Vous êtes sur la page 1sur 14

A utilizao da tcnica da entrevista em trabalhos cientficos

Prof. lvaro Francisco de Britto Jnior Prof. Nazir Feres Jnior


Resumo: A entrevista uma das tcnicas mais utilizadas, atualmente, em trabalhos cientficos. Ela permite ao pesquisador extrair uma quantidade muito grande de dados e informaes que possibilitam um trabalho bastante rico. Este trabalho tem como objetivos a definio da tcnica da entrevista, sob a luz de autores de obras que a contemplam; evidenciar a importncia da utilizao desta tcnica em trabalhos cientficos; estabelecer quais so os passos e pontos importantes para a realizao da tcnica; bem como destacar os elementos imprescindveis que o entrevistador deve desenvolver frente a essa tcnica. O interesse por este tema surgiu pela percepo de que, cada vez mais, a entrevista vem sendo utilizada como ferramenta na realizao de trabalhos cientficos, mas nem sempre com a qualidade e rigidez de critrios satisfatrios para o enriquecimento de uma pesquisa cientfica. A metodologia utilizada ser a pesquisa bibliogrfica, balizada na reviso da literatura com o suporte de autores que tratam do tema. Pretendemos esclarecer a necessidade de uma correta utilizao desta tcnica para a obteno de resultados mais qualitativos, assim como os passos e tcnicas necessrios para a sua utilizao. Esta proposta de investigao, que trata da pesquisa em educao, foi elaborada para facilitar o trabalho de iniciao cientfica dos alunos dos cursos de graduao e ps-graduao. Ela apresentar os significados da tcnica da entrevista e revelar as peculiaridades dessa abordagem de pesquisa educacional. Palavras-chave: entrevista, trabalhos cientficos, tcnica.

1. Introduo Este artigo foi produzido a partir da percepo de que, cada vez mais, a entrevista vem sendo utilizada em trabalhos cientficos, mas nem sempre com a qualidade e rigidez de critrios satisfatrios para o enriquecimento de uma pesquisa. Trataremos, portanto, a definio da tcnica da entrevista, sob a luz de autores de obras que a contemplam, para evidenciar a importncia da utilizao desta tcnica em trabalhos cientficos, para estabelecer quais so os passos e pontos importantes para a realizao da tcnica, bem como para destacar os elementos imprescindveis que o entrevistador deve desenvolver frente a mesma tcnica.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

237

Pretendemos esclarecer a necessidade de uma correta utilizao da entrevista para a obteno de resultados mais qualitativos, assim como apontar os passos e as tcnicas necessrias para a sua utilizao. Esta proposta de investigao, que trata da pesquisa em educao, foi elaborada para facilitar o trabalho de iniciao cientfica dos alunos dos cursos de graduao e ps-graduao. Ela apresentar os significados da tcnica da entrevista e revelar as peculiaridades dessa abordagem de pesquisa educacional.

2. A tcnica da entrevista Para entender a tcnica da entrevista e sua utilizao em um trabalho de pesquisa fundamental conceituar e entender primeiramente o que pesquisa. Rosa e Arnoldi (2006) e Luna (1988, p.71) referem-se pesquisa como uma atividade de investigao capaz de oferecer e, portanto, produzir um conhecimento novo a respeito de uma rea ou de um fenmeno, sistematizando-o em relao ao que j se sabe. Gil (1999, p. 45), conceitua pesquisa como:
... procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos. (...) A pesquisa desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponveis e a utilizao cuidadosa de mtodos, tcnicas e outros procedimento cientficos (...) ao longo de um processo que envolve inmeras fases, desde a adequada formulao do problema at a satisfatria apresentao dos resultados.

238

Pesquisa , portanto, o caminho para se chegar cincia, ao conhecimento. na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. Conforme Ribeiro (2008), o instrumento que o pesquisador utilizar para atingir resultados ideais ser estipulado por ele mesmo. As tcnicas de pesquisa comearam a se desenvolver a partir do final do sculo XIX quando alguns antroplogos, como o norteamericano Lewis Henry Morgan (18181881); o alemo, Franz Boas (1858-1942) e o polons Bronislaw Malinowski (1884-1942) realizaram diversos estudos sobre as sociedades tradicionais. No incio do sculo XX, em 1910, surge, nos Estados Unidos, mais precisamente na Universidade de Chicago, o departamento de Sociologia e Antropologia que acabou tornando-se o principal centro de estudos de pesquisas sociolgicas da poca.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

O ponto de partida de uma investigao cientfica deve basear-se em um levantamento de dados. Para esse levantamento necessrio, num primeiro momento, que se faa uma pesquisa bibliogrfica. No segundo momento, o pesquisador deve realizar uma observao dos fatos ou fenmenos para que ele obtenha maiores informaes e, em um terceiro momento da pesquisa, o objetivo do pesquisador conseguir informaes ou coletar dados que no seriam possveis somente atravs da pesquisa bibliogrfica e da observao. A entrevista uma das tcnicas mais utilizadas por pesquisadores para a coleta de dados neste terceiro momento.
O termo entrevista construdo a partir de duas palavras, entre e vista. Vista referese ao ato de ver, ter preocupao com algo. Entre indica a relao de lugar ou estado no espao que separa duas pessoas ou coisas. Portanto, o termo entrevista refere-se ao ato de perceber realizado entre duas pessoas. RICHARDSON (1999) p 207..

De acordo com Salvador (1980) apud Ribeiro (2008), a entrevista tornou-se, nos ltimos anos, um instrumento do qual se servem constantemente, e com maior profundidade, os pesquisadores das reas das cincias sociais e psicolgicas. Recorrem estes entrevista sempre que tm necessidade de obter dados que no podem ser encontrados em registros e fontes documentais, podendo estes serem fornecidos por determinadas pessoas.
A entrevista uma das tcnicas de coleta de dados considerada como sendo uma forma racional de conduta do pesquisador, previamente estabelecida, para dirigir com eficcia um contedo sistemtico de conhecimentos, de maneira mais completa possvel, com o mnimo de esforo de tempo. ROSA; ARNOLDI (2006) p17.

Ribeiro (2008 p.141) trata a entrevista como:


A tcnica mais pertinente quando o pesquisador quer obter informaes a respeito do seu objeto, que permitam conhecer sobre atitudes, sentimentos e valores subjacentes ao comportamento, o que significa que se pode ir alm das descries das aes, incorporando novas fontes para a interpretao dos resultados pelos prprios entrevistadores.

Sabe-se atravs de leituras histricas que a entrevista nem sempre foi vista da mesma forma. Desde os primrdios cientficos, autores j utilizaram definies como Investigao Qualitativa, Observao Participante e a Entrevista em Profundidade at
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

