Vous êtes sur la page 1sur 24

Japons para Dummies

Kana
Introduo Antes de aprender qualquer vocabulrio ou regra gramatical do japons, imprescindvel aprender ao menos os dois alfabetos bsicos: o hiragana e o katakana. Sem eles, voc no conseguir ler nenhum texto, mesmo que esteja escrito foneticamente.

Ordem alfabtica Como os alfabetos bsicos so fonticos, a ordem alfabtica no japons diferente daquela que estamos acostumados. Decorar a ordem japonesa muito importante, principalmente se voc pretende usar um dicionrio para procurar palavras. A primeira diferena a ordem das vogais. No ocidente, a ordem utilizada A-E-I-O-U. J em japons, utiliza-se a ordem A-I-U-E-O. Quanto s consoantes, a ordem a seguinte: A-Ka-Sa-Ta-Na-Ha-Ma-Ya-Ra-Wa. Consoantes como Ba e Pa so colocadas junto com o grupo a que pertecem (no caso, Ha, isso ficar claro adiante).

Pronncia O japons possui apenas cinco vogais, que tem sempre o mesmo tom (no existem acentos). As vogais so:

A - Como em "casa", nunca como "banana" I - Como em "livro" U - Como em "tatu" E - Como em "mesa", nunca como "caf" O - Como em "computador", nunca como "cofre"

s vezes, as vogais I e U podem no ser pronunciadas. Por exemplo, "desu" e "deshita" costumam ser pronunciados como "des" e "deshta". No existe uma regra para descobrir quando eliminar a vogal. De maneira geral, os japoneses vo te entender se voc pronunci-las sempre. Vogais podem aparecer dobradas, nesse caso voc deve prolongar a pronncia delas. Cuidado com essas vogais, pronncia curta demais pode levar ao erro. Por exemplo, "ojisan" = tio, mas "ojiisan" = av. O japons possui ainda trs ditongos, que podem aparecer com uma variedade de consoantes:

YA - Como em "infncia" YU - Como em "partiu" YO - Como em "lrio"

Esses ditongos devem ser pronunciados sempre na mesma slaba. "Ryu" diferente de "Ri-u" e tambm de "Ri-yu". As consoantes pronunciam-se como mostrado abaixo:

K - Como em "cachorro", nunca como "voc" G - Como em "gato", nunca como "gente" S - Como em "sala", nunca como "casa" Z - Como em "zebra" J - Como em "adjunto", nunca como "jumento" SH - Como em "Sheila" CH - Como em " o Tchan" T - Como em "tatu" D - Como em "dado" N - Como em "navio" H - Como em "Ricardo", nunca como "hoje" B - Como em "bola" P - Como em "pato" F - Como em "futebol" M - Como em "mulher" R - Como em "caro", nunca como "Ricardo" W - Como em "Washington", nunca como "Werner"

As consoantes tambm podem aparecer duplicadas, nesse caso, voc deve fazer uma pequena pausa entre uma consoante e outra. Por exemplo, "beddo" = cama, mas voc deve pronunciar "bed", uma pequena pausa, e "do". A pronncia incorreta tambm pode levar ao erro, por exemplo, "gakou" = pintor, e "gakkou" = escola. Alm disso, existe um nica consoante muda: N. Pronuncia-se exatamente como a correspondente em portugus: "pingim"

Hiragana O alfabeto Hiragana utilizado para escrever palavras de origem realmente japonesa, como ("hito" = pessoa) ou ("inu" = cachorro). Este o alfabeto mais utilizado, pois partculas e conjugaes verbais so escritas nele.

Ka Ki Ku Ke Ko

Sa Shi Su Se So

Ta Chi Tsu Te To

Na Ni Nu Ne No

Ha Hi Fu He Ho

Ma Mi Mu Me Mo

Ya

Yu

Yo

Ra Ri Ru Re Ro

Wa

Wo

Alguns hiragana so muito parecidos, deve-se tomar cuidado para no confund-los:

(a), (o) (i), (ri) (sa), (chi) (ro), (ru) (no), (me), (nu) (wa), (re), (ne)

Algumas consoantes podem ser modificadas, gerando novos fonemas. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira utilizando o smbolo (ten-ten), que transforma Ke em Ge, Sa em Za, Shi em Ji, Ta em Da, e Ha em Ba. A outra maneira usando o smbolo (maru), que transforma Ha em Pa:

Ga Gi Gu Ge Go

Za Ji Zu Ze Zo

Da Di Du De Do

Ba Bi Bu Be Bo

Pa Pi Pu Pe Po

Vogais longas so representadas simplesmente duplicando a vogal original. Porm, h uma excesso: a vogal O longa representada como OU:

Aa

Ii

Uu

Ee

Ou

Os ditongos so formados a partir de uma slaba terminada em -I, e adicionando pequenos Ya, Yu e Yo ao final:

Kya Kyu Kyo

Gya Gyu Gyo

Sha Shu Sho

Cha Chu Cho

Ja

Ju

Jo

Nya Nyu Nyo

Hya Hyu Hyo

Bya Byu Byo

Pya Pyu Pyo

Mya Myu Myo

Rya Ryu Ryo

Katakana O alfabeto Katakana equivalente ao itlico na escrita ocidental, usado para destacar textos, e grafar palavras de origem estrangeira. Para o iniciante, o mais fcil dos alfabetos, pois seu traado retlineo e de fcil memorizao.
NEW

Ka Ki Ku Ke Ko

Sa Shi Su Se So

Ta Chi Tsu Te To

Na Ni Nu Ne No

Ha Hi Fu He Ho

Ma Mi Mu Me Mo

Ya

Yu

Yo

Ra Ri Ru Re Ro

Wa

Wo

Vocabulrio
Cores

branco

preto

vermelho

azul

verde

amarelo

marrom

Tome cuidado com a cor . Normalmente ela indica azul, mas tambm pode ser usada como verde. Por exemplo: (mar azul) (ma verde) Se voc precisar falar azul de modo a no gerar ambigidade, use no lugar de . Da mesma maneira, se voc precisar falar verde sem ambigidade, use no lugar do .

Animais

cachorro

inseto

marisco

vaca

cavalo

pssaro

cisne

peixe

rato

elefante

jacar

carneiro

coelho

cigarra

gato

polvo

lula

galinha

pintinho

cobra

camelo

tartaruga

urso

macaco

girafa

veado

esquilo

cegonha

porco

abelha

sapo

formiga

carpa

coala

panda

canguru

leo

gorila

pingim

As muitas formas de dizer Eu No Japo, existe uma palavra "Eu" para cada ocasio. A maneira mais comum de dizer "Eu" falando . Essa palavra aplica-se no cotidiano, em situaes que no exigem muito formalismo. Eu sou o Ricardo. Se voc estiver falando com uma pessoa de nvel superior, como um diretor de empresa ou um poltico, deve usar a palavra : Eu sou o Ricardo. Existe ainda a forma comprimida , mais informal que :

Eu sou o Ricardo. Crianas no utilizam normalmente , ao invs disso, elas usam a forma . Evite us-la, exceto se quiser parecer infantil: Eu sou o Ricardo. Existe ainda a forma , utilizada quando voc mais importante que a pessoa com quem est falando. Normalmente usada por idosos ao falar com pessoas mais jovens, mas pode ser usada tambm para impr respeito, como por exemplo, quando um lder de gangue vai falar com seus asseclas: Eu sou o Ricardo. Se voc for uma mulher, pode ainda usar a forma , um jeito meigo e charmoso de falar : Eu sou a Megumi. Por fim, o sujeito oculto no japons quase sempre identificado com o locutor. Dessa maneira, voc pode simplesmente omiti-lo, e ficar subentendido que trata-se de "Eu": Sou o Ricardo.

Famlia Existem duas maneiras de citar um familiar: a maneira formal e a informal.

Informal

Formal

Pai

Me

Irmo mais velho

Irmo mais novo

Irm mais velha

Irm mais nova

Av

Av

Tio

Tia

Primo

Filho

Filha

Neto

Sobrinho

Sobrinha

Pais

Irmos

Irmos

Primognito

Segundo filho

Primognita

Segunda filha

Marido

Esposa

Protocolo

Para descobrir quando usar a palavra formal ou a informal, basta seguir as regras abaixo, aplicadas ao exemplo "pai": Se voc estiver falando do seu pai para algum, use a palavra informal: Meu pai forte. Porm, se voc estiver falando com o seu pai, use sempre a formal: Pai, voc forte? Por fim, sempre que voc for falar do pai de algum, use a formal: O pai do Z forte.

Adjetivos
Antnimos

claro

escuro

quentinho (morno positivo)

fresquinho (morno negativo)

novo

velho

devagar

rpido

pesado

leve

entediante

divertido

forte

fraco

baixo

alto

quente (clima)

frio (clima)

quente (objetos)

frio (objetos)

grosso

fino

bonzinho

severo

saboroso

ruim

grande

pequeno

restrito

amplo

alto

baixo

perto

longe

comprido

curto

fino

grosso

difcil

fcil

mau

bom

barato

caro

gostoso

odioso

habilidoso

desastrado

Tipos de adjetivos Existem dois tipos de adjetivos em japons:


Adjetivos tipo

A maioria dos adjetivos em japons termina em . Esses adjetivos devem ser colocados imediatamente antes dos substantivos que iro modificar. Exemplos: (lpis comprido) (livro velho) (pessoa alta)
Adjetivos tipo

Alguns adjetivos no terminam em . Nesse caso, voc deve colocar um entre o adjetivo e o substantivo. Essa regra tambm vale para adjetivos adaptados de outras lnguas, e escritos em katakana. Exemplos: (beb saudvel) (irmo intil) (corpo saudvel) (histria romntica)
Excees

Tambm existem algumas raras excees de adjetivos que terminam em , mas precisam de ao juntar-se com substantivos. Exemplo: (garota bonita)

Junes de adjetivos Para atribuir mais de um adjetivo a um substantivo, voc deve tomar cuidado com o tipo do adjetivo.
Junes tipo

Se o primeiro adjetivo for do tipo , voc precisa eliminar o ltimo , e substitu-lo por . Exemplo:

+ = pingim azul + pingim bonitinho = pingim azul e bonitinho


Junes tipo

Se o primeiro adjetivo for do tipo , voc precisa colocar entre os adjetivos. Exemplo: + = irmo intil + irmo chato = irmo intil e chato

Predicativos Adjetivos podem ser usados como pverbicativos, mas deve-se tomar cuidado com as flexes. Predicativos podem variar em quatro fatores: tipo ou tipo , presente ou passado, afirmativo ou negativo, formal ou informal. As flexes possveis so mostradas abaixo na forma de tabelas. Note que algumas formas podem ser escritas de duas maneiras diferentes.

Presente, tipo

Afirmativo O pingim azul.

Negativo O pingim no azul.

formal

informal

Presente, tipo

Afirmativo Meu irmo intil.

Negativo Meu irmo no intil.

formal

informal

Passado, tipo

Afirmativo O pingim era azul.

Negativo O pingim no era azul.

formal

informal

Passado, tipo

Afirmativo Meu irmo era intil.

Negativo Meu irmo no era intil.

formal

informal

Exceo

Embora a regra acima seja bastante rgida, existe pelo menos uma exceo: o adjetivo (bom). Na fala informal, ele irregular, apresentando as seguintes flexes:

Afirmativo

Negativo

Presente informal O Ricardo bom.

O Ricardo no bom.

Passado informal O Ricardo era bom. O Ricardo no era bom.

Adjuntos Adnominais Voc tambm pode transformar substantivos e verbos em adjetivos, criando adjuntos adnominais, ou seja, expresses que tm valor sinttico de adjetivo.
Adjuntos adnominais com substantivos

Para criar um adjunto com substantivo, basta usar a partcula aps o substantivo. Exemplos:

(livro de criana) (amigo do Ricardo) Tome cuidado com a ordem dos substantivos. O nome que vai virar adjunto deve vir sempre na frente do substantivo que ser modificado.Veja os exemplos: (loja de sapatos) (sapato da loja) Como no existem pronomes possessivos, voc deve cri-los usando pronomes pessoais, mais a partcula . (meu caderno) (sua caneta) Outra forma de atribuir qualidades a um objeto dando-lhe um nome. Para isso, use a expresso : O maior banco do Japo chama "Banco de Tquio". "Voc sabe o telefone de uma pessoa chamada Demi?" "Ah, a Demi. Eu sei sim."
Adjuntos adnominais com verbos

Para criar um adjunto com verbo, basta colocar o verbo conjugado no infinitivo imediatamente antes do substantivo. Exemplos: (casa onde mora o Ricardo) (pessoa que usava culos)

Advrbios e Pronomes
(depois de) Utilizado para juntar duas sentenas, indicando a antecedncia temporal da primeira: Eu estudo japons. Eu vou para o Japo. Eu estudo japons, e depois vou para o Japo. Eu tirei dinheiro do banco. Eu fui para o shopping.

