo mundo, porm a cada um somente um pouco: uma madeira, uma tartaruga, um couro de ona, um paneiro de sorva etc. (Kroemer 1985:136).

Assim, um chefe de famlia trabalhava durante alguns meses para um patro, mas ainda devia a outros que pagava com sua produo (kidi

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

45

produo)6. Conseguiam assim roupas, instrumentos de trabalho (terados, munies, armas, anzis, linha) e alimentos como sal, acar, caf, farinha de mandioca, em troca principalmente de peixe salgado (pirarucu), quelnios ou madeira e, mais esporadicamente, de produtos extrativos como castanha, andiroba, copaba ou alguma extrao prpria de seringa7 ou sorva8. Pode-se dizer que os Paumari eram, antes de mais nada, fornecedores de peixes e quelnios do mercado regional. J os meninos e rapazes, antes de se casar, costumavam sair da aldeia para trabalhar como empregados em alguma colocao (seringueiro ou madeireiro) ou em um barco, com um regato, durante vrios anos. T ratava-se, provavelmente, de uma prtica nem sempre voluntria, mas os Paumari a descrevem, hoje, como tal. Ainda hoje, alguns jovens se empregam em barcos pesqueiros e s voltam vrios anos mais tarde, para se casar9. Esse hbito, segundo o que contam os homens, permitia que o rapaz aprendesse o jeito do Jara (jara ka-hojai), se criando com ele e que passasse a ter um acesso regular s mercadorias (inisika) dos Brancos. O jeito do Jara a maneira como estes trabalham, cortam seringa, madeira, plantam, caam, mas sobretudo falam (portugus), negociam, comem, bebem e danam. A relao assim estabelecida entre o jovem e seu empregador era duradoura e corresponderia, em muitos aspectos, a uma forma de adoo10. Geralmente, o rapaz voltava aldeia para se casar sem ter conseguido saldar sua dvida, mas com acesso privilegiado s mercadorias daquele patro, por ter convivido com ele e se transformado em seu filho de criao ou afilhado. Vrios homens, de todas as idades, contam hoje como puderam, assim, familiarizar-se com a comida e os hbitos dos Jara, como aprenderam a conduzir um barco e assim viajaram pelo Purus afora, conhecendo outras cidades amaznicas, outros povos etc. Assim explicam, tambm, como adquiriram seus sobrenomes jara e como foram criados com tal ou tal patro, hoje na cidade11. At o final dos anos 1960, os patres da regio impediam os Paumari de plantar (mesmo nas praias), de adquirir bens dos regates, e de pescar nas guas que consideravam sua propriedade (a no ser que fosse para saldar suas dvidas). Com a decadncia do mercado da borracha, a chegada da Misso e da Funai e a progressiva legalizao das terras, o sistema repressivo do cativeiro foi extinto mas, ainda hoje, os Paumari costumam endividar-se com os patrezinhos da beira do rio (ver nota 12) para conseguir os produtos de primeira necessidade ou, eventualmente, farinha e alimentos industrializados. Para isso, pagam com sua prpria produo ou prestam algum servio ao patro: por exemplo, limpando seu terreiro ou consertando o telhado de sua casa; as mulheres lavando sua roupa etc.

46

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

Seria interessante notar que os Paumari raramente evocam os velhos tempos da submisso aos patres com desgosto ou revolta, pelo contrrio, geralmente manifestam uma clara nostalgia daquela poca, lembrando-se dela como de uma era de abundncia e paz. Assim, a era dos patres lembrada como o tempo da fartura de mercadorias e no pode sequer ser comparada com a atual era das Misses (que em larga medida ocuparam a funo de provedores de bens, at ento cumprida pelos patres). claro que essa nostalgia relativa, e os mais velhos se lembram das violncias, castigos e ameaas sofridos na poca. Mas seria interessante notar que, hoje, no disso que se lembram, mas sim do que era bom, do bom patro generoso que aviava sem limite, mas tambm cuidava dos Paumari como de seus prprios filhos, compartilhando com eles sua comida, quando vinham comerciar, dando-lhes roupas usadas e algum antitrmico quando estavam com febre. Assim, alm de mercadorias, recebiam proteo e tambm bens simblicos como nomes ou sobrenomes, estabelecendo laos de parentesco fictcios (visairi).

Comercializando relaes

Vejamos mais de perto os diferentes termos em jogo na relao comercial. Pamoari o termo usado pelos Paumari como autodenominao. Por um lado, tem o sentido geral de coletivo paumari, por outro lado, o sentido contextual de fregus, quando remete relao comercial patro/fregus. provvel que a denominao pamoari tenha se tornado um sinnimo de fregus, por causa da insero destes ndios no sistema comercial regional. Mas h um outro termo constitutivo da relao comercial: a posio de empregado (honai abono). Apesar de pamoari significar fregus e designar os Paumari como um todo, os Paumari do muito mais importncia ao termo de empregado. Trata-se do termo que privilegiado e que se encontra em vrios contextos da sociocosmologia paumari. O fregus (pamoari) aquele que, endividado com um patro, tem de produzir, extrair algo para saldar sua dvida. O que o vincula ao patro a dvida. J o empregado (honai abono), encontra-se de certa forma um passo frente no comprometimento com o patro, e reciprocamente. Eles tambm esto ligados pela dvida, mas esta vai ser saldada por um servio prestado ao patro (que pode finalmente se traduzir numa produo). O empregado coloca-se disposio do empregador para saldar sua dvida, e isso implica em certos cuidados por parte deste ltimo. O termo paumari para designar o empregado traduz isso: honai abono significa empregado, isto , aquele

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

47

(alma-corpo) que est a servio de, aquele que trabalha por ordem de (honari: ordem, encomenda)12. O termo pamoari, que designa o fregus, usado unicamente no contexto comercial, para fazer referncia a qualquer fregus, seja ele Paumari ou no. Trata-se, portanto, de um termo que designa a posio primeira na relao comercial. Mas importante ressaltar que a relao entre o patro (kariva) e o empregado (honai abono) que interessa aos Paumari. de se notar que a relao patro/empregado encontra-se tanto na cosmologia, como nos ritos e nos relatos mticos.
Assim, durante o ritual ihinika, os espritos dos alimentos convidados festa vm precedidos por seus empregados-espritos que anunciam a chegada de seus patres13. Por exemplo, no ihinika do peixe-boi (boma), o pssaro virakada (no identificado), que do ponto de vista do peixe-boi sua cozinheira, anuncia sua chegada aos participantes: Vamos primeiro pra festa porque depois tenho que passar o caf do patro.

E o pssaro kamokia (no-identificado) que cuida do roado do peixeboi chega anunciando:


Prima, prima, vamos para a festa que o patro j est l. Sua prima responde: Sim, vamos, porque ainda temos que plantar a roa do patro.

