Vous êtes sur la page 1sur 5

Resenha do filme A Guerra do Fogo

2014

A Guerra do Fogo. Direo: Jean-Jacques Annaud. Roteiro: Grard Brach. Atores Principais: Ron Perlman, Everett McGill, Nameer El Kadi, Rae Dawn Chong. Canad/Frana, 1981. Durao: 100min.

O Filme "A Guerra do Fogo" nos transporta para aproximadamente 80.000 anos A.C. e aborda diversos aspectos da evoluo humana: domnio do fogo, comunicao oral, relaes interpessoais e os diversos nveis de

desenvolvimento cultural entre as tribos. No entanto, o filme tem como elemento central o domnio do fogo, que era essencial para sobrevivncia e cultuado como elemento de poder. Toda a trama desenrola-se em torno dos conflitos ocorridos pela cobia do fogo. O filme transcorre no perodo Paleoltico, tambm conhecido como perodo da pedra Lascada, esse elemento identificado pelas caractersticas dos armamentos utilizados pela primeira tribo (Ulam) identificada no filme. Alm da fabricao de suas lanas com pedras lascadas, outras caractersticas chamam ateno: so nmades, vivem basicamente da colheita de alimentos e caa de animais. A comunicao oral pouco elaborada, uma vez que, eles comunicam-se por grunhidos e gritos. No entanto, para a tribo caracterizada como a mais desenvolvida possvel ver uma evoluo na forma de comunicao oral, com uma linguagem mais bem elaborada, embora ainda, no possamos classificar de fala. Ao logo do filme percebemos quatro tribos com culturas diferentes e com isso as diversas formas de relacionar-se com a natureza e entre seus membros. Num primeiro momento temos a tribo Ulam vivendo em cavernas e cultuando o fogo, j que, no conheciam o processo de gerao do mesmo. O fogo era tido como fundamental para defesa da tribo e continuao da espcie (tribo). Quanto s relaes afetivas, temos muito mais a viso de proteo grupal que o prprio sentimento de afeto. E isso demonstrado nas relaes sexuais, que so poligmicas e at certo ponto brutais, onde as mulheres so utilizadas apenas para saciar o desejo e gerar a prole. No entanto, a ideia de preservao dos pares perceptvel quando durante um ataque sofrido existe uma forma de proteo e socorro aos feridos da tribo Ulam.

Mesmo repelindo o ataque, o bem mais preciso do grupo perdido, o fogo. Como os Ulam no possuem conhecimento de gerao do fogo e apenas sabem captur-lo na natureza, inicia-se uma jornada em busca do fogo necessrio para evitar que a tribo morra de frio e que possa se defender de animais selvagens. Assim, designado um trio, composto pelos mais fortes, para recuperar a esperana de sobrevivncia e manuteno do grupo. Durante essa jornada ocorrem os elementos de desenvolvimento humano mais marcante. O trio sofre um ataque de tigres dente de sabre e se refugiam no topo de uma rvore, e assim temos os primeiros elementos de adaptao para a sobrevivncia. Como no havia alimentos os trs alimentaram-se das folhas das rvores, at aquele momento a alimentao era base de carnes e frutos colhidos. Superado o ataque, os Ulam identificam uma fumaa e consequentemente uma tribo que possuam o fogo. Eles observam e seguem a tribo (Kzamm), que tambm possui caractersticas nmades e tambm no tinham conhecimento da arte de produzir o fogo. Mas, a caracterstica mais marcante do grupo Kzamm o canibalismo, que foi identificado quando chegaram em um acampamento abandonado pelos Kzamm e encontram restos mortais que serviram de base para alimentao. Para readquirir o fogo, era necessrio roub-lo, e para isso os Ulam arquitetam um ataque que bem sucedido. Nesse momento entram em contato com alguns homindeos de outra tribo que eram feitos refns pelos Kzamm. E nesse momento surge o que talvez venha a ser uma solidariedade, ainda que de forma sutil. Os Ulam libertam os refns que eram da tribo Ivaka. Durante o ataque um dos Ulam fica ferido e tratado por um membro feminino do grupo Ivaka, notrio um conhecimento mais desenvolvido do uso de artifcios medicinais. Os Ivaka tambm possuem uma linguagem mais elaborada. A mulher Ivaka (Ika) passa acompanhar o grupo Ulam, com uma visvel forma de interao entre as tribos. Os conhecimentos compartilhados so os mais diversos, mas alguns so tratados com maior relevncia no filme. Numa certa noite um dos membros tenta realizar o ato sexual com Ika, que rechaa a possibilidade dirigindo-se ao membro que ela tratou os ferimentos, e o qual ela demonstra algum afeto. Temos a um princpio de monogamia. Outro aspecto marcante o fato de Ika ensinar aos homens Ulam a rirem, e temos assim um passo fundamental para a humanidade.