239

240

decidirem, segundo Bogdan; Biklen (1994), apud Rosa; Arnoldi (2006), por privilegiar a expresso Investigao Qualitativa, que prevalece at os dias atuais. Conforme Valles (2000), p. 190 apud Rosa; Arnoldi, (2006) constituem entrevista e investigao as entrevistas apresentadas na forma de: conversao social ordinria e as entrevistas profissionais correntes. Essas entrevistas de comunicao natural, sobre a vida cotidiana, fornecem informaes relevantes de acordo com os objetivos da pesquisa, o tempo e os recursos disponveis para a sua realizao. Rosa; Arnoldi (2006). Segundo Gil (1999), as entrevistas podem ser classificadas em: informais, focalizadas, por pautas e formalizadas. O tipo de entrevista informal o menos estruturado possvel e s se distingue da simples conversao porque tem como objetivo bsico a coleta de dados. recomendado nos estudos exploratrios, que visam a abordar realidades pouco conhecidas pelo pesquisador, ou ento oferecer viso aproximativa do problema pesquisado. A entrevista focalizada to livre quanto a anterior; todavia, enfoca um tema bem especfico, quando, ao entrevistado, permitido falar livremente sobre o assunto, mas com o esforo do entrevistador para retomar o mesmo foco quando ele comea a desviar-se. bastante empregado em situaes experimentais, com o objetivo de explorar a fundo alguma experincia vivida em condies precisas. Tambm bastante utilizada com grupos de pessoas que passaram por uma experincia especfica, como assistir a um filme, presenciar um acidente etc. O tipo de entrevista por pautas apresenta certo grau de estruturao, j que se guia por uma relao de pontos de interesse que o entrevistador vai explorando ao longo de seu curso. As pautas devem ser ordenadas e guardar certa relao entre si. O entrevistador faz poucas perguntas diretas e deixa o entrevistado falar livremente, medida que reporta s pautas assinaladas. No caso da entrevista estruturada, ou formalizada, se desenvolve a partir de uma relao fixa de perguntas, cuja ordem e redao permanecem invariveis para todos os entrevistados que geralmente, so em grande nmero. Por possibilitar o tratamento quantitativo dos dados, este tipo de entrevista torna-se o mais adequado para o desenvolvimento de levantamentos sociais. Algumas das principais vantagens em se utilizar a entrevista estruturada, esto na sua rapidez e no fato de no exigirem exaustiva preparao dos pesquisadores, o que implica em custos relativamente baixos. Outra vantagem possibilitar a anlise estatstica dos dados, j que as respostas obtidas so padronizadas, mas isto ocasiona em contrapartida, na no
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

possibilidade de anlise dos dados com uma maior profundidade. 3. A importncia da utilizao da tcnica da entrevista em trabalhos cientficos A entrevista pode desempenhar um papel vital para um trabalho cientfico se combinada com outros mtodos de coleta de dados, intuies e percepes provindas dela, podem melhorar a qualidade de um levantamento e de sua interpretao. Segundo Bauer e Gaskell (2000), a compreenso em maior profundidade oferecida pela entrevista qualitativa pode fornecer informao contextual valiosa para explicar alguns achados especficos. A versatilidade e o valor da aplicao desta tcnica tornam-se evidentes por ser aplicada em muitas disciplinas sociais cientficas e tambm na pesquisa social comercial. Psiclogos, socilogos, pedagogos, assistentes sociais e praticamente todos os outros profissionais que tratam de problemas humanos utilizam desta tcnica no s para coletar dados, mas tambm para diagnsticos e orientao. Pela flexibilidade que a entrevista possui, muitos autores defendem que parte importante do desenvolvimento das cincias sociais, nas ltimas dcadas, se deve sua aplicao. Para Gil (1999), a entrevista seguramente a mais flexvel de todas as tcnicas de coleta de dados de que dispem as cincias sociais. Para compreender a importncia da utilizao da tcnica da entrevista em um trabalho cientfico necessrio compreender algumas vantagens desta tcnica frente a outras formas e procedimentos para obteno de informao, assim como apontar algumas desvantagens ou limitaes da sua utilizao. Identificar os pontos fortes de uma tcnica de coleta de dados, assim como suas fraquezas, possibilita ao pesquisador, ter plena conscincia da quantidade e qualidade das informaes que podem ser coletadas com a sua utilizao. Isto faz com que a escolha da melhor tcnica a ser utilizada torne-se mais lcida para o pesquisador. Segundo Rosa; Arnoldi (2006 p. 87), em relao s outras tcnicas de questionrios, formulrios, leitura documentada e observao participativa, as entrevistas apresentam vantagens que podem aqui ser evidenciadas:
Permitem a obteno de grande riqueza informativa intensiva, holstica e contextualizada por serem dotadas de um estilo especialmente aberto, j que se utilizam de questionamentos semi-estruturados.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

241

Proporcionam ao entrevistador uma oportunidade de esclarecimentos, junto aos segmentos momentneos de perguntas e respostas, possibilitando a incluso de roteiros no previstos, sendo esse um marco de interao mais direta, personalizada, flexvel e espontnea. Cumprem um papel estratgico na previso de erros, por ser uma tcnica flexvel, dirigida e econmica que prev, antecipadamente, os enfoques, as hipteses e outras orientaes teis para as reais circunstncias da investigao, de acordo com a demanda do entrevistado, propiciando tempo para a preparao de outros instrumentos tcnicos necessrios para a realizao, a contento, da entrevista.