O carrapato (kajapa) anuncia a chegada de seu patro, o esprito da anta (daama), e assim por diante (parasitas so, em geral, descritos como fregueses). As relaes entre patres e empregados so encontradas tambm nas relaes entre espritos-alimentos de um modo geral. Esse mesmo esprito-alimento do peixe-boi , segundo seu ponto de vista, um patro, branco e gordo, que navega em seu rio (debaixo do Purus) e assistido por seus empregados: o boto tucuxi (vaikajaro), por exemplo, seu timoneiro. Os espritos-alimentos freqentam os rituais ihinika na medida em que so solicitados e chamados pelos xams, mas preciso notar que essa mesma relao tambm encontrada em muitos outros aspectos do cosmos paumari. Assim, os xams (arabani) saem procura da alma-corpo (abonoi) da criana, quando ela capturada por um esprito-alimento, por exemplo14. Essa captura da alma-corpo (abonoi) provoca o adoecimento imediato da criana. O xam deve, ento, (com a ajuda das cantoras e aps a tomada de alucingenos) sair a sua procura para negoci-la e recuper-la. Enquanto isso, o abonoi da criana ter sido transformado em empregado do esprito-alimento que o capturou. Se a negociao fracassar, a captura

48

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

poder ser definitiva e a criana permanecer para sempre ao lado de seu novo patro esprito-alimento (o que se traduzir na morte da criana). Aps a morte, o abonoi da pessoa desprende-se de seu invlucro corporal (toba boda) e segue caminho para o Lago dos mortos (ou para a casa de Deus (Deus gorana), no caso dos evanglicos). O Lago dos mortos (ajadi ka-dako, o Lago da Renovao) situa-se rio acima, a meio caminho entre as cabeceiras do Purus e o rio de cima (que corre na parte celeste da rede fluvial cosmolgica). L no Lago, vivem os mortos paumari ressuscitados aps um banho mgico (e aps a retirada dos resduos alimentares acumulados ao longo da vida de seus abonoi). Aps receberem um invlucro novo (toba jadini), os mortos so chamados para escolher entre dois tipos de mveis de repouso: a esteira (jorai) ou a cadeira de balano. Escolhendo a esteira, o morto permanece no lago onde leva uma vida imortal ao longo da qual poder comer e danar incansavelmente. Escolhendo a cadeira de balano (aqui, smbolo do patro amaznico), ele ser ento imediatamente empregado pelo patro-chuva (forma humana da chuva: bahi ka-pamoarihi), esprito meteorolgico que, como o sol, descrito como um patro muito poderoso, ou seja, rico e generoso, o que se traduz na sua aparncia forte, corpulenta e no seu carter colrico, mas tambm na quantidade de barcos que possui (uma frota inteira), todos dirigidos por seus empregados mortos paumari que vo buscar gua nos reservatrios de Manaus (no extremo leste do espao cosmolgico), navegando pelo rio de cima, para derram-la sobre as terras paumari. So esses empregados do patro-chuva que tambm asseguram, atravs do trovo, a comunicao regular entre os xams paumari e os mortos15. Interrogados sobre o interesse de estar trabalhando para um patro at depois de mortos, os Paumari respondem, unnimes, que o patro-chuva (bahi ka-pamoarihi) no somente poderoso, mas tambm bom, generoso e que possui quantidades ilimitadas e muito variadas de mercadorias (inisika). H, portanto, algo a que a posio de fregus no garante: a regularidade do acesso aos bens e o comprometimento do patro para com seus empregados. O patro garante a seus empregados o acesso a bens, alimentao e cuidados (inclusive atravs da nomeao, do apadrinhamento, da administrao de remdios), em troca de servio e produo. Estar servindo algum ento estar sob sua proteo e ser alimentado direta ou indiretamente por ele. Isso nos faz pensar imediatamente na questo da comensalidade amaznica e da familiarizao de animais e pessoas (Fausto 2002, Vilaa 2002). Alis, os filhos adotivos so muitas vezes descritos pelos Paumari como honai abono, empregados, de seus pais. Essas mesmas crianas so tidas como uma criao16. Assim, a expresso em portugus minha

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

49

criao designa tanto os filhos adotivos, como os animais de estimao. O tema da familiarizao parece ser levado aqui ao nvel sociocosmolgico, mas ele apreendido do ponto de vista da presa, do objeto da familiarizao, e no do ponto de vista do predador ou do domesticador. como se a dinmica da sujeio, imposta historicamente na regio, tivesse sido digerida e invertida no sistema relacional paumari. Talvez o privilgio dado posio de empregado possa ficar mais clara, se pensarmos agora na outra observao que mencionei acima: a da definio de si mesmos como presas.

O pamoarihi

O termo pamoari (ou paumari) usado como autodenominao. Os Paumari no usam o pronome pessoal na primeira pessoa do plural, nem um termo significando humano ou gente para se autodesignar17. O termo pamoari tampouco parece ser uma denominao dada por algum grupo vizinho, como comum na Amaznia. , portanto, desse modo que os Paumari distinguem-se de outras naes, como os Jara (regionais), os Viporina (Apurin), os Jamamadi e outros Joima (ndios selvagens), assim como dos Americanos (estrangeiros de pele e olhos claros). s vezes, pelo termo paumari que os regionais mais prximos se referem a eles, para distinguilos da categoria genrica caboclos, usada para designar os ndios em geral, por definio tidos como brabos. Os Paumari, quando assim chamados pelos regionais, so considerados os ndios mansos por excelncia, que foram amansados e que aprenderam rapidamente os modos civilizados (qualidade que invariavelmente associada, ao menos nessa parte do Purus, possibilidade de se comerciar com eles). O nico perigo que os Paumari representam para os Brancos o de provocar doenas de pele: seus xams podem agredi-los, enviando feitios sob a forma de um p que provoca doenas de pele, como impingem ou pinta, por exemplo. Como j vimos, o termo pamoari recobre dois sentidos especficos, no exclusivos: o primeiro, que acabamos de ver, o de Paumari enquanto coletivo. O segundo, como j vimos, o de fregus, no contexto da relao comercial. Mas ele tambm usado para formar uma expresso que indica a qualidade potencial de humanidade, algo assim como a pamoaritude ou pamoaridade de um ser ou de um objeto. A expresso formada por um substantivo, seguido da autodenominao pamoari, precedida pelo prefixo possessivo ka- e seguida da partcula hi, indica a forma ou a qualidade humana do substantivo que precede. Assim, todos os animais, vegetais e objetos inanimados podem ser percebidos sob sua forma/qualidade

