Vous êtes sur la page 1sur 16

Resumo de Avaliao, Manejo e Conservao dos Recursos Naturais

Matria associada com o diagnstico de uma regio, est relacionada com o EIA/RIMA e da poltica nacional do meio ambiente.

Recursos Naturais
Definio: So bens susceptveis de aproveitamento econmico ao de utilizao pela humanidade e que, por princpio, no so produzidos pela ao humana, sendo recurso o nome dado para aquilo que tem valor econmico (atualmente existem recursos naturais que podem ser produzidos aps a descoberta de seu princpio ativo). Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de satisfazer alguma necessidade humana. Podem ser classificados como energticos ou no energticos, os carves e petrleo so recursos energticos, mas a maioria dos minerais so recursos no energticos. Servio: Alguma coisa provida pela natureza e de interesse humano.

Servio ecossistmico Feies e caracterizao do meio ambiente aqutico, terrestre e de interesse humano; Servio provido pela natureza.
Trip dos recursos naturais

Servio ambiental Esforo humano dirigido pela recuparao e preservao do meio ambiente.

Importncia estratgica

Contedo

Distribuio geogrfica

Importncia estratgica: global, supranacional, nacional, regional ou local;

Disponibilidade: renovvel (aqueles que podem se renovar, ou serem recuperados com ou sem interferncia humana) e no renovvel (incluem substncias que no podem ser recuperadas em curto perodo de tempo);

Contedo: pode ser geolgico, pedolgico, hdrico, biolgico ou climtico; Pode-se incluir recursos como monumentos naturais ou paisagem pelo seu valor cultural, esttico e/ou ambiental que podem levar a atividades lucrativas e gerar dinheiro. Classificao dos recursos naturais por contedo

Recurso Geolgico

Pedolgico

Hdrico

Descrio Rochas, minrios e depsitos minerais, guas minerais naturais e micro industriais, fludos e formaes geolgicas do subsolo de temperatura elevada. Solos (elementos minerais, matria orgnica, organismos vivos, ar e gua) que resultam em interesse agro-florestal. gua nos seus 3 estados e reservatrios, disponvel ou potencialmente disponvel.

Utilidade Ornamental, extrao inertes, minrios, produo de energia geotrmica, termalismo. Suporte de sistemas agrcolas, suporte de sistemas florestais. Produo de energia hidroeltrica, transporte fluvial, suporte de ecossistemas, abastecimento pblico e privado. Regulao qumica da atmosfera, regulao da biodiversidade, proteo dos solos, explorao econmica das florestas, caa, pesca e agricultura. Produo de energia elica, solar e fotovoltaica.

Biolgico

Organismos, populaes ou qualquer outro tipo de componente bitico dos ecossistemas de valor ou utilidade atual ou potencial para a humanidade. Elemento do clima ou combinao de elementos do clima (radiao solar, vento, precipitao e temperatura) que pela regularidade ou intensidade da sua ocorrncia susceptvel de aproveitamento.

Climtico

Zoneamento dos Recursos Naturais


Definio de Zoneamento: Espcie de agrupamento de locais com caractersticas semelhantes (rea homognea) com intuito de buscar objetos/informaes com caractersticas similares que possibilita buscar tendncias atravs de anlises estatsticas, no se resumindo a discrio de fatos. Diviso racional de uma rea em setores sujeitos a normas especficas para o desenvolvimento de certas atividades, para a conservao do meio ambiente. Trata-se de um instrumento tcnico voltado para o planejamento ambiental. Zoneamento dos recursos naturais: Tem como objetivo saber onde se localizam os recursos naturais de interesse e ainda delimitar as regies cujos recursos possuem caractersticas idnticas ou similares.

