Vous êtes sur la page 1sur 29

SEFAZ-RJ NT 2010.

01

O Novo Marco Regulatrio do Petrleo no Brasil


Uma Anlise das Implicaes Fiscais do PL n 5.938/09 e Seu substitutivo

Subsecretaria de Estudos Econmicos

Rio de Janeiro, 9/12/2009

O Novo Marco Regulatrio do Petrleo no Brasil


Uma Anlise das Implicaes Fiscais do PL n 5.938/09 e seu Substitutivo
Autores: Sergio Guimares Ferreira e Natalia Levy1 O estudo conduzido nesta nota indica que as mudanas propostas pelo PL n 5.938/09 e a seguir pelo substitutivo apresentado pelo relator representam uma concentrao de receitas na Unio e uma extraordinria pulverizao de receitas de petrleo entre estados e municpios no produtores. As propostas tambm implicaro em uma reduo drstica das receitas futuras dos estados produtores e municpios confrontantes ou afetados pela produo de petrleo e gs, com efeitos estruturais possivelmente negativos nos prximos anos. Por outro lado, o efeito estrutural da repartio dos royalties entre estados e municpios no produtores no facilmente identificvel. Assinala-se que a Unio tambm passou a ganhar mais com o substitutivo em relao ao PL original, sendo os nicos perdedores os entes produtores. Esses fenmenos se do porque a receita governamental do prsal pequena em relao massa tributria da Unio e da Federao, mesmo que o regime de partilha aplicado ao pr-sal implique em substancial aumento dessas receitas, mas significativa em relao massa tributria dos estados produtores, especialmente porque a produo de petrleo no gera ICMS, estreitando a base tributria desses estados, entre os quais figura o Rio de Janeiro. O resultado do substitutivo , portanto, pulverizar as receitas do petrleo entre entes que j fazem jus a substanciais transferncias de receitas da Unio (FPE e FPM), e eliminar o elemento de compensao que a Lei 9478/98 trouxe aos estados produtores de petrleo que se viram subtrados da capacidade de tributao sobre sua produo de petrleo quando da votao da Constituio Federal de 1988.

Os autores agradecem colaborao de Ricardo Guedes e Fabrcio Santos, e aos comentrios e estmulo de Joaquim Levy. Agradecem tambm s sugestes de Renata Cavalcanti, Francisco Dourado, Luiz Cidade, Gustavo Costa, Gabriel Rodrigues e Bruno Musso. Contudo, erros e omisses remanescentes so de inteira responsabilidade dos autores.

Subsecretaria de Estudos Econmicos

Publicao cujo objetivo divulgar resultados de estudos direta ou indiretamente desenvolvidos pela Subsecretaria de Estudos Econmicos, os quais, por sua relevncia, levam informaes para profissionais especializados e estabelecem um espao para sugestes. As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e de inteira responsabilidade do(s) autor(es), no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Subsecretaria de Estudos Econmica ou da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodues para fins comerciais so proibidas.

Autor para correspondncia:


Sergio Guimares Ferreira Subsecretaria de Estudos Econmicos Rua da Alfndega, 48 - sobreloja Centro, Rio de Janeiro - Brasil 20.070-000 Fax: (21) 2334-4549 (ramal 2026) Email: ssee@fazenda.rj.gov.br

O Novo Marco Regulatrio do Petrleo no Brasil


Uma Anlise das implicaes fiscais do PL n 5.938/09 e seu substitutivo
O Executivo enviou em setembro de 2009 quatros projetos de Lei acerca do Pr-Sal, cada qual tratando de um aspecto do novo marco regulatrio. Destes, o PL n 5.938/09 trata do regime de partilha e suas regras, prevendo a manuteno das regras atuais (estabelecidas na Lei 9478/97) em relao s participaes especiais (PE) e royalties. A discusso do referido PL suscitou a proposta de emendas e posteriormente a apresentao de um substitutivo pelo relator do projeto na Cmara de Deputados. Esta nota compara a repartio das receitas do pr-sal sob o marco regulatrio estabelecido em 1997 e o proposto pelo Executivo, assim como sob o substitutivo proposto pelo relator. Especificamente, detalham-se2: O atual marco regulatrio (regime de concesso) Regime de partilha tal como proposto na verso inicial da PL n 5.938/09, que mantm a atual regra de repartio dos royalties3 e PE sem prejuzo da partilha. Regime de partilha, sob novas regras de diviso dos royalties e com a extino da PE, tal como resultou o texto base aprovado na Comisso especial da Cmara. Para cada regime so calculadas receitas associadas a um conjunto de hipteses de volume de produo, preo e cmbio. Adota-se a conveno de se estimar o fluxo de receita anual, considerando-se as hipteses explicitadas. importante assinalar-se que o exerccio se d a partir de hipteses explcitas em vista da ambigidade e ignorncia quanto s perspectivas de produo e faixa de preo do petrleo dez anos frente. As hipteses tambm permitem que se foque no pr-sal no licitado, objeto dos projetos de lei enviados pelo Executivo. A real produo desses campos em 2020 desconhecida, at

2 3

Aqueles ainda no licitados. Conforme a Lei 9478/97

porque ela depender do apetite de eventuais investidores nesses campos no licitados, assim como das condies de operaes da prpria Petrobras. As hipteses permitem, por outro lado, aquilatar os impactos fiscais dos diferentes regimes em condies comparveis, o que facilita a anlise econmica do marco atual e das propostas recentes. Todos os resultados podem ser ajustados de maneira relativamente fcil a outras hipteses, algumas mais otimistas, de cmbio ou valor de produo, por vezes utilizadas nas projees divulgadas pelo governo federal. Os resultados tambm podem ser facilmente modulados para refletir hipteses mais conservadoras avanadas, por exemplo, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Energia, Indstria e Servios do Rio de JaneiroSEDEIS. Alm de calcular as receitas projetadas sob cada um dos modelos e hipteses de produo, preo e cmbio explicitadas, a nota compara estas receitas com outros recursos tributrios, atualmente disponveis tanto para a Unio como para os Estados e Municpios. Em particular, observa-se o tamanho relativamente pequeno das receitas de petrleo projetadas em comparao com a massa tributria brasileira hoje, e as conseqncias da pulverizao das eventuais receitas de petrleo.

1. Modelo de Repartio de Receitas Atualmente em Vigor no Brasil


O modelo atual de repartio intergovernamental de receitas decorrentes da produo de petrleo e gs foi estabelecido pela Lei 9.478/97. A Lei, que entre outras coisas, criou a ANP, o CNPE, e instituiu o regime de concesso, define em seu artigo 45 que o contrato de concesso dispor sobre as seguintes participaes governamentais, previstas no edital de licitao: bnus de assinatura; royalties; participao especial; e pagamento pela ocupao e reteno da rea. O bnus de assinatura (art. 46) pago Unio e definido no resultado do leilo da concesso. Os royalties (art. 47) correspondero a at 10% do valor da produo total do campo, e sero pagos a partir do inicio da produo. Efetivamente, o pargrafo primeiro do artigo faz a ressalva de que a ANP poder reduzir o percentual a at 5% da produo do campo. A parcela do valor dos royalties que corresponder aos primeiros 5% do valor da produo ser distribuda (art. 48) segundo os critrios estabelecidos pela Lei n 7.990, de 1989. Esta estabelece que (art. 7, 4) tambm devida a compensao financeira aos Estados, Distrito Federal e Municpios confrontantes, quando o leo, o xisto betuminoso e o gs forem extrados da plataforma continental nos mesmos 5% (cinco por cento) fixados no caput 6

deste artigo, sendo 1,5% (um e meio por cento) aos Estados e Distrito Federal e 0,5% (meio por cento) aos Municpios onde se localizarem instalaes martimas ou terrestres de embarque ou desembarque; 1,5% (um e meio por cento) aos Municpios produtores e suas respectivas reas geoeconmicas; 1% (um por cento) ao Ministrio da Marinha, para atender aos encargos de fiscalizao e proteo das atividades econmicas das referidas reas; de 0,5% (meio por cento) para constituir um fundo especial a ser distribudo entre os Estados, Territrios e Municpios. Alm disso, os Estados transferiro (art. 9.) aos Municpios 25% da parcela de 5% dos royalties, nas mesmas regras definidas pela Constituio para a cota-parte do ICMS (art. 158, IV da CF). Em relao parcela que exceder os 5% do valor da produo, quando prevista em contrato, ser repartida da seguinte maneira (art. 49 da Lei 9478/1997): 22,5% para os estados confrontantes; 22,5% para os municpios confrontantes; 15% para o Ministrio da Marinha; 7,5% aos municpios afetados pelas operaes de embarque e desembarque; 7,5% para a constituio de fundo especial, a ser distribudo entre estados, territrios e municpios; e 25% ao Ministrio da Cincia e Tecnologia (sendo que um mnimo de 40% desses recursos tem que ser aplicados no Norte e no Nordeste). A participao especial, que paga somente no caso em que h grande volume de produo (comprovado pela ANP), tem como base de clculo a receita bruta da produo deduzida royalties, custos operacionais, investimentos na explorao, depreciao e tributos previstos na legislao (art. 50). A alquota regulamentada por decreto e varia conforme o campo. Dos recursos da participao especial, 40% vo para o MME, 10% para o Ministrio de Meio Ambiente, 40% para o estado confrontante, e 10% para o municpio confrontante.

2. Como os recursos do pr-sal seriam repartidos sob o modelo regulatrio atual de concesso?
Nessa seo, aplicamos as regras atuais produo projetada para o pr-sal, supondo uma produo do pr-sal no licitado de aproximadamente 1,8 milhes de barris/dia, ou 653 milhes de barris/ ano (Tabela 1). Este valor equivalente produo atual do ERJ, cujos poos devem se esgotar nos prximos anos e seriam substitudos pelo pr-sal.

O preo do petrleo adotado nas projees de US$ 70 por barril, que o patamar atual das cotaes.4 O custo global da extrao do leo (incluindo investimento, etc.), dedutvel para o clculo da base da PE e da partilha fixado em US$ 40/ barril, conforme indicaes dos dirigentes da Petrobrs.5

Tabela 1 Valores utilizados nas premissas VALORES UTILIZADOS

Produo anual do Pr-sal (milhes barris) Preo do petrleo (US$/ barril) Valor da produo do pr-sal (milhes de US$) Custo em leo da produo - US$40/b - (milhes de US$)

653 70 45.738 26.136

O valor da produo anual considerando as hipteses acima seria de US$ 45,74 bilhes. Supondo uma alquota tpica de 10% para os campos do pr-sal, a receita de royalties correspondente seria de US$ 4,57 bilhes ao ano. Pelo marco atual, 20% dos recursos do fundo especial alimentado por parte desses royalties so distribudos de acordo com as regras do FPE e 80% distribudos de acordo com o FPM, conforme regulado pelo Executivo.6 Como a parcela mnima de 5% dos estados est sujeita repartio com municpios, via cotaparte, os estados produtores ao final ficam somente com 22,5% dos royalties (e no com 30%). A participao especial, como citado, aplicada sobre a receita bruta da produo, deduzidos os royalties, custos operacionais, investimentos na explorao, depreciao e tributos previstos na legislao. Supondo que a soma dos custos operacionais, investimentos na explorao, depreciao e

Em algumas projees divulgadas pelo governo federal, foi adotado o preo de US$ 100/barril, o que tenderia a ampliar as diferenas dos resultados dos diferentes marcos, em especial aumentando os ganhos da Unio para determinada frao de partilha do excedente em leo.
4

O custo de extrao adotado nos clculos a seguir se baseiam em informaes fornecidas pela Petrobras. Em agosto de 2009, por exemplo, o Presidente da Petrobras, quando perguntado se a margem de ganho da Petrobras no seria baixa com o petrleo cotado em torno de US$ 65 no mercado internacional, disse que o projeto vivel. O pr-sal no uma vaca leiteira, gerador de caixa, mas um projeto vivel, afirmou o executivo. Segundo ele, o custo para explorao das reservas de Tupi, rea do pr-sal em que os testes de produo esto mais adiantados, fica abaixo de US$ 45 por barril. Mais detalhes sobre essa declarao podem ser encontrados na internet : http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1291300-9356,00.html
5 6

Conforme Decreto No 1/1991, que regula a matria.

tributos seja de US$ 40 por barril, o valor dedutvel como custo de produo chega a US$ 26,1 bilhes, a que se somam US$ 4,574 bilhes de royalties, o que resulta em uma base de clculo para a PE de US$15,0 bilhes, considerando a produo adotada. Sobre este valor, aplica-se uma alquota (modal) de 30%, e chega-se a uma PE global de US$ 4,5 bilhes. Em alguns estudos divulgados pelo governo federal, a alquota bsica da PE dada pelo valor mximo previsto pelo decreto 2705/98 de 40%. No entanto, considerando que h uma deduo inicial sobre o valor tributado, razovel considerar que a alquota efetiva seja de 30%. A considerao da alquota de 40% diminuiria o ganho da Unio com a partilha, e aumentaria a perda dos Estados no caso de eliminao da PE, como decidido no Substitutivo. A parte do setor pblico global equivale, portanto, a aproximadamente 20% do valor da produo. Como se ver, essa relao 50/50 entre receitas de royalties e participao especial, apesar de verdadeira no cmputo global, de 35/65 na parcela correspondente aos Estados Produtores, onde o peso da participao especial maior do que o dos royalties. Ainda que a PE flutue ao longo da vida de cada campo e dependa da relao preo do petrleo/custos de extrao, a experincia do Estado do Rio de Janeiro no perodo 2002-2009 sugere que a relao 35/65 estvel durante boa parte do perodo economicamente relevante da explorao comercial dos grandes campos.
Tabela 2 - Simulao do cenrio com o modelo regulatrio atual de concesso
MODELO ATUAL DE CONCESSO

% sobre valor bruto da produo


1,13% 1,50% 1,00% 0,50% 0,50% 0,38% 1,25% 1,13% 1,13% 0,75% 0,38% 0,38% 23% 30% 20% 10% 10% 7,5% 25,0% 22,5% 22,5% 15,0% 7,5%

ROYALTIES (PARCELA MNIMA - 5%) ESTADOS PRODUTORES MUNICPIOS PRODUTORES COMANDO DA MARINHA FUNDO ESPECIAL MUNICPIOS AFETADOS* MUNICPIOS DOS ESTADOS PRODUTORES ROYALTIES (PARCELA EXCEDENTE - 5%) MCT ESTADOS PRODUTORES MUNICPIOS PRODUTORES COMANDO DA MARINHA FUNDO ESPECIAL 1,5% 6% FPE FPM