Ribeiro (2008) aponta como vantagens da utilizao da tcnica da entrevista, a flexibilidade na aplicao, a facilidade de adaptao de protocolo, viabilizar a comprovao e esclarecimento de respostas, a taxa de resposta elevada e o fato de poder ser aplicada a pessoas no aptas leitura. Alm das vantagens apresentadas, Gil (1999 p.118) considera que, se comparada com a tcnica do questionrio, que tambm bastante utilizada nas cincias sociais, apresenta outras vantagens:
a) possibilita a obteno de maior nmero de respostas, posto que mais fcil deixar de responder a um questionrio do que negar-se a ser entrevistado; b) oferece flexibilidade muito maior, posto que o entrevistador pode esclarecer o significado das perguntas e adaptar-se mais facilmente s pessoas e s circunstncias em que se desenvolve a entrevista; c) possibilita captar a expresso corporal do entrevistado, bem como a tonalidade de voz e nfase nas respostas.

importante ressaltar que, apesar das vantagens apresentadas, a entrevista, por si s, no garante a fidelidade dos dados e informaes coletadas. Ela deve ser utilizada em conjunto com outros mtodos de coleta de dados para que os resultados qualitativos esperados possam ser fidedignos e retratarem realmente o universo no qual est inserido o objeto da pesquisa. A entrevista apresenta, no entanto, algumas desvantagens ou limitaes o que torna a sua utilizao, em determinadas circunstncias, menos vivel do que outras tcnicas de coleta de dados. Para Gil (1999) p.118, as principais limitaes da entrevista so:
a) a falta de motivao do entrevistado para responder as perguntas que lhe so feitas;
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

242

b) a inadequada compreenso do significado das perguntas; c) o fornecimento de respostas falsas, determinadas por razes conscientes ou inconscientes; d) inabilidade, ou mesmo incapacidade, do entrevistado para responder adequadamente, em decorrncia de insuficincia vocabular ou de problemas psicolgicos; e) a influncia exercida pelo aspecto pessoal do entrevistador sobre o entrevistado; f) a influncia das opinies pessoais do entrevistador sobre as respostas do entrevistado.

Ribeiro (2008) identifica como pontos fracos da tcnica: o custo elevado, o consumo de muito tempo na aplicao, a sujeio polarizao do entrevistador, a no garantia do anonimato, a sensibilidade aos efeitos no entrevistado, as caractersticas do entrevistador e do entrevistado, o treinamento especializado que requer, as questes que direcionam a resposta. Todas estas limitaes intervm na qualidade da entrevista, mas muitas delas podem ser contornadas pelo entrevistador, visto que o sucesso desta tcnica depende fundamentalmente do nvel da relao pessoal entre entrevistador e entrevistado.

4. Passos e pontos importantes para a realizao da tcnica da entrevista A entrevista pode assumir diferentes formas como j tratamos anteriormente, mas, independente da forma, cada uma delas exige do entrevistador habilidade e diversos cuidados na sua conduo. Por este motivo, torna-se difcil determinar qual a melhor maneira para se conduzir uma entrevista, porque depender sempre dos seus objetivos, assim como das circunstncias que a envolvem. Tratamos, neste trabalho, de alguns passos e pontos que so importantes para a realizao de uma entrevista, com a obteno de resultados qualitativos significativos, o que contribuir para o enriquecimento de uma pesquisa cientfica. Segundo Rosa; Arnoldi (2006), a complexidade da aplicao de uma entrevista tem seu incio na anlise inicial de todo um contexto externo em que se insere tanto o entrevistado quanto o tema em estudo. Mesmo que no seja da vontade do entrevistador e do entrevistado, ocorrero influncias locais, sociais e culturais sobre os dados decorrentes da investigao cientfica. Torna-se, portanto, imprescindvel a visualizao por parte do entrevistador, do contexto
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