Zoneamento Ecolgico Econmico: um instrumento da poltica nacional do meio ambiente para desenvolvimento econmico considerando as questes ambientais. Pode ser nacional, estadual ou regional. Tem como objetivo geral organizar as decises dos agentes pblicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manuteno do capital e dos servios ambientais dos ecossistemas. Strengths Weaknesses Opportunity Threats S.W.O.T (foras, fraquezas, oportunidades e ameaas): ferramenta utilizada para fazer anlise ambiental, sendo a base da gesto e do planejamento estratgico numa empresa ou instituio.

Zoneamento Urbano: instrumento legal para o planejamento urbano, planos de uso do solo. Zoneamento Ambiental: leva em considerao, inicialmente, o aspecto preservacionista, um dos instrumentos da poltica nacional do meio ambiente e evoluiu para o zoneamento ecolgico econmico. Zoneamento Geoambiental: aspectos naturais, fsicos e abiticos. Permite a adequao das necessidades socioeconmicas s possibilidades fsicas e ecolgicas da regio, levando ocupao ordenada e sustentvel. Ainda existe o zoneamento agroclimtico, ecolgico, agrcola e agroecolgico, o zoneamento na rea de sade e o lingustico. Todos os zoneamentos existentes devem, teoricamente, ser complementares. A construo de um zoneamento ocorre atravs de um conjunto multidisciplinar de pessoas para que no haja privilgio de um determinado tema. Sistemas de Informaes Geogrficas (SIG): instrumento computacional que cria bases de dados a partir de mapas, isso ocorre atravs da criao de planos de informaes (solo, relevo, vegetao) que juntos resultaro em um mapa de vulnerabilidade da regio. Pode utilizar da matemtica clssica ou da lgica Fuzzy.

Levantamento dos Recursos Naturais


Razo do levantamento: Mapeamento cadastral de ocorrncia de determinado recurso natural, atualizao de resultados de mapeamentos realizados em pocas anteriores, elaborao de mapas de dados em escalas diferentes das existente. Informaes Secundrias: Constituem informaes obtidas em anlise bibliogrfica, quer seja artigo cientfico, teses, plano diretor, normas, IBGE, etc. Informaes Primrias: Constituem as informaes geradas pela primeira vez, de nodo que no necessrio a utilizao de referncias bibliogrficas e nem pedir permisso.

Levantamento de informaes secundrias


Ambiente Biofsico
Relevo, Clima, Geologia, Hidrologia

Ambiente Antrpico
Populao, situao socio-econmica, reas econmicas, cobertura da terra.

Cobertura da terra Uso do solo: A cobertura da terra o real destino do solo, enquanto o uso do solo o que se pretende fazer com o solo. Por exemplo: Pretende-se usar o solo de uma rea como rea de preservao e atualmente sua cobertura de arbrea, entretanto, meses depois a rea destruda por uma queimada, a intenso do solo (uso do solo) permanece o mesmo, entretanto a sua cobertura mudou (deixou de ser uma rea florestada para ser solo exposto).

Obteno de Dados Climticos e Topogrficos


Microclima a topoclima: ao da topografia sobre as condies climticas; Mesoclima; Macroclima: grandes massas de ar, el nio, la nia. As precises climticas trabalham nessa escala.

Dados climticos
Clima: conjunto de condies meteorolgicas caractersticas do estado mdio da atmosfera em um ponto ou regio da superfcie terrestre.

Sries histricas (30 anos) de temperatura, umidade, chuva, velocidade do vento e luminosidade. Capitao de chuva (pluvimetro e pluvigrafo / 1mm = 1L/m); Estao climatolgica :

Construo em rea aberta, sem construes e florestas ao entorno que podem falsificar resultados como velocidade e luminosidade; Instrumentos Climticos: o o o o Pluvimetro/Pluvigrafo; Anemmetro/Anemgrafo; Termmetro/Termgrafo; Luximetro/ Heligrafo (luminosidade).

Para regies que no possuem uma estao climatolgica, deve-se subtrair o valor mximo encontrado por uma estao prxima e o mnimo e dividi-los pela mdia dos valores das estaes do entorno, se este for menor que 25%, assume-se a mdia como o valor, se este for maior que 25% assume-se outra soluo.