(M US$)

2% 8%

FPE FPM

515 686 457 46 183 229 172 572 515 515 343 34 137 172 4.574 1.803 451 1.803 451 4.508 9.082

7,5% MUNICPIOS AFETADOS* TOTAL RECEBIDO EM ROYALTIES PARTICIPAO ESPECIAL (ALQUOTA DE 30%) 40% 10% MME MMA

3,94% 0,99% 3,94% 0,99%

40% ESTADO PRODUTOR 10% MUNICPIO PRODUTOR TOTAL RECEBIDO EM PE TOTAL

*Municpios com instalao de embarque e desembarque

Pela regra atual, as participaes governamentais totais para uma produo de 1,8 milhes de barris por dia, valorados a US$ 70 cada, somam US$ 9,08 bilhes por ano. Deste valor, 39,5% so destinados Unio, 32% para os estados produtores, e 18% para os municpios confrontantes (Tabela 3). A receita dos municpios confrontantes advm principalmente de royalties, sendo a parcela de sua receita advinda de participaes especiais bem menor. J no caso dos estados produtores, quase 2/3 das receitas advm da participao especial.

Tabela 3 Repartio das participaes governamentais no Marco Regulatrio Atual (em milhes de US$)
MODELO ATUAL DE CONCESSO UNIO MME MARINHA + MCT OUTROS ESTADOS PRODUTORES ROYALTIES PE ESTADOS (FPE) MUNICIPIOS PRODUTORES ROYALTIES PE MUNICIPIOS AFETADOS MUNICIPIOS FPM MUNICIPIOS CP TOTAL 3.626 1.803 1.823 0 2.832 1.029 1.803 80 1.651 1.201 451 400 320 172 9.082

3. O PL n 5.938/09: O Projeto original do executivo


O PL n 5.938/09 dispe sobre a explorao e produo de petrleo e de gs natural, sob o regime de partilha de produo, em reas do pr-sal e em reas estratgicas a serem delimitadas por ato do Presidente da Repblica, ouvido o Conselho Nacional de Poltica Energtica - CNPE.

10

Nesse regime de contratao por partilha, garantido ao contratado 7, no caso de descoberta comercial, a cobertura do custo das atividades de explorao, avaliao, desenvolvimento e produo, definido como Custo em leo, e o recebimento de parcela do que define como excedente em leo, o qual reparte com o contratante (a Unio), na proporo disposta em contrato. O custo em leo uma parcela da produo exigvel unicamente no caso de descoberta comercial, corresponde aos custos e investimentos realizados. O excedente em leo a diferena entre o volume de produo e a soma do custo em leo e dos royalties, e no caso de petrleo em terra, a participao devida ao proprietrio da terra. A Unio, por seu turno, mantm a propriedade dos hidrocarbonetos produzidos e tem assegurado o recebimento de parcela do Excedente em leo, que foi definido como a diferena entre o volume total de produo e as parcelas relativas ao Custo em leo, e aos royalties, quando se tratar de explorao na plataforma continental. Alm disso, a Unio fica com o bnus de assinatura, a ser pago pelo contratado no ato da celebrao, e que definido pelo MME.8 O regime de partilha valer para as reas do pr-sal e para reas estratgicas9, e quando o MME julgar necessrio, a Petrobrs poder ser a nica contratada, com dispensa de licitao10. O PL, em suas disposies transitrias, mantm o instituto de participao especial, enquanto no for aprovada lei sobre participao, determinando que

7 8 9

A Petrobrs ou o consrcio por ela constitudo. O bnus de assinatura j existe na lei atual, e equivale receita com as concesses.

Qualquer regio caracterizada por baixo risco exploratrio e elevado potencial de produo, onde ato do poder executivo defina que h interesse para o desenvolvimento nacional. O estudo sobre as potencialidades da rea ser feito pelo MME diretamente, ou atravs da ANP. Os principais atores do processo passam a ser o CNPE, vinculado diretamente a presidncia da repblica (Lei 9478/97), e o MME. O CNPE define o ritmo de contratao de blocos sob o regime de partilha; os blocos que sero destinados contratao direta com a Petrobrs, com dispensa de licitao; os blocos objeto de leilo; os parmetros dos contratos de partilha, em cada caso; a delimitao de outras regies como reas de pr-sal ou estratgicas; como a Unio vai comercializar o petrleo que receber; e a poltica de comercializao de todo o gs natural produzido. Ao MME prope ao CNPE o critrio para definio do excedente em leo da Unio, inclusive o percentual mnimo em cada contrato; a participao da Petrobrs em cada contrato (mnimo de 30%); percentual mximo da produo destinados ao pagamento do custo em leo; e o valor do bnus de assinatura. O julgamento do leilo para escolha do consrcio (quando no houver dispensa de licitao) ser com base na oferta do maior excedente em leo para a Unio, respeitado o mnimo definido em cada caso.
10

11

seu clculo tenha como base o excedente em leo, o qual bastante semelhante base de clculo prevista pela Lei 9478/1997 (Artigo 49). Para seu pagamento, os recursos sero deduzidos e pagos da parcela devida Unio na partilha. O Artigo 50 do PL prev que os royalties tambm ficam com regras inalteradas, at que seja publicada legislao especifica para regime de partilha da produo. O PL n 5.938 de 2009 permite que a partilha se efetive sem prejuzo dos direitos dos estados e municpios produtores, ao prever uma compensao para estes em condies prximas das regras atuais. Pelo PL, a Unio acumularia royalties, participaes especiais e a receita que adviesse da partilha, capturando todo o ganho da mudana de regime. 3.1 Simulao numrica da receita de acordo com o PL 5938/09 Para simular o efeito do projeto do executivo, adotam-se trs possveis cenrios, em que mantm as hipteses de produo e preo, mas se varia o percentual da Unio na receita a ser partilhada. Especificamente, em um primeiro cenrio, caber Unio 30% do excedente de leo. Em um segundo cenrio, essa proporo sobe para 40%, e finalmente, chega-se ao cenrio mais comumente mencionado pelos que propugnam o novo regime, que supe que a Unio ficar com 60% do excedente em leo. Considerando um excedente em leo de US$ 15,0 bilhes como projetado acima, se a Unio ficar com 30% desse excedente, o valor bruto da partilha que lhe caberia seria de US$ 4,5 bilhes. Considerando que o excedente em leo equivalente base de clculo da PE e que a alquota efetiva da PE seja de 30%, neste caso, toda a receita da partilha seria utilizada para pagar a PE prpria Unio, e aos estados e municpios. O valor da PE que caberia Unio neste cenrio pessimista seria de US$ 2.25 bilhes, ou seja, 50% de US$ 4,5 bilhes (Tabela 4). Esse resultado no surpreende, quando se considera que a base de clculo da partilha e da PE a mesma, a adoo de uma partilha de 30% reproduz uma tributao equivalente da PE com alquota efetiva de 30%. No cenrio mdio, a Unio ficaria com US$ 5,13 bilhes de receitas, dos quais US$ 1,5 bilho diretamente da partilha e o resto de royalties e PE. Finalmente, no cenrio mais normativo da discusso de partilha, a Unio ficaria com US$ 8,14 bilhes, dos quais, US$ 4,5 decorrentes da partilha, depois de deduzida a PE da Unio e outros entes, US$ 1,37 bilho de royalties, e US$ 2,25 bilhes de PE.