243

externo, cultural e histrico em que o sujeito a ser pesquisado est inserido, podendo prosseguir ou iniciar a coleta de dados, somente aps essa averiguao, para que no se perca em caminhos transversos. Rosa; Arnoldi (2006) p. 81, alerta:
Todo pesquisador/entrevistador, antes da iniciao no rduo trabalho de coleta de dados por intermdio da entrevista, deve questionar-se sobre os seus conhecimentos cientficos, seu pleno saber sobre o tema em estudo, suas habilidades emocionais e fsicas como entrevistador, sua capacidade de arguio e interveno, e sua prontido no preparo de questes imprevisveis e no momento adequado.

O pesquisador que se arriscar a utilizar a entrevista sem estar devidamente preparado para conduzi-la estar fadado ao fracasso, pois seus resultados no tero nenhuma ou quase nenhuma validao e pouco acrescentaro cincia. Um ponto importante que deve ser observado com muito cuidado o aspecto tico da entrevista. Vieira; Hossne, (1998, p. 100) apud Rosa; Arnoldi (2006), afirmam que poucas pessoas tm competncia para entender a lgica da entrevista. Por isso, s o consentimento esclarecido do participante no suficiente. Segundo os autores, a palavra consentimento implica em uma ideia de atitude tomada por livre e espontnea vontade, mas no com pleno conhecimento dos fatos. A expresso consentimento esclarecido implica que o consentimento deve ser obtido pelo entrevistador no s aps a informao ter sido passada ao entrevistado, mas tambm aps o esclarecimento, pois esclarecer muito mais do que simplesmente informar. Para Rosa; Arnoldi (2006, p. 69),
Muitos pesquisadores insistem, hoje, na necessidade de se obter o consentimento esclarecido do participante, para deixar claro que este deve no apenas concordar em participar do experimento, mas tambm tomar essa atitude plenamente consciente dos fatos, dos questionamentos que lhe sero feitos, dos motivos da entrevista, dos riscos e dos favorecimentos que os resultados podem ocasionar e da sua liberdade de deixar de ser participante, caso sinta necessidade, por qualquer que seja o motivo.

244

Outro ponto fundamental a ser considerado ao se utilizar a tcnica da entrevista o seu roteiro. Na formulao das perguntas que sero utilizadas em uma entrevista estruturada (formalizada) ou na entrevista informal, deve-se atentar para que sejam padronizadas na medida do possvel, para que possam ser comparadas entre si. No
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

existem regras fixadas para a elaborao de perguntas, mas algumas delas, tratadas a seguir, auxiliam na construo de um roteiro. Para Gil (1999), a preparao do roteiro da entrevista um ponto fundamental, e depende do tipo de entrevista que ser adotado. Apesar disso, Baker (1988, p.182) apud Gil, (1999) trata de algumas regras gerais referentes elaborao do roteiro:
a) As instrues para o entrevistador devem ser elaboradas com clareza. b) As questes devem ser elaboradas de forma a possibilitar que sua leitura pelo entrevistador e entendimento pelo entrevistado ocorram sem maiores dificuldades. c) Questes potencialmente ameaadoras devem ser elaboradas de forma a permitir que o entrevistado responda sem constrangimentos. d) Questes abertas devem ser evitadas. Quando so elaboradas questes deste tipo, o entrevistador deve anotar as respostas. e) As questes devem ser ordenadas de maneira a favorecer o rpido engajamento do respondente na entrevista, bem como a manuteno do seu interesse.

