Vous êtes sur la page 1sur 2

LIBERDADE DE EXPRESSO E UNIVERSIDADE PBLICA

"Revoluo" de 1964?
Ainda hoje existe intensa disputa sobre a verdade dos fatos que levaram nosso pas a um regime poltico marcado pelo terror, tortura e injustia social. Os nmeros oficiais apontam que mais de 70 mil pessoas foram presas e perseguidas e 457 mortas e desaparecidas, das quais muitas sequer tiveram seus restos mortais encontrados. Sendo que, se levarmos em considerao o extermnio indgena nas regies norte e centro-oeste do Brasil, essa estatstica pode chegar a 2 mil assassinados pelo governo militar. Referir-se ao Golpe de 1964 como "Revoluo", alm de um insulto s vtimas dos crimes cometidos nesse perodo, um equvoco histrico. O desenrolar dos fatos que antecederam o ocorrido entre os dias 31 de maro e 1 de abril mostram que a tomada ilegal do poder visava refrear o apoio expressivo que amplos setores da sociedade brasileira prestavam s reformas sociais propostas pelo presidente Joo Goulart em seu plano de governo.

Interveno na aula do professor Gualazzi


Alguns dias antes do 31 de maro, movido pela coincidncia da data de sua aula com o o "aniversrio de 50 anos do incio do regime militar", o professor Gualazzi avisou seus alunos e alunas que prepararia uma exposio especial para contar sobre o significado daquela poca em sua vida pessoal. Sabendo da tradio do professor de prestar homenagens "Revoluo de 64", ns do Canto Geral pensamos, ento, em preparar uma interveno em tal aula - e assim o fizemos. O objetivo da interveno feita foi sensibilizar as e os estudantes e chamar a ateno para as atrocidades cometidas no regime defendido por Gualazzi. Nesse sentido, preparamos desde elementos visuais, musicais e textuais at uma simulao teatral de uma cena de tortura. Alm disso, convidamos Antnio Carlos Fon, ex-militante de resistncia ditadura que foi preso e torturado para fazer a contraposio ao discurso do professor. Essa interveno se inseriu no conjunto de manifestaes artsticas que o grupo realizou na Faculdade no contexto de aniversrio do Golpe - como a ressignificao de espaos marcantes da So Francisco que tiveram relao com o perodo lembrado e a renomeao das salas do trreo em homenagem a mortos e desaparecidos durante a ditadura - e buscou evidenciar que a atitude do professor representou uma afronta ao movimento de busca pela verdade e memria do que ocorreu na ditadura. Vale notar que ainda mais grave que ele sustente tal discurso fazendo uso de sua posio acadmica em uma Universidade Pblica.

E a liberdade de ctedra: como fica?


Precede ao debate sobre liberdade de expresso, ultimamente bastante invocado para criticar a interveno, a discusso sobre a liberdade de ctedra. A liberdade de ctedra reconhecidamente uma conquista da Constituio de 1988 por assegurar a defesa ao pluralismo de ideias e concepes pedaggicas. No entanto, necessrio lembrar que ela no pode ser objeto de abuso de poder. A promoo, em aula, de discursos que desrespeitam a liberdade de conscincia dos estudantes e sequer apresentam correlao com a matria ensinada, tal como aquele proferido pelo professor Eduardo Gualazzi, ao expor suas memrias pessoais nos idos de 64 a 85, uma postura extremamente autoritria. Cabe aqui ressaltar que minutos mais cedo interveno organizada pelo Coletivo Canto Geral, o professor contava para a sala como se orgulhava de ter humilhado quatro alunos que discordaram da sua posio ideolgica durante uma aula.

Dessa forma, possvel reconhecer que, naquele momento, o professor passara dos limites de sua liberdade de ctedra e fazia, ali, uso do espao e de sua posio enquanto professor para um ato poltico. Mais alm, utilizar a posio de professor para proferir tal discurso agravado quando se leva em conta o modelo de ensino adotado pela faculdade, com uma estrutura hierarquizada e com pouco espao para que os alunos efetivamente coloquem suas ideias para o conjunto da classe. Um ltimo ponto que vale questionar aqui foi o uso do nome e smbolo da Faculdade no documento entregue aos alunos pelo professor, e que continha o discurso que preparara para aquela aula. Ao fazer isso, mais uma vez o professor foi alm da liberdade a ele garantida e vinculou toda a instituio a seu discurso de homenagem ao regime civil-militar.

A faculdade, a ditadura e a Comisso da Verdade da So Francisco


A Faculdade de Direito do Largo So Francisco foi reconhecido palco de resistncia Ditadura. Ocupada pelo movimento estudantil em 1968 em resposta s imposies do AI-5, foi em seu ptio que se deu a famosa leitura da Carta aos Brasileiros, importante documento de enfrentamento do regime de exceo. Por outro lado, tambm abrigou diversos atores polticos responsveis pela elaborao e justificao das aes militares, especialmente a partir de um ponto de vista jurdico. No entanto, no apenas pelo nmero de mortes e desaparecimentos que se mede a violncia e o autoritarismo de uma ditadura. tambm fundamental identificarmos as reminiscncias deixadas por ela nas instituies do Estado de Direito. Nesse sentido, embora a Constituio de 1988 configure um rompimento com o regime militar, grande parte de nossa legislao infra-constitucional ainda vigente surgiu nesse perodo. Um exemplo claro o instituto da priso para averiguao, amplamente aplicado desde as chamadas Jornadas de Junho, foi prtica investigatria largamente utilizada pela Polcia Judiciria durante a ditadura civil-militar. Assim, a instaurao de Comisses da Verdade no apenas cumpre o papel de apurar as atrocidades cometidas durante o Estado de Exceo e identificar os agentes e financiadores daquelas polticas que se encontram em ao nos dias atuais. Em 2012, a Faculdade de Direito do Largo So Francisco organizou sua prpria Comisso da Verdade, que no entanto foi abandonada pelos docentes, tornando-se inativa. Acreditamos que a atuao dessa Comisso poderia refrear comportamentos como os do professor Eduardo Gualazzi, mas no nos calaremos apenas porque este espao nos negado.

!
H oje vo c q uem ma nda Fa lou , t f ala do N o t em dis cus so A min ha gen te hoj e a nda Fa lan do de lad o Ol han do pro ch o, vi u (. ..) Ap esa r d e v oc Am anh h d e s er Ou tro di a

P ode m m e p ren der Po dem me ba ter Po dem at d eix ar- me se m c ome r Qu e e u n o mud o d e o pin io

CANTO GERAL

Vous aimerez peut-être aussi