Dados topogrficos
Caracterizao Geomorfolgica: Densidade de drenagem e hidrolgica; Plancie geomorfolgica; Forma predominante de vertentes; Carta topogrfica: modelo de elevao digital.

Caracterizao topogrfica: Teodolito; Estao total; Altimetria; Declividade; Forma da vertente; Distncia do recurso hdrico mais prximo; Posio da vertente.

Recursos Hdricos
O planeta terra composto por uma grande parcela de gua, porm dessa gua existente, apenas 3% gua doce e apenas 1% est disponvel para utilizao humana. Intemperismo: modela o relevo das bacias hidrogrficas atravs da gua, um processo de transformao do embasamento rochoso, solo ou sedimento. No geral pode ser ocasionado pelo vento, pelo calor e pela gua. Zona Habitvel
10 9 8 7 6

Regies Quentes

SOL

5 4 3 2 1 0 0 1 2 TERRA 3

Regies Frias Permite o estado da gua lquida, de acordo com suas caractesticas
4 5

Uso da gua
Consuntivo
Usos que retiram a gua de sua fonte natural diminuindo suas disponibilidades. Exs irrigao, abastecimento pblico.

No-Consuntivo
Usos que retornam fonte de suprimento, praticamente a totalidade da gua utilizada. Exs: navegao, recreao, hidroeletricidade.

Anlise de uma micro bacia (olhar regional) Catchment rea (rea de capitao); Informao morfomtrica (geomorfometria); o o REA (normalmente disposta em hectare (10000m) ou km (100 hectares) PERMETRO (normalmente em metros ou Km)

NDICE DE FORMA: ndice de forma K = 2

Anlise por interseco: anlise de uma mesma bacia atravs da sobreposio na bacia das formas circulares, triangulares e retangulares. Analisa-se em porcentagem as reas em comum, a maior interseco indica a forma da bacia.

DENSIDADE HIDROGRFICA: nmero de nascentes por unidade de rea. =

DENSIDADE DE DRENAGEM: inicialmente estima-se o comprimento total dos recursos hdricos ( ). Posteriormente dividese pela unidade de rea. Portanto a razo entre o comprimento total dos rios e a unidade de rea. =

ORDENAMENTO DE CANAIS: nascentes so canais de primeira ordem.

A partir da densidade de drenagem pode-se calcular ndices como: 1. Extenso do percurso superficial (Eps) = 1 1000 2

: Eps pequenas indicam rios curtos. 2. Textura da topografia (Tt) 10 = 0,219649 + 1,115 10 o VAZO: Volume de fludo que passa por uma seo por unidade de tempo = Para encontrar a rea da bacia pode-se utilizar um ecobatmetro , aparelho que emite uma onda eletromagntica e gera um mapa da profundidade, os sinais rpidos indicam uma baixa profundidade de os lentos uma alta.

Para encontrar a velocidade podemos utilizar: Molinete: base terica associada com a rotao de um peixinho (indica a velocidade tangencial). Possui um grau de detalhamento muito bom e possibilita medir a velocidade em vrias profundidades; Flutuador: base terica associada ao tempo gasto que um flutuador leva para percorrer uma determinada unidade de comprimento. Os flutuadores podem ser: lmpadas incandescentes, garrafas parcialmente cheias, laranjas; Tinta: reage com a gua formando uma pluma colorida; Tubo: insere o tubo no corpo da gua e mede-se o tempo que um corpo leva para percorrer esse tubo. Esse corpo deve ter a mesma densidade da gua ou prxima disso; Curva-Chave: encontrar a equao linear do rio. Deve ser revista anualmente; Efeito Doppler: emite uma onda magntica que ser refletida pelos materiais em suspenso. Qualidade da gua Pode ser obtida por anlises laboratoriais (indicadores de qualidade da gua da CETESB) ou por anlises passivas medidas in situ (O2, pH, dureza, condutibilidade eltrica, turbidez, temperatura).

gua Subsuperficial gua infiltrada, formao de aquferos (estocagem de gua), facilmente contaminada pela

percolao de qumicos como petrleo e pesticidas. Poo piezomtrico: Permite analisar a profundidade do aqufero.

