Vous êtes sur la page 1sur 17

Amanda Veiga Daniela Rodrigues Nayara Santos Rafaela Tamara Simone Alves

INTRODUO
Na concepo Piagetiana a aprendizagem s ocorre

aps a consolidao das estruturas de pensamento, ou seja, a aprendizagem decorrente da consolidao do esquema que a suporta.

PERGUNTA DE PARTIDA

Como se explica o desenvolvimento intelectual?

OBJETIVO
Compreender os aspectos que envolvem a teoria de

Jean Piaget e as principais ideias que ele priorizava. Absorver conhecimento a respeito de como as teorias podem ser aplicadas na sade e educao e associ-las as prticas educativas que devem ser realizadas por ns enfermeiros.

BIOGRAFIA
Jean Willian Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896 e

morreu em 17 de setembro 1980. Um dos mais importantes pesquisadores de educao e pedagogia. Considerado aos 11 anos garoto prodgio.

BIOGRAFIA
Piaget ainda jovem ingressa na Universidade de

Neuchtel onde passa a estudar biologia e filosofia.


Aos 22 anos torna-se doutor em biologia e passa a se

interessar profundamente pela mente humana.


Muda-se para Zurique para desempenhar funes de

psiclogo experimental e trabalhar em uma clnica como psiquiatra.

BIOGRAFIA
Em 1919 Piaget vai para Paris onde percebeu que,

crianas da mesma faixa etria cometiam erros semelhantes nos testes de inteligncia, o que levou a acreditar que o pensamento se desenvolve gradativamente. Em 1921 Piaget volta para a Sua para tornar-se diretor de estudos do Instituto Jean-Jacques Rousseau na universidade de Genebra. E dois anos depois casa-se com Valentine Chtenay, com quem tem trs filhos.

BIOGRAFIA
Piaget faleceu aos 84 anos, na cidade de Genebra, que

o homenageou com um busto em uma de suas mais belas e conhecidas praas. Este notvel suo publicou mais de 300 artigos cientficos e cerca de 50 livros, dos quais o mais prestigiado A Epistemologia Gentica.

IDEIAS QUE ELE PRIORIZAVA


Piaget desenvolveu a teoria da construo do

conhecimento, conhecida como Epistemologia Gentica. Explica como o conhecimento adquirido e montado em nossa psiqu, desde a infncia at a maturescncia humana. Suas ideias centrais so:

1) Para Piaget o comportamento dos seres vivos no

inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento construdo numa interao entre o meio e o indivduo. Esta teoria epistemolgica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) caracterizada como interacionista.
2) A inteligncia para Piaget o mecanismo de adaptao do organismo a uma situao nova e, como tal, implica a construo contnua de novas estruturas. Esta adaptao refere-se ao mundo exterior, como toda adaptao biolgica.

3) No existe estrutura sem gnese, nem gnese sem


estrutura (Piaget). No existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha j um conhecimento anterior para poder assimillo e transform-lo. 4) O desenvolvimento do indivduo inicia-se no perodo intrauterino e vai at aos 15 ou 16 anos. A construo da inteligncia d-se portanto em etapas sucessivas.

EDUCAO
Piaget no aponta respostas sobre como ensinar, e o que

ensinar, mas permite compreender como a criana e o adolescente aprendem. Dessa forma, oferece ao educador uma atitude de respeito quanto as condies intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e no verbais.

SADE
Devemos lembrar que: mais do que preocupar-se em

como ensinar fundamental questionar-se como se aprende. preciso compreender claramente em que estgio de desenvolvimento intelectual encontra-se aquele indivduo, com o qual vamos trabalhar ou ensinar, para podermos desenvolver um trabalho educativo com mais qualidade e obter assim melhores resultados.

SADE
necessrio que o enfermeiro conhea ou investigue

como acontece o aprendizado internamente no ser humano e em que nvel de desenvolvimento cognitivo est seu cliente, para que desenvolva uma ao de educao em sade adequada.

CONSIDERAES FINAIS

A obra de Jean Piaget nos faz entender que cada fase de desenvolvimento apresenta caractersticas, nos clareia possibilidades de crescimento e que este processo fundamental para compreender a necessidade de cada indivduo, seja ele paciente ou aluno.

REFERNCIAS
DAVINI, Maria Cristina. Do Processo de Aprender ao de Ensinar. Capacitao Pedaggica para instrutor / supervisor da rea da sade. Ministrio da Sade. Braslia: 1994. SOUZA, Dilma Fagundes. EDUCAO EM SADE NA ENFERMAGEM: DA PALESTRA AO ENCONTRO DIALGICO. Rio de Janeiro, 2011. Disponivel em: <http://teses2.ufrj.br/51/teses/EEAN_D_DilmaFagundesDeSouza.pdf>. Acesso em: 28/09/2013 CARVALHO, Diana de Carvalho. A psicologia frente a educao e o trabalho docente. Santa Catarina, 2012. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722002000100008&script=sci_arttext>. Acesso em: 28/09/2013.

CAETANO, Luciana Maria. A epistemologia gentica de Jean Piaget Com Cincia. Campinas, n. 120, 2010. Disponvel em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151976542010000600011&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 28 set. 2013.
FERRACIOLI, Larcio. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimentona obra de Jean Piaget: uma anlise do processode ensino-aprendizagem em Cincias. Braslia, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999. Disponvel em:<http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/191/191>Acessos em 28 set. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi