Vous êtes sur la page 1sur 40

A

Intervir para a igualdade entre Mulheres e Homens no Trabalho e na Vida


Programa de Formao de Professores/as em Igualdade entre Mulheres e Homens

Projecto co-financiado por:

UNIO EUROPEIA
FUNDO SOCIAL EUROPEU

Intervir para a Igualdade entre Mulheres e Homens no Trabalho e na Vida Programa de Formao de Professores/as em Igualdade entre Mulheres e Homens
Autora: Maria Jos Maurcio Tel.: 21 323 6500 Fax: 21 323 6695 E-mail: cgtp@cgtp.pt Produo: Formiga Amarela, Textos e Imagens Paginao: Full Design Setembro/2006 Parceria de Desenvolvimento:

Programa de Formao de Professores/as

ndice
1. Contextualizao do Curso ............................... 7 2. Objectivos do Curso ........................................ 8 3. Perfil de Entrada ............................................. 8 4. Perfil de Sada ................................................ 9 5. Plano Curricular ............................................... 9 6. Seleco de Formandos/as ............................. 10 7. Desenvolvimento Programtico ......................... 11
7.1. Mdulo I. Acolhimento, Integrao e Organizao do Curso 7.2. Mdulo II. Identidade e Gnero na Relao Pedaggica e na Prtica Social 7.3. Mdulo III. Comunicao, Linguagem e Relacionamento no Espao de Formao 7.4. Mdulo IV. Os Esteretipos de Gnero 7.5. Mdulo V. Cidadania, Igualdade, Igualdade de Oportunidades e Desenvolvimento social. 7.6. Mdulo VI. Como Fazer para a Mudana 7.7. Mdulo VII. A Igualdade de Oportunidades no Acesso ao Emprego, no Local de Trabalho e na Formao Profissional 7.8. Mdulo VIII. Valor Social da Maternidade e da Paternidade e Conciliao entre Vida Familiar e Actividade Profissional. 7.9. Mdulo IX. Encerramento do Curso

8. Sistemas de Avaliao .................................... 20 9. Certificao ................................................. 21 10. Material pedaggico .................................... 21


10.1. Sugestes de actividade: Fichas Sntese dos Mdulos 10.2. Bibliografia recomendada 10.3. Materiais e equipamentos

11. Espaos de Formao .................................. 26 12. Fichas Sntese dos Mdulos .......................... 27

Programa de Formao de Professores/as

Apresentao
O Programa de Formao para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens foi concebido e realizado no mbito do Projecto Equal Agir para a Igualdade, constituindo um dos elementos da Mala Pedaggica para a Formao de Formadores/as e Professores/as, e tem como suporte didctico as Fichas Pedaggicas para a Igualdade entre Mulheres e Homens. um instrumento para ser utilizado em formao presencial, em contexto de sala de formao, com elevada incidncia em matrias destinadas mudana de comportamentos e atitudes, face ao enraizamento de esteretipos e das representaes sobre os papis e traos de sexo e de gnero inscritos na nossa matriz cultural. Este programa foi testado em vrias aces de sensibilizao/formao destinadas ao pblico-alvo, realizadas em Lisboa, Barreiro e Beja, revelando que a sua estrutura flexvel, o contedo curricular e as metodologias pedaggicas corresponderam s expectativas das/os formandas/formandos, motivando-os para a sua aplicao na actividade profissional que desempenham. A prtica de trabalho colectivo e a experincia da Parceria na coordenao deste processo foram decisivas para os resultados obtidos e para a concretizao dos produtos formativos, constituindo um referencial indispensvel na formao de agentes responsveis para a mudana das mentalidades e para a efectivao da igualdade de gnero. Nesta perspectiva, a Mala Pedaggica resultante do trabalho realizado, um instrumento de trabalho para o futuro.

Programa de Formao de Professores/as

1 - Contextualizao do curso
Este curso faz parte das actividades a realizar no projecto AGIR PARA A IGUALDADE, inserido no programa comunitrio EQUAL. A Igualdade entre mulheres e homens, uma vertente fundamental nos programas curriculares dos cursos destinados qualificao de jovens e adultos para a (re)insero na vida profissional, ou na melhoria de conhecimentos, aptides e competncias baseada na aprendizagem ao longo da vida. A proposta de Aco, destinada formao de professores/as, insere-se nesta linha de orientao e visa a alterao de atitudes e comportamentos, nos contextos sociais e laborais, com vista ao reconhecimento e ao exerccio pleno da igualdade entre mulheres e homens, na vida familiar, na actividade profissional e na sociedade. Neste sentido, procuramos valorizar a actividade dos/as professores/as, enquanto profissionais, contribuindo para o aperfeioamento das suas funes, dando-lhes a conhecer novos instrumentos de trabalho e estimular o seu empenho na formao de novas mentalidades, que permitam abertura a outras formas de relacionamento na aco pedaggica, no espao de formao e na construo de valores, que assumam a diferena entre os sexos e reclamem a igualdade de direitos e deveres face sociedade em que vivemos. Tendo presente esta dupla vertente, a proposta apresentada desenvolve-se em torno das seguintes ideias fundamentais: O papel do/a professor/a ou formador/a na relao pedaggica e na mudana de atitudes e comportamentos face a preconceitos instalados; A formao para a cidadania, a conscincia dos direitos e deveres cvicos e na aplicao prtica dos direitos de igualdade e da igualdade de oportunidades; A interveno para a mudana baseada na anlise, mtodos de trabalho e prticas pedaggicas, que permitam a concretizao de objectivos destinados a eliminar procedimentos que levam discriminao e desigualdade entre mulheres e homens. Considerando que a transformao necessria nas mentalidades s possvel com a implementao de medidas de formao, que questionem as formas tradicionais de encarar o estatuto das mulheres e homens, na vida como em sociedade, a presente proposta insere-se numa perspectiva de desenvolvimento social e de cidadania participativa, como componentes fundamentais da democracia. No total de 30 horas, as matrias sero introduzidas de forma gradual, prosseguindo o fio condutor do contedo temtico a fim de alcanar os objectivos que se expem de seguida.