50

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

humana, social. Assim, o boto potencialmente humano e social, pois pode aparecer sob forma humana e vive, nos rios e lagos do Purus, em sua aldeia com seu povo; faz suas festas; fala sua lngua; se casa e tem filhos. Quando algum se refere ao boto, usa o termo basori. Entretanto, quando se trata de falar de seus congneres, de sua vida em sociedade ou de seus hbitos de vida (antes de sua captura), de sua pamoaritude, fala-se, ento, de basori kapamoarihi, referindo-se, desse modo, sua vida social e ao coletivo dos botos. Neste contexto, os Paumari traduzem a expresso como povo do boto ou nao do boto. Trata-se de uma condio social comum a todos os seres, animados ou no, e que se materializa, aos olhos dos Paumari, pela transformao destes seres em humanos. Assim, um caador que encontra na mata um ser estranho com aparncia humana pode ter visto, de fato, o pamoarihi de algum animal silvestre, ou seja, algum animal silvestre sob sua forma humana. Reencontramos aqui, sem dvida alguma, o tema clssico do perspectivismo amaznico (Viveiros de Castro 1996), como que projetado no conjuntos dos seres e objetos que povoam o mundo. interessante pensar o perspectivismo generalizado dos Paumari em relao questo dos subgrupos arau (que tambm foram chamados de cls), pois aqui, a socialidade potencial projetada na totalidade do cosmos e coincide, ao menos lingisticamente, com o que foi chamado de subgrupos madiha (conforme o modelo e o termo kulina). Os Paumari no apresentam hoje em dia configuraes sociolgicas do tipo madiha. Os subgrupos localizados, nomeados e idealmente endgamos no existem enquanto tais. Os grupos locais so unidades idealmente endgamas, mas no so associadas a nomes de animais ou plantas e so conhecidas por seus nomes prprios. Assim, os habitantes do grupo local do Crispim so chamados de Crispim kapamoarini, assim como os do Marah como um todo so Maraha kapamoarini (vrios grupos locais, todos situados proximidade do Lago Marah). Aqui como se a configurao madiha tivesse sido projetada no cosmos incluindo, ento, as relaes entre os Paumari como um todo e todos os outros seres potencialmente sociais. Os subgrupos coincidem, ento, com as espcies ou subespcies vegetais e animais, ou mesmo com os objetos, com os quais os Paumari tm de se relacionar no cotidiano. Essa idia v-se confirmada por uma srie de relatos que narram casamentos frustrados ou malsucedidos entre Paumari e pamoarihi de diversos animais e nos quais so expostas as normas e formas ideais do casamento que coincidem com o que foi descrito para os madiha kulina (no que diz respeito residncia, procriao, s regras de pertencimento ao subgrupo e s relaes com os afins) (Pollock 1985).

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

51

Mas voltemos noo de pamoarihi de todos os seres. Ela fundamental para a compreenso da concepo paumari das relaes entre predadores e presas. Dissemos que a segunda constatao sobre a qual se baseia este ensaio etnogrfico a de que os Paumari se descrevem e se concebem invariavelmente como presas. Vejamos ento como estes concebem as relaes entre presas e predadores.

Igitha e tapoija

Os animais, de modo geral, so classificados pelos Paumari segundo duas posies: a de presa ou a de predador, igitha ou tapoija. Em Paumari, o termo igitha designa a presa, por oposio ao termo tapoija, predador. Dependendo da situao, todos os seres podem ser categorizados em uma ou outra dessas posies, seguindo a frmula amaznica recorrente. Entretanto, alguns animais so quase que sistematicamente classificados como igitha; o caso da maioria dos animais considerados inofensivos, como os pssaros, principalmente, mas tambm os quelnios e animais muito pequenos (excetuando os insetos e animais peonhentos que so considerados predadores18). Da mesma maneira, alguns predadores sero invariavelmente tapoija, como a ona (jomahi) ou a sucuri (mabidiri), predadores por excelncia. O termo igitha usado tambm para nomear os animais domsticos e usado, por extenso, no cotidiano, para designar os pssaros de um modo geral (o termo completo sendo igitha raboki). O socius paumari constitudo por coletivos potencialmente humanos, sejam eles animais, plantas ou objetos. Todos possuem, individualmente, a capacidade potencial de adotar uma forma humana, e, coletivamente, todos os seres e objetos so potencialmente sociais. Assim, quando digo ojoro kapamoarihi posso estar me referindo a um jabuti que adota a forma ou a aparncia humana (em um mito ou em um encontro sobrenatural na floresta, por exemplo), ou ao coletivo jabuti, que vive no mato, em suas aldeias; que tem suas casas; planta seus roados e faz seus rituais19. Ora, quando um pescador paumari mata um pirarucu (babadi), no o abonoi (alma-corpo) dele que atingido. O que ele, pescador, v como pirarucu apenas uma esteira (jorai) que o pamoarihi do pirarucu lhe entrega ou troca por munio ou flechas (aquelas usadas pelo pescador). Assim, todo ato predatrio concebido como uma troca (ou um dom) entre um caador ou pescador paumari e o pamoarihi (forma humana/ social) da presa (igitha). Mas o que os pamoarihi das presas trocam ou do, so sempre seus objetos culturais ou mercadorias. Dessa forma, a piranha e o jundi do um

52

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

anzol; o peixe-cachorro d uma faca; o peixe ja d uma roupa; o peixe-boi, um bote; o jabuti, um kajamari (antigo cocar paumari); a anta d uma rede ao caador; a queixada, d uma panela com comida; os pssaros, em geral, do suas penas que, de seu ponto de vista de pssaros, so seus remos ou suas facas. Os Paumari afirmam que quando consomem um alimento, ni-ahaiki abononi, ou seja, no se come a sua alma-corpo, mas trocam-se ou recebemse objetos. Assim, no contexto predatrio, as presas, e at certo ponto tambm os fregueses paumari, trocam sua produo (objetos culturais ou alimentos) por bens manufaturados (chumbo, anzol, linha, rede, arpo). Alguns informantes afirmam, no entanto, que a predao consiste no dom de um alimento ou objeto do pamoarihi das presas para seus predadores, sem evocar nenhum tipo de reciprocidade. Este sem dvida um problema que ter de ser aprofundado posteriormente, mas, neste caso, cabe perguntar se esta dupla relao no remeteria dupla posio fregus/empregado (pamoarihi/ honai abonoi) em sua relao com a posio nica de patro (kariva)20. De certa forma, a predao aqui apreendida, seja atravs da troca, seja atravs do dom, do ponto de vista da comercializao das relaes que evocamos anteriormente. Providos de seu prprio ponto de vista, os igitha (presas) se posicionariam no seio da relao predadora, assim como os Paumari se posicionam ao relacionarem-se, hoje, com Outros, isto , como fregueses ou empregados. Ora, no creio que se trate, aqui, apenas de um modo de evitar ou contornar a predao (e muito menos de compens-la), e sim de um modo mais profundo de viv-la, de atualiz-la realmente21. Isso fica mais claro quando analisamos mais de perto a outra observao etnogrfica que mencionei no incio do ensaio. Vejamos quando e como os Paumari encontram-se na posio de presa, ou seja, quando so caados, mortos ou se sentem ameaados por outros.