12

Tabela 4 - Trs Cenrios de Partilha segundo o PL original (em milhes de US$)


CENRIOS FRACO MDIO FORTE

PARCELA DA UNIO ROYALTIES PARTIC. ESPECIAL PARTILHA

30% 3.626 1.372 2.254


0

40% 5.129 1.372 2.254


1.503

60% 8.135 1.372 2.254


4.508

Este clculo alinha-se com a hiptese bsica dos proponentes da partilha, ou seja, de que a Unio pode aumentar o government take negociando caso a caso cada campo (o simples aumento da alquota da PE para alcanar o mesmo government take implicaria em uma distribuio muito mais significativa de receitas para estados e municpios produtores, que manteriam suas propores nesses ganhos, ao contrrio do caso da partilha, onde todo o benefcio da negociao fica para a Unio). O clculo tambm demonstra que o PL acordado com o Presidente da Repblica apenas preserva os direitos dos estados e municpios produtores, permitindo que a Unio capture todos os benefcios do novo regime. Considerando que o pr-sal cria novas riquezas para o pas, e sensvel questo federativa, o Estado do Rio de Janeiro, atravs de sua bancada na cmara props que parte do ganho obtido com o regime de partilha (mantida mesma alquotas de PE) fosse distribudo entre estados e municpios no produtores atravs do Fundo Social previsto em um dos PLs. Assim, poderiase atender a algumas demandas federativas, sem maiores prejuzos na coerncia no uso dos recursos do pr-sal, e sem infringir nos direitos dos estados produtores, resguardados no PL do Executivo. No caso normativo em que a parcela da Unio fosse 60% do excedente em leo, haveria at US$ 4,5 bilhes a serem repartidos entre estados e municpios no produtores, mediante as diretrizes adotadas pelo futuro Fundo.

4. O texto substitutivo do relator Deputado Henrique Alves


O texto substitutivo do relator, aprovado na Comisso Especial no dia 11 de novembro de 2009 rev o critrio de distribuio de royalties proposto pelo Executivo. O substitutivo tambm acaba com a possibilidade da ANP arbitrar o percentual sobre cada campo (entre 5% e 10%), e fixa esse percentual em 15% sobre o valor bruto da produo, invariante por campo (art. 43). Do valor a ser repartido, quando for o caso de plataforma continental (art. 44), 25% 13

ficam com os estados produtores confrontantes; 6% com os municpios confrontantes; 3% com os municpios afetados; 22% para fundo com regra de aplicao semelhante do FPE; 22% com municpios, repartidos conforme o FPM; 19% para a Unio (Marinha e MCT); e 3% para fundo de combate ao aquecimento global. Atribuiram-se, assim aos estados produtores 25% de 15% do valor da produo, ou seja, 3,725% desse valor. Adicionalmente, o bnus de assinatura passa a ser repartido com estados e municpios da seguinte maneira: quando se tratar de produo em plataforma continental: 90% para Unio; 2% para estados confrontantes; 1% para municpios confrontantes; 3,5% para FPE e 3,5% para FPM. Este bnus, no entanto, de valor incerto, e na medida em que h a expectativa de que a parcela da Unio na partilha seja maior que 50%, ele dever ter valor bastante reduzido. Alm disso, a parte destinada a estados e municpios apenas simblica. Por fim, o texto extingue a participao especial. 4.1 Simulao numrica sob o substitutivo Para a simulao dos efeitos do texto substitutivo, mantm-se o preo do barril, volume de produo e custo de produo em leo anterior das sees anteriores. Como o substitutivo aumenta a percentagem dos royalties de 10% para 15%, o excedente em leo cai. Contudo, a receita da Unio na partilha sobe em relao ao PL, em decorrncia da eliminao da possibilidade dos Estados e Municpios receberem participao especial, o que implica em toda a receita da partilha ficar para a Unio. Por exemplo, no caso da parcela da Unio na partilha ser de 60%, a receita da Unio com a partilha sobe de US$ 4,51 bilhes para US$ 7,65 bilhes (Tabela 5).11

11

O clculo considera que o valor do bnus de assinatura desprezvel.

14

Tabela 5 - Repartio no PL Substitutivo (em milhes de US$)


PL SUBSTITUTIVO

% sobre valor bruto da produo

ROYALTY (ALQUOTA NICA - 15%)

(M US$)

3,30% 3,75% 0,90% 0,45% 6,60%

22% 25% 6% 3% 44%

UNIO ESTADOS PRODUTORES MUNICPIOS PRODUTORES MUNICPIOS AFETADOS* FUNDO ESPECIAL 22% FPE 22% FPM

TOTAL RECEBIDO EM ROYALTIES PARTICIPAO ESPECIAL

1.509 1.715 412 206 1.509 1.509 6.861

EXTINTA
TOTAL RECEBIDO EM PE 16,71% PARCELA DA UNIO NA PARTILHA TOTAL

0 7.645 14.505

5. Comparao dos trs modelos


5.1 Efeitos diretos sobre as participaes governamentais O ganho de receita proporcionado pelo substitutivo aos entes no produtoresespecialmente estadosem relao lei atual e ao PL significativo. Esse ganho se d s expensas dos estados e municpos confrontantes, assim como dos municpios afetados, levando a perdas de at 75% da receita que seria obtida pela regra atual. Os municpios no produtores em estados no produtores se beneficiam de um aumento de 500% na sua parte nas receitas pblicas, enquanto os municpios em estados produtores, que hoje ganham uma cota parte da receita que vai para estes estados, tm uma perda adicional decorrente da eliminao dessa transferncia intra-estadual. A receita da Unio no caso do substitutivo aumenta pela soma do valor dos royalties ao valor da partilha (que deixa de sofrer a deduo da PE). Pela regra atual, a Unio fica com US$ 3,6 bilhes. No PL do Executivo, a Unio aumenta sua renda para US$ 8,13 bilhes, enquanto que no substitutivo, esse valor sobe ainda mais, para US$ 9,1 bilhes (Tabela 6). 15

A parte dos estados produtores reduzida de US$ 2,8 bilhes previstos no PL original (e na lei atual) para US$ 1,7 bilhes no substitutivo Isso representa uma perda de 40%, por fora do fim da participao especial. No caso do PL do executivo, os ganhos adicionais j eram concentrados todos na Unio, ficando os estados e municpios produtores apenas protegidos contra perdas em relao situao atual. O Substitutivo retirou essa proteo do direito dos entes produtores, jogando sobre estes o custo de gerar ganhos para os estados e municpios no produtores, e ainda reforar o ganho da Unio. Observe-se que o ganho da Unio ao se passar do PL original para o substitutivo equivale perda dos estados produtores. Seria, portanto, possvel o Congresso proporcionar ganhos Unio, em relao ao marco atual, sem prejudicar os entes produtores, e ainda permitir um ganho substantivo para os entes no produtores.
Tabela 6: Comparativo de Repartio de Receitas (em milhes de US$)