2 - Objectivos do curso
Esta formao desenvolve-se em torno de trs ncleos essenciais: as questes pedaggicas relacionadas com a identidade de gnero e os esteretipos, no processo de comunicao e no relacionamento no espao de formao; a valorizao da experincia prtica no exerccio dos direitos de cidadania; a relevncia dos direitos econmicos e sociais, em igualdade, no mundo do trabalho, com relevncia para os direitos de maternidade e paternidade e a sua funo social, assim como a conciliao entre vida familiar e actividade profissional. O primeiro, desenvolve-se nos mdulo II, III e IV, e destina-se a preparar os/as professores/as ou formadores/as para a introduo da igualdade de oportunidades na sua prtica pedaggica e, atravs dela, contribuir para eliminar processos de excluso que so veiculados pela linguagem dos materiais didcticos, pela influncia cultural exercida pela famlia e pela sociedade, e pela prpria relao no espao de formao. O segundo ncleo, formado pelo mdulos V e VI, direccionado para as questes da cidadania, ou seja, como formar os jovens e adultos para a participao na vida democrtica e para a conscincia do exerccio dos seus direitos e deveres de cidados e cidads. Ser cidado e ser cidad ter estatuto de pertena a uma comunidade onde se deve estabelecer a reciprocidade entre direitos e deveres de cidado-Estado-comunidade. A igualdade e a igualdade de oportunidades so princpios estruturantes da democracia e direitos de cidadania fundamentais. nesta dimenso de cidadania cvica, que se inserem os objectivos do conjunto de temas propostos, onde a par das noes tericas se pretende compreender a realidade e testar a vivncia social, luz dos princpios institudos na legislao nacional e comunitria. No seguimento destas matrias, parte-se para o terceiro ncleo compreendido nos mdulos VII, VIII, onde se estuda os problemas reais e concretos do mundo do trabalho e da famlia e que dizem respeito a mulheres e aos homens. Como contribuir para a mudana a questo central deste ncleo, onde se do a conhecer medidas que tm sido implementadas, assim como projectos de formao nacionais e comunitrios da perspectiva da Igualdade de Oportunidades, valorizando as questes do acesso ao emprego sem discriminao, a igualdade de tratamento no local de trabalho e valorizao dos direitos de maternidade e paternidade. So as questes essenciais deste mdulos que encerram a Aco de formao onde se procurou o equilbrio entre noes tericas e realidade prtica, mtodos pedaggicos e exerccio da cidadania, direitos legais institudos e desigualdades existentes, entre homens e mulheres.

3 - Perfil de Entrada
A aco destina-se formao de professores/as que, no exerccio da sua profisso, querem ajudar a formar novas mentalidades introduzindo a anlise de gnero, como conceito operatrio, na aco pedaggica e no relacionamento social no espao de formao.

Programa de Formao de Professores/as

4 - Perfil de Sada
No final da Aco os/as professores/as devem ter adquirido as seguintes competncias: Identificar a importncia da educao na construo do gnero; Identificar problemas e bloqueios sobre a igualdade entre mulheres e homens, transmitidas ao longo de sculos e enraizadas em prticas sociais e culturais que persistem nos nossos dias; Identificar modos e procedimentos que possam inibir os/as formandos/as de expor as suas ideias e incentivar a crtica construtiva, aceitao da diferena e o respeito pela alteridade; Utilizar, adequadamente, os mtodos pedaggicos de acordo com a idade dos/das formandos/as, habilitaes escolares e experincia de vida. Promover e valorizar o papel da educao e da formao na criao de uma cultura de Igualdade de Oportunidades, como um direito de cidadania, incentivando a partilha de responsabilidades entre homens e mulheres, tendo em conta a complexidade social e cultural e as mutaes que vo sofrendo ao longo do tempo, da diversidade de pblicos, a quem se destinam as aces.

5 - Plano Curricular
COMPONENTES DE FORMAO MDULOS I II III IV V VI VII VIII IX Acolhimento, Integrao e Organizao do Curso Identidade e Gnero na Relao Pedaggica e na Prtica Social Comunicao, Linguagem e Relacionamento no Espao de Formao Os Esteretipos de Gnero Cidadania, Igualdade, Igualdade de Oportunidades e Desenvolvimento Social Como Fazer para Contribuir para a Mudana A Igualdade de Oportunidades no Acesso ao Emprego, no Local de Trabalho e na Formao Profissional Valor Social da Maternidade e Paternidade e a Conciliao entre Vida Familiar e Actividade Profissional Encerramento do Curso CARGAS HORRIAS SC 2 2 2 2 2 2 2 2 1 3 14 13 2 2 1 2 2 2 2 CT PS TOTAL 2 4 4 3 4 4 4 4 1 30

TOTAIS
SC Scio-culturais CT Cientfico-tecnolgicas PS Prtica simulada

6 - Seleco de Formandos/as
Critrios de seleco Os/As formandos/as devero ser seleccionados tendo em conta o perfil definido no ponto 3 e os seguintes pr requisitos: Gosto pelo tema e vontade de mudana nas mentalidades, comportamentos e atitudes, fazendo uma reflexo sobre si prprio/a; Convico nos princpios e entendimento sobre a igualdade de oportunidades, como um fim em si mesmo, democraticamente instituda e aceite como princpio universal da cidadania participativa; Perspectiva de ministrar formao, nesta rea; Paridade homem/mulher.

10

Instrumentos de seleco Anlise do currculo, para enquadramento no perfil de entrada; Os/As candidatos/as que no sejam provenientes dos parceiros associados do projecto, ser aplicada entrevista oral ou escrita, aferindo as necessidades de formao e a motivao do formando/a.

Programa de Formao de Professores/as

7 - Desenvolvimento Programtico
7.1 - MDULO I
Acolhimento, Integrao do Grupo e Organizao da Aco 2 Horas
OBJECTIVOS: Acolher e integrar os/as participantes no grupo e o grupo nos objectivos e no contexto do programa formativo. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Apresentao do grupo e do/a formador/a, dar conhecimento ao grupo do plano de sesso e organizao do tempo. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Preparar e estimular a dinmica do grupo de formandos/as, interagindo ao nvel de conhecimentos e experincia pessoal. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: A formao para a igualdade e igualdade de oportunidades no presente contexto do curso; Experincias pessoais e percursos profissionais, que desvelem situaes de desigualdade/igualdade: Principais problemas e potencialidades introduo do mdulo de Igualdade entre mulheres e homens nos programas curriculares. INDICAES METODOLGICAS: Apresentao mtua, com base no jogo de cartes com o nome prprio ou outros dizeres, onde cada um, alternadamente, apresente o parceiro do grupo. Optando pelo nome individual deve definir-se, previamente, os aspectos pessoais que interessa revelar no contexto da apresentao, por exemplo: passatempos, motivos por que participam na aco, experincia profissional, etc.