A condio de presa

fundamental assinalar aqui que, em muitos contextos, os Paumari descrevem a si mesmos como presas e costumam dizer que, antigamente, eram como igitha, ou seja, presas dos ndios selvagens (Joima) ou animais domsticos (cujo animal prototpico o pssaro) de tal ou qual patro. Seguindo a lgica perspectivista, os ndios selvagens, os Joima, vem os Paumari como queixadas (hirari), e por isso que, antigamente, costumavam ca-los para devor-los. Quando se trata de descrever os ataques de ndios vorazes, vindos de longe para apreciar a sua carne, os Paumari usam metforas e comparaes para descrever suas reaes, com detalhes que lembram quelas dos pssaros inofensivos, fugindo de seu predador (es-

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

53

condem-se no oco de um pau, no topo de uma rvore, em um buraco de tatu, fogem para o mato etc.). S os seus xams (arabani) e os antigos Jobiri conseguiam livr-los da voracidade alheia22: os xams, graas a seus cantos e seus poderes transformacionais; os Jobiri, graas a seu treinamento fsico, a sua agilidade, sua destreza e sua capacidade de se camuflar. Estes ltimos esquivavam as flechas dos Joima para recuper-las e lan-las de volta contra eles. o que conta este curto relato:
Os Paumari gostavam de ir atrs de fruta (ihiai) na terra firme, iam para a mata e levavam os filhos. No So Francisco, l pra cima, onde tem muita castanha, bem baixo, na beira do rio, tem um morro. Nesse tempo, os Jobiri atacaram os Joima que nos atacavam. Foi o derradeiro ataque. Foi s um Jobiri que venceu todos os Joima. Tinha s uma criana (isai). Ela se enfergou com o lodo dos paus e entrou num buraco de tatu canasta, entrou e colocou capemba de jari. Ela ouviu os Joima acabando com todos os Pamoari. A, a criana (isai) correu, correu enquanto os Joima j estavam fazendo o moqum (basika) dos Pamoari. As tripas (bakaijona) dos Pamoari eles jogavam no igarap. Essa criana era treinada para ser Jobiri. Aquele lugar se chama Idokoa (poo bem grande), ele era respeitado porque parece uma panela cozinhando, borbulhando. No era para ele pular, ele saltou dentro da gua e ele nadou e foi boiar bem perto da canoa do av. A ele se salvou. O av venceu todos eles, porque ele evitava as flechas e usava-as contra os Joima (F., 20/8/2001, Crispim, em paumari e em portugus).

Seria interessante notar que, nesses relatos, os Paumari aparecem sempre como o alvo dos ataques e no podem nunca revidar as agresses diretamente. Eles so sempre defendidos ou vingados por outros, semelhantes (mas no iguais), isto , Jobiri ou xams. Assim, os Jobiri so geralmente apresentados como um exrcito defensivo (akadisorara, nossos soldados). Em dois outros relatos, outras figuras aparecem como seus defensores. Em um relato que me foi contado em Paumari um casal de crianas paumari, criado pelos Joima, que livra os Paumari de seus parentes adotivos, agressores. Outro relato conta como um menino apurin23, criado pelos Paumari, os salva de uma matana, solicitando a ajuda de seus valentes parentes apurin:
Dizem que uma nao que ficava perto dos Paumari cortava as cabeas dos inimigos para fazer flautas. Agora, mais recentemente, os Viporina defenderam os Paumari quando os Joima os atacaram. Um arabani pamoari colocou o barijaro [mistura com osso de peixe para botar na boca da criana depois da festa para ela poder comer24] numa criana viporina. Quando ele estava com uns 12 anos, ele quis ficar com o padrinho dele pamoari []. Ele falava nas duas

54

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

lnguas. A, os Pamoari mariscavam ali no Lago Branco [rea do Marah25]. Cada dia, sumia gente, cada vez que ele ia mariscar. A, ele falou para o pai de criao dele que ele ia ver isso com o irmo de criao. Mas ele no andava na popa da canoa, ele subiu numa rvore na boca do igarap. A, ele ficou l s olhando para os mariscadores paumari. Quando chegava um no meio do lago, chegava a canoa dos Joima, coberta com palha. Quando um mariscador matava um babadi (pirarucu), o Joima matava o mariscador. Ento o menino falou: agora eu vou valer os Pamoari contra esses Joima. Ele passou o dia rapando ava (pau, entrecasca) e se untou o corpo com o lodo do ava. A, ele se bronzeou com lodo para poder acompanhar esse Joima, a ele chegou na maloca do Joima e viu eles comendo o irmo de criao dele moqueado26. A ele chegou l (camuflado com o lodo) e falou. A moa (joima) disse assim: Voc quer comer? Ele aceitou. Ele recebeu carne do irmo dele, mas ele no quis, s aceitava babadi e carne de caa. A, ele passou a noite danando com os Joima. A na roda, ele entrou em trs, quando foi na quarta vez da roda girar, ele saiu para o rumo da boca do caminho que era bem largo e limpo e ele pegou a canoa27. Os Paumari moravam na praia do Maraha. Quando ele chegou l, ele disse para o pai que sabia o que era que estava acabando com a nao paumari, ele falou que ia avisar a nao dele para acabar com os Joima valentes [do Lago do Gil]. A, ele foi nos Viporina e disse: faam uma grande comida para no faltar peixe para esse pessoal. A, os Apurin convidaram os Joima e mataram todos eles e comeram s a barriga deles [eles comem s onde tem a banha na barriga] e voltaram l para o Sepatini. Isso aconteceu ainda quando eu era pequena [] (F.,Crispim, 22/8/2001).

Assim, crianas adotivas so intermedirias entre os Paumari e seus defensores (Jobiri, Viporina ou arabani). Seres inofensivos e ainda em processo de socializao so os que permitem aos Paumari se defenderem dos vorazes Joima. Trata-se, portanto, de um pacifismo intermediado, terceirizado, e no de uma recusa categrica da agresso e da vingana. O meio de conhecer e de controlar a agressividade do inimigo sendo socializado, de preferncia pacificamente, por ele. O objeto ideal da socializao a criana. Ela socializada, domesticada atravs da adoo, da familiarizao e da socializao (que se traduz, principalmente, pelo domnio da lngua de outrem). Os xams so outros grandes defensores dos Paumari. Mas eles no so descritos como soldados, como os Jobiri. O que salientado nesses casos so seus poderes transformacionais. Eles, mais especificamente, livravam os Paumari das agresses alheias, enganando os agressores ou transformando-os em presas (igitha). Assim, conta-se que os xams paumari livraram uma aldeia de um cerco de Joima que se fechava em torno de um de

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

55

seus acampamentos, rio acima, durante um ritual de puberdade. Para enganar os inimigos, os xams, cantando, imitaram choros de crianas na boca de um caminho, enquanto todos fugiam pelo outro lado. Quando os Brancos de Manaus vinham para capturar os Paumari e for-los a trabalhar, ou para extermin-los, um xam chamado badori Titxatxa (vov Titxatxa) transformava-os em pssaros (em araras mais especificamente) quando seus barcos entravam nos lagos e enviava insetos que invadiam os pores dos navios e devoravam as reservas de vveres. Neste caso, a arma dos Paumari, frente aos inimigos vorazes, o poder transformacional xamnico mas, sobretudo, a artimanha, a astcia dos seus xams. Os massacres de Paumari descritos por viajantes ressaltam freqentemente que estes ltimos eram alvo de perseguies, roubos e matanas. Assim, Silva Coutinho afirma que:
[] houve um grande combate entre os Pammarys e os Muras. Estes sairam vencederos, tendo morto grande nmero de contrrios; os cadveres apodreceram na praia, e achou se ainda muito depois os ossos espalhados (Silva Coutinho 1863 apud Cunha Neiva 1975:20).