MODELO ATUAL UNIO MME MARINHA + MCT PARTILHA ESTADOS PRODUTORES ROYALTIES PE ESTADOS (FPE) MUNICIPIOS PRODUTORES ROYALTIES PE MUNICIPIOS AFETADOS MUNICIPIOS FPM MUNICIPIOS CP TOTAL 3.626 1.803 1.823 0 2.832 1.029 1.803 80 1.651 1.201 451 400 320 172 9.082

PL ORIGINAL 8.135

PL SUBSTITUTIVO 9.154

1.803 1.823 4.508


2.832

0 1.509 7.645
1.715

1.029 1.803
80 1.651

1.715 0
1.509 412

1.201 451
400 320 172 13.591

412 0
206 1.509 0 14.505

*Considerando partilha de 60% do excedente em leo

A mudana na repartio das receitas rapidamente perceptvel quando se alinham os valores determinados pela regra atual e os previstos pelo PL substitutivo (Grfico 1). Nota-se que o PL substitutivo permite Unio ganhar cerca de 1 bilho de dlares a mais, relao ao PL original, o que decorre da eliminao da participao especial. Esse valor aproximadamente igual ao qu perdem os estados produtores no PL substitutivo, em relao proposta contida no PL original.

16

Grfico 1 - Comparativo Consolidado de Repartio de Receitas (em milhes de dlares)


10.000

9.000

8.000

7.000

6.000 Atual PL original PL substitutivo

5.000

4.000

3.000

2.000

1.000

0 Unio Estados Produtores FPE Municipios Produtores + Afetados FPM + cota-parte

Fonte: Elaborao prpria.

5.2

Efeitos sobre o conjunto das receitas fiscais da Federao

Uma consequencia do aumento do government take direto por conta do novo modelo que no muito discutida o impacto do novo arranjo sobre outras receitas fiscais. Especificamente, as receitas levantadas diretamente sobem de US$ 9,1 bilhes pela regra atual (sem mudana de alquotas da PE), para US$ 13.6 bilhes com o PL do executivo, e US$ 14,5 bilhes no caso do substitutivo. No entanto, para cada cada dlar de aumento do government take, estreita-se a base do imposto de renda e da CSLL paga pela companhia exploradora das jazidas, com consequencias para a arrecadao desses tributos, como tem sido expresso pela prpria Petrobras.12

O raciocnio semelhante ao exposto no comunicado aos investidores da Petrobrs emitido em 23/10/2009 a respeito do pagamento de participaes devidas no campo de Marlim. (http://www2.petrobras.com.br/ri/spic/bco_arq/FRPartEspecialMarlimPort.pdf). Neste documento, a Petrobras explica que o pagamento de R$ 2,06 bilhes de PE significa um custo para a empresa de apenas R$ 1,36 bilho aps Imposto de Renda. Ou seja, cada vez que se aumenta o
12

17

Considerando-se a alquota de 25% para o imposto de renda da pessoa jurdicaIRPJ e 9% para a CSLL, confirma-se que para cada real de ganho no government take, h uma reduo desses tributos. As implicaes federativas so relevantes porque o IRPJ repartido entre estado e municpios. Especificamente, a Unio fica com menos de 50% dessa receita, o que significa que ao concentrar para si as receitas diretas de petrleo, ela est diminuindo o volume de receitas transferidas aos outros entes da Federao atravs dos mecanismos constitucionais. Mesmo no caso da CSLL, h uma concentrao, porque esta contribuio tem um papel importante no financiamento da Seguridade Social, isto de aposentadorias e outras despesas que j so distribuidas de acordo com regras pre-determinadas. Considerando-se a produo e preos discutidos acima, o oramento da seguridade social perde o equivalente a US$ 488 milhes por ano com a mudana do modelo, por causa da reduo de arrecadao de CSLL. Considerando-se a projeo de produo do pr-sal discutida acima, o regime de partilha com as alquotas de royalty previstas no substitutivo significa uma perda de US$ 650 milhes na arrecadao do IR distribuido pela regra do FPE e FPM (Tabela 7). Essa perda seria maior no caso de se usar a hiptese de preo do petrleo de US$ 100 por barril.

Tabela 7 - Impacto do PL do Executivo (delta partilha) e do Substitutivo (delta novo marco) na repartiao de tributos (em milhes de US$)
Delta Partilha 4.508 -586 -276 -265 -406 Delta Novo Marco 5.423 -705 -332 -319 -488

INCREMENTO GOVT TAKE IMPOSTO DE RENDA UNIO ESTADOS (FPE ) MUNICIPIOS (FPM) CSLL INSS

Os efeitos consolidados do novo marco apontam para uma concentrao de renda na Unio, uma pulverizao de recursos entre os 27 estados e 5500 municpios, e perda muito significativa para os estados produtores e municipios

government take em R$ 1 bilho, a empresa deixa de pagar R$ 350 milhes de imposto de renda (na verdade, imposto de renda e CSLL, referidos na nota globalmente apenas como IR).

18

confrontantes e afetados (Tabela 8). 13 Quanto maior a parcela da Unio na partilha, maior essa concentrao, em prejuzo tambm dos estados e municpios no produtores, ainda que esses sejam compensados pelo aumento dos royalties. Tomando-se por exemplo a partilha de 40% para a Unio versus 60%, verifica-se que os estados no produtores recebem US$ 160 milhes a menos quando a partilha sobe para 60% (Tabela 8).

Tabela 8: ganhos lquidos de impactos tributrios (em milhes de US$)

UNIO MME MARINHA + MCT SEGURIDADE SOCIAL RECEITAS GERAIS ESTADOS PRODUTORES** ESTADOS FPE MUNICIPIOS PRODUTORES* MUNICIPIOS FPM TOTAL
* Inclui municpios afetados ** Inclui municpios cota-parte.

DIFERENA (Partilha = 60%) 4.335 5.841 -314 -488 -705 -1.289 1.097 -1.434 871 3.579

DIFERENA (Partilha = 40%) 2.347 3293 -314 -259 -374 -1.289 1.253 -1.434 1.020 1.897

Tambm interessante observar que ainda que Fundo Social receba US$ 5,8 bilhes de recursos de acordo com o substitutivo no cenrio de 60% de partilha, a alterao do PL do executivo causa um impacto negativo em algumas receitas da Unio, devido reduo dos royalties para o MME e Marinha, e da base de clculo do IRPJ e CSLL, que afetam as receitas do Tesouro Nacional. Do ganho lquido da Unio (4,3 bilhes de dlares por ano), 30% se d s custas dos estados produtores, 33% as custas dos municpios produtores, e o restante corresponde a aumento de government take. Em um cenrio menos otimista com respeito partilha, em que a Uniao fique com 40% na partilha, a

Caso o custo de produo seja inferior a 40 dlares por barril, a mensagem reforada na medida em que o excedente em leo aumenta, e todo o incremento de government take decorrente desse aumento do excedente em leo apropriado pela Unio no novo marco, quando antes era repartido com outros entes da federao.
13

19

totalidade do ganho da Unio equivale perda de estados e municpios produtores. Finalmente, cabe observar que a perda de receita dos municipios produtores ter impacto significativo sobre a situao fiscal destes, com potencial de trazer graves deslocamentos sociais. Maca, por exemplo, sofreu um substancial crescimento populacional devido produo de petrleo, com aumento da demanda por servios pblicos que vm sendo financiados com recursos de royalties. A eventual presso sobre o oramento do Estado do Rio de Janeiro para atender essas demandas na falta de recursos municipais, com recursos suplementares, alm de fragilizar a situao fiscal do ente estadual, provavelmetne ter um efeito negativo importante sobre este e outros municipios, visto que as receitas totais so limitadas e ser muito dificil ao estado substituir as receitas que lhe foram subtradas. Deve-se observar que o crescimento de certas reas na esteira da produo do petrleo tem benefcios, mas tambm custos. Na medida em que h restries na oferta de certos fatores, a demanda criada pela produo de petrleo altera os custos de qualquer ente. Esses custos podem ser o enfraquecimento de outras atividadesalgumas das quais mais propcias tributao estadual, j que o petrleo no rende ICMS. Por seu lado, a atrao de nova populao para reas produtoras cria demandas sobre o setor pblico que podem levar a uma favelizao no caso do municpio no ter receitas adequadas, na hora mesmo em que a economia se aquece por conta do petrleo. Recursos naturais, que tambm no so replicveis podem ser demandados de forma excessiva, exigindo investimentos pesados para serem conservados (ainda o caso do saneamento, ou poluio caso o trasporte pblico no seja ampliado, o que requer receitas pblicas). Esse deslocamento de atividades e fatores econmicosno caso para um setor que no gera ICMS para o estado produtor uma manifestao do conhecido fenmeno cognominado de doena holandesa.

5.3 Efeitos sobre as receitas globais dos estados e municipios no produtores Para se permitir uma comparao de eventuais receitas de petrleo com a atual massa tributria dos estados e municpios, e da prpria Federao conveniente expressar essas receitas em reais e no mais em US$. Para tanto, adota-se a taxa de cambio de R$1,80/US$. Assinale-se que em algumas projees do governo federal, a taxa de cmbio adotada de R$ 2,00/US$. Os resultados obtidos a seguir podem ser facilmente ajustados para um cmbio diferente do adotado nesse estudo. 20

Com o cmbio e valor de produo em divisas adotados nas sees precendentes, o incremento de receita proporcionado aos estados no produtores pelo substitutivo estimado em R$ 1,97 bilho por ano, ganhando os municipios atendidos pela regra do FPM R$ 1,57 bilho. A simples comparao dos valores acordados pelo substitutivo demonstra que o ganho para os entes no produtores proporcionados pela alterao do PL do executivo quase desprezvel comparado com as transferncias federais de que estes entes j gozam. Especificamente, a repartio da receita do Imposto de Renda e IPI atravs do FPE e FPM alcanou R$ 46,9 bilhes e R$ 51,7 bilhes em 2008.14 Os ganhos proporcionados pelo substitutivo correspondem, para os estados no produtores a apenas 4,2% do que estes entes j recebem do FPE e, no caso dos municpios, 3,03% do que estes recebem do FPM. O impacto da perda de receita nos estados produtores, at por ser concentrado e sobre uma produo que no gera ICMS, muito maior do que o ganho marginal obtido pelos estados e municipios no produtores. As transferncias federais correspondem a uma parcela muito importante da receita total de alguns estados, notadamente na regio Norte e Nordeste, onde a relao entre receitas prprias de ICMS e as redistribuidas mais significativa (Tabela 9). De fato, enquanto no Estado do Rio de Janeiro o ICMS corresponde a 27 vezes o valor do FPE a que o estado faz juz (R$ 717 milhes), em alguns estados mais de 50% dos recursos aportados aos cofres estaduais vm de transferncias estaduais, no obstante a alquota interestadual do ICMS ser favorvel a estes estados.15 No Maranho, por exemplo, a relao entre ICMS e FPE de apenas 0,7. Em Pernambuco, essa relao de 1,89. Lateralmente, tambm se pode observar que a transferncia per-capita do FPE para Pernambuco bem maior do que a receita de petrleo e gs do Rio de Janeiro pela regra atual, visto que o Pernambuco recebe R$ 3,2 bilhes para uma populao de 8,5 milhes, enquanto a receita de petrleo do Estado do Rio em 2009 dever ser de R$ 4,7 bilhes para uma populao de 15 milhes.

14 15

Valores divulgados pelo STN, incluindo a vinculao ao FUNDEB.

Os estados do Norte e Nordeste retm 12% do ICMS nas operaes interestaduais, enquanto o Rio de Janeiro e outros estados no Sul e no Sudeste retm apenas 7%.

21

Tabela 9: Ganhos lquidos de FPE para o NE e RJ (milhes de reais)


UF P opula o IC MS T O T AL IC MS C O MB US T VE IS F P E B R UT O * G anhos lq. de F P E na P artilha IC MS /F P E

Alagoas B ahia C ear Maranho P araba P ernambuco P iau R io G rande do Norte S ergipe R io de J aneiro

3,04 13,91 8,22 6,18 3,62 8,50 3,03 3,04 2,00 15,38

1.592 9.558 4.642 2.335 1.916 6.114 1.060 2.260 1.355 19.599

244 2.673 1.032 660 404 1.050 400 95 236 2.002

1.953 4.220 3.445 3.390 2.249 3.240 2.029 1.959 1.951 717

82,1 185,5 144,9 142,5 94,6 136,3 85,3 82,5 82,1 30,2

81% 226% 135% 69% 85% 189% 52% 115% 69% 2732%

Fonte: Cotepe (ICMS combustveis) e Tesouro Nacional, valores de 2008.

Considerando que a perda dos estados produtores com a nova regra ser de 2,3 bilhes de reais vis-a-vis o regime atual (sendo pelo menos 80% concentrada no Rio de Janeiro), isso significaria uma queda de receita de royalties mais participao especial de 9% do ICMS atual para estes estados. A pequenez do ganho dos estados no produtores face s transferncias federais que eles j gozam fica ainda mais evidenciada pelo fato de que o aumento do FPE de 2008 em relao a 2007 foi de R$ 8,5 bilhes, ou seja, mais de quatro vezes o valor do que os estados vo ganhar com o presal. Mesmo a frustrao de receita observada em 2009, parcialmente compensada por emprstimos estendidos por instituies financeiras federais, maior do que o ganho da repartio, ou seja, tais receitas advindas do pre-sal no novo marco legal no trazem nenhuma alterao estrutural para as finanas dos estados das regies mais protegidas pela legislao tributria da Federao. Se o ganho para os estados no produtores desprezvel, a perda para o Estado do Rio de Janeiro muito significativa, podendo, esta sim, ser qualificada como estrutural. Para se aquilatar esses impactos, pode-se notar que os valores incrementais para os estados do Nordeste correspondem em mdia a 9,3% do que esses estados gastam com educao. Por outro lado, as perdas estimadas do Rio de Janeiro, correspondem a 30% das despesas com educao ou 39% do que se gasta no Rio com segurana pblica, e praticamente todo o oramento estadual da sade.16 A pulverizao dos recursos entre mais de 5,500 municipios tambm sugere que o efeito estrutural da repartio dos royalties entre estes entes, prevista no substitutivo, seja extremamente difcil de ser identificado.

16

Os dados podem ser obtidos atravs de solicitao aos autores.

