Vous êtes sur la page 1sur 5

MUNDO QUMICA

Por: Mateus Rocha Duarte Abril de 2014

LCOIS
Alcois so compostos orgnicos que apresentam o grupo funcional hidroxila ( OH) preso a um ou mais carbonos saturados.

O lcool pode ser o pior inimigo do homem, mas a Bblia diz para amar seu inimigo.
Frank Sinatra

Principais duvidas sobre lcoois


P: Qual os Principais lcoois? R: Os pricipais so o Etanol (Conhecido popularmente como lcool) ,e o Metanol (Muito usado como solvente e o Glicerol). P: Que tipo de informao os leitores desejam saber sobre nossa empresa? R: Informaes pontuais, teis e sobre como solucionar problemas.

Sempre carregue um frasco de usque em caso de picada de cobra e, alm disso, sempre carregue uma pequena cobra.
WC Fields

No Foco do Contedo.
Na presena de bases fortes, os lcoois atuam como doadores. Os lcoois so geralmente cidos ligeiramente mais fracos do que a gua, com valores de pKa entre 16 e 18. Os lcoois so compostos versteis, e podem ser usados como material de partida para a preparao de uma grande variedade de compostos.

Nesta edio

Etanol Vantagens na utilizao do Etanol no mercado Automotivo Os efeitos Agudos do lcool - Pag.02 Metanol - Pag.03 A Nomenclatura e classificao do lcooisPag.04

5 Questes Para entender o Etanol - Pag.03

Etanol
O etanol o mais importante dos lcoois, pois ele um dos combustveis que tem maior probabilidade de substituir o petrleo nas prximas dcadas. obtido atravs da fermentao de acares, como os presentes na cana-de-acar, milho, cevada, malte, etc, ou pela hidratao do etileno. Alm de ser misturado gasolina (geralmente para baratear o preo), ele tambm o lcool que est presente nas bebidas alcolicas (da o nome), como cerveja, vodka, cachaa e o absinto (bebida com o maior teor alcolico, entre 45 e 85% de lcool, porm feita uma destilao para que chegue essa porcentagem Seu ponto de fuso de -114C, o que faz com que seja utilizado tambm como fluido para termmetros de temperaturas muito baixas (o mercrio no serviria j que seu PF de -40C).

Legenda da foto

Os efeitos Agudos do lcool


A ingesto de lcool provoca diversos efeitos, que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora. Nos primeiros momentos aps a ingesto de lcool, podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia, desinibio e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, comeam a aparecer os efeitos depressores como falta de coordenao motora, descontrole e sono. Quando o consumo muito exagerado, o efeito depressor fica exacerbado, podendo at mesmo provocar o estado de coma. Os efeitos do lcool variam de intensidade de acordo com as caractersticas pessoais. Por exemplo, uma pessoa acostumada a consumir bebidas alcolicas sentir os efeitos do lcool com menor intensidade, quando comparada com uma outra pessoa que no est acostumada a beber. Um outro exemplo est relacionado a estrutura fsica; uma pessoa com uma estrutura fsica de grande porte ter uma maior resistncia aos efeitos do lcool. O consumo de bebidas alcolicas tambm pode desencadear alguns efeitos desagradveis, como enrubecimento da face, dor de cabea e um mal-estar geral. Esses efeitos so mais intensos para algumas pessoas cujo organismo tem dificuldade de metabolizar o lcool. Os orientais, em geral, tem uma maior probabilidade de sentir esses efeitos.

Formula Estrutural

O consumo de bebidas alcolicas tambm pode desencadear alguns efeitos desagradveis, como enrubescimento da face, dor de cabea e um mal-estar geral

Metanol
O metanol, que tambm conhecido como cido metlico ou carbinol, um composto orgnico pertencente ao grupo dos lcoois. Representado pela frmula qumica CH3OH, o metanol lquido em temperatura ambiente, incolor, de odor caracterstico, apresenta um ponto de fuso de -98 C e ponto de ebulio de 65 C e solvel em gua, etanol e ter dietlico. O metanol txico tanto em estado lquido ou em estado de vapor. Pode ingressar ao organismo pelo nariz, boca ou pele (especialmente atravs de cortes ou ferimentos) e rapidamente absorvido pelas vias sanguneas do corpo. Crescimento do consumo de Etanol no Brasil

5 Questes para entender o Etanol 1 O que so os combustveis "verdes"? So aqueles cuja emisso de CO2 durante o processo de produo ou no cano de descarga dos carros menor que a proveniente do diesel e da gasolina.

2 Quais so os combustveis "verdes"? Os mais viveis so o etanol e o biodiesel. O hidrognio lquido e a eletricidade produzida por baterias no emitem nenhum tipo de fumaa quando utilizados como combustveis de automveis. Seu uso, porm, ainda restrito por problemas de distribuio e de pouca autonomia.

3 Qual o menos poluidor? A forma como os combustveis so produzidos


deve ser levada em conta na resposta e no apenas o que escapa do cano de descarga. A produo de hidrognio exige gasto de eletricidade, o que, por sua vez, requer a queima de carvo e petrleo em termeltricas. Em termos globais, 60% da energia eltrica vem do carvo, a mais poluente das fontes energticas.

4 Por que o etanol e o biodiesel so os mais viveis? O etanol e o biodiesel tm a vantagem de, por ser lquidos, aproveitar toda a estrutura logstica da gasolina e do diesel. O etanol tem uma equao econmica ainda mais favorvel, em razo da produtividade. Com 1 hectare de terra se consegue produzir 7 500 litros de etanol. No caso do biodiesel de soja, obtm se 600 litros por hectare. O etanol continuar atraente mesmo que o preo do barril de petrleo caia a 35 dlares. Todas as demais alternativas energticas "verdes" s se tornam economicamente atraentes quando o barril de petrleo est valendo, no mnimo, 80 dlares.

Dados comprovam que a gasolina emite dez vezes mais CO2 do que o etanol

5 O etanol brasileiro, em particular, que fatia ter? O Brasil, por suas


caractersticas de clima, rea agricultvel, teria condies de suprir 10% da demanda mundial.

Nomenclatura e Classificao dos lcoois


Os lcoois apresentam o grupo OH ligado a um carbono saturado, isto , aquele que s faz ligaes simples.

PRIMEIRO REGISTROS DO ALCOOL NA HISTORIA


Registros arqueolgicos revelam que os primeiros indcios sobre o consumo de lcool pelo ser humano data de aproximadamente 6000 a.C., sendo portanto, um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos. A noo de lcool como uma substncia divina, por exemplo, pode ser encontrada em inmeros exemplos na mitologia, sendo talvez um dos fatores responsveis pela manuteno do hbito de beber ao longo do tempo.

Para dar nome aos lcoois,de acordo com a Iupac,deveremos proceder como no caso dos hidrocarbonetos, s que empregando o sufixo ol:

A classificao dos lcoois depende da posio da hidroxila: - lcoois primrios apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo caracterstico CH2OH. - lcoois secundrios apresentam sua hidroxila unida a carbono secundrio da cadeia. Possuindo o grupo caracterstico CHOH. - lcoois tercirios apresentam sua hidroxila ligada a carbono tercirio. Possuindo o grupo COH.
A Mundo Qumica ,a qumica descomplicada

Fale Conosco

Fontes
http://www.brasilescola.com/quimica/alcoois.htm http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/metanol/ http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/alcoois/

Mateus R.Duarte
Rio Do Sul Santa Monica City (47) 8823-4299

VEJA-Edio 2052 -19 de maro de 2008

Vous aimerez peut-être aussi