Brown e Lidstone tambm evocam o destino dos Puru-puru em termos trgicos :


Deve ter ocorrido uma terrvel tragdia em alguma poca na histria desta tribo pois uma ilha uma das poucas do rio que vimos apropriadamente luz de um pr do sol vermelho como sangue tem o nome terrivelmente significativo de ilha do massacre dos Purupurs (Brown & Lidstone 1878 apud Cunha Neiva 1975:21).

A violncia e a vingana diretas so substitudas pela agilidade, pela astcia e pela capacidade de seduo dos (ou pela submisso aos) predadores, atravs do domnio das tcnicas corporais (agilidade dos Jobiri e capacidade de se camuflar em crianas) e verbais (cantos xamnicos, msica, imitao de choros de crianas e bilingismo). Isso nos lembra as tcnicas vrias de seduo de presas e de familiarizao dos animais. Assim, para atrair um igitha preciso observ-lo, s vezes, preciso saber imitar seu canto (para os Paumari todos os animais tm seu prprio canto e portanto possuem capacidade de se comunicar), conhecer seus hbitos (saber onde ele bebe gua ou por onde passa, que tipo de frutas come, e saber reconhecer seus rastros). A familiarizao est baseada nos mesmos princpios da comensalidade amaznica, que se aplicam tanto aos animais domsticos

56

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

quanto s crianas adotivas. preciso, antes de mais nada, alimentar o igitha (animal domstico), compartilhando com ele os alimentos consumidos cotidianamente, nomeando-o, protegendo-o, abrigando-o e, em alguns casos, dividindo o mesmo espao vital com ele (casa, mosquiteiro, rede), desse modo transformando-o plenamente em parente (Vilaa 2002; Fausto 2002). Em suma, trata-se de comportar-se como se espera que o patro domesticador se comporte com seus empregados, devendo-lhes cuidados, dedicao e, de preferncia, estabelecendo laos duradouros com estes (atravs da nomeao e do apadrinhamento). Do ponto de vista da presa, a alternativa a morte, a devorao ou a domesticao (a familiarizao pelos seus predadores), assim como, no contexto comercial, a alternativa para os Paumari serem fregueses ou serem empregados. E, neste contexto, parecem claramente preferir a segunda opo. Quando se trata de salientar seu suposto pacifismo, os Paumari comparam-se a pssaros ou presas que preferem cantar e viver entre si, a guerrear. A comparao de si mesmos com os igitha encontra-se em vrios contextos relacionais e, principalmente, em contextos histricos. Por exemplo, quando se trata de descrever a partida definitiva da primeira missionria do SIL (Summer Institute of Linguistics) que trabalhou na rea, os Paumari contam seu desespero comparando-se com rfos que teriam ficado como patinhos sem me. Essas afirmaes so, evidentemente, imagens, metforas que servem, por um lado, para ressaltar a preocupao atual dos Paumari com o estabelecimento e a preservao de relaes pacficas com os Brancos e outros povos e, por outro lado, para descrever as relaes de proximidade e dependncia que os une uns aos outros (ideal endogmico e comensalidade) e aos outros mais prximos (alguns patres, regionais e estrangeiros conhecidos). As analogias feitas entre Paumari e igitha (presas, pssaros, animais domsticos) observam-se, tambm, nas vrias verses que colhi dos relatos que contam a chegada da primeira missionria do SIL ao Lago Marah. Assim como os Joima vinham de longe para apreciar a carne dos Paumari, os Americanos estrangeiros vindos de longe tambm causavam temor, pois sua fama era a de que capturavam crianas paumari para a fabricao de carne enlatada (corned-beef) at hoje comercializada na regio28. Os relatos evocam o primeiro encontro com a estrangeira, seguido da fuga dos Paumari (que esconderam seus filhos dentro de suas casas e no mato); a progressiva domesticao destes pela missionria, notadamente atravs do dom de presentes, da troca de bens por produes paumari (artesanato principalmente) e do tratamento da doena de pele; at sua partida definitiva e o conseqente sentimento de abandono dos Paumari.

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

57

Nota-se, tambm, que relatos que contam a perseguio incessante dos Paumari por esses estrangeiros vorazes e agressivos so muito contados durante o vero amaznico. bem verdade que a maior parte de meu trabalho de campo foi feita nesta poca, mas essa observao coincide com um fato recorrente que, como pude observar, sempre ocorre nesses meses. O vero amaznico (badara), que comea aproximadamente em maio e vai at final de outubro, a poca em que os Paumari se mudam para suas habitaes de praia. Saem, portanto, das habitaes de terra firme e dos flutuantes dos lagos para se instalarem nas praias e cultivar produtos que, em sua maioria, so comercializados com regates ou na cidade (mandioca, milho, feijo, abbora, melo e melancia, principalmente). Nestes meses, encontram-se, como no passado, expostos aos contatos com visitantes e navegantes vindos de todas as partes do Purus e da Amaznia. Nessa poca, surgem rumores segundo os quais marginais vindos de Porto Velho29, ou Joima, mandados pelo governo de Porto Velho, estariam a caminho e viriam para mat-los e devor-los. Geralmente esses rumores so veiculados quando alguma pessoa constata o sumio de algo em sua casa; ou quando algum relata que viu uma pessoa noite, no escuro, roubando melancia (nessa poca do ano, uma das principais diverses das crianas e, diga-se de passagem, dos adultos tambm). Em 2001, os Paumari estiveram, durante uma semana inteira, muito mobilizados e preocupados, confinando as crianas em suas casas e limitando seus deslocamentos, temendo a chegada dos marginais de Porto Velho. J em 2002, uma joima anani boda (literalmente fmea de ndia velha), que andava armada e nua, teria sido avistada, atravessando o rio Ituxi em uma balsa improvisada, se dirigindo, rio acima, para as aldeias paumari. Na praia, noite, os Paumari deixaram de circular pela aldeia e se mostravam preocupados com minhas idas e vindas30. medida que o tempo passava, os detalhes iam se afinando e, certo dia, um casal que mora rio acima, depois de indagado sobre o por que da ndia ainda no ter chegado, me advertiu que o provvel motivo de seu atraso seria o fato de ter parado ao longo do caminho para comer gente:
Ela brava porque no tem roupa e ela fugiu ou ento foi comprada [enviada] pelo governo de Porto Velho. Ela gosta mais de criana moqueada. Ela come o que pode e joga o resto para os urubus. Os Jara quebraram seu arco, mas ela ainda tem uma flecha e ainda pode fazer outro arco no caminho. Ela atrai as crianas com bombom [balas], biscoito, bolacha, mata elas, moqueia e come. Voc viu o Z Luis [o filho do casal] no caminho? [Respondo que no, e a mulher afirma ento] Se Joima j no pegou ele! Ela s ataca uma ou duas pessoas de cada vez (K. e D., Santa Rita, 30/7/2002, traduo e parnteses meus)31.