Solos (conceitos e principais variveis para investigao)


Conceito de Solo: Corpo tridimensional formado por horizontes de espessuras variveis. Possuem como material de formao rocha (localizada no subsolo, material autctone) e tambm material alctone. constitudo por material mineral e orgnico, com diversas granulometrias. Alm da frao slida, h ainda a frao fluida (soluo aquosa e gases). O tempo um fator fundamental no processo de evoluo de um solo (Ex: processos intempricos, decomposio da matria orgnica, distino maio ou menos acentuada dos horizontes...). Tem acima de tudo o servio ecolgico de sequestrar carbono, alm de servir de moradia para alguns grupos de organismos e substrato para fixao de diversos grupos de outros organismos.
Material Alctone Materiais que vieram de reas externas, por rios, chuvas, ventos (material mineral e orgnico). Material Autctone Materiais que se desprenderam da rocha mo da regio, portanto, vem de reas internas (material mineral).

Investigao
Morfolgica Fsica Qumica Microbiolgica

Organizao e espessura dos horizontes, cor.

Granulometria, pedregosidade, densidade, posidade, complexidade.

pH, Bases tericas (Mg, Ca, K, Na) e Al

Meios de cultura

Cor: Analisada pela Tabela de Munsell

Teor de slica

Grau de oxidao de componentes ferroginosas

Matria orgnica

Amarelo = pouco oxidado; Vermelho = Muito oxidado. Neossolo Littico: solos de altos de morro e reas declinosas, apenas horizonte A e rochame. So reas de preservao permanente (APP). Granulometria: Anlise de gros do solo at 2mm. Pegajosidade: Ausente em solos muito intemperizados, anlise de gros a partir de 2mm. Densidade do solo Volume inclui as reas vazias, analisa o bloco de solo (no desmonta). Porosidade: = 100 (1 ) ) Densidade da partcula Anlise do gro, desmonta a amostra de solo, gira em torno de 2,65g/cm.

= 100 (100 Soma de bases e troca de ctions

= + + = + + + =

O sdio no considerado porque em nossa regio ele pouco representativo, o responsvel pela salinidade do solo. O alumnio em altas concentraes, leva a uma baixa saturao por bases e em consequncia o meio se desenvolve devagar, alm disso ele diminui o pH.
Pedologia Gnese, classificao e conservao. Edogolobia Estuda a camasa aravel do solo (regio superior do solo at 50cm de profundidade).

Para um manejo de solo a populao deve crescer at um valor K que a capacidade suporte do solo, ou seja, o nmero mximo de indivduos para que no haja um colapso.

Levantamento do Solo
Transectos: linhas imaginrias A, B, C: coleta e anlise de solos (>100 m); A,C: coleta e anlise dos solos (<100m). Assim, se A =C a coleta suficiente, se A for diferente de C, existe a necessidade de uma coleta de B. Anlise amostrais: Anlise a cada 20m de profundidade, caracterizao da superfcie (presena de eroso, serapilheira, fragmentos de rochas...?). Zonas urbanas apresentam descaracterizao do solo devido a terraplanagem, aterros, misturas de solos... Amostra de solo: Diviso de horizontes; Anlise textural (latossolo/argissolo/neossolo,...), textura fina, mdia e grossa; o Transio gradual: Concentrao de argila dos horizontes apresenta pequenas diferenas; o Transio abrupta: concentrao de argila nos horizontes apresenta grandes diferenas (argissolos). Anlise de cor; o o o Tabela de Munsell; Trabalhar a cu aberto; Trabalhar com a amostra seca.