Eu tirei dinheiro do banco, e depois fui para o shopping.

(como ) Utilizado para perguntar sobre as qualidades de alguma coisa: Como o livro que voc est lendo agora? O livro que estou lendo est em um ingls difcil. Como o Ricardo? O Ricardo uma pessoa divertida.

(sempre) Indica repetio temporal: Aqueles dois esto sempre juntos. Nos feriados, eu sempre durmo at o meio-dia.

(normalmente) Indica que o evento tem alta freqncia: Crianas normalmente odeiam estudar. Na sexta-feira normalmente tem prova.

Este advrbio pode ser usado de duas maneiras:


Muito bem

A primeira maneira significa "muito bem" (superlativo de ).

"Entendeu?" "Sim, entendi muito bem." Fui muito bem na prova. Fiz 95 pontos.
Normalmente

A segunda maneira como "normalmente": Normalmente eu fico gripado no inverno. No inverno do ano passado fiquei quatro vezes.

(quando) Usado logo aps um verbo no infinitivo, indica eventos simultneos. Crianas usam colheres quando vo comer. Precedido de , indica posio temporal de um fato. Quando eu era criana, morava em Seul. Usado aps , indica um evento que ainda vai acontecer. Comprei uma cmera para quando eu for para a Amrica. Usado aps , indica um evento que j aconteceu. Quando estive na Amrica, tirei uma foto na frente da Casa Branca.

Kanjis
Pessoa

Ser humano. Pessoa. Vida

Mestre, expert. Boneca Mo-de-obra Contador para pessoas. Cinco pessoas Aquela pessoa muito gentil. Meu pai um mestre da mmica. Quero me tornar uma pessoa elegante. Aqui tem trs garotas.

Vero

Vero Estao do vero Frias de vero Festival do vero Solstcio de vero Incio do vero O vero desse ano foi particularmente quente, e papai pegou uma insolao. O solstcio de vero o dia com a tarde mais comprida do ano. No incio do vero tem um vento refrescante que causa uma sensao boa.

Tarde

Tarde. Meio-dia. Tambm, almoo. Durante o dia Soneca, siesta Dia e noite Durante o dia Almoo Descanso da tarde Depois do meio dia Naquele planalto, a temperatura varia muito da tarde para a noite. Eu jogo queimada no recreio. O ladro entrou durante o dia. Comi macarro no almoo.

Rocha

Uma pedra grande. Rocha. Montanha rochosa

rea rochosa Rocha Sal rochoso Pedra vulcnica Lava Caverna Tinha um pequeno caranguejo na sombra da montanha que fica no vale do rio. Eu escalo passo a passo as muitas montanhas da rea rochosa. Na sala de cincias tem um exemplo de pedra vulcnica. Da erupo do vulco saiu uma corrente de lava.

Semana

Intervalo de sete dias entre o Domingo e o Sbado, unidade de calendrio. Intervalo de uma semana Publicao semanal Tarefa semanal Descanso semanal Fim de semana Esta semana Semana passada Semana que vem Semana que vem

Toda semana

Hoje comeamos a leitura da semana. Empresa com sistema de descanso no segundo dia da semana. Construiremos em um prazo de uma semana. Semana que vem j frias de vero.

Linguagem

Falar. Narrar. Tambm, palavra Maneira de falar Nota, apontamento Narrador Histria, lenda. Lngua nacional Lngua estrangeira Lngua inglesa Linguagem Antnimo Slogan Falei com meu amigo sobre um sonho do futuro. Li a histria de um pas estrangeiro.

Comprei um dicionrio da lngua nacional. Estou aprendendo ingls com um americano.

Clculo

Contar. Calcular. Calcular Contar de cabea Oramento Adio Estimativa Chance de sucesso Probabilidade Eu sou bom em Matemtica. Dei a resposta de cabea. Tenho chance de ganhar no prximo jogo.

Vous aimerez peut-être aussi