22

5.4 Comparao da receita do pr-sal com a carga tributria brasileira A receita do pr-sal relativamente pequena quando comparada com a carga tributria do Brasil. A arrecadao da Unio em 2008 excedeu R$ 505 bilhes, no includas as receitas previdencirias. As receitas da Unio derivadas do pr-sal, por outro lado, seriam nas hiptese de produo, preo de barril, custo de leo e cmbio apresentadas acima, da ordem de R$ 7 bilhes no regime atual, chegando a R$ 16 bilhes com a partilha e o substitutivo. Isto representa receitas na faixa de 2% do total da Unio (exclusive INSS). Este valor ser menor ainda quando se pensa que o PIB do Brasil ter crescido em 50% at o auge da produo do pr-sal. Vale ainda lembrar que a COFINS arrecadou R$ 121 bilhes em 2008, e a CPMF, extinta em 2008, rendia R$ 36 bilhes aos cofres da Unio em 2007. Mesmo a arrecadao do novo fundo com receitas do pr-sal (US$ 5,8 bilhes, ou R$ 10,5 bilhes) no muito expressiva em relao ao oramento do FUNDEB, que alcanou R$ 63 bilhes em 2008 (Tabela 10).
Tabela 10 - Fundo Social x Outras Receitas (milhes de R$)

FUNDO SOCIAL IR (2008) CSLL (2008) Cofins (2008) PIS/PASEP (2008) CPMF (2007) FUNDEB (2008)*

10.514 191.755 43.970 120.801 31.598 36.483 63.711

Comparativo* 5% 24% 9% 33% 29% 17%

*Recursos totais transferidos pelo FUNDEB em 2008, retirado do Relatrio do TCU do exerccio de 2008. Valor do fundo social retirado do valor clculado na tabela 8, a cambio de R$1,80/US$.

Um bolo das principais receitas pblicas no Brasil indica que o total das receitas fiscais do pre-sal, incluindo a partilha, corresponderia a 4% desse valor global. Em particular, ela seria pouco mais do que 10% do total de ICMS arrecadado pelo conjunto dos estados em 2008.

Grfico 2 Comparativo de Receitas Selecionadas

23

Government take (leo) 4%

Comparativo de Receitas Selecionadas


PIS/PASEP (2008) 5%

Cofins (2008) 19%

ICMS (2008) 35%

CSLL (2008) 7%

IR (2008) 30%

Tabela 11 Comparativo de Receitas Selcionadas

RECEITAS ICMS (2008) IR (2008) CSLL (2008) Cofins (2008) PIS/PASEP (2008) Government take (leo)

(M R$ ) 223.127 191.755 43.970 120.801 31.598 26.109

6. Concluso
O estudo conduzido nesta nota indica que as mudanas propostas pelo PL n 5.938/09 e a seguir pelo substitutivo apresentado pelo relator representam uma grande concentrao de futuras receitas de petrleo na Unio. As mudanas tambm implicaro em uma reduo drstica das receitas futuras dos estados produtores e municpios confrontantes ou afetados pela produo de petrleo e gs. Por outro lado, o efeito estrutural da repartio dos royalties entre estados e municpios no produtores no ser facilmente identificvel, at pela existncia de mais de 5,500 municpios no Brasil. Esse ltimo fenmeno decorre em grande parte do simples fato de que 24

valor a ser distribudo ser muito menor do que o valor das atuais transferncias de FPE e FPM que esses entes j recebem hoje, representando menos do que a variao anual nominal dos recursos desses fundos. Ou seja, variaes cclicas das vultosas transferncias federais para alguns desses estados como ocorreu em 2009so maiores do que o ganho econmico eventualmente obtido pelos novos critrios de distribuio de royalties futuros. J, o efeito estrutural sobre os estados produtores, notadamente o Rio de Janeiro, ser bastante acentuado, representando uma perda de receita permanente para estes entes. Essa perda to mais intensa quando se considera que a produo de petrleo tender a drenar recursos de outros setores e criar algumas manifestaes da doena holandesa no Estado. Apesar de, evidentemente, a produo do petrleo criar empregos nesse setor, intuitivo que, salvo se houver uma oferta infinitamente elstica de fatores como capital e trabalho, a concentrao de recursos no setor petrleo tende a diminuir o crescimento de outras atividades econmicas. Na medida em que essas outras atividades econmicas geram ICMS e o petrleo no gera, a base tributria do estado se v estreitada. Observou-se ainda que a concentrao da receita na Unio se d s expensas, por exemplo, da base tributria do IRPJ, cuja arrecadao dividida com estados e municpios. Ou seja, para cada real de receita adicional de partilha recolhido pela Unio, pelo menos dez centavos deixam de ser distribudos para os outros entes da Federao. Tambm se evidenciou que a receita total do pr-sal relativamente pequena em relao carga tributria do Brasil, reduzindo as possibilidades, por exemplo, do fundo social previsto no conjunto de PLs vir a representar grande alterao nos recursos j destinados Educao Nacional atravs do FUNDEB. De fato, na melhor das hipteses o fundo social ter receitas de R$ 10 bilhes ao ano, das quais apenas uma frao poder ser disponibilizada, enquanto o FUNDEB movimentou R$ 63 bilhes em 2008. Finalmente, ainda que a nota no discuta esse ponto, sempre cabe lembrar que as participaes governamentais decorrentes da produo de petrleo e gs recebidas hoje pelo Estado do Rio de Janeiro correspondem a aproximadamente 7,5%-8,0% do valor de cada barril (Tabela 12). Talvez no por total coincidncia, esta proporo prxima alquota interestadual mdia do ICMS. Ou seja, se o petrleo fosse tributado na origem, como praticamente todos os outros bens, o estado faria jus a R$ 7 para cada barril de R$ 100 que fosse parte de uma operao interestadual com os estados do Norte-Nordeste, e R$ 12 para cada operao com o Sul-Sudeste. No entanto, o Estado do Rio de Janeiro no ganha nem um centavo de ICMS nessas operaes interestaduais (ou nas exportaes), permitindo que praticamente toda a renda do ICMS sobre o petrleo seja capturada pelos estados de destino, como parte do ICMS sobre combustvel. Assinale-se que a receita do ICMS sobre 25

combustveis, considerando o conjunto dos estados e do Distrito Federal, foi da ordem de R$ 38 bilhes em 2008. Assim, a reduo do ganho mdio de 7,5% por barril produzido significa desequilibrar cada vez mais a base tributria do Estado do Rio de Janeiro. Em outras palavras, enquanto o Rio de Janeiro contribui para o equilbrio macroeconmico do Brasil inteiro, ao garantir nossa autonomia energtica, ele no consegue levantar recursos adequados para a manuteno dos servios para a sua populao. O desequilbrio fiscal to mais injustificvel porque a produo de petrleo, apesar de atrair investimentos, drena recursos do estado, e cria demandas de servios que s podem ser adequadamente atendidas com adequadas receitas para o setor pblico. o caso da moradia, saneamento, segurana e outros servios que devem ser supridos nos centros que vm crescendo na rbita da produo petrolfera.

Tabela 12 Receitas de Petrleo e Gs auferidas pelo Estado do Rio de Janeiro


C ampos P ag adores de P E - R io de J aneiro C us tos D edutveis * (C ) R eceita L quida (D =B -C ) P art. R oyalties P articipaes E s pecial (F =2,625% G overnamentais (E )** B) (G =E +F )

T rim.