A introduo da entrevista outro ponto primordial para a sua aplicao. extremamente importante que o entrevistado fique sabendo o que pretende o entrevistador e porque est fazendo a entrevista. Deixar o entrevistado vontade, criar, desde o primeiro momento, uma atmosfera de cordialidade e simpatia de extrema importncia para o sucesso da entrevista. Gil (1999) acredita que o entrevistado deve sentir-se absolutamente livre de qualquer coero, intimidao ou presso. Desta forma, torna-se possvel estabelecer o rapport (quebra de gelo) entre entrevistador e entrevistado. Richardson (1999 p. 216-217) apresenta algumas instrues para auxiliar a quem no tem experincia no processo de entrevista:
1. Explicar o objetivo e a natureza do trabalho, dizendo ao entrevistado com foi escolhido. 2. Assegurar o anonimato do entrevistado e o sigilo das respostas. 3. Indicar que ele pode considerar algumas perguntas sem sentido e outras difceis de responder. Mas que, considerando que algumas perguntas so adequadas a certas pessoas e no o so a outras, solicita-se a colaborao nas respostas. Suas opinies e experincias so interessantes. 4. O entrevistado deve sentir-se livre para interromper, pedir esclarecimentos e criticar o tipo de perguntas. 5. O entrevistado deve falar algo da sua prpria formao, experincia e
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

245

reas de interesse. 6. O entrevistador deve solicitar autorizao para gravar a entrevista, explicando o motivo da gravao.

Estas instrues no so ordens a serem cumpridas pelo entrevistador; so apenas alguns pontos que podem ajudar a iniciar um dilogo construtivo e aspectos que o entrevistado tem direito de conhecer. Richardson (1999). Segundo Rosa; Arnold (2006 p. 49 e 50), para que as questes elaboradas se efetivem, existem algumas tticas que provocam um maior retorno e uma coleta de dados mais completa:
Ttica do silncio, muito til quando o entrevistador sabe o momento adequado para introduzir a sua fala ou questionamentos. Ttica da animao e elaborao, a animao inclui todo o tipo de observao, rudos e gesto que permitem ao entrevistador demonstrar ao entrevistado que este deve continuar falando. A elaborao implica no s em animar o entrevistado mas tambm pedir que ele se estenda respondendo sobre o tema. Ttica da reafirmao e repetio consiste basicamente em se obter informaes adicionais, mediante a repetio de expresses emitidas pelo entrevistado, por meio da formulao de perguntas diretas. Ttica da recapitulao consiste em levar o entrevistado a relatar, de novo, algumas trajetrias de sua vida, organizadas cronologicamente. Ttica do esclarecimento permite ao entrevistador solicitar ao entrevistado que detalhe uma sequncia de passos, ou, em determinado momento do relato, solicitar que discorra e verbalize sobre o que acaba de referir. Ttica de alterao do tema utilizada quando o entrevistador no tem mais perguntas a respeito do tema e os objetivos da entrevista no foram atingidos. Ento ele lana mo de novos temas e questionamentos que complementam e levam ao resultado esperado. Ttica da ps-entrevista trata-se de um prolongamento do encontro entrevistador <=> entrevistado, quando se d por concluda a entrevista formal, produzindo uma certa redefinio da situao. O entrevistador h de aprender a animar a entrevista, a escutar e a no interromper nunca, mas, por outro lado, a surpreender com perguntas diretas, tendo em mente sempre uma sequncia de tpicos, de modo que o entrevistado possa ser animado e guiado com cuidado ao longo da investigao. Assim, por intermdio da entrevista, conseguir melhores resultados do que o questionamento estruturado rigidamente (THOMPSON, 1984, p. 54)

246

O registro das respostas outro ponto crucial na aplicao da entrevista, pois pode possibilitar o sucesso ou fracasso da coleta de dados. No adianta uma aplicao
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

criteriosa e perfeita da tcnica se o registro das respostas for falho sem preciso ou pouco acrescentar pesquisa.
O nico modo de reproduzir com preciso as respostas registr-las durante a entrevista, mediante anotaes ou com o uso de gravador. A anotao posterior entrevista apresenta dois inconvenientes: os limites da memria humana que no possibilitam a reteno da totalidade da informao e a distoro decorrente dos elementos subjetivos que se projetam na reproduo da entrevista. GIL (1999) p 120.