58

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

O detalhe de ela ter sido enviada pelo governo de Rondnia interessante pois coincide com o que dizem os Paumari sobre os Joima que vinham mat-los no passado. De fato, estes vinham sempre do Madeira e de seus afluentes, o que coincide com a localizao geogrfica do perigo atual. Vrios outros rumores do mesmo tipo circularam nessa poca, mas estes foram os dois principais que marcaram, de fato, a vida alde nos veres de 2001 e 2002. Assim, quando o perigo a devorao, o ponto de vista privilegiado o do igitha-animal domstico, assim como quando o perigo a explorao e a dominao econmica, o ponto de vista privilegiado o do empregado. Perguntei-me, ento, se trataria-se aqui unicamente de uma posio pacifista particular dos Paumari ou unicamente de uma maneira de evitar a predao. preciso pensar nas duas posies oscilantes de presa/animal domstico e fregus/empregado como posies alternativas que so ocupadas em um contexto relacional potencialmente perigoso. So os Paumari que oscilam entre uma e outra posio, conforme o contexto no qual se encontram. Ocupam ento a posio fraca, a priori, da presa domesticvel para escapar devorao ou explorao econmica com fraco rendimento relacional. Hoje em dia, o predador potencial no tem escolha. transformado, pelo deslocamento dos prprios paumari, em patro domesticador. a domesticao dos Paumari que permite a pacificao dos estrangeiros vistos como potencialmente perigosos e vorazes. Ou seja, a autocolocao dos Paumari em uma posio de presa domesticvel obriga o estrangeiro a adotar a posio correspondente de pacificador domesticador (ou familia-rizador), o que permitiria afastar o perigo da predao e da devorao, mas tambm controlar a predao potencial pelos prprios Paumari. Da mesma maneira, os Paumari podem procurar fugir da condio precria de fregus, colocando-se sistematicamente na posio de empregado, de forma que o patro lhes deva os cuidados e atenes requeridos nessas circunstncias. Essa idia mais uma vez reafirmada em um outro relato que retraa integrando fatos histricos o primeiro contato comercial com os Brancos e a passagem do estado de guerra intertnica (com os Joima e com os Brancos) era do comrcio, das mercadorias e do clientelismo. A histria 32 conta como Orobana , enviado pelo governo (de Manaus) para pacificar os Paumari, previamente domesticado pelo mestre dos animais (que lhe ensina os hbitos e a lngua paumari), o que lhe permite aproximar-se dos Paumari sem, por sua vez, ser transformado em igitha33 e como, a partir de ento, a situao se inverte, e ele se torna um patro domesticador, provedor de bens e protetor de seus empregados34. A partir do episdio de Orobana, inicia-se a nova era do comrcio e da paz.

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

59

primeira vista, poderamos pensar que o patro passaria a ocupar simplesmente a posio do inimigo, a do predador estrangeiro. Mas o papel do patro nos contextos valorizados pelos Paumari no o de inimigo, e sim, o de domesticador. Ele , portanto, compreendido do ponto de vista da presa familiarizvel paumari (fregus) ou do animal domstico (empregado). O patro ocupa uma posio de autoridade e dominao qual tem de submeter seus fregueses e empregados, mesmo que seja pela fora, mas sua agressividade potencial e o perigo que ele representa (o patro-sol, por exemplo, vermelho como os Americanos35) so controlados pelos Paumari, que se deslocam da posio de presa/fregus para a posio de animal domstico/empregado, impondo assim as condies de realizao da relao em seus prprios termos. Assim, levando essas idias s suas ltimas conseqncias, a arma predatria dos Paumari seria sua capacidade de submisso, submisso esta que obrigaria qualquer interlocutor em posio de dominao a apiedar-se deles e a adot-los, como se fossem, de fato, patinhos sem me. Haveria nessa capacidade de neutralizao do perigo predatrio uma potncia e uma fora excepcional, um poder de controle que talvez, neste trabalho, eu ainda no tenha conseguido descrever ou explicar de maneira adequada. Esse controle exercido pelos Paumari quando insistem em submeter-se lembra, em muitos aspectos, a anlise deleuziana do sadismo e do masoquismo (e ter de ser pensado posteriormente em relao a ela). De fato, Deleuze mostra como, no caso do masoquista, a submisso lei e ao castigo, subvertendo e denegando humoristicamente a lei em si e a culpabilidade, permite que o seu objetivo (o prazer) seja atingido (Deleuze 1967:77-79, 105-115). Creio que essa teoria paumari do clientelismo e do controle do outro atravs de sua pacificao representaria, sem dvida, uma transformao do tema da familiarizao na Amaznia. A transformao do predador/inimigo em patro/domesticador se faz atravs do reposicionamento dos prprios Paumari, que se deslocam literalmente da posio de presa/fregus para a posio de ser domesticvel/empregado. Assim, preferindo a submisso devorao, eles talvez controlem o perigo da predao.
Recebido em 10 de dezembro de 2004 Aprovado em 15 de abril de 2005

Oiara Bonilla doutoranda no Laboratoire dAnthropologie Sociale da cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, Paris. Email: <oiarabonilla@hotmail.com>

60

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

Notas

* Este ensaio uma verso corrigida e ampliada de uma reflexo em curso que foi apresentada em junho de 2004, na 24a Reunio da ABA (Frum de pesquisa: Transformaes Indgenas: modos e regimes de alterao e segmentao), em Olinda e na reunio do NuTi Pronex (25/06/2004), no Museu Nacional (UFRJ). Os dados e as idias aqui expostos tinham sido apresentados em 2003 no Seminrio Americanista e no curso de Philippe Descola (EHESS, Paris). Agradeo a AnneChristine Taylor, Tnia Stolze Lima, Eduardo Viveiros de Castro, Philippe Descola, Philippe Erikson e Mrnio Teixeira Pinto pela oportunidade que me deram de apresentar este primeiro trabalho sobre os Paumari e pelas observaes e sugestes que me fizeram. Agradeo a Shirley Chapman e Meinke Salzer pelos relatos que me fizeram sobre o tempo que passaram na rea e os inmeros esclarecimentos que me forneceram sobre a gramtica paumari. Os erros eventuais so de minha inteira responsabilidade.
1

O termo ariathi designa a lngua paumari do ponto de vista do falante, o termo

pamoari athini sendo usado do ponto de vista do no-falante ou do aprendiz da lngua e contrapondo-se ao jara athini (a lngua portuguesa). Quando um termo usado pelos Paumari nas duas lnguas (paumari e portugus) procurei apresentar os dois termos (em portugus e em pamoari). Os termos usados habitualmente em portugus aparecem grifados como se fossem palavras paumari (paumari, americano).
2

Shirley Chapman, da Sociedade Internacional de Lingstica, chegou ao

Marah em 1964 e trabalhou trinta anos na rea.


