Vous êtes sur la page 1sur 2

SENADO FEDERAL Gabinete da Liderana do PSDB

EMENDA N

, DE 2014 CCT

(Do Sr. Aloysio Nunes Ferreira)

O 2, do art. 10, do PLC 21, de 2014, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 10 ........................................................................................ ..................................................................................................... 2 O contedo das comunicaes privadas somente poder ser disponibilizado mediante ordem judicial, nas hipteses que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal, respeitado o disposto nos incisos II e III do art. 7. ............................................................................................(NR)

JUSTIFICAO
O Projeto de Lei da Cmara n 21, de 2014 (PL n 2126, de 2011, na origem), de iniciativa do Presidente da Repblica, tem sido considerado por muitos a Constituio da Internet brasileira. Tm razo esses que assim o apelidaram: o PLC 21, de 2014, objetiva estabelecer, conforme sua exposio de motivos explicita, um marco civil regulatrio contemplando princpios, garantias, direitos e deveres para o uso da rede mundial de computadores no pas. No h dvida quanto necessidade de implementao deste projeto. O Brasil vem se consolidando como um dos pases de maior expresso no uso da internet no mundo, o que se reflete claramente no comportamento e no desenvolvimento social e individual do brasileiro nas mais diversas reas: cultura, educao, poltica, economia etc. Os dados falam por si: levantamento do Ibope Media (2013) indica que o Pas conta com 105 milhes de internautas, dos quais cerca de 58 milhes so usurios ativos, sendo, ainda, o 5 pas mais conectado do mundo. Pesquisa da Fecomrcio-RJ/Ipsos indica que o percentual de brasileiros conectados internet aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011, e continua em ascenso. Empresas de internet internacionais veem no Brasil 1

SF/14970.99673-43

SENADO FEDERAL Gabinete da Liderana do PSDB

um mercado preferencial para expanso de suas atividades comerciais e seus projetos econmicos. A prpria democracia brasileiras modificou-se profundamente aps o advento da internet. No seria exagerado afirmar que o exerccio pleno da democracia hoje, no Brasil e no mundo, pressupe o uso da internet. Diante desse quadro, no h a menor dvida de que esta matria vem em boa hora. No entanto, tem havido uma presso nada republicana pela aprovao deste projeto com celeridade incomum nesta Casa. Ora, no justo e nem democrtico alijar o Senado Federal do processo legislativo constitucional. Nesse sentido, considerando ainda que o projeto precisa de melhorias e correes, inclusive redacionais, estamos propondo a presente emenda. Nosso objetivo, por meio desta emenda, reproduzir garantias e protees constitucionais constantes do art. 5, inc. XII, e extensveis ao sigilo de dados informticos, conforme assentado na melhor doutrina. A esse respeito, Manoel Gonalves Ferreira Filho ensiva que, com relao ao sigilo de dados, o direito anterior no fazia referncia a essa hiptese. Ela veio a ser prevista, sem dvida, em decorrncia do desenvolvimento da informtica. Os dados aqui so os dados informticos. Portanto, a proteo ao sigilo, constante do inciso XII, do art. 5, est referido comunicao, no interesse da defesa da privacidade. Logo, imprescindvel limitar a ao do Estado na obteno dos dados privados do usurio quando do uso da internet. Contamos, para isso, com o apoio dos nobres Pares. Sala da Comisso, em abril de 2014.

Senador ALOYSIO NUNES FERREIRA PSDB-SP

SF/14970.99673-43

Vous aimerez peut-être aussi