Vous êtes sur la page 1sur 4

Nome: ngelo Delamare Professor: Andr Laurence Turma: TAI 1M1

Como Tudo Funciona Ao O ao o mega metal perfeito, que j foi desejado por reis e guerreiros, atualmente sustenta diversas pontes e os carros nas ruas. Importncia O ao o super metal que sustenta o mundo. Um mundo sem ao seria um mundo onde os prdios mais altos teriam 30 metros, onde a ponte mais longa s teria algumas dezenas de comprimento e no existiriam carros e trens. Com o ao, pode-se construir o que quiser como pontes mais resistentes, prdios mais altos e automveis. Segredo do Ao O segredo do ao a combinao perfeita de ferro e carbono, dependendo de como so misturados, esses elementos podem criar um material incrvel, flexvel e rgido, o ao. A gua endurece o Ao Os Hummers do exrcito americano eram feitos de chapas metlicas de ao padro, podendo ser atravessados por um dispositivo explosivo improvisado, ferindo ou matando os ocupantes. Ento o exrcito americano criou o kit de proteo ao atirador, que feito com placas blindadas. O ao padro tem gros bem grandes, mas no kit de proteo ao atirador, o ao foi tratado para que o gro do metal fosse muito mais uniforme, com as molculas perfeitamente aliadas, o que deixa o ao praticamente impenetrvel. Primeiramente o exrcito, adicionou outro metal como o nquel e cromo, para endurecer o ao, e criar uma liga de ao super dura. Depois laminou o ao, para criar o RHA, para o RHA ficar mais forte, foi dado um banho de gua fria, junto com muito calor. Antes que o metal perca a resistncia, ele resfriado em um longo banho de gua fria. Com essa resistncia o ao ficou duro de mais, para ser dobrado e modelado em placas metlicas. Ento ele foi aquecido novamente e resfriado lentamente em um tratamento chamado tempera. A tempera deixou o ao flexvel, mas manteve a rigidez.

O minrio de ferro nos EUA est quase acabando A matria prima, do ao nos Estados Unidos, a taconita. O ao formado por 98% de ferro, mas o ferro s encontrado misturado com vrios minerais, como no sedimento de rocha chamado taconita. O minrio extrado, e depois jogado em caambas e em seguida colocado em caminhes, o objetivo transformar as pedras com 25% de ferro em pelotas com 62% de ferro, com essa concentrao podem ser derretidas. As pedras so trituradas, depois viram areia, e depois ims gigantes separam o ferro do minero, as pelotas vo para altos fornos e assim transformadas em ao. Antigamente a taconita nem era usada, mas com o fim da magnetita, ela comeou a se usada, apesar de sua baixa concentrao de ferro. Estudos mostram que os Estados Unidos tm 27 bilhes de toneladas de ferro, depois disso acabou. Pontes O ao um componente crucial no processo de construo de pontes, mas no por suportar cargas que o ao o super metal nas construes de pontes, em razo de outro tipo de resistncia, que se encontra nas menores placas de metal, a resistncia a tenso. Para transformar um pedao grosso de ao, em um cabo fino necessrio um equipamento muito potente, que puxa o ao. Quando ele puxado fica mais forte, ganhando resistncia. A resistncia ampliada tecendo os fios juntos em uma nica trana gigante de ao de alta tenso. Que usada na construo de pontes, como a espinha dorsal dela. Histria O segredo para fabricar essa matria, j era conhecido antes de Cristo, quando era feito na ndia e Sri Lanka. O truque era conseguir a combinao exata de ferro e carbono. Ferro de mais, metal mole e carbono de mais, metal frgil. Fazer o fero se ligar com a quantidade correta de carbono, foi um dos maiores esforos cientficos da histria. Por incrvel que parea, algumas sociedades antigas conseguiram fazer o ao de verdade, mas ele era to raro e valioso que era restrito as elites da sociedade, os guerreiros. Historicamente foi usado para espadas, armas e armaduras. O ao se tornou o burro de carga do mundo, por causa de Henry Bessemer, que descobriu um meio eficiente de torna ferro e carbono em ao.

Processo Transformar minrio de baixa qualidade, em ao, comea em um forno alto, nele que o minrio recebe o calor gerado pelo cok. Chama-se alto-forno porque medida que o minrio e o cok descem, eles encontram jatos de ar quente. O ao aquecido acende o cok, que aquece o forno, fazendo com que o oxignio seja afastado deixando o ferro puro derretido, e o carbono se liga ao ferro. A mistura se liquefaz, as impurezas sobem e o ferro vai pro fundo, onde drenado. O forno o transforma em lquido, onde ele sai pelo furo de gusa. O ferro gusa que sai do forno, tem um novo problema, muito carbono. Para obter o nvel certo, o ferro gusa, recebe um tratamento onde recebe jatos de oxignio puro, o oxignio reage com o carbono e reduz o nmero de carbono, o metal agora uma mistura perfeita, o ao. Reciclagem O ao o material mais reciclvel do mundo, porque os dois componentes do ao so eternos. O ao que usamos hoje, j foi reciclado no mnimo trs vezes. Para reciclagem a sucata separada por tamanho, peso e tipo. Enormes guindastes levam a sucata para uma esteira, que leva a sucata para um mega triturador. Assim que esmagada, ela passa por baixo de ims poderosos, que separam os objetos de ao do resto. Depois esta pronta para ser derretida e utilizada novamente. Com a reciclagem do ao se economiza muita energia. Ao Flutua O ao tem habilidades incrveis, que o tornam o material ideal pra a construo de navios. As chapas de ao so cortadas pelo cortador a plasma, depois as placas entram em um laminador onde aplicado calor e presso, para dobrar as chapas nas especificaes exatas do casco do navio. J as bordas das placas que vo no convs, so frisadas, criando uma superfcie spera. As placas so soldadas, se o navio no for soldado direito ele se desmancharia. O navio flutua, porque o volume de gua deslocado pelo navio pesa mais que o ao do navio, porque o casco oco por dentro. Segundo alguns especialistas, se o Titanic, tivesse sido construdo de ao de alto rendimento, no teria afundado.

Vous aimerez peut-être aussi