Anlise de saturao (distrfico e eutrfico). o Caracterizado pela soma de bases (K + Mg + Ca) e pela capacidade de troca de ctions (K + Mg + Ca + Al) o = 50%: Eutrfico; 50%: Distrfico.

Para anlise de igualdade de pontos basta a anlise textural, de cor e de saturao. As demais caractersticas no so necessrias para o levantamento do solo.

Para o levantamento de campo necessrio fazer uma lista de campo (lista de materiais), para prevenir dias de trabalho. Essa lista constitui em uma anlise de logstica, importante tambm conhecer o que ser feito em campo, para otimizar o dia de coleta. Lista de Materiais: GPS; Pilhas e pilhas reservas; P, enxada e enxado; Lista de campo; Saquinhos e saquinhos reservas; Caneta, lpis, fita-crepe; Borrifador de gua (anlise de textura); gua oxigenada (matria orgnica em caso de ocorrncia de efervescncia.

Resumo: 1. Etapa de transepto (em conformidade com a topografia); 2. Pontos de amostragem; 3. Anlise das amostras. Para fins de fertilidade, pode-se fazer coletas aleatrias de amostras, no lugar da adoo de transeptos. As vezes possvel fazer uma coleta composta do solo: mistura homognea de duas amostras distintas e, posteriormente, coleta de uma amostra dessa mistura; essa coleta composta normalmente utilizada para cortes e p pode ser usado para anlise de fertilidade.

Vegetao
Componente da comunidade (conjunto de espcies). Mtodo da parcela: constitui na limitao de uma rea de 10x10m podendo ser mais de uma e uma do lado da outra, na regio a ser estudada. Em cada rea limitada, estuda-se: Idade (atravs do dimetro na altura do peito - DAP): de todos os indivduos, conveno: DAP 3 cm entra no catlogo para a aula entretanto usa-se DAP 1 cm. Altura: toma-se como referncia a altura de cada integrante e tira a mdia ou usa-se o teodolito.

Formao de um mapa cartesiano, sendo cada (x,y) a localizao de uma rvore. O tamanho desses pontos podem ser associados ao DAP, gerando um mapa qualitativo da distribuio das rvores.

Estado Fenolgico (EF): Relao das rvores com o clima, temperatura. Exemplo: florescimento, com folhas, sem folhas, frutificao. Normalmente para o fixo de campo adota-se uma legenda numrica. Estado Fitossanitrio (EFit.): Primeiramente saber se a rvore est viva ou morta (mesmo morta, a rvore pode estar em p por um tempo e gera um tipo de cadeia). Posteriormente, analisar problemas. Exemplo: coberta por ferrugem, presena de cogumelo de pau na vizinhana, desnutrida. Mtodo do Ponto Quadrante: Estabelecimento de uma certa rea e faz um transepto. Em cada 5 metros, de cada transepto faz-se um x imaginrio, o qual ir compor o raio da circunferncia desse ponto. Esses pontos normalmente so georeferenciados e o raio da circunferncia costuma-se ser de 1m. Normalmente o trabalho de estudo da vegetao realizado pelo mtodo do parcelamento. O mtodo do ponto quadrante adotado quando h impedimentos fsicos ou quando o trabalho deve ser realizado em menos tempo. Publicao dos resultados: Nmero total de indivduos; Grfico de pizza ou porcentagem com espcie, gnero, famlia; Histograma do DAP (separao em grupos); Anlise do DAP (estgio da vegetao: primrio, secundrio, mdio, avanado); Mapa cartesiano das parcelas; Ficha de campo em anexo.

Fauna
Definio de Fauna: grupo de organismos hetertrofos, com diferentes funes ecolgicas e com um nmero ainda indeterminada de espcies ocorrentes em todos os biomas do planeta, incluindo terrestre e aqutico.

Vous aimerez peut-être aussi