Para o registro das respostas, importante que o entrevistador, defina um plano para a anotao das respostas. Para Gil (1999), No caso de entrevistas estruturadas, at mesmo alguns manuais tm sido elaborados para indicarem a melhor forma de anotar as respostas, como o do Survey Research Center, da Universidade de Michigan, citado por Ander-Egg (p. 117), que recomenda:
a) dispor o formulrio sobre a mesa ou superfcie lisa; b) situar na mesma linha visual o formulrio e o entrevistado, para poder observar a um e ao outro sem grandes movimentos, centrando a ateno no informante; c) comear a anotar apenas depois que o entrevistado comear a responder; d) usar ponto de exclamao (!) quando o tom da resposta assim o pede; e) anotar alguns aspectos e atitudes do entrevistado que possuam alguma significao til; f) utilizar as mesma palavras do entrevistado e evitar resumir ou parafrasear as respostas; g) incluir tudo o que se referir ao objetivo da pergunta e anotar em sntese as digresses, mesmo que estas no se refiram diretamente ao assunto.

O encerramento da entrevista deve ser realizado em clima de cordialidade, pois extremamente importante que as portas fiquem abertas, pois frequente a necessidade de entrevistas posteriores. Para GIL (1999) nestes casos, o entrevistador deve terminar a entrevista quando o interrogado mantm ainda o interesse em conversar sobre o assunto, pois uma entrevista posterior depende muito de como foi concluda a entrevista anterior. Posteriormente ao trmino da entrevista, faz-se necessria a transcrio da entrevista e a sua anlise. Este processo tedioso e demanda muito tempo, mas o pesquisador deve dedicar-se a ele, pois aspectos no compreensveis podem surgir e exigir uma nova entrevista com determinada pessoa. Para Richardson (1999), o pesquisador deve calcular que nessa fase demorar, pelo menos, duas vezes o tempo dedicado realizao da entrevista.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

247

O objetivo amplo da anlise procurar sentido e compreenso nos dados coletados. O que realmente foi falado constitui os dados, mas a anlise deve ir alm da aceitao do valor aparente, deve procurar por temas com contedo comum e pelas funes destes temas. Bauer e GaskelL (2002 p. 85), afirmam que:
No processo de ler e reler, as tcnicas tradicionais empregadas, em geral como lpis ou outros recursos simples (canetas que realcem o texto), incluem: marcar e realar, acrescentando notas e comentrios ao texto, cortar e colar, identificao da concordncia no contexto de certas palavras, forma ou representao grfica dos assuntos, fichas de anotaes ou fichrios de notas, e finalmente anlise temtica. Ao ler as transcries, so relembrados aspectos da entrevista que vo alm das palavras e o pesquisador quase que revive a entrevista. Esta uma parte essencial do processo e por isso que muito difcil analisar entrevistas feitas por outras pessoas.

O papel do entrevistador em todo o processo de anlise e avaliao crucial. As informaes que so retiradas das falas dos entrevistados possuem subjetividade, o que torna, neste ponto, perigosa e densa a tcnica da entrevista. Romanelli (1998, p.130) apud Ribeiro (2008) diz que cabe ao entrevistador desempenhar
{...} o papel do entrevistador, mas como responsvel por proceder a uma profunda avaliao, classificando e categorizando as respostas, e organizando-as de acordo com o contedo e com o tema, selecionando as palavras e solicitando, s vezes, maiores esclarecimentos, atravs de novos questionamentos, quando necessrios. Outra grande dificuldade que as falas so produzidas e elaboradas por sujeitos com diferentes recursos reflexivos e com maior ou menor facilidade de expresso verbal.

