Vous êtes sur la page 1sur 4

DEC 2594 GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS -2012 Questionrio Questionrio para avaliao dos temas tratados no 10 Bimestre Equipe

e nmero: 11 Componentes: 1) Arthur Ferrari Cardoso RA: 53411 2) Bruno Andrei Colcetta RA: 55715 3) Natlia Rodrigues Marchini RA: 59023 4) Srgio Tunis Martins Filho RA: 58401 5) Vernica Ricken Marques RA: 59381 Questo (1): Segundo o art.23. da constituio federal de 88 de competncia Comum (da Unio, dos Estados,do Distrito Federal e dos Municpios) alguns dos itens abaixo, exceto (a): a) proteger o meio ambiente e combater poluio em qualquer de suas formas. b) promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico. c) registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios. d) fixar normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem estar em mbito nacional. e) organizar e manter os servios oficiais de estatstica, geografia, geologia e cartografia de mbito nacional. Questo (2): Quando se trata de um Plano de Bacia Hidrogrfica, existem alguns aspectos crticos quanto ao manejo dos recursos hdricos das regies das Bacias Hidrogrficas, que requerem solues urgentes. Marque a alternativa que no corresponde as aes esperadas. a) reduo significativa da disponibilidade hdrica. b) comprometimento do atendimento demanda de abastecimento de gua potvel em alguns municpios . c) deteriorao da qualidade das guas superficiais. d) implementao de aes ambientais isoladas, no contextualizada de forma adequada, resultando na diluio de recursos preciosos. e) abundancia de gua com timas condies de consumo . Questo (3): O Ponto de partida para se ter uma gesto de recursos hdricos nos leva a ter alguns instrumentos na composio que so mencionados abaixo, assinale a alternativa incorreta : a) enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes da gua. b) outorga dos direitos de uso de recursos hdricos .

c) cobrana pelo uso de recursos hdricos. d) sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos . e) os representantes eleitos devem ser proprietrios das reas que contem as Bacias Hidrogrfica.
f)

Questo (4): Do Enquadramento dos corpos de gua em classes, o que estabelece o Art.9 da Lei n. 9.433, de 8/1/97, qual a alternativa incorreta: a) assegurar as guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a que forem destinadas e diminuir os custos de combate poluio das guas, mediantes aes preventivas permanentes. b) Ser compatvel com os objetivos e metas de qualidade ambiental definidos pelo respectivo PBH, ser executvel frente disponibilidade social e objetivar padres de qualidade das guas compatveis com os usos a que forem destinadas. c) A autoridade ambiental competente estabelecera metas progressivas para que a qulidade dos efluentes de unidade de tratamento de esgotos sanitrios atenda aos padres das classes dos corpos hdricos em que foram lanados. d) definem o enquadramento dos corpos hdricos mediante a situaes de estas estarem em regies industriais que lanaram grande quantidade de esgotos sanitarios. e) so responsveis pela implementao do sistema local de controle se vazo de guas pluviais que quando no controlada a vazo pode provocar grandes prejuzos nos recursos hdricos.
g)

Questo (5): Em relao medida de controle de tratamento de esgoto, quais do itens abaixo no se relaciona com o mtodo adequado para transformao das caractersticas do esgoto. a) Remoo do material mido em suspenso tanques de flotao, tanques de precipitao qumica, filtros de areia. b) Remoo de substancias orgnicas dissolvidas irrigao de grandes superfcies, filtros biolgicos, lagoas de estabilizao. c) Remoo de odores e controle de doenas transmissveis- clorao, reagentes qumicos, instalaes biolgicas . d) Remoo de slidos grosseiros sedimentveis- crivos e grades e) Remoo de leos e graxas tanques de reteno de gorduras, decantadores com removedores de escuma .
h)

Questo (6): Quais dos parmetros qumicos da qualidade de gua esta relacionado ao fato de que em pequenas concentraes causam problemas de cor na gua, a partir de certas concentraes causam sabor de odor: a) b) c) d) e) alcalinidade. dureza. acidez. ferro e mangans . cloretos.

i)

Questo (7): O fluxo decisrio e operacional do controle do balano hdrico constitudo por algumas etapas, qual dos itens abaixo no se verifica: a) b) c) d) e)
j)

pedido de outorga. analise de disponibilidade hdrica. verificao da situao da bacia. calculo dos indicadores de comprometimento. verifica tipo de vida aqutica ali presente .

Questo (8): Quais so os principais objetivos do Plano de Bacia e como funciona o seu planejamento?
k) Pl

Questo (9): Os cursos de gua so classificados de acordo com seus respectivos usos, sendo estabelecidos limites mximos de caractersticas que a gua pode apresentar chamados padres de qualidade. Explique como se da essa classificao, dizendo ainda quais so as aes que levam a escassez e como garantir a proteo dos mananciais que abastecem a bacia hidrogrfica.
l)

Questo (10): As questes que se referem ao planejamento de recursos hdricos so divididas em quais nveis? Descreva quais so os planos e exemplos de projetos/aes de cada um dos nveis.
m)

GABARITO:

1 e

2 e

3 e

4 d

5 d

6 d

7 e

8- Os principais objetivos do Plano de Bacia so definir as metas, estabelecer os programas e respectivas aes, definir diretrizes gerais pra orientar o desenvolvimento, investir em capacitao e educao ambiental. O planejamento se da preparando o inevitvel, prevenindo o indesejvel e controlando o que for controlvel. um processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de aes visando consecuo de determinados objetivos. Elaborao de planos. 9- A classificao se da por 5 diferentes classes(especial, classe 1, 2, 3, 4). As principais causas da escassez da gua se da pela urbanizao elevada e desordenada da infraestrutura, diversificao das atividades de uso da gua, impermeabilizao e eroso

do solo, poluio, deficincia do setor de saneamento, conflitos entre pases pela falta de gua, etc. As medidas de controle para proteo so proibies e limitaes aos usos do solo, registro de produtos qumicos utilizados na bacia, normas especiais de proteo para indstrias qumicas, controle das atividades humanas, proteo de nascentes, interceptao de escoamentos superficiais,etc. 10- As questes que se referem ao planejamento de recursos hdricos so divididas em: Nvel Nacional-Plano Nacional de Recursos Hdricos Ex.: Transposio do rio X. Nvel Estadual-Plano Estadual de Recursos Hdricos Ex.: Cadastro de grandes usurios de recursos hdricos. Nvel Regional Plano de Bacia Ex.: Cadastro de irrigantes na bacia. Nvel Local- Planos Setoriais Ex.: Desenvolver e licenciar o projeto.

Vous aimerez peut-être aussi