3

Treponema carateum . Treponematose endmica (sfilis no-venrea) que

causa modificaes na cor em algumas zonas da pele, podendo sugerir uma forma de pintura. A doena foi erradicada pelas missionrias do SIL com administraes de penicilina. Essa afeco parece cumprir o papel de marca identitria (tatuagem ou pintura corporal) para os Paumari, e sua origem contada em um mito sobre o qual no caberia falar aqui.
4

Hoje, os Paumari e alguns regionais tambm evocam a ingesto de banha

de peixe, de pirarucu, principalmente, como causa da doena de pele.


5

At a chegada da misso evanglica em 1964 (SIL) na rea e a posterior fi-

xao (relativa) da populao paumari em aldeias, os Paumari circulavam constantemente entre os lagos de diversos afluentes dos Purus: Sepatini, Ituxi, Tapau. Isso

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

61

provavelmente permitia que escapassem do controle dos patres sobre suas vidas e atividades (inclusive comerciais com diversos patres e regates).
/ 6

Produo aqui o termo usado em portugus pelos Paumari e designa todo

produto extrado do meio ambiente (e no produzido, no sentido de fabricado). Hoje em dia, o artesanato produzido para venda e trocado por dinheiro e mercadorias, mas cada tipo de objeto designado pelo termo especfico que descreve seu processo de fabricao. Assim, uma mulher pode se referir a seus balaios como kodivaraja (meus balaios) ou kodirabahi (o que eu teci).
7

Designao da goma-elstica de vrias espcies de Hevea ( Aurlio eletr-

nico 2000).
8

Fruto da sorveira. rvore apocincea (Couma guianensis), da floresta mi-

da, que se caracteriza pelos frutos bacceos, comestveis e cujo ltex amargo, no servindo para beber (Aurlio eletrnico 2000).
9

Hoje, outros tipos de afastamentos apareceram. Trata-se dos cursos de pro-

fessores e de enfermagem que so periodicamente organizados em Lbrea, em outras aldeias ou em outras cidades da regio. O aluno sai da aldeia por perodos mais curtos, mas repete a experincia por vrios anos, podendo conviver com os Jara e com os Joima , sem deixar de aprender o jeito dos Jara . Se ele no tem tempo de estabelecer relaes duradouras com Brancos nessas ocasies, em compensao, passa a ganhar uma posio profissional (reconhecida pelos Brancos) e, sobretudo, um salrio, ou seja, outra forma de ganhar acesso a bens de consumo. Por outro lado, creio que os cursos bblicos organizados todos os anos pela misso evanglica, em Porto Velho, tambm tm de ser analisados nesta perspectiva, levando em considerao que eles do a possibilidade a casais de sarem da aldeia, pois no tenho conhecimento de solteiros que participem desse tipo de curso (com excesso de um rapaz que foi enviado pelas missionrias do SIL para estudar por vrios anos em um colgio evanglico no Mato Grosso e que hoje j regressou aldeia).
10

Assim, muitos afirmam hoje: eu me criei com jara (eu cresci e vivi com eles).

o que dizem, inclusive, alguns patrezinhos atuais (mesmo que em um sentido um pouco diferente) quando querem diferenciar-se de seus antigos patres e de sua cruel reputao: ns nos criamos com os caboclos, hoje somos compadres.
11

Os principais patres para os quais os Paumari trabalhavam se instalaram

em Lbrea ou em outras cidades amaznicas onde so hoje donos de lojas, hotis

62

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

e postos de gasolina. Muitos fregueses (regionais) desses patres ficaram na beira do rio e so os chamados patrezinhos, outros tornaram-se regates.
12

Professor ojomoihi abono (alma-corpo que ensina); pescador: araba abono

etc. O termo abonoi designa o tronco (do corpo), o corpo como um todo e a alma-corpo (princpio anmico associado corporalidade, esprito, ou corpo animado).
13

O ritual ihinika consiste principalmente na introduo (pelo xam) no abo-

noi (alma-corpo) da criana dos abonoi de todos os alimentos que ela pode vir a ingerir ao longo da vida.
14

Isso acontece geralmente (mas no unicamente) quando os pais no res-

peitam as prescries (kaaji) a serem seguidas aps a realizao do ihinika (no bater na criana, no deix-la machucar-se nem assustar-se, no deix-la cair etc.).
15

Esse parece ser o destino pstumo predileto dos xams. Em Paumari, kodinavijava designa minha/meu (filha/o de) criao (adoo) e

16

kodigitha, meu animal de estimao (familiarizao). Note-se que a lngua portuguesa permite essa ambigidade entre ser criado por algum e ser criado de algum.
17

O termo ijaari significa gente, pessoas e no usado como autodenomina-

o, nem com valor de primeira pessoa do plural, como em portugus: a gente.


18

As palavras fera e inseto, em portugus, so usadas como sinnimos de tapoija. A mesma formao gramatical pode indicar o material do qual feita algu-

19

ma coisa e, por extenso, sua qualidade, sua aparncia. Assim, jadi kagorahi, uma casa feita de pedra (Chapman, S. e Salzer, M. 1998).
20

Essa aparente hesitao (no contexto comercial e predatrio) entre as posi-

es, no exatamente equivalentes de fregus e empregado, ter de ser analisada no contexto dos rituais ihinika e amamajo, em relao s concepes paumari sobre o corpo e a pessoa.
21

Sobre a questo da compensao da predao atravs da domesticao de

animais, ver Descola 1999 e Erikson 1984.


22

Os Jobiri so provavelmente os Jubery ou Juberis descritos pelos viajantes

como um subgrupo Puru-puru. Para os Paumari, hoje, os Jobiri eram seus guerreiros,

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

63

seu exrcito, e o pertencimento a essa categoria guerreira era hereditrio (transmitindo-se tanto patri como matrilinearmente).
23

Os Apurin so Arawak e so os mais prximos vizinhos dos Paumari. Atual-

mente, os outros vizinhos prximos so todos grupos arau, culturalmente e lingisticamente mais prximos dos Paumari.
24

A informante faz referncia aqui ao ritual ihinika, introduo do abonoi dos

alimentos no abonoi da criana. O barijaro uma substncia vegetal mgica usada nesse ritual e administrada em vrios momentos criana. Ela deve proteger os abonoi dos alimentos que vm constituir seu prprio abonoi (alma-corpo).
25

Hoje ocupado pelos Apurin que compartilham a Terra Indgena do Lago

Marah com os Paumari.