P roduo R eceita (A) B ruta (B )

(G /B ) %

2T /06 19.464 14.987 4.726 10.262 854 393 1.247 8,3 3T /06 20.059 15.721 4.868 10.853 908 413 1.320 8,4 4T /06 21.040 13.294 4.472 8.822 733 349 1.082 8,1 1T /07 20.306 12.075 4.192 7.883 600 317 917 7,6 2T /07 20.256 13.213 4.175 9.038 696 347 1.043 7,9 3T /07 20.213 14.571 4.439 10.132 775 382 1.158 7,9 4T /07 19.915 16.144 4.904 11.240 845 424 1.269 7,9 1T /08 20.295 17.414 4.924 12.490 970 457 1.427 8,2 2T /08 21.154 21.202 5.522 15.680 1.289 557 1.845 8,7 3T /08 20.958 22.957 5.983 16.974 1.480 603 2.082 9,1 4T /08 21.037 13.657 5.814 7.843 739 358 1.098 8,0 1T /09 22.036 11.409 5.427 5.982 552 299 852 7,5 2T /09 22.369 14.292 5.525 8.767 770 375 1.145 8,0 3T /09 23.014 16.169 5.408 10.761 984 424 1.408 8,7 * Inclui o pagamento de R oyalties no valor de 10% da receita bruta do campo ** E s s es valores cons ideram toda a receita de R oncador. No entanto, o E s tado do E s prito S anto tem direito a 13,3726% das P articipaes E s peciais de R oncador.

A perda do Estado do Rio de Janeiro por conta da no incidncia do ICMS na origem no caso do petrleo se aproxima de R$ 8 bilhes ao ano. Diante da perspectiva do substitutivo atribuir apenas R$ 2,5 bilhes ao Estado do Rio de Janeiro como compensao pela produo de petrleo e gs do prsal no licitado, evidente que se agrava o desequilbrio federativo. Do ponto de vista analtico, a discusso no apenas distributiva, mas sim de eficincia da economia nacional como um todo. Existe algum grau de economia de escala em despesas pblicas. O pas estar menos educado, ao 26

se reduzir as receitas do Estado do Rio de Janeiro em valor equivalente a 30% dos recursos hoje dedicados por este ente para a educao, em troca de aumentos marginais da receita fiscal nos demais estados. Talvez ainda mais fcil de compreender, a perda de receitas para o Rio de Janeiro corresponde a quase todo o oramento estadual para a sade em 2008. Evidentemente, dinheiro fungvel, mas quer a perda signifique uma presso insuportvel sobre os recursos aplicados na sade, ou um risco gravssimo para as receitas do Rioprevidncia, ou mesmo que se traduza em cortes sobre todos os componentes do oramento do Estado, evidente o impacto estrutural sobre o bem estar da regio da subtrao de receitas prevista no substitutivo. H inmeras alternativas para esse problema, quando pensado no mbito do desenvolvimento equilibrado da Federao. Em suma, o pr-sal certamente uma riqueza importante para o Brasil. Mas sua maior importncia no se dar nem pela expresso das receitas auferidas pelo setor pblicoquando comparada com a carga tributria j existente no pas, nem pela pulverizao desses recursos entre todos os entes da Federao, dos quais muitos j recebem um apoio estrutural de grande magnitude atravs da redistribuio do imposto cobrado sobre a renda do trabalho e do capital de todos os brasileiros.

27

Extenses
Aps a concluso deste trabalho foram aprovadas emendas ao prprio substitutivo. As emendas na forma de disposies finais e transitrias modificam a repartio de royalties e a partipao especial devidos pelo contratado sob o regime de concesso referentes ao blocos situados na rea do pr-sal (j licitados). A justificativa dada que o pr-sal no licitado est muito longe no futuro e os entes no produtores tinham que ganhar j. De fato, a produo das reas j licitadas projetada nos seguintes volumes (Tabela 13).
Tabela 13 Evoluo da Produo anual do Pr-sal licitado (em milhes de barris)
2010 139,55 2011 155,06 2012 172,28 2013 191,43 2014 212,70 2015 236,33 2016 262,59 2017 291,76 2018 324,18 2019 360,20 2020 400,23

As emendas poupam os estados produtores, mas reduzem em 40% as receitas dos municipios produtores e confrontantes, cortando a parte desses entes de 30% dos royaltes para 18% (Tabela 14). Os entes no produtores, alm desta parte, ainda ficaram com significativa parcela da receita da Unio. Considerando uma produo de 450 milhes de barris em 2014-15 e preo e cmbio como acima, a mudana representa uma perda de R$ 680 milhes. para os municipios produtores e afetados j nesse binio.
Tabela 14 Comparativo do modelo de concesso original X modelo de concesso modificado para os campos do pr-sal j licitados (em milhes de R$)
MODELO ATUAL DE CONCESSO ORIGINAL ROYALTIES (PARCELA MNIMA - 5%) ESTADOS PRODUTORES MUNICPIOS PRODUTORES COMANDO DA MARINHA FUNDO ESPECIAL 2% FPE 8% FPM MUNICPIOS AFETADOS* MUNICPIOS DOS ESTADOS PRODUTORES ROYALTIES (PARCELA EXCEDENTE - 5%) MCT ESTADOS PRODUTORES MUNICPIOS PRODUTORES COMANDO DA MARINHA FUNDO ESPECIAL 1,5% FPE 6% FPM MUNICPIOS AFETADOS* PARTICIPAO ESPECIAL MME MMA ESTADO PRODUTOR MUNICPIO PRODUTOR (M R$) 638 851 567 57 227 284 213 709 638 638 425 43 170 213 2.236 559 2.236 559 35% 40% 10% 10% 5% PARTICIPAO ESPECIAL UNIO ESTADO PRODUTOR MUNICPIO PRODUTOR FPE FPM 1.956 2.236 559 559 279 MODELODE CONCESSO MODIFICADO ROYALTIES (ALQUOTA NICA - 10%) ESTADOS PRODUTORES MUNICPIOS PRODUTORES COMANDO DA MARINHA FUNDO ESPECIAL 22% FPE 8,75% FPM MUNICPIOS AFETADOS* MCT (M R$) 1488 1021 454 1247 496 284 680

22,5% 30% 20% 10% 10% 7,5% 25,0% 22,5% 22,5% 15,0% 7,5% 7,5% 40% 10% 40% 10%

26,25% 18% 8% 30,75% 5% 12,0%

28

Tabela 15 Participao dos Estados e do Distrito Federal no Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal FPE

UF Acre Amap Amazonas Par Rondnia Roraima Tocantins Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio Grande do Norte Sergipe Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul Esprito Santo Minas Gerais Rio de Janeiro So Paulo Paran Rio Grande do Sul Santa Catarina
Fonte: Lei Complementar n. 62/89

Participao (%) 3,42% 3,41% 2,79% 6,11% 2,82% 2,48% 4,34% 4,16% 9,40% 7,34% 7,22% 4,79% 6,90% 4,32% 4,18% 4,16% 0,69% 2,84% 2,31% 1,33% 1,50% 4,45% 1,53% 1,00% 2,88% 2,35% 1,28%

29

Vous aimerez peut-être aussi