Vous êtes sur la page 1sur 10

A Mstica no MST: Um Ritual Poltico.

Luiz Carlos Vieira1

Resumo:
A presente reflexo fruto de minha participao no 5 Congresso do MST, como convidado, onde acompanhei a delegao do MST do Rio de Janeiro. O presente trabalho fruto de minha observao do evento para tentar compreender como os eventos dos movimentos sociais se configuram em espaos de sociabilidade e como estes so permeados por rituais, necessrios formao da identidade coletiva e poltica, atravs da formao simblica da subjetividade dos indivduos. Foram observadas as msticas na plenria do congresso, enquanto ritual, como integrador e gerador de pertencimento, que proporciona a criao de capital simblico apropriado pelas lideranas do movimento e se constitui numa forma necessria a reproduo do MST enquanto movimento de massa.

Abstract:
The present reflection is fruit of my participation in 5 Congress of the MST, as invited, where I folloied the delegation of the MST of Rio de Janeiro. The present work is fruit of my comment of the event to try to understand as the events of the social movements if they configure in sociability spaces and as these are permeados by rituals, necessary to the formation of the collective identity and politics, through the symbolic formation of the subjectivity of the individuals. The msticas in the plenria of the congress, while ritual had been observed, as integrator and generator of belonging, that provides the creation of appropriate symbolic capital for the leaderships of the movement and if it constitutes in a necessary form the reproduction of the MST while mass movement.

Palavras chaves:
Identidade coletiva, pertencimento, Congresso MST. Collective identity, belonging, Congress MST.

Mestrando em Cincias Sociais CPDA/UFRRJ.Email:lcvcso@hotmail.com.

em

Desenvolvimento,

Agricultura

Sociedade/

Introduo.
Minha ida ao V Congresso do MST, que teve como tema a justia social que a garantia dos direitos e a soberania popular, que pressupe a soberania dos trabalhadores sobre a produo, a terra e a gua, foi proporcionada pela participao no Ncleo de Pesquisadores da Via campesina/MST da qual fao parte, sendo uma das primeiras atividades do grupo, com objetivo de fazer uma observao participante e de integrao, alm de perceber o momento atual do MST no pas e sua participao na Via Campesina. O V Congresso do MST teve suma importncia por ser o momento de definio das diretrizes gerais que nortearo as aes do movimento no pas pelos prximos cinco anos e por ser uma das instancias mximas do MST. Serviu para proporcionar o encontro de diversos delegados escolhidos em todos estados do pas para troca de experincias, confraternizao e formao poltica destas pessoas. O congresso ganha importncia ainda maior dada s dificuldades financeiras em que foi realizado aps sete anos de preparao, contando com a participao aproximada de vinte mil pessoas de todo o pas, e convidados nacionais e internacionais reunidas em Braslia entre os dias 11 e 15 de junho de 2007. A mstica como um ritual poltico. Olha, agora preciso desligar, ainda hoje terei que ajudar a preparar a mstica para a plenria do dia seguinte... A fala acima seria comum se no demonstrasse a importncia da mstica enquanto ritual nos eventos e vivncias dos movimentos sociais. A mstica enquanto ritual tem se constitudo num importante mecanismo de reproduo poltica dos movimentos sociais e tambm de partidos polticos (que no sero abordados neste trabalho). Os movimentos no campo tm a dimenso da necessidade de construo e reconstruo da identidade poltica e coletiva como forma de continuidade e isto tm sido trabalhado em congressos bem como e atividades nos momentos ritualizados que buscam o fortalecimento do compromisso de seus integrantes com as diretrizes dos movimentos. A mstica enquanto ritual aqui compreendida como um complexo de aes simblicas que busca a construo da identidade de um sujeito poltico atravs da

formao da subjetividade dos indivduos. No congresso como em todos os eventos de ao coletiva do MST a mstica aparece intensamente, busca obter unidade entre os participantes e faz com que as pessoas se sintam bem em participar da luta e serve de veculo de aplicao dos princpios organizativos (Stdile, 2000). Segundo Kertzer (2001), os rituais so fundamentais para o processo de associaes de indivduos com entidades simblicas. Atravs destes ritos os indivduos se identificam e so identificados, legitimam-se e conferem legitimidade aos dirigentes, sua importncia poltica vai alm onde uma vez bem sucedida crucial para os movimentos de mudana poltica. A aura de sacralidade que as pessoas conferem ao poder nutrida e fortalecida pela performance ritual. Quando manipulam e reivindicam a posse dos smbolos sagrados os donos do poder manifestam seus poderes especiais e legitimam suas reivindicaes de autoridade. Os rituais so frequentemente caracterizados por sua dramaticidade e exercem poder 2sobre os indivduos (Kertzer, 2001). A mstica pode ser compreendida como ritual, aparecendo como um dos elementos responsveis pela formao da identidade poltica de sem-terra uma expresso religiosa que toma contornos polticos, chegando ao ponto de constituir-se num dos eixos que do sustentao ao movimento na sua trajetria. um elemento do fazer-se classe, acontecendo como resultado das experincias, no sentir e na articulao da identidade de seus interesses e contra outros homens cujos interesses se opem aos seus (Thompson,1987). A identidade perpassa todos os eventos, no s do MST, mas de grande parcela de movimentos sociais, como CONTAG, MPA, PJR, MMC e outros, que criam espaos para se trabalhar os rituais. Para Chaves (2001):
A identidade de sem-terra forjada no curso da luta, realizada fundamentalmente por meio das mais diversas mobilizaes promovidas pelo MST. Assim, mobilizaes so ritos de fundao, realizaes para dentro e para fora, elas constituem-se em fontes de legitimao tanto para o publico interno ao MST, acampados, assentados e militantes, quanto para o externo (Chaves, p. 138).

Trabalhar rituais que tenham contedo de formao da identidade prtica comum e da vivncia dos movimentos. Eles tm a noo da importncia tanto dos

The power of ritual, then, stems not just its social matrix, but also from its psychological underpinnings. Indeed, these two dimensions are inextricably linked. Participation in ritual involves physiological stimuli, the arousal of emotions; ritual works through the senses to structure our sense of reality and our understanding of the world around us (Kertzer).

rituais como da construo desta identidade que aglutina e torna o grupo coeso, mesmo sabendo das tenses inerentes a vivncia nos movimentos. A mstica na plenria: aspectos simblicos e subjetividade. Um dos grandes espaos de participao no congresso era a plenria. De acordo com Comerford (2001) as reunies das organizaes de trabalhadores alm da dimenso instrumental de tomar decises ou discutir assuntos de interesses elas constituem-se em espaos de sociabilidade que rompe com a formalidade e contribuem para reforar redes de relaes e possuem uma dimenso ritualizada de smbolos coletivos. Um dos rituais mais utilizados na plenria do congresso foi apresentao de msticas principalmente antecedendo ao incio dos trabalhos dirios. Em todo incio de trabalho na plenria era apresentada uma mstica preparada por representantes do MST de cada regio pas, organizada pelos integrantes da brigada responsvel pela mstica. As apresentaes sempre estavam ligadas luta pela reforma agrria e ao lema do congresso: Reforma agrria: por justia social e soberania popular. A mstica na plenria aparece como forma de reforar a identidade de sem-terra e de campons, busca integrar ainda mais as pessoas na luta pela reforma agrria e podemos dizer que gera solidariedade.3 A mstica aparece como uma das maiores expresses no que se refere tambm a coeso e reafirmao da necessidade de luta pela reforma agrria no pas. No congresso, elas, nas plenrias, ressaltaram a participao de jovens, mulheres e crianas no processo de luta que demonstra o carter democrtico e de igualdade, e a necessidade da ao de todos para a construo da nova sociedade foi ressaltado em vrios momentos nas falas dos convidados e de integrantes do movimento. As msticas representadas apresentavam a opresso do estado e a resistncia do MST, durante os governos, alm da ao das entidades ruralistas que se contrape s aes do movimento, buscava expressar que existe uma luta de classes e um oponente a ser combatido e que o estado ainda esta a servio destes grupos. Durante todo o congresso um dos aspectos visveis foi a identificao deste inimigo, representado hoje pelo agronegcio. O poder do simbolismo e do ritual em definir a realidade poltica
Participar em comum dos rituais favorece um sentimento de unidade. A intensificao da emoo, o uso de vrios estmulos de ambientao e visualizao, a qumica da multido, tudo isso d ao ritual uma fora incomum na criao e renovao dos laos de solidariedade (Kertzer, 2001).
3

ficou evidente com a apresentao de um vdeo que mostrava o evento da morte dos sem-terra em Eldorado dos Carajs, que foi seguido de grande comoo por parte de algumas pessoas. Utilizando as proposies de Kertzer (2001) podemos dizer que a ritualizao, no caso do autor se referindo morte de Stalin, e aqui se pode pensar em relao s mortes do episdio citado, gera solidariedade, produzindo uma viso da realidade poltica, e identificando efetivamente o inimigo4. Este aspecto permeou vrias falas e msticas e procurou-se deixar claro que o combate deste oponente s ser conseguido pelos trabalhadores e atravs da unio dos movimentos sociais e de todos os trabalhadores. Outro momento em que a mstica esteve fortemente presente foi na entrada das plenrias, que em si pode ser vista como um momento de expresso ritual pela forma em que se dispunham os integrantes em fileiras, em forma de marcha, refletindo elementos retirados da religiosidade e transformados em aes polticas. A marcha no caso do congresso representa a caminhada em direo aos centros de poder, de territrios sagrados se transformaram em procisses a centros de espaos polticos (Chaves, 2001). Mostra a organizao e a disciplina, entendida como essencial para o processo de mudana social e fortalecimento do comprometimento com a luta. Fazem parte de um referencial simblico maior, se transformando em representaes mentais, como atos de apreciao e percepo (Bourdieu, 2004). Esses referenciais, bem como, o uso das camisas, bons e utilizao de bandeiras do MST, as palavras de ordem gritadas durante todo o evento e nas plenrias se objetivam em representaes e demonstra a reafirmao e fortalecimento da identidade de sem-terra. Para mim se constituem numa tentativa de mostrar para a sociedade, que o grupo homogneo sem diferenas apesar da diversidade. Durante a entrada nas plenrias tambm, eram gritadas palavras de ordem, que mostravam a luta pela terra e combate ao agronegcio e suas monoculturas e trangnicos e contra o imperialismo dos paises desenvolvidos. Estas palavras de ordem tm aspecto de animao e principalmente de identificar os propsitos de luta do movimento ao identificar os opositores e chamar para a luta os trabalhadores que participam. Para Bourdieu (2004):O que faz o poder das palavras e das palavras de

Para Kertzer (2001), na batalha por smbolos, o ritual uma arma potente. O objetivo fixar os smbolos e estabelecer a definio simblica da realidade e, fazendo isso, equiparar seu prprio grupo poltico com o bem e o outro com o mal.

ordem ou de subverter a crena na legitimidade das palavras e daquele que as pronuncia, crena cuja produo no da competncia das palavras (Bourdieu, p. 15). Assim as palavras de ordem possuem todo um carter simblico e exercem poder pelo reconhecimento quando so inculcadas pelos indivduos em sua subjetividade, elas so aceitas porque existe um sentimento de pertencimento luta empreendida pelo MST. A efetividade destas palavras tambm repousa no carisma do lder que as pronunciam, elas passam de falas com contedo simblico e se concretizam em capital simblico que apropriado pelo movimento. Outra forma de expresso da mstica foram os vdeos apresentados que procuravam mostrar a luta como algo maior e que o inimigo maior esta no imperialismo dos pases desenvolvidos. O capitalismo mundial seria o responsvel pela pobreza nos pases pobres da frica e Amrica Latina, fazendo-se necessrio integrar os movimentos sociais, o que alguns autores j chamam de mundializao dos movimentos sociais em resposta ao processo de globalizao e acirramento da integrao dos capitais. A luta contra o imperialismo ressaltada no vdeo que trazia discursos de lderes histricos como Che Guevara, conclamando a resistncia contra o imperialismo ocidental e norte americano. As falas destes lderes demonstram a necessidade e a importncia que o MST d para as referncias enquanto smbolos na luta. a representao de um processo que teve xito no passado e que possibilita a transformao do futuro. A mstica de alguma forma trabalha a percepo do mundo social que Bourdieu assinala como um produto de uma dupla estruturao social. A subjetividade a qual Bourdieu (2004) se refere se aplica ao contexto medida que existe todo um processo em andamento estruturado, mas tambm dinmico. A linguagem utilizada atua como um processo de fortalecimento da significao do mundo social ligada vivncia do movimento e necessrio a continuidade do mesmo. Assim, todo esse processo faz parte de uma formao simblica baseada numa luta simblica que impe e produz uma viso do mundo legtima (Bourdieu, 2004), aqui, sob o prisma da luta pela terra. Atravs da formao simblica os indivduos interiorizam e reproduzem as idias e incorporam sua subjetividade o projeto do Movimento dos Sem Terra. Em vdeo, tambm, foram apresentadas as sudaes de lideres da Amrica Latina, demonstrando apoio ao Congresso, como Hugo Chaves em que ressalta a importncia do MST e seu crescimento durante seus anos de existncia. A saudao

atravs da carta de Fidel Castro declara apoio ao MST e direcionado ao V congresso, ressaltando a importncia da luta do movimento e singularidade do evento. Isto demonstra a importncia destes referenciais como a revoluo cubana como modelo e de governo ideal, para construo de um sociedade igualitria. Assim se constitui num ponto forte a necessidade de se ter referncias, no s do passado, reais que legitimem o processo de luta e que mostrem a possibilidade de alcanar o socialismo pregado pelo MST, estas referncias acabam fazendo parte do cotidiano da luta pela reforma agrria, sendo que na mstica aparece, a meu ver, como forma de demonstrar aos trabalhadores a possibilidade da construo da nova sociedade e de conquista da reforma agrria. Outro aspecto trabalhado ainda, neste contexto foi valorizao da educao e sua inexorabilidade como forma de promover a autonomia, e formar uma conscincia voltada para o combate dos problemas sociais atravs de um modelo educativo, baseado na vontade e disciplina, e contraposio ao modelo tradicional controlado pelo estado. Vale ressaltar o compromisso assumido no congresso para o fim do analfabetismo nos acampamentos e assentamentos e de lutar pelo acesso educao. Mesmo constituindo-se numa ao simblica para chamar ateno para o problema da educao no Brasil, a atitude expressa que a luta do MST busca ir alm da realizao da reforma agrria. Vai em busca de outras demandas sociais como sade e meio-ambiente, bem como reivindicam a ampliao da participao das mulheres, jovens e crianas na sociedade. Um dos momentos dos pontos fortes do evento foi a participao massiva de crianas que estavam junto s suas famlias no congresso. Elas participaram em outras atividades e do momento reservado mstica. importante frisar a importncia da ciranda como espao do congresso destinado s crianas. O nmero de crianas, segundo fontes do MST era de cerca de 1500 crianas presentes no evento. A participao bem como o acompanhamento destas crianas estava sendo coordenada pela Escola itinerante Paulo Freire5. Um dos objetivos do espao destinado a elas era fazer com que durante a participavam do evento no ficassem sem aulas, alm de possibilitar aos pais uma participao mais efetiva no congresso. Os educadores,

Esta escola ligada ao MST e o acompanha durante os vrios eventos de ao coletiva do movimento, como em marchas e ocupaes, uma forma de proporcionar s crianas educao sem priv-lo da participao, junta pedagogia formal com a desenvolvida para o movimento social.

homens e mulheres, foram escolhidos dentre os participantes dos vrios estados e coordenados por outros educadores da Escola Itinerante Paulo Freire. Os sem-terrinhas, como eram chamadas as crianas, tambm tiveram seu espao de atuao na plenria e na mstica. Elas entraram cantando Criana e adolescente tem direito de viver, tem direito antes de nascer, de nascer. (...) Criana do Brasil, do campo e da cidade. O direito de cidado eu no abro mo. Somos criana temos direito popular, famlia e casa pra morar, sade, educao, isso eu no abro mo. Somos cidado. Criana e adolescente tem o direito de viver, tem o direito antes de nascer (...). Tambm entraram crianas em carrinhos de beb ou no colo das educadoras da Escola Itinerante. As pessoas que estavam na plenria levantaram-se, algumas ficaram no alambrado. Muitas pessoas ficaram emocionadas e todos aplaudiram muito, uma senhora disse essas crianas nos emocionam muito. Os sem-terrinhas cantavam bandeira, bandeira vermelhinha o futuro da nao est na mo dos sem-terrinhas (...) Somos crianas e estamos na escolinha do MST. Brilha l no cu a bandeira: somos os sem-terrinhas do MST. Aps estas msicas as crianas leram uma carta para os congressistas do MST, entre tantas questes elas enfatizaram mais uma vez O MST a nossa escola. E durante esta leitura as crianas, que estavam no interior do ginsio, cobriram a guia, que representava o imperialismo americano, com bandeiras do MST. Ao finalizarem a mstica as crianas gritam: Ptria livre, ns queremos. Dentre os objetivos da educao das crianas est a necessidade de se trabalhar a importncia da luta pela terra e por uma sociedade mais justa desde a infncia. Vejo que na educao buscada a prpria reproduo do MST atravs de um corpo de prticas e aprendizados capazes de reproduzir e produzir, a partir da formao da subjetividade das crianas, o sujeito da luta pela terra do futuro que iro compor os novos quadros de militantes e que estaro aptas a trabalhar o desenvolvimento de suas comunidades. A educao aparece como um dos pilares o processo de reproduo o MST. Atravs da construo da subjetividade, personalidade (Elias, 1994) e a formao simblica das crianas, cuja formao os levar a atuar no universo em que transitam na luta pela terra, desde os acampamentos at no movimento social. Isto a partir da construo do conhecimento sem perder a identificao com a localidade e com os smbolos que permeiam todo este universo como objeto simblico. As importncias das simbologias aparecem na integrao social proporcionando consenso ou aceitao acerca do mundo

social a qual estes indivduos esto inseridos, sendo decisivo para a reproduo. Para Bourdieu (2004) A integrao lgica base para a integrao moral. A formao de uma mentalidade coletiva (Elias, 1994) atravs da incorporao do habitus, adotando aqui este conceito em Bourdieu (2004) relativo ao universo aos quais as crianas participam, que forma o todo da luta pela reforma agrria desde o acampamento at as atividades do movimento so elementos necessrios para criar este sujeito. A educao aparece como promotor desta construo e fortalece a identidade de sem-terra. Ainda durante o congresso foi firmado um compromisso de combate ao analfabetismo. O lema utilizado foi o povo brasileiro vai transformar o Brasil em territrio livre do analfabetismo. O MST se comprometeu em fazer levantamento nos ncleos de base de todos os que ainda no eram alfabetizados, reunir a coordenao de todos os setores dos assentamentos e acampamentos para organizar as turmas de pessoas que sero alfabetizadas, potencializar o assentamento ou acampamento motivando quem ainda no sabe ler e escrever a participar, organizar quantas turmas forem necessrias para que a campanha atinja o objetivo de no existir nenhuma pessoa que no saiba ler nas reas do movimento, encaminhar os nomes das pessoas e o numero de turmas formuladas para direo e para o setor de educao da brigada ou da regional, fazer o lanamento da campanha com um ato no assentamento ou acampamento e dar incio as aulas imediatamente e por fim conclama a todos que forem participar da campanha a manter o animo e cultivar o gosto permanente pelo estudo, no esprito de ensinar e aprender sempre.

Referencias Bibliogrficas: Bourdieu, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Ed.tora Bertrand Brasil, 2004. ______________. A Produo da Crena. Contribuio para uma economia dos bens simblicos. So Paulo: Zouk, 2004. Chaves, Christine de A. A marcha Nacional dos Sem-Terra. In: O dito e o Feito: ensaios de antropologia dos rituais. Peirano, Mariza (org.) Rio de Janeiro: Relume Dumar/ NUAP/UFRJ, 2002. Comerford, John C. Fazendo a Luta - Sociabilidade, falas e rituais na construo de organizaes camponesas. In: O dito e o Feito: ensaios de antropologia dos rituais. Elias, Norbert. Sociedade dos Indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. Kertzer, David. Ritual, politics and power. Yale University Press/ New Haven and London. Cap. 1, pp. 1- 14. Kertzer, David. Rituais polticos e a transformao do partido comunista italiano. Horizontes Antropolgicos. V 7. n 15. Porto Alegre. Julho 2001. Dumar/NUAP/UFRJ, 2002. Perrot, Michelle. Os excludos da historia: operrios, mulheres e prisioneiros. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2006. Stdile, Joo P. e Manano, Bernardo M. Brava gente - A trajetria do MST e a luta pela terra no Brasil. So Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2000. Thompson, Edward P. A formao da classe operaria inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Vous aimerez peut-être aussi