11

7.2 - MDULO II

Identidade e Gnero na Relao Pedaggica e na Prtica Social 4 Horas


OBJECTIVOS: Desenvolver as competncias, atitudes e comportamentos necessrios para o desempenho crtico de professor/a em igualdade entre mulheres e homens e saber utilizar os conhecimentos adquiridos. Promover competncias para que a educao faa intervir o debate crtico sobre a relao sexo/gnero para que os/as jovens se consciencializem do percurso diferente que cada pessoa percorreu com vista conquista da autonomia e igualdade. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Factores que intervm na vivncia pessoal e nas escolhas profissionais de cada professor/a; Identidade das prprias, opes de vida, valores de referncia e modos diferentes de acolher a imagem cultural do feminino/masculino; Conscincia de si prpria como pessoa e da sua relao pedaggica no espao de formao; OBJECTIVOS ESPECFICOS: Identificar problemas e debater questes sobre a identidade e gnero na relao pedaggica e no espao de formao: Compreender os problemas relacionados com as imagens culturais sobre homem/mulher enraizadas nas mentalidades e transmitidas pela tradio cultural, fazendo apelo pedagogia da mudana. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: Conceito de gnero, identidade/diferena, igualdade/desigualdade e a emergncia da igualdade entre mulheres e homens; A subjectividade sexuada como necessidade de resposta aos anseios de cada um; Definio de identidade masculina/feminina atravs da reflexo sobre si prprio e sobre a sua prpria experincia. INDICAES METODOLGICAS: Exposio inicial do/a formador/a sobre os aspectos tericos e indicao dos mtodos activos a utilizar no decorrer da sesso Trabalho em pequenos grupos para debater as questes de identidade e gnero atravs das experincias vividas seleccionando: escolha da profisso, auto-estima, relao pessoal com o/a outro/a, na actividade profissional, cuidado com a imagem, etc. Anlise de vocbulos, definies de profisses, representaes pictricas, etc, que incidam sobre a identidade a vida quotidiana das mulheres e dos homens no real.

12

Programa de Formao de Professores/as

7.3 - MDULO III

Comunicao, Linguagem e Relacionamento no Espao de Formao 4 Horas


OBJECTIVOS: Desenvolver competncias que permitam identificar os aspectos discriminatrios no processo de comunicao, nos materiais didcticos e no espao de formao e educao, com prioridade ao saber ser. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Os processos de construo social do gnero: simbolismo; organizao social do trabalho; reproduo da discriminao na individualidade feminina/masculina; A linguagem como construo de identidade; Os materiais didcticos e a fora das imagens na construo social do gnero; A histria e o lugar das mulheres e dos homens no mundo: a famlia, o meio social, os direitos legais e as instituies. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Identificar aspectos discriminatrios na linguagem, na comunicao e no relacionamento no espao social, dando prioridade ao saber ser e ao estabelecimento de relaes de equilbrio entre entidade e alteridade; Conhecer como se reflectem, na relao social, os ensinamentos da escola, da famlia e da sociedade, privilegiando a comunicao como processo e evidenciando o reconhecimento das diferenas especficas e a reciprocidade de saberes e experincias individuais. Conceber e listar um conjunto de boas prticas que contrariem os comportamentos discriminatrios atrs referenciados. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: A imagem da mulher e do homem na comunicao social; O contributo que os manuais escolares tm, ou podem ter, na construo das imagens e dos papis ligados ao gnero. Caractersticas de mulheres que ficaram clebres na histria pelos seus feitos e aco, bem como o seu contributo na construo do desenvolvimento social.; A imagem do homem e das mulheres veiculada pelos manuais escolares e comparao com a imagem das mulheres; Caractersticas de mulheres consideradas de forte personalidade que se tenham afirmado pelo seu desempenho profissional, social ou outro e o que se entendo por mulheres de forte personalidade, contrapondo a imagem masculina do sexo forte; INDICAES METODOLGICAS: Exposio inicial sobre os mtodos activos a utilizar; Trabalho de grupo com simulao das caractersticas de mulheres e homens clebres; Trabalho de pesquisa em documentos histricos, vdeo ou gravuras de pocas diferentes.

13

7.4 - MDULO IV

Os Esteretipos de Gnero 3 Horas


OBJECTIVOS: Promover o desenvolvimento de competncias para utilizar adequadamente o enquadramento terico do conceito de esteretipo e o seu desenvolvimento temtico. Desenvolver competncias, atitudes e comportamentos necessrios com vista concretizao da igualdade de gnero, na escola, na vida e na sociedade. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Conceitos de esteretipo e esteretipo de gnero; Contedos dos esteretipos de gnero; Padres de comportamento masculino e feminino; Abordagem terica sobre o desenvolvimento dos esteretipos de gnero; Abordagem sobre papis sociais de gnero, na dupla perspectiva: A diferena de sexo no tem que originar desigualdades de gnero; Os papis sociais, reflectindo cdigos de masculinidade e de feminilidade dominantes, so construes sociais mutveis e no uma fatalidade natural. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Identificar saberes sobre papis, prticas comportamentais e representaes culturais sobre feminino/masculino; Conhecer atitudes face aos esteretipos e orientar no sentido das boas-prticas sobre a igualdade entre mulheres e homens. Saber identificar como os papis sociais de gnero oprimem e condicionam a liberdade de mulheres e homens. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: Associao de palavras a masculino e feminino e sua categorizao, estabelecendo dicotomias como por exemplo: passividade/actividade, pblico/privado; expressividade/instrumentalidade, dominncia/submisso. Assimetrias nas representaes de gnero, reflectindo sobre a sua gnese; Imagens em livros escolares, posters, filmes, etc, sobre os papis e traos de gnero. INDICAES METODOLGICAS: Exposio inicial sobre a metodologia a adoptar, incentivando ao desenvolvimento de projectos de investigao/aco sobre traos psicolgicos e papis sociais de masculino/feminino; Trabalho de pesquisa em grupo incidindo na base de experincias concretas: a) O papel da escola no reforo ou desconstruo dos papis de gnero; b) Como a relao escola/famlia; c) Comportamentos de rapazes/raparigas em contexto de sala de aula d) O papel das professoras e dos professores como agentes de mudana. Discusso dos resultados