5. Consideraes Finais Um dos objetivos propostos nesse trabalho foi o de definir o que a tcnica da entrevista, sob a luz de autores de obras que a contemplam. Utilizamos este espao para, primeiramente, discutir, apresentando conceitos sobre o que pesquisa e, posteriormente, sobre o que entrevista. Levantamos alguns dados histricos sobre entrevista e, de forma objetiva, classificamos a mesma quanto a seus tipos, o que foi possvel, a partir da recenso de obras utilizadas.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

248

Quanto importncia da utilizao da tcnica da entrevista em trabalhos cientficos, mostramos como esta tcnica vem sendo utilizada no campo das cincias sociais, sua versatilidade e o valor da sua aplicao. Destacamos algumas de suas vantagens e desvantagens, mostrando que, para a obteno de resultados que agreguem valor pesquisa, esta tcnica deve ser utilizada em conjunto com outras formas de coleta de dados. No plano da sua aplicao, esclarecemos quais os passos e pontos importantes para a realizao da tcnica, assim como os seus elementos imprescindveis, dando nfase na importncia do papel do entrevistador para o sucesso da entrevista, no aspecto tico da tcnica, assim como algumas instrues sobre como conduzir uma entrevista. Este trabalho tambm deu nfase importncia da transcrio da entrevista e sua anlise, mostrando que, apesar de ser um processo que demanda bastante tempo, permite ao pesquisador procurar sentido e compreenso nos dados coletados, pois a anlise deve ir alm da aceitao do valor aparente, deve procurar por temas com contedo comum e pelas funes destes temas. Finalizando, acreditamos que este artigo poder contribuir com algum esclarecimento para melhor entendimento de como uma entrevista pode ser til e enriquecedora para um trabalho de pesquisa, desde que realizada com planejamento e critrio na extrao e na anlise de seu resultado.

Referncias
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prtico. Petrpolis: Vozes, 2002. 448 p. BONI, Valdete; QUARESMA, Slvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Cincias Sociais. 2005. 12 f. Dissertao (Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2005. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5.ed. So Paulo: Atlas, 1999. 202 p. ISBN: 8522422702. RIBEIRO, Elisa Antnia. A perspectiva da entrevista na investigao qualitativa. Evidncia: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Arax/MG, n. 04, p.129-148, maio de 2008. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999. 327p. ISBN: 8522421110.
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

249

ROSA, Maria Virgnia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validao dos resultados. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2006. 112 p.

Using the interview in scientific papers


Abstract: The interview is one of the most used techniques nowadays in scientific study. It allows the researcher to extract a huge amount of data and information that makes a possible a quality study. This work has as its goals the definition of the interviews technique in the light of authors of works that contemplate it, to evince the importance of the use of this technique in scientific works, to establish which are the important steps and points for the realization of the technique as well as to highlight the essential elements that the interviewer may develop front of this technique. The interest in this subject arose from the perception that increasingly, the interview has been used as a tool in conducting scientific work, but not always with the quality and rigidity of suitable criteria for the enrichment of scientific research. The methodology used will be bibliographic research based on the review of the literature with the support of authors dealing with the issue. We intend to clarify the need of a correct utilization of this technique for the obtainment of more qualitative results, as well as the steps and techniques necessary to its utilization. This purpose of investigation, which focuses on educational research, was elaborated to facilitate the work of scientific initial of the students attending undergraduate and graduate. It will present the meanings of the interviews technique and will reveal the peculiarities of this approach to educational research. Key words: interview, scientific words, technique

* lvaro Francisco de Brito Jnior Currculo - http://lattes.cnpq.br/7336424505661046 Endereo eletrnico: alvarabritto@terra.com.br * Nazir Feres Jnior Currculo - http://lattes.cnpq.br/8491694716046892 Endereo eletrnico: nazir@uniaraxavirtual.com.br; jhunior@yahoo.com.br

250
Evidncia, Arax, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011

Vous aimerez peut-être aussi