26

Os Joima so sempre descritos como mais escuros que os Paumari. Neste con-

texto, o termo usado em portugus bronzear-se pode tambm significar camuflar-se.


27

A evocao destas rodas coincide com uma parte do ritual paumari de pu-

berdade das moas (Amamajo).


28

Os Americanos so altos, tm olhos claros e pele avermelhada. Esta ltima ca-

racterstica seria o sinal de sua predileo pela carne humana. Nota-se que o safini kapamoarihi, o patro-sol, tem essas mesmas caractersticas e apontado como responsvel por vrias doenas que provocam febre muito alta. Portanto, comer carne humana atributo de pessoas demasiadamente escuras ou avermelhadas. Assim, a ingesto de alimentos tem repercusses corporais visveis. Da mesma maneira, a ingesto excessiva de banha de peixe provocaria a colorao da plumagem dos pssaros e tambm a pinta, manchando a pele dos Paumari. Os Paumari, mais uma vez, encontramse do lado dos igitha, pssaros, mas tambm animais familiares, por excelncia.
29

Os marginais mais perigosos vm de Porto Velho e esto na famosa priso de

segurana mxima de Urso Branco, da qual fogem, de fato, regularmente. H marginais em todas as cidades, em Lbrea, Tapau e Manaus. Mas eles no parecem representar um perigo to real quanto os que vm de Porto Velho.
30

Perguntavam-me o que eu faria se encontrasse com ela, pois ela no falava

nem paumari nem portugus.

64

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

31

O fato de poder assustar a antroploga tambm entra, provavel-

mente, em jogo nesses momentos. Mas o efeito desses boatos coletivo, e todos os levam a srio.
32

Sem dvida, trata-se aqui de Manoel Urbano da Encarnao, que

viajou pelo Purus na segunda metade do sculo XIX. Foi um de seus desbravadores e um fundador de povoados (Cunha 1960 [1906]:80).
33

Os Jara eram, at ento, temidos pelos Paumari pois, segundo con-

tam os relatos, vinham para mat-los e devor-los. Os xams defendiam os Paumari transformando os invasores em aves (igitha raboki) ou mandando insetos devorar suas provises.
34

No final do relato, Orobana adota uma criana paumari e a leva

para Manaus, onde esta aprende a lngua portuguesa (jara athini).


35

Ver nota 29.

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

65

Referncias bibliogrficas

BROWN, Charles Barrington e LIDSTONE, William. 1878. Fifteen thousand miles on the Amazon and its tributaries. Stanford, London. 520 p. CHANDLESS, William. 1949 [1869]. Notas sobre o rio Purus. Arquivos da Associao Comercial do Amazonas, 9(3):21-29;10(3): 29-40. CHAPMAN, Shirley e SALZER, Meinke. 1998. Dicionrio bilnge nas lnguas paumar e portuguesa e perfil gramatical. Porto Velho: Sociedade Internacional de Lingstica. COUTINHO, Joo Martins da Silva. 1863. Relatrio da explorao do rio Pur. In: Relatrio da Repartio dos Negcios dAgricultura Commercio e Obras Publicas (1864), apresentado Assemblia Geral Legislativa na 3a sesso da 12a Legislatura, em 15 de maio de 1865. Anexo 0:5-96. CUNHA, Euclides da. 1960 [1906]. O rio Purus. Rio de Janeiro: SPVEA. Coleo Pedro Teixeira. 95p. CUNHA NEIVA, Tania Maria. 1975. Alguns dados sobre o grupo paumary. Rio de Janeiro: Museu do ndio / Fundao Nacional do ndio, Ms. DELEUZE, Gilles. 1967. Prsentation de Sacher-Masoch. Le froid et le cruel. Paris: Les Editions de Minuit. DESCOLA, Philippe. 1999. Des proies bienveillantes. Le traitement du gibier dans la chasse amazonienne. In: F. Hritier (dir.), De la

violence II. Paris: Odile Jacob. pp. 19-44. ERIKSON, Philippe. 1984. De lapprivoisement lapprovisionnement: chasse, alliance et familiarisation en 140. FAUSTO, Carlos. 2002. Banquete de gente: comensalidade e canibalismo na Amaznia. Mana. Estudos de Antropologia Social , 8(2):7-44. KROEMER, Gnter. 1985. Cuxiuara: o Purus dos indgenas. Ensaio etnohistrico e etnogrfico sobre os ndios do mdio Purus. So Paulo: Loyola. 172pp. LABRE, Antonio Rodrigues Pereira. 1872. Rio Purs. Noticia. Maranho: Typ. do Paiz. POLLOCK, David. 1985. Looking for a sister: Culina siblingship and affinity. In: K. Kensinger (ed.). The sibling relationship in Lowland South America. Working Papers on South American Indians, 7:8-15. VILAA, Aparecida. 2002. Making kin out of others in Amazonia. Journal of the Royal Anthropological Institute, 8(2):347-365. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996. Os pronomes cosmolgicos e o perspectivismo amerndio. Mana. Estudos de Antropologia Social, 2(2):115-144. Amazonie amrindienne. Techniques et Cultures, 9: 105-

66

O BOM PATRO E O INIMIGO VORAZ: PREDAO E COMRCIO NA COSMOLOGIA PAUMARI

Resumo

Abstract

Este ensaio etnogrfico uma anlise da sociologia relacional paumari. Ele parte da observao segundo a qual toda a relao estabelecida entre um Paumari e outro ser rapidamente definida em termos comerciais. Mas essa mercantilizao das relaes vai alm dos fatos cotidianos, pois figuras como o patro e o empregado so encontradas em vrios nveis da cosmologia paumari. Minha hiptese consiste em pensar que, para os Paumari, a relao comercial a relao por excelncia. Tento, ento, mostrar que em um mundo povoado por seres potencialmente sociais, os Paumari concebem a si prprios como ocupando preferencialmente a posio de presa/animal domstico, que corresponde, em muitos aspectos, posio de fregus/empregado, o que deve ser pensado em relao histria da regio e s trs dimenses bsicas da economia simblica da Amaznia. Palavras-chave Paumari, Predao, Familiarizao, Comrcio, Patres

This ethnographic essay is an analysis of the Paumari relational sociology. It proceeds from the observation that any relationship established between the Paumari and other beings is quickly defined in commercial terms. However, this 'commercialization of relationships' extends far beyond the everyday, since figures such as the 'boss' and the 'employee' are encountered at various levels of Paumari cosmology. My working hypothesis is that, for the Paumari, commercial relations are the relations par excellence. I attempt to show, therefore, that in a world populated by potentially social beings, the Paumari imagine themselves to occupy (by preference) the position of domestic prey/animal or pet. In turn, this position corresponds in many aspects to the position of guest/employee a correlation which becomes clearer when examined in relation to the region's history and the three basic dimensions of the Amazonian symbolic economy. Key words Paumari, Predation, Familiarization, Trade, Bosses

Vous aimerez peut-être aussi