14

Programa de Formao de Professores/as

7.5 - MDULO V

Cidadania, igualdade, igualdade de oportunidades e desenvolvimento social - 4 Horas


OBJECTIVOS: Caracterizar aspectos essenciais das noes de cidadania, igualdade, igualdade de oportunidades e contextualiz-las nas prticas pedaggicas do sistema educativo vigente; Identificar o desenvolvimento social com o processo histrico dando visibilidade aco e participao das mulheres nesse processo. CONTEDOS PROGRAMTICOS: A Lei de Bases do Sistema Educativo e a Igualdade de Oportunidades; Legislao nacional e comunitria sobre direitos de cidadania; Estratgias para a implementao da igualdade de gnero, enquanto critrio fundamental da democracia; A igualdade de oportunidades como motor de desenvolvimento. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Reconhecer a igualdade de oportunidades como um direito de cidadania; Conhecer os aspectos jurdicos da no discriminao e da igualdade de homens e mulheres; Reflectir sobre a anlise de dados e detectar os obstculos no acesso das mulheres e dos homens aos processos de deciso; Identificar legislao nacional e comunitria sobre direitos de cidadania; Conhecer as mudanas estruturais do ponto de vista poltico, econmico e social, e o sentido das suas determinaes; Identificar prticas anunciadoras de uma pedagogia da igualdade no contexto do desenvolvimento social. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: Os direitos constitucionais: Constituio da Repblica e a Lei de Bases do Sistema de Ensino e outra legislao; Os direitos de cidadania com o processo histrico e a luta das mulheres pelas suas reivindicaes especficas; Dados estatsticos sobre participao das mulheres e dos homens no poder poltico e cargos de deciso; Estratgias de desenvolvimento comunitrio e planos de formao e aprendizagem ao longo da vida. INDICAES METODOLGICAS: Trabalho de grupo para investigao de direitos de cidadania incidindo: O que significa ser cidad ou cidado mulher/homem Como desenvolver a prtica da cidadania Partindo de experincias concretas, como exerce a cidadania em relao escola onde trabalha o/a formando/formanda Experincias concretas da relao de professor/a com os alunos/as sobre o exerccio dos direitos de cidadania Simulao sobre prticas de implementao de programas de aprendizagem e formao em igualdade de oportunidades: Valorizao e integrao dos saberes ao longo da profisso Garantir a participao activa no processo de formao Estimular o gosto pela aprendizagem e formao ao longo da vida.

15

7.6 - MDULO VI

Como fazer para contribuir para a mudana 4 Horas


OBJECTIVOS: Introduo de metodologias activas de compreenso e estruturao de valores, crenas, atitudes e comportamentos. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Como aplicar os instrumentos para a igualdade entre mulheres e homens: Aces positivas Estratgia de mainstreaming Auditoria de gnero. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Conhecer os mtodos e tcnicas para aplicao dos instrumentos de igualdade entre mulheres e homens; Saber aplicar os instrumentos nas situaes concretas; Desenvolver aces positivas. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: O papel da escola na formao, educao e reestruturao de valores, e o seu contributo para o desenvolvimento social; A formao como medida positiva na aplicao de novas prticas e estratgias para a mudana qualificada da participao das mulheres no trabalho e na sociedade. INDICAES METODOLGICAS: Apresentao das medidas positivas do projecto NOW LUNA e discusso sobre o papel do professor/a na sua implementao; Apresentao do projecto de Coeducao: do princpio ao desenvolvimento de uma prtica, e o seu impacto na formao de docentes como inovao pedaggica. Na base dos textos de apoio escolhidos para a aco de formao

16

Programa de Formao de Professores/as

7.7 - MDULO VII


A igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, no local de trabalho e na formao profissional - 4 Horas OBJECTIVOS: Identificar situaes de discriminao, conhecer os direitos consagrados e os aspectos jurdicos da no discriminao e da igualdade entre homens e mulheres; Saber agir em caso da violao desses direitos. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Direitos constitucionais; Legislao de trabalho; Proteco social. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Identificar situaes de discriminao no acesso ao emprego, no local de trabalho e na formao, em relao s mulheres; Conhecer as noes de discriminao directa e indirecta; Compreender a dimenso da valorizao profissional; Identificar processos e mecanismos de defesa dos direitos dos trabalhadores/as. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: Legislao: Acesso ao emprego Carreira profissional Categorias profissionais Formao profissional Retribuio Trabalho nocturno Trabalhos proibidos ou condicionados Horrio flexvel. Como agir em caso de violao dos direitos igualdade Sanes laborais. INDICAES METODOLGICAS: Partindo da experincia concreta de cada formando/a: Apresentao de situaes e debater os problemas inerentes situao concreta da escola onde trabalham, enquanto trabalhadores/as Estudo de casos sobre violao do direito igualdade; Simulaes sobre experincias reais; Identificao de boas prticas em relao s condies de trabalho dos/as professores professoras.

17

7.8 - MDULO VIII

Valor social da maternidade e paternidade e a conciliao entre vida familiar e actividade profissional - 4 Horas
OBJECTIVOS: Identificar a funo social da maternidade e paternidade e a legislao e sua aplicao prtica no local de trabalho. Identificar medidas de conciliao entre actividade profissional e vida familiar, enquanto direito de responsabilidade tanto dos homens como das mulheres. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Os direitos de igualdade na proteco da maternidade e paternidade e sua efectivao; Boas prticas de conciliao entre vida familiar e actividade profissional OBJECTIVOS ESPECFICOS: Identificar a legislao de proteco de maternidade e paternidade; Identificar as boas-prticas conciliatrias entre vida familiar e actividade profissional Identificar a promoo da igualdade entre mulheres e homens como factor de equilbrio entre: famlia-trabalho sociedade. Identificar boas prticas no domnio da igualdade de mulheres e homens nas escolas enquanto local de trabalho. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: Legislao: maternidade e paternidade Proteco ao despedimento de grvidas, purperas ou lactantes Direitos me/pai Direitos de conciliao trabalho-famlia. Legislao sobre igualdade No discriminao no acesso carreira profissional, progresso Retribuio e formao profissional O papel da CITE como entidade nacional competente para emitir o parecer prvio e obrigatrio em caso de despedimento de grvidas, purperas e lactantes. INDICAES METODOLGICAS: Exposio e anlise sobre legislao em causa, respostas legislativas e medidas a implementar; Estudos de casos sobre violao dos direitos de maternidade e paternidade; Simulaes sobre situaes concertas de aplicao de medidas positivas e boas-prticas para a conciliao da vida familiar e actividade profissional.

18

Programa de Formao de Professores/as

7.9 - X Encerramento: 1 Hora


OBJECTIVO: Proceder ao balano da Aco realizada. CONTEDOS PROGRAMTICOS: Apreciao crtica. OBJECTIVOS ESPECFICOS: Apreciar o curso por escrito; Expressar, oralmente, opinio sobre o curso; Conhecer e analisar o aproveitamento do/a formando/a do curso e as perspectivas da sua aplicao prtica. DESENVOLVIMENTO PROGRAMTICO: Questionrio escrito de apreciao do curso; Exteriorizao, oral, da opinio pessoal de cada formando/a sobre o curso; Nvel de aquisio e consolidao de conhecimentos; Transferibilidade para a prtica docente; Perspectivas de continuidade de formao. INDICAES METODOLGICAS: A sesso de encerramento da responsabilidade da coordenao da Aco e deve ser orientada no sentido de troca de experincias sobre a dinmica de grupo, os objectivos alcanados e o perfil de sada do/a formador/a. Devem ser distribudos os resultados finais da avaliao de conhecimentos.

19

8 - Sistemas de Avaliao
A avaliao um processo sistemtico que dever ser feito para detectar o nvel inicial dos/as formandos/as, tal como as suas dificuldades durante a formao e os resultados da aprendizagem e dever ser feita de duas formas distintas: A avaliao formativa: funcionar como reguladora do processo formativo, facultando aos/s formandos/as um feed-back fivel sobre a aprendizagem e suas dificuldades, e permite ao/ formador/a implementar estratgias remediativas de formao; A avaliao sumativa: incidir sobre o domnio dos objectivos e obtida pelo controlo da aprendizagem mdulo a mdulo. A avaliao sumativa permitir a classificao final dos/as formandos/as. So hiptese de parmetros para fazerem parte da grelha de avaliao: Exerccios de aplicao Exerccios prticos Actividade desenvolvida nas sesses Participao e interesse demonstrados Assiduidade Pontualidade Testes da avaliao global

20

INSTRUMENTOS DE AVALIAO:
Testes de auto-avaliao e grelhas de observao dos/as formandos/as. A avaliao feita por mdulo ou bloco de mdulos e traduz-se na apreciao dos resultados de cada formando/a de forma qualitativa e quantitativa. A avaliao quantitativa atribuda numa escala de 0 a 20.

FACTORES DE PONDERAO Considerar uma ponderao igual para todos os mdulos que constituem o curso, dado que os mdulos tm todos a mesma importncia. Assim, a nota final aquela que resulta da mdia aritmtica das notas dos vrios mdulos.

Programa de Formao de Professores/as

9 - Certificao
No final do curso ser atribudo um certificado de aproveitamento. Neste constar a composio modular do curso e respectivas cargas horrias e a classificao qualitativa obtida, utilizando para o efeito a seguinte tabela de converso:
Avaliao obtida no final da aco Classificao a constar no Certificado de formao

0-9 10-13 14-17 18-20

Frequncia Suficiente Bom Muito Bom

Aos/s formandos/as que tenham obtido menos de 10 valores ser atribudo um certificado de frequncia do curso.

10 - Material Pedaggico
10. 1. Sugestes de Actividade:
A - Fichas sntese do mdulo de Igualdade entre Mulheres e Homens As fichas sntese constituem um instrumento de consolidao de conhecimentos, que podero servir de orientao ao Formador/a para apresentar aos formandos/as sugestes de trabalho de final de mdulo. Esta metodologia complementar utilizao de outros produtos que constituem a Mala Pedaggica e que esto referidas em B. B Produtos do projecto AGIR PARA A IGUALDADE AEBJC/CGTP/CITE/IEFP/INOVINTER (2004), Perfil Profissional Formador/a de Igualdade entre Mulheres e Homens, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL Carrilho, Helena (2004), Guia de Direitos, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL CESIS/CGTP (2004), Metodologias de Interveno entre Mulheres e Homens nos Locais de Trabalho, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL Duvideo (2004), Como Desenvolver Aces Positivas nas Empresas/Organizaes e Resultados do Projecto, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL

21

Granja, Berta (2004), Aces Positivas para a Igualdade de Oportunidades no Trabalho e no Emprego, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL IBJC (2004), Metodologias de Anlise das Condies de Trabalho na Perspectiva de Promoo da Igualdade entre Mulheres e Homens, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL Nascimento, Sandra (2004), Fichas de Actividades Pedaggicas para a Formao em Igualdade entre Mulheres e Homens, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL Penilo, Pedro (2004), Banda Desenhada de Apoio s Aces de Sensibilizao na rea da Igualdade entre Mulheres e Homens, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL Xpress (2004), Videograma de Apoio s Aces de Sensibilizao na rea da Igualdade entre Mulheres e Homens, Lisboa, Lisboa, projecto Agir para a Igualdade - financiado pelo programa EQUAL

22

10. 2. Bibliografia Recomendada: Textos e documentos seleccionados pelo/a formador/a tendo em conta: Os temas da aco formativa; O perfil de entrada dos/as formandos/as O interesse dos textos face aos objectivos da aco

A - Obras para apoio pedaggico para a formao em Igualdade entre mulheres e homens:
ALARCO, I. & Tavares, J. (2002), Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coimbra, Almedina. Anncios de Emprego e outras formas de Publicidade Discriminao em Funo do sexo, CITE, 1999. AMANCIO, Lgia, Masculino e Feminino. A Construo Social da Diferena (1994), Porto, Afrontamento ARAJO, H., Henriques, F. (2000) Poltica para a Igualdade entre os Sexos em Educao em Portugal, Ex-Equo, n.2/3, pp. 141-151. BENTO, L., Salgado, C.T. (2001), A Formao Pragmtica Um Novo Olhar, Cascais, Ed. Pergaminho

