Vous êtes sur la page 1sur 3

Ferramentas Indispensveis ao Pastor

Kevin DeYoung02 de Agosto de 2010 - Liderana da Igreja


Que ferramentas todo pastor deve possuir? Que habilidades ele precisa ter? Ou, perguntando com franqueza: o que um pastor tem de fazer razoavelmente para ser um bom pastor? Observe o que no estou perguntando. No estou perguntando sobre a teologia do pastor. Ou sobre a sua santidade pessoal. Ambas so essenciais e mais importantes do que algum dom especfico. Todo pastor precisa cuidar bem de sua vida e de sua doutrina (1 Tm 4.16). Mas, o que um pastor tem de fazer? Esse o assunto deste artigo. Admitamos que ele est indo bem nas reas de carter e de convico. Mas, o que se exige dele quanto competncia? Em seguida, apresentamos uma lista que no exaustiva. E, com certeza, no reivindicamos ser excelentes em cada rea. Todavia, com base em minha experincia, um pastor de igreja local estou pensando, em particular, no papel de pastor principal ou de pastor nico tem de ser competente em cinco reas.

1. Um pastor tem de ser capaz de ensinar. Uma das cinco diferenas existentes
nas qualificaes de presbteros e diconos e a nica habilidade na lista que o presbtero seja apto para ensinar (1 Tm 3.2). Se o pastor o nico ou o pastor principal, ele labutar especialmente na pregao e no ensino (1 Tm 5.17). As igrejas suportaro vrias deficincias, porm muitas igrejas ficaro impacientes com um pastor que no sabe ensinar. verdade que ensinar e pregar so habilidades que se desenvolvem com o passar do tempo. Por isso, talvez seja difcil determinar se um jovem apto para ensinar. Contudo, antes de algum entrar no ministrio, ele deve ser capaz de comunicar a Palavra de Deus com alguma medida de confiana e clareza. Algumas coisas que devemos examinar: Ele gosta de ensinar? Se no gosta, no melhorar no ensino. Ele pode se comunicar com as crianas? Seria um grande treinamento e um admirvel campo de prova se os pastores trabalhassem como professores de alunos das primeiras sries, antes de entrar no ministrio de tempo integral. Bons mestres sabem como tornar compreensveis verdades profundas. Em contraste, se voc torna confusas coisas simples, talvez no tenha o dom de ensino, ainda no. Ele gosta de ler? Alguns pastores lem bastante. Outros lero devagar ou sem muita freqncia. Mas, se um pastor no gosta de ler (supondo que ele tem acesso a bons livros), ele dificilmente crescer em profundidade e amplitude de discernimento. Se um pastor no tem fome por aprender, talvez no ajudar outros a aprender.

2. Um pastor tem de ser capaz de relacionar-se com as pessoas. H


muitas maneiras de um pastor conectar-se com seu povo. Ele pode fazer visitas aos enfermos, ou mentorear pessoas individualmente, ou liderar grupos pequenos, ou trabalhar para que haja mais envolvimento da equipe de colaboradores. Sempre haver pessoas ao redor do ministrio; e um bom pastor se esforara para estar disponvel a pelo menos algumas dessas pessoas. Os relacionamentos assumem muitas formas. Voc pode ser um pastor extrovertido e gregrio ou um introvertido meditativo. Alguns de ns somos bons em bate-papo. Outros odeiam isso e preferem um convvio mais prximo e quieto com outra pessoa. No estou dizendo que o ministrio pastoral somente para os sociveis. Mas, se um homem no pode lidar cordial, gentil e amavelmente com as pessoas, ele deve pensar duas vezes em ser um pastor. Uma boa pergunta a ser considerada: este homem faz amigos com facilidade? Eu hesitaria em chamar um pastor que luta para fazer e manter amigos.

3. Um pastor tem de ser capaz de liderar. Isso pode nos enganar. Ao usar o
vocbulo liderar no quero dizer que todo pastor tem de ser um empreendedor ousado. Mas ele deve ter pessoas que o seguem. Tem de ser disposto a tomar uma posio, ser impopular s vezes. Precisa de coragem e da habilidade de tomar decises desagradveis. Se um homem tem necessidade de ser apreciado por todos, em todo o tempo, ele no est pronto para ser um pastor. Um pastor no deve ter medo de influenciar. E, se ele no um visionrio ousado, deve ser aquele tipo de lder que encoraja outros que tm dons de liderana mais destacados.

4. Um pastor tem de ser relativamente organizado ou cercar-se de pessoas que podem fazer isso por ele. Eu queria usar a palavra administrao
para referir-me a esse assunto, mas decidi no us-la por receio de ser mal compreendido. No creio que os pastores precisam ser gurus administrativos. De fato, penso que nenhum pastor entrou num seminrio com o sonho de que poderia ser capaz de manter a igreja cumprindo sua funo tranquilamente. Administrao no a essncia do ministrio; pelo menos, no deveria ser. No entanto, no podemos evitar isto: um pastor tem de possuir alguma habilidade bsica de organizao. Ele no pode esquecer sempre os seus compromissos ou chegar atrasado em cada reunio de presbteros. O pastor precisa retornar as chamadas telefnicas e entender como se realiza uma reunio. Na verdade, todos esquecemos coisas. Todos ns falhamos de vez em quando. Ser um pastor no exige oniscincia ou onipotncia, mas temos de ser responsveis. Certo ou errado, talvez a sua igreja no perceba imediatamente que voc parou de estar com as pessoas e que voc no tem capacidade de liderar, mas a congregao perceber logo que no pode depender de voc.

Competncia administrativa bsica exigida para o ministrio pastoral. Se voc no tem essa competncia como pastor, ache pessoas que tm e permita que elas cuidem de voc.

5. Um pastor tem de orar. Se essa ferramenta ficar corroda, ningum saber; pelo
menos, no a princpio. impossvel sobreviver como pastor sem as outras quatro habilidades. Contudo, infelizmente, fcil sobreviver e, at, prosperar no ministrio sem essa ferramenta. O pastor que prospera sem orao no o pastor sob cujo ministrio quero estar, nem o pastor que desejo ser. Podemos realizar muito em ns mesmos, mas o que realmente importa exige orao, porque exige a presena de Deus. Um homem que no ora no deve pregar. Como voc mesmo pode testemunhar, essas cinco competncias no so iguais em importncia. As competncias 1, 2 e 5 so essenciais e devem ser o foco do ministrio. As competncias 3 e 4 podem ser evitadas por algum tempo, mas no podem ser ignoradas. Em minha experincia, todas as cinco habilidades so necessrias ao ministrio pastoral. Alguns pastores sero excelentes em vrias dessas competncias. Alguns sero muito bons em uma rea ou muito bons em outras. Nenhum pastor ser um modelo de todas essas cinco reas. Se eu tivesse de avaliar um aluno de seminrio que est prestes a entrar no ministrio, ou se fosse membro de uma igreja que est procura de um pastor, desejaria ver competncia bsica em cada uma dessas reas.

Vous aimerez peut-être aussi