Quando Ika resolve abandonar a companhia do Ulam e retornar a sua tribo demonstrado o quanto intensa tornou-se as relaes interpessoais entre os personagens, uma vez que, os Ulam abandonam seu trajeto original (voltar tribo) para ir busca de Ika. E nesse momento os Ulam entram em contato com outra realidade e um grupo muito mais desenvolvido, nos mais diversos aspectos: arte da guerra, cultivo de alimentos e animais e comunicao. Mas, mesmo sendo mais desenvolvidos os Ivaka buscam adquirir uma caracterstica fundamental para a sobrevivncia, e que os Ulam possuam de sobre, a fora. Isso identificado na cena em que um macho Ulam (Noah) obrigado a copular com diversas mulheres Ivaka com objetivo de gerar uma linhagem inteligente e forte suficiente para vencer as adversidades. Ika ao ver o macho Ulam feito prisioneiro resolve ajudar na fuga e juntar-se novamente ao grupo Ulam. Mas durante a estada junto aos Ivaka, os Ulam percebem que o fogo pode ser produzido e no apenas capturado. Aspectos de sedentarismo tambm so observados com a construo de locais para abrigo e armas mais sofisticadas, que possibilitavam lutar em menor nmero. Durante o retorno para onde se encontrava a tribo Ulam, eles so novamente atacados por nmero maior de homindeos de outra tribo. No entanto, com o conhecimento adquirido com os Ivaka e as novas tcnicas de guerra, conseguem vencer o conflito. Isso sem dvida reflete o avano blico e demonstra um avano intelectual. No reencontro com o grupo algo inesperado acontece, a chama que possivelmente traria a esperana para os Ulam acidentalmente apagada, isso gera um desespero inicial. Mas, com uma marcante liderana, Noah que sara em busca de capturar o fogo na natureza anuncia a possibilidade de criar o fogo. Para isso ele faz uso de artefatos conseguidos juntos aos Ivaka, mas por ainda no possuir uma tcnica apurada necessita da ajuda de Ika, que ensina aos demais membros os passos para criar o fogo. Na ltima cena do longa-metragem possvel visualizar outro aspecto do desenvolvimento humano. Quando o casal principal do filme contempla a lua e Ika est grvida, naquele momento o sentimento de carinho, afeto e a cumplicidade refletem uma evoluo no tratamento com a mulher, surge talvez perspectiva de um novo amanh, com novas descobertas com uma tribo que agora detm o conhecimento acerca da produo do fogo e que est pronta para o futuro.

O filme aborda muito mais que apenas uma evoluo da comunicao. Ele traz uma viso geral sobre o prprio processo de desenvolvimento da questo humanitria e desenvolvimento como sociedade. Limitar-se a aspectos da linguagem seria perder todo o pano de fundo criado com a obra. Aspectos que esto que fizeram e fazem parte do nosso cotidiano e que esto presentes at hoje, refletem a nossa prpria identidade evolutiva e o quanto inda precisamos caminhar para encontrar uma sociedade justa e equilibrada. Questes como respeito ao prximo, liderana, afeto, carinho, respeito natureza, superao de adversidades so apenas alguns dos aspectos retratados. O filme traz uma reflexo com a cena final que : onde estamos e onde desejamos chegar.

Vous aimerez peut-être aussi