Programa de Formao de Professores/as


CIDM (1999) A Igualdade de Gnero Caminhos e atalhos para uma Sociedade Inclusiva, Cadernos Condio Feminina, Lisboa CIDM (1999), Educao para a Cidadania, Cadernos Coeducao, Lisboa CIDM (1999), Esteretipos de Gnero, Cadernos Coeducao, Lisboa CIDM (1999), Identidade e Gnero na Prtica Educativa, Cadernos Coeducao, Lisboa CIDM (1999), Orientao e Identidade de Gnero: A Relao Pedaggica, Cadernos Coeducao, Lisboa CITE (2003), Manual de Formao de Formadores/as em Igualdade entre Mulheres e Homens, Lisboa Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens no Trabalho, no Emprego e na Formao Profissional Legislao, Lisboa, CITE, 2002 (3 ed.). FERNANDES, J. V. (1987), A Escola e a desigualdade sexual, Lisboa, Livros Horizonte GUERREIRO, Maria das Dores e LOURENO, Vanda, Boas Prticas de Conciliao entre a vida profissional e a vida familiar Manual para as empresas, Lisboa, Cite, 2001 (3 ed.). MARTELO, M. J. (1991), A Escola e a Construo de Identidade para Raparigas. O Exemplo dos Manuais Escolares, Coleco Mudar Atitudes, Lisboa, Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. MESSING, Karen (dir.) Compreender o Trabalho das Mulheres para o Transformar, Lisboa, CITE, 2000. PARECERES da CITE no ano de 2000, CITE 2001. PARECERES da CITE no ano de 2001, CITE, 2003. PERISTA, Helosa, CHAGAS LOPES, Margarida (coord.) A Licena de paternidade Um direito Novo para a Promoo da Igualdade, Lisboa, Coleco Estudos, edio do MTSS, 1999. PROJECTO NOW LUNA (CGTP), Igualdade de Oportunidades e Tratamento no Trabalho e na Sociedade, fichas de Formao, edio financiada pelo Fundo Social Europeu Simpson, William (1993), A Motivao, Lisboa, Gradiva VALA, Jorge (1993) Representaes Sociais: para uma psicologia social do pensamento social in J. Vala & M.B. Monteiro (coords.), Psicologia Social, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, pp.353-384.

23

B - Publicaes do IEFP Coleco Aprender (IEFP) ns 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 14, 17, 20, 22, 25 Coleco Formar Pedagogicamente (IEFP) ns 1, 2, 4, 5, 6, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 20, 22, 24 C Obras gerais/videogramas sobre a Igualdade entre mulheres/homens CIDM (1999), Afinal, o que a Democracia Paritria?, Lisboa, Coleco Informar as Mulheres, N. 20 CIDM (2000), Receitas para o Mainstreaming, Lisboa, Coleco Bem Me Quer CIDM (2001) Na Poltica, as Mulheres so Capazes, Lisboa CIDM (2003), Igualdade de Gnero, Lisboa CITE (1998), Igualdade de Oportunidades: Trabalho, Emprego e Formao Profissional Normas Comunitrias, Direito Convencional e outros Compromissos Internacionais, Lisboa, Coleco Legislao CITE (1999), Anncios de Emprego e Outras Formas de Publicidade Discriminao em Funo do Sexo, Lisboa CITE (1999), Edio Comemorativa dos 20 anos da CITE (1979-1999) Pareceres, Lisboa CITE (2001), Pareceres da CITE do ano 2000, Lisboa CIDM (2001), Portugal, Situao das Mulheres - 2001, Lisboa CITE (2002), Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens no Trabalho, no Emprego e na Formao Profissional Legislao, Lisboa CITE (2003), Igualdade de Gnero no Mercado de Trabalho (vdeo pedaggico), Lisboa CITE (2003), Pareceres da CITE do ano 2001, Lisboa CITE (2003), Uma Famlia Normal (vdeo pedaggico), Lisboa Guerreiro, Maria das Dores e Loureno, Vanda (2001), Boas Prticas de Conciliao entre Vida Profissional e Vida Familiar Manual para Empresas, Lisboa, CITE Messing, Karen (2000), Compreender o Trabalho das Mulheres para o Transformar, Lisboa, CITE Ministrio do Trabalho e da Solidariedade (1999), Igualdade de Oportunidades, in Sociedade e Trabalho, N. 6

24

Programa de Formao de Professores/as


Parker, Vitria (2000), Os Direitos das Mulheres, Lisboa, Grdiva Pblico,. Perista, Helosa, Chagas Lopes, Margarida (coord.) (1999), A Licena de Paternidade Um direito Novo para a Promoo da Igualdade, Lisboa, Coleco Estudos, CITE Projecto NOW LUNA (CGTP), O Longo Caminho para a Igualdade Algumas Referncias sobre a Situao das Mulheres ao Longo dos Tempos, edio financiada pelo Fundo Social Europeu Silva, Manuela (1999), Igualdade de Gnero Caminhos e Atalhos para uma Sociedade Inclusiva, CIDM D - Stios na Internet CIDM, Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres - www.cidm.pt CITE, Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - www.cite.gov.pt INE, Instituto Nacional de Estatstica Perfil Gnero - http://www.ine.pt/PI/genero IEFP, Instituto de emprego e Formao Profissional, www.iefp.pt

10.3 - Materiais e Equipamentos:


Material de consumo corrente: papel, esferogrficas, blocos, folhas de acetato, canetas de acetato e pastas para materiais. Equipamento: Quadro de parede e material de escrita Retroprojector e cran de projeco TV, equipamento de vdeo Outro equipamento solicitado pelo/a formador/a, na medida das disponibilidades

25

11 - Espaos de Formao
Para o presente curso necessrio dispor dos espaos habituais para a formao em sala, nomeadamente: Sala ampla para permitir dispor as mesas dos/as formandos/as em U, arejada, climatizada, iluminada, e com possibilidades de obscurecimento , se possvel; Mesa e cadeira para o/a formador/a; Mesas e cadeiras em nmero suficiente para o nmero de formandos/as do curso e com facilidade de se articularem independentemente, para permitir outra disposio na sala (trabalhos de grupo, por exemplo); Mesas excedentrias para apoio aco (1-2).

26

Programa de Formao de Professores/as

12. Fichas Sntese dos Mdulos

FICHA SNTESE N 1
Mdulo II Identidade e gnero na relao pedaggica e na prtica social
Ideias-chave do mdulo Analisar as escolhas das professoras e dos professores de orientao dos seus percursos de vida pessoal e profissional; Problematizar as possibilidades dessas escolhas em funo do gnero masculino ou feminino; Considerar a insero da problemtica da Igualdade nos processos de educao e nas prticas pedaggicas; Considerar a igualdade de oportunidades na relao pedaggica, como factor de desenvolvimento da pessoa humana. PROPOSTA DE EXERCCIOS PRTICOS Verificar a forma de disposio das/os formandas/os e relacionar com o grupo de pares feminino/masculino, como fenmeno universal no processo de socializao; Analisar as relaes scio/afectivas verificadas no contexto de sala de aula, considerando a seguinte expresso: Face a um mesmo tipo de interrupo ou interveno na aula, os professores consideram-no de maneira diferente consoante se trate de um rapaz ou de uma rapariga. As raparigas so tratadas como rapazes de segunda, como se fossem um rapaz desajeitado do qual se espera pouco rendimento.
Identidade e Gnero na Prtica Educativa, CIDM, 1999

28

ESTRATGIAS POSSVEIS Comparar situaes vivenciadas com os/as alunos/as, a partir da experincia concreta das/os formandas/formandos, em relao s escolhas de orientao profissional; Debater a importncia do desenvolvimento das relaes scio/afectivas e comportamentais em contexto de sala de aula. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

Programa de Formao de Professores/as

FICHA SNTESE N. 2
Mdulo III Comunicao, linguagem e relacionamento no espao de formao
Ideias-chave do mdulo Problematizar as definies nos dicionrios sobre mulher/homem e masculino/feminino; Analisar a linguagem e contedos sobre homens e mulheres veiculadas nos manuais escolares; Analisar as representaes de mulheres e homens ao longo da histria e a invisibilidade do seu envolvimento nos acontecimentos histricos; Considerar a escola como espao de formao para a igualdade de gnero e de oportunidades. PROPOSTA DE EXERCCIOS PRTICOS Analisar os seguintes provrbios identificando o(s) esteretipo(s) subjacente na linguagem: A mulher para a casa, o homem para a rua Em casa manda ela, nela mando eu A burra que faz Im a mulher que sabe latim, livra-te tu e a mim
Linguagem popular

Analisar as seguintes definies identificando os esteretipo(s) subjacente na linguagem: Mulher - fem. de homem; pessoa adulta do sexo feminino depois da puberdade; pessoa do sexo feminino casada; pessoa dos sexo feminino de condio social modesta, em oposio a senhora ... Homem s.m. mamfero primata, bpede, socivel, que se distingue de todos os outros animais pelo dom da palavra e desenvolvimento intelectual; ser vivo composto de matria e esprito; ser humano; pessoa adulta do sexo masculino, varo; (fig.) humanidade ...
Dicionrio da Lngua Portuguesa, 7. Edio, Porto Editora, 1995

29

ESTRATGIAS POSSVEIS Comparar os provrbios com outros dizeres populares, relevando o recurso a esta forma de expresso para representao dos papis e traos psicolgicos das mulheres e dos homens, a partir da experincia concreta das/os formandas/formandos; Debater a dimenso estruturante da linguagem na construo da identidade das mulheres e dos homens no processo de socializao. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

FICHA SNTESE N. 3
Mdulo IV Os esteretipos de gnero
Ideias-chave do mdulo Definir o conceito de esteretipo de sexo e de gnero, papis de gnero e traos de gnero; Saber desenvolver as capacidades de anlise critica na identificao de comportamentos e prticas discriminatrias; Saber utilizar os instrumentos analticos na desconstruo dos preconceitos, atitudes e ideias estereotipas acerca do papel social das mulheres e dos homens; Promover a mudana de mentalidades e construir uma imagem valorizada socialmente das mulheres e dos homens. PROPOSTAS DE EXERCCIOS PRTICOS Tendo como referncia o anncio seguinte, analisar os manuais escolares, segundo as grelhas propostas:

30

Focus, 2005

Programa de Formao de Professores/as


IMAGES E DISCRIMINAO DE CONTEDOS Imagens sempre nunca mais frequente Contextos de vida H M Pblica H M Activos H M Passivos H M hroicas H M Pioneiras H M Criadoras H M Trad. Masculinas H M Trad. Femininas H M Chefia H M Subalternas H M Privada Discriminao de contedos sempre nunca mais frequente

Comportamentos

Personagens

Profisses

Funes

31

LINGUAGEM Sempre frequentes vezes algumas nunca Designao do Universal Construo do Plural Designao das Profisses Enunciao de Caractersticas Nomeao dos Indivduos Homem por humanidade Outras designaes Sempre no masculino Segundo outras regras No masculino No masculino e no feminino Segundo um modelo masculino Em si mesmas Pela relao familiar Por relaes de dependncia Enquanto pessoas No masculino e no feminino Autores Autoras

Autoria dos Textos

ESTRATGIAS POSSVEIS Comparar os resultados obtidos na anlise dos manuais, quanto linguagem e quanto aos contedos, a partir da experincia concreta das/os formandas/formandos; Debater os resultados obtidos, apresentando propostas de alterao. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

32

Programa de Formao de Professores/as

FICHA SNTESE N. 4
Mdulo V Cidadania, igualdade, igualdade de oportunidades e desenvolvimento social
Ideias-chave do mdulo Definir o conceito de cidadania e exerccio da cidadania e a emergncia da educao cvica nas escolas; Considerar a igualdade de gnero como critrio fundamental da democracia. A sociedade ganha com mais participao das mulheres em todas as esferas da vida, no trabalho e na sociedade; Compreender o significado de democracia paritria e a emergncia da igualdade de oportunidades no acesso das mulheres aos cargos de deciso; Relevar a pedagogia da igualdade nas prticas educativas, como forma do exerccio da cidadania; Compreender a promoo da mudana de mentalidades exercendo a cidadania. PROPOSTA DE EXERCCIOS PRTICOS Considerar cada um dos contedos dos artigos constitucionais e analisar qual o estatuto de cidadania das mulheres, neles subjacentes: A igualdade perante a lei envolve o direito de ser promovido nos cargos pblicos, conforme a capacidade ou servios prestados e a negao de qualquer privilgio de nascimento, nobreza, ttulo nobilirquico, sexo ou condio social, salvas, quanto mulher, as diferenas resultantes da sua natureza e bem de famlia [...]
Constituio da Repblica Portuguesa, Artigo 5., 1933.

33

1 Todos os cidados tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. 2 Ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razo de ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica, condio social ou orientao sexual
Constituio da Repblica Portuguesa, Artigo 13., 1976.

ESTRATGIAS POSSVEIS Simular prticas do exerccio de cidadania, no local de trabalho, relativas ao direito dos professores e professoras serem informados dos seus direitos laborais e sindicais, partindo da experincia concreta das/os formandas/os; Debater a representao de mulheres e homens nos rgo de deciso da escola; Comparar dados estatsticos relativos ao nmero de mulheres na profisso de docncia e a sua representao nos lugares de deciso, nos diversos graus de ensino. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

FICHA SNTESE N. 5
Mdulo VI Como fazer para contribuir para a mudana
Ideias-chave do mdulo Conceber uma viso integrada dos instrumentos de mudana: a)aces positivas b)mainstreaming c)auditoria de gnero Compreender o papel das professoras e dos professores, como agentes de mudana das mentalidades; Promover a aplicao das orientaes do II Plano para a Igualdade na situao concreta das escolas dos formandos e formandas; Sublinhar a importncia das competncias adquiridas na concepo, realizao, implementao e monitorizao de planos de aces positivas. PROPOSTAS DE EXERCCIOS PRTICOS Considerar cada um dos textos transcritos e comentar tendo como referncia a experincia dos formandos/as A escola desempenha um papel fundamental na transmisso de valores e nas opes profissionais das/dos jovens. Por esta razo imperioso que a dimenso de gnero seja includa na formao das crianas e dos jovens desde os primeiros nveis de ensino por forma a eliminar os esteretipos em funo do sexo e promover a educao para a igualdade. A sensibilizao e a formao constituem factores estratgicos para a alterao dos comportamentos.
II Plano Nacional para a Igualdade, 2003 - 2006

34

A integrao progressiva da perspectiva de igualdade de gnero e de oportunidades entre mulheres e homens nos currculos, programas e materiais pedaggicos com o objectivo de uma real implementao da coeducao e da educao para a paridade. Difuso a nvel nacional de exemplos de boas prticas pedaggicas que visem a concretizao da igualdade de oportunidades entre raparigas e rapazes.
II Plano Nacional para a Igualdade, 2003 - 2006

ESTRATGIAS POSSVEIS Simular prticas de reunies com as direces das escolas, tendo coma objectivo a implementao de planos da aco positivas e o estmulo de boas prticas n espao educativo; Debater propostas concretas para a elaborao de um plano de aces positivas, tendo em conta a experincia dos fomandos/as Comparar as orientaes estratgicas presentes no II Plano Nacional para a Igualdade e as prticas das escolas sobre esta matria. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

Programa de Formao de Professores/as

FICHA SNTESE N. 6
Mdulo VII A igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, no local de trabalho e na formao profissional
Ideias-chave do mdulo Conceber a escola como espao de exerccio de cidadania, fazendo valer os direitos de igualdade entre mulheres e homens; Compreender o significado de discriminao directa e discriminao indirecta; Promover a aplicao da legislao de trabalho e, nomeadamente, os direitos sindicais no local de trabalho as escolas; Sublinhar a importncia do conhecimento dos instrumentos de combate discriminao, na defesa dos direitos de igualdade entre mulheres e homens. PROPOSTAS DE EXERCCIOS PRTICOS Partindo das definies a seguir transcritas, tente relacion-las com a sua experincia. Existe discriminao directa sempre que se trate de forma desigual as mulheres s pelo facto de serem mulheres; Existe discriminao indirecta quando no se distingue primeira vista os sexos, mas cria exigncias em relao ao estado civil, situao familiar ou disponibilidade que, na prtica, colocam as mulheres numa situao de desigualdade.
Guia de Direitos, Equal, CGTP-IN

35

Face aos anncios publicados, como agir para defesa da igualdade?

Dirio de Notcias, 10.04.06

ESTRATGIAS POSSVEIS Simular prticas de reunies com as direces dos sindicatos e discutir os problemas de discriminao das escolas; Comparar a legislao laboral e a prtica de exerccio dos direitos sindicais nas escolas, nomeadamente, quanto ao direito de informao e desempenho da actividade sindical, nos locais de trabalho. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

36

Programa de Formao de Professores/as

FICHA SNTESE N. 7
Mdulo VIII O valor social da maternidade e paternidade e a conciliao entre a vida familiar e actividade profissional
Ideias-chave do mdulo Conceber a maternidade e paternidade como valor social e um direito e dever de pais e mes; Compreender a legislao de maternidade e paternidade como um instrumento de defesa da igualdade de ambos os sexos; Sublinhar a importncia do conhecimento destes instrumentos para a aplicao dos direitos e desconstruo das imagens estereotipadas da maternidade e paternidade; Promover a implementao de medidas positivas tendo em vista a conciliao entre a vida familiar e a actividade profissional. PROPOSTA DE EXERCCIOS PRTICOS Face ao exemplo mencionado, que medidas se devem propor para promover e melhorar os direitos de paternidade? Na Dinamarca , os pais tm direito a uma licena por paternidade de 2 semanas, a qual pode ser gozada com a me, durante as 14 semanas a seguir ao nascimento. A Finlndia o pas onde esta licena tem j uma longa tradio, tendo uma durao de trs semanas. Na Sucia, a licena de 10 dias. Em Portugal de cinco dias.
Guia de Boas Prticas para a Conciliao da Vida Familiar e Profissional, CIDM, 2001

37

Partindo do texto a seguir transcrito, tente relacion-lo com a sua experincia concreta e como o implementaria no seu local de trabalho? Desenvolver ou reforar polticas ou programas de apoio aos mltiplos papis desempenhados pelas mulheres, ao contriburem para o bem-estar da famlia sob vrias formas, que reconheam o significado social da maternidade e da funo materna, da paternidade, do papel dos pais e dos representantes legais na criao e educao dos filhos e dos cuidados prestados a outros membros da famlia. Tais polticas e programas devero tambm promover a partilha das responsabilidades entre o pai e a me. Mulheres e homens e a sociedade no seu todo;
Plataforma de Aco de Pequim(1995-2005), CIDM, 2005

ESTRATGIAS POSSVEIS Confrontar os exemplos destes pases da Unio Europeia com a nossa realidade e analisar as causas deste progresso em relao nossa realidade ; Enumerar propostas conciliadoras, que sejam possveis implementar nas escolas, com vista a facilitar a vidas dos/das docentes e da sociedade m geral. PROPOSTA DE AUTO-AVALIAO 1 - PROMOVER A DISCUSSO NO GRUPO SOBRE A CONCRETIZAO OU NO DOS OBJECTIVOS PROPOSTOS NO INCIO DO MDULO; 2 - RETIRAR ENSINAMENTOS QUE POSSAM MELHORAR O PROSSEGUIMENTO DA ACO DE FORMAO.

Vous